40 experiências de viagem que você precisa ter na vida
Para comemorar nossos 20 anos de casamento, completados essa semana, dia 15 de novembro, eu quis lembrar de algumas das nossas melhores lembranças de viagens pelo mundo.
A ideia inicial, é claro, era reunir nossas melhores experiências nos últimos 20 anos - mas é óbvio que não consegui me limitar a 20 boas lembranças, e acabei dobrando a meta e listando 40 coisas que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida! 🤣
São experiências que nos fizeram aprender, rir e chorar, sentir medo e prazer, que nos desafiaram, nos arrepiaram e nos emocionaram, e que desejamos que todos vocês possam ter nas suas vidas.
Agora é torcer que os próximos 20 anos de casamento sejam tão especiais quanto foram os primeiros 20 e que a gente consiga dobrar a meta novamente até os 40 anos de casamento (quando estaremos com 66 anos de idade!), pois a nossa lista de desejos ainda é longa e inclui um cruzeiro pela Antártida, uma roadtrip pelas Ilhas Faroé, a travessia Manaus -> Belém de barco, o trekking ao Monte Roraima, ver os gorilas em Rwanda, voar de balão e nadar nos Lençóis Maranhenses, dentre tantas outras aventuras que já listei aqui: Como lidar com uma wish list mais longa que a vida?
Espero daqui a 20 anos poder escrever outro post tão rico de boas lembranças quanto este!🙏
Leia também:
10 conselhos de uma mãe de muitas viagens5 melhores viagens em família do pequeno viajante
Pequeno perrengueiro: alguns dos nossos piores perrengues na estrada
Melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo
Maravilhas da natureza
Maravilhas do mundo antigo
6 maravilhas do mundo moderno
Patrimônios da Humanidade no Brasil
Quais são os seus 'lugares para conhecer antes de morrer'?
o Himalaia e a incrível experiência de chegar a um lugar tão remoto pela força das tuas pernas |
40 experiências de viagem que você precisa ter
1 Caçar Aurora Boreal
Nós vimos aurora boreal várias noites na nossa viagem de campervan pela Islândia, depois de uma tentativa frustrada no Alaska. Mas seja nesses lugares, ou na Finlândia, Suécia, Noruega ou Canadá, caçar auroras boreais é sempre uma atividade mágica, que vamos repetir em breve com o Lipe nas Ilhas Faroé - torçam para que a nossa próxima 'caçada' tenha sucesso! 🙏
E, além da aurora boreal, um outro fenômeno da natureza que também vale a pena presenciar é o sol da meia-noite, que você pode ver em São Petersburgo, Lofoten ou em Jasper, dentre tantos outros lugares.
Aurora Boreal na Islândia |
2 Ver um glaciar de perto
Ver um glaciar é uma experiência emocionante. Seja no Alaska, no Nepal, na Islândia, na Noruega ou na Argentina, ver um glaciar de pertinho é sempre uma emoção.
O trekking no Glaciar Perito Moreno em El Calafate na Patagônia Argentina foi uma das experiências mais incríveis que já tive - se você tiver a oportunidade de pisar em um - com toda a segurança possível - não perca esta chance!
Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno, El Calafate, Argentina |
3 Ver animais marinhos no seu habitat natural
Muita gente se impressiona com uma visita ao Sea World ou com um mergulho com golfinhos "amestrados". Nós também já fizemos isso, mas posso te garantir que nada se compara a ver um animal marinho no seu habitat natural.
Seja nadando com tartarugas na Riviera Maia Mexicana ou em Fernando de Noronha, seja mergulhando com golfinhos em Zanzibar, ou com tubarões nas Maldivas, seja vendo baleias orca no Alaska ou em Vancouver Island no Canadá, ver esses animais incríveis em absoluta liberdade é uma experiência inigualável.
O que fazer nas Maldivas: passeios de barcoKenai Fjords National Park, no Alaska
Orca Spirit Adventures: como é o passeio para ver as baleias orcas em Victoria no Canadá
nadando com tubarões nas Maldivas |
4 Banho no Mar Morto em Israel
5 Ver um geiser de perto
6 Subir no edifício mais alto do mundo
7 Fazer um safari
Engana-se quem pensa que é necessário ir à África para fazer um safari. De fato, alguns dos safaris mais incríveis que fizemos foram no continente africano: subindo as colinas da Tanzânia para ver chimpanzés, fotografando elefantes no sopé do Monte Kilimanjaro no Parque Amboseli no Quênia, vendo as cheetahs brigarem pela própria comida na Namíbia, as zebras tomando água no Parque Etosha, os leões no Serengeti e os gnus na Cratera Ngorongoro.
Mas também presenciamos cenas inesquecíveis em verdadeiros safaris que fizemos para ver ursos nas Montanhas Rochosas do Canadá e no Parque Nacional Denali no Alaska, renas na Lapônia ou tigres e elefantes no Periyar National Park, em Kerala na Índia.
Ver esses animais vivendo livres na natureza foram algumas das melhores experiências que vivemos juntos nos últimos 20 anos e que queremos repetir muitas vezes ainda.
Safari na Tanzânia e no Quênia: tudo que você precisa saber para organizar a sua viagemDenali National Park, no Alasca - como é o passeio de ônibus pelo parque nacional
Safari na África |
subindo as colinas da Tanzânia para ver chimpanzés |
8 Viajar de motorhome
Todo mundo que nos acompanha há um tempinho sabe que somos fanáticos pela flexibilidade e liberdade que uma viagem de motorhome nos propicia, e já viajamos de motorhome do Círculo Polar Ártico, em Lofoten na Noruega, até os monastérios de Meteora na Grécia.
No total, foram 12 roteiros de motorhome mundo afora, por 26 países, espalhados em 4 continentes (América, Europa, África e Oceania). Rodamos mais de 40.000Km de motorhome, num total de mais de 200 dias viajando em diferentes motorhomes. É muita história para contar!
E, agora mesmo, já estamos com 3 novos roteiros de motorhome prontinhos para tirar do papel em 2023, pela Irlanda, pela Escócia e pelos EUA!
Sendo assim, essa experiência não poderia ficar de fora desta lista, não é??
de motorhome no Círculo Polar Ártico na Noruega |
9 A Ferrovia Transiberiana
A jornada de trem pela Ferrovia Transiberiana ainda é uma das grandes experiências da vida de qualquer viajante. Ela atravessa 7 fusos horários, 3 países (Rússia, Mongólia e China) e 2 continentes (Europa e Ásia).
No total, foram 22/23 dias em terras russas e, se você quer a minha opinião honesta, acho sim que é um grande desperdício entrar num trem em Moscou e descer em Vladivostock, Ulaan Baatar ou Beijing, sem aproveitar para conhecer nada do tanto que há pelo caminho.
Essa seria a minha última opção, se eu tivesse apenas 7 dias de férias para fazer o trajeto completo Moscou - Beijing, que é de 7865Km.
Como nós fizemos alguns desvios no caminho original, para conhecer outras cidades nos arredores da ferrovia, nosso percurso totalizou bem mais de 8000Km, e levamos 35 dias no total (incluindo os trechos na Mongólia e na China, que foram mais breves, pois já conhecíamos a China de uma viagem anterior).
Se você não tem todo esse tempo, tenho uma outra dica de viagem de trem que também é imperdível, e bemmm mais rápida: andar num trem-bala Shinkansen no Japão! 😂
Ferrovia Transiberiana: como foi o nosso roteiroSão Petersburgo com crianças: como começou a nossa aventura pela Rússia
se você não tem tempo para uma viagem transmongoliana, experimente uma opção mais rápida: um trem-bala Shinkansen no Japão |
10 Peregrinar ao lugar onde Jesus nasceu
O local de peregrinação que visitamos onde eu mais me emocionei foi a Igreja da Natividade, construída no século 4DC pelo Imperador Constantino, sobre a pequena gruta onde a família mais famosa do mundo se abrigou para que uma mulher chamada Maria pudesse parir o menino que viria para mudar a história de grande parte da humanidade.
Conhecer o lugar onde o menino Jesus veio ao mundo, em Belém, na Palestina, foi uma emoção enorme pra nós, mas essa é só uma dica, entre tantos outros locais de peregrinação pelo mundo, seja Boudhanath, sítio de peregrinação Budista no Nepal, o Templo Zoroastra do Fogo eterno em Yazd, o Santuário de Fátima Masumeh, em Qom, Santiago de Compostela na Espanha, o Caminho de Caravaggio na Serra Gaúcha ou qualquer outro lugar de peregrinação que faça sentido para você.
Peregrinar é certeza de se emocionar!
Palestina: visitando Belém por conta própriaIslamismo: o que você precisa saber sobre essa religião e sobre o Ramadã para viajar ao Irã
Santiago de Compostela, na Espanha: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem
Boudhanath: a estupa Budista mais bonita de Kathmandu
Zoroastrismo: o que você precisa saber sobre essa religião
Caminhos de Caravaggio: como é a rota de peregrinação da Serra Gaúcha
o Peg quis tocar na estrela que marca o exato lugar onde o Menino Jesus teria nascido, em Belém, na Palestina |
11 Safari de camelo e acampamento no deserto
Viagens pelo deserto são sempre impressionantes.
Nós já conhecemos muitos desertos mundo afora, do Atacama ao Deserto de Lut no Irã, do Mojave ao Deserto de Gobi na Mongólia, do Oásis Siwa no Egito ao Deserto de Abu Dhabi...mas tivemos 2 experiências em diferentes desertos que foram ainda mais especiais, e que a gente recomenda muito:
- um acampamento no Deserto de Thar, na Índia, com direito a safari de camelo e dormir ao ar livre debaixo de uma noite super estrelada; e
- um safari de camelo pelo Deserto do Saara no Marrocos (essa eu gostei tanto que repeti 2 vezes, uma com o Peg e o Lipe e outra com a minha mãe).
Roteiro de 6 dias pelo Deserto do Atacama do Chile
12 Banho nos elefantes no Rio Mekong no Laos
13 Ver a vista do alto da Torre Eiffel
vista do alto da Torre Eiffel |
14 Atravessar o Salar de Uyuni na Bolívia num 4x4
Essa foi uma das primeiras grandes aventuras que eu e o Peg vivemos juntos, e parece que foi no século passado!
No distante ano de 2005, fizemos um mochilão por terras bolivianas, passando por Copacabana, Isla del Sol, La Paz, Tiawanaco, Vale da Lua, Chacaltaya, Oruro e Uyuni, até onde me lembro - o blog não existia na época, e a memória falha!
Naquela viagem, fizemos uma "expedição" de alguns dias de 4x4 pelo Salar de Uyuni, e fomos a Atulcha, passamos pela Laguna Colorada e por todas as principais atrações da maravilhosa Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, um parque nacional boliviano espetacular, com paisagens de tirar o fôlego.
Roteiro de um mochilão de 30 dias pelo Peru, Bolívia e ChileAtacama: passeio frustrado à Bolívia
15 Conhecer outros povos
Eu amo conhecer povos com culturas muito diferentes da nossa. Não desconheço todo o dilema dos "zoológicos humanos", e já escrevi sobre isso aqui no blog (links abaixo), mas, sopesando pros e contras, continuo acreditando que a melhor forma de preservar outras culturas é conhecendo-as e se apaixonando por elas.
Vá conhecer uma aldeia Himba ou Damara na Namíbia, um povoado Masaai na Tanzânia ou no Quênia, os Sami na Lapônia, os Sadhus na Índia, os Sherpas no Nepal, os pescadores sobre estacas do Sri Lanka ou as mulheres das tribos das montanhas do norte da Tailândia - Karen - as famosas 'mulheres-girafa', ou, como são conhecidas em Chiang Mai, 'long neck'. Eles esperam (e muitas vezes precisam desesperadamente) a sua visita!
Tribo das pescoçudas das montanhas da Tailândia: um lugar onde 'long neck' não é cervejaSadhus: sagrados ou safados?
Himbas e Damaras: visitando aldeias nativas na Namíbia
Tribos Masai no Quênia e na Tanzânia: como são as visitas às aldeias
Trekking Everest Base Camp: como contratar carregador para fazer a trilha por conta própria
Os pescadores sobre estacas do Sri Lanka
mulheres da tribo Karen na Tailândia |
com os Sadhus no Templo de Pashupatinath |
pescadores sobre estacas do Sri Lanka |
visitando uma aldeia nativa Himba |
16 Fazer um trekking
Já fizemos vários trekkings e já escrevi sobre diversas caminhadas que fizemos aqui no blog. Não tenho como recomendar mais que, ao menos uma vez na vida, você se prepare física e psicologicamente e faça um trekking de média ou longa distância.
Pode ser a Trilha Inca Clássica ou o caminho de Salkantay até Machu Picchu no Peru, o trekking ao Acampamento Base do Everest no Nepal, o Caminho de Caravaggio na Serra Gaúcha ou mesmo caminhadas de um dia, como aquela que sobe até o rochedo de Preikestolen na Noruega, a caminhada pelo Rio do Boi entre os paredões do Canyon Itaimbezinho, as trilhas de El Chaltén para ver o Monte Fitz Roy na Patagônia Argentina ou as trilhas incríveis com vistas para os Cuernos em Torres del Paine no Chile.
O destino não importa tanto. O que realmente importa é que, ao menos uma vez na vida, você coloque uma mochila nas costas e sinta a incrível sensação de chegar a um lugar pelo esforço das tuas próprias pernas.
10 melhores trilhas do mundo: lista de sonhos de trekkingQuanto custa o Trekking ao Everest Base Camp no Nepal
Salkantay: a trilha alternativa até Machu Picchu
Caminhos de Caravaggio: como é a rota de peregrinação da Serra Gaúcha
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega
Trilha do Rio do Boi em Praia Grande SC: veja como é o Cânion Itaimbezinho por dentro
Torres del Paine no Chile: nosso 1º dia no paraíso
El Chaltén: atração imperdível na Patagônia Argentina
17 Barganhar num bazar
Em bazares do Oriente Médio (e também em várias outras partes do mundo, como na China, Índia e no Sudeste Asiático) barganhar não só é recomendado, como também é praticamente uma obrigação. Os mercadores não ficarão felizes se você pagar o preço exagerado que eles pedem inicialmente - o que eles querem, na verdade, é que você barganhe, até que os 2 cheguem juntos a um preço justo!
Eu sei, ah...como eu sei, o quanto isso pode ser cansativo...mas tente entender que essa é a graça. Comprar num bazar não é escolher o que você gostou, ver o preço numa etiqueta, pagar e ir embora. Fazer compras num bazar envolve barganhar e, nesse processo, aprender mais sobre a cultura local, trocar ideias, tomar um chá...só eu sei quantos chás de hortelã tive que tomar em Marrakesh para conseguir comprar as coisas que eu queria nos Souqs da Medina hehehe...
Em alguns lugares, eles começam pedindo até DEZ VEZES o preço que o produto realmente vale. Em outros lugares, eles pedem "apenas" o dobro. Aí vai do seu 'feeling' oferecer um valor um pouco abaixo daquele que você está realmente disposto a pagar para, então, chegarem ao preço final.
Entenda que a barganha é parte da aventura, e se divirta com ela. Não se irrite e não seja mesquinho e impaciente: a graça é justamente debater até chegar a um preço que seja bom para os 2 lados! Se estiver com pressa, nem tente fazer compras kkkkk...
Alguns dos mercados mais impressionantes que nós visitamos mundo afora foram:
- Grand Bazar em Istambul na Turquia
- Bazar Vakil em Shiraz no Irã
- Mercado Noturno de Temple Street, em Hong Kong
- Mercado de Chatuchak em Bangkok, na Tailândia
- Khan Al-Khalili Bazar no Cairo, Egito
- Souq Waqif, em Doha no Catar
- Muttrah Souq em Mascate, Omã
- Souqs da Medina de Marrakesh
Aliás, vale a pena explicar um detalhe importante para quem não sabe já ir se precavendo: do Egito à Índia, da Tailândia à China, do Peru ao Vietnam, do Irã ao Marrocos: se um guia te levar até uma loja, ele ganhará comissão sobre tudo o que você comprar.
E, óbvio, quem paga essa comissão é você 😉
6 melhores mercados públicos do mundo10 melhores mercados do mundoMarrakesh: o que você precisa saber
Istambul, Turquia: dicas para aproveitar uma das cidades mais incríveis do mundo
Quanto custa viajar para o Irã
O que fazer em Doha no Catar em 3 dias
Roteiro de 5 dias em Omã e as principais atrações turísticas da capital Mascate
mercado em Omã |
Bazar Vakil em Shiraz no Irã |
18 Voar de helicóptero
Eu tenho o sonho de voar de balão, coisa que ainda não fiz, porque sempre considero os preços dos voos muito exorbitantes (um dia eu vou). Mas passeios de helicóptero nós já fizemos vários, e eu amei cada um deles: seja sobrevoando o Fox Glacier e o Mt Cook na Nova Zelândia, seja voando como o Batman sobre Manhattan em Nova York ou sobre a Strip em Las Vegas, um passeio de helicóptero é uma experiência única na vida!
Se você tem muito medo de voar de helicóptero, uma outra experiência muito legal é voar de teco-teco, ou em um avião pequeninho. Nós tivemos essa experiência sobrevoando as linhas de Nazca no Peru, em Punta del Este e também no Himalaia, e foram todas experiências de arrepiar o couro cabeludo hehehe...
Tour de helicóptero em New York City com a HeliNYPasseio de helicóptero em Nova York
sobrevoando o Fox Glacier na Nova Zelândia |
19 Dirigir na mão inglesa
A 1ª vez dirigindo na mão inglesa a gente nunca mais esquece: a nossa foi na África do Sul, com direito a safari no Kruger Park. Depois disso, já tivemos inúmeras outras experiências no trânsito na mão inglesa, e algumas das que nós mais recomendamos são a maravilhosa região dos Cotswolds no interior da Inglaterra e uma super viagem de motorhome pela Nova Zelândia.
Eu sei, dá um medinho no início...mas é aquilo: se der medo, vai com medo mesmo! Lembra que já viajei de carro pela Inglaterra e País de Gales com a minha irmã Anália ao volante! Depois dessa, acredito que QUALQUER um consegue hahahaha...
Roteiros de carro pela Inglaterra: como é dirigir na mão inglesa e quanto custaCotswolds: a 'Toscana' inglesa e o interior da Inglaterra
Roteiro de viagem de motorhome pela Nova Zelândia
6 dias na África do Sul e 1534Km rodados na mão inglesa
viajando de motorhome na mão inglesa pela Nova Zelândia |
20 Ver o sol nascer e se por em alguns dos lugares mais espetaculares do mundo
Os 2 horários mais lindos do dia são certamente o nascer e o por do sol, e assistir a esses "acontecimentos" em lugares especiais sempre é uma experiência marcante.
Alguns dos lugares mais especiais onde já assistimos o dia nascer ou terminar foram em Angor Wat no Camboja, no Templo de Borobudur na Ilha de Java, no Vulcão Bromo na Indonésia, no Monte Sinai no Egito, no Grand Canyon, no Taj Mahal ou na Muralha da China, nos arredores de Beijing.
Em qualquer um destes lugares, você tem a garantia de que terá uma experiência da qual nunca mais vai se esquecer.
Como é o Templo de Borobudur na IndonésiaRoteiro de viagem de 24 dias pela Jordânia e Egito
o perrengue para subir um vulcão vizinho e ver Vulcão Bromo na Indonésia foi totalmente compensado pelo nascer do sol maravilhoso que assistimos lá de cima |
nascer do sol no Templo de Borobudur na Ilha de Java |
21 Remar um caiaque em um lugar especial
Fazer passeios de caiaque sempre é divertido, e nós temos 2 passeios que recomendamos em especial: remar um caiaque ao redor das muralhas da belíssima cidade de Dubrovnik na Croácia, e na Big Lagoon, em Palawan nas Filipinas.
Vou deixar os links para que vocês possam ver mais informações sobre esses passeios incríveis de caiaque:
Caso o caiaque não seja a sua praia, fica aqui também uma dica de passeio de barco a remo: no Rio Ganges, em Varanasi na Índia!
Big Lagoon em Palawan nas Filipinas |
22 Músicas e danças tradicionais
Assistir a uma apresentação de flamenco na Andaluzia ou (tentar) dançar um tango em Buenos Aires serão experiências que você nunca mais vai esquecer.
Se saindo bem ou passando vergonha, o que importar é entrar na dança! Eu tentei aprender até a dança dos Masai na Tanzânia 😂
Flamenco em Sevilha, na Espanha |
23 Experimentar comidas típicas
Comida típica, no meu vocabulário de viagem, não engorda, e eu faço questão de experimentar de tudo! Já o Peg raramente experimenta algo muito diferente, desde quando pediu um cuy assado no Peru e veio o porquinho-da-Índia inteirinho no prato dele, com dentinhos e tudo!
Às vezes eu também me dou mal nas minhas experimentações, mas essa é justamente a emoção de explorar novas gastronomias! Tomar um 'airag' (leite de égua fermentado) na Mongólia, um porre de cerveja belga em Ghent na Bélgica, comer um Pad Thai na Khaosan Road em Bangkok ou um churrasco coreano em Seul são experiências que você não pode perder!
Onde comer e o que comer em Doha no CatarJapão: dicas de culinária japonesa e os 10 pratos que você tem que experimentar
Nos apaixonamos pela comida indiana...foi a Índia que mudou ou fomos nós?
Pachamanca Farm Lunch em Ollantaytambo: a melhor experiência gastronômica do Peru
Cabin Nite Dinner Theater: onde comer bem no Denali, Alaska
Onde comer em Kathmandu no Nepal
5 mercados e feiras que você precisa conhecer em Montevidéu no Uruguai
Onde comer em Gramado: 5 lugares para você se deliciar
cuy assado no Peru |
churrasco coreano em Seul |
24 Entender o que é uma guerra
Conhecer lugares relacionados a uma guerra é sempre uma experiência muito intensa e dolorosa, e só estando lá de fato para entender o peso, a energia negativa palpável que a gente sente nesses lugares.
Eu sei que o chamado turismo de guerra pode ter uma conotação pejorativa, mas todos os lugares que nós conhecemos passam muito longe da ideia de buscar emoções em lugares perigosos e proibidos, de explorar a guerra com intuito de lucro. Não é nada disso: os lugares a que eu me refiro são locais educativos, pedagógicos, criados para que a humanidade nunca esqueça o que acontece durante uma guerra e, de preferência, não repita os mesmos horrores.
Alguns dos lugares mais emocionantes e educativos que conhecemos e as experiências mais impactantes que tivemos relacionadas a guerras foram:
- Campo de concentração de Auschwitz na Polônia
- Túneis Cu Chi no Vietnam
- Zona desmilitarizada entre as 2 Coreias
- Complexo Memorial Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia
- Museu de História do Holocausto - Yad Vashem - em Jerusalém
- Museu Memorial da Paz em Hiroshima no Japão
- Cemitério Americano de Colleville-sur-Mer e praias do desembarque na Normandia no Dia D
Hiroshima Peace Memorial Museum |
25 Passar debaixo das Cataratas do Iguaçu no Macuco Safari
26 Fazer um tour de scooter
Nós sempre amamos roadtrips de carro - pegar um carro e sair dirigindo pelo mundo, sem lugar certo para parar...é meu tipo de viagem favorito. Mas existem alguns lugares que parecem perfeitos para um passeio de moto: seja um tour de scooter pelo Vale dos Reis no Egito, um passeio de moto pelos Templos de Bagan em Mianmar ou pelos Templos de Angkor Wat no Camboja, uma "voltinha" pela Capadócia, o circuito de rua da Fórmula 1 em Mônaco, uma ilha grega qualquer...são todos lugares perfeitos para você alugar uma motinho e sair por aí voando as tranças, no melhor estilo "selvagem da motocicleta".
Na motoca a gente tem garantia de aventura, vento no rosto, podemos parar e abandonar a motinho em praticamente qualquer lugar, sem a costumeira dificuldade de encontrar vagas para estacionar, a independência é total, gastamos pouquíssima gasolina, poluímos menos, o aluguel é sempre mais barato que o de um carro (ou que o preço de um tour qualquer), e a vista é melhor do que de dentro de um automóvel!
E o melhor: para alugar uma scooter, não precisa nem ter carteira de motorista específica para dirigir motocicleta - nunca nos pediram. Basta muito cuidado e, claro, use sempre capacete!
Roteiro de viagem de 24 dias pela Jordânia e Egito
Passeios de moto pelo mundo
Aluguel de moto em Kathmandu
tour de moto pelo Vale dos Reis no Egito |
27 Se hospedar numa hospedagem tradicional
Já escrevi sobre isso outras vezes e continuo insistindo: não consigo entender quem vai a Marrakesh e não se hospeda num Riad, quem vai a Beijing e não fica num Hutong, quem vai ao Japão e não se hospeda nem uma noite num Ryokan ou, estando no Irã, não aproveita para conhecer um caravanserai...simplesmente não dá, perde completamente o espírito da coisa!!
Então a dica aqui é: ao menos uma vez na vida, experimente uma hospedagem típica do lugar onde você está!
Ficar numa hospedagem tradicional é uma verdadeira imersão cultural, simplesmente imperdível! Com tantas opções de hospedagens nas quais você vai se sentir dentro de um livro de histórias, não seja bobo de escolher um hotel de uma rede internacional sem nenhuma personalidade, mais "comum", porque o banheiro é mais moderninho, ou porque não precisa subir escadas, ou porque é mais "garantido" 🙄
Garanto que essas aparentes "desvantagens" das hospedagens tradicionais - que, lembre-se, muitas vezes foram construídas há séculos, sem as modernidades que existem hoje em dia - serão plenamente compensadas pela beleza dos interiores, pelo charme e pela sensação de estar revivendo a história em locais que têm recebido hóspedes de forma tradicional há séculos.
Disse antes e repito: uma vez que você decidiu visitar um lugar tão diferente quanto o Marrocos, a China, o Japão ou a Pérsia, ouse, privilegie a história, nem que seja uma vez na vida.
café da manhã num Riad no Marrocos |
28 Admirar obras de arte na Itália
A Itália é o país da beleza por excelência. Um dos meus pedaços preferidos do mundo, onde não se vê nada feio - até as coisas velhas, decrépitas, caindo aos pedaços, na Itália ficam belas.
O país é o berço de alguns dos maiores nomes da história da arte, e não há lugar melhor no mundo para admirar obras de arte que a terra de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Caravaggio, Rafael e Ticiano.
Em todas as praças e igrejas italianas há pelo menos UMA obra de arte, mas existem algumas que, pelo seu absurdo valor estético e histórico, fazem jus aos salgados preços dos ingressos que são cobrados para conhecê-las:
Leonardo da Vinci: A Última Ceia, afresco que mostra Cristo e seus apóstolos e decora uma das paredes do refeitório do monastério de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
Michelangelo: David, que pode ser admirado na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença; a abóbada da Capela Sistina na Catedral de São Pedro, no Vaticano; e a estátua de Moisés, que está exposta na Basílica di San Pietro in Vincoli, em Roma.
Sandro Botticelli: A Primavera e O Nascimento de Vênus, que você pode apreciar na Galeria Uffizi, em Florença.
Resumindo muitoooo, essas são as minhas 6 favoritas dentre as grandes obras de arte italianas 💓
10 museus mais populares do mundoUma viagem pela bella Itália
Veneza, uma cidade sem igual
na Piazza dell'Unità em Trieste o Lipe ficou muito impressionado com as estátuas renascentistas, com todas aquelas mulheres de 'tetas' e homens de 'ticos' de fora kkk... |
29 Experimentar temperaturas extremas
Eu amo viver num lugar onde temos as 4 estações do ano bem definidas - adoro a primavera, o outono, o friozinho do inverno e o verão (só quando estou na praia). Mas, aqui na Serra Gaúcha, é raro quando as temperaturas baixam de 0ºC e mais raro ainda que caia um pouquinho de neve. Também não é comum termos temperaturas acima de 35ºC, então sempre é divertido quando temos a chance de experimentar temperaturas mais extremas.
Foi interessante sobreviver às temperaturas acima de 45°C de Jaisalmer na Índia, ao calor absurdo de Doha no Catar, ou nos afundarmos na neve em Shirakawa-Go no Japão ou em Ushuaia na Argentina, os lugares onde mais vimos neve na vida.
E você, já teve experiências com temperaturas extremas em algum lugar? Conte pra gente!
30 Faça como eles fazem
Diferentes lugares têm culturas diferentes, e jeitos diferentes de fazer as coisas. E, mesmo quando é perfeitamente possível fazer uma sauna no Brasil, nunca vai ser a mesma coisa que fazer uma sauna em Helsinque na Finlândia; mesmo podendo muito bem fazer uma massagem bem aqui na minha rua, nunca vai ser a mesma coisa que fazer uma massagem num templo de Bangkok na Tailândia.
Tomar um banho turco em Istambul, aprender a amarrar um turbante no Deserto do Saara, fazer uma aula de culinária vietnamita em Hoi An no Vietnã, assar um marshmallow na fogueira em um camping americano e fazer s'mores, são todas experiências típicas locais que você nunca vai esquecer, então a dica é que você sempre procure experimentar o jeito local de fazer as coisas - vai ser certamente uma das melhores lembranças da sua viagem 💓
ficando craque na amarração de turbantes no Deserto do Saara |
assando marshmallows num camping em Moab, Utah |
31 Assistir a um grande espetáculo
Radio City Music Hall Christmas Spectacular: show de Natal em Nova York
Sleep No More, uma experiência de teatro imersivo off-Broadway em Nova York
32 Rapel no Abismo Anhumas
Bonito é um lugar espetacular, cheio de algumas das atrações turísticas mais legais que já conhecemos: a Gruta Azul, flutuações naqueles rios de águas cristalinas, jibóias, jacarés, araras e muitas cachoeiras são apenas uma pequena parte do pacote.
Mas, sem dúvida alguma, a experiência mais inesquecível que tivemos no Mato Grosso do Sul foi o Rapel no Abismo Anhumas.
Abismo Anhumas com flutuação: o melhor passeio de aventura do Brasil
Rapel no Abismo Anhumas em Bonito MS |
33 Ver o outono na Nova Inglaterra
Já falei sobre as estações do ano acima, e como foi interessante conhecer o calor e o frio extremos, mas não existe estação do ano tão bonita quanto o outono, e certamente não há lugar no mundo mais incrível para acompanhar a transição do verão para o inverno do que a Nova Inglaterra.
Morei um ano em Connecticut, numa cidadezinha no interior de New England, e falo com conhecimento de causa: o outono, que atinge seu auge naquela região no mês de outubro, é um dos espetáculos da natureza mais bonitos que eu já presenciei.
apresentando as belezas do outono da Nova Inglaterra ao nosso pequeno viajante |
o outono, que atinge seu auge naquela região no mês de outubro, é um dos espetáculos da natureza mais bonitos que eu já presenciei |
34 Explorar ruínas arqueológicas
Maravilhas do mundo antigo
6 maravilhas do mundo moderno
35 Snorkel entre as placas tectônicas de 2 continentes
Essa é uma daquelas experiências realmente únicas: nós já fizemos snorkel em muitos e muitos lugares lindos, com águas cristalinas e muita fauna marinha, mas nadar entre as placas tectônicas dos continentes europeu e americano só é possível na Fissura Sulfra na Islândia.
Snorkeling na Fissura Silfra: mergulhando entre as placas tectônicas de 2 continentes na Islândia
Snorkeling na Fissura Silfra na Islândia entre as placas tectônicas de 2 continentes |
36 Assistir uma luta ou arte marcial tradicional
Tivemos experiências muito legais assistindo muay thai em Chiang Mai na Tailândia e pahlevani no Irã, e ficamos frustrados por não termos conseguido ver o sumô como queríamos no Japão. Um dia ainda queremos ver uma luta de box em Las Vegas, deve ser demais!
Assistir uma luta ou arte marcial no seu lugar de origem é uma coisa que todo mundo devia experimentar em algum momento.
ringue de Muay Thai, o boxe tailandês |
37 Assistir a uma cremação nos ghats de Pashupatinath
Pashupatinath é o maior complexo de templos do Nepal e também o lugar mais sagrado para os Hindus nepaleses - um dos locais mais importantes do mundo para os devotos de Shiva.
Situado às margens do Rio Bagmati, em Kathmandu, o complexo de templos faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.
Ali, as cerimônias de cremações dos falecidos nas últimas 24hs são realizadas em local público, a céu aberto, à vista de todos, nos 'ghats' ribeirinhos.
A cremação em Pashupatinath é um ato que, segundo o Hinduísmo, ajuda o morto a transcender e alcançar a libertação do ciclo de reencarnações, que prende as pessoas ao sofrimento aqui na Terra. Os Hindus acreditam na reencarnação, e a morte é encarada por eles não como o fim de tudo, mas como o início de uma nova fase. É a troca da roupa.
Uma experiência marcante e imperdível em Kathmandu.
Pashupatinath, o principal templo Hindu de Kathmandu
cremação pública dos falecidos em Pashupatinath, o principal templo Hindu de Kathmandu |
38 Presenciar um grande evento esportivo ou cultural
39 Participar de uma corrida de rua
Não só assistir a um grande evento esportivo é uma experiência inesquecível, mas, mais especial ainda, é PARTICIPAR de um evento esportivo!
E, se você não é um grande atleta, que nunca vai poder participar de um torneio de tênis ou golfe, de uma prova de natação ou de um grande jogo de futebol, a solução são as corridas de rua, que estão aí para dar e vender a qualquer um de nós meros mortais sem grandes habilidades desportivas.
A única vez que peguei recuperação no colégio na vida foi em educação física. Não havia jeito de fazer a tal "manchete" no vôlei; eu fazia "bandeja", de acordo com a prof. Leca. Tive que fazer um trabalho por escrito sobre as Olimpíadas pra conseguir passar de ano, já que a minha aptidão física era algo próxima a nula.
Embora já tenha praticado dezenas de esportes, alguns deles com certo afinco kkkk, ao ponto de participar de competições, do balé à capoeira, da equitação ao mergulho submarino, do esqui na neve ao esqui aquático, sempre fui uma desgraça completa em qualquer atividade que envolvesse inteligência esportiva. Nasci sem esse predicado, definitivamente.
Comecei a "brincar de correr" acompanhando o Peg nesse mundo. Ele já correu a meia maratona de Buenos Aires, de Porto Alegre, de Floripa, de Punta del Este, Fernando de Noronha, Chicago e Nova York, dentre outras tantas. E foi assim que me inscrevi numa corridinha de 5Km - já que nem preciso de uma boa desculpa para viajar - primeiro em Punta del Este, depois em Porto Alegre, em Gramado, Floripa, Bento Gonçalves...e então fui pegando gosto pela coisa.
Eu nunca vou ser uma atleta, isso é certo. Chego sempre esbaforida e nunca me atrevi a passar dos 10Km. Reconheço minhas limitações e não sou competitiva nos esportes - não tenho nem pretensão de fazer um 'pace' menos vexatório - eu só quero me divertir. Quero a parceria, as risadas, quero suar, quero ouvir músicas boas, quero compartilhar o clima bom de uma largada e o alívio da linha de chegada. Quero assistir às cenas emocionantes de camaradagem, incentivo e superação que a gente só vê numa corrida de rua, quero todas as Paçoquinhas a que os corredores têm direito. Correr é o esporte + universal (e barato) que existe - não precisa nem de uma bola, só precisa um par de tênis. Não custa nada, experimenta!
A última corrida que participei teve tudo isso: encontrar amigas, música boa, clima divertido, a empolgação da largada, massa & vinho na chegada e, especialmente, a alegria de conseguir respirar normalmente de novo depois de 5Km esbaforidos - porque, por Deus, correr nas lombas de Bento Gonçalves não é coisa de Deus, tá louco!!
Já estou só pela próxima corrida!
Turismo Esportivo: viajar para correr, nossa nova desculpa para sair por aíDicas de Chicago
Wine Run Brasil Vale dos Vinhedos: a corrida de rua mais bonita da Serra Gaúcha
Como é a corrida 10 Milhas Borbulhantes em Garibaldi na Serra Gaúcha
a felicidade de quem acaba de completar a meia maratona de NYC |
40 Assistir as eclusas se abrirem no Canal do Panamá
Dentre os grandes feitos da engenharia moderna que conhecemos nos últimos 20 anos, alguns têm um lugar especial nas nossas recordações, como a Represa Hoover (a represa do Superman, nos arredores de Las Vegas, em Lake Mead, entre Nevada e Arizona), a Usina Hidrelétrica de Itaipú em Foz do Iguaçu e o Top of the Rock em Nova York, mas a maravilha da engenharia que mais nos impressionou até hoje foi realmente a obra do Canal do Panamá.
Ver as Eclusas de Miraflores se abrirem e o Canal do Panamá em pleno funcionamento é como testemunhar um milagre da engenharia moderna, muito legal.
Panamá: informações úteis para o viajante de primeira viagemEclusas de Miraflores no Canal do Panamá |
observatório no Rockefeller Center com vistas de 360° para a cidade de Nova York |
PS. Depois de terminar esse texto, percebi que não incluí na minha lista nem um único parque temático, e pressinto que sofrerei críticas furiosas por ter deixado a Disney de fora da minha lista de experiências de viagem hahahaha...lembre-se que essa é a NOSSA lista, e sinta-se super bem vindo para colocar a sua lista na caixa de comentários aqui abaixo! 💓
E você, também tem uma lista das suas melhores experiências de viagem mundo afora? Quer compartilhar com a gente?
Olá! Pelo visto você selecionou experiências diferentes, que poucas pessoas tiveram... pelo menos a maioria delas. Por isso a Disney ficou de fora. Estou aqui porque estou criando coragem de viajar para Itália em Setembro com minha bebê que terá completado 1 ano e 10 meses. Pensar no voo longo e esperas de aeroporto já me cansa. O pai dela e meus pais também irão na viagem que estamos planejando. Enfim, qualquer dica é bem vinda. Abraços.
ResponderExcluir