Menu

Roteiros pela França - Normandia, Bretanha, Vale do Loire, Costa Azul e Alsácia - como é viajar de carro pelo país

Como é viajar de carro pela França? Qual o melhor roteiro? Quanto custa fazer um roteiro de carro pela França? Para responder a estas dúvidas, escrevi este post com as nossas dicas de roteiros de carro ou motorhome nas regiões da Normandia, Bretanha, Vale do Loire, Costa Azul e Alsácia, e quanto custa esta aventura.
Roteiros pela França
Como é viajar de carro pela França? Qual o melhor roteiro? Quanto custa fazer um roteiro de carro pela França? Para responder a estas dúvidas, escrevi este post com as nossas dicas de roteiros de carro ou motorhome nas regiões da Normandia, Bretanha, Vale do Loire, Costa Azul e Alsácia, e quanto custa esta aventura.
Já fizemos 4 roteiros pelo interior da França, um bem diferente do outro: o 1º roteiro foi de carro pela Costa Azul, no sul da França; o 2º roteiro foi de excursão de ônibus pelo Vale do Loire; o 3º  roteiro foi de motorhome pela Alsácia, no nordeste da França, fronteira com Alemanha; e o 4º roteiro foi de carro pela Normandia e Bretanha, que já detalhei em diversos posts aqui no blog. 

Com toda essa quilometragem acumulada em estradas francesas pelos 4 cantos do país, resolvemos compartilhar com vocês algumas dicas sobre como é viajar de carro pela França, os nossos roteiros pelas regiões da Normandia, Bretanha, Vale do Loire, Costa Azul e Alsácia, e quanto custa viajar de carro alugado por lá!

E já adianto: é a forma mais barata de viajar pela França em família ou num grupo de amigos!

Leia mais sobre a França aqui no blog:

Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa

Roteiros pela França

Roteiros pela França

Como falei antes, fizemos 4 roteiros pelo interior da França, um bem diferente do outro: 
  • o 1º roteiro foi de carro pela Costa Azul, no sul da França; 
  • o 2º roteiro foi de excursão de ônibus pelo Vale do Loire
  • o 3º  roteiro foi de motorhome pela Alsácia, no nordeste da França, fronteira com Alemanha; e 
  • o 4º roteiro foi de carro pela Normandia e Bretanha
motorhome França
viajando de motorhome pela Alsácia, França

1 De carro pela Costa Azul

Em 2008 nós fizemos uma longa viagem pela Europa com meus pais (foram mais de 40 dias). Durante esta viagem, passamos vários dias na França, e fizemos um lindo roteiro de carro pela Costa Azul, fazendo nossa base em Nice

Além de conhecer Nice, em outros dias fizemos vários passeios bate e volta para conhecer mais da Riviera Francesa
  • Antibes, 
  • Cap d'Antibes, 
  • Cannes, 
  • Saint-Paul de Vence, 
  • Villefranche-sur-Mer, 
  • Saint-Jean-Cap-Ferrat, 
  • Beaulieu-sur-Mer e 
  • Èze.
De todos estes lugares, o mais distante de Nice é Cannes, que fica a 34Km/40min de distância. 

Saint-Paul de Vence fica a apenas 18Km/30min de Nice. Èze fica a 12Km/25min, e todas as outras cidades ficam ainda mais próximas.

É possível passear por todas estas cidades em 3 ou 4 dias, mas o gostoso é ir desbravando cada cantinho deste litoral com calma, até Saint-Tropez, se você tiver mais tempo!

Costa Azul França
roteiro pela Costa Azul, sul da França
Viemos de Mônaco e, chegando em Nice, encontramos um hotel com ótimo custo-benefício perto da estação de trens. Não lembro o nome do hotel em que ficamos (naquela época eu ainda não tinha um blog de viagens, e raramente anotava nomes de hotéis), mas encontrei algumas opções com bom custo-benefício no Booking:


Amei a Côte-d’Azur e especialmente a capital Nice, com seus calçadões para pedestres, a Promenade des Anglais, a cidade velha e aquelas praias de pedrinhas com o azul do Mar Mediterrâneo.

Na Promenade des Anglais, um calçadão de 1822 cheio de palmeiras, não deixe de ver a fachada do famoso Hôtel Negresco, de 1912, e o Palais de La Méditerranée. Nice também tem 3 museus importantes - escolha pelo menos um deles para visitar: Museu Matisse, Museu Nacional Marc Chagall e Museu de Arte Moderna e Contemporânea.

Outro lugar famoso em Nice é o Parc du Château, um jardim/parque com vistas incríveis, ótimo para um piquenique. Em Vieux Nice, não perca os mercados de Cours Saleya.

Costa Azul França

Costa Azul França

Costa Azul França

Costa Azul França
Nice, Côte-d’Azur 
Antibes e Cap d'Antibes são 2 cidades diferentes. 

Antibes é um pequeno e antigo vilarejo mediterrâneo, do ano 5 a.C - época em que foi construído pelos gregos como entreposto comercial (antes de Nice existir). Com o tempo, se tornou uma vila romana. 

Não deixe de conhecer o Marché Provençal, que vende produtos locais. Funciona de manhã, todos os dias, exceto segundas-feiras, num hall coberto na Cours Masséna, no coração da cidade antiga. É um prato cheio para quem gosta de conhecer a gastronomia local: prove o moelleux (bolinho de chocolate parecido com 'petit gateau'), compre especiarias da Provence, queijos e azeitonas.

Cap d'Antibes tem um pequeno porto, o caminho dos peregrinos, lindas praias e uma ótima trilha costeira de quase 5Km. É lá que fica localizado o famoso Hotel du Cap-Eden-Roc, um dos mais exclusivos da Cote d’Azur, que já hospedou famosos como Sharon Stone e Brad Pitt, e é palco das badaladas festas dos maiores produtores de filmes de Hollywood durante o festival de cinema de Cannes. 

Em Cannes estava justamente acontecendo o famoso Festival de Cinema (em maio), e a cidade estava cheia - foi uma dificuldade para encontrar onde estacionar! Não vimos nenhuma estrela de cinema, infelizmente, mas contei dezenas de mãos de celebridades no Chemin des Étoiles du Cinéma, a versão francesa da Calçada da Fama.

É possível fazer uma visita guiada no Palais des Festivals, para caminhar pelo tapete vermelho, conhecer o auditório, subir no palco e ficar sabendo de algumas fofocas dos artistas que já passaram por lá. 

Cannes é puro luxo e glamour, especialmente na sua rua principal, o Boulevard de la Croissete, cheio de lojas de marcas famosas como Louis Vuitton, Dior, Chanel e Ralph Lauren, hotéis e restaurantes refinados e gente muito chique pela rua. O Peg ficava embasbacado vendo passar Lamborghinis e Ferraris, uma atrás da outra.

As praias de Cannes, diferente de Nice, têm areia, então aproveite para tomar um banho de mar no Mediterrâneo - as mais conhecidas são a La Croisette, Plage du Midi e Plage de la Bocca. Vale a pena visitar também o Vieux Port, cheio de iates de ricos e famosos.

Costa Azul França
Cannes

Costa Azul França

Costa Azul França

Costa Azul França
Côte-d’Azur
Um dos meus lugares favoritos na região foi Saint-Paul de Vence, uma aldeia medieval super charmosa nas colinas da Riviera Francesa, com charme provençal e vista para o mar. 

A cidadezinha fica a apenas 18Km de Nice, e representa a Provença na sua forma mais pitoresca - um vilarejo com muralhas e construções medievais sobre uma colina, ruelas com fontes e prédios de pedra, e muitas galerias de arte na ruazinha principal, a Rue Grande.

Aproveite para assistir a um jogo de pétanque - um jogo tipo bocha típico da região! Eles alugam bolas no escritório de turismo e organizam até aulas por lá!

Não há dúvida de que se trata de uma comunidade de artistas!

Saint-Paul de Vence Provença
passeando pelas ruelas de Saint-Paul de Vence
Villefranche-sur-Mer fica localizada entre Cannes e Mônaco, bem no coração da Côte d’Azur, na base de uma colina. É um vilarejo de pesca com charme provençal bem pitoresco no meio da chique Riviera Francesa, fundado em 1295 por Charles II d’Anjou. 

A aldeia tem prédios com fachadas coloridas, um porto lindo, o centro histórico com ruas estreitas de paralelepípedos em ladeiras e uma atmosfera de vila de pescadores chique, com ótimas opções de restaurantes de frutos do mar.

Procure a Rue Obscure, uma passagem de 1295. 

Saint-Jean-Cap-Ferrat fica situada em uma península sobre o Mediterrâneo, e é ponto de encontro de ricos e famosos, que a chamam simplesmente de 'Cap Ferrat' - e pagam muito caro para ficar lá, já que Cap Ferrat é considerado o 2º m2 mais caro do mundo, perdendo apenas para a vizinha Mônaco. 

Fica localizada a apenas 10Km de Nice, e rende um ótimo passeio bate e volta. Não deixe de ir conhecer a Villa Ephrussi de Rothschild, um palácio renascentista de 1912 ricamente decorado com muitas obras de arte, famosos jardins e porcelanas que pertenceram a Maria Antonieta, a rainha que perdeu a cabeça na Revolução Francesa.

Beaulieu-sur-Mer fica situada onde o cabo de Saint-Jean-Cap-Ferrat encontra o continente, com vista para a Baie des Fourmis. Não deixe de visitar a marina e a Villa Grecque Kérylos, um palácio grego de 1902.

Èze fica localizada no alto de um penhasco acima do Mar Mediterrâneo, e é um vilarejo de pedra daqueles de sonhos, com prédios restaurados enfeitados com muitas flores e ocupados por boutiques, ateliês  de artistas, galerias de arte, restaurantes charmosos e cafés. 

Bem no alto da aldeia medieval, existem ruínas de um château cercadas pelo Jardin Exotique. As vistas são incríveis - é possível ver Mônaco e a Itália!

Veja mais idéias de roteiros por esta região aqui: 

2 De ônibus pelo Vale do Loire

Vale do Loire é uma região da França próxima a Paris, que abriga cidades histórias, vilarejos charmosos e muitos castelos incríveis - um lugar onde viviam reis, rainhas e as famílias nobres francesas.

Eu visitei o Vale do Loire numa excursão guiada de ônibus desde Paris, como contei aqui: 


O pacote que eu comprei (de um dia inteiro, saindo de Paris de manhã cedo e voltando de tardezinha), incluía 3 Castelos: Chambord, Chenonceau e Cheverny.

Vale do Loire
Chenonceau

Vale do Loire
Vale do Loire

Vale do Loire
Chenonceau

Vale do Loire
Cheverny

Vale do Loire
Chambord

Vale do Loire

Adorei essa oportunidade de conhecer um pouco do Vale do Loire, mas, além destes passeios guiados de ônibus serem caros, a gente fica limitado ao que a excursão oferece. 

Os transportes públicos também não são uma opção boa para viajar entre os vilarejos e castelos do Vale do Loire, pois as conexões e horários são ruins e as estações não ficam próximas aos pontos turísticos que você vai querer visitar. 

Certamente a melhor maneira de viajar pelo Vale do Loire é num carro alugado, por conta própria, podendo parar em cada lugar do caminho que der vontade. E, estando entre 3 ou mais pessoas, é também a maneira mais econômica! 

Os deslocamentos são mais rápidos e flexíveis, você não fica dependendo dos horários e conexões de transportes públicos, sempre pode mudar o seu roteiro a qualquer momento, e ainda consegue visitar outras cidadezinhas nos arredores. 

Por isso, a minha sugestão é que você comece o seu roteiro de carro pelo Vale do Loire visitando Versalhes e depois siga para Chartres. Assim, você pode pernoitar em Chartres e, no dia seguinte, seguir viagem pelos castelos e vilarejos mais fofos da região do Loire. 

Veja abaixo uma sugestão de roteiro de 3 dias pelo Vale do Loire que eu criei no Google Maps para vocês - ainda dá para incluir neste roteiro a cidade de Orleans, que eu deixei de fora:

Vale do Loire
roteiro de 3 dias pelo Vale do Loire
A Caroline também fez um roteiro de 4 dias pelo Vale do Loire, e contou como foi a viagem dela aqui: Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias.

Veja mais idéias de roteiros por esta região aqui: 

3 De motorhome pela Alsácia

Na  nossa viagem de motorhome pela França, o destino escolhido foi a Alsácia, região no nordeste francês, que faz fronteira com a Alemanha.

Fizemos um roteiro lindo de 5 dias pela Alsácia francesa, passando no total por 11 pequenas aldeias e vilarejos e grandes cidades: Wissembourg, Hunspach, Estrasburgo, Obernai, Bergheim, Ribeauvillé, Riquewihr, Kientzheim, Kaysersberg, Colmar e Eguisheim.
  • Dia 1 Luxemburgo - Wissembourg - Hunspach
  • Dia 2 Hunspach - Estrasburgo
  • Dia 3 Estrasburgo - Obernai - Bergheim - Ribeauvillé
  • Dia 4 Ribeauvillé - Riquewihr - Kientzheim - Kaysersberg - Colmar
  • Dia 5 Colmar - Eguisheim - Basel

Veja mais idéias de roteiros por esta região aqui:

Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues

Alsácia_França
de motorhome pela Alsácia

Alsácia_França
arquitetura típica na Alsácia Francesa

Alsácia_França
Estrasburgo

Alsácia_França

Alsácia_França

Alsácia_França

Alsácia_França
Alsácia
Não vou comentar sobre os custos destes roteiros de carro e motorhome pela França porque essas viagens foram há mais tempo, e os valores obviamente mudaram desde então. Como fizemos outro roteiro de carro pela França bem mais recente (em setembro de 2019), vou deixar para compartilhar com vocês mais adiante os custos desta última viagem de carro pela Normandia e Bretanha, que certamente são valores mais atualizados.

Vou contar sobre o nosso último roteiro de carro pela França - Normandia e Bretanha - no outono europeu de 2019, mais abaixo.

Veja mais idéias de roteiros pela Normandia e Bretanha aqui: 

Como é viajar de carro alugado pela França

Voamos de Londres para o Aéroport Charles de Gaulle em Paris e reservamos um hotel bem pertinho do aeroporto para passar a nossa 1ª noite na França, já que íamos chegar ao país tarde da noite e na manhã seguinte já começaríamos nosso roteiro de carro pela Normandia. 

Contei sobre nossos voos 'grátis' para Londres e Paris aqui: Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris.

Nossa chegada ao Aéroport Charles de Gaulle foi muito simples, sem nenhuma fila na imigração e nenhuma pergunta. Só carimbaram nossos passaportes e nem 'au revoir' não nos deram!

Roteiros pela França
na chegada à França, carimbaram nossos passaportes e nem 'au revoir' não nos deram
Fomos direto para a lojinha da Hertz pegar nosso carro alugado - o desembarque fica bem perto do local onde estão situadas as locadoras de carros no aeroporto, sem grandes caminhadas e sem necessidade de pegar nenhum tipo de transporte pra chegar lá.  

Na Hertz também foi tudo muito rápido e eficiente. Não pediram a PID (permissão internacional para dirigir) - apenas a CNH (carteira de motorista brasileira), passaporte e cartão de crédito internacional do condutor

Não é possível (em locadora nenhuma do mundo, que eu conheça) alugar o carro com cartão de crédito de uma pessoa e colocar outra pessoa como sendo o condutor. Eles sempre exigem que o cartão de crédito usado no aluguel do veículo tenha o mesmo nome daquele que será o 'condutor' no contrato. 

Já tentamos várias vezes colocar o Peg de condutor (motorista) e pagar o aluguel com o meu cartão de crédito, mas nunca aceitam. Até dá para colocar 2 condutores no contrato de aluguel, por exemplo, mas, na maioria das vezes, eles cobram uma taxa extra para acrescentar um 2º condutor no contrato.

Alugamos um carro compacto com seguro total e nos deram um carro melhor que o esperado, mas manual.

Roteiros pela França
pegando nosso carro alugado na lojinha da Hertz no aeroporto de Paris


Quando for alugar o seu carro pela internet, e escolher o tipo de veículo, leve em consideração a quantidade de pessoas e, principalmente, de malas - não adianta nada tentar economizar alugando um carrinho compacto se você pretende viajar com malões que não caberão no porta-malas. Nós viajamos apenas com 3 malinhas de bordo, então um carro compacto era perfeito para nós 3. 

Não esqueça também de verificar a política de quilometragem do carro que você vai alugar. Eu prefiro sempre escolher aluguéis de carros com sistema de quilometragem livre. Na Normandia, por exemplo, existem alguns deslocamentos bem longos (nós rodamos 1100Km), e eu acho horrível ficar pagando 'por fora' pelos quilômetros percorridos.

Quando te entregarem as chaves do veículo na locadora, faça uma inspeção completa no carro, por dentro e por fora, e exija que eles coloquem no contrato qualquer arranhãozinho ou amassadinho que você encontrar - o que não constar no contrato poderá ser cobrado de você no final! 

Nós sempre fazemos uma conferência super minuciosa e ainda fotografamos o carro na locadora antes de sairmos com ele. Em uma ocasião, já quiseram nos cobrar um quebradinho num para-brisa, por exemplo, e eu mostrei que havia especificado aquela avaria no contrato antes de sairmos da locadora.

Saímos de carro alugado do aeroporto pouco depois das 23hs, direto para o hotel que havíamos reservado bem pertinho do aeroporto para passar a nossa 1ª noite na França.

Escolhemos o hotel mais barato que encontramos no Booking perto do Aeroporto Charles de Gaulle, já que chegaríamos tarde e sairíamos de manhã cedo - esse é um lugarzinho perfeito para passar uma noite perto do aeroporto internacional de Paris: Première Classe Roissy - Aéroport CDG - Le Mesnil-Amelot.

O endereço é Rue Du Stade Sauvanet, 77990 Le Mesnil-Amelot. Se você colocar no Google Maps, vai ver como fica realmente pertinho do aeroporto. 

A diária em um quarto triplo custou € 83, sem café da manhã.


Roteiros pela França
nossas malinhas de bordo eram ótimas para o tamanho do porta-malas do nosso carro compacto e também para os quartos de hotéis na França, que são geralmente bem compactos também hehehe...
Como falei, fizemos um seguro total da locação do carro - com isenção de franquia - para não termos que nos preocupar com qualquer problema durante a viagem. Se tivéssemos qualquer problema, não pagaríamos nenhum centavo para usar o seguro da locadora.

Os nossos cartões de crédito nos dão direito a seguro incluído quando alugamos um carro no exterior usando o cartão. Normalmente, usamos apenas este seguro 'grátis' do cartão de crédito - mas esses seguros de cartão de crédito oferecem uma proteção bem mais limitada, e exigem o pagamento de franquia. Como a motorista da viagem seria a minha irmã, para ela ficar bem tranquila, optamos pelo seguro total, sem franquia.

Foi uma boa decisão, que nos deu bastante tranquilidade durante toda a viagem...tem vezes em que vale a pena pagar um pouquinho mais pelo seguro para viajar sem preocupação nenhuma, né!

Mais abaixo eu falo sobre os valores da locação do carro com seguro total. 

Vale lembrar também que você pode pegar o automóvel alugado em um local e entregar em outro, sem problemas. Isso facilita bastante na hora de montar o seu roteiro. 

Se o pick-up e a devolução do carro forem dentro da área metropolitana de Paris, normalmente essa conveniência não tem custos extras. Nós pegamos e devolvemos o nosso carro alugado no Aéroport Charles de Gaulle em Paris porque era conveniente para nós, mas, diferente dos aluguéis de motorhome, onde trajetos 'one way' não são bem vistos, em viagens de carro sempre existe essa possibilidade. 

Você tem que verificar apenas se não há cobrança de uma taxa extra para devolver o carro em um local diferente do 'pick-up'. Falo mais sobre isso adiante, nas minhas 'dicas para montar um roteiro de carro pela França'. 

Não esqueça de adicionar a cadeirinha de bebê no aluguel do seu carro se você tiver um pequeno viajante! Se você não reserva a cadeirinha com antecedência, pode chegar lá na locadora e não ter disponibilidade! Em algumas viagens, eu até levei a cadeirinha ou o assento de elevação do Lipe daqui do Brasil, para não precisar pagar pelo aluguel.

O mesmo ocorre com o GPS: se você quiser alugar um junto com o carro, reserve antes. Mas, hoje em dia, acho muito melhor custo-benefício comprar um chip de celular com internet e usar o Google Maps ou o Waze para me orientar do que usar um GPS!

Para nos orientarmos na estrada nesta viagem de carro pela França, usamos o Google Maps o tempo todo. Se você ainda não costuma usar o Maps, comece já (ou, se preferir, use o Waze). 

Durante a nossa roadtrip pela França, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa para ter internet na estrada, e funcionou super bem - não ficamos na mão nunca!


Roteiros pela França
na nossa roadtrip pela França usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa para ter internet na estrada
Roteiros pela França
para nos orientarmos na estrada nesta viagem de carro pela França, usamos o Google Maps o tempo todo
Roteiros pela França Roteiros pela França

As estradas e o asfalto na França são perfeitos, os motoristas franceses costumam ser bem-educados no trânsito e a sinalização é excelente - as placas indicam cidades, saídas, pontos turísticos da região, postos de combustível e áreas de descanso.

Como vínhamos de uma viagem de carro pela Inglaterra e País de Gales, onde eles dirigem na mão inglesa, do lado 'errado' da estrada, por estradinhas super estreitas, sem acostamento, a viagem pelas "largas" estradas francesas foi um verdadeiro passeio!

Leia mais aqui: 


Eles possuem 3 tipos de estradas:
  1. grandes rodovias - A, de 'autoroute'
  2. rodovias comuns - N, de 'route nationale'
  3. estradas secundárias - D, de 'departimentale'
Preste atenção nas velocidades máximas de cada tipo de estrada, que variam entre 50, 70, 90, 110 e 130Km/h, com redução em caso de chuva. 

Os radares são comuns nas estradas e nem sempre são sinalizados. Muitas vezes os policiais ficam estacionados à beira da pista com radar, só flagrando os apressadinhos e cobrando as multas - eles podem inclusive apreender o veículo, caso o excesso de velocidade tenha ultrapassado 25% da velocidade máxima permitida na via.

Roteiros pela França
as estradas que possuem um 'D' no nome, de 'departimentale', são estradas secundárias
Devolvemos o carro alugado no aeroporto de Paris depois das 22hs.

A devolução do carro na locadora Hertz do aeroporto, ao final da viagem, também foi bem simples, apesar de termos chegado ao balcão da locadora com um pequeno atraso: entregamos as chaves no balcão da Hertz e tchau - nenhuma papelada, nenhuma burocracia, bem tranquilo.

Lembre-se de reabastecer o veículo antes de chegar na locadora e tenha cuidado com atrasos na devolução do carro alugado, pois eles podem acabar cobrando uma diária a mais! 

Ah, e verifique com antecedência os horários de funcionamento da locadora, para não chegar lá e dar com a cara na porta, ou ter que pagar taxas extras.

Para conhecer a Normandia, principalmente, você precisa estar preparado para muitos e longos deslocamentos durante a viagem, pois os principais pontos turísticos da região ficam localizados ao longo de mais de 600Km de litoral - sim, a Normandia é grande!

Se você quer visitar, numa mesma viagem, atrações como a Casa de Monet em Giverny, as incríveis falésias de Étretat, as praias do desembarque no Dia D e o Mont Saint-Michel, por exemplo, é imprescindível que você tenha um carro alugado para percorrer o caminho entre cada uma delas.

Sem dúvida, a melhor maneira de percorrer a Normandia, especialmente para quem quer fazer um roteiro de vários dias, é num carro alugado!

Como já mencionei, a França tem rodovias excelentes, o trânsito é tranquilo, e dirigir por lá é muito fácil.

Em alguns casos específicos, como expliquei nos posts sobre cada destino, você poderá fazer passeios bate e volta de trem partindo de Paris, especialmente para conhecer Chartres, Versalhes ou Rouen, por exemplo. Mas, se quiser montar um roteiro de vários dias, envolvendo outros destinos, certamente será melhor alugar um carro, pois alguns destinos simplesmente não são servidos por linhas de trem, como é o caso do Mont Saint-Michel, das praias do Dia D, Honfleur e Étretat - para todos estes destinos, será necessário fazer baldeação para um ônibus para completar o percurso.

A oferta de trens, especialmente nos pequenos vilarejos, é bem escassa, e com horários muito limitados. Os frequentes trens que existem entre as cidades maiores, como de Paris a Rouen (com parada em Vernon, de onde se pega um ônibus para Giverny), DeauvilleTrouville-sur-Mer e Caen, são exceções.

O mesmo ocorre no Vale do Loire, na Costa Azul e na Alsácia, onde as distâncias a serem percorridas entre os diversos pontos turísticos são menores do que na Normandia, de um modo geral, mas os transportes públicos também não levam a todos os cantinhos que você certamente vai querer desbravar.

Já falei antes e repetirei abaixo esse mantra: para desbravar o interior de um país europeu, alugue um carro ou motorhome - é sempre a melhor opção, de longe!

Abaixo também explico um pouco mais sobre as viagens de trem pela Normandia.

Normandia
vistas que você vai ter viajando pelo interior da França num carro alugado

Normandia
paisagens típicas da Normandia

Quanto custa viajar de carro pela França

Para que vocês tenham uma idéia bem aproximada dos custos de uma viagem de carro pela França, pegamos o carro na locadora com o tanque cheio e devolvemos com o tanque cheio. 

Abastecemos apenas em Saint Malo, e depois de volta na chegada em Paris, para devolver o carro alugado com o tanque cheio na locadora Hertz do aeroporto. 

Pagamos € 74 por 49 litros de diesel. O preço do litro de diesel foi € 1,51 em Saint-Malo. 

Abastecemos novamente chegando em Paris: colocamos 37 litros de diesel e pagamos € 58. O preço do diesel em Paris foi de € 1,56 por litro. 

No total, rodamos 1100Km neste roteiro de carro pela França e gastamos € 132 de diesel (86 litros).

A viagem entre Saint-Malo e o aeroporto de Paris, com parada em Chartres, por exemplo, nos custou € 58 em diesel no total - fico me perguntando quanto custará essa viagem de trem para 3 pessoas.

Normandia
o preço do litro de diesel foi € 1,51 em Saint-Malo
O aluguel do nosso carro compacto, com seguro total, custou U$ 41 por dia (+ IOF do cartão de crédito). Lembre que alugar um carro por mais tempo - normalmente a partir de 7 dias - diminui o custo das diárias.

Faça as contas e tire suas próprias conclusões!

Na minha opinião, não existe discussão possível: entre 3 pessoas, viajar de carro alugado é ridiculamente mais barato - e você tem 2000x mais flexibilidade - do que viajar de trem ou mesmo de ônibus!

Adoro a liberdade de poder parar onde bem entendermos, ir e vir quando quisermos, descobrir lugarzinhos que raramente vêem um turista, conhecer atrações inesperadas no roteiro, tirar muitas fotos, mudar o roteiro e explorar...é tão bom ter flexibilidade para fazer as coisas no nosso tempo, sem ter horários marcados e sem pressa - isso não tem preço!

Viajando de carro pelo interior da França, você vai percorrer estradinhas que passam por charmosos vilarejos medievais - rodovias lindas e seguras - e vai descobrir, a cada poucos Kms, um lugar onde vai querer parar para uma visita. E o melhor de tudo: não estará preso a itinerários ou aos horários dos transportes públicos!

Isso sem falar que existem muitos vilarejos charmosos pelo interior da França onde é praticamente impossível chegar usando transporte público, como é o caso da Alsácia, Vale do Loire, Costa Azul e Normandia, sendo um roteiro de carro alugado a única alternativa possível para se viajar de forma eficiente por essas áreas mais remotas (e mais fofas) do país!

Aventure-se! 🚗

Normandia
existem muitos vilarejos charmosos pelo interior da França onde é praticamente impossível chegar usando transporte público

Normandia
adoro descobrir lugarzinhos que raramente vêem um turista e conhecer atrações inesperadas no roteiro

Abastecendo o carro na França

Você encontra diesel na França com valores entre € 1,50 e € 1,58 por litro, aproximadamente. 

Nas estradas principais francesas, não é difícil encontrar postos de combustível, mas, nas estradinhas secundárias do interior francês, não é tão fácil, então mantenha o tanque sempre com uma boa quantidade de combustível. 

Na hora de abastecer, preste atenção se o seu carro alugado é movido a diesel ou a gasolina, e escolha o combustível correto na bomba, já que os postos são quase sempre 'self-service' (você mesmo é quem faz o serviço). 

Quando terminar de abastecer (a bomba se desliga sozinha quando o tanque está cheio), você paga pelo combustível na loja de conveniência - informe o número da bomba que usou para abastecer e eles te cobram.

Na hora de devolver o carro alugado na locadora, não esqueça de completar o tanque de combustível.

Normandia
o preço do diesel em Paris foi de € 1,56 por litro

Pedágios na França

As estradas francesas chamadas 'autoroutes', que têm um 'A' no nome, são pedagiadas, e alguns pedágios têm valores bem consideráveis. Nós usamos muitas estradinhas rurais na nossa viagem pela Normandia, mas às vezes também pegávamos as autoroutes, que são bem mais rápidas. 

Os valores dos pedágios variam de acordo com a quilometragem percorrida, o que eu acho bem justo (muitos países europeus são assim).

Nos posts que escrevi sobre cada trecho da viagem, fui informando os valores que gastamos em pedágios, mas não pretendo somar esses valores - somar custo de pedágio é sofrimento, né gente! Totalmente desnecessário kkkk...se vocês quiserem saber direitinho o valor de pedágio que gastamos em cada trecho, é só conferir nos meus posts - os links estão lá no começo e no final deste post!

Apenas a título de exemplo, seguem alguns:
  • Entre Giverny e Rouen: € 3,80 + 6,90
  • Para cruzar a ponte entre Le Havre e Honfleur: € 5,40
  • Entre Saint-Malo e Chartres: € 23,60
  • Entre Chartres e Paris: € 6,80
Normandia
usamos muitas estradinhas rurais na nossa viagem pela Normandia - as estradas secundárias, que têm um 'D' no nome, onde não há cobrança de pedágio

Estacionando na França

Encontrar onde estacionar o carro nos centros históricos das cidades francesas pode ser complicado e caro. 

Tente sempre reservar hotéis nos lugares onde você pretende pernoitar que incluam estacionamento ou que, pelo menos, tenham lugares próximos onde você tenha uma noção do preço que vai pagar pelo estacionamento pro seu carro alugado.

Nos posts que publiquei sobre cada cidade dos nossos roteiros, eu sempre indico quais foram os hotéis com estacionamento grátis que nós escolhemos em várias cidades francesas e alguns dos lugares onde estacionamos nosso carro/motorhome alugado nas cidades que visitamos.

Veja, por exemplo, em HonfleurMont Saint-MichelColmar ou Estrasburgo

Além disso, vale lembrar que, na França, assim como em outros países europeus, em muitos lugares o trânsito de veículos é restrito apenas para moradores, existem faixas que são restritas apenas para ônibus, em outros lugares há um limite máximo de tempo pelo qual você pode ocupar uma vaga de estacionamento (mesmo pagando), ou apenas moradores com permissão especial podem estacionar ali...então todo o cuidado é pouco na hora de escolher onde vai largar seu carro, para não tomar uma multa em euros ou, pior ainda, um guincho!

Na Normandia, felizmente, existem vários lugares e atrações que têm estacionamentos gratuitos, como é o caso de Giverny, do Cemitério Americano em Colleville-sur-Mer e de alguns pontos turísticos nas praias do desembarque, por exemplo. 

Assim como com os pedágios, eu também prefiro não somar os nossos custos com estacionamento. De novo, é um sofrimento bem desnecessário hahahaha...para saber exatamente quanto pagamos em parquímetro e estacionamentos em cada cidade do nosso roteiro, é só conferir nos posts relativos a cada cidade, está tudo bem pormenorizado lá!

Apenas a título de exemplo, seguem alguns valores de parquímetro no centro histórico de algumas cidades francesas:
  • Rouen: € 1,80 por hora
  • Étretat: € 3,50 por hora
  • Honfleur: € 2 por hora
  • Saint-Malo: € 1,60 por hora
  • Chartres: € 2,40 por hora
Vale lembrar também que, na maioria das cidades, não é necessário pagar parquímetro após as 19hs. Depois desse horário, até às 8hs da manhã seguinte, o estacionamento é grátis.

Normandia
tarifas de parquímetro no centro histórico de Rouen


NormandiaNormandia 

Normandia
as regras de estacionamento na França são bem limitadoras e, em alguns lugares, há um limite máximo de tempo pelo qual você pode ocupar uma vaga de estacionamento - mesmo pagando

Normandia
regras de estacionamento no Monte Saint-Michel

Roteiro Normandia + Bretanha

Como nós não tínhamos muito tempo para viajar pelo interior da França, optamos por privilegiar a Normandia, que era uma região que eu ainda não conhecia e queria muito conhecer.

Então, fizemos um roteiro de carro completo pela Normandia, com um pedacinho da Bretanha, partindo do aeroporto de Paris e retornando para lá, ao final da nossa roadtrip. 

Incluímos no nosso roteiro: Paris, Ambleville, Fourges, Giverny, Vernon, Rouen, Étretat, Le Havre, Honfleur, Deauville, Trouville-sur-Mer, Caen, Bayeux, o Cemitério Americano em Colleville-sur-Mer, as praias do desembarque no Dia D, Pointe du Hoc Ranger Memorial, Mont Saint-Michel, Pontorson, Saint-Malo (já na região da Bretanha) e Chartres

Foi perfeito! Se tivéssemos mais tempo, poderíamos ter ido a Rennes também!

Normandia
roteiro de 6 dias pela Normandia e Bretanha, incluindo Chartres no caminho de volta para Paris
Para fazer este roteiro, o ideal são, no mínimo, uns 6 dias de viagem, divididos assim:
Se você puder pernoitar 5 noites neste percurso, indico:
Depois você ainda pode ficar uns 4 dias em Paris

Veja todos os posts com os detalhes de cada um dos nossos destinos nesta viagem pela Normandia e Bretanha abaixo:


Normandia
paisagens lindas nas nossas andanças pela Normandia

Normandia
Bayeux é um bom lugar para pernoitar no meio da sua viagem pela Normandia

Roteiro pelo Vale do Loire + Bretanha + Normandia (9 dias)

Se você tiver uns 9 dias disponíveis para viajar pelo interior da França, a dica é fazer o roteiro de 3 dias pelo Vale do Loire que eu sugeri acima, esticar até Villandry, Nantes, Rennes, Saint-Malo, Mont Saint-Michel, e emendar com o nosso roteiro pela Normandia (que também descrevi acima)!

Para isso, você vai precisar de, pelo menos, uns 9 dias de viagem, pois este roteiro completo, do jeito que eu sugeri, dá uns 1500Km de Paris a Paris.

Claro que também dá para fazer em menos tempo, se você cortar alguns destinos.

Veja um rascunho abaixo:

Normandia
roteiro de 9 dias pelo Vale do Loire, Bretanha e Normandia

Dicas para montar um roteiro de carro ou motorhome pela França

A minha sugestão para te ajudar a montar um lindo roteiro de carro pela França é a seguinte - é assim que eu sempre monto nossos roteiros e, modéstia à parte, eles ficam óoootemos:

1) Leia com atenção todos os meus posts da França e vá escolhendo os lugares que você tem vontade de conhecer;
3) Coloque os nomes de todos os lugares escolhidos no mapa do Google Maps; e
4) Trace o roteiro de carro que lhe parecer mais coerente entre os lugares escolhidos, partindo de Paris e voltando a Paris.

Porque começar e terminar o roteiro pela França em Paris?

Ora, muito provavelmente, o seu voo vai chegar e partir de Paris, e você vai alugar o carro e devolver em algum ponto de Paris, então faz muito mais sentido montar um roteiro circular começando e terminando na capital francesa.

Sim, é possível voar até Paris, alugar um carro no aeroporto, fazer um roteiro de carro de Paris até Nice, por exemplo, e depois devolver o carro alugado em Nice.

O problema num roteiro como este é que, além de as passagens aéreas 'open jaw' (chegando em um lugar e partindo de outro) serem mais caras, se você aluga um carro em Paris e devolve em Nice, acaba tendo que pagar taxas 'one way', que normalmente encarecem bastante o seu aluguel de automóvel.

Como já comentei acima, se o pick-up e a devolução do carro alugado forem ambos dentro da zona metropolitana de Paris, normalmente não precisa pagar essas taxas 'one way'. Mas, se quiser pegar em Paris e devolver em outra cidade, como Nice, por exemplo, as taxas já se aplicam (quase sempre).

Por isso, eu sempre procuro fazer roteiros circulares, começando e terminando no mesmo ponto, e evito ao máximo essas taxas 'one way'!

motorhome pela França
viajando de motorhome pela França

Vale do Loire
é bem fácil planejar um roteiro circular de carro pelo Vale do Loire, começando e terminando a viagem em Paris

Viajar de trem pela Normandia

Em cada post que publiquei sobre este nosso roteiro pela Normandia, indiquei como chegar nos destinos de trem, quando possível.

Mas vale lembrar que, embora a França pareça muito bem servida de trens, nem todas as cidades da Normandia possuem linhas férreas - assim como também ocorre no Vale do Loire, na Alsácia e na Costa Azul, onde muitas das aldeias mais charmosas não são servidas por linhas ferroviárias.

Eu concordo que viajar de trem é uma delícia - eles são seguros, pontuais e não dão trabalho nenhum para dirigir, e a gente ainda pode até aproveitar para tirar um cochilo nos deslocamentos mais longos. Mas você precisa entender que a Normandia é uma região perfeita para uma 'roadtrip', com pequenos vilarejos pelo caminho onde você vai querer experimentar os queijos artesanais, as cidras regionais e parar nas boulangeries para comprar produtos pro seu próximo piquenique.

Só viajando pelas lindas estradinhas da Normandia num carro alugado é que você terá oportunidade de encontrar châteaux, contruções medievais e tantas outras atrações que não estão nos guias turísticos, mas que dão toda a graça a este roteiro.

Por isso, os trens definitivamente não são o melhor meio de transporte para desbravar a Normandia. Muitas vezes, você terá que dar uma grande volta para chegar à outra cidade, onde é possível fazer baldeação até o seu destino pretendido, pois a rota não é direta entre as 2 cidades de interesse, o que acarreta muitas voltas desnecessárias e perda de tempo e dinheiro.

Outras vezes, terá que fazer um percurso de trem + ônibus para chegar aonde quer ir, como é o caso de Giverny ou do Mont Saint-Michel, por exemplo. Ainda, em alguns lugares, o trem deixará você numa estação bem distante das principais atrações turísticas, sem muitas opções de transportes locais.

Isso para não falar que os trens não oferecerem nenhuma flexibilidade de horários nesses trajetos pelo interior.

Na Normandia, onde vários pontos turísticos ficam situados ao longo do litoral, não há um meio de transporte público eficiente que conecte todos eles, sendo quase impossível visitar os lugares relativos à 2ª Guerra Mundial, por exemplo, como as praias do desembarque no Dia D, sem um carro alugado (ou um tour organizado a partir de Bayeux ou Caen).

Em síntese, não é impossível fazer um roteiro pela Normandia em transporte público, mas os custos serão altos (muito mais do que num carro alugado), e você perderá muito tempo nas conexões. Não é rápido, nem prático, nem conveniente.

Normandia
para chegar ao Mont Saint-Michel usando transportes públicos, você terá que fazer um percurso de trem + ônibus

Onde ficar na Normandia

Escrevi diversos posts sobre cada um dos lugares que visitamos na nossa viagem pela Normandia e Bretanha.  

Nesses posts, contei detalhadamente sobre os hotéis em que ficamos hospedadas em cada cidade (no Monte Saint-Michel, em Honfleur, etc) e, nos lugares onde nós não pernoitamos, eu deixei dicas de bons hotéis para ficar, que eu havia pesquisado antes da nossa viagem "para o caso de" resolvermos mudar o roteiro, o que de fato ocorreu, hehehehe...

Para ver todas as nossas dicas de onde ficar na Normandia, veja os posts abaixo:

Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Onde ficar em Paris: dicas de hotéis baratos e bem localizados

Normandia
nosso hotel em Honfleur, na Normandia

Chip de celular para usar na França

Durante a nossa viagem pela França, Inglaterra, País de Gales e Holanda, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Você já esteve na França? Viajou de carro pelo país? Fez um roteiro pela Normandia?

Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante as nossas viagens pela França, usamos as hashtags #PVnaEuropa e #LipenaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis da França!

Veja também esse vídeo das nossas aventuras numa viagem anterior a Paris:




Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.

Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Roteiros pela França

Roteiros pela França

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: