Menu

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar: a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza

Os incríveis fenômenos da natureza que você pode testemunhar na Noruega: aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar
Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza

Na Noruega é possível assistir aos fenômenos mais incríveis que a natureza pode oferecer: a aurora boreal, o sol da meia-noite e a noite polar. 

Neste post, vou deixar as nossas dicas sobre esses eventos que todo mundo deveria ter a oportunidade de testemunhar em algum momento da vida: o que é o sol da meia-noite? Quando e onde presenciá-lo? Qual a melhor maneira de capturar em fotografias esse fenômeno tão impressionante? O que é a noite polar? Qual o melhor lugar para ver a auroral boreal? Qual a melhor época do ano para ir à Noruega?

Sobre nossas dicas de viagem à Noruega, leia também:


Todas as respostas aqui:
Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
no verão, os dias são intermináveis na Noruega

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
um por do sol que assisti no Vigeland Park por volta das 23hs

O que é o sol da meia noite?

Muitas pessoas me perguntaram, durante a nossa viagem, se veríamos o fenômeno da aurora boreal. Pessoal, não é possível ver as luzes dançantes no verão! Vimos esse espetáculo da natureza há alguns anos na Islândia, no inverno, em novembro. 

Durante o verão, o fenômeno que a gente testemunha no norte do planeta é outro, que nos deixa ainda mais confusos: o sol da meia-noite (Midnight Sun), um fenômeno natural que ocorre durante o verão em áreas ao sul do Círculo Polar Antártico e ao norte do Círculo Polar Ártico, como é o caso do norte da Noruega. 

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. 

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

Na Noruega, o arquipélago de Svalbard é o local onde o fenômeno do sol da meia-noite acontece por mais tempo. Nessa região, entre os dias 20 de abril e 22 de agosto, o sol não se põe nunca. Quanto mais ao norte você estiver, mais oportunidades terá de observar o sol da meia-noite. 

Nas Ilhas Lofoten, onde estivemos, o sol da meia-noite ocorre entre 24 de maio e 14 de julho.

Para ver as dicas dos locais para melhor apreciar o fenômeno, veja as informações que eu fotografei em um painel de informações turísticas em Moskenes:

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
painel de informações turísticas em Lofoten
Nós chegamos ao Círculo Polar Ártico atrasados para assistir ao fenômeno (no fim de julho), mas o que nós vimos lá, para mim, foi mais do que suficiente, pois, ao norte do Círculo Polar, nesta época do ano, o sol chega a se pôr no horizonte por um tempinho, mas o céu não escurece de fato nunca - fica aquele brilho rosado no horizonte e logo amanhece de novo! 

Nos meses de verão, os dias chegam a ter 24 horas de luz acima do Círculo Polar Ártico, o que permite aproveitar as paisagens ao máximo - enquanto eu escrevia este texto, eram 23:30hs e o dia estava claro! 

Na noite anterior, abri a clarabóia do motorhome 1:30 da manhã e não havia escurecido! Simplesmente não escurece nunca! 

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
a qualquer hora da madrugada, você abre a clarabóia do motorhome e vê essa claridade toda - para dormir, só com cortinas blackout!

Como fotografar o fenômeno do sol da meia-noite

O brilho dourado do sol é o que permanece na nossa memória quando a gente presencia esse espetáculo. O sol da meia-noite tende a acentuar as cores e alongar as sombras, o que cria muitas oportunidades de tirar fotografias lindas. 

Peguei várias dicas no site Visit Norway para fotografar o fenômeno:

1 Como as cores são ainda mais vívidas sob o sol da meia-noite, manter a simplicidade das imagens é uma boa ideia. Concentre-se em 2 ou, no máximo, 3 cores, para evitar que a imagem fique confusa e poluída.

2 Imagens no primeiro plano podem ser usadas para emoldurar objetos nos planos médio e de fundo, ajudando a criar uma imagem tridimensional.

3 Para maximizar o impacto do céu iluminado em uma paisagem, enquadre-a de modo a que o horizonte fique a 1/3 da altura da foto. Isso certamente ajudará sua máquina fotográfica a fazer a exposição mais apropriada.

Noite Polar em Lofoten

A noite polar - Polar Night - é um outro evento da natureza que ocorre nessa região, quando o sol não chega nunca a subir ao alto do céu - o máximo que ele consegue é ficar baixinho no horizonte durante algumas horas por dia. 

Esse fenômeno acontece nas Ilhas Lofoten entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro a cada ano - deve ser uma época meio ruinzinha para turistar, né, já que está sempre meio escuro, com pouquíssimas horas de luz por dia!

durante o fenômeno da noite polar, você NUNCA verá um dia ensolarado assim - durante um mês inteiro, o sol não sobe alto no céu nunca!

Aurora boreal na Noruega

Já comentei que, durante a nossa viagem, muita gente nos perguntou "e aí, vão ver a aurora boreal?" - pois é, o povo esquece (ou simplesmente não sabe disso), mas o fênomeno da aurora boreal (Northern Lights) não pode ser visto no verão, pois o sol simplesmente não se põe na Noruega no verão, e não existem noites longas e muito frias nesta época do ano - pre-requisitos para caçar aurora boreal!

Para ver as luzes dançantes, você precisa ir acima do Círculo Polar Ártico - ou o mais perto possível dele - durante o inverno, quando as noites são looooongas e hiper geladas (a partir de outubro até março é mais garantido)!

Nós vimos esse, que é um dos eventos mais incríveis da natureza, na Islândia, há alguns anos, e é realmente inesquecível. Contei todos os detalhes neste post: Aurora boreal na Islândia.

Veja todos os nossos posts da Islândia.


Eu sei que a maioria dos brasileiros tem aquele sonho de ir ver aurora boreal em Tromso, no norte da Noruega. 

A quem me perguntou, darei a minha opinião, sem querer polemizar, porque não estive em Tromso, então a minha opinião é só a minha impressão, o meu gosto, ok?

Na minha opinião, tem que ir para a Noruega no verão

O país é lindíssimo em qualquer época do ano, mas só no verão é possível fazer as trilhas mais famosas (Preikestolen, Trolltunga e Kjeragbolten) e viajar pelas estradinhas de montanhas. 

No inverno, a maioria das rotas cênicas fica fechada (pelo gelo/neve) e não é possível nem cogitar viajar de motorhome por lá. 

Se o seu sonho é ver aurora boreal (que só dá para ver no inverno), a minha opinião é que o melhor é ir não para a Noruega, e sim para a Islândia

Sim, porque a Islândia, diferente da Noruega, não tem as estradas fechadas no inverno! Nós percorremos toda a 'Ring Road' (estrada que faz toda a volta na ilha - ou seja, faz a volta no país inteiro) assistindo espetáculos de aurora boreal noite sim, noite também, de dentro da nossa campervan alugada!

A Islândia é ótima para viajar no inverno, porque lá não tem as estradinhas de montanha da Noruega, que fecham no inverno, entendeu?

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
sem palavras para descrever o quão emocionante é assistir a este espetáculo da natureza

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
aurora boreal na Islândia

previsão de aurora boreal na Islândia: muito alta!

Tromso é um destino turístico mundialmente famoso pela aurora boreal, mas, até onde pesquisei, não tem nada demais lá além da aurora e de algumas atividades de inverno, como dogsled; já a Islândia é um dos lugares mais lindos onde já estivemos, repleta de belezas naturais inacreditáveis, e vimos aurora boreal praticamente todas as noites em que estivemos lá! 

A ilha é tão boa para ver aurora quanto Tromso, e tem infinitamente mais lugares incríveis para conhecer no inverno, entendeu?

no verão, o máximo que você verá de aurora boreal na Noruega é esta encenação no Museu do Barco Viking em Oslo
Em resumo, a minha opinião, a quem interessar possa: vá para a Noruega no verão (julho/agosto) e veja o fenômeno do sol da meia-noite e todas as outras belezas naturais incríveis e imperdíveis da Noruega (que você não poderá ver no inverno) e vá para a Islândia em outubro/novembro e veja a aurora boreal lá e todas as maravilhas desse país que parece saído de outro planeta.

Você conheceu Tromso e discorda de mim? Deixa a tua opinião nos comentários!

Ah, e para quem decidir ir caçar as luzes dançantes na Islândia, fica a dica deste site, que foi onde encontramos as melhores dicas para prever e fotografar o fenômeno.

Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar na Noruega
a primeira noite de aurora boreal a gente nunca esquece! (Islândia)

Melhor época do ano para ir à Noruega

Depende do que você pretende da sua viagem: 

Se quiser curtir o que o inverno têm a oferecer, de pistas de esqui 5 estrelas à aurora boreal e dogsled, de novembro a março.

Para viajar de motorhome, de junho a setembro.

Para ver o fenômeno do sol da meia noite, vá em julho.

Para trilhas, cachoeiras e estradas abertas, o verão é a única época viável.

Para ver a previsão do tempo na Noruega e Suécia, a Gleusa, que mora lá, nossa guru para "assuntos de Noruega", recomendou usar o aplicativo YR, que é extremamente preciso, nas palavras dela!

Eu baixei no meu celular e usei a viagem toda!

Veja alguns prints de telas deste app:

Melhor época do ano para ir à NoruegaMelhor época do ano para ir à Noruega



Você já esteve na Noruega ou na Islândia? Assistiu a algum destes fenômenos da natureza? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Noruega, nós usamos a hashtag #LipenaNoruega nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" da Noruega lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

9 comentários:

  1. Não tem como concordar mais! A única época para visitar a Noruega é o verão. Não vale a pena pagar um monte para sofrer no gelo. (Para quem nunca viu neve, é melhor e muito mais barato ir para as Cordilheiras dos Andes!) Eu sou norueguês e estou falando isso com quase 60 anos sem nunca me acostumar com o inverno :)
    Não é coincidência que as palavras inverno e inferno são tão parecidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahaha, mas em norueguês elas são bem diferentes, não?? E como tu fala português tão bem?? Isso é Google Translate ou a Gleusa que te ensinou??

      Excluir
    2. Verdade! Os norueguêses não têm noção da relação entre inverno e inferno. "Helvete" não tem nada a ver com "vinter", eles acham. Quem não sabe, acho que inferno é um lugar agradável, com muito calor, como os nórdicos gostam. Ainda bem que eu aprendi um pouco de português para conhecer a verdade. :)
      (Um norueguês verdadeiro não gasta nem um centavo para viajar para o gelo, já tem suficiente aqui.)

      Excluir
    3. Svein, tu é engraçado! Eu li que, na Noruega, até o inferno congela! (vi fotos da cidade de Hell completamente branca de gelo e neve!) hahaha

      Excluir
  2. Concordo contigo, Claudia! Noruega é para ser curtida no verão, com todas as possibilidades de explorar sua natureza maravilhosa. A beleza da Noruega é algo para se apaixonar perdidamente :)
    Como você bem mostrou, viajar aqui de motorhome é um sonho no verão, e também no colorido outono!
    O inverno é escuro demais, pode ser exageradamente frio e escorregadio, o que limita muitas das atividades. Algumas das estradinhas mais lindas de montanhas são fechadas por meses por não ter condição de retirar o excesso de neve e gelo, e manter a segurança.
    Se o objetivo é ver neve, que realmente é linda, tem país mais barato e perto do Brasil. Se gosta de esquiar, aqui realmente tem todas as opções imagináveis. Se quer vir ver aurora boreal na Noruega, compensa já pegar vôo direto para o objetivo, de Tromsø para o norte, ou Svalbard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tu nem imagina como fico feliz de ver os comentários de vocês aqui! E o Svein, escreve em português desse jeito?? Não pode ser! Simmmm, fiquei imaginando várias vezes que maravilhoso deve ser o outono! Mas acho que eu preferiria ir a Svalbard lá por abril kkk o auge do inverno deve ser assustador lá!

      Excluir
  3. Fiquei muito contente de ver você mostrando a Noruega com tanto entusiasmo, assim como eu :) Svein fala muito bem português, e aprendeu rapidinho. Eu pelo contrário, continuo sofrendo com os sons de norueguês :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante! Acho o português dificílimo de aprender como segunda língua!

      Excluir
  4. obrigado a vocês pelo relato dessa incrível viagem, estávamos com nossa viagem marcada agora pra final de maio, mas com a pandemia não sabemos quando iremos remarcar nossa viagem pra Noruega, continuamos a estudar a viagem e a ler ainda mais sobre esse destino maravilhoso. Ler sobre detalhes e experiências que deram certo ajuda muito a definir o roteiro, obrigado novamente pela leitura que vcs proporcionaram, abrço

    ResponderExcluir