Menu

Sleep No More, uma experiência de teatro imersivo off-Broadway em Nova York

Sleep No More, uma experiência de teatro imersivo off-Broadway em Nova York
Sleep No More
Sleep No More é uma experiência de teatro imersivo off-Broadway em Nova York que conhecemos na nossa última viagem à cidade, e aqui eu conto como foi
Uma mistura de Macbeth, com inspiração também em filmes noir - pense num Hitchcock - e referências aos julgamentos de bruxas de Paisley de 1697. Essa é Sleep No More, uma experiência de teatro imersivo da qual ainda estamos nos recuperando, em todos os sentidos!

Sleep No More é uma experiência teatral em Nova York criada pela companhia britânica de teatro Punchdrunk especificamente para ser vivida em um antigo hotel abandonado - o McKittrick Hotel - na 530 West 27th Street.

Leia mais:


Sleep No More
Sleep No More, teatro imersivo em Nova York

Sleep No More

A produção de Sleep No More é baseada principalmente na obra Macbeth, de William Shakespeare (a história é uma releitura de Macbeth, digamos assim), mas também é inspirada nos filmes de Alfred Hitchcock e nos julgamentos de bruxas da Idade Moderna. 

A experiência foi criada originalmente para ser apresentada em Londres, no Beaufoy Building, em 2003, e depois foi reinventada em Nova York, onde as apresentações começaram no Chelsea, em 2011. Desde então, desde que o colega Ricardo me falou dessa experiência que ele teve em Nova York, eu tinha vontade ir conferir, afinal, do que se tratava esse tal 'Sleep No More' (valeu pela dica, Herbstrith!). 

Acredita que tínhamos ingressos para ir ao Sleep No More em março de 2020 e a apresentação foi cancelada na véspera, em razão da pandemia? Foi minha maior decepção naquela viagem 😐

Desta vez (março de 2022) eu não ia perder a experiência por nada no mundo!

Garantimos nossos ingressos antecipadamente e, no dia marcado, chegamos lá pelo menos 1h antes do horário marcado para a encenação começar - recomendo que você faça o mesmo. 

Primeiro, porque tem fila; segundo, porque tem toda a função de mostrar certificados de vacinação contra Covid e passaporte (ou documento com foto - todos os shows em Nova York estão exigindo, seja na Broadway ou off-Broadway); terceiro, porque depois tem mais fila para deixar o casaco na chapelaria (se você quiser, claro, mas já aviso que você não precisa de muita roupa lá dentro, pois a ginástica é grande e você vai suar!); e depois então começa a estranheza...

Simmmmm, pode ter certeza que essa vai ser uma das noites mais "estranhas" da sua vida, e essa é justamente a graça desse programa único em Nova York! 

Talvez você se sinta um pouco desconfortável, por vezes inadequado, sinta um pouco de medo ou um certo incômodo...uma verdadeira montanha-russa de emoções - todas essas sensações são absolutamente normais estando na plateia de Sleep No More, não se assuste!

Você vai ganhar uma máscara (que não tem NADA a ver com Covid), a qual vai usar durante toda a encenação. Todo mundo usa essas máscaras brancas meio macabras que estou usando na foto acima durante a apresentação - elas servem justamente para diferenciar o público dos personagens.

Depois vão trancar o seu celular numa sacolinha (não pode usar durante toda a apresentação, e nem pode entrar com bolsas, tem que deixar na chapelaria) e aí vai começar o sobe e desce de andar em andar do hotel - recomendo que, no dia que você for assistir Sleep No More, pegue leve durante os seus passeios a pé em Nova York, porque a noite certamente será puxada hehehehe...nós saímos exaustos do McKittrick Hotel

Tanto física quanto psicologicamente, aliás!

É uma experiência super envolvente e impactante - os espectadores (nós) vão caminhando por vários andares do edifício, subindo e descendo escadas, e percorrendo os mais diversos cenários - do banheiro ao cemitério, do manicômio a uma loja de animais empalhados - atrás das atuações.

As cenas (algumas bemmmm bizarras) vão mudando a todo instante, e você vai acompanhando - é uma coisa bem interativa, e os atores ficam praticamente junto com os espectadores. Você pode acabar até contracenando com um deles!

Ah, e é importante avisar que você pode terminar se separando da sua companhia, o que não tem problema nenhum! Aliás, é até recomendável! 

Sleep No More é uma experiência bem pessoal para cada pessoa (há quem ame e há quem odeie), e não tem problema nenhum se você se perder da sua amiga/do seu marido/namorado! No final, vocês se reencontram! E aí cada um pode contar ao outro o que vivenciou - com certeza a experiência de cada um terá sido completamente diferente do outro - não tenha medo!

No final da apresentação, você é levado a um bar de jazz ambientado nos anos 30, com música ao vivo - aproveite para tomar uns bons drinks e começar a digerir a noite 'mucho loca' que você acabou de viver 👀

Já tínhamos assistido a alguns espetáculos off-Broadway em Nova York antes, como o lindo Fuerza Bruta, de um grupo teatral argentino, mas nada se compara a Sleep No More - para o bem ou para o mal, Sleep No More é um evento único! 

E, como toda experiência pessoal, você só vai poder dizer se amou ou odiou depois de passar por ela - ou, como disse um crítico, depois de 'ser atravessado' por ela!

Para mais informações, ingressos, horários, etc, veja o site oficial do Sleep No More.

Sleep No More
Foto: divulgação

O que diz a crítica teatral sobre Sleep No More

Emocionante, alucinante! Diferente de tudo que você já viu.
Elisabeth Vincentelli, New York Post
Uma das obras de teatro mais divertidas e envolventes que você provavelmente verá! Se você tem algum senso de aventura, este é o teatro que você não pode perder.
Huffington Post
Perversamente maravilhoso. Uma noite única que envolve todos os sentidos. Uma produção brilhante! Transformativo. Uma noite de entretenimento excepcionalmente esclarecedora.
Thom Geier, Entertainment Weekly
Brilhantemente imaginado! Totalmente único! Brilhante e astuto e insano. O nível de detalhe é suficiente para fazer você babar.
Mark Kennedy, Associated Press

Sleep No More
Sleep No More

Leia mais sobre Nova York

O que fazer no Brooklyn, Nova York: de DUMBO a Williamsburg e Prospect Park
16 lugares para conhecer em Hudson Yards, Chelsea e no Meatpacking District

Nova York em tempos de pandemia: fotos chocantes da cidade que nunca dorme
Passeio de helicóptero em Nova York

Também já publiquei vários posts com roteirinhos em Nova York - tem roteiro para quem quer conhecer as principais atrações de NYC com economia com o CityPASS, roteiro de Nova York com crianças e até um roteiro especial para quem ama streetart e quer ver os murais do brasileiro Kobra em Nova York:

Onde encontrar murais do Eduardo Kobra em Nova York

Se vocês precisam também de dicas onde ficar em Nova York sem gastar muito, vejam aqui:

Onde ficar em Nova York gastando pouco: West Side YMCA
22 hotéis baratos em New York: dicas testadas e aprovadas

Você já esteve em Nova York? Foi a algum espetáculo da Broadway ou off-Broadway?

Veja algumas dicas dos nossos espetáculos favoritos em Nova York:


Deixe a sua dica também na nossa caixa de comentários, por favor! 

Acompanhe tudo no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #‎PVemNYC.

Tem um monte de dicas e fotos lá das nossas viagens à Big Apple!

Mostrei muito mais dos nossos passeios em New York lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques de New York!


Se quiser muito mais dicas de NYC, é só clicar neste link, onde estão todos os posts de Nova York no blog: New York City


Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!



Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: