Bourton-on-the-Water, a 'Veneza dos Cotswolds' |
Dicas de viagem pela região dos Cotswolds - a 'Toscana' inglesa - e sobre o interior da Inglaterra.
No ano passado, fizemos uma mini viagem de carro pelo interior da Inglaterra, cujo ponto alto foi, definitivamente, a região de Cotswolds, zona rural localizada bem no centro do país, que é uma verdadeira 'Toscana' inglesa.
A bem da verdade, antes de começar a planejar nosso roteirinho pelo interior da Inglaterra, nós sabíamos apenas que queríamos ir a Stonehenge, e conhecer Bath, Oxford e Cambridge. Eu nunca tinha ouvido falar sobre os Cotswolds...
Lendo sobre esses lugares, e estudando os mapas, acabei descobrindo que existiam, no caminho, os tais Cotswolds que, supostamente, eram cidadezinhas supercharmosas entre Bath e Stratford upon Avon (o berço de William Shakespeare). É sempre assim, a gente começa a planejar um roteiro e logo "surgem" 1000 outros lugares interessantes pelo caminho...
Eu, que tenho um fraco confessado por cidadezinhas românticas, não tive dúvidas: decidi que nós 'precisávamos' conhecer a região denominada Cotswolds.
E fiz muito bem!
Como são os Cotswolds
O lugar é realmente maravilhoso, e nenhuma viagem de carro pelo interior da Inglaterra deve ignorar a região, que é bem pequena e pode ser conhecida em um longo dia, mas que, devido à total ausência (e irregularidade) de transportes públicos, merece ser desbravada em pneus próprios (os do seu carro alugado, é claro!)...
Se puder, programe-se para rodar pelo menos 2 dias por ali, para conhecer mais daqueles vilarejos lindos!
Atenção para o seguinte: a direção na Inglaterra é, obviamente, na mão inglesa (com o perdão pela redundância), ou seja, tudo é do lado contrário.
Também tome cuidado com os lugares em que você estacionar, pois, na maioria das vezes o pagamento é obrigatório e, se você dormir no ponto, quando retornar terá uma "surpresinha" desagradável no pára-brisa, em libras!
Se você tiver interesse em saber mais sobre essa questão de dirigir na mão inglesa, dê uma olhada no post abaixo, sobre a nossa viagem de carro pela África do Sul em 2004 - lá também se dirige na mão inglesa: 6 dias na África do Sul em 2004, e 1534Km rodados na mão inglesa
Arlington Row - parece cenário de filme! |
Roteiro pelo interior da Inglaterra
Nosso roteiro the flash de 6 dias pelo interior da Inglaterra na primavera inglesa foi o seguinte, resumidamente:
Dia 1 - 2/5 - LONDRES - 9AM pegar carro alugado na Victoria Station (Europcar: Clio 1.2 = 6 dias = £244) - seguir para SALISBURY - Stonehenge - BATH (albergue YMCA - US$181.60 por 2 noites)
Dia 2 - 3/5 - BATH
Dia 3 - 4/5 - BATH - COSTWOLDS (Bibury, Bourton-on-the-Water, Upper and Lower Slaughter) - STRATFORD UPON AVON
Dia 4 - 5/5 - STRATFORD UPON AVON - Warwick Castle - OXFORD
Dia 5 - 6/5 - OXFORD - CAMBRIDGE
O que fazer na região de Cotswolds
No que toca especificamente à região de Cotswolds, fizemos o seguinte:
Saímos de Bath pela manhã em direção nordeste, a caminho de Tetbury, nossa primeira boa surpresa.
Depois, passamos por Cirencester, Barnsley e paramos para dar um passeio em Bibury ('the prettiest village in the Cotswolds', segundo os locais), que fica nas margens do Rio Coln.
Almoçamos trutas da fazenda e fomos conhecer Arlington Row.
De lá, seguimos para Bourton-on-the-Water, que tem o apelido de 'a Veneza dos Cotswolds', não preciso nem dizer porquê, né?
Depois de passear pelos canais e pontes da cidadezinha, seguimos até as vilas irmãs de Upper e Lower Slaughter: ainda não consegui decidir qual dos dois vilarejos eu achei mais lindo, ou em qual deles eu gostaria de morar - quem sabe 3 meses em cada um!?
As 2 cidadezinhas parecem condomínios fechados de luxo, chegou a dar 'nojo' de tanto estilo em um lugar só!
Após o banho de charme e romance, seguimos em direção a Stow-on-the-Wold, passamos por Moreton-in-Marsh e chegamos finalmente, já no fim da tarde, em Stratford upon Avon, onde passaríamos a noite.
Logo encontramos um Bed&Breakfast maravilhoso (o melhor em que nos hospedamos na Inglaterra!): Royalyn, com recepção calorosa, estacionamento nos fundos, internet wifi e lareira no quarto e full english breakfast - não poderíamos pedir mais nada, super, super aconchegante!
Infelizmente, pelo que pesquisei mais recentemente, essa pousada não está mais recebendo hóspedes, mas o que não falta em Straford upon Avon são pousadinhas aconchegantes.
Para ver algumas opções de hospedagem em Stratford upon Avon, clique aqui.
Depois de um longo dia rodando pelos Cotswolds, nada melhor do que dormir felizes da vida na terra de Shakespeare!
Cotswolds, coloque este lugar na sua listinha!
as irmãs Slaughter - um banho de charme
nosso Clio 1.2 alugado
trutas em Bibury
Bourton-on-the-Water - aqui, vale a pena experimentar scones and clotted cream - doçura capa de entupir as artérias!
Bibury, 'the prettiest village in the Cotswolds'
conto de fadas às margens do Rio Coln
o pequeno viajante se divertiu bastante no passeio...
Oi! Estou planejando uma viagem por Cotswolds em março (tudo culpa sua! ;) Como estarei com um bebe, não quero ficar mudando muito de hotel, então pretendo fazer uma base para explorar a região, e também ir no Castelo de Warwick (adivinha culpa de quem?) Qual cidade vc diria que é melhor base, Bath ou Stratford? Elas ficam muito "mortas" a noite, quando os "bate-e-volters" vão embora? Qual seria melhor para curtir o final da tarde e jantar? Também fiquei um pouco tensa com os estacionamentos... Como vc encontrou os estacionamentos nos pequenos vilarejos?
ResponderExcluirObrigada pela ajuda e pela inspiração! bjs
Putz!
ExcluirEstou com a mesma dúvida sobre qual cidade melhor pra dormir, entre Bath d Stratford é sobre como identificar onde (e pagar para) estacionar tb.