Menu

Copa do Mundo 2022 no Catar

Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2022 em Doha no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2022 em Doha no Catar

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar é, hoje em dia, um dos lugares mais conhecidos internacionalmente no Oriente Médio, talvez até mesmo por ser Doha, a capital do Emirado, o hub internacional da excelente companhia aérea Qatar Airways.

Só esses motivos já seriam suficientes para despertar nossa vontade de conhecer o Catar, mas tem muito mais! Seja numa curta escala em Doha, seja para passar uns dias explorando o Catar, há muito para ver e fazer por lá - vem comigo que eu vou te apresentar o país-sede da Copa do Mundo 2022. 

Alguém aí com planos de ir ao Mundial de Futebol? Conhece alguém que vai? Compartilha esse post então!

Veja também: 


Copa do Mundo 2022 no Catar
Estádio Khalifa em Doha, um dos principais estádios da Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
quando você chega ao aeroporto de Doha, já é recebido com várias alusões à Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
na Corniche de Doha há um relógio fazendo a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 no Catar em novembro, e mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da competição

Copa do Mundo 2022 em Doha no Catar ⚽️

A Copa do Mundo 2022 no Catar acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. 

Como comentei lá nos stories no Instagram, a impressão que se tem quando a gente desembarca no aeroporto no Catar é a de que o país inteiro só respira Copa do Mundo. A gente liga a televisão no hotel e todos os programas são sobre o Mundial de Futebol. Vamos comprar uma garrafa de água no mercadinho e a garrafa tem futebol no rótulo. Não se fala noutra coisa.

Na Corniche há um relógio fazendo a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 no Catar em novembro, e mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da competição. 

É possível visitar (por fora) os 8 estádios moderníssimos construídos ou reformados para a Copa do Mundo 2022. De dentro do avião, sobrevoando Doha, já é possível avistá-los ao longe. Nós vimos 3 deles - inclusive um construído inteiramente de contêineres, que será totalmente desmontado depois do evento. 

Cada um deles tem um simbolismo próprio, são como monumentos à cultura árabe.

Ainda não é possível visitá-los por dentro - só depois da Copa do Mundo é que, talvez, eles criem algum tipo de tour nos estádios.

Atualmente, a única forma de entrar nos novíssimos estádios de futebol do Catar para conhecê-los por dentro é indo assistir a um jogo que esteja acontecendo em algum deles - os brasileiros estão loucos para conhecer especialmente os estádios Lusail Iconic e 974 Stadium, onde a Seleção Brasileira vai jogar a 1ª fase

Para ver a programação dos jogos de futebol locais e tentar encontrar algum jogo que coincida com a sua viagem ao Catar, veja o site oficial da Associação de Futebol do Catar

Fomos também no Aspire Park, um parque que é um verdadeiro oásis em Doha, inaugurado em 2006 para os Asian Games, com playgrounds, áreas verdes, pista de corrida e árvores, onde ocorrerão vários eventos durante o torneio, e onde estão situados o Estádio Khalifa, o Shopping Villagio Mall e o moderníssimo edifício The Torch. Vou contar mais sobre esses lugares abaixo 👇

Também é nessa região que fica o Iconic 2022 - acredita que os qataris tiveram o desplante de construir edifícios inteiros no formato do número 2022?? Te falo em arquitetura datada 😅

Veja também: 

Copa do Mundo 2022 no Catar
Iconic 2022, edifícios inteiros construídos no formato do número 2022, em homenagem à Copa do Mundo no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
a Qatar Airways também não deixa ninguém esquecer que a Copa do Mundo 2022 será no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
alusões à Copa do Mundo da FIFA 2022 estão por todos os lados, desde que você desembarca no aeroporto de Doha

Copa do Mundo 2022 no Catar
área de chegadas do aeroporto de Doha no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
até quando você vai ao mercadinho comprar água - o futebol está até no rótulo da água mineral!

Copa do Mundo 2022 no Catar
mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da Copa do Mundo 2022 no Catar na Corniche de Doha

Copa do Mundo 2022 no Catar
relógio fazendo a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
o relógio da contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar foi inspirado pelo design do emblema da competição e inaugurado em novembro de 2021, um ano antes do início dos jogos

Copa do Mundo 2022 no Catar
de dentro do avião, quando você sobrevoa Doha, já é possível ver alguns dos estádios construídos especialmente para a Copa do Mundo 2022 no Catar

um dos estádios do Catar, construído inteiramente de contêineres, fica bem pertinho do Hamad International Airport em Doha

até à noite é possível visualizar os estádios do Catar de dentro do avião!

A escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo 2022

O Catar foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo em 2022 após muitas denúncias de corrupção, sendo inclusive acusado de pagar à FIFA para sediar a competição. A realização do torneio no Catar demandou a construção ou reforma de 8 estádios, sendo 6 deles na capital Doha. 

Os investimentos foram bilionários - os estádios moderníssimos (até com ar condicionado) estão todos prontos, mas centenas de obras estão ainda em andamento, incluindo a construção de muitos hotéis, estradas e linhas de metrô. 

Copa do Mundo 2022 no Catar
centenas de obras estão ainda em andamento em Doha, incluindo a construção de muitos hotéis e estradas

Copa do Mundo 2022 no Catar
o metrô de Doha está pronto para a Copa do Mundo, assim como os estádios, e funciona maravilhosamente bem

Copa do Mundo 2022 no Catar
o Catar foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo em 2022 após muitas denúncias de corrupção

Foi até alterada a data do Mundial, que normalmente é realizado pela Fifa nos meses de junho e julho. Devido às altíssimas temperaturas no Catar nessa época do ano, o evento desta vez será realizado nos meses de novembro e dezembro, quando é outono no Emirado, com duração de 28 dias (entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, como falei antes), quando as temperaturas são (um pouco) mais amenas.

Embora as muitas críticas à mudança de data (dizem que até nisso rolou corrupção), achei a decisão justa - do contrário, nunca na vida que um país do Oriente Médio poderia sediar os jogos - aliás, já comentei que o Catar é o 1º país árabe na história a sediar uma Copa do Mundo?

Quando estivemos lá, era recém início de maio, e o calorão já era absurdo, com temperaturas batendo nos 38, 39°C todos os dias! Imagine em julho, quando as temperaturas chegam facilmente aos 45, 47°C! Ninguém iria sequer querer turistar no país nessa época, imagine jogar futebol com essas temperaturas; ia ter jogador desmaiando toda hora!

Mesmo no outono, as temperaturas médias giram em torno de 26 e 33ºC no Catar (em novembro/dezembro), e a coisa não vai ser moleza - aliás, eles estão se preparando para amenizar o calorão que não é de Allah com estádios climatizados a suportáveis 29ºC!
 
Abaixo eu escrevo mais sobre esta questão do clima no Catar e a melhor época para visitar Doha 👇

Copa do Mundo 2022 no Catar
Peg passando mal no calorão absurdo de Doha em maio!

Outras denúncias que surgiram após a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo 2022 foram com relação às violações de direitos humanos referentes aos trabalhadores da construção civil que foram de diversos países para trabalhar nas obras da Copa. 

Muitas notícias de falta de equipamentos de proteção individual, condições de vida insalubres, retenção de passaportes, etc. Mas, ao que parece, era tudo uma questão cultural e de falta de leis trabalhistas. Foi até bom que isso tenha acontecido e que todas essas denúncias afloraram, porque só assim o país como um todo acabou se obrigando a criar legislação de proteção dos direitos dos trabalhadores. 

Conhecemos um monte de gente de Bangladesh, nepalis, indianos, muitos africanos pelas ruas - todos vivendo no Catar com vistos de trabalho na construção civil; e ganhando bem o suficiente para mandar dinheiro para casa!

O Brasil obviamente participará do mega evento: foi o 3° país a se classificar para o torneio, atrás apenas da Alemanha e do Catar.

Já a seleção do Catar não possui nenhuma tradição no futebol, e nenhum atleta conhecido internacionalmente. Em 2019 eles ganharam, pela 1ª vez, o título de campeões da Copa da Ásia, que foi disputada nos Emirados Árabes, tendo vencido o Japão na final. 

A vitória foi tão importante para o Catar que teve direito até a uma comemoração inusitada: foi em homenagem a este feito esportivo histórico que os Museus do Catar decidiram instalar a estátua do dedão dourado, Le Pouce, ou The Thumb, no coração do Souq Wakif - esta peça de arte pública, do artista francês César Baldaccini, certamente merece uma selfie!

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo 2022 da FIFA, veja o site oficial

Copa do Mundo 2022 no Catar
a estátua do dedão dourado, Le Pouce, foi instalada no coração do Souq Wakif em celebração a um dos maiores triunfos esportivos da história do Catar 

Copa do Mundo 2022 no Catar
o Brasil obviamente participará da Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
a Seleção Brasileira foi a 3ª a se classificar para o torneio, atrás apenas da Alemanha e do Catar

O problema de hospedagem durante a Copa do Mundo no Catar

No total, serão 32 times participando do evento na fase de grupos, por 12 dias! Mais de 2 milhões de ingressos foram colocados à venda! Li que os ingressos para os 3 primeiros jogos custam quase R$ 3.000,00!

No Catar, eles estão esperando receber mais de 1,7 milhão de visitantes durante a Copa do Mundo da FIFA, o que significa quase metade da população total do país! 

E esse é mais um dos 'problemas' que os qataris estão enfrentando em relação ao Mundial de Futebol: a falta de estrutura de hospedagem para acomodar tantos visitantes simultaneamente! 

As autoridades qataris estão analisando várias maneiras de acomodar o fluxo de turistas e garantir a segurança, mas a questão que fica é se o Catar terá quartos de hotel suficientes para receber todos os torcedores da Copa do Mundo - esses visitantes precisarão de aproximadamente 130 mil quartos, pelo que eu li.

Existem planos de hospedar muita gente em navios, e eles estão construindo hotéis em um ritmo alucinante...resta saber o que será feito desta super estrutura depois dos jogos...

Uma opção que muita gente está considerando é assistir a um jogo, voar para Dubai/Abu Dhabi, e depois voltar para o jogo seguinte. Outra opção é tentar conhecer a Arábia Saudita entre os jogos - o país faz fronteira com o Catar. 

Abaixo eu vou colocar mais dicas de onde ficar em Doha 👇

Uma coisa é certa: atualmente, o país parece deserto (de pessoas) - provavelmente o período de Copa do Mundo em 2022 será a única época, na história do Catar, em que todos os hotéis, estádios e estações de metrô maravilhosos que estão sendo construídos serão efetivamente usados bastante!

E outra certeza: eles estão prometendo que terá acomodação para todo mundo, mas não prometeram que será barato! Prepare o bolso! 

O inverno no Catar já é, normalmente, um período de alta temporada, quando as tarifas de hotéis são naturalmente mais altas - agora imagine alta temporada aliada à uma Copa do Mundo!? Não quero nem imaginar quanto não devem estar custando as diárias nos hotéis ainda disponíveis!


Copa do Mundo 2022 no Catar
atualmente, o Catar parece deserto (de pessoas) - provavelmente o período de Copa do Mundo em 2022 será a única época, na história do país, em que todas estas estações de metrô maravilhosas serão efetivamente usadas bastante!

Copa do Mundo 2022 no Catar
chega a dar pena do desperdício que é ver essas incríveis estações do metrô de Doha tão subutilizadas - imagina um metrô desses em Porto Alegre, que espetáculo seria!?

The Torch Doha

Este prédio, que tem o formato de uma tocha (por isso o nome, 'The Torch'), é um hotel design 5 estrelas que fica localizado ao lado do Estádio Khalifa e do Shopping Villagio Mall

Ele é o edifício mais alto de Doha, com 300m de altura, e também é conhecido como Aspire Tower.

Dizem que vale a pena subir no café/restaurante giratório que fica situado no 47º andar, chamado Three Sixty, de onde se tem vista panorâmica de Doha - ou, pelo menos, do centro esportivo do Aspire Park, do skyline bemmmm distante e da paisagem bege e desértica de Doha - mas nós não subimos, então não saberia dizer se vale mesmo. 

Até onde me informei, não é possível subir com máquinas fotográficas - só com celulares - então, se você está considerando subir para tirar aquela super foto com um mega zoom, esqueça. 

Para quem está podendo esbanjar, deve ser incrível se hospedar no The Torch, aí sim - embora, nesse caso, você vá ficar mais distante de outros pontos turísticos!

O hotel tem piscina infinita, salão de beleza e spa. O café da manhã é servido no Restaurante Flying Carpet, decorado com tapetes voadores.

O mais legal é que o The Torch é conectado ao Shopping Villagio Mall por uma passarela, e fica situado a apenas 200m do Estádio Khalifa, um dos estádios mais importantes de Doha.

Copa do Mundo 2022 no Catar
o The Torch Doha é um hotel design 5 estrelas que fica localizado ao lado do Estádio Khalifa e do Shopping Villagio Mall

Copa do Mundo 2022 no Catar
o The Torch Doha é conectado ao Shopping Villagio Mall por uma passarela

Copa do Mundo 2022 no Catar
o hotel tem um restaurante giratório que fica situado no 47º andar, de onde se tem vista panorâmica de Doha

Estádio Internacional Khalifa

O Estádio Khalifa é o único estádio que já existia no país desde 1976 e que não foi construído especialmente para o Mundial de Futebol, mas foi todo modernizado para a Copa do Mundo 2022 no Catar e está novinho em folha, inclusive com o recém inaugurado Museu Olímpico e do Esporte 321. 

Ele tem capacidade para até 50 mil torcedores, e fica situado em Sport City, junto ao Aspire Park, onde também estão localizados o hotel The Torch, o Shopping Villagio Mall e o edifício Iconic 2022.

Chegar lá de metrô é muito fácil (foi assim que fomos até lá): basta ir até a estação Al Aziziyah, na linha dourada do metrô de Doha, e depois caminhar 750m (8min) até o estádio. 

Copa do Mundo 2022 no Catar
Estádio Internacional Khalifa em Doha no Catar

Estádio Al Janoub em Al Wakrah

Outro estádio de futebol que também ficou lindo (vi por fotos e vídeos) foi o Al Janoub Stadium, com um estilo bem futurista, projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, e capacidade para 40 mil torcedores. 

As linhas elegantes desse estádio foram inspiradas nos cascos dos tradicionais barcos qatari de pesca de pérolas - os barcos dhow. 

Ele fica situado 20Km ao sul de Doha, em Al Wakrah, e o melhor jeito de chegar lá para conhecê-lo é usando carros de aplicativos, pela Doha Express Highway, pois a estação de metrô mais próxima fica longe. 

Mas saiba que, nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha vai colocar em operação um ônibus gratuito, que vai levar os torcedores da estação Al Wakrah, na linha vermelha, até o estádio, em apenas 15min. 

Copa do Mundo 2022 no Catar
no total, 8 estádios moderníssimos foram construídos ou inteiramente reformados para a Copa do Mundo 2022 no Catar

Estádio Al-Bayt

O Estádio Al-Bayt tem capacidade para até 60 mil torcedores, e é lá que serão realizadas a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022 no Catar e também diversos jogos até as semi-finais. 

Ele fica situado na cidade de Al-Khor, 50Km ao norte de Doha, e o seu design lembra as tendas usadas pelos beduínos no deserto. 

O melhor jeito de chegar lá para conhecê-lo também é usando carros de aplicativos, pela Al-Khor Coastal Road, pois a estação de metrô mais próxima fica bem longe. 

Nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha vai colocar em operação um ônibus gratuito, que vai levar os torcedores da estação Lusail, na linha vermelha, até o estádio, em apenas 30min. 

Estádio Al Rayyan

Como falei antes, cada estádio de futebol construído para a Copa do Mundo 2022 no Catar lembra algum aspecto da cultura qatari, e no Ahmad Bin Ali Stadium - Estádio Al Rayyan - não é diferente: esse estádio lindo lembra as dunas de areia do deserto do Catar, com seu formato ondulado e cor bege.

O Ahmad Bin Ali Stadium fica situado junto ao Mall of Qatar, em Rayyan, e é bem tranquilo chegar lá de metrô: é só descer na estação Al Riffa, na linha verde do metrô, e depois caminhar 8min (700m).

Stadium 974

Um outro estádio que tem feito bastante sucesso entre os turistas é o Stadium 974, localizado às margens do Golfo Pérsico, de frente para a skyline de West Bay. 

O número 974 é o código de discagem internacional para o Catar, e também o número exato de contêineres usado na construção do estádio, que tem capacidade para 40 mil torcedores. 

Garanta a sua foto lá, pois ele é o 1º estádio "desmontável" já construído, e será totalmente desmontado depois da Copa do Mundo 2022 no Catar!

Esse estádio também é chamado Ras Abu Aboud Stadium, pois fica situado em Ras Abu Aboud, ao sul de Doha, e é bem fácil chegar lá de metrô: basta descer na estação Ras Abu Aboud do metrô de Doha, na linha dourada, e depois caminhar 1,2Km (15min). 

Stadium 974 em Doha no Catar

Estádio Education City

Esse estádio de futebol é um dos mais visitados do Catar, justamente pela facilidade de acesso: situado em Education City, junto às universidades, ele fica a apenas 7Km do Souq Waqif e, para chegar lá de metrô, é só pegar a linha verde até a estação Education City e depois caminhar 600m (7min).

Estádio de Lusail

Esse é outro estádio de fácil acesso: localizado em Lusail, ao norte do centro de Doha, ele fica a apenas 19Km do Souq Waqif e, para chegar lá, basta pegar a linha vermelha do metrô até o fim da linha em Lusail e depois caminhar 5min (500m). 

Estádio Al Thumama

Situado em Al Thumama, esse estádio lindíssimo fica a 10Km do centro, e a melhor forma de chegar lá para conhecê-lo é usando carros de aplicativos, pois a estação de metrô mais próxima fica a 4Km de distância. 

Nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha vai colocar em operação um ônibus gratuito, que vai levar os torcedores da estação Free Zone, na linha vermelha, até o estádio, em apenas 15min. 

Copa do Mundo 2022 no Catar
monumento situado na frente do Estádio Khalifa em Doha, um dos mais conhecidos do Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
na região do Aspire Park em Doha estão localizados o hotel The Torch, o Shopping Villagio Mall e o edifício Iconic 2022

Copa do Mundo 2022 no Catar
o Estádio Khalifa é o único que já existia em Doha desde 1976, e que não foi construído especialmente para o Mundial de Futebol no Catar

ele foi todo reformado para a Copa do Mundo 2022 no Catar e está novinho em folha, com capacidade para até 50 mil torcedores

Copa do Mundo 2022 no Catar
recentemente também foi inaugurado o Museu Olímpico e do Esporte 321 em Doha no Catar

Shopping Villagio Mall

Shopping Villagio Mall é o maior shopping center de Doha, localizado na Aspire Zone.

Como já comentei, o Villagio Mall é conectado ao hotel de luxo The Torch por uma passarela, e fica situado a apenas 200m do Estádio Khalifa, um dos mais importantes de Doha.

Inspirado em Veneza, ele é também conhecido como "Veneza de Doha", e lembra os shoppings do Hotel Venetian, de Macau e de Las Vegas, com direito a 150m de canais internos e passeios de gôndola!

Eles usaram neste shopping até a mesma técnica que é usada nos casinos, para que os apostadores (e, no caso, os consumidores do shopping) não notem o passar do tempo: o teto tem uma pintura que imita o céu durante o dia, mesmo que já seja noite!

É, provavelmente, o shopping mais bonito do Catar, e também um dos mais elitistas, com lojas super chiques no corredor dourado das grifes, a Via Domo, e frequentadores qataris muito bem arrumados (e endinheirados).

Lá você vai encontrar marcas como Fendi, Gucci, Louis Vuitton, Bulgari, Dior, Dolce & Gabbana e Cartier, só para ter uma ideia, além de lojas mais populares, como a Decathlon.  

Ainda no Villagio Mall, você vai encontrar vários restaurantes, como a Cheesecake Factory, que a gente ama, cinemas IMAX e até um parque temático, o Gondolania!

Se eu fosse escolher apenas um shopping center para conhecer no Catar, como um verdadeiro ponto turístico - quase que uma experiência antropológica qatari - seria o Villagio Mall, com certeza!

Copa do Mundo 2022 no Catar
Shopping Villagio Mall em Doha no Catar

Fake news sobre o Catar e a Copa do Mundo

Nos últimos dias, têm surgido algumas fake news nas redes sociais sobre o Catar e a Copa do Mundo 2022. 

Primeiro saiu uma notícia falsa de que o Catar estaria instalando outdoors com mensagens anti-LGBTqa+ nas ruas de Doha e de outras cidades onde serão realizados jogos da Copa do Mundo 2022. 

Logo se verificou que a história sobre os outdoors LGBTqa+ na verdade vem do Bahrein, que não tem nada a ver com o Catar...

Depois, com base nessa história falsa aí de cima, a cantora Anitta inventou, não se sabe de onde, que, no Catar, as mulheres são proibidas de entrar nos estádios em jogos de futebol, o que é uma baita mentira. 

Agora só falta a Anitta se autodesmentir nas redes sociais...

A única conclusão possível: as pessoas têm que aprender a não falar sobre o que não conhecem, e pesquisar antes de sair acreditando e pior, espalhando, qualquer bobagem que escutam por aí! 

Os países muçulmanos já sofrem um baita preconceito, realmente não precisam de mais gente ignorante espalhando bobagens sobre o que não conhecem! 😡

#FicaaDica: vá conhecer, antes de falar sobre o que não sabe. Ou pergunte para quem sabe, como a @turistandoemdoha e a @carimaorra

Copa do Mundo 2022 no Catar
se você respeitar os costumes locais - assim como em qualquer lugar do mundo - não terá nenhum problema no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
os qataris certamente serão mais flexíveis com algumas regras locais - como no que diz respeito à venda de bebidas alcoólicas - durante a Copa do Mundo 2022, mas obviamente também esperam que os visitantes respeitem os costumes deles

Calor no Catar

O Catar está localizado em uma região desértica, coberta por areia, com pouquíssima vegetação nativa, e clima de temperaturas altíssimas, que variam, ao longo do ano, entre mínimas de 14ºC e máximas de 50ºC. É um país quente, muito quente, na maior parte do ano.

O verão é longo, de maio a setembro, com uma inacreditável temperatura MÉDIA de 38ºC, sendo que as temperaturas mais altas são no mês de julho. Chuvas são raras.

Quando estivemos em Doha em maio, a temperatura sempre ficava acima dos 30ºC, até durante a madrugada 😛

Nos horários mais quentes do dia, a temperatura passava facilmente dos 40ºC, com sensação térmica muitoooo acima disso no sol! Um dia eu inventei de ir caminhando do hotel até o Museu Nacional do Catar - parecia tão pertinho...e juro por Deus, achei que eu ia morrer de desidratação! 

Parecia que eu estava asssssando no sol, e não encontrava uma sombra sequer! E, para piorar, os malditos não têm um único bebedouro funcionando nas ruas (talvez em função da pandemia eles tenham sido todos desativados), e os lugares onde eu poderia comprar água estavam todos - TODOS - fechados! 

Nunca senti tanto calor na minha vida, nem em Dahab, no Egito, ou em Jaisalmer, na Índia, alguns dos lugares mais tórridos dos quais eu me recordo! 

Doha realmente não é uma cidade pedestre-friendly, justamente por causa do calor! E fica pior ainda com as milhares de obras em andamento!

Cogitei pegar água num chafariz - sério - fui até lá, contornando as obras que estão pela cidade inteira, e não é que a porqueira da fonte de água estava seca, mais seca do que eu!?! 

Já estava me sentindo com os olhos esbugalhados, voando um pano por cima de mim mesma para fazer uma sombra, não passava um mísero táxi e eu já ia me despedindo mentalmente do Lipe, imaginando como seriam os sintomas de uma morte por desidratação, quando finalmente encontrei um quiosque com um homem dentro. E não é que o maldito me disse que não poderia me vender uma garrafa de água porque o quiosque ainda estava fechado!? 

Acho que, pelo meu olhar, ele deve ter percebido que eu ia ter um ataque histérico e atacá-lo, pressentiu que estava correndo risco de vida (eu devia estar com cara de quem estava prestes a cometer um assassinato), e aí resolveu encher um copo de água e me entregar 😩

O lado bom é que, nos meses de outono/inverno, entre dezembro e fevereiro, o clima fica um pouco mais ameno, com temperaturas médias girando entre 26 e 33ºC. Por essa razão, a Copa do Mundo de 2022 será em novembro/dezembro.

Outra coisa boa é que os qataris fazem o que podem para amenizar o calor sem noção que faz lá, desde construir áreas comerciais ao ar livre, parques e estádios com ar-condicionado até pintar trechos de asfalto para reduzir a temperatura! 

As paradas de ônibus no Catar também são casinhas fechadas com refrigeração, e um costume qatari que nós presenciamos lá e nos deixou boquiabertos foi que eles estacionam os automóveis e os deixam ligados, com o ar condicionado funcionando!!! 

Eu já tinha ouvido falar nisso, mas, até ver essa cena com meus próprios olhos (inclusive mostrei nos stories), eu não acreditei que fosse verdade, ou mesmo que fosse um costume tão...comum!

Ficamos chocados, 1) primeiro, com a segurança (imagina no Brasil, quanto tempo duraria um carro vazio com a chave na ignição antes de ser levado por alguém?); 2) segundo, com o gasto de combustível para deixar o carro ligado, com o ar funcionando, enquanto você faz compras no mercado, por exemplo (a gasolina deve ser baratíssima!); e 3) terceiro, imagina como não deve ficar o forno a temperatura dentro de um carro estacionado naquele calor de 50ºC, para esse costume perdurar!?

Ah, e mais uma coisa sobre essa questão do ar condicionado: em alguns lugares, eles até exageram, e regulam o troço no modo ''passar frio" - leve sempre um casaquinho com você na bolsa/mochila ou um lenço para se cobrir nesses lugares fechados super refrigerados!


Copa do Mundo 2022 no Catar
Museu Nacional do Catar em Doha - achei que eu ia morrer antes de conhecer este lugar 😜

Copa do Mundo 2022 no Catar
parada de ônibus refrigerada na região 'The Pearl' em Doha no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
algumas áreas de shoppings em Doha têm sistema de refrigeração ao ar livre, dá para acreditar!?

Copa do Mundo 2022 no Catar
infelizmente eles esqueceram da refrigeração no local onde fica o relógio da contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 no Catar - este lugar parece uma sauna seca!

Melhor época para viajar a Doha

Quando visitar Doha no Catar? 

Esta é uma das principais dúvidas dos viajantes, e a melhor época para viajar ao Catar é justamente entre a metade de outubro e o início de abril, quando o clima não está tãoooo quente. Não é por nada que transferiram a data da Copa do Mundo 2022 para este período!

Os verões no deserto - especialmente entre os meses de junho e agosto - são simplesmente impossíveis de suportar ao ar livre, turistando, com temperaturas que chegam aos 50ºC - um horror, não dá para sair de dentro do hotel. 

Além disso, no verão também são frequentes as tempestades de areia, vindas do deserto, quando tudo fica (ainda mais) bege por lá! Porque vocês acham que a maioria das casas tradicionais no Catar são justamente da cor bege?? 

Eu não recomendo ir a Doha nesta época, pois você vai aproveitar muito pouco seus passeios por lá, mal dá vontade de sair de perto do ar condicionado! 

Inclusive, esses meses mais quentes do ano acabam coincidindo com as férias escolares no Catar, e os próprios estrangeiros que vivem em Doha aproveitam para fugir de lá por 2 ou 3 meses!

Independente da época do ano em que você decidir visitar o Catar, não esqueça de levar chapéu e óculos de sol, usar muito protetor solar, tomar bastante água para se hidratar e, observando o dress code local, usar roupas leves!

Você já esteve em Doha no Catar? Está planejando ir para a Copa do Mundo 2022? 

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários, por favor! 

Acompanhe tudo no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #‎PVnoCatar.

Tem um monte de dicas e fotos lá! E mostrei muito mais dos nossos passeios em Doha lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques.

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar
Copa do Mundo 2022 no Catar


Vai para Doha? Dê uma conferida nestas opções de hospedagem também:

Nos hospedamos em Doha no Horizon Manor Hotel, que, na data da nossa viagem, estava com um excelente custo-benefício. 

Recomendo bastante, especialmente pela localização imbatível na melhor área de Doha para passeios turísticos e pela proximidade com o metrô, com mercadinhos e com o Souq Waqif, e também pelo atendimento, pois eles nos permitiram fazer check-out as 22hs, para podermos tomar banho antes de seguirmos para o aeroporto, coisa que eu nunca tinha visto na vida, e achei incrível. 

Foi como ganhar uma 3ª diária de graça! 

onde ficar em Doha Catar
nosso quarto no Horizon Manor Hotel em Doha no Catar

Outra dica de hotel bem recomendado em Doha é o Kingsgate Hotel Doha by Millennium Hotels

A localização dele é tão boa quanto a do Horizon Manor (onde nós ficamos), pois ficam a apenas uma quadra de distância um do outro, e várias pessoas que eu conheço já ficaram lá e me recomendaram. 

O único problema de ambos - e vocês verão isso refletido nos comentários de outros hóspedes no Booking - é que a região está toda em obras, e o acesso a esses hotéis está bem chato no momento. 

Ocorre que vale dizer que DOHA INTEIRA está em obras, então praticamente em todas as regiões da cidade você terá esses problemas de acesso aos hotéis. 

onde ficar em Doha Catar
Kingsgate Hotel Doha by Millennium Hotels

onde ficar em Doha
Kingsgate Hotel Doha by Millennium Hotels

Se você está buscando mais dicas de onde ficar em Doha, é importante saber que alguns imóveis que estão disponíveis via AirBnb não têm licença para locação pela plataforma, o que é requerido no Catar, então sempre há o risco de acabar indo parar em uma hospedagem irregular - em Doha, eu evitaria essa opção ao máximo. 

onde ficar em Doha
The St. Regis Doha

Vou deixar aqui embaixo algumas outras dicas de hotéis em Doha que me recomendaram:

Não há dúvida de que o melhor lugar para ficar em Doha é nas proximidades do Souq Waqif - essa é a opinião unânime entre os viajantes. 

Dentro do souq existem alguns ótimos hotéis, como o Souq Waqif Boutique Hotels, da rede Tivoli, ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli, e o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks, que oferece apartamentos completos. 

Outra alternativa de acomodação para sua viagem ao Catar é o Alwadi Hotel Doha - MGallery, um 5 estrelas da rede Accor Hotels avaliado como "fabuloso" no Booking, bem ao lado do Souq Waqif. 

onde ficar em Doha
um dos hotéis da rede Tivoli no Souq Waqif

Outras dicas de onde ficar em Doha com preço bom:
  1. Premier Inn Doha Education City
  2. Swiss-Belinn Doha
  3. Royal Mirage Hotel
  4. Zubarah Hotel
  5. Sapphire Plaza Hotel
  6. Best Western Plus Doha - hotel 4 estrelas perto do Souq Wakif e da Corniche
  7. DoubleTree by Hilton Doha Old Town - próximo ao Souq Waqif, com fácil acesso ao metrô de Doha e aos museus
  8. Mövenpick Hotel Doha - ótima localização, perto da Corniche, do Museu de Arte Islâmica e do Souq Waqif, com bom custo-benefício
  9. Dusit Doha Hotel - 5 estrelas em Westbay, com fácil acesso ao metrô de Doha, avaliado como fabuloso no Booking e com ótimo custo-benefício
Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!



Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Copa do Mundo 2022 no Catar

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. OOIII!! estou indo para o vietna e a conexao é de 15 horas em doha justamente no dia da final da copa.será que conseguirei sair do aeroporto ???

    ResponderExcluir