Menu

Doha: guia de viagem completo e requisitos de entrada no Catar

Guia completo com todas as informações que você precisa para a sua viagem a Doha e os requisitos de entrada no Catar
Doha guia de viagem
Guia completo com todas as informações que você precisa para a sua viagem a Doha e os requisitos de entrada no Catar
Já escrevi vários posts aqui no blog sobre assuntos bem específicos relacionados à nossa viagem a Doha, no Catar: 


Mas ainda tem vários assuntos que eu quero abordar no blog - informações super importantes para quem está planejando uma viagem a Doha, e coisas que muita gente me pergunta em mensagens: 
  • Requisitos de entrada no Catar
  • Documentos necessários para viajar ao Catar
  • Se precisa visto para o Catar
  • Se precisa visto para uma conexão em Doha
  • O que vestir numa viagem a Doha
  • Curiosidades sobre o Catar
  • O que precisa saber antes de ir a Doha
  • Onde fazer compras em Doha
  • Qual a melhor época para ir a Doha
  • Quantos dias ficar em Doha
  • Pode tomar bebiba alcoólica no Catar
  • Onde fica o Catar - um pouco de geografia e história
Então resolvi encerrar a minha longa série de postagens sobre Doha e o Catar com este guia de viagem completo, onde vocês vão encontrar respostas a todas essas perguntas e todas as informações que precisam para uma viagem ao Catar.

No Instagram, veja também a (hashtag) #‎PVnoCatar.

Leia mais:


Vambora pra Doha??

Doha guia de viagem
o Souq Waqif é o principal ponto turístico de Doha no Catar

Doha guia de viagem
a skyline de Doha é uma das imagens mais icônicas do Catar

Conexão em Doha precisa de visto?

Não!

Se você vai apenas fazer uma troca de aviões no Aeroporto Internacional de Doha, SEM SAIR do aeroporto, não precisa de visto não! Vai precisar apenas do seu passaporte, para identificação. 

Nós passamos várias vezes pelo aeroporto de Doha, como por exemplo quando fomos à Tanzânia ou ao Irã, voando Qatar Airways, e nunca precisamos de vistos para fazer essas conexões. Nem se preocupe com isso!

Publiquei aqui no blog um post contando como é voar para Doha com a Qatar Airways

requisitos de entrada no Catar
se você não vai sair da área de conexões internacionais do aeroporto de Doha, não precisa de visto - vai precisar apenas do seu passaporte

Precisa visto para o Catar?

Essa pergunta é a campeã - muitaaaa gente me escreve perguntando se precisa visto para visitar o Catar. 

A resposta é não. Na verdade, desde 2017 brasileiros estão isentos do visto de turismo para visitar o Catar. 

Como país sede da Copa do Mundo de 2022, a intenção foi facilitar a entrada dos visitantes - e a isenção de visto vale para qualquer viagem, seja para o torneio ou não.

Mesmo que você não vá para a Copa do Mundo, Doha é uma cidade incrível, e o Catar é um excelente hub aéreo para voos da Qatar Airways em direção à Asia, então, com essa eliminação da necessidade de visto, ficou ainda mais interessante aproveitar as conexões de voos em Doha para conhecer o país!

Brasileiros podem permanecer até 90 dias no Catar, a cada 12 meses, sem necessidade de visto - basta apresentar um passaporte válido por mais 6 meses com 2 páginas em branco.
Dito isso, tenho que registrar que, para mim, a lista de exigências para poder entrar no Catar é tão chatinha que é como se a gente precisasse de um visto sim! Tá certo, não precisa PAGAR pelo visto, mas você precisa apresentar uma série de documentos e cumprir várias exigências para conseguir ter um carimbo no seu passaporte, que vai te dar direito a permanecer por um período de tempo no país - e o que é um visto, se não isso? Ora, o carimbo que eles dão no passaporte é o próprio visto! 
Então, esse papinho de que não precisa de visto, pra mim, é só para enganar bobinho, para fazer parecer que ficou mais fácil entrar no país, o que nem sempre é verdade, com todas essas exigências relativas à pandemia de Covid. 

requisitos de entrada no Catar
na teoria, brasileiros não precisam de vistos para o Catar

Requisitos de entrada no Catar

Como mencionei antes, os requisitos de entrada no Catar estão bemmm chatinhos (agora, em agosto de 2022), e provavelmente não vão mudar até a Copa do Mundo 2022 no Catar

Muita gente criou expectativas de que eles facilitariam as coisas para quem vai à competição, mas é justamente o contrário: para garantir que o país se mantenha Covid-free até o torneio, eles vão manter a fiscalização exigente como tem sido até agora.

Então vou passar aqui abaixo para vocês a lista completa de exigências para entrar no Catar - e saibam que realmente nos pediram TUDO isso, sem qualquer exagero!

Mas é importante frisar que esses requisitos estão sempre mudando, ainda mais nestes tempos de pandemia, por isso verifique sempre quais são as exigências para viajar ao Catar perto da data da sua viagem no site oficial do governo qatari. 

Doha: guia de viagem
seja na época da Copa do Mundo, antes ou depois do torneio, os requisitos para visitar o Catar estão bem chatinhos!

Dinheiro vivo e cartões de crédito

Eu não sei se isso se deveu ao fato de que embarcamos para nossa viagem a Doha em Teerã, no Irã, e lá eles são bem rigorosos na fiscalização, mas o fato é que, pela 1ª vez na vida, nos pediram até para ver se tínhamos dinheiro - cash, em dólares ou euros - suficiente para a estadia no Catar e cartões de crédito internacionais. 

Achei bem constrangedor ter que tirar os euros da carteira e mostrar ao funcionário da Qatar Airways - até porque já estávamos no final da nossa viagem pelo Irã e nem tínhamos mais muito dinheiro vivo para mostrar a ele hahahaha...

Eu não sei exatamente qual é a exigência deles, mas diria você deve calcular pelo menos uns 100 euros ou dólares por dia de estadia e ter um cartão de crédito internacional para mostrar a eles. Não que você vá GASTAR tudo isso, mas é bom ter para MOSTRAR, entendeu? 

Chegou a dar um nervoso que eles pensassem que não tínhamos cash suficiente 🤪 - eu ia ter que mostrar o blog e explicar a eles que somos viajantes super econômicos kkk...

Para ter uma ideia do quanto você vai de fato gastar numa viagem a Doha, veja este post: Quanto custa viajar para Doha no Catar

Doha: guia de viagem
já fiquei imaginando que ia ficar detida lá, que nem esses pobres falcões, sem um bolinho de decente de notas em dinheiro vivo para mostrar ao funcionário da Qatar Airways!

Pré-aprovação para entrada no Catar no Ehteraz

A parte que mais nos deu trabalho para a viagem ao Catar foi o obrigatório registro online, que deve ser feito no site Ehteraz pelo menos 3 dias antes da chegada ao país, para obter a aprovação pre-viagem. 

Você terá que preencher um formulário que pode ser encontrado aqui.  

Esse negócio da pré-aprovação para entrada é muito chatinho! Nós preenchemos o formulário e fizemos o upload de todos os documentos que eles pediam com 3 dias de antecedência e, na véspera, recebemos um e-mail deles, dizendo que não estavam conseguindo ler o QR code do nosso certificado de vacinação - aquele mesmo, do Conecte SUS. Fui ver e realmente não estava legível 🙈

Daí mandei um print do certificado, assinalando o link onde eles poderiam acessar o certificado no site do governo brasileiro, com toda uma explicação de que o Conecte SUS vive dando problemas e bugs, e aí então eles finalmente autorizaram nossa entrada, horas antes de embarcarmos em Teerã rumo a Doha!

Fiz questão de contar essa história aqui porque exatamente o mesmo aconteceu com o Peg, e ele resolveu da mesma forma que eu: enviando o print com a explicação. Daí, depois que voltamos, nada menos que 4 leitores me escreveram nos últimos 3 meses, dizendo que estavam tendo exatamente o mesmo problema: que não estavam conseguindo a pré-aprovação pois o pessoal do Catar não conseguia ler o QR code dos certificados de vacinação deles!

Esses leitores viram nos meus stories do Instagram que comentei que tivemos este problema e me escreveram pedindo para dizer como solucionei a questão, daí mandei a eles cópia do meu print e da explicação que mandei junto, e todos eles conseguiram obter a aprovação desse mesmo jeito hehehehehe...

Imagina se o Conecte SUS não resolver esse problema de leitura do QR code até a Copa do Mundo - que confusão vai dar - todo mundo com o mesmo problema para conseguir a aprovação para entrar no Catar! 😜

E ainda tivemos que dar um jeito de imprimir essa maldita pré-aprovação no aeroporto, porque não aceitaram ver o PDF dela na tela do celular - tinha que ser IMPRESSA!

requisitos de entrada no Catar
este foi o print que mandei, explicando (em inglês, claro) que o site do Conecte SUS vive bugado, e que eles poderiam entrar naquele link indicado pela seta para ver meu certificado no site oficial do governo brasileiro

requisitos de entrada no Catar
formulário que você precisa preencher para obter a pré-aprovação de entrada no Catar 

requisitos de entrada no Catar
depois que você preenche o formulário, tem que aguardar eles te enviarem a pré-aprovação para entrada no Catar por e-mail 

requisitos de entrada no Catar
e finalmente, horas antes de embarcarmos para Doha, recebemos nossa pré-aprovação para entrada no Catar por e-mail - e ainda tivemos que dar jeito de imprimir a maldita, porque eles não aceitaram ver o PDF dela na tela do celular - tinha que ser IMPRESSA!

E os problemas para obter a tal pré-aprovação para entrada no Catar não terminaram por aí! Simmmm, tem mais: na hora de completar esse tal formulário, também há uma contradição: tem que preencher com 3 dias de antecedência e fazer o upload do PCR, mas o PCR precisa ser feito com no máximo 48hs de antecedência!! Como assim?! 😜

Achei até que eu estava ficando louca, não estava entendendo alguma coisa...

Acabamos mandando o formulário sem o upload do PCR e deu certo, eles não encrencaram com isso. Mas, tanto para embarcar no voo para o Catar, quanto na chegada ao país, eles pediram para ver os nossos exames PCRs negativos para Covid.

requisitos de entrada no Catar
site do governo qatari onde você encontra todas as exigências de ingresso no Catar relativas à pandemia

Instalar o app Ehteraz no seu celular e ficar com sinal verde nele

Na chegada ao Catar, você é (atualmente/agosto de 2022) obrigado a comprar um chip local de internet, para poder fazer funcionar o aplicativo Ehteraz, que, em função da Covid, é de uso obrigatório em todo Catar, pois ele faz o controle de contaminação, rastreando contatos de pessoas infectadas. 

Algumas pessoas que possuem simcards brasileiros liberados para uso no exterior inclusive já me relataram que não conseguiram fazer o aplicativo funcionar com os chips brasileiros!

Isso significa que cada turista que desembarca no país é obrigado a ter um chip local no seu telefone e, por isso, nossa 1ª providência no Aeroporto Hamad em Doha, após passar pela imigração e trocar um pouco de dinheiro, foi ir até o quiosque da operadora Ooredoo, no saguão de desembarques, para comprar nossos simcards - e digo o seguinte: o pacote de dados é tão em conta que, mesmo que não fosse obrigatório, nós o teríamos comprado!

Expliquei tudo sobre chip de celular e internet para usar em Doha aqui: Quanto custa viajar para Doha no Catar

O Ehteraz é o app obrigatório do governo do Catar que todo turista precisa ter no seu celular - ele faz o monitoramento de contatos com Covid e, para entrar em qualquer estação de metrô em Doha, ou em alguns pontos turísticos e até em shopping centers, você precisa mostrar aos fiscais que o seu QR code no Ehteraz está verdinho (uma chatice).

Assim, para sair do aeroporto de Doha de metrô, você obrigatoriamente já precisará estar com o app Ehteraz bombando no seu celular - esta é, portanto, mais uma das exigências que todo turista tem que atender para poder visitar o Catar, seja por algumas horas ou por uma semana!

Simmmm, mesmo que você vá ficar no país apenas algumas horas, em uma conexão, se quiser sair do aeroporto de Doha, precisará obrigatoriamente mostrar o Ehteraz verdinho no seu celular aos fiscais!

Se a pessoa não tem um telefone celular - ou pior, se não tem um chip de telefone local com dados móveis no seu celular - não entra no Catar, em resumo.

Uma amiga perdeu o celular no mar das Maldivas antes de viajar a Doha e estava preocupada se conseguiria entrar no Catar na continuação da viagem, pois não tinha um telefone celular - pensa!! Não sei como ela resolveu o problema, mas anote aí: ter um telefone celular é mais um dos requisitos para entrar no Catar!

E é claaaro que o tal aplicativo Ehteraz também nos deu problema na chegada a Doha: eu não conseguia, de jeito nenhum, receber por SMS o código de ativação que eles te enviam depois que tu compras o chip de telefone local para poder habilitar o aplicativo no celular! O Peg recebeu o SMS com o código de ativação dele de primeira, e o meu não chegava de jeito algum! 😓

Mas aí o moço que trabalha na lojinha da Ooredoo no aeroporto me ajudou. Não sei como ele resolveu, mas resolveu, então se você tiver algum problema com os seus dados móveis ou com a instalação do Ehteraz no seu telefone, peça ajuda ao pessoal da Ooredoo!
Minha dica, aliás, é a seguinte: não saia do quiosque da operadora Ooredoo, que fica localizado no saguão de desembarques do aeroporto de Doha, sem antes conferir que o seu aplicativo Ehteraz esteja com o QR code verdinho!
requisitos de entrada no Catar
este é o aplicativo Ehteraz que você terá que instalar no seu telefone celular depois que chegar no aeroporto de Doha e comprar um simcard local com dados móveis

requisitos de entrada no Catar
e este é o tal QR code do aplicativo Ehteraz que tem que estar sempre verdinho para entrar em todos os lugares no Catar - não gosto nem de pensar no que poderá acontecer se ele ficar vermelho, não me pergunte!!!

Outros documentos necessários para viajar ao Catar

Além de tudo o que já mencionei acima, eles ainda exigem mais alguns documentos para viajar ao Catar - então vou deixar aqui a lista completa para você usar como um checklist ✔

✔ Passaporte válido por mais 6 meses com no mínimo 2 páginas em branco
✔ Dinheiro vivo e cartão de crédito internacional
✔ Passagens aéreas de saída do país
✔ Comprovante de hospedagem (reserva em hotel), a menos que seja apenas uma conexão de poucas horas, sem pernoite
✔ Seguro viagem (usei o seguro viagem gratuito que o cartão de crédito VISA me fornece)
✔ Exame PCR negativo (com laudo em inglês) feito em laboratório no máximo 48hs antes do embarque (testes de farmácia não valem)
✔ Registro online no site Ehteraz pelo menos 3 dias antes da chegada para obter a aprovação pre-viagem
✔ Instalar app Ehteraz no seu celular e ficar com sinal verde nele

Para saber direitinho como tirar o seu certificado de vacinação digital pelo SUS em inglês ou espanhol, veja aqui: Carteira de Vacinação contra Covid do Conecte SUS

Ainda sobre a questão das vacinas, nós já tínhamos feito 3 doses da Pfizer ou Astrazeneca antes de viajarmos (agora inclusive já tomamos a 4ª dose!), então isso não era uma preocupação para nós, mas vale alertar que,
para entrar no Catar, o turista tem que estar com o ciclo vacinal completo no mínimo 14 dias antes da viagem e no máximo 9 meses após tomar a última dose!
As vacinas que são totalmente aceitas no Catar são as da Pfizer, Moderna, Oxford-Astrazeneca, Coronavac e Janssen.

Não vacinados também podem viajar para o Catar, mas, nesse caso, além de precisar apresentar um teste PCR negativo feito no máximo 48hs antes do embarque, terão que fazer quarentena obrigatória de 5 dias e fazer um teste rápido de antígeno no 5º dia. 

E, no Catar, a quarentena é facilmente fiscalizada, através do uso do app Ehteraz, como expliquei acima: enquanto não terminar a sua quarentena, o seu QR code não ficará verdinho e você não poderá andar em lugar nenhum. 

requisitos de entrada no Catar
fizemos nossos exames PCR, que são obrigatórios para entrar no Catar, em Teerã

Sobre Doha, a capital do Catar

Doha é a capital do Catar, cidade mais populosa do Emirado, com mais da metade da população do país - mais de 1,3 milhão de habitantes.

Extremamente urbanizada, Doha fica situada no leste do Catar, limitada pelo Golfo Pérsico, com clima desértico e temperaturas altíssimas, que chegam aos 50ºC no verão.

A cidade de Doha foi reconhecida como capital do Catar quando o país se tornou independente do Reino Unido e, hoje em dia, é um dos lugares mais conhecidos internacionalmente no Oriente Médio, uma cidade mundialmente famosa pela sua modernidade, desenvolvimento e riqueza, e também por ter sediado diversos eventos esportivos internacionais importantes, como os Jogos Asiáticos, os Jogos Pan-Arábicos, jogos da Copa da Ásia e, em novembro, sediará a Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Além disso tudo, Doha é o hub da ótima Qatar Airways, o que faz com que muitos viajantes aproveitem as longas conexões entre voos da companhia aérea para conhecer a capital do Catar nas suas viagens. 

Só esses motivos já seriam suficientes para despertar a nossa vontade de conhecer o Catar, mas tem muito mais! Seja numa curta conexão em Doha, seja para passar alguns dias explorando o Catar, há muito para ver e fazer por lá.

Para saber tudo sobre as atrações de Doha e seus principais pontos turísticos, veja o post o que fazer em Doha no Catar em 3 dias.

Doha: guia de viagem completo e requisitos de entrada no Catar
Doha fica situada no leste do Catar, limitada pelo Golfo Pérsico

Catar ou Qatar?

Mas peraí: afinal, qual é a forma certa de escrever o nome do país, Catar ou Qatar?

A gente vê escrito de ambas as formas em diferentes lugares (assim como Myanmar e Mianmar, ou Singapura e Cingapura), e acaba ficando na dúvida, não é?

Pois saiba que, em português, o nome correto do país é 'Estado do Catar' - isso mesmo, com "C". 

Mas, em inglês, o nome correto é Qatar - que é também o nome da companhia aérea do país - e então muita gente acaba usando, aqui no Brasil, o nome em inglês. 

Como eu escrevo o blog em português, vou na versão portuguesa mesmo!

Ah, e em árabe o nome é: دولة قطر

Doha: guia de viagem
nas placas dos veículos em Doha, o nome do país vem escrito em inglês e em árabe

Doha: guia de viagem
nos livros em inglês, Catar é escrito com "Q"

Sobre a economia do Catar

Economicamente, o Catar, apesar de pequeno em tamanho e em número de habitantes, está situado sobre imensas reservas de petróleo e acima da 3ª maior reserva de gás natural do planeta, sendo considerado atualmente um dos países mais ricos do mundo em relação ao PIB per capita, segundo o FMI, e também o país que possui uma das menores cargas tributárias!

Só de ler isso já dá uma invejinha, né? E #medo também, porque sabe como é...países muito ricos costumam ser carérrimos para o turista! 

Mas pode ficar tranquilo: apesar de toda a riqueza do Catar, o país não é muito caro para visitar! Olha que eu sou uma viajante pão-dura econômica, como vocês já sabem, e não achei Doha uma cidade cara, por incrível que pareça!

Sobre esse assunto, leia: Quanto custa viajar para Doha no Catar

Mas esse histórico de riquezas não é coisa antiga: foi só a partir dos anos 40, com o início da exploração do petróleo, que o país deslanchou na riqueza. Em 1974, a Qatar Petroleum assumiu a exploração do petróleo no país, alavancando a economia. 

Antes da descoberta do petróleo - que aconteceu com a ajuda dos Britânicos - a principal economia do Emirado era mesmo a extração de pérolas - e eles fazem questão de lembrar desse passado por todos os cantos de Doha! Seja em museus, no bairro 'The Pearl' - que tem seu design inspirado em um colar de pérolas, nos barcos dhow - que faziam a coleta de pérolas e hoje são usados para passeios turísticos, ou em um monumento na Corniche, a herança desse período é bem forte no país.

Doha guia de viagem
o bairro 'The Pearl' em Doha tem seu design inspirado em um colar de pérolas

Doha guia de viagem
há um monumento na Corniche de Doha que relembra que a principal economia do Catar era a extração de pérolas antes da descoberta do petróleo

Onde fica o Catar

Geograficamente falando, o Catar é um país bem pequeno (um dos menores países do mundo, com a metade do tamanho do estado de Sergipe!), localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica (península é uma extensão de terra cercada de água por quase todos os lados), envolvido pelo mar do Golfo Pérsico, bem pertinho dos Emirados Árabes (onde ficam Dubai e Abu Dhabi), ocupando uma área de pouco mais de 11.000Km2.

Com clima desértico, faz fronteira terrestre apenas com a Arábia Saudita.

guia de doha
o Catar é envolvido pelo mar do Golfo Pérsico

População do Catar

A população do Catar, de mais de 2 milhões e meio de habitantes, é formada, em sua maioria (cerca de 75%), de estrangeiros, vindos principalmente de outros países árabes: 21.8% são indianos, 12.5% vêm de Bangladesh, 12.5% são nepaleses, 9.35% são egípcios, 7.35% são filipinos e existem também muitos paquistaneses e cingaleses vivendo no Catar. 

Ah, e existem aproximadamente 800 brasileiros residindo no Catar, sabia?

Aliás, são mais de 90 nacionalidades diferentes representadas no Catar, que tem sua população formada por 89% de expatriados (estrangeiros residentes no país)!

Os 'qataris de carteirinha' são apenas 11% da população!

Isso acontece porque o Catar depende de mão de obra estrangeira em várias áreas, além do fato de que está em 3º lugar na lista de países mais seguros do mundo e tem indicadores sociais bem elevados: o IDH (índice de desenvolvimento humano) é considerado alto e indica boas condições de saúde, educação e renda - por tudo isso, apesar do calor inclemente, muita gente do mundo inteiro quer morar e trabalhar lá!

A maioria da população é urbana, com aproximadamente 90% do povo morando nas cidades. 

A densidade demográfica é alta: são mais de 640 pessoas por Km2. A idade média da população é de mais de 32 anos, e a expectativa de vida é de mais de 80 anos!

E mais uma curiosidade sobre a população do Catar: existem 3x mais homens do que mulheres vivendo lá!

guia de doha
a população do Catar é formada, em sua maioria, por estrangeiros

guia de doha
passeando em Doha, você vai perceber uma enorme mistura de povos, oriundos principalmente do Oriente Médio e da Ásia

Emir ou Sheikh?

O país é considerado um Emirado, pois é governado por um membro da classe dominante, um Emir, sendo uma monarquia absolutista constitucional.

Isso significa que o monarca - no caso, o Emir - exerce o poder absoluto acima de todos os outros poderes, e concentra em si os 3 poderes do constitucionalismo moderno: legislativo, executivo e judiciário. 

A dinastia que governa o Catar é a família Al Thani, há quase 150 anos, pois a monarquia, como se sabe, é herdada de pais para filhos.

O Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani foi Emir do Catar até 2013, quando renunciou em favor do filho. 

O líder atual - Emir Tamim bin Hamad Al Thani - é muito querido pelo povo qatari, tendo seu rosto estampado em fachadas de vários prédios imensos (inclusive um quase na frente do nosso hotel em Doha!), adesivos, bandeirinhas, camisetas, etc - agora você já sabe de quem é aquele rosto que você vai encontrar espalhado por Doha inteira!

Aliás, essa idolatria com líderes é bem comum ali na região - vimos muito disso nos Emirados Árabes e especialmente em Omã!

Para quem não sabe, é interessante contar que, em árabe, 'Emir' significa governante ou príncipe de uma nação islâmica - inclusive, alguns países árabes têm apenas um príncipe como governante, sem que haja um rei. 

Os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, tinham um Emir como chefe em cada um dos Emirados, mas hoje possuem um presidente e 6 governantes, chamados 'Hakim'. 

Hoje em dia, só os monarcas do Catar e do Kuwait são chamados de Emir. 

Aliás, você sabe qual é a diferença entre um Emir e um Sheikh? 

A palavra Sheikh, que a gente tanto escuta, em árabe significa 'velho' - é um título honorário para um idoso que seja muito respeitado, como o chefe de uma tribo ou membro da família real em países árabes. 

Em alguns lugares também é usada para designar pessoas que possuem grande conhecimento sobre a religião islâmica. Mas a palavra Sheikh também é usada em alguns países do Oriente Médio (como no Catar), para indicar simplesmente uma pessoa que merece respeito, até mesmo alguns jovens - é um título conferido a membros da família real em geral e também para diplomatas importantes. 

As mulheres que recebem o título são chamadas Sheikha, como a Sheikha Al Mayassa, irmã do Emir, que é a chefe dos Museus do Catar, ou a Sheikha Mozah, 2ª esposa do Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani, mãe do atual Emir do Catar (conhecida inclusive pela sua grande influência política) 💓

guia de Doha
o líder atual do Catar é muito querido pelo povo, tendo seu rosto estampado nas fachadas de vários prédios imensos

O Catar fica em Dubai??

Pois é, gente, por incrível que pareça, achei melhor fazer esse destaque aqui, pois tem MUITA gente que confunde alhos com bugalhos: o Catar NÃO fica em Dubai!! 

Aliás, Dubai nem é um país, não vejo como alguém poderia imaginar que um PAÍS como o Catar pudesse ficar DENTRO de Dubai 😏

Vamos à aulinha básica de geografia para quem não tem intimidade com mapas: 

Os Emirados Árabes Unidos são atualmente uma federação independente formada por 7 Emirados, todos localizados numa estreita faixa litorânea do nordeste da Península Arábica:
  1. Abu Dhabi (que é a capital dos Emirados Árabes)
  2. Dubai
  3. Sharja
  4. Ajman
  5. Umm al-Qaiwain
  6. Ras al-Khaima
  7. Fujaira
Ou seja: Dubai não é sequer a capital dos Emirados Árabes!

Já o Catar, como expliquei, é um outro Emirado, pertinho dali mas totalmente SEPARADO dos Emirados Árabes, que fica também situado na Península Arábica, e cuja capital é Doha.
Resumindo: Doha fica no Catar e Dubai fica nos Emirados Árabes - 2 países completamente diferentes. 
Entendeu??

Talvez essa confusão tenha um fundo histórico, então quem sabe se a gente falar um pouquinho sobre a história do Catar, para esclarecer tudo de vez??

guia de Doha
o Catar é um Emirado, pertinho mas totalmente SEPARADO dos Emirados Árabes

Um pouco de história do Catar

O Catar era um protetorado britânico, que se tornou independente do Reino Unido em 1971, tornando-se então um Estado soberano. 

O território do Catar esteve sob protetorado inglês de 1892 a 1960 e, em 1971, o Reino Unido retirou suas tropas do país. 

Assim, em 1971 nasceu a Federação dos Emirados Árabes Unidos como nação independente. 

No início, só 6 Emirados integravam esse grupo. Depois, em 1972, o Emirado de Ras al-Khaima se juntou à federação, enquanto os Emirados de Bahrein e Catar optaram por criar seus próprios estados independentes, ao descobrir que o Catar tinha gás natural aos montes.

Como expliquei antes, os Emirados Árabes Unidos são atualmente uma federação independente formada por 7 Emirados.

Aliás, a bandeira do Catar expressa bem essa parte da história do Emirado: você notou que na bandeira do país há uma linha com 9 pontas? 

Essas 9 pontas indicam que o Catar é o 9º membro dos Emirados do Golfo Pérsico! Os 9 Emirados são os 7 Emirados que formaram os Emirados Árabes Unidos + Catar + Bahrein!

Agora ficou mais fácil de entender de onde vem a confusão, não é?

guia de Doha
 você já tinha notado essa linha com 9 pontas na bandeira do Catar?

guia de Doha
em Doha dá para perceber que o povo qatari tem muito orgulho da sua independência e da sua bandeira

guia de Doha
a bandeira do Catar tremula por todos os cantos em Doha

Para assistir antes de viajar ao Catar

Para te ajudar a entender um pouco melhor a geografia e história dessa região, vou deixar registradas aqui 2 dicas de filme e série que você deveria assistir antes de viajar ao Catar:

✔ O Príncipe do Deserto (Black Gold), um filme de 2011 com Antônio Banderas, filmado em parte no deserto do Catar, que conta a história de como começou a exploração do petróleo na Península Arábica (uma história fictícia)

✔ Ertugrul (O Grande Guerreiro Otomano), série turca que conta as origens do Império Otomano

guia doha
filme bom, que conta a história de como começou a exploração do petróleo na Península Arábica

7 curiosidades sobre o Catar

1 A pessoa que nasce no Catar é chamada Qatari

2 O fuso horário no Catar é de 6hs a mais em relação ao horário de Brasília (GMT+3). Algumas dicas boas para enfrentar essa mudança de fuso horário e evitar o jet lag são beber muita água e se alimentar bem durante o voo, evitando ingerir muito álcool; andar dentro do avião para estimular a circulação sanguínea; pegar leve no 1º dia no destino; tentar dormir e se alimentar nos horários "certos" do local de destino, para já ir se acostumando, evitando dormir durante o dia; e não ficar olhando o horário no país de origem!

3 A moeda oficial é o Rial Catariano (Qatari Riyal = QR), cuja cotação, na data da nossa viagem (maio de 2022), era a seguinte: € 1 = QR 3,75 e U$ 1 = QR 3,64. Veja todos os detalhes aqui: Quanto custa viajar para Doha no Catar

4 O Catar é a sede do canal de televisão Al-Jazeera, o mais 'liberal' do mundo árabe, que frequentemente transmite notícias que são censuradas em países vizinhos.

5 Como era de se esperar, a gasolina no Catar é super barata - mas as multas de trânsito são caríssimas, além do transporte público (metrô) ser excelente, pelo que não é recomendado alugar carro numa viagem ao Catar. Contei em detalhes como funciona o metrô de Doha

6 É proibido o uso de drones e de equipamentos profissionais de vídeo sem autorização no Catar.  

7 A voltagem do Catar é 220w e as tomadas são de 3 pinos (como na Inglaterra). Leve um adaptador genérico que vai dar certo. 

doha catar guia de viagem
 o fuso horário no Catar é de 6hs a mais em relação ao horário de Brasília

doha catar guia de viagem
as tomadas no Catar são de 3 pinos - leve um adaptador

doha catar guia de viagem
nesta foto, que tirei no quarto do nosso hotel em Doha, dá para ver como são as tomadas no Catar

É fácil se comunicar no Catar?

língua oficial no Catar é o árabe, sendo o inglês considerado a 2ª língua, falada por mais de 80% da população e ensinada nas escolas. 

Todo mundo que trabalha com turistas no Catar fala inglês - você não vai ter nenhuma dificuldade de comunicação em Doha se falar inglês. Mas sempre é gentil aprender algumas palavrinhas em árabe, que fica bem mais simpático e abre muitas portas! 
É muito legal quando você mostra que respeita e se interessa pela cultura local. 
Anote aí algumas palavrinhas ou expressões em árabe que vão facilitar a sua vida em qualquer viagem pelo Oriente Médio:
  • Shukran: Obrigado
  • Alhamdulillah: Graças a Deus
  • Ma'aasalaama: Adeus
  • As Salaam Alaikum: Que a paz esteja com você
  • Wa Alaikum Salaam: Que a paz esteja com você também
  • Marhaba: Oi, seja bem-vindo
  • Ahlan: Olá
doha catar guia de viagem
você não vai ter nenhuma dificuldade de comunicação em Doha se falar inglês

doha catar guia de viagem
a língua oficial no Catar é o árabe, enquanto o inglês é a 2ª língua mais falada no país

Todo árabe é muçulmano?

Aliás, tem uma outra questão no mundo árabe que confunde muita gente: todo muçulmano é árabe OU todo árabe é muçulmano??

A resposta é NÃO para as 2 perguntas, gente!

Nem todos os árabes são muçulmanos, nem todos os muçulmanos são árabes!

Muçulmano é aquele que segue a religião Islâmica, assim como aquele que segue a religião Católica é chamado de católico, ou aquele que segue o Budismo é budista!

Árabes são os integrantes de um grupo étnico, o nome que é dado a quem nasce em um país árabe, assim como quem nasce na Ásia é asiático, ou quem nasce na Europa é europeu!

Alguns dos países árabes mais conhecidos no mundo são a Arábia Saudita, Barein, Catar, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Marrocos, Omã  e Palestina.

Árabes, inclusive, são uma minoria entre os muçulmanos, acredita?? Os maiores países islâmicos não são árabes, são a Indonésia, o Paquistão e Bangladesh!

Então é óbvio que nem todo muçulmano é árabe: basta você seguir a religião islâmica sem que tenha nascido num país árabe! Eu, Claudia, que nasci no Brasil e não sou árabe nem aqui nem na China, posso amanhã decidir me tornar muçulmana! Serei uma muçulmana brasileira!

E também é óbvio que nem todo árabe é muçulmano: basta que a pessoa tenha nascido num país árabe mas decida seguir outra religião que não o Islã! Muitos árabes, que falam árabe, escolhem seguir outras religiões! A pessoa pode muito bem nascer no Egito e decidir ser católica!

Religião é uma escolha, uma questão de fé! Local de nascimento (feliz ou infelizmente) a gente não escolhe, né!

A pessoa pode ser alemã, européia e muçulmana, assim como pode ser árabe, egípcia e cristã! Entendeu??

doha catar guia de viagem
o Catar é um país árabe de religião oficial muçulmana

Treta diplomática encerrada no Catar: relações com os países vizinhos

Uma coisa interessante que descobrimos na nossa última viagem a Doha no Catar é que a companhia aérea Qatar Airways voltou a sobrevoar áreas do Iraque, Irã e o espaço aéreo do Golfo Pérsico, que estavam "interditadas" desde que o Catar teve problemas diplomáticos com os demais países da região, além das tretas entre Irã, Iraque e EUA, já que o Catar é um importante aliado dos EUA na região - os norte-americanos mantêm uma base militar no país e cerca de 10 mil soldados vivem por lá. 

Pois é. Noutros voos por esta região, tínhamos percebido que a Qatar Airways fazia um baita desvio para evitar o espaço aéreo de determinados países, tudo por conta de tretas diplomáticas!

O Catar tinha uma mega crise diplomática com outros países da região desde 2017, especialmente com a Arábia Saudita, por não ter condenado o Estado Islâmico - o Emirado foi até acusado de ameaçar a estabilidade no Oriente Médio, dando apoio ao terrorismo, e ficou isolado de seus vizinhos (Egito, Bahrein, Emirados Árabes, Iêmen e Líbia, além da Arábia Saudita). 

O país foi acusado pelos vizinhos até de financiar grupos terroristas e de apoiar grupos rebeldes no Iêmen (o que o Catar nega), além de ter sido advertido pelo seu bom relacionamento com o Irã - que é o maior inimigo da Arábia Saudita. 

Expliquei a treta diplomática do Catar aqui: Como é voar com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha

Por causa de toda essa confusão geopolítica, havia um impacto até para os turistas, pois os voos da Qatar Airways ficavam muito mais demorados, já que a companhia aérea estava impedida de voar sobre o espaço aéreo dos países vizinhos!

Esse bloqueio aéreo estava vigente desde junho de 2017 - tanto que, quando voamos para Doha em novembro de 2020 (a caminho da África), o voo que fizemos era considerado um dos mais longos voos comerciais regulares do mundo, por causa do desvio que as aeronaves da Qatar Airways tinham que fazer.

Pois é! Mas, em 2021, a Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes, Kuwait e Omã assinaram um pacto para encerrar o bloqueio civil, político, comercial e de transportes imposto ao Catar pelos demais países da região desde 2017 e, com a alteração da rota, acabou ficando 2hs mais rápido voar entre São Paulo e Doha com a Qatar Airways!

Aliás, vale dizer que até mesmo a fronteira terrestre com Arábia Saudita estava fechada desde 2017! Como é o único país que faz fronteira terrestre com o Catar, o Emirado ficava completamente isolado. 

Com o fim do bloqueio, a Qatar Airways pode retomar seus voos para Dubai, Abu Dhabi, e também para a Arábia Saudita, assim como a Emirates Airlines pode voar novamente de Dubai para Doha, e a Etihad pode voar entre Abu Dhabi e Doha. 

Uma boa notícia para todos os viajantes, seja pela diminuição do tempo de voo de SP a Doha, seja pela maior quantidade de voos e conexões entre os países da região!

doha catar guia de viagem
a companhia aérea Qatar Airways voltou a sobrevoar o espaço aéreo vizinho, que estava "interditado" desde que o Catar teve problemas diplomáticos com os demais países da região

O Catar é um país seguro?

Sim, o Catar é um país super seguro, e a gente pode andar por Doha sem medo de sofrer qualquer tipo de violência.

Como escrevi acima, o país está atualmente em 3º lugar na lista de países mais seguros do mundo.

Em Jerusalém, sempre havia um taxista que não queria usar parquímetro, ou um vendedor de souq cobrando 10x mais que o valor verdadeiro de alguma coisa em Istambul na Turquia, ou um "guia" fajuto enchendo o saco para nos "guiar" em Petra na Jordânia ou em Belém na Palestina.

No Catar, não há sequer assédio com os turistas, a não ser por alguns poucos nepaleses e indianos que ficam ali pela Corniche oferecendo passeios de táxi ou de barco. 

No Souq Waqif - onde seria de se esperar o assédio que a gente percebe nos mercados do Cairo ou de Marrakesh, por exemplo - não há incomodação nenhuma! 

Sim, você ainda terá que barganhar no souq, porque ir ao mercado sem barganhar é uma conduta aparentemente antiética por aquelas redondezas kkkk...mas todas as pessoas com quem nos relacionamos de alguma forma no Catar nos pareceram bem honestas e confiáveis, e ninguém tentou nos lograr - o que, convenhamos, também está cada vez mais difícil, porque já conhecemos a maioria dos truques e, sendo brasileiros, nascemos "safos".

De uma forma geral, no Catar, assim como em Omã, eles não parecem desesperados pelos dólares e euros dos turistas, não ficam tentando te atrair à força para as lojas, não ficam te pegando, te puxando...enfim, o povo qatari, assim como os omanis, não é "pegajoso".


doha catar guia de viagem
não espere encontrar no Souq Waqif em Doha o mesmo assédio aos turistas que sofremos em Marrakesh ou no Cairo, por exemplo

Mulheres podem viajar sozinhas no Catar?

Mas é seguro no Catar também para mulheres que viajam sozinhas?? Sim, com certeza!

Posso afirmar com certeza porque o Peg não aguentava muito tempo de passeios por causa do calor absurdo que fazia, e várias vezes saí a perambular por Doha completamente sozinha, empunhando meu celular o tempo inteiro, e em nenhum momento me senti insegura em nenhum aspecto - seja com medo de sofrer alguma violência (tipo roubo de celular), ou de sofrer assédio por ser uma mulher ocidental, sem roupas locais, andando sozinha na rua. 

Se este é o seu medo, pode ir (muito) tranquila!

Vou relembrar aqui algumas dicas - não só para mulheres que querem viajar sozinhas, e não só para quem vai ao Oriente Médio - mas para qualquer viajante que ande sozinho, em qualquer parte do mundo, já que o perigo pode estar em qualquer lugar, inclusive na esquina da sua casa:
  1. Não saia sozinha com pessoas que você não conhece, e das quais não tem referências;
  2. Se alguém estiver te incomodando, deixe claro que não está agradando - chame a atenção de outras pessoas e deixe o constrangedor constrangido - se for preciso, grite;
  3. Ande sempre com a bateria do celular bem carregada - leve um powerbank na mochila;
  4. Anote o telefone do hotel ou de alguém que possa te ajudar numa emergência;
  5. Não aceite tirar fotografias com homens;
  6. Peça ajuda, especialmente de mulheres, idosos ou trabalhadores (pessoas que estejam ocupadas, e não outros desocupados);
  7. Não beba álcool sozinha em público;
  8. Evite pegar táxis, prefira sempre usar transportes públicos;
  9. Vista-se de acordo com os costumes locais;
  10. Lembre sempre: prevenir é melhor do que remediar. 
Aliás, como se fala muito sobre mulheres oprimidas e machismo no Oriente Médio, acho que vale abrir aqui um parênteses para esclarecer que as mulheres qatari hoje podem trabalhar, dirigir, estudar, viajar sozinhas, escolher seus maridos, desfazer casamentos e casar novamente, frequentar estádios de futebol e inclusive atuar na política, ocupando cargos no governo e em grandes empresas. 

E anote aí uma dica super importante para sua segurança: você não precisa usar um Niqab ou um Chador para se sentir segura e confortável passeando pelo Catar, mas precisa se vestir de acordo com os costumes locais, como mencionei acima, e é sobre isso que vamos falar agora. 

doha catar guia de viagem
a Força da Natureza é uma obra de arte do artista Lorenzo Quinn, situada em Katara Cultural Village, que retrata uma mulher girando o mundo com um pedaço de tecido

O que vestir em Doha: dress code no Catar

Para os homens, as regras são bem simples: dá até para usar uma bermudona mais comprida (cobrindo os joelhos) e camiseta de manga curta. O Peg usou bermudas e até camisetas que deixavam as tatuagens dele à mostra, sem nenhum problema, e sem atrair olhares. Só não pode usar bermudas mais curtas (acima dos joelhos) e camisetas tipo regata, que deixem os ombros à mostra - aí você realmente pode atrair olhares e problemas. 

Já para nós mulheres, como sempre, os costumes são mais chatinhos de seguir: evite roupas que exponham excessivamente o corpo, blusas justas, decotadas, que deixem os ombros, colo ou barriga à mostra, roupas curtas (acima dos joelhos) ou transparentes. 

É recomendado usar calças (que podem ser tipo capri, um pouco mais curtas) ou saias e vestidos longos (abaixo dos joelhos), e blusas que cubram os ombros (no mínimo). Roupas larguinhas, que não deixem as 'formas' muito à mostra, são super bem-vindas na mala.  

Como eu cheguei ao Catar vinda de uma viagem pelo Irã (e com a mesma mala de roupas que levei para usar no Irã), onde as regras são bemmm mais complicadas (não pode mostrar braços, nem um pedaço de pernas, nem bunda, nem cabelos), achei SUPER tranquilo me vestir de forma adequada aos costumes qataris, onde não precisa nem cobrir a bunda com túnicas longas, nem usar lenço cobrindo a cabeça (Shayla) - a não ser para entrar em mesquitas. 

No Catar, assim como em Omã, Dubai e Abu Dhabi, basta vestir-se de forma 'comportada', discreta, decente, sem usar nada muito justo ou sexy, que você não terá problemas. Nesses países eles são bem liberais com turistas (ao mesmo tempo em que são bem radicais com as mulheres qataris). 
Pois é, essa foi uma questão que me intrigou: no Irã, as regras de vestimentas impostas pelo governo são bem mais rígidas, inclusive para as turistas, e as mulheres iranianas as desafiam como podem, usando roupas ocidentais; já no Catar, onde as regras não são rigidamente impostas pelo governo, as mulheres qataris acabam se submetendo a vestimentas muito mais rígidas, impostas pelas famílias e pelos costumes muçulmanos locais...😮
Também vale lembrar o seguinte: é uma baita gafe ficar fotografando de forma indiscreta os locais. 

É certo que você vai achar super interessante a forma como eles se vestem, usando as roupas típicas locais, e nada te impede de tirar uma foto aqui ou outra ali para registrar as suas memórias - eu sou a rainha de querer fotografar tudo! Mas lembre-se de agir com discrição! Você não gostaria que um turista estrangeiro aqui no Brasil ficasse descaradamente tirando fotos suas de biquine na praia para mostrar aos amigos deles "como as brasileiras vão à praia", gostaria?

A roupa típica dos homens qataris é bem legal: eles usam uma túnica longa, normalmente branca, chamada Thobe, e um véu masculino, que normalmente é xadrez vermelho e branco, chamado Ghutra. E ainda completam o look com uma corda preta dupla feita de lã, chamada Ogal, e chinelos de couro tipo 'slide', que são fáceis de calçar e tirar na entrada das mesquitas.

Ah, e falando nisso, não esqueça de tirar os sapatos para entrar nas mesquitas. Lembre de não usar aquela meia com um furo no dedão. E, para entrar nas mesquitas, as mulheres - mesmo as turistas - têm que cobrir a cabeça, em sinal de respeito à religião islâmica (com um lenço qualquer, que eles chamam 'Shayla') e todos (homens e crianças também) têm que usar roupas "tapadas", calças ou saias longas e mangas compridas (nada de bermudas ou braços de fora).

No inverno, quando as temperaturas são (um pouco) mais amenas, deve ser mais fácil, pois qualquer lenço na cabeça das mulheres faz o serviço. Já no verão, quando o Catar vira um inferno de quente, a dica é usar uma camisa leve, larguinha, tipo de linho, e um lenço bem leve.

Nas praias e piscinas de hotéis, recomendo evitar biquines e usar maiôs discretos. Discrição é a chave para ser feliz em países de maioria árabe/islâmica.

Além disso, não é legal ficar circulando para lá e para cá de maiô, já que as mulheres locais não usam esse tipo de roupa de banho - não vi uma mulher sequer tomando banho na praia. Elas estavam lá visitando, mas permanecem com o Niqab ou Abaya (vestidão preto, usado por cima da roupa) e a Shayla (lenço usado pelas mulheres do Golfo para cobrir os cabelos). Minha dica é levar uma saída de banho bem comportada.

Em geral, basta usar o bom senso que tudo dá certo. E, se alguém reclamar da roupa que você está usando (sim, acontece!), não tente debater ou se explicar: apenas se desculpe, se troque, ou se cubra com um lenço, que é sempre bom carregar na mochila!

Se você ficar em dúvida sobre o que usar, verifique se há alguma indicação no site do local que vai visitar, ou ligue antes e pergunte qual é a política - dress code - deles.

É a regrinha universal: em dúvida, pergunte antes, para não ofender os costumes locais e religiosos 😏

Já que estamos no assunto "o que vestir", veja aqui outros posts que já escrevi falando como se vestir em determinados lugares:


doha catar guia de viagem
quando for fotografar pessoas, faça de uma forma discreta e educada, fazendo imagens gerais dos pontos turísticos, sem enfiar a sua máquina fotográfica (ou celular) na cara de alguém sem autorização prévia

doha catar guia de viagem
 homens usando a vestimenta típica qatari: a túnica longa branca chamada Thobe, e o lenço xadrez vermelho e branco chamado Ghutra

doha catar guia de viagem
mulher qatari usando a roupa típica local

doha catar guia de viagem
note que os homens qatari completam o look com uma corda preta dupla feita de lã de camelo ou de ovelha, chamada Ogal, que era usada antigamente pelos beduínos para prender as patas dos camelos à noite

doha catar guia de viagem
as mulheres qataris usam as vestimentas típicas, com véus que só deixam os olhos de fora, até para comer em restaurantes - juro que não entendi COMO elas comem, até porque fotografei super discretamente e não fiquei olhando!

doha catar guia de viagem
outro homem qatari usando a vestimenta típica, com os chinelos estilo 'slide', enquanto a esposa dele permanece com o Niqab em plena praia pública de Katara, mas completa o look com uma bolsa chiquérrima e um tênis super fashion! 

Demonstrações públicas de afeto em Doha no Catar

Demonstrações públicas de afeto, conhecidas em inglês pela sigla PDA (Public Display of Affection), não são bem vindas em nenhum país cuja religião oficial seja o Islã, e mesmo em países que não são de maioria muçulmana, como Cingapura.

Andar de mãos dadas, trocar carinhos e beijos em público não é bem visto nem entre casais heteros, muitos menos entre casais homossexuais, pois a homossexualidade é proibida pelo Islã, infelizmente. 

Relações homossexuais consensuais entre homens são consideradas crimes no país, podendo haver punição com castigos físicos, prisão e deportação.

Essa é a regra no Catar, um país onde a religião oficial é o Islamismo. Se você decidir viajar para lá, aceite isso, e cumpra as regras. 

Mesmo porque tenha em mente que o problema deles com beijos e carinhos em público não é específico com casais homossexuais: como eu já referi, PDA não são bem vistas entre homens e mulheres também!

Aliás, manifestações de afeto como beijos na boca não são apenas mal vistas, mas são também PROIBIDAS, independentemente do sexo ou do estado civil do casal!

Eu, se fosse você, não tentaria ser aquele que vai aparecer na telinha da Globo me amassando com uma pessoa do mesmo sexo, causando furor, querendo ser "o" revolucionário: você pode acabar se metendo numa fria bem grande. 

Respeite as regras do país onde você decidiu passar férias, mesmo que discorde inteiramente delas. Ou então seja um revolucionário simplesmente boicotando esse país e não vá para lá. Depois não digam que eu não avisei.

#QuemAvisaAmigoÉ

PS 1. Dito isso, tenho que confessar que eu e o Peg costumamos andar de mãos dadas, e isso é meio instintivo, difícil desapegar kkkkk...depois de um tempo, tanto no Irã, quanto no Catar, quando percebi que ninguém nos olhava de cara feia enquanto andávamos de mãos dadas, acabamos relaxando e andando pra todo lado de mãos dadas sem nenhum problema.

PS 2. Para vocês terem uma idéia de como são as coisas no Catar, até mesmo essa incrível série de esculturas de Damien Hirst da foto abaixo causou uma enorme polêmica no país, pois foram as primeiras esculturas de nu no Oriente Médio, já que o Islamismo não permite que se retrate seres humanos em obras de arte.

doha catar guia de viagem

Islamismo como religião oficial no Catar

Como já mencionei várias vezes, a religião oficial no Catar é o Islamismo, que é predominante no país, mas existem pessoas que praticam o Cristianismo, Hinduísmo e o Budismo também.

Apesar de ser um país de religião oficial Islâmica, é possível professar todas as religiões - existe inclusive no Catar um centro religioso onde são realizadas missas católicas em uma igreja em vários idiomas, inclusive português!

Como todo mundo já sabe, os muçulmanos têm o compromisso de rezar várias vezes ao dia. Por isso, existem muitas mesquitas espalhadas por Doha (no total, existem mais de 500 mesquitas no Catar), e vocês vão perceber que, como em qualquer país de maioria muçulmana, existem muitos alto-falantes instalados nos minarestes das mesquitas, que são usados para chamar os fiéis para as orações nos horários das rezas.

Nos horários das orações, seja onde for que você estiver (inclusive em shoppings, restaurantes, no rádio ou na televisão do hotel), vai ouvir, em alto e bom som, a ladainha do muezim mais próximo anunciando que é hora de uma das 5 preces diárias obrigatórias dos muçulmanos.

Eu amo ouvir o canto do muezim - me faz lembrar que estou num país tão diferente do meu!

Se esta for a sua 1ª vez num país muçulmano, agora você já sabe do que se trata aquela ladainha que está ouvindo por todo lado, 5 vezes por dia!

doha catar guia de viagem

doha catar guia de viagem

Ramadan no Catar

Nós estivemos no Catar logo que o Ramadan terminou, mas estávamos no Irã durante o mês sagrado dos muçulmanos, e tivemos a experiência de como é viajar por um país de religião oficial Islâmica nesta época do ano!

Para quem não sabe, eu explico o que aprendi durante a nossa viagem: o Ramadan é o 9º mês do calendário islâmico, um mês de abstenção de coisas que são consideradas impuras para o corpo e a mente, que serve para purificar a mente e intensificar a fé. 

O período de 30 dias de Ramadan muda a cada ano - neste ano de 2022 foi de 2/4 a 2/5. No ano que vem, o Ramadan provavelmente cairá um pouco mais adiante no ano, pois a troca dos meses é baseada no calendário lunar, como explicarei no próximo tópico.
Neste mês de Ramadan, os muçulmanos devem ficar sem beber e nem comer, ou seja, praticar o jejum, entre o nascer e o por do sol
Os muçulmanos praticantes não podem tomar nem água durante o dia! Ficar sem tomar água no meio do deserto! Num país onde as temperaturas ultrapassam diariamente os 40ºC, pensa!!! Não é fácil!

Outras regras do Ramadan dizem que, neste mês, os muçulmanos também não podem ter pensamentos impuros e devem praticar a generosidade e o perdão, evitando fazer sexo e também fumar. 

Os muçulmanos acreditam que o jejum faz com que a pessoa seja mais grata por tudo o que recebe de Allah, fortalecendo, assim, sua conexão com o Criador. 

E que diferença tudo isso vai fazer na sua viagem ao Catar?

Faz muita diferença, porque, mesmo que você não seja muçulmano, os turistas e residentes no Catar também precisam observar as regras do Ramadan em público, sob pena de multa - ou seja, enquanto o sol estiver brilhando no céu, nada de comer ou beber em público! 

Durante o mês de Ramadan, nem os hotéis ficam livres de seguir as regras!

Os horários de funcionamento de shoppings, museus e muitos restaurantes e pontos turísticos são alterados, e bebidas alcoólicas ficam mais proibidas do que nunca - durante esse mês, elas não são comercializadas nem em hotéis de redes internacionais.
E, mesmo que você não seja multado, é muita falta de educação sacar a sua garrafinha de água e ficar se deliciando com uma água geladinha na frente de outras pessoas que estão jejuando, entende? Mais do que seguir as regras do Ramadan para não ser multado, é uma questão de educação e respeito com o povo muçulmano local 😉
Aliás, as regras relativas ao dress code para turistas também são observadas com mais rigor durante o Ramadan - então, se viajar neste período para o Catar, tenha mais cuidado com o que vai vestir lá!

Uma coisa interessante que eu descobri é que existem 2 cumprimentos mais usados no período de Ramadan, ambos com significados um pouco diferentes, e algumas pessoas preferem usar um deles, enquanto outras preferem usar o outro: 
  • Ramadan Mubarak, que significa um Ramadan abençoado
  • Ramadan Kareem, que significa um Ramadan generoso
O interessante é que alguns muçulmanos acreditam que desejar que o Ramadan seja generoso com alguém é inadequado, pois a expressão iria contra os ensinamentos do Islã, já que o Ramadan não pode ser generoso, você é que tem que ser mais generoso e praticar a caridade com mais afinco durante o mês sagrado. 

De outro lado, quem gosta de usar o cumprimento Ramadan Kareem ("que o Ramadan seja generoso com você") argumenta que é bom usar porque reflete as bênçãos que Allah dá aos seus seguidores durante o mês de jejum.

guia doha ramadan
claro que, na frente de um shopping com lojas de luxo, o desejo não poderia ser outro senão Ramadan Kareem!

Calendário lunar no Catar

No Catar, eles usam o calendário islâmico, que está atualmente no ano de 1443, e é baseado no ano lunar, não correspondendo aos calendários do ano solar, como é o caso do calendário gregoriano. 

Esse calendário é usado no dia a dia e para feriados religiosos, mas eles também usam o calendário gregoriano (solar) para se relacionar com o resto do mundo, em assuntos civis e comerciais.

Nesse calendário, a contagem do tempo começou com a Hégira, que foi a fuga do Profeta Maomé de Meca para Medina, no ano 622. Além disso, o calendário deles tem 11 dias a menos do que o nosso, razão pela qual o Ramadan acaba trocando de data a cada ano.

Os dias úteis são de domingo a quinta-feira, enquanto a sexta e o sábado são considerados fim de semana, os dias de descanso.

doha catar guia de viagem
é muito engraçado se acostumar com o fato de que sexta-feira tudo está fechado e domingo é um dia útil!

6 coisas que me lembram o Catar

  1. Barcos Dhow
  2. Cultivo de pérolas
  3. Petróleo
  4. Deserto
  5. Falcões
  6. Bukhoor (incensos)
doha catar guia de viagem
a falcoaria é uma atividade super cultural no Oriente Médio, e essas aves chegam a ser negociadas lá por U$ 4000

doha catar guia de viagem
o escultor holandês Tom Claassen criou o maravilhoso Falcon dourado, uma representação abstrata da ave nacional do Catar, obra de arte pública que foi instalada no Aeroporto de Doha

doha catar guia de viagem
dhow boats são veleiros tradicionais da região, feitos em madeira, usados no Mar Vermelho e no Oceano Índico para carregar mercadorias pesadas, como frutas e água doce

doha catar guia de viagem
não se sabe se os barcos dhow foram inventados pelos árabes ou pelos indianos, há muitos séculos atrás

Catar, um país em construção

Certamente o que mais nos impressionou em Doha foi a quantidade de obras em andamento e guindastes espalhados pela cidade inteira. 

Eu já tinha lido comentários no Booking de pessoas que se hospedaram em diversos hotéis reclamando da dificuldade de acesso aos seus respectivos hotéis em função de obras espalahadas pela cidade - até que percebi que DOHA INTEIRA está em obras, então praticamente em todos os bairros da cidade você encontrará problemas de acesso aos hotéis. 


Inicialmente, achei que isso se devesse às obras da Copa do Mundo 2022 no Catar, mas depois várias pessoas me disseram que não é bem assim: como o $$$$ jorra do chão naquelas bandas, eles literalmente VIVEM fazendo obras. Terminam uma e começam outra. Não são só as obras de estádios e hotéis para a Copa do Mundo que causam tumulto e dificuldades de acesso nas ruas de Doha...seja um novo asfalto em uma avenida que já era asfaltada, ou uma nova linha de metrô, os qataris não param de construir!

doha catar guia de viagem
edifícios super modernos são inaugurados todas as semanas em Doha

doha catar guia de viagem
o centro de Doha é um labirinto de ruas em obras, um desafio para motoristas

doha catar guia de viagem
nesta foto, da vista do Horizon Manor Hotel, onde nos hospedamos, dá para ver a quantidade de obras em andamento nos arredores dos hotéis

doha catar guia de viagem
chegar ao nosso hotel em Doha exigia alguns desvios de tapumes de obras

Choque cultural e as nossas impressões de Doha

Tive impressões boas e ruins em Doha, o que é normal quando a gente visita um país novo, com uma cultura tão diferente da nossa. 

Pelo lado positivo, amei observar a limpeza, segurança e modernidade, como é o caso do metrô de Doha.

Por outro lado, como falei acima, é bem complicado andar a pé em Doha, seja pelo calor absurdo que faz lá, seja pela dificuldade de acesso em função das obras.

Também achamos a cidade um pouco artificial e deserta. Em alguns lugares, parecia que estávamos em uma cidade fantasma, era bem estranho! 

Mesmo as estações de metrô, completamente vazias, davam uma sensação de que estávamos num país-cenário, criado artificialmente para um punhado de pessoas viverem. 

Às vezes, como na região do The Pearl e no shopping Villagio Mall, tínhamos a impressão de que eles estão querendo mimetizar Las Vegas, sem muito sucesso, porque Las Vegas é o que é justamente porque tem muita vida, barulho e animação, o que não existe em Doha. 

E aqueles prédios que surgem do nada no meio do deserto também me deram uma sensação estranha: claro que eu admiro (muito) a arquitetura super moderna - tanto que fiz questão de ir até Lusail especialmente para ver de perto as impressionantes Katara Towers. Mas, chegando lá, quando a gente sai da estação de metrô completamente vazia e se depara com aquele alicate gigante pousado no meio do deserto, a sensação é de estranheza, como se naves extraterrestres fossem aterrisar ali a qualquer momento 😝

doha catar guia de viagem
no bairro The Pearl eles tentaram mimetizar Las Vegas, sem muito sucesso

doha catar guia de viagem
até o Souq Waqif, local mais movimentado de Doha à noite, tem áreas onde não se vê viva alma, bastando se afastar alguns metros da parte mais turística do mercado

doha catar guia de viagem
as impressionantes Katara Towers parecem um alicate gigante pousado no meio do deserto

doha catar guia de viagem
arquitetura moderna no meio do deserto do Catar em Lusail

Quanto custa viajar para Doha no Catar

Escrevi um post específico aqui no blog contando em detalhes quanto custa viajar para Doha no Catar.

Nesse post eu expliquei qual é a moeda usada no Catar e onde comprá-la, se o Catar é um país caro, quanto custou a nossa viagem a Doha e quanto custam as passagens aéreas, hotéis, alimentação, simcards e pacotes de dados para usar internet em Doha.

Espia lá que está super completo!

guia de viagem Doha Catar

Como chegar em Doha no Catar

Não tenho dúvidas de que a melhor forma de chegar em Doha no Catar é voando com a Qatar Airways, uma empresa aérea com 5 estrelas no ranking do Skytrax, cujo hub é justamente lá. 

O governo do Catar investe pesado na companhia aérea, construíram um aeroporto que é hoje considerado um dos melhores do mundo, super moderno e lindo, com terminais exclusivos para a Qatar Airways, e tudo isso acabou transformando Doha em um importante hub aéreo mundial.

A Qatar Airways tem um voo diário e direto entre São Paulo e Doha. Já fizemos esta rota outra vez e já publiquei aqui no blog um post contando em detalhes como é voar para Doha com a Qatar Airways

É um voo longo, que leva em média 14hs, mas a Qatar Airways é a melhor companhia aérea do mundo, e a viagem é bem agradável. Eles têm aviões novos, preços com bom custo x benefício e excelente atendimento.

Leia mais: 


guia de viagem Doha Catar
a Qatar Airways tem um voo diário e direto entre São Paulo e Doha

guia de viagem Doha Catar
a melhor forma de chegar em Doha no Catar é voando com a Qatar Airways

guia de viagem Doha Catar
o aeroporto de Doha é considerado um dos melhores do mundo

Bebidas alcóolicas no Catar

Com relação a bebidas alcoólicas, são caríssimas e de venda super restrita no Catar - não são vendidas em restaurantes comuns ou em supermercados, por exemplo, mas apenas em alguns locais autorizados (hotéis de redes internacionais, como nas Maldivas). 

Uma cerveja long neck, por exemplo, chega a custar U$ 10 ou 15! 

E, mesmo que você consiga comprar bebidas alcoólicas em locais licenciados, não pode consumi-las em qualquer lugar, mas apenas nestes mesmos locais (ou, no caso de residentes no Catar, em suas casas). 

Durante a Copa do Mundo 2022 no Catar, a venda de cerveja será autorizada em algumas das festas do Mundial, mas a bebida terá que ser necessariamente consumida dentro do local da festa (você não pode comprar uma cervejinha e levar para o seu hotel, por exemplo), e custará tão caro quanto sempre no Catar. 

Aliás, saiba que entrar com bebidas alcoólicas no Catar é ilegal - não tente escamotear uma garrafa de vinho, por exemplo, dentro da sua mala, que você pode se dar mal. 

Nem mesmo as lojas do duty free de chegada no Aeroporto de Doha vendem bebidas alcoólicas, e as salas VIP da Qatar Airways no aeroporto também não servem bebidas com álcool. 

Os estrangeiros que vivem no Catar e não são muçulmanos precisam de uma autorização especial para comprar bebidas álcoolicas e também carne de porco (proibida pelo Islã), e eles têm cotas máximas mensais de compras para esses produtos. 

Há um único centro de distribuição, onde os residentes compram bebidas alcóolicas e carne de porco para consumo privado, em casa.

Sim, você vai ver que, em alguns restaurantes, existem comidas com bacon, mas o bacon que tem lá é de gado, e não de porco!

É um país de religião oficial muçulmana, e isso vem com certas restrições - só resta respeitar.

guia de viagem Doha Catar
aproveite para tomar o seu último vinhozinho/cervejinha no voo rumo a Doha, pois no Catar as bebidas alcoólicas são objeto de luxo

Chip de celular e internet para usar em Doha no Catar

No post quanto custa viajar para Doha no Catar eu escrevi um capítulo inteirinho explicando tudo sobre chips de celular e internet para usar em Doha no Catar: expliquei quanto custa, onde comprar, como colocar crédito, opções de operadoras e tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Olha lá!
guia de viagem Doha Catar
em Doha é fundamental ter um chip de celular local e dados móveis, e não é só para publicar as suas selfies nas redes sociais! 

Como usar o metrô em Doha no Catar

Já expliquei aqui no blog que o melhor meio de transporte para se deslocar em Doha é, sem dúvida nenhuma, o metrô. E já contei em detalhes como funciona o metrô de Doha

Mas, além do metrô, também expliquei como funcionam os bondes, os ônibus, os táxis de aplicativo e até o Doha Bus hop on, hop off!

Tá tudo bem mastigadinho aqui: Quanto custa viajar para Doha no Catar

guia de viagem Doha Catar
o melhor meio de transporte para se deslocar em Doha é o metrô

guia de viagem Doha Catar
no Catar, todas as placas têm informações em inglês

guia de viagem Doha Catar
já expliquei em detalhes como funciona o metrô de Doha num outro post aqui no blog, veja lá!

guia de viagem Doha Catar
o metrô de Doha é seguro, limpo, moderno, rápido, fácil de usar e o melhor de tudo: barato!

Quantos dias ficar em Doha no Catar

Essa é a clássica pergunta que não tem resposta certa. 

Tem gente que aproveita uma conexão em Doha de algumas poucas horas para fazer um passeio rápido pela Corniche e pelo Souq Waqif e dizer que "conheceu" Doha. 

Outros passam uma semana no Catar desbravando até os recantos mais distantes da capital Doha e acham que o tempo não foi suficiente para tudo. 

Depois de pesquisar tudo o que eu mais queria fazer por lá, achei que 3 dias de conexão em Doha no Catar seriam suficientes. Eu não tinha intenção de sair da capital Doha, queria conhecer apenas as atrações turísticas mais top e não pretendia fazer o tour pelo deserto. 

Acho que o meu cálculo foi bom. 

Claro, eu não contabilizei o calor infernal que faz em Doha nas minhas contas - e ele precisa ser considerado, pois, em um determinado horário do dia - aproximadamente entre 11 e 15hs - a gente não tem vontade de fazer nada que não inclua ar condicionado, e isso te fará perder tempo nos teus passeios. Mas, de um modo geral, 3 dias foram suficientes para ver os pontos turísticos mais importantes de Doha

Se você está planejando a sua viagem a Doha, veja meu post-guia o que fazer em Doha no Catar em 3 dias.

Se eu tivesse mais um dia, provavelmente o que faríamos seria conhecer mais shoppings com muito ar condicionado hehehe...como o recém inaugurado, extravagante e chiquérrimo Shopping Place Vendôme, em Lusail, com seu show de fontes dançantes e lojas de grifes como Gucci, Chloé e Saint Laurent, e o Shopping Al Hazm, todo de mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão e teto abobadado de vidro, inspirado no estilo italiano da Galleria Vittorio Emanuele de Milão, e cercado por jardins, fontes, gazebos e oliveiras importadas da Espanha.

Note, contudo, que, no nosso roteiro de 3 dias, eu não incluí passeio ao deserto e não saímos de Doha para conhecer outras partes do país, o que eu até gostaria de ter feito - mas o Peg não estava na pilha 😝


Muitas pessoas me recomendaram ir até o souq da cidade de Al Wakrah, vizinha e bem próxima de Doha, onde é possível chegar até mesmo usando transporte público (metrô e ônibus). Dizem que ele é semelhante ao Souq Waqif, mas bem mais tranquilo, situado na beira da praia, com pequenas ruelas...se você for até lá, depois me conte se valeu a pena!

Katara Cultural Village
a Katara Cultural Village foi um dos meus passeios favoritos em Doha, no Catar

O que fazer em Doha no Catar

Se você está planejando o seu roteiro em Doha no Catar, não deixe de ver este post - o que fazer em Doha no Catar em 3 dias - onde abordei os seguintes tópicos:
  • Conexão em Doha: o que fazer em algumas horas
  • Roteiro de 3 dias em Doha no Catar
  • O que fazer em Doha no Catar
Lá eu contei em [muitos] detalhes tudo o que tem para fazer em Doha no Catar - uma lista completa de todas as principais atrações turísticas de Doha, com muitas dicas para você aproveitar melhor os seus passeios no Catar!

MIA Park
uma caminhada pelo MIA Park é outro passeio imperdível em Doha

Copa do Mundo 2022 no Catar

Copa do Mundo 2022 no Catar acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro e, neste post, eu já contei tudo o que vocês precisam saber sobre o mega evento da FIFA: Copa do Mundo 2022 no Catar.

Não vou repetir tudo aqui, para não ficar muito repetitivo, mas, se vocês clicarem no link acima, vão descobrir tudo sobre a Copa do Mundo 2022 no Catar!

Mas não é só: como já mencionei, Doha é uma cidade que está investindo forte em mega eventos - especialmente grandes eventos esportivos - como os Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Arábicos, jogos da Copa da Ásia, etc, e a tendência é que ocorram cada vez mais grandes competições por lá!

Quando marcar a sua viagem ao Catar, não deixe de se informar sobre o que estará rolando quando você estiver lá! Imagina poder assistir a uma corrida de camelos, por exemplo?!

Copa do Mundo 2022 no Catar
em Doha, eles não te deixam esquecer, nem por um segundo, que a Copa do Mundo 2022 será realizada no Catar hehehe...

Onde fazer compras em Doha

Como vocês podem imaginar, eu não sou uma grande fã de shoppings, e jamais colocaria um shopping no meu roteiro de viagem se não fosse o próprio shopping, em si mesmo, uma atração turística. 

É o que acontece em Doha, onde os shoppings são verdadeiros pontos turísticos (como ocorre em Dubai também, por exemplo). 

Isso é uma característica dessa região, pois, devido às altas temperaturas, as pessoas têm preferência por ficar mais tempo em ambientes internos e climatizados do que ao ar livre. Por isso, os shoppings de Doha são verdadeiros pontos turísticos, onde os qataris passam HORAS, com muito entretenimento disponível, além de lojas e restaurantes, como cinemas, parques temáticos, cafés e decorações muito luxuosas.  

Um shopping muito legal de visitar no Catar é o Villagio Mall, o maior shopping center de Doha, localizado na Aspire Zone.

O Villagio Mall é conectado ao hotel de luxo The Torch por uma passarela, e fica situado a apenas 200m do Estádio Khalifa, um dos mais importantes de Doha.

Inspirado em Veneza, ele é também conhecido como "Veneza de Doha", e lembra os shoppings do Hotel Venetian, de Macau e de Las Vegas, com direito a 150m de canais internos e passeios de gôndola!

Eles usaram neste shopping até a mesma técnica que é usada nos casinos, para que os apostadores (e, no caso, os consumidores do shopping) não notem o passar do tempo: o teto tem uma pintura que imita o céu durante o dia, mesmo que já seja noite!

É, provavelmente, o shopping mais bonito do Catar, e também um dos mais elitistas, com lojas super chiques no corredor dourado das grifes, a Via Domo, e frequentadores qataris muito bem arrumados (e endinheirados).

Lá você vai encontrar marcas como Fendi, Gucci, Louis Vuitton, Bulgari, Dior, Dolce & Gabbana e Cartier, só para ter uma ideia, além de lojas mais populares, como a Decathlon.  

Ainda no Villagio Mall, você vai encontrar vários restaurantes, como a Cheesecake Factory, que a gente ama, cinemas IMAX e até um parque temático, o Gondolania!

Se eu fosse escolher apenas um shopping center para conhecer no Catar, como um verdadeiro ponto turístico - quase que uma experiência antropológica qatari - seria o Villagio Mall, com certeza!

Outros shoppings que fiquei com vontade de conhecer mas não deu tempo, como comentei acima, foram o recém inaugurado, extravagante e chiquérrimo Shopping Place Vendôme, em Lusail, com seu show de fontes dançantes e lojas de grifes como Gucci, Chloé e Saint Laurent, e o Shopping Al Hazm, todo de mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão e teto abobadado de vidro, inspirado no estilo italiano da Galleria Vittorio Emanuele de Milão, e cercado por jardins, fontes, gazebos e oliveiras importadas da Espanha.

De tudo que eu vi, embora Doha tenha lojas livres de impostos, não achei os preços muito convidativos não, e acho que só vale a pena dar uma conferida em lojas que a gente não encontra no Brasil. 

Você vai encontrar em Doha lojas como Foot Locker, Nike, Adidas, Victoria’s Secret, Sephora, lojas de alto luxo como Dior e, na área de alimentação, redes como Starbucks, Shake Shack, Applebees, etc.

Outro shopping que dizem ser um pouco mais popular e acessível, onde os imigrantes indianos e nepaleses fazem compras, é o City Center Doha, localizado em West Bay, mas nós não chegamos a ir lá, então não posso confirmar.

Na Katara Cultural Village, a Katara High Street e o Katara Plaza valem uma visita - nem que seja só pelo ar condicionado ao ar livre! 

Uma caixa de presente gigante marca o início desta rua super luxuosa da vila cultural. É ali que ficam as Galerias Lafayette - famosas lojas de departamento francesas que são sinônimo de luxo. 

Essa parte de Katara - a área de shopping Katara Plaza - tem um sistema de resfriamento externo (aka ar condicionado ao ar livre), esculturas enormes de cristal de Murano, e cafés.

Mas, se vocês querem saber bem a verdade, acho que a maioria dos turistas se satisfaz com comprinhas de souvenirs no Souq Waqif mesmo, meu lugar favorito em Doha, como mostrei aqui

Souq Waqif em Doha
Souq Waqif em Doha

Galerias Lafayette em Katara Cultural Village
Galerias Lafayette em Katara Cultural Village

Onde comer [e o que comer] em Doha

Veja o post específico que publiquei aqui no blog sobre onde comer em Doha e como é a culinária do Catar: Onde comer e o que comer em Doha no Catar

Lá você vai encontrar muitas indicações de restaurantes, mas também dicas de tudo de bom que você não pode deixar de experimentar numa viagem ao Catar!

Eu amo a gastronomia do Oriente Médio em geral, e vocês??

Souq Waqif
o Souq Waqif, com seus inúmeros restaurantes de especialidades de todo o Oriente Médio, foi nosso lugar favorito para jantar em Doha, no Catar

Onde ficar em Doha

Escrevi um post cheio de dicas de onde ficar em Doha, então não vou repetir tudo aqui - olha lá: 


dicas de onde ficar em Doha
dicas de hotéis em Doha

Calor no Catar

O Catar está localizado em uma região desértica, coberta por areia, com pouquíssima vegetação nativa, e clima de temperaturas altíssimas, que variam, ao longo do ano, entre mínimas de 14ºC e máximas de 50ºC. É um país quente, muito quente, na maior parte do ano.

O verão é longo, de maio a setembro, com uma inacreditável temperatura MÉDIA de 38ºC, sendo que as temperaturas mais altas são no mês de julho. Chuvas são raras.

Quando estivemos em Doha em maio, a temperatura sempre ficava acima dos 30ºC, até durante a madrugada 😛

Nos horários mais quentes do dia, a temperatura passava facilmente dos 40ºC, com sensação térmica muitoooo acima disso no sol! Um dia eu inventei de ir caminhando do hotel até o Museu Nacional do Catar - parecia tão pertinho...e juro por Deus, achei que eu ia morrer de desidratação! 

Parecia que eu estava asssssando no sol, e não encontrava uma sombra sequer! E, para piorar, os malditos não têm um único bebedouro funcionando nas ruas (talvez em função da pandemia eles tenham sido todos desativados), e os lugares onde eu poderia comprar água estavam todos - TODOS - fechados! 

Nunca senti tanto calor na minha vida, nem em Dahab, no Egito, ou em Jaisalmer, na Índia, alguns dos lugares mais tórridos pelos quais eu me recordo de ter passado! 

Doha realmente não é uma cidade pedestre-friendly, justamente por causa do calor! E fica pior ainda com as milhares de obras em andamento!

Cogitei até pegar água num chafariz - sério - fui até lá, contornando as obras que estão pela cidade inteira, e não é que a porcaria da fonte de água estava completamente seca, mais seca do que eu!?! 

Já estava me sentindo com os olhos esbugalhados, voando um pano por cima de mim mesma para fazer uma sombra, não passava um mísero táxi e eu já ia me despedindo mentalmente do Lipe, imaginando como seriam os sintomas de uma morte por desidratação, quando finalmente encontrei um quiosque com um homem dentro. E não é que o maldito me disse que não poderia me vender uma garrafa de água porque o quiosque ainda estava 'fechado'!? 

Acho que, pelo meu olhar, ele deve ter percebido que eu ia ter um ataque histérico e atacá-lo, pressentiu que estava correndo risco de vida (eu devia estar com cara de quem estava prestes a cometer um assassinato), e aí resolveu encher um copo de água e me entregar 😩

O lado bom é que, nos meses de outono/inverno, entre dezembro e fevereiro, o clima fica um pouco mais ameno, com temperaturas médias girando entre 26 e 33ºC. Por essa razão, a Copa do Mundo de 2022 será em novembro/dezembro.

Outra coisa boa é que os qataris fazem o que podem para amenizar o calor sem noção que faz lá, desde construir áreas comerciais ao ar livre, parques e estádios com ar-condicionado até pintar trechos de asfalto para reduzir a temperatura! 

As paradas de ônibus no Catar também são casinhas fechadas com refrigeração, e um costume qatari que nós presenciamos lá e nos deixou boquiabertos foi que eles estacionam os automóveis e os deixam ligados, com o ar condicionado funcionando!!! 

Eu já tinha ouvido falar nisso, mas, até ver essa cena com meus próprios olhos (inclusive mostrei nos stories), eu não acreditei que fosse verdade, ou mesmo que fosse um costume tão...comum!

Ficamos chocados, 1) primeiro, com a segurança (imagina no Brasil, quanto tempo duraria um carro vazio com a chave na ignição antes de ser levado por alguém?); 2) segundo, com o gasto de combustível para deixar o carro ligado, com o ar funcionando, enquanto você faz compras no mercado, por exemplo (a gasolina deve ser baratíssima!); e 3) terceiro, imagina como não deve ficar o forno a temperatura dentro de um carro estacionado naquele calor de 50ºC, para esse costume perdurar!?

Ah, e mais uma coisa sobre essa questão do ar condicionado: em alguns lugares, eles até exageram, e regulam o troço no modo ''passar frio" - leve sempre um casaquinho com você na bolsa/mochila ou um lenço para se cobrir nesses lugares fechados super refrigerados!

Museu Nacional do Catar em Doha
Museu Nacional do Catar em Doha - achei que eu ia morrer antes de conhecer este lugar 😜

doha catar guia de viagem
parada de ônibus refrigerada na região 'The Pearl' em Doha no Catar

doha catar guia de viagem
algumas áreas de shoppings em Doha têm sistema de refrigeração ao ar livre, dá para acreditar!?

Melhor época para ir a Doha no Catar

Quando visitar Doha no Catar? 

Esta é uma das principais dúvidas dos viajantes, e a melhor época para viajar ao Catar é justamente entre a metade de outubro e o início de abril, quando o clima não está tãoooo quente. Não é por nada que transferiram a data da Copa do Mundo 2022 para este período!

Os verões no deserto - especialmente entre os meses de junho e agosto - são simplesmente impossíveis de suportar ao ar livre, turistando, com temperaturas que chegam aos 50ºC - um horror, não dá para sair de dentro do hotel. 

Além disso, no verão também são frequentes as tempestades de areia, vindas do deserto, quando tudo fica (ainda mais) bege por lá! Porque vocês acham que a maioria das casas tradicionais no Catar são justamente da cor bege?? 

Eu não recomendo ir a Doha nesta época, pois você vai aproveitar muito pouco seus passeios por lá, mal dá vontade de sair de perto do ar condicionado! 

Inclusive, esses meses mais quentes do ano acabam coincidindo com as férias escolares no Catar, e os próprios estrangeiros que vivem em Doha aproveitam para fugir de lá por 2 ou 3 meses!

Independente da época do ano em que você decidir visitar o Catar, não esqueça de levar chapéu e óculos de sol, usar muito protetor solar, tomar bastante água para se hidratar e, observando o dress code local, usar roupas leves!

guia de viagem Doha Catar
alguns pontos turísticos de Doha, como a Katara Cultural Village e o MIA Park, possuem esses carrinhos de golfe à disposição dos turistas - aproveite as caronas gratuitas, é uma ótima forma de driblar o calor durante os passeios no Catar!
guia de viagem Doha Catar
nos meses mais quentes do ano, o povo qatari só sai de perto do ar condicionado à tardinha, depois que o sol baixa e o calor dá uma arrefecida
guia de viagem Doha Catar
não à toa, o final da tarde é o melhor momento do dia para passear a pé em Doha, seja na Corniche, no MIA Park, no Souq Waqif ou em Katara

Shukran, Qatar! شكراً

Sempre termino as nossas viagens com o ânimo dessa escultura + fofa da vida que encontrei no Aeroporto de Doha (vide foto abaixo) - mas, no final desta viagem ao Catar, excepcionalmente voltei para casa feliz da vida, sabendo que estaria abraçada no meu gordinho no dia das mães - essa é a vantagem de viajar sem os filhos: a gente não fica tão triste de voltar para casa hehehehe...e, coincidentemente, chegamos em casa bem no dia das mães!

E mais: não fiquei triste de me despedir de Doha, porque tenho a forte sensação de que voltaremos lá dia desses - nem que seja para um stopover a caminho de outro país voando Qatar Airways - e estar em Doha é sempre certeza de grandes aventuras pela frente 🙏
Obrigada por dias tão felizes e divertidos - Shukran, Qatar! شكراً

Arak qariban! اراك قريبا
guia de viagem doha
Small Lie é uma escultura em madeira do artista americano KAWS que retrata bem como fica o meu espírito ao final de cada viagem hehehe...

guia de viagem doha
obrigada por dias tão felizes e divertidos - Shukran, Qatar! شكراً

Você já esteve em Doha no Catar? 

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários, por favor! 

Acompanhe tudo no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #PVnoCatar

Tem um monte de dicas e fotos lá! E mostrei muito mais dos nossos passeios em Doha lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques. 


Vai para Doha? Dê uma conferida nestas opções de hospedagem: Onde ficar em Doha no Catar - dicas de hotéis para todos os bolsos

Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!



Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Doha: guia de viagem

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Boa noite, sabe me dizer por gentileza o que é QID que pede no site da ehteraz? Obrigada

    ResponderExcluir