Menu

Kenai Fjords National Park, no Alaska - como é o passeio de barco pelo parque nacional e onde se hospedar, passear e comer em Seward

Como é o passeio de barco pelo Kenai Fjords National Park, no Alaska, e onde se hospedar, passear e comer em Seward
kenai_fjords_national_park_alaskaEste post é parte de uma série sobre a nossa viagem ao Alaska - para ler todos, clique aqui.

No último post que publicamos, sobre a Seward Highway e suas atrações (uma das estradas mais bonitas por onde já rodamos), contei que, já quase chegando na cidade de Seward, na milha 3, você pode pegar a Exit Glacier Road (ou Herman Leirer Road) e seguir até o Kenai Fjords National Park

Esse maravilhoso parque nacional - um dos motivos de querermos ir até Seward, além da viagem até lá em si, que é puro esplendor - pode ser visitado de 2 formas: 

1) Por essa estrada, são mais ou menos 14Km até o Nature Center, um centro de visitantes que fica aberto até as 8pm. Você estaciona o carro lá e faz uma trilha de 1/2 milha até o glaciar - ver um glaciar de perto é sempre emocionante! 

2) Através de um passeio de barco, que foi o que fizemos no dia seguinte. Já falei sobre esse passeio aqui no blog, quando escrevi sobre 6 passeios pagos que valem a pena no Alaska, mas agora vou contar pra vocês todos os detalhes deste passeio emocionante!!! 

kenai_fjords_national_park_alaska
orcas

kenai_fjords_national_park_alaska
leões marinhos

glaciares

kenai_fjords_national_park_alaska
barco da mesma empresa, de modelo diferente (maior) que o nosso

Seward - o que fazer lá

Começando pelo começo, vamos falar de Seward, certo?

Esta cidadezinha pequena fica no fim - ou no começo, dependendo da perspectiva de quem olha - da Seward Highway. Como já falei, na minha opinião, essa é a estrada mais bonita que nós vimos por lá, e deve fazer parte de qualquer roteiro pelo Alaska

Em Seward, não deixe de visitar o Alaska SeaLife Center, um aquário dedicado à vida marinha do Pacífico Norte, que funciona diariamente das 8am às 9pm, no 301 Railway Avenue. 

Outro programa "obrigatório" por lá é comer halibut, uma espécie de peixe típica da região, no porto da cidade, um dos mais movimentados do 50º estado americano.

É lá, no porto, que fica a milha zero da Seward Highway, em Resurrection Bay, num fiorde lindo de morrer. 

É um vilarejo de apenas 3 mil habitantes, na sombra da Montanha Marathon (com 921 metros), mas realmente vale a visita e um passeio pelas suas ruelas, especialmente pela oportunidade de fazer esse incrível passeio de barco que descrevo abaixo: o National Park Tour 6 hour Cruise da Kenai Fjords Tours. 

porto de Seward



Onde ficar e comprar comida

Já, já eu chego no passeio, mas antes precisamos encontrar um lugar para pernoitar lá, já que o passeio sai de manhã muito cedo e é necessário dormir lá na noite anterior para chegar a tempo no porto!

Chegamos na cidade as 9pm, depois de rodar o dia todo pela Seward Highway, vendo as atrações da estrada mais bonita do Alaska, com um fim de tarde maravilhoso, os picos nevados branquinhos das montanhas rochosas cinza escuro se destacando contra o céu muito azul. 

Fomos direto comprar janta, café da manhã e lanches no Safeway, pois precisávamos garantir a comilança para o passeio de barco no dia seguinte - não esqueça disso, muito importante!

Safeway, o melhor lugar que encontramos para comprar comida

Depois, seguimos direto para o nosso hotel, pois estávamos exautos. 

Havíamos feito uma reserva com antecedência, pelo Booking, no Hotel Alaska Coastal Lodging

Ele fica no 524 Fourth Avenue, perto do porto. Nós reservamos o quarto 8 e aqui faço uma anotação importante: nós reservamos este porque era o hotel mais barato que nós encontramos no Booking! E, mesmo assim, era caro - carérrimo, na minha opinião, pelo que oferece (pagamos U$ 132). Mas não esqueça de que estamos falando do Alaska, onde qualquer hospedagem será cara no verão. 

A nota baixa que ele tinha nas avaliações do Booking (6,6, o que significa "satisfatório"), já prenunciava que não se tratava de grande coisa, mas nós sabíamos que chegaríamos tarde da noite, como de fato chegamos, e que sairíamos de manhã muito cedo, então queríamos apenas uma cama limpa para dormir, e isso nós encontramos lá. 

Mais que isso: o quarto tinha também fogão, forno, pia, frigobar, louça, talheres, panela e cafeteira, além de várias tomadas (muito necessárias para carregarmos simultaneamente todas as máquinas fotográficas, celulares, tablets, baterias e filmadoras). 

Tudo bem limpinho e simples. Cama, travesseiros, cobertas e lençóis bem fofos. 

Banheiro bem limpo e banho bom. 

nosso hotel Alaska Coastal Lodging


Um detalhe: o hotel não tem recepção - você recebe o número do seu quarto e o código de acesso no quarto por email uns dias antes. 

Tem uns quartos na frente da propriedade, com entrada pela 4th Avenue, e outros nos fundos, com entrada por uma alley e estacionamento bem na porta do quarto. 

Por sorte o nosso quarto era desses nos fundos, e pudemos estacionar bem na porta do quarto!  

A única reclamação foi o barulho de pessoas caminhando no andar de cima, pois o teto é daqueles de madeira e fica rangendo todo o tempo quando as pessoas estão se movimentando no andar superior - o nosso quarto era no térreo. 

Ah, e o fato de que não tinha isqueiro nem fósforos no quarto para ligar o fogão :(

Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, dê uma olhada nas seguintes opções, que me parecem ter boa relação custo-benefício:


 

a fachada do hotel

mas nós ficamos nos quartos dos fundos, com estacionamento na porta

localização do hotel em Seward

National Park Tour 

Como prometido, passo a contar sobre o nosso passeio de barco no parque nacional Kenai Fjords

Fizemos muitas pesquisas antes de escolher este passeio. 

Existem muitas empresas que fazem passeios de barco quase que idênticos nesta região do Alaska (o parque nacional Kenai Fjords)mas a Kenai Fjords Tours era, de longe, a mais bem recomendada, pelo que pudemos perceber, e os preços eram iguais aos das outras - todos bem salgados - então optamos por esta mesmo. 

Além de poder escolher entre diversas empresas, também era possível optar entre vários passeios, pois cada companhia oferece uma grande variedade de tours

Escolhemos especificamente o National Park Tour 6 hour Cruise da Kenai Fjords Tours porque, dentre todos os passeios de barco disponíveis, era o mais curto (os outros eram de mais de 8hs de duração), mais barato e mais abrangente. É o passeio mais "popular", o "clássico" da empresa, o mais completo para quem vai lá pela primeira vez.  

O tour dura 6hs e percorre 100 milhas (entre ida e volta). 

você pode acompanhar o trajeto neste telão que fica dentro do barco

O almoço é incluído, assim como o estacionamento em Seward. 

É caro, caríssimo, mas do tipo "não-dá-pra-ir-ao-Alaska-e-não-fazer". 

Preço: U$ 154 para adultos, U$ 77 para crianças de 2 a 11 anos, mais taxas e tarifas. 

Como eu disse, os preços são absurdamente caros, mas você não vai ir até o Alaska e não fazer um passeio de barco para ver as baleias, os glaciares e a paisagem surreal dos fiordes do estado americano mais impressionante de todos, né? 

Afinal, é justamente para ver isso que fomos até lá :)


kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska
o incrível voo de um bald eagle!

kenai_fjords_national_park_alaska

Como é o passeio, afinal?

Eles oferecem saídas para esse passeio de 6hs 2x por dia, a primeira às 8am com check-in 7am, e a segunda partida é às 11:30am, de maio a setembro apenas. 

O check-in às 7am deve ser feito no 1304 4th Avenue.

Eles mandam fazer check-in com 1 hora de antecedência do horário do passeio, às 7am, no nosso caso, e nós chegamos 7:15am no porto e já estava cheio de gente na fila para embarcar (o embarque é 7:30am).


No porto não tem onde estacionar - o máximo de tempo que pode estacionar lá é 2hs - então você tem que estacionar no estacionamento que eles (a empresa Kenai Fjords Tours) disponibilizam gratuitamente, ali pertinho, e voltar de ônibus (a cada 5min) que eles também oferecem gratuitamente. 

O melhor é ir direto deixar o carro no estacionamento e pegar o bus para o local deles no porto, onde você faz o check-in. Planeje fazer o seu check-in e ir para a fila do embarque no máximo às 7h20min

o carro ficou no estacionamento

e fomos no ônibus (incluído) da empresa até o porto

kenai_fjords_tours_alaska
sede da empresa no porto de Seward
  
esse era o nosso barco


Como o barco é daqueles com mesas, é bom chegar cedo e pegar um bom lugar na fila do embarque, pois só assim você consegue garantir uma mesa na janela do andar de baixo. 

Nós chegamos a pensar em pegar um lugar no andar de cima, e por sorte não tinha mais e ficamos numa janela embaixo, o que se revelou o lugar perfeito, porque no andar de cima tem um corredor por fora das janelas (embaixo não), e o povo fica o tempo todo na tua frente. Embaixo não tem corredor por fora das janelas e tu pode ficar sentado na tua mesa o tempo todo vendo a paisagem. 

Detalhe: eles possuem diversos barcos, de vários modelos diferentes, e não tem como prever qual será o tipo de barco que usarão no seu passeio - fique ligado quando estiver na fila do embarque e veja qual a melhor estratégia :)

Lembre-se que o passeio leva 6hs, e ficar bem localizado/acomodado, é fundamental. 

Ficamos com uma mesa de 6 lugares para nós 3, foi uma delícia!

Ah, e não esqueça de levar diversão para as crianças: papel, lápis de cor, bonequinhos, tablet, quebra-cabeças...nós levamos de tudo um pouco na mochila!

meu povo super bem acomodado no barco kkkkk...

só espiando as baleias pelo janelão!

enquanto lá fora os mais entusiasmados se acotovelam todos do mesmo lado do barco!

o interior do nosso barco

No local deles no porto de Seward tem uma lojinha

Ok, se você quiser comprar uma lembrancinha do passeio, mas não vale a pena fazer compras lá - não tem nada com preço bom!



Eles recomendam que você leve lanches extras - e eu também recomendo, com veemência, pois o almoço incluído definitivamente não é suficiente para um passeio de 6hs de duração!

Não esqueça que você só voltará a Seward às 2pm! Nós já tínhamos comprado lanchinhos para levar no passeio de barco na noite anterior, no Safeway.

O almoço incluído consiste em um wrap de galinha, uma barrinha de cereal, um saquinho de batatinhas e água.

De sobremesa, cookies :)




Os banheiros estavam limpos do começo ao final do passeio. 

Tem um bar a bordo que vende café, chá, chocolate quente, refrigerantes e salgadinhos.

O café custa U$ 1. 

Se você compra uma caneca souvenir do passeio por U$ 7,95, tem direito a quantos refills quiser de graça de café, chá ou refri. Achei um bom negócio. 


 



O guia era excelente, embora meio showman. Do tipo "super empolgado", sabe? kkkkk... 

Primeiro fomos até Fox Island, onde o barco faz uma parada rápida, sem desembarque. 

Depois seguimos para o Holgate Glacier, onde vimos muitos pequenos icebergs

Recomendo muito levar uma jaqueta à prova d'água e roupas em camadas

Faz muito frio do lado de fora do barco, onde você certamente vai querer passar bastante tempo vendo as paisagens e a vida selvagem do Alaska bem de pertinho, especialmente quando o passeio chega perto do glaciar; mas também faz calor dentro do barco, e por essa razão é muito importante estar vestido tipo "cebola", em camadas :) 

Fox Island
o barco faz uma parada em Fox Island

tempo super fechado no Holgate Glacier

no Holgate Glacier o barco fica bastante tempo parado para muitas fotos!

o Lipe colocava a jaqueta e tirava a jaqueta toda hora...

o Peg ficou quase todo o tempo só assim, de colete!

já eu colocava touca, luvas e manta no pescoço sempre que ia sair na rua, especialmente no Holgate Glacier, parte mais gelada do passeio

mas para ficar bastante tempo fotografando do lado de fora, o casaco é imprescindível!

Também é muito importante levar uma boa máquina fotográfica

Na foto acima, vocês podem observar o tamanho da lente que o Peg estava usando - e, como vêem, mesmo com essa mega lente as fotos não ficaram grande coisa! Primeiro, por causa do mau tempo, mas também, e principalmente, porque o barco não tem autorização para se aproximar demais dos glaciares, das rochas onde os pássaros fazem ninhos ou onde os leões marinhos "lagarteiam" e muito menos das famílias de baleias - então o jeito é fotografar de longe mesmo...e aí, não há zoom que chegue!

Se você não tiver um bom equipamento à disposição, pode acabar ficando um pouco frustrado, porque não vai conseguir aquela selfie com a orca :)

Nós tivemos um pouco de azar neste dia porque o tempo estava muito feio e fechado, não se via muito da paisagem - fico imaginando que coisa maravilhosa deve ser aquele cenário num dia de sol e céu azul - pelo pouco que conseguimos ver, deu para perceber que deve ser algo espetacular. 

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska


kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska
vimos vários glaciares

kenai_fjords_national_park_alaska
alguns de bem perto...

kenai_fjords_national_park_alaska
outros de longe...

todos impressionantes!

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska
até o Lipe ficou empolgado tirando muitas fotos!

De qualquer forma, recomendo muito esse tour mesmo se você estiver lá num dia feio, porque o ponto alto não são apenas as paisagens, e sim a vida selvagem que você terá oportunidade de ver lá. 

Além das paisagens belíssimas dos fiordes do parque nacional, vimos leões marinhos (Steller sea lions), golfinhos (dall's porpoises), focas (harbor seals), baleias humpback (em Holgate Arm - 2), águias (bald eagles - 3), oystercatchers pretos (3), puffins (um montão - horned e tufted), e um mundo de águas vivas!

Foi muito mais do que nós esperávamos! 

Já havíamos visto orcas no passeio de barco que fizemos em Victoria, Vancouver Island, no Canadá, e fizemos este passeio pensando que veríamos mais algumas orcas - não tínhamos nem idéia de que veríamos tantos outros animais, especialmente os pássaros - amei conhecer os famosos puffins!

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska


kenai_fjords_national_park_alaska

kenai_fjords_national_park_alaska

Mas, sem dúvida, o mais impressionante de tudo o que nós vimos foram as várias famílias de orcas, as baleias assassinas (tinha umas 30 em Chat cove!)!

As fotos e os filmes não ficam tão bons quanto a gente quer, porque, além da emoção do momento, e do acotovelamento de gente no barco, ainda tem o fato de que OLHAR é mais importante que fotografar, né??

Vocês não podem imaginar a emoção que é ver esses animais imensos tão de pertinho!!! Em um momento nós 3 estávamos do lado de fora do barco juntos e, quando vimos, 3 delas vieram bem na nossa direção e passaram EMBAIXO do nosso barco, na nossa frente!

Fiquei até sem ar vendo aquele ser gigante passando embaixo de mim, a poucos metros da minha família! Momentos inesquecíveis... 

orca_whale

orca_whale

orca_whale

orca_whale

orca_whale

orca_whale


Clique abaixo para assistir ao vídeo dos melhores momentos da nossa viagem ao Alaska:


Observações importantes

Não deixe de confirmar todas as informações antes da sua viagem. 

Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de agosto de 2015, quando estivemos lá. 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

Você já esteve no AlaskaConte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Nós fizemos este passeio a convite da Kenai Fjords Tours, e agradecemos a gentileza. 



* Hotel Alyeska (opção de hospedagem no meio da Seward Highway, em Girdwood)
Precisa reservar também um hotel em Seattle?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Dicas gerais, planejamento e organização da viagem



Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante!
Você também nos encontra aqui:




Nós recomendamos a Rentalcars para aluguel de carros:




Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: