9 de junho de 2018

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris mais colorida do Peru

Como é a trilha na montanha do arco-íris no PeruNossa ideia inicial era ir até a Rainbow Mountain Vinicunca, ranqueada pela National Geographic como um dos "100 lugares para conhecer antes de morrer", no Peru

Já havíamos conhecido outros Cerros de 7 Colores no norte da Argentina e também o Vale do Arco-Íris no Atacama e estávamos empolgados em fazer essa trilha da Montanha Arco-Íris no Peru

Mas, chegando em Cusco, percebemos que o tour até a famosa Rainbow Mountain é super acessível e está ficando impossivelmente popular, com inúmeros ônibus lotados de turistas que pagaram 50 soles partindo todas as madrugadas de Cusco para lá. 

O lugar parece lindo nas fotos do Instagram (e nos cartazes espalhados pelas agências de viagens de Cusco), mas sério...nos bateu aquele desânimo de chegar lá junto com outros milhares de turistas lotando ônibus de 45 lugares...

Não é ser metida, mas...era para ser um passeio a um lugar desolado, no meio do nada, e não um tour em meio a uma muvuca de gente se acotovelando e disputando o lugar para a melhor selfie 😥 então...descobrimos Palccoyo!! 

Veja um pequeno aperitivo deste lugar lindo aqui:


Como é a trilha na montanha do arco-íris no Peru
Como é a trilha na montanha do arco-íris no Peru

Como é a trilha na montanha do arco-íris no Peru

Como é a trilha na montanha do arco-íris no Peru
paisagens lindas a caminho de Palccoyo



Como é a trilha na montanha do arco-íris no Peru
nosso drone sobrevoou uma das montanhas arco-íris e as imagens ficaram lindas

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris
o lugar é completamente isolado e só os nativos andinos vivem lá

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris

Também conhecida como Tres Rainbows - porque não é um, mas sim 3 arco-íris - esse lugar é um presente da natureza a 4300m+ de altitude, totalmente escondido no meio da Cordillera Vilcanota

Como ainda não se popularizou entre os turistas - nas agências que perguntamos sobre este passeio muitos agentes ainda nem tinham ouvido falar nele, por incrível que pareça, e éramos apenas algumas poucas vans pequenas por lá naquele dia - o lugar ainda retém aquele clima de 'fim de mundo explorado apenas pelos povos nativos andinos'. 


Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris
poucas vans e alguns táxis foi o que encontramos nesse tour

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris
e, mesmo assim, tinha um pequeno "engarrafamento" na trilha!

Diferente da Rainbow Mountain original (a Vinicunca), você paga mais caro para ir até Palccoyo (são 80 soles), e vai ainda mais longe (são 4hs para ir e mais 4hs para voltar sacolejando em estradinhas de terra) - talvez por isso a grande maioria dos turistas prefira ir a Vinicunca. 

Além da vantagem do pequeno número de visitantes, e do fato de que o lugar é muito mais selvagem, ainda tivemos a vantagem de que, em Palccoyo, a trilha é bem mais curta: são apenas 2hs para completar o circuito - e, como eu já disse, a gente sacoleja e ouve musiquinhas peruanas incansavelmente no rádio da van, mas, quando chegamos à comunidade de Palccoyo, temos à nossa espera não apenas UMA montanha arco-íris, e sim TRÊS, daí o nome Tres Rainbows, além de um incrível Bosque de Pedras🌈


a caminho de Palccoyo, uma pequena parada para banheiro em Cusipata


a van que nos levou até a montanha Tres Rainbows

mercado de Cusipata

paisagem da janela da van



parada no posto de controle, onde se paga o "ingresso" para fazer a trilha



na volta para Cusco, outra parada em outro "pueblo" para almoço, incluído no tour e bem simplinho


Outro diferencial da Tres Rainbows, pelo que me explicaram, é que, na Rainbow Mountain clássica, você precisa caminhar várias horas para ver os primeiros "coloridos" na montanha, enquanto que, em Palccoyo, a van já estaciona ao lado de uma montanha arco-íris, e você caminha o tempo todo avistando aquelas paisagens espetaculares ao seu redor. 


Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris
chegando lá, as vans estacionam ao lado de uma das montanhas arco-íris

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris

7 cores, muitas llamas, alpacas, sol e neve também. 

Nosso dia teve de tudo um pouco. 

E, na minha opinião, a NatGeo pode continuar indicando a Rainbow Mountain, que continuará inundada por grupos cada vez maiores de turistas - eu sou mais o clima de fim de mundo secreto de Palccoyo! 

Que esse segredo fique bem guardado entre nós, hein?!? 🙊


Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris

Palccoyo ou Tres Rainbows: trilha na montanha do arco-íris




esse Bosque de Pedras é espetacular

até neve nós pegamos na trilha, ainda bem que já estávamos chegando de volta na van!

Como enfrentar a altitude no Peru

É importante dizer que, se você pretende fazer a Trilha de Palccoyo, PRECISA chegar em Cusco pelo menos uns 2 ou 3 dias antes de partir para este passeio, para ter tempo suficiente para o seu corpo se aclimatar à altitude.

Em Cusco, você estará a 3.450m de altitude, enquanto que, em Palccoyo, a altitude é de 4.121m e, acima dos 4 mil metros, quase todo mundo sente algum efeito da altitude, se não estiver bem aclimatado. 


#ChupaSoroche

o Peru fará você pular de alegria

O que levar


No post que acabei de publicar sobre a Trilha de Salkantay, escrevi em detalhes sobre tudo o que é necessário levar para fazer trilhas no Peru. 

Aquele post ficou bem completo porque lá em coloquei tudo o que levar na Trilha de Salkantay, que é uma trilha de 5 dias, muito mais longa que Palccoyo, que é uma caminhada bem curtinha de apenas algumas horas, mas, com a lista que coloquei lá, você adapta para saber o que levar à Montanha Arco-Íris. 

Veja também: 



roupas quentes e impermeáveis, água, óculos de sol e muitos cartões de memória na sua máquina fotográfica

uma mochila pequena para carregar as suas coisas é essencial

e protetor solar!

Quando fazer a trilha de Palccoyo


A melhor época para fazer qualquer uma das trilhas peruanas na região de Cusco é a estação seca, entre abril e setembro.

Em outubro começa a chover e as chuvas seguem até março.

Você já esteve no Peru? Visitou alguma das montanhas arco-íris? Fez alguma trilha por lá? Conte para a gente, deixe a sua dica nos comentários! 

Leia todos os nossos posts sobre o Peru

Procure também a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá!













Assista também a nossa jornada pela Trilha de Salkantay até Machu Picchu


          


E aí, pronto para reservar a sua estadia no Peru? 

Em Aguas Calientes, cidade que é base para visitar Machu Picchu, ficamos no Hotel Sol de los Andes Inn, que é super barato, com diárias de apenas U$ 28 no quarto duplo com café da manhã. 

Mas, se você quiser esbanjar, faça uma reserva no Belmond Sanctuary Lodge, um 5 estrelas fantástico que é o único hotel localizado em Machu Picchu, na porta de entrada das ruínas! Deve ser uma experiência única na vida, ideal para comemorar uma ocasião especial!

Em Lima, recomendamos o super prático Casa Fanning Hotel, com apartamentos completos ótimos para famílias. 

Em Cusco, recomendamos o rústico e aconchegante El Balcón Inn. Mas, se você quer economizar bastante em hospedagem, dê uma olhada no super econômico albergue Hitchhikers Cusco Hostel, onde ficamos várias noites, mas peça um quarto de casal no andar de cima (e não no térreo, que é mais barulhento). 

Na nossa primeira viagem a Cusco, ficamos no Hotel Royal Qosqo, mas não sei dizer como ele está hoje em dia (a nota no Booking está 74).

Em Ollantaytambo, recomendamos muito uma noite na charmosa pousada El Albergue. 

Clique aqui para conferir as tarifas dos hotéis nas datas da sua viagem e fazer a sua reserva.






Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.


Você também nos encontra aqui:








  
  


  


    


4 comentários:

  1. Gente, arrasaram! Amei ver que vocês sairam do obvio e fizeram o roteiro de vocês! PArabéns!! Deve ter sido uma experiência incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, Juliana! Tenho certeza que a Rainbow Mountain ia me decepcionar...ando fugindo desses lugares superlotados "da moda" heheheh...foi ótimo encontrar uma alternativa!

      Excluir
  2. buena tarde, impresionantes tomas, cuanto es el presupuesto mínimo para ir a ese lugar, a que hora salen los carros de cusipata para palcoyo y cuanto es el costo del pasaje

    ResponderExcluir
  3. Olá, adoramos seu post, em breve estaremos em Cusco e queremos muito conhecer este lugar. Você pode nos passar o contato da empresa que vocês contrataram para o tour?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...