Menu

O que fazer em Doha no Catar em 3 dias

O que fazer numa conexão em Doha no Catar - lista completa com todos os principais pontos turísticos para conhecer numa conexão em Doha

o que fazer em Doha no Catar

Descubra o que fazer numa conexão em Doha no Catar - não importa se você tem uma conexão em Doha de algumas horas ou se vai ficar 3 dias por lá - aqui você encontra uma lista completa com todos os principais pontos turísticos para conhecer numa conexão em Doha, no Catar.

Doha é o hub da excelente Qatar Airways, o que faz com que muitas pessoas aproveitem as longas conexões entre voos da companhia aérea para conhecer a capital do Catar em stopovers. 

Neste post eu também vou dar dicas do que fazer numa conexão em Doha de algumas horas. 

Mas Doha merece bem mais do que apenas algumas horas da sua atenção: o Catar é um lugar que está despontando como um dos destinos mais interessantes a serem explorados no mundo!

E, por isso, neste post eu trago um roteiro completo com o que fazer numa conexão em Doha no Catar em 3 dias.

Nós já tínhamos passado por Doha em conexão de diversos voos da Qatar Airways e, desta vez, decidi que precisávamos explorar melhor a sede da próxima Copa do Mundo 2022

Existem tantas opções do que fazer numa conexão em Doha que, quando comecei a pesquisar, fiquei até surpresa, e com medo que o tempo que reservei para visitar o Catar não fosse suficiente para ver todas as principais atrações turísticas de Doha. 

No final das contas, acho que foi o tempo ideal, e neste post aqui no blog vou contar a vocês todos os detalhes - no meu guia completo com o que fazer numa conexão em Doha no Catar, vou explicar:
  1. Quantos dias ficar em Doha no Catar, 
  2. O que fazer numa conexão em Doha de algumas horas, 
  3. Nossa sugestão de roteiro em Doha no Catar, 
  4. Minha opinião sobre o safari no deserto em Doha, 
  5. Onde comprar em Doha, 
  6. A melhor época para viajar a Doha e, principalmente, 
  7. Uma lista completa com passeios, lugares, monumentos e obras de arte públicas para conhecer numa conexão em Doha, no Catar. 
Vambora???

No Instagram, veja também a (hashtag) #‎PVnoCatar.

Veja também: 

O que fazer em Doha no Catar
o Aeroporto Internacional de Doha no Catar é o hub da companhia aérea Qatar Airways

O que fazer em Doha no Catar
Jornada Milagrosa de Damien Hirst

O que fazer em Doha no Catar
Museu Nacional do Catar

O que fazer em Doha no Catar
Monumento da Pérola na Corniche Promenade de Doha

O que fazer em Doha no Catar
Souq Waqif

Sobre Doha, a capital do Catar

Doha é a capital do Catar, cidade mais populosa do Emirado, com mais da metade da população do país - mais de 1,3 milhão de habitantes.

Extremamente urbanizada, Doha fica situada no leste do Catar, limitada pelo Golfo Pérsico, com clima desértico e temperaturas altíssimas, que chegam aos 50ºC no verão.

A cidade de Doha foi reconhecida como capital do Catar quando o país se tornou independente do Reino Unido e, hoje em dia, é um dos lugares mais conhecidos internacionalmente no Oriente Médio, uma cidade mundialmente conhecida pela sua modernidade, desenvolvimento e riqueza, e também por ter sediado diversos eventos esportivos internacionais famosos, como os Jogos Asiáticos, os Jogos Pan-Arábicos, jogos da Copa da Ásia e, em novembro, sediará a Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Além disso tudo, como falei antes, Doha é o hub da ótima Qatar Airways, o que faz com que muitos viajantes aproveitem as longas conexões entre voos da companhia aérea para conhecer a capital do Catar nas suas viagens. 

Só esses motivos já seriam suficientes para despertar a nossa vontade de conhecer o Catar, mas tem muito mais! Seja numa curta conexão em Doha, seja para passar alguns dias explorando o Catar, há muito para ver e fazer por lá, e neste post eu vou mostrar pra vocês um pouquinho do que fazer em Doha no Qatar em 3 dias.

Leia mais: 


O que fazer em Doha no Catar
Doha fica situada no leste do Catar, limitada pelo Golfo Pérsico

O que fazer em Doha no Catar
Doha é uma capital mundialmente conhecida pela sua modernidade, desenvolvimento e riqueza

O que fazer em Doha no Catar
o Museu de Arte Islâmica de Doha no Catar é considerado a obra-prima do famoso arquiteto I.M. Pei

Quantos dias ficar em Doha no Catar

Essa é a clássica pergunta que não tem resposta certa. 

Tem gente que aproveita uma conexão em Doha de algumas poucas horas para fazer um passeio rápido pela Corniche e pelo Souq Waqif e dizer que "conheceu" Doha. 

Outros passam uma semana no Catar desbravando até os recantos mais distantes da capital Doha e acham que o tempo não foi suficiente para tudo. 

Depois de pesquisar tudo o que eu mais queria fazer por lá, achei que 3 dias de conexão em Doha no Catar seriam suficientes. Eu não tinha intenção de sair da capital Doha, queria conhecer apenas as atrações turísticas mais top e não pretendia fazer o tour pelo deserto. 

Acho que o meu cálculo foi bom. 

Claro, eu não contabilizei o calor infernal que faz em Doha nas minhas contas - e ele precisa ser considerado, pois, em um determinado horário do dia - aproximadamente entre 11 e 15hs - a gente não tem vontade de fazer nada que não inclua ar condicionado, e isso te fará perder tempo nos teus passeios. Mas, de um modo geral, 3 dias foram suficientes para ver os pontos turísticos mais importantes de Doha

Se eu tivesse mais um dia, provavelmente o que faríamos seria conhecer mais shoppings com muito ar condicionado hehehe...como o recém inaugurado, extravagante e chiquérrimo Shopping Place Vendôme, em Lusail, com seu show de fontes dançantes e lojas de grifes como Gucci, Chloé e Saint Laurent, e o Shopping Al Hazm, todo de mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão e teto abobadado de vidro, inspirado no estilo italiano da Galleria Vittorio Emanuele de Milão, e cercado por jardins, fontes, gazebos e oliveiras importadas da Espanha.

Note, contudo, que, no nosso roteiro de 3 dias, eu não incluí passeio ao deserto e não saímos de Doha para conhecer outras partes do país, o que eu até gostaria de ter feito - mas o Peg não estava na pilha 😝

Muitas pessoas me recomendaram ir até o souq da cidade de Al Wakrah, vizinha e bem próxima de Doha, onde é possível chegar até mesmo usando transporte público (metrô e ônibus). Dizem que ele é semelhante ao Souq Waqif, mas bem mais tranquilo, situado na beira da praia, com pequenas ruelas...se você for até lá, depois me conte se valeu a pena!

O que fazer em Doha no Catar
muitas pessoas aproveitam uma rápida conexão em Doha para fazer um passeio pelo Souq Waqif, parada obrigatória de todo turista que vai ao Catar

Safari no Deserto

Um dos passeios mais famosos de Doha é o tour pelo deserto - mas nesse passeio eu não estava muito interessada, pois já fizemos muitos passeios por desertos mundo afora bem mais autênticos (como tínhamos acabado de fazer no Irã), e esses tours "pre-fabricados", que incluem um mini-passeio de camelo pelas dunas para fotografias e terminam com um jantar no meio do deserto, estilo "Desert Safari", que eles oferecem em Dubai e Doha, realmente não me chamam atenção kkkkk...

Mas...se você nunca fez um passeio pelo deserto, eu recomendaria sim que você acrescente um tour Desert Safari no seu roteiro pelo Catar: o deserto é parte da história do povo árabe, e conhecer um deserto é um must na vida de qualquer pessoa! 

E esses percursos estilo rally pelo deserto qatari têm algo realmente especial e diferente para quem gosta de aventuras: no Catar, o deserto, com suas dunas, termina no mar, e deve ser bem lindo!

Nesse caso, se planeje para ficar pelo menos 4 dias no Catar.

O que fazer em Doha no Catar
os únicos camelos que nós vimos no Catar foram estas lindas esculturas no Museu Nacional do Catar em Doha

Conexão em Doha: o que fazer em algumas horas

Aí você me pergunta: eu tenho uma conexão de 12hs, ou de 15hs em Doha, vale a pena sair do aeroporto e aproveitar para conhecer um pouco da cidade? Clarooooo que sim, é a minha opinião! 

Veja todas as principais atrações de Doha, escolha as que mais te interessam e vá em frente! Tudo vale a pena...como já dizia o poeta!

Só não esqueça de contabilizar no mínimo 4hs para os trâmites de imigração de entrada e saída no Catar. Depois disso, se ainda restarem umas 6hs, você terá tempo suficiente para ver um pouco dos principais pontos turísticos de Doha. 

Para calcular o tempo aproximado que você vai gastar entre deslocamentos de/para o aeroporto, é só fazer uma simulação no Google Maps - dá para simular o tempo gasto em deslocamentos de metrô e de carro no Maps, e engarrafamentos não são uma preocupação no trânsito de Doha.

Outro aplicativo que também costumo usar para fazer essas simulações de tempo gasto em deslocamentos é o app do Uber - inclusive para ter uma ideia de quanto custarão as corridas - mas saiba que, em Doha, o mais recomendado, se você quiser circular de táxi, é o app da Karwa Taxi, que são os táxis azuis turquesa oficiais de Doha, e não o Uber.

Nós circulamos por Doha inteira de metrô - para mim, é o melhor meio de transporte por lá, com um ar condicionado geladinho, super organizado, facílimo de usar e barato. Recomendo que você faça o mesmo!


O que fazer em Doha no Catar
circulamos por Doha inteira de metrô

O que fazer em Doha no Catar
engarrafamentos não são uma preocupação no trânsito em Doha no Catar

O que fazer em Doha no Catar
para calcular o tempo aproximado que você vai gastar entre deslocamentos de/para o aeroporto, é só fazer uma simulação no Google Maps

Mas...caso você seja uma pessoa um pouco mais enrolada, que não curte muito se virar sozinha, ou que não está acostumada a usar metrô e tem medo de se "perder", nesse caso, para otimizar ao máximo o tempo disponível, eu recomendo que você combine com um taxista o roteiro que você quer fazer e veja o quanto ele vai te cobrar. 

Lembro que conversamos com vários taxistas nepaleses ali pela Corniche, que queriam nos cobrar em torno de QR 300 (Rials Catarianos), ou seja, algo em torno de 80 euros, para um tour completo por Doha. 

Com 100 euros você certamente consegue um tour de 4hs com motorista em carro privado.

Saindo do aeroporto, peça para ele parar no 974 Stadium, o estádio todo feito de contêineres que será desmontado depois da Copa do Mundo 2022 no Catar

O que fazer em Doha no Catar
o 974 Stadium é todo feito de contêineres, e será desmontado depois da Copa do Mundo 2022 no Catar

Depois, siga pela Corniche, e peça para ele parar para fotos no Museu Nacional do Catar e no Museu de Arte Islâmica - não vai dar tempo de entrar e conhecer os acervos desses museus maravilhosos, mas os edifícios em si são verdadeiras obras de arte moderna, e vale a pena conhecê-los, nem que seja apenas por fora, pela arquitetura externa. 

Aproveite para ver também as vistas do skyline de Doha do MIA Park, foram as minhas vistas favoritas!

Passe então na Corniche para ver o Monumento da Pérola e o relógio que faz a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022, local onde estão os mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da competição. 

Depois, é hora de seguir para o Souq Waqif, onde você poderá aproveitar para almoçar ou jantar. Este famoso souq é o principal ponto turístico do Catar, uma parada imperdível, e é o lugar onde você certamente vai "gastar" a maior parte do seu curto tempo de conexão em Doha.

Quando se der por satisfeito de passeios nos mercados, depois de comprar aquele ímã de geladeira do Catar, veja o tempo que ainda te resta em Doha e decida se você vai querer dar uma volta (de carro) em West Bay, The Pearl, ou se ainda sobra tempo para um passeio rápido pela Katara Cultural Village - calcule pelo menos 2hs no Souq Waqif e mais umas 2hs em Katara.  

Se você for "the Flash", e a sua conexão for das mais longas - sei de pessoas que tiveram conexões em Doha de até 19hs - quem sabe ainda dá tempo de ir ver as 14 esculturas monumentais em bronze criadas por Damien Hirst para a sua Jornada Milagrosa

Pode confiar que, de roteiros de viagens, eu realmente entendo, e esse é realmente um roteiro perfeito para uma conexão em Doha de algumas horas!

O que fazer em Doha no Catar
vale a pena fazer uma rápida parada para conhecer, ao menos por fora, a arquitetura do Museu de Arte Islâmica, uma obra de arte moderna

O que fazer em Doha no Catar
na Corniche de Doha, você vai ver os mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da Copa do Mundo 2022 no Catar

O que fazer em Doha no Catar
a parada no Souq Waqif é imperdível para todo turista que visita o Catar, mesmo numa curta conexão em Doha

O que fazer em Doha no Catar
a Katara Cultural Village merece pelo menos 2hs da sua conexão em Doha

O que fazer em Doha no Catar
se você for rápido, ainda terá tempo de ver as esculturas criadas por Damien Hirst para a sua Jornada Milagrosa

Sugestão de roteiro de 3 dias em Doha no Catar

Se você vai ficar 3 dias em Doha no Catar, esse é o roteiro que eu recomendaria para a sua viagem:

Dia 1: Museu de Arte Islâmica, MIA Park, Corniche, Monumento da Pérola, relógio da contagem regressiva para a Copa do Mundo, passeio de barco, skyline em Westbay, Mesquita Nacional do Catar, Centro Cultural Islâmico e Souq Waqif

Dia 2: Museu Nacional do Catar, Stadium 974, The Miraculous Journey, Biblioteca Nacional do Catar, Aspire Park, Estádio Khalifa, Iconic 2022, The Torch e Shopping Villagio Mall

Dia 3: Lusail Marina Promenade, Katara Towers, Shopping Place Vendôme, The Pearl, Musical Steps, réplica da Rialto Bridge e Katara Cultural Village

O que fazer em Doha no Catar
'The Pearl' é uma das atrações do nosso roteiro de 3 dias em Doha no Catar

Roteiro em Doha no Catar

Este foi, bem resumidamente, o nosso roteiro de 3 dias em Doha, no Catar - não se preocupe que, mais abaixo, eu conto em detalhes sobre cada um destes pontos turísticos de Doha:

Dia 1

Voamos de Tehran no Irã para Doha às 12:50 - 13:25

Nos hospedamos em Doha no Horizon Manor Hotel, que, na data da nossa viagem, estava com um excelente custo-benefício. Recomendo bastante, especialmente pela localização imbatível na melhor área de Doha para passeios turísticos e pela proximidade com o metrô, com mercadinhos e com o Souq Waqif, e também pelo atendimento, pois eles nos permitiram fazer check-out as 22hs, para podermos tomar banho antes de seguirmos para o aeroporto, coisa que eu nunca tinha visto na vida, e achei incrível. Foi como ganhar uma 3ª diária de graça! 

Contei detalhes desta história e do Horizon Manor Hotel aqui: Onde ficar em Doha no Catar - dicas de hotéis para todos os bolsos

Passeios:
  • Souq Waqif
  • Centro Cultural Islâmico
  • MIA Park
  • Museu de Arte Islâmica
  • Corniche Promenade - Monumento da Pérola - relógio da contagem regressiva para a Copa do Mundo
  • Skyline em West Bay
  • Mesquita Nacional do Catar
  • Souq Waqif
O que fazer em Doha no Catar
Centro Cultural Islâmico em Doha no Catar

O que fazer em Doha no Catar
MIA Park em Doha

Dia 2

  • Museu Nacional do Catar
  • Stadium 974
  • Biblioteca Nacional do Catar em Education City
  • The Miraculous Journey by Damien Hirst
  • Aspire Park - Estádio Khalifa - Iconic 2022 - The Torch - Shopping Villagio Mall
O que fazer em Doha no Catar
Biblioteca Nacional do Catar em Education City

Dia 3

  • Lusail Marina Promenade - Lusail Marina Corniche - Katara Towers - Shopping Place Vendôme
  • The Pearl - Musical Steps no Qanat Quartier - réplica da Ponte do Rialto - Porto Arabia
  • Katara Cultural Village

Dia 4 

Voamos de Doha para Guarulhos 1:50 - 10:00

Katara Towers em Lusail
Katara Towers em Lusail

O que fazer numa conexão em Doha no Catar em 3 dias

Doha tem muitas coisas para ver e fazer, museus fantásticos, mesquitas, mercados, parques, arquitetura moderna, passeios culturais e naturais. 

Quando a gente começa a pesquisar o que fazer numa conexão em Doha no Catar, surgem tantas atrações imperdíveis e pontos turísticos importantes que ficamos até meio sem saber o que priorizar. 

Acima eu já sugeri o que fazer numa conexão em Doha de algumas horas e já deixei a minha sugestão de roteiro para uma conexão em Doha no Catar de 3 dias. 

Aqui abaixo vocês vão encontrar uma lista completa com passeios, lugares, monumentos e obras de arte públicas para conhecer numa conexão em Doha, no Catar. 

Visitamos Doha em maio de 2022 e ficamos lá exatamente 3 dias, tempo suficiente para ver e fazer tudo o que está nesta lista do que fazer numa conexão em Doha no Catar:

skyline de Doha vista da Corniche Promenade
skyline de Doha vista da Corniche Promenade

Souq Waqif

Esse Souq é o lugar mais legal de Doha na opinião de todo mundo que visita o Emirado, então tínhamos que começar a explorar o Catar por ali! 

Se você está fazendo uma daquelas listas de "o que fazer em Doha", recomendo que comece o seu roteiro justamente pelo Souq Waqif, que é o coração cultural e social do Catar, um verdadeiro caldeirão de tradições qatari, música, arte e shows ao ar livre. 

Souqs são mercados tradicionais que podem ser encontrados na maioria das cidades árabes, especialmente no norte da África, como Cairo e Marrakesh, e nos países do Golfo Pérsico, como Omã, Emirados Árabes ou no Catar. 

A diferença é que, ao contrário dos mercados do Egito ou de Marrakesh, em Doha não existe assédio aos visitantes, e o Souq Waqif é super limpo, cheiroso e agradável - uma experiência completamente diferente dos outros Souqs onde já estive - mais para Dubai do que para o Cairo, se é que vocês me entendem.

O Souq Waqif é um antigo mercado, situado no centro histórico e comercial de Doha, construído há mais de um século atrás (dizem que as primeiras lojas foram construídas ali há mais de 250 anos!), onde os beduínos e mercadores locais negociavam suas mercadorias, como lãs, ovelhas e cabras, trocando-as pelos produtos de que precisavam. 

Como o Souq costumava inundar com o vai e vem das marés - pois as águas do Golfo Pérsico chegavam ao Souq até os anos 70 - os mercadores trabalhavam em pé, em barracas improvisadas, caso precisassem escapar das águas - daí surgiu o nome Souq Waqif, pois “waqif” significa “em pé” em árabe. 

Nessa época, os mercadores chegavam em seus barcos direto no mercado! Ou em camelos, para quem vinha 'overland'. 

O mercado tem lojas de tudo o que se pode imaginar, mercadorias de todas as partes do Oriente Médio, e parece um labirinto - de souvenirs a tecidos, de roupas típicas locais a temperos, perfumes, incensos, pérolas, artesanato, lustres, tapetes e sementes. Os produtos, de um modo geral, não têm preço fixo, é preciso barganhar, pechinchar, atividades que a turminha de lá adora! 

Souq Waqif
no Souq Waqif, a gente tem a impressão que, ainda hoje, os mercadores negociam suas mercadorias em pé, como se precisassem escapar das águas

Souq Waqif
o Souq Waqif é o melhor lugar em Doha para comprar o seu souvenir do Catar

Souq Waqif
o souq tem lojas de tudo o que se pode imaginar, mercadorias de todas as partes do Oriente Médio

Souq Waqif
o Souq Waqif é um ótimo lugar para comprar roupas típicas, temperos, perfumes, incensos, pérolas, artesanato, lustres, tapetes e sementes  

Souq Waqif
corredores labirínticos do Souq Waqif

Souq Waqif
no Souq Waqif, os produtos, de um modo geral, não têm preço fixo - é preciso pechinchar, atividade que a turminha de lá adora!

Um lugar perfeito para absorver a rica cultura árabe, ou simplesmente sentar num café ao ar livre à noite e ficar só relaxando e curtindo a atmosfera e o vai-e-vêm de locais, com suas vestimentas típicas, misturados aos turistas do mundo inteiro. 

Além disso, o Souq Waqif é um ótimo lugar para trocar dinheiro (dólares ou euros pela moeda local), ver camelos e comprar um souvenir de Doha.

Mas preciso fazer uma observação: embora seja um lugar maravilhoso para passear - eu adorei, e considero que é o passeio mais "imperdível" para quem visita Doha - é, inegavelmente, um Souq meio "Hollywoodiano", meio cenário de cinema, como muitas vezes senti em Doha. 

Como estávamos vindo de férias passadas quase que inteiramente em bazares persas milenares no Irã, para nós foi um ótimo 'refresco' da rusticidade iraniana, mas não vá ao Souq Waqif esperando uma coisa muito autêntica, que talvez você se decepcione com tanta limpeza e modernidade - especialmente se você já visitou souqs marroquinos, egípcios, ou mesmo omanis antes, por exemplo.  

E mais uma dica: vale a pena passear pelo Souq Waqif, tanto de dia, quanto de noite - voltamos lá diversas vezes, tanto de dia, quando tudo está bem tranquilo por lá, como à noite, quando o lugar fica bemmm animado!

Souq Waqif
o Souq Waqif é o lugar perfeito para curtir a atmosfera qatari e o vai-e-vêm de locais, com suas vestimentas típicas, misturados a turistas do mundo inteiro

Souq Waqif
o Souq Waqif é meio "Hollywoodiano", meio cenário de cinema, na minha opinião - um pouco limpinho demais, organizado demais, para ser "de verdade"

Souq dos Falcões e Souq das Aves

E, quando estiver lá, não deixe de conhecer o Souq dos Falcões - a falcoaria é uma atividade super cultural no Oriente Médio, e essas aves chegam a ser negociadas lá por U$ 4000 - simmmmm, eu perguntei!!!

Embora tenha me dado uma baita peninha de ver aqueles animais maravilhosos amarrados ali, com aqueles capacetinhos nas suas cabeças 😓

Mas o que realmente não curti nem um pouco no Souq Wakif foi o Souq das Aves - uma tristeza ver tantos pássaros lindos (e tartarugas e coelhos também) amontoados e presos em gaiolas minúsculas 😪

Sei que ter passarinhos e aves em geral de estimação é parte da cultura árabe desta região - já tínhamos visto um Souq de Aves quando visitamos Omã - mas é sempre bem triste de ver, acho desnecessário (se tem um tipo de "cultura" e "tradição" que, pra mim, podia acabar já já, é justamente esse costume). 

#Pronto, falei

Souq Waqif
Hospital de Falcões no Souq Waqif em Doha

Souq Waqif
Souq dos Falcões em Doha no Catar

Souq Waqif
 a falcoaria é uma atividade super cultural no Oriente Médio

Souq Waqif
as aves chegam a ser negociadas lá por U$ 4000!!

Souq Waqif
mas dá peninha de ver aqueles animais maravilhosos amarrados ali, com aqueles capacetinhos nas suas cabeças

Souq Waqif
'capacetinhos' de falcões à venda no Souq dos Falcões em Doha

Souq Waqif
Souq das Aves, um costume que não ia fazer nenhuma falta se acabasse hoje

Le Pouce, ou O Dedão de Doha

Outra atividade imperdível no Souq Waqif é fazer uma selfie com a estátua do dedão dourado, Le Pouce, ou The Thumb

A peça de arte pública do artista francês César Baldaccini foi instalada pelos Museus do Catar (que são como que um Ministério da Cultura do Emirado) no coração do Souq Waqif há alguns anos para celebrar o maior triunfo esportivo da história do Catar: a seleção do Catar, que não possui nenhuma tradição no futebol, e nenhum atleta conhecido internacionalmente, em 2019 ganhou, pela 1ª vez, o título de campeã da Copa da Ásia, que foi disputada nos Emirados Árabes, tendo vencido o Japão na final.

Souq Waqif
Le Pouce, ou O Dedão de Doha

Onde comer em Doha

O Souq Waqif também é o melhor lugar no Catar para experimentar as delícias da gastronomia de todo o Oriente Médio e além. 

Lá você encontra um restaurante iraquiano - Al Adhamiyah Iraqi Restaurant, o restaurante sírio delicioso Damasca One, o Alkoot Cafe, o marroquino Tajjen Restaurant, e até um restaurante palestino - Ard Nablus, onde escolhemos jantar uma noite (mostrei lá nos stories os restaurantes onde jantamos). 

Também vi um restaurante italiano - La Piazza, e até um tailandês maravilhoso, o Restaurante Jasmine Thai, onde jantamos outra noite! 

Só não fizemos questão de experimentar o restaurante persa Parisa, que também vi por lá e parecia lindooooo, por razões óbvias - estávamos voltando de uma longa viagem pelo Irã, onde tínhamos experimentado toda a gastronomia persa possível e imaginável. 

Um outro restaurante típico qatari famoso dentro do Souq Waqif, frequentado por famosos, mas bem despretensioso, é o Shay AlShomous, que funciona especialmente para o café da manhã, servindo pratos tradicionais da região e o autêntico café da manhã qatari, com a cozinha comandada pela própria proprietária, Shams Al Qassabi - veja a página deles no Instagram @shay_alshomous.

Também tem uma área do mercado onde mulheres qataris montam suas barracas, cozinham ali mesmo à tardinha e vendem suas deliciosas comidas ao ar livre.

Publiquei um post específico aqui no blog sobre quanto custa viajar para Doha no Catar, mas quero deixar registrado aqui quanto pagamos por algumas das refeições que fizemos no Souq Wakif em Doha, para que vocês tenham uma ideia dos preços no Catar - refeições para duas pessoas, obviamente sem bebidas alcoólicas:
  • Jantar no Restaurante Ard Nablus: QR 81
  • Jantar no Restaurante Damasca One: QR 100
  • Jantar no Restaurante Jasmine Thai: QR 139
Leia muito mais sobre as delícias gastronômicas que você não pode deixar de experimentar numa viagem ao Catar aqui: Onde comer e o que comer em Doha no Catar

Souq Waqif
delícias do restaurante palestino Ard Nablus em Doha

Souq Waqif
Restaurante Jasmine Thai no Souq Waqif em Doha no Catar

Souq Waqif
área do Souq Waqif onde mulheres qataris montam suas barracas à tardinha e vendem suas deliciosas comidas ao ar livre

Souq Waqif
o restaurante sírio Damasca One é um dos mais conhecidos do Souq Waqif

Museu de Arte Islâmica

Pertinho do Souq Waqif, na Corniche de Doha, fica situado o Museu de Arte Islâmica, inaugurado em 2008 e hoje um dos pontos turísticos mais importantes e mais procurados do Catar, perfeito para a 2ª parada do seu roteiro em Doha.

Ele fica localizado bem na frente do hotel onde nos hospedamos - o Horizon Manor Hotel - e era possível vê-lo das janelas da academia do hotel 😍

Museu de Arte Islâmica do Catar
das janelas da academia do nosso hotel Horizon Manor era possível ver o Museu de Arte Islâmica de Doha

Com linhas retas características da arte islâmica, esse famoso museu é um projeto do importante arquiteto norte-americano de origem chinesa Ieoh Ming Pei - simmm, o mesmo que criou a controversa Pirâmide do Museu do Louvre em Paris. 

I.M. Pei estudou a arte islâmica em detalhes para criar o projeto do Museu de Arte Islâmica do Catar - que ele mesmo já disse ser a sua obra-prima - e é possível apreciar esse preciosismo na arquitetura simétrica do edifício, que se tornou um dos principais cartões postais de Doha e do próprio Catar.

E o MIA - Museum of Islamic Art - ainda tem pátios laterais com janelões enormes, de onde se tem uma vista fantástica do skyline de Doha em West Bay. 

O terraço do piso térreo é certeza de fotos incríveis!

Museu de Arte Islâmica do Catar
Museu de Arte Islâmica do Catar

Museu de Arte Islâmica do Catar
o Museu de Arte Islâmica fica situado pertinho do Souq Waqif, na Corniche de Doha

Museu de Arte Islâmica do Catar
esse famoso museu é um projeto do importante arquiteto norte-americano de origem chinesa I.M. Pei

O acervo do Museu de Arte Islâmica do Catar é a maior coleção de arte islâmica do mundo, e conta mais de 14 séculos da história de 3 continentes, apresentando peças garimpadas em diversas partes do mundo islâmico, e trazidas do Oriente Médio, África, Europa e Ásia. 

São verdadeiras obras de arte, na forma de esculturas, mosaicos, tapeçarias com séculos de história, louças, porcelanas, pinturas e jóias, vindas da China, Nigéria, Uzbequistão e Malásia, dentre muitos outros lugares. 

Grande parte dos artefatos encontrados no museu integram a coleção particular da família Al Thani, que governa o Catar. 

Para aprender muito sobre a cultura islâmica em poucas horas, não há lugar mais indicado!

Para saber os horários de funcionamento, os preços dos ingressos e sobre as exibições temporárias, visite o site oficial do museu

Não deixe de ir conhecer também o MIA Café, localizado no átrio do Museum of Islamic Art, também com vistas espetaculares do skyline de Doha em West Bay.

Museu de Arte Islâmica do Catar
até os jardins do Museu de Arte Islâmica de Doha são lindos!

Museu de Arte Islâmica do Catar
o prédio moderno do MIA se tornou um dos principais cartões postais de Doha e do próprio Catar

Museu de Arte Islâmica do Catar
o Museu de Arte Islâmica do Catar possui a maior coleção de arte islâmica do mundo

MIA Park

Depois de visitar o Museu de Arte Islâmica em Doha, aproveite também para passear pelo MIA Park, um parque linnnnndo que foi construído ao lado do museu - na verdade, o museu está situado dentro da área do parque. 

Aliás, de lá se tem aquela que, na minha opinião, é uma das melhores vistas da skyline de Doha e dos arranha-céus de West Bay. 

Existem carrinhos de golfe no estacionamento do museu que - assim como na Katara Cultural Village - fazem trajetos gratuitos pelo parque, o que é muito bem-vindo no calorão absurdo de Doha.

Se não tiver a sorte de embarcar num destes carrinhos, trate de levar bastante água e um boné para a sua caminhada entre os gramados maravilhosos do MIA Park, pois os bebedouros do parque não estão funcionando (acho que em razão da pandemia) e não há muita sombra por lá.

MIA Park
gramados perfeitos do MIA Park em Doha no Catar

MIA Park
o MIA Park é um parque lindo que foi construído ao lado do Museu de Arte Islâmica em Doha

MIA Park
do MIA Park se tem uma das melhores vistas da skyline de Doha e dos arranha-céus em West Bay

Museu Nacional do Catar

Muitos dos principais pontos turísticos de Doha ficam próximos uns dos outros, como é o caso do Museu Nacional do Catar, que fica a uma curta caminhada do Museu de Arte Islâmica - mas, com o calor de 38°C no deserto que estava fazendo por lá, e considerando que a cidade está com todos os bebedouros completamente secos, não existe sombra, e Doha inteira está em obras, não foi uma boa ideia fazer o trajeto a pé pelo MIA Park, quase me desidratei 😳

Recomendo que você use o excelente metrô de Doha para ir até o Museu Nacional do Catar - há uma parada da linha Gold do metrô que se chama National Museum e fica a 10min a pé do museu. 

O Museu Nacional do Catar foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do prêmio Pritzker, e inaugurado em 2019. 

O projeto foi inspirado em uma rosa do deserto - formação rochosa típica dos desertos do Golfo Pérsico, que resultam da cristalização de sais minerais nas bacias rasas de sal da região. 

Museu Nacional do Catar
o Museu Nacional do Catar foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel

Explicando melhor, a tal "Rosa do Deserto" é uma formação mineral que se dá debaixo das areias do deserto do Catar, quando milhares de grãos de areia cristalizada se unem, criando uma espécie de rocha que se assemelha a uma rosa. Essa "rosa" é formada pelo solo arenoso através do trabalho do vento, da água salgada e da areia. 

A estrutura tem círculos de diferentes tamanhos e ângulos, que se unem entre si para abrigar 11 galerias.

No interior do Museu Nacional do Catar, a experiência é bem sensorial, com instalações multimídia que contam a história da formação da península do Catar há milhões de anos atrás, sua fauna, os primeiros povos, como é a vida no deserto, a cultura nômade dos pescadores de pérolas - que, por muito tempo, foi a principal atividade econômica do país e, finalmente, o descobrimento do petróleo e do gás natural. 

O museu conta a história do país dividida em 3 partes: Origens, Vida no Catar e História Moderna do Catar. São mais de 8.000m2 destinados a exposições temporárias e ao acervo permanente - uma verdadeira aula de arqueologia, história e, claro, arquitetura!

A visita ao museu vale a pena, mas, caso você tenha pouco tempo em Doha, tente pelo menos visitar a área externa, pois só ver aquela arquitetura incrível e única já vale muito a pena! 

São vários discos que se apoiam um nos outros - bem impressionante de ver! Li que 85 mil peças se encaixam ali, em 3500 formatos diferentes de diâmetros e curvaturas, se conectando em discos para dar forma àquela estética futurista. 

Para saber os horários de funcionamento, os preços dos ingressos e sobre as exibições temporárias, visite o site oficial do museu

Museu Nacional do Catar
o projeto do Museu Nacional do Catar foi inspirado em uma rosa do deserto - formação rochosa típica dos desertos do Golfo Pérsico

Museu Nacional do Catar
o Museu Nacional do Catar conta a história do país desde a formação da península do Catar há milhões de anos até o atual cenário de exploração do petróleo e do gás natural 

Museu Nacional do Catar
até mesmo uma visita à area externa do museu já vale a pena, pela sua arquitetura incrível!

Museu Nacional do Catar
a estrutura do Museu Nacional do Catar é composta de discos de diferentes tamanhos e ângulos, que se apoiam um nos outros e se unem entre si para abrigar 11 galerias

Corniche e passeios de barco Dhow

A Corniche é o grande calçadão à beira-mar de Doha, que vai desde o Museu Nacional do Catar até West Bay, região onde se situam os arranha-céus da capital do Catar, se estendendo por aproximadamente 7Km na Baía de Doha. 

Ao longo dessa grande avenida, uma das partes mais agradáveis de Doha - pois ali ainda sopra uma certa brisa vinda do Golfo Pérsico - vocês vão encontrar o Museu de Arte Islâmica, o Monumento da Pérola (abaixo), o relógio que faz a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 no Catar, os mastros com as bandeiras de todos os países que participarão da competição da FIFA, o Souq Waqif, e muitas outras atrações de Doha.

Caminhar pela Corniche foi um dos meus passeios preferidos em Doha - o calçadão é limpo, florido, fresco e, de lá, a gente tem vistas incríveis do skyline moderníssimo da capital do Catar!

Corniche de Doha
passear pela Corniche Promenade de Doha à noite é uma das coisas mais legais de se fazer no Catar

Para fazer um passeio de barco dhow pela baía de Doha, é só dar uma volta ali pela Corniche e escolher o barco que lhe parecer mais legal! 

Há até um Dhow Harbour ali, mas os barqueiros ficam espalhados pela Corniche o dia todo - e, especialmente, à tardinha - oferecendo passeios de final de tarde a todos os turistas que passam.

Existem passeios dhow de algumas horas, meio dia, de dia inteiro, passeios noturnos com jantar a bordo...dá para escolher! 

Os preços dos passeios em 'dhow boats' variam entre (aproximadamente) QR 10 e 20 por pessoa, dependendo do barco, do tempo de passeio, da quantidade de pessoas a bordo e, obviamente, da sua capacidade de pechinchar! 

Nunca pague o 1º preço que eles pedirem, tem que negociar!

Os dhow boats são veleiros tradicionais da região, feitos em madeira, usados no Mar Vermelho e no Oceano Índico para carregar mercadorias pesadas, como frutas e água doce, não se sabendo se foram inventados pelos árabes ou pelos indianos, há muitos séculos atrás. Já fizemos vários passeios de dhow, do Egito à Dubai, e sempre foram passeios super gostosos. 

No Catar, os dhow boats eram tradicionalmente usados na colheita de pérolas, fazem parte do patrimônio marítimo do Emirado, e hoje em dia a gente vê famílias inteiras de qataris embarcando para passeios turísticos pela baía de Doha. 

Nós não fizemos um passeio de dhow porque não encontramos NENHUM barco que não estivesse tocando música num volume ensurdecedor - pois é, eles colocam música a todo volume e vão dançando e cantando todo o passeio, essa é a curtição deles...

Nós nos divertimos assistindo o 'esquenta' em alguns barcos ali da Corniche mesmo, mas não me deu a mínima vontade de me enfiar num veleiro para fazer um passeio ao pôr do sol com aquela música estourando meus ouvidos. Não, obrigada!

Corniche de Doha
para fazer um passeio de barco dhow pela baía de Doha, é só dar uma volta ali pela Corniche e escolher o barco que lhe parecer mais legal

Corniche de Doha
dhow boats são os veleiros tradicionais da região

Corniche de Doha
no Catar, os dhow boats eram tradicionalmente usados na colheita de pérolas

Corniche de Doha
Dhow Harbour na Corniche de Doha

Monumento da Pérola

A coleta de pérolas foi, durante muito tempo, a principal atividade econômica do Catar e, por isso, hoje eles têm o Monumento da Pérola na Corniche, uma fonte de água que, como o próprio nome já diz, apresenta uma pérola dentro de uma concha - parada obrigatória para fotos, já que o monumento é um dos símbolos do país.

Durante a noite, era quase impossível conseguir uma foto ali sem um indiano fazendo pose atrás, chegava a ser engraçado! Acabamos voltando lá durante o dia, quando o Pearl Monument estava deserto, para garantir a nossa selfie!

Monumento da Pérola na Corniche de Doha
o Monumento da Pérola na Corniche de Doha homenageia uma das principais atividades econômicas do Catar

O que fazer em Doha no Catar
o Monumento da Pérola na Corniche de Doha é parada obrigatória dos turistas para fotos

O que fazer em Doha no Catar
durante a noite, é praticamente impossível conseguir uma selfie no Monumento da Pérola sem um indiano fazendo pose atrás kkkkk...

Centro Cultural Islâmico

O Centro Cultural Islâmico é um prédio icônico em Doha, um dos principais cartões postais do Catar, com um minarete em espiral inconfundível e super fotogênico. 

Localizado bem próximo ao Souq Waqif, esse centro abriga o Sheikh Abdulla Bin Zaid Al Mahmoud Islamic Cultural Center, também conhecido como Fanar, uma organização cultural que visa difundir a cultura qatari e o Islamismo. 

Para saber os horários de funcionamento e as atividades culturais disponíveis, visite o site oficial do centro cultural.

Só de ver por fora esse edifício já vale a pena - é o tipo de lugar cuja visita só merece roubar tempo do seu roteiro pelo Catar se você tiver mais de 5 dias no país, ou um interesse especial em alguma das atividades culturais que eles estejam oferecendo no momento da sua viagem. 

O que fazer em Doha no Catar
o Centro Cultural Islâmico em Doha é um dos principais cartões postais do Catar

O que fazer em Doha no Catar
é difícil resistir a uma foto deste minarete em espiral inconfundível em Doha

Forte Al Koot

O Al Koot Fort, mais conhecido como Forte de Doha, é uma fortaleza militar histórica de 1927, situada ao lado do Souq Waqif.

Foi construída pelo Sheikh Abdulla bin Qassim Al Thani, e posteriormente convertida em um museu com um acervo de artesanato, objetos históricos, artefatos da cultura qatari e produtos tradicionais do Catar, além de fotos do cotidiano do país.

Outro típico local que vale a pena ver por fora, e que só merece um espaço no seu roteiro em Doha se você tiver mais de 5 dias no país, ou algum interesse especial no artesanato qatari.

O que fazer em Doha no Catar
Forte Al Koot em Doha no Catar

Mesquita Al Shouyoukh, Amiri Diwan e Torre do Relógio de Doha

A Mesquita Al Shouyoukh é uma das principais mesquitas de Doha, e fica situada ao lado do Amiri Diwan, que, até agora, eu não consegui que ninguém me esclarecesse se é, afinal, o Palácio do Emir, ou seja, a residência do chefe de estado do Catar, ou o prédio do Parlamento do Catar. 

Vi informações desencontradas sobre o propósito desse edifício, então, se alguém souber me dizer com certeza, podem por favor deixar um comentário?

A mesquita é bem grande e tem tons de verde na fachada e no minarete. Não fizemos visita interna - e nem sei se a visita é possível para não muçulmanos.

Ela fica situada bem pertinho do Souq Waqif e da Corniche e, à noite, tanto a mesquita quanto a Torre do Relógio ficam bem iluminadas - o lugar fica lindo! 

O interessante da Torre do Relógio de Doha é que os ponteiros marcam a hora com números em árabe.

O mais legal neste lugar é que é ali que acontece a troca da guarda real do Catar em camelos, que nós adoraríamos ter assistido, mas, infelizmente, nunca estávamos por ali na hora certa.

Li que a troca da guarda montada em camelos acontece todos os dias, 2 vezes por dia, de manhã cedo e à tardinha: a guarda real do Catar sai do Souq Waqif, vai até o Diwan Al Emiri e volta ao mesmo local no Souq. 

O problema é que não consegui descobrir o horário e o local exatos de onde eles saem - se você souber, por favor deixe um recado nos comentários! 

Minha amiga virtual Thais Caldeirinha @theworldfacinatesme assistiu a troca da guarda real em camelos em Doha, e me disse que viu a cena por volta das 18hs - então o jeito de assistir é dar plantão ali por volta desse horário!

O que fazer em Doha no Catar
a Mesquita Al Shouyoukh e a Torre do Relógio de Doha

O que fazer em Doha no Catar
na Torre do Relógio de Doha, os ponteiros marcam a hora nos números árabes

O que fazer em Doha no Catar
Amiri Diwan - Palácio do Emir ou Parlamento do Catar?

O que fazer em Doha no Catar
 à noite, tanto a mesquita quanto a Torre do Relógio e o Amiri Diwan ficam bem iluminados - o lugar fica lindo!

Skyline de Doha e West Bay

A região onde ficam situados os arranha-céus de Doha é chamada West Bay - é lá que fica o famoso skyline de Doha, a parte mais moderna da cidade.

Esse conjunto de vários edifícios futuristas, projetados para nos deixar de queixo caído com a sua arquitetura super moderna, compõe um dos principais cartões postais de Doha, sintetizando toda a modernidade do Catar. 

Os prédios ali abrigam hotéis de luxo, o City Center Doha, um dos famosos shoppings da cidade, e são também sedes de grandes empresas, como a Qatar Petroleum e a rede de televisão Al Jazeera.

Não é por nada que o que você mais vai ver por ali são viajantes de negócios e mais e mais edifícios sendo construídos. Como já contei antes, Doha inteira parece um canteiro de obras, com guindastes espalhados por todos os bairros. 

O mais bacana de West Bay é mesmo admirar de longe (da Corniche) a arquitetura futurista do skyline de Doha, e o melhor horário para isso é no final da tarde, quando os prédios ficam todos lindamente iluminados. 

Eu adoro fotografar skylines - era uma das coisas que eu mais queria fazer em Doha - mas já aviso que, para conseguir uma foto realmente boa, você vai precisar de uma super lente - nós usamos a lente da Nikon AF-S DX Nikkor 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR e acho que ainda ficou muito distante - celulares não nos ajudam nessa hora. 

E, para fotos noturnas, não dá para esquecer o tripé!

skyline de Doha em West Bay
celulares não servem para fotografar a skyline de Doha em West Bay

skyline de Doha em West Bay
Doha inteira parece um canteiro de obras, com guindastes espalhados por todos os bairros

skyline de Doha em West Bay
foto da skyline de Doha em West Bay com uma lente Nikon 18-300mm

O que fazer em Doha no Catar
e acho que ainda ficou muito distante!

Biblioteca Nacional do Catar

A Biblioteca Nacional do Catar fica localizada num edifício super moderno na Cidade da Educação de Doha, local onde ficam situados os campus de várias universidades famosas. 

A visita à Biblioteca do Catar é bem interessante pela sua arquitetura - um projeto do arquiteto Rem Koolhaas - e também pelo seu acervo no subsolo, onde há uma área de exposições. 

A Biblioteca Nacional do Emirado tem uma coleção importante de manuscritos e textos de exploradores que estiveram na região há séculos atrás sobre civilizações árabes e islâmicas do Oriente Médio, livros raros, fotos históricas, mapas e instrumentos de cartografia.

Nós fomos até lá usando a linha verde do metrô de Doha: a estação de metrô da biblioteca é a mesma que você usa para visitar a Jornada Milagrosa (veja abaixo), então é uma boa estratégia fazer esses 2 passeios de uma vez só, pois o conjunto de esculturas fica situado a poucos metros da Qatar National Library, em Education City. 

O que fazer em Doha no Catar
a Biblioteca Nacional do Catar é um projeto do arquiteto Rem Koolhaas

O que fazer em Doha no Catar
na Cidade da Educação de Doha ficam situados os campus de várias universidades famosas, além de centros de convenções e outros edifícios modernos

Jornada Milagrosa de Damien Hirst

The Miraculous Journey é uma série maravilhosa de 14 esculturas monumentais em bronze criadas por Damien Hirst, que mostram a gestação de um feto no útero materno - desde a concepção até o nascimento. A série termina com uma estátua de um bebê de 14m de altura 😳

Essas obras de arte impressionantes foram colocadas na frente do Sidra Medical Center em Doha, hospital dedicado a mulheres e crianças no Catar. 

As esculturas da Jornada Milagrosa foram encomendadas ao artista pela Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, irmã do Emir, que é a chefe dos Museus do Catar.

O custo estimado dessas obras de arte foi de mais de 20 milhões de dólares, e o mais incrível é que elas ficaram prontas desde 2013, depois de 3 anos de execução, mas ficaram totalmente cobertas até 2018, quando foram inauguradas, juntamente com o hospital materno-infantil.  

Como essas foram as primeiras esculturas de nu no Oriente Médio - pois o Islamismo não permite que se retrate seres humanos em obras de arte - elas causaram bastante controvérsia. 

Pois é, a representação de qualquer ser vivo é proibida na região muçulmana, para evitar a idolatria - nem mesmo imagens de Profetas, como a de Maomé, são permitidas, pois nada, nem ninguém, pode ser adorado, além de Allah. 

Para chegar lá, como expliquei acima, pegamos o metrô de Doha (linha verde) e descemos na parada da Qatar National Library - a Biblioteca Nacional - que fica bem perto, só tem que cruzar umas avenidas imensas e desertas.

Miraculous Journey
Jornada Milagrosa de Damien Hirst

Miraculous Journey
uma série maravilhosa de 14 esculturas monumentais de bronze em Doha

Miraculous Journey
The Miraculous Journey mostra a gestação de um feto no útero materno, desde a concepção até o nascimento

Miraculous Journey
a série de esculturas termina com uma estátua de um bebê de 14m de altura

Katara Cultural Village

O Catar fica situado onde o Oriente Médio encontra a Ásia e, por isso, o pequeno Emirado sempre foi um caldeirão de culturas, uma mistura de tradição e modernidade, com uma grande variedade de atrações culturais, que incluem museus, galerias de arte, centros culturais e muito mais. 

Uma das minhas atrações turísticas favoritas em Doha foi a Katara Cultural Village, inaugurada em 2011, o que me surpreendeu muito. 

Explico: como regra, a gente acaba visitando esse tipo de lugar mais para riscar da lista, para poder dizer que visitamos, e então poder criticar com conhecimento de causa - mesmo porque não posso dizer que não gosto de um lugar que não conheço, certo?

O mais comum é que a gente não curta muito esses lugares "fabricados", feitos "para turista ver". Mas, em Doha, é difícil encontrar um lugar realmente autêntico. Tudo parece fabricado para turista ver. Então, talvez por isso, a vila cultural Katara tenha me impressionado tanto - pelo menos lá é possível encontrar um pouco da cultura local - ou, pelo menos, daquilo que a gente espera ver quando visita o Catar. 

Katara Cultural Village
um pouco daquilo que a gente espera ver quando visita o Catar na Katara Cultural Village

Não que não seja um lugar pre-fabricado - é sim - mas pelo menos tem uma aparência mais "local" do que os novos edifícios que estão sendo construídos, que mais parecem espaçonaves pousadas no meio do deserto 😳👀

A Katara Cultural Village fica localizada entre o distrito financeiro de Doha em West Bay e as torres da área residencial The Pearl. No mesmo dia ainda visitamos Lusail, que fica situada ali pertinho também.

melhor horário para visitar a Katara Cultural Village é após as 17hs, quando o calorão está um pouco mais ameno. 

Para ver as principais atrações de Katara, que eu listei abaixo, você vai levar pelo menos umas 2hs; se quiser comer em algum café ou restaurante por lá, vai precisar de mais tempo. 

Nós fomos até Katara de metrô (usando a linha vermelha), e foi super fácil (e barato) - o centro cultural é conectado à estação Katara do metrô de Doha.

Cercada pela praia de um lado e pelas Katara Hills (colinas) do outro, a vila cultural Katara é um destino imperdível em Doha, especialmente para quem gosta de arte, cultura, compras e gastronomia. 

Comparando com os Emirados vizinhos abonados, o Catar é um país que preserva bem a sua cultura, e a Katara Cultural Village é um grande complexo de cultura e entretenimento qatari.

Essas são as atrações que mais gostamos na Katara Cultural Village - mas não são (nem de perto) as únicas: ainda tem galerias de arte, espaços para eventos, planetário, museu, a sede da Orquestra Filarmônica do Catar, vistas das colinas, restaurantes, food trucks, sorveterias, etc.

Katara Cultural Village
pre-fabricado, sim, mas com uma aparência mais 'local'

Katara Cultural Village
Katara Cultural Village, um dos meus passeios favoritos em Doha no Catar

Katara Cultural Village
reserve pelo menos 2hs para visitar a Katara Cultural Village

Mesquita Katara 🕌

Projetada pela turca Zeynep Fadilloglu, 1ª arquiteta a se especializar neste tipo de edifício religioso, a Mesquita Katara - também conhecida como Mesquita Azul - tem azulejos persas e turcos e esmaltes em tons de azul e dourado, contrastando com os edifícios ali ao redor. 

O estilo é inspirado no Palácio Dolmabahçe de Istambul, enquanto que o minarete, a cúpula e o nicho de oração (Mihrab) são influenciados por outras mesquitas famosas do mundo muçulmano.

Katara Cultural Village
a Mesquita Katara de Doha também ficou conhecida como Mesquita Azul

Torres dos pombos 🕊

Ao lado da Mesquita Katara ficam localizadas as torres dos pombos, bem similares às que tínhamos encontrado na nossa viagem pelo Irã. 

São estruturas oblongas com buracos e poleiros especificamente dedicados aos pombos - verdadeiros pombais - cujo objetivo, na época em que essas estruturas eram efetivamente utilizadas, era a produção do melhor fertilizante orgânico que você pode imaginar!

Katara Cultural Village
torres dos pombos em Katara Cultural Village

Mesquita Dourada

A Mesquita Dourada é a 2ª mesquita de Katara, um pouco menor, mas não menos charmosa do que a Mesquita Katara. 

Localizada na frente do Anfiteatro, a Golden Mosque é revestida de azulejos dourados (dizem que banhados a ouro), que brilham ao sol, dando origem ao seu nome. 

Katara Cultural Village
Mesquita Dourada de Katara

Anfiteatro 🎭

Com mais de 3.275m2, este Anfiteatro clássico a céu aberto em estilo grego tem influências islâmicas, especialmente nos seus arcos. 

Ele é lindo, e acomoda mais de 5 mil espectadores, com vista do mar de um lado e da vila cultural do outro. 

Um lugar lindo para sentar, relaxar sentindo a brisa do mar e curtir a paz que há ali.

Katara Cultural Village
Anfiteatro de Katara Cultural Village em Doha

Força da Natureza

Uma lindeza de escultura que fica na frente do Anfiteatro da Katara Cultural Village - entre o anfiteatro e o mar. 

Força da Natureza é uma obra de arte do artista Lorenzo Quinn (veja @lorenzoquinnartist no Instagram) que retrata uma mulher girando o mundo com um pedaço de tecido. 

A mulher, representando a Mãe Natureza, é varrida por uma rajada de vento, que joga com força suas roupas e cabelos para trás, representando a limitação humana diante da natureza. 

Katara Cultural Village
a 'Força da Natureza' é uma obra de arte do artista Lorenzo Quinn

Katara High Street

Uma caixa de presente gigante marca o início desta rua super luxuosa da vila cultural. 

É ali que ficam as Galerias Lafayette, as famosas lojas de departamento francesas que são sinônimo de luxo. 

Essa parte de Katara - a área de shopping Katara Plaza - tem um sistema de resfriamento externo (aka ar condicionado ao ar livre), esculturas enormes de cristal de Murano, e cafés ao ar livre.

Katara Cultural Village
Katara High Street em Doha no Catar

Katara Beach

A praia pública de Katara é um lugar para passear ou escolher entre diferentes atividades aquáticas que eles oferecem por lá, como passeios de lancha, parapente, esqui aquático, etc. Não espere ver ninguém de biquine tomando banho de sol ou de mar!

Em Doha o clima é quente quase todo ano, e relaxar curtindo uma prainha no Golfo Pérsico pode ser uma boa opção, mas, para fazer isso, eu sugiro que você procure um resort com praia privativa, onde o uso de biquine seja mais natural do que nas praias públicas. 

Alguns hotéis têm piscinas, pufes com almofadas e bangalôs (com direito a ar condicionado) na praia.

Dê uma conferida nessas 8 opções incríveis de resorts em Doha:
Em Katara Beach vimos apenas famílias qataris e turistas passeando, crianças andando de bicicleta e telões passando vídeos sobre a Copa do Mundo. Nada de banho de sol ou de mar por ali.  

Katara Cultural Village
família qatari em Katara Beach

Ps 1. Esse casal simpático que aparece conosco em uma das fotos nos "reconheceu" lá em Katara, acreditam??? Hahaha pois é, estamos ficando mundialmente famosos, pode isso?? 😅

Eles são brasileiros, estavam passeando pela Katara Cultural Village e a @celisseotsuka nos disse que nos reconheceram pois estavam acompanhando os nossos stories de Doha via Instagram 😝

Katara Cultural Village
encontramos os únicos brasileiros da viagem em Katara Cultural Village

Ps 2. A melhor forma de passear pela Katara Cultural Village é nestes carrinhos de golfe! 

A vila cultural é enorme, o calor é insuportável, e esses carrinhos de golfe estão lá à disposição dos visitantes, gratuitamente! 

Eu acredito que eles têm algumas rotas pré-fixadas, levam os visitantes de um ponto a outro, e não especificamente aonde você quer ir - não funcionam como "táxi". Mas...se você for simpática como eu, e pegar um motorista simpático como o nosso, pode ser que ele te dê uma canja...no nosso caso, eu ia puxando assunto e pedindo "depois tu nos leva em tal lugar?", "e onde fica tal lugar?", e ele, bem querido, ia se oferecendo para nos levar de um ponto a outro. 

Não sei se normalmente funciona assim, ou se demos muita sorte, mas não custa tentar, né? 

Seja simpático e veja se cola...ganhar um tour de carrinho de golfe quando a temperatura está na casa dos 39°C é tuuuudo de bom!

o que fazer conexao em doha catar
a melhor forma de passear pela Katara Cultural Village é nestes carrinhos de golfe

felizes da vida, driblando o calorão nos carrinhos de golfe à disposição dos turistas em Katara Cultural Village

The Pearl 🦪

Quando você sobrevoa Doha na chegada ao Catar, a Pérola é a 1ª coisa que você enxerga da janelinha do avião: uma mini-cidade construída sobre o mar, numa ilha artificial no formato de um colar de pérolas, atividade que sempre foi importante para o desenvolvimento econômico do Emirado. 

A Pérola de Doha é quase uma cidade cenográfica, com edifícios pintados de cores pasteis, ruas floridas e limpíssimas, fontes de água, etc. 

Fica pertinho do Katara Cultural Village, de West Bay (onde está o famoso skyline de Doha), e também pertinho de Lusail. O que nós fizemos e funcionou super bem como roteiro foi conhecer os 3 lugares no mesmo dia: Lusail, a Pérola e a Katara Cultural Village.

A dica é pegar o ônibus gratuito que se conecta com a linha de metrô - vou explicar direitinho como funcionam os sistemas de ônibus, tram e metrô em Doha - e passear por todo o bairro da Pérola de Doha de ônibus (com ar condicionado, é claro!). 

Para pegar os ônibus que se conectam com o metrô de Doha na região do The Pearl, basta baixar o app Karwa Bus e fazer o download do ticket, que é gratuito!

o que fazer conexao em doha catar
a Pérola é a 1ª coisa que você enxerga da janelinha do avião quando sobrevoa Doha na chegada ao Catar

o que fazer conexao em doha catar
seja de dia ou à noite, a Pérola de Doha se destaca na paisagem

o que fazer conexao em doha catar
uma boa estratégia de roteiro é visitar Lusail, a Pérola e Katara Cultural Village no mesmo dia, pois os 3 lugares ficam próximos e é possível usar uma combinação de metrô, bonde e ônibus para visitá-los

o que fazer conexao em doha catar
para pegar os ônibus gratuitos que se conectam com o metrô de Doha na região da Pérola, basta baixar o app Karwa Bus e fazer o download do ticket

o que fazer conexao em doha catar
pegue o ônibus gratuito que se conecta com a linha de metrô e passeie por todo o bairro da Pérola

o que fazer conexao em doha catar
este QR code funciona como um ticket de ônibus gratuito, que faz conexão com o metrô de Doha na região da Pérola

o que fazer conexao em doha catar
parada de ônibus altamente climatizada na região da Pérola de Doha

O complexo da Pérola é dividido em vários distritos temáticos - como falei antes, é como passear num estúdio de cinema, como se você estivesse caminhando por cenários montados - não dá nem para dizer que lembra Las Vegas, porque é tudo vazio demais e perfeitinho demais para lembrar o burburinho de Vegas hehehe...

Li que a Pérola, com seus inúmeros edifícios enormes, pode abrigar até 50 mil moradores, mas não sei onde toda essa gente se esconde - provavelmente nos potentes ares-condicionados dos seus apartamentos! 🙈

Dá para perceber que só vive gente abonada por ali - tanto qataris quanto expatriados - pois só se vê apartamentos de alto luxo e super carrões circulando lá. Um condomínio 5 estrelas. 

A área mais bacana é o Qanat Quartier, na parte inspirada em Veneza. Tem até barquinhos que circulam pelos canais! Até uma imitação da Ponte do Rialto de Veneza eles construíram lá 😳

É ali também que fica a escada musical - ou Musical Steps - um piano gigante super legal para levar os pequenos (e grandes) viajantes.

O Peg se divertiu lá, como vocês podem ver nos vídeos que eu salvei nos destaques do Instagram - procure os stories #PVnoCatar 🤣

Além disso, essa região tem um shopping e também muitos restaurantes e cafés. Vimos restaurantes de comida local, de comida mexicana e até jamaicana! 

Escolhemos almoçar no restaurante The Breakfast Club, que é meio carinho, mas a comida é uma delícia - e, apesar do nome, funciona o dia todo. Pagamos QR 136 pelo almoço para 2 pessoas.

o que fazer conexao em doha catar
a zona mais bacana da Pérola é o Qanat Quartier, na área inspirada em Veneza

o que fazer conexao em doha catar
a Pérola de Doha é quase uma cidade cenográfica, com edifícios pintados de cores pasteis, ruas floridas e limpíssimas, fontes de água e mulheres cobertas de preto da cabeça aos pés de saltos altíssimos

o que fazer conexao em doha catar
réplica da Ponte do Rialto de Veneza na Pérola de Doha

o que fazer conexao em doha catar
degraus musicais na Pérola em Doha

o que fazer conexao em doha catar
almoçamos no restaurante 'The Breakfast Club' no Qanat Quartier

Lusail

Como contei antes, fomos conhecer a região de Lusail no mesmo dia em que fomos até a Pérola e até a Katara Cultural Village. 

Para chegar lá, pegamos a linha de bonde do metrô de Doha. Nos trams (bondes), que são muito parecidos com os metrôs, a única diferença é que tem que pagar passando o cartão nos totems que ficam instalados dentro dos vagões dos trams. 

Inclusive, se tivéssemos mais um dia em Doha, provavelmente passaríamos esse dia extra aproveitando o ar condicionado do recém inaugurado Shopping Place Vendôme, em Lusail, que já está famoso pela sua extravagância e luxo. 

Fomos até Lusail especialmente para ver de perto as impressionantes Katara Towers, que, até então, só tínhamos visto de dentro do avião!

Esse é, atualmente, o prédio mais fotografado do Catar - o projeto teve um custo aproximado de US$ 600 milhões, e o edifício abrigará um hotel de luxo, apartamentos residenciais, restaurantes, escritórios e também lojas.

o que fazer conexao em doha catar
vimos as Katara Towers do alto do avião na chegada a Doha e já ficamos querendo conhecê-las de pertinho

o que fazer conexao em doha catar
de perto, as Katara Towers mais parecem um alicate gigante hehehe...

Estando lá em Lusail, vale a pena dar um passeio pela Marina Promenade e por Lusail Marina Corniche - o único problema é aguentar o calor sobrehumano que faz lá!

Nós tentamos alugar um patinente elétrico, que seria uma ótima opção para nos deslocarmos por lá. Teoricamente, seria fácil: basta baixar o aplicativo Loop Qatar no seu celular, se cadastrar e sair rodando as tranças de patinete por Doha, mas...na prática, tivemos o empecilho daquela chatice que acontece às vezes ao usarmos o cartão de crédito Visa para pagamentos - eles insistem em mandar uma mensagem de confirmação por sms pro seu celular! 

Ora, se a pessoa está no exterior, usando um chip de telefone local (é obrigatório usar um simcard local no Catar), como vai receber um sms por telefone do seu banco?? 

Já tive esse problema várias vezes, do Japão ao Nepal, e é algo que me incomoda demais! Já está mais do que na hora de o Visa passar a oferecer outro tipo de verificação de segurança, pelamor!

o que fazer conexao em doha catar
nos bondes de Doha, que são conetados ao sistema do metrô, você paga a tarifa passando o mesmo cartão (do metrô) nos totems que ficam instalados dentro dos vagões (e ainda aproveita as entradas USB para carregar o seu celular!)

o que fazer conexao em doha catar
arquitetura moderna no meio do deserto do Catar em Lusail

o que fazer conexao em doha catar
em alguns lugares, dá a impressão de que naves extraterrestres pousaram no meio do deserto em Lusail

o que fazer conexao em doha catar
estação de bondes novíssima em Lusail Marina Promenade

o que fazer conexao em doha catar
Lusail Marina Promenade - o calor é tão grande que a gente só quer se jogar nessa água cristalina

o que fazer conexao em doha catar
os patinentes de aplicativo da Loop Qatar seriam uma boa alternativa para passear por lá

o que fazer conexao em doha catar
se a Visa não atrapalhasse o nosso barato! 😡

Mesquita Nacional do Catar

A Mesquita Nacional do Catar, também conhecida como Mesquita Imam Muhammad bin Abdul Wahhab, é a maior do Catar, e já impressiona pelo lado de fora - ela é enorme, com a aparência de uma fortaleza, suficiente para abrigar até 30 mil muçulmanos. 

Até 11 mil homens podem rezar no salão central, que é totalmente climatizado com ar condicionado. No recinto ao lado, exclusivo para mulheres, cabem 1200 pessoas. 

Essa mesquita foi construída em estilo árabe tradicional, com algumas características mais modernas, e inaugurada pelo Emir do Catar em 2011.

Ela recebeu o nome de Muhammad ibn Abd al-Wahhab, que era um pregador, estudioso e teólogo muçulmano sunita da região de Najd, na Arábia Central, fundador da doutrina islâmica e do movimento conhecido como Wahabismo.

Na parte interior, são 28 grandes cúpulas cobrindo o salão central, enquanto 65 cúpulas cobrem o quadrilátero externo. Há ainda um minarete gigante, que já se avista de longe. Existem 3 portas principais e outras 17 entradas laterais para a mesquita.

Vale a pena visitar no final do dia, quando a iluminação deixa a Grande Mesquita ainda mais linda. Mas evite as sextas-feiras, dia sagrado para os muçulmanos, quando os templos religiosos ficam naturalmente mais cheios de fiéis. 

Mesquita Nacional do Catar
Mesquita Nacional do Catar em Doha

Obras de arte públicas no Hamad Airport

Hamad International Airport (HIA) é o famoso aeroporto de Doha, considerado um dos melhores do mundo, e ele é cheio de obras de arte incríveis, que você não pode deixar de conhecer quando passar por lá numa conexão em Doha, tanto na chegada quanto na saída do país. 

Além do famoso urso amarelo da lâmpada e dos maravilhosos playgrounds, que eu já havia conhecido na nossa 1ª vez no Catar, nesta 2ª viagem passamos diversas vezes pelo aeroporto, e tivemos a oportunidade de conhecer várias outras obras de arte incríveis espalhadas por lá!

A idéia dos Museus do Catar (já falei que eles funcionam como um Ministério da Cultura no país, né?), em conjunto com o aeroporto de Doha, é mostrar que a arte pode ser desfrutada em qualquer lugar, mesmo longe de museus e galerias especializados. 

o que fazer em Doha
o Hamad International Airport em Doha no Catar é cheio de obras de arte incríveis

Lamp Bear

Por alguma inexplicável razão, o urso amarelo feioso acabou virando símbolo do Aeroporto de Doha, no Catar. 

Ele fica situado no coração do aeroporto, e serve como ponto de encontro e principal referência para informações - qualquer coisa que a gente pergunta aos funcionários do aeroporto, eles respondem "em frente ao urso amarelo", "passando o grande urso", e assim por diante. 

O nome dele é 'Lamp Bear' - é uma instalação de arte do artista suíço Urs Fischer, com um enorme e feioso urso de pelúcia amarelo sentado debaixo de uma luminária. 

Bem ou mal, é aquela selfie que você "tem que" fazer chegando em Doha - nós já garantimos várias selfies ali kkkkk...

o que fazer em Doha
Lamp Bear, o urso amarelo feioso que virou símbolo do Aeroporto de Doha no Catar

Playgrounds do Aeroporto de Doha

Quando vi pela 1ª vez os playgrounds do Aeroporto de Doha, que mais parecem obras de arte, lembrei que já tinha visto algo parecido em NYC, entre o Intrepid Museum e o Vessel, então fui pesquisar e descobri que sim (eu não estava ficando louca): esses playgrouds-obras-de-arte são um trabalho do escultor americano Tom Otterness! 

Em NYC, o playground criado pelo artista fica na 630 W 42nd St (entre as avenidas 11 e 12), em Midtown West - é só colocar 'Silver Towers Playground' no Google Maps que ele te leva lá! 

Já no Hamad International Airport de Doha, são 8 esculturas de bronze interativas em larga escala espalhadas perto dos portões C2, C3 e C8. Vi todas elas 😃 

As figuras enormes parecem convidar crianças e adultos para brincar - o Lipe teria pirado nesse aeroporto quando era menorzinho!! Ia dar choradeira na certa para tirar ele desses playgrounds! 

Quem já esteve lá??

o que fazer em Doha
os playgrouds-obras-de-arte do Aeroporto de Doha são um trabalho do escultor americano Tom Otterness

o que fazer em Doha
são 8 esculturas de bronze enormes espalhadas perto dos portões C2, C3 e C8 no Hamad International Airport de Doha

Falcão

Mais recentemente, em julho de 2021, o artista e escultor holandês Tom Claassen, especialista em esculturas de natureza e vida selvagem, criou o maravilhoso Falcon dourado, que é uma representação abstrata da ave nacional do Catar. 

Não consigo imaginar uma escultura mais adequada para se colocar no terminal de embarques do aeroporto, se despedindo dos visitantes, do que uma ave, cujas curvas lembram as dobras das roupas típicas qataris, a caligrafia árabe e ainda fazem alusão às rotas de aviação que unem Doha ao resto do mundo através daquele aeroporto!

Essa escultura é realmente incrível, não deixe de dar uma espiada quando for embarcar, pois ela foi colocada do lado de fora do Departures Hall do Aeroporto de Doha. 

o que fazer em Doha
o Falcão dourado do lado de fora do Departures Hall do Aeroporto de Doha é uma obra do escultor holandês Tom Claassen

Cosmos

Outra instalação de arte pública impressionante dos Museus do Catar no Hamad International Airport é a escultura contemporânea gigante chamada Cosmos, do artista francês Jean-Michel Othoniel. 

A obra de arte é inspirada no mais antigo astrolábio do mundo, artefato que se encontra em exposição no Museu de Arte Islâmica de Doha - uma homenagem a este antigo objeto e à cultura e ao patrimônio histórico do Catar - mas, para mim, lembra mais um colar de pérolas!

o que fazer em Doha
Cosmos é uma instalação de arte pública do artista francês Jean-Michel Othoniel no Aeroporto de Doha

o que fazer em Doha
a obra de arte é inspirada no mais antigo astrolábio do mundo, que se encontra exposto no Museu de Arte Islâmica de Doha

Small Lie

Minha escultura favorita no Aeroporto de Doha se chama Small Lie, obra do artista americano KAWS. 

Uma mistura de Pinóquio com uma marionete de madeira, a escultura é feita de madeira e pesa 15 toneladas - ao mesmo tempo em que nos faz sentir pequenos, dá vontade de abraçar e consolar aquela figura gigantesca de madeira tão fofa e tristonha. 

o que fazer em Doha
Small Lie é uma escultura em madeira do artista americano KAWS

Outras obras de arte no Hamad International Airport

Além de todas as peças de arte que já mostrei acima, o HIA tem muito mais!

Não vou descrever todas as obras de arte que vi espalhadas pelo Aeroporto Internacional Hamad aqui, mas veja algumas fotos abaixo, até mesmo para saber o que procurar quando estiver perambulando meio sem rumo, com tempo para gastar no aeroporto, na sua próxima conexão em Doha. 

Se você encontrar outras obras de arte espalhadas pelo Aeroporto de Doha, manda foto pra gente!

o que fazer em Doha
este telão gigante na área de desembarques do Aeroporto de Doha é uma verdadeira obra de arte, que eu não canso de ficar apreciando!

o que fazer em Doha
esta obra de 2013 do artista italiano Rudolf Stingel, situada no terminal de desembarques do Aeroporto de Doha, se compõe de 3 painéis banhados com ouro 24 quilates e cobertos de graffiti, que homenageiam todos os trabalhadores que ajudaram a construir o aeroporto, com as assinaturas deles gravadas na obra de arte

o que fazer em Doha
esta escultura de bronze pintado de branco do artista britânico Marc Quinn também é de 2013, fica situada na área de embarques do Aeroporto de Doha, e se chama Arctic Nurseries of El Dorado - com quase 6m de altura, o trabalho em bronze é tão delicado que parece porcelana, e lembra como a globalização tornou possível levar flores de um lado a outro do mundo em um dia 

Copa do Mundo 2022 no Catar

Vocês devem ter percebido que, na lista acima, não coloquei o Monumento da Copa do Mundo, os 8 estádios moderníssimos construídos ou reformados para a Copa do Mundo 2022 ou o Aspire Park, onde acontecerão diversos eventos relativos ao Mundial de Futebol, mesma região onde ficam situados o Iconic 2022 e o famoso The Torch, todos eles lugares que já se tornaram importantes atrações turísticas de Doha. 

Essas graves "omissões" na minha lista têm uma razão. 

Explico:

Copa do Mundo 2022 no Catar acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro e, neste post, eu já contei tudo o que vocês precisam saber sobre o mega evento da FIFA: Copa do Mundo 2022 no Catar.

Não vou repetir tudo aqui, para não ficar muito repetitivo, mas, se vocês clicarem no link acima, vão descobrir todos os pontos turísticos de Doha relativos à Copa do Mundo 2022 no Catar!

Mas não é só: como mencionei antes, Doha é uma cidade que está investindo forte nestes mega eventos - especialmente grandes eventos esportivos - como os Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Arábicos, jogos da Copa da Ásia, etc, e a tendência é que ocorram cada vez mais grandes competições por lá!

Quando marcar a sua viagem ao Catar, não deixe de se informar sobre o que estará rolando quando você estiver lá!

o que fazer em Doha
Estádio Khalifa em Doha, um dos principais estádios da Copa do Mundo 2022 no Catar

Onde comprar em Doha

Como vocês podem imaginar, eu não sou uma grande fã de shoppings, e jamais colocaria um shopping no meu roteiro de viagem se não fosse o próprio shopping, em si mesmo, uma atração turística. 

É o que acontece em Doha, onde os shoppings são verdadeiros pontos turísticos (como ocorre em Dubai também, por exemplo). 

Isso é uma característica dessa região, pois, devido às altas temperaturas, as pessoas têm preferência por ficar mais tempo em ambientes internos e climatizados do que ao ar livre. Por isso, os shoppings de Doha são verdadeiros pontos turísticos, onde os qataris passam HORAS, com muito entretenimento disponível, além de lojas e restaurantes, como cinemas, parques temáticos, cafés e decorações muito luxuosas.  

Um shopping muito legal de visitar no Catar é o Villagio Mall, o maior shopping center de Doha, localizado na Aspire Zone.

O Villagio Mall é conectado ao hotel de luxo The Torch por uma passarela, e fica situado a apenas 200m do Estádio Khalifa, um dos mais importantes de Doha.

Inspirado em Veneza, ele é também conhecido como "Veneza de Doha", e lembra os shoppings do Hotel Venetian, de Macau e de Las Vegas, com direito a 150m de canais internos e passeios de gôndola!

Eles usaram neste shopping até a mesma técnica que é usada nos casinos, para que os apostadores (e, no caso, os consumidores do shopping) não notem o passar do tempo: o teto tem uma pintura que imita o céu durante o dia, mesmo que já seja noite!

É, provavelmente, o shopping mais bonito do Catar, e também um dos mais elitistas, com lojas super chiques no corredor dourado das grifes, a Via Domo, e frequentadores qataris muito bem arrumados (e endinheirados).

Lá você vai encontrar marcas como Fendi, Gucci, Louis Vuitton, Bulgari, Dior, Dolce & Gabbana e Cartier, só para ter uma ideia, além de lojas mais populares, como a Decathlon.  

Ainda no Villagio Mall, você vai encontrar vários restaurantes, como a Cheesecake Factory, que a gente ama, cinemas IMAX e até um parque temático, o Gondolania!

Se eu fosse escolher apenas um shopping center para conhecer no Catar, como um verdadeiro ponto turístico - quase que uma experiência antropológica qatari - seria o Villagio Mall, com certeza!

o que fazer em Doha
Shopping Villagio Mall em Doha no Catar

Outros shoppings que fiquei com vontade de conhecer mas não deu tempo, como comentei acima, foram o recém inaugurado, extravagante e chiquérrimo Shopping Place Vendôme, em Lusail, com seu show de fontes dançantes e lojas de grifes como Gucci, Chloé e Saint Laurent, e o Shopping Al Hazm, todo de mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão e teto abobadado de vidro, inspirado no estilo italiano da Galleria Vittorio Emanuele de Milão, e cercado por jardins, fontes, gazebos e oliveiras importadas da Espanha.

De tudo que eu vi, embora Doha tenha lojas livres de impostos, não achei os preços muito convidativos não, e acho que só vale a pena dar uma conferida em lojas que a gente não encontra no Brasil. 

Você vai encontrar em Doha lojas como Foot Locker, Nike, Adidas, Victoria’s Secret, Sephora, lojas de alto luxo como Dior e, na área de alimentação, redes como Starbucks, Shake Shack, Applebees, etc.

Outro shopping que dizem ser um pouco mais popular e acessível, onde os imigrantes indianos e nepaleses fazem compras, é o City Center Doha, localizado em West Bay, mas nós não chegamos a ir lá, então não posso confirmar.

Na Katara Cultural Village, a Katara High Street e o Katara Plaza valem uma visita - nem que seja só pelo ar condicionado ao ar livre! 

Uma caixa de presente gigante marca o início desta rua super luxuosa da vila cultural. É ali que ficam as Galerias Lafayette - famosas lojas de departamento francesas que são sinônimo de luxo. 

Essa parte de Katara - a área de shopping Katara Plaza - tem um sistema de resfriamento externo (aka ar condicionado ao ar livre), esculturas enormes de cristal de Murano, e cafés.


o que fazer em Doha
Galerias Lafayette, as famosas lojas de departamento francesas, em Katara Cultural Village 

o que fazer em Doha
Katara Plaza

o que fazer em Doha
a área de shopping de Katara Cultural Village tem um sistema de resfriamento externo que garante temperaturas agradáveis ao ar livre

Onde ficar em Doha

Escrevi um post cheio de dicas de onde ficar em Doha, então não vou repetir tudo aqui - olha lá: 


o que fazer em Doha
Horizon Manor Hotel em Doha no Catar

Melhor época para viajar a Doha

Quando visitar Doha no Catar? 

Esta é uma das principais dúvidas dos viajantes, e a melhor época para viajar ao Catar é justamente entre a metade de outubro e o início de abril, quando o clima não está tãoooo quente. Não é por nada que transferiram a data da Copa do Mundo 2022 para este período!

Os verões no deserto - especialmente entre os meses de junho e agosto - são simplesmente impossíveis de suportar ao ar livre, turistando, com temperaturas que chegam aos 50ºC - um horror, não dá para sair de dentro do hotel. 

Além disso, no verão também são frequentes as tempestades de areia, vindas do deserto, quando tudo fica (ainda mais) bege por lá! Porque vocês acham que a maioria das casas tradicionais no Catar são justamente da cor bege?? 

Eu não recomendo ir a Doha nesta época, pois você vai aproveitar muito pouco seus passeios por lá, mal dá vontade de sair de perto do ar condicionado! 

Inclusive, esses meses mais quentes do ano acabam coincidindo com as férias escolares no Catar, e os próprios estrangeiros que vivem em Doha aproveitam para fugir de lá por 2 ou 3 meses!

Independente da época do ano em que você decidir visitar o Catar, não esqueça de levar chapéu e óculos de sol, usar muito protetor solar, tomar bastante água para se hidratar e, observando o dress code local, usar roupas leves!

Você já esteve em Doha no Catar? Nos conte o que você fez de mais legal na sua conexão em Doha!

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários, por favor! 

Acompanhe tudo no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #‎PVnoCatar.

Tem um monte de dicas e fotos lá! E mostrei muito mais dos nossos passeios em Doha lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques.

o que fazer em Doha no Catar
escultura no Museu Nacional do Catar em Doha

o que fazer em Doha
Doha, Catar


Vai para Doha? Dê uma conferida nestas opções de hospedagem também:

Nos hospedamos em Doha no Horizon Manor Hotel, que, na data da nossa viagem, estava com um excelente custo-benefício. Recomendo bastante, especialmente pela localização imbatível na melhor área de Doha para passeios turísticos e pela proximidade com o metrô, com mercadinhos e com o Souq Waqif, e também pelo atendimento, pois eles nos permitiram fazer check-out as 22hs, para podermos tomar banho antes de seguirmos para o aeroporto, coisa que eu nunca tinha visto na vida, e achei incrível. Foi como ganhar uma 3ª diária de graça! 

Contei detalhes desta história e do Horizon Manor Hotel aqui: Onde ficar em Doha no Catar - dicas de hotéis para todos os bolsos

o que fazer em Doha
nosso quarto no Horizon Manor Hotel em Doha no Catar

Outra dica de hotel bem recomendado em Doha é o Kingsgate Hotel Doha by Millennium Hotels. A localização dele é tão boa quanto a do Horizon Manor (onde nós ficamos), pois ficam a apenas uma quadra de distância um do outro, e várias pessoas que eu conheço já ficaram lá e me recomendaram. 

O único problema de ambos - e vocês verão isso refletido nos comentários de outros hóspedes no Booking - é que a região está toda em obras, e o acesso a esses hotéis está bem chato no momento. Ocorre que vale dizer que DOHA INTEIRA está em obras, então praticamente em todas as regiões da cidade você terá esses problemas de acesso aos hotéis. 

o que fazer em Doha
Kingsgate Hotel Doha by Millennium Hotels

Se você está buscando mais dicas de onde ficar em Doha, é importante saber que alguns imóveis que estão disponíveis via AirBnb não têm licença para locação pela plataforma, o que é requerido no Catar, então sempre há o risco de acabar indo parar em uma hospedagem irregular - em Doha, eu evitaria essa opção ao máximo. 

o que fazer em Doha
The St. Regis Doha

Vou deixar aqui embaixo algumas outras dicas de hotéis em Doha que me recomendaram:

Não há dúvida de que o melhor lugar para ficar em Doha é nas proximidades do Souq Waqif - essa é a opinião unânime entre os viajantes. 

Dentro do souq existem alguns ótimos hotéis, como o Souq Waqif Boutique Hotels, da rede Tivoli, ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli, e o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks, que oferece apartamentos completos. 

Outra alternativa de acomodação para sua viagem ao Catar é o Alwadi Hotel Doha - MGallery, um 5 estrelas da rede Accor Hotels avaliado como "fabuloso" no Booking, bem ao lado do Souq Waqif. 

o que fazer em Doha
um dos hotéis da rede Tivoli no Souq Waqif

Outras dicas de onde ficar em Doha com preço bom:
  1. Premier Inn Doha Education City
  2. Swiss-Belinn Doha
  3. Royal Mirage Hotel
  4. Zubarah Hotel
  5. Sapphire Plaza Hotel
  6. Best Western Plus Doha - hotel 4 estrelas perto do Souq Wakif e da Corniche
  7. DoubleTree by Hilton Doha Old Town - próximo ao Souq Waqif, com fácil acesso ao metrô de Doha e aos museus
  8. Mövenpick Hotel Doha - ótima localização, perto da Corniche, do Museu de Arte Islâmica e do Souq Waqif, com bom custo-benefício
  9. Dusit Doha Hotel - 5 estrelas em Westbay, com fácil acesso ao metrô de Doha, avaliado como fabuloso no Booking e com ótimo custo-benefício
Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!



Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


O que fazer em Doha no Catar em 3 dias

O que fazer em Doha no Catar em 3 dias


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Kleber de Oliveira da Silvadomingo, abril 09, 2023 9:34:00 PM

    Adorei sua página, a conheci por meio dessa postagem, pois estou indo esse mês para a Coréia e o Japão e decidi fazer um stopover de 4 dias no Catar. Suas dicas e a riqueza de detalhes me ajudaram absurdamente a organizar minhas experiências em Doha. Como eu nunca fui num deserto, vou considerar a opção de fazer o tour, acabei de pesquisa no app "get your guide" e 5 horas de passeio está saindo 82 dólares. Muito obrigado e vou explorar mais seu conteúdo!

    ResponderExcluir