Menu

Os pescadores sobre estacas do Sri Lanka

Os pescadores sobre estacas do Sri Lanka
pescadores sobre estacas do Sri Lanka
pescadores sobre estacas no Sri Lanka

Quando jogamos 'Sri Lanka' no Google Imagens para descobrir o que queríamos ver no país, as primeiras imagens que apareceram foram fotografias super produzidas dos típicos pescadores locais, que pescam de cima de estacas para poder ver melhor os peixes.

Já tínhamos visto pescadores típicos - mas diferentes - em Yangshuo na China, no Vietnam e também em Cochin na Índia, e eu logo fiquei empolgada para ver aquelas cenas lindas ao vivo, verdadeiros ícones do Sri Lanka, mas desconfiei daqueles turbantes tão coloridos e daquelas fotos tão posadas.

Foi aí que li o post Por que não fotografei os pescadores sobre estacas do Sri Lanka, do Filipe do incrível blog Alma de viajante, e entendi que eu tinha realmente razão para desconfiar: aparentemente, a coisa toda se transformou num verdadeiro circo, com os pescadores fingindo pescar de vara de pesca em punho, cobrando valores altos para se deixarem fotografar, e turistas empoleirados nas estacas dos pescadores posando para fotos.

Que decepção! Então os icônicos pescadores sobre estacas do Sri Lanka não passavam de uma faude, um número de circo?

Ali mesmo eu risquei da minha wishlist "fotografar os pescadores em Koggala".

pescadores sobre estacas no Sri Lanka
se você procurar no Google Imagens, vai encontrar fotos de pescadores bem mais "bonitos" do que estes
- mas estes são autênticos, e isso não tem preço

Entendo perfeitamente que os pescadores devem ganhar hoje em dia mais $$$ posando para fotos com seus panos coloridos do que ganhavam com a pesca - é impossível criticá-los - mas é sempre triste (e sem graça) ver uma tradição tão autêntica morrendo graças ao lado negro da força, ops, do mau turismo.

Como escreveu o Filipe, seria "constrangedor vê-los participar naquela farsa, fingindo pescar para gáudio dos turistas que porventura nem se apercebem que estão a ser enganados".

Como eu sempre digo, a longo prazo, isso é como matar a galinha dos ovos de ouro, pois o verdadeiro turista busca autenticidade, e não vai continuar indo lá para testemunhar uma farsa.

Por tudo isso, qual não foi a minha alegria ao ver a cena que vocês veem nesta foto abaixo! Gritei feito louca pro Peg "para o carro, faz a volta, eu vi eles"!!!

O Peg, sem entender nada, nem quem eram "eles" que eu tinha visto, estacionou atrás de uns arbustos e lá estavam os verdadeiros pescadores do Sri Lanka, completamente escondidos atrás das árvores, pescando (de verdade!) sobre as suas estacas!

Não tinham turbantes coloridos, não era um lugar super fotogênico e não quisemos nos aproximar mais para não atrapalhar e não estragar a beleza daquele momento - mas o que nós vimos naquele dia foram pescadores típicos srilanqueses fazendo o que sabem fazer de melhor: tirar seu sustento do mar, e não das lentes dos turistas.

Fiquei até emocionada pela oportunidade de testemunhar essa cena tão incrível e autêntica.

Pensei muito antes de decidir publicar essa foto porque estava em dúvida se deveria revelar a localização deles, e concluí que não vou fazer isso. Não vou colaborar para que esses poucos remanescentes de uma era abandonem seu ofício, não vou alimentar o negócio das fotografias.


pescadores sobre estacas no Sri Lanka
pescadores sobre estacas no litoral sudoeste do Sri Lanka

Você já esteve no Sri Lanka? Nós adoraríamos ter as suas contribuições no blog! Deixe as dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Fiz 2 pastas de "destaques" do Sri Lanka lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!

O Lipe também escreveu um post contando o que ele achou da nossa viagem, veja aqui: Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança

Para ver os melhores momentos desta viagem de volta ao mundo, assista este vídeo - se quiser, pode ir direto à parte sobre o Sri Lanka, clicando no minuto 6:25:


Nos próximos posts, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook/Twitter/Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos: #LipenoSriLanka #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas desta viagem por lá!


Precisa reservar hospedagem para a sua viagem ao Sri Lanka?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: