Menu

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka: a nossa experiência

Como foi a nossa experiência visitando o Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka, e dicas de outros parques nacionais onde você pode ver vida selvagem no Sri Lanka
Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Neste post, vou contar como foi a nossa experiência visitando o Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka, e também dar algumas dicas de outros parques nacionais onde você pode ver vida selvagem de verdade no Sri Lanka.

No orfanato, localizado na vila de Pinnawala (ou Pinnawela - já vi escrito das 2 formas em sites oficiais), há um berçário e local de reprodução em cativeiro para elefantes asiáticos selvagens - é o maior rebanho de elefantes em cativeiro do mundo.


Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
Pinnawela Elephant Orphanage no Sri Lanka

Para ver elefantes no Sri Lanka

De acordo com as minhas pesquisas, os melhores lugares para ver vida selvagem no Sri Lanka são o Yala National Park e o Udawalawe National Park, parques nacionais onde você pode fazer safári. 

Acredito que estes parques sejam os melhores lugares para ver os elefantes do Sri Lanka, e é onde teríamos ido se tivéssemos mais uns 3 dias no nosso roteiro.

Como só tínhamos uma semana para conhecer tudo o que queríamos no Sri Lankla, tínhamos que fazer opções, e não teríamos tempo suficiente para ir até lá - embora pareça, no mapa, que Udawalawe é "caminho" para as praias, na verdade as estradas até o Udawalawe National Park são terríveis, e você 'gasta' pelo menos 2 dias para ir até lá e seguir de lá para as praias do sul.

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
Orfanato de Elefantes de Pinnawela

Pinnawela Elephant Orphanage

Pinnawela ficava no nosso caminho de Kandy para as praias do Sri Lanka, então resolvemos dar uma olhada no lugar. O orfanato de elefantes fica a 40Km/1h30min de Kandy. 

Eu tinha lido maravilhas sobre o orfanato de elefantes de Pinnawela 🐘 mas também coisas ruins, assim como a gente lê coisas maravilhosas e terríveis sobre o Sea World.

Então decidimos ir lá ver do que se tratava, já que era caminho e somos loucos por elefantes.

Já na chegada, estacionamos o carro e, quando ouvimos os urros, assistimos a uma cena emocionante que me deixou toda arrepiada: uma manada de uns 30 elefantes cruzou a estrada exatamente na nossa frente com muito estrondo, a apenas 2 metros de nós!!

Ali, naquele momento, eu perdi o juízo - não haveria nada no mundo que nos segurasse e conseguisse nos impedir de sair correndo atrás daquela manada de elefantes asiáticos, tão diferentes dos elefantes africanos!

Só que, para ir atrás deles até a beira do rio, onde eles iam naquele momento, a caminho do banho, tínhamos que pagar ingressos (2500 rúpias por adulto, que equivaliam a U$ 14, e 1250 para crianças, aproximadamente U$ 7).

Praticamente joguei o $$$ na mão do homem e seguimos correndo feitos loucos atrás da manada de elefantes, até a beira do rio - quando chegamos, eram essas cenas das fotos abaixo que se via: uma manada de elefantes se refrescando nas águas do rio, enquanto a gente derretia na margem com um sol de 40°C na moleira!

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
estacionamos o carro alugado na frente do Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
vocês podem imaginar o quão surreal foi assistir esta cena dos elefantes atravessando a rua na frente do Orfanato de Elefantes de Pinnawela?

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
ingressos do Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
essa rua, na frente do Orfanato de Elefantes de Pinnawela, fica fechada, e só passa por ali quem apresenta ingresso

Depois de muitas fotos, encontramos um barzinho na sombra que vendia água gelada e ficamos muito tempo ali curtindo essa cena espetacular.

Só que...olhando com atenção, notei que alguns machos estavam amarrados com correntes numa das patas, e achei isso horrível, fiquei mal com a cena.

Eles tentam justificar o uso de correntes dizendo que é para a segurança de todos, porque os elefantes do orfanato são 'semi-selvagens', mas não levei muita fé...nem em zoológicos eu nunca vi elefantes que precisassem de uma corrente por segurança. Triste, triste.

Entendo que, quando machucados ou doentes, e cuidados em cativeiro (muitos se machucam procurando água na época das secas), ou abandonados pelas mães, ou quando precisam sair de seus habitats naturais em razão de projetos de desenvolvimento, os elefantes não possam voltar a ser selvagens, pois desaprendem a sobreviver na selva, mas usar correntes foi demais pra mim 😟

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Enfim, vimos imagens espetaculares, mas fiquei em dúvida sobre recomendar o programa ou não.

Eu sempre gosto de ver as coisas com meus próprios olhos antes de dizer se gostei ou não gostei, mas nesse caso realmente fiquei em dúvida, porque não me sinto habilitada para dizer se aquelas correntes são mesmo necessárias...

Em todo caso, o que eu posso dizer com certeza é que fiquei mais feliz vendo elefantes selvagens nos safaris que fizemos na África (Etosha e Kruger), e na Ásia (Periyar) do que em Pinnawela.

É sempre melhor ver animais selvagens sendo selvagens 😉

Depois de passada a excitação, foi que descobrimos que chegamos lá exatamente no momento em que a manada estava indo para o banho. Eles vão todos os dias as 14hs até o rio se banhar e ficam lá até as 16hs. Para ver a manada atravessar a rua - uma cena surreal - não precisa ingresso, mas para ir até a beira do rio precisa, pois eles trancam a rua do rio e só passa quem apresenta o ingresso. 

Aliás, tem um hotel na frente do rio, chamado Hotel Elephant Park, que é um espetáculo. E o melhor é que nem precisa estar disposto a gastar umas rúpias extras, pois, pelo que vi no Booking, os preços das diárias são ótimos - deve ser demais se hospedar ali, e certamente é ali que ficaríamos se fôssemos pernoitar em Kandy!

Ah, e no caminho entre a sede do orfanato e a beira do rio - a ruazinha que fica trancada enquanto os elefantes tomam banho - há um monte de lojinhas de artesanato, ansiosas para vender para as hordas de turistas que passam ali todos os dias.

Não comprei nada, mas é bem tranquilo barganhar os preços com os comerciantes srilanqueses, e vi umas coisas bem bonitas à venda!

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
muito amor no Orfanato de Elefantes de Pinnawela hahaha...

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka




Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka
Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Orfanato de Elefantes de Pinnawela no Sri Lanka

Mas ainda era cedo, e resolvemos seguir viagem ainda naquela tarde até Mirissa Beach, pois estávamos loucos para chegar às praias srilanquesas!

São 246Km, aproximadamente 6hs de viagem, indo direto de Kandy até Mirissa Beach.

Você já esteve no Sri Lanka? Nós adoraríamos ter as suas contribuições no blog! Deixe as dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Fiz 2 pastas de "destaques" do Sri Lanka lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!

O Lipe também escreveu um post contando o que ele achou da nossa viagem, veja aqui: Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança

Para ver os melhores momentos desta viagem de volta ao mundo, assista este vídeo - se quiser, pode ir direto à parte sobre o Sri Lanka, clicando no minuto 6:25:


Nos próximos posts, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook/Twitter/Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos: #LipenoSriLanka #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas desta viagem por lá!


Precisa reservar hospedagem para a sua viagem ao Sri Lanka?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: