Menu

Como lidar com uma wish list mais longa que a vida?

Lista de sonhos de viagens

Irã

Como lidar com uma wish list mais longa que a vida?
Estava lendo há uns dias um texto da @evazubeck que eu mesma poderia ter escrito (i.e. se eu soubesse escrever bem como ela hehe...).

Quanto mais aventuras a gente vive e eu consigo riscar "coisas a fazer" da minha bucketlist, mais itens eu acrescento na maldita lista. Se você tem uma lista de 'coisas a fazer antes de morrer', sabe do que eu estou falando. É uma conta que não fecha. Uma lista que nunca diminui. Quanto mais você faz, mais descobre coisas que ainda quer fazer. 

Nos últimos 4 anos, fiz a Trilha Inca de Salkantay até Machu Picchu, acampei na Namíbia cercada por hienas, viajei até o Círculo Polar Ártico de motorhome pela Noruega, caminhei pela Cordilheira do Himalaia até o Acampamento Base do Everest, realizei o sonho de conhecer o Irã, vi o Kilimanjaro e os Masaai na Tanzânia, fiz safari no Amboseli no Quênia, mergulhei cercada por tubarões nas Maldivas e por golfinhos em Zanzibar, dentre tantas outras aventuras...e, ao mesmo tempo em que é divertido reler posts antigos aqui no blog, como este, de 2014, em que eu falava dos meus sonhos de viagens naquela época, e ver quantos sonhos já realizamos - já rodei por 89 países, e preciso me relembrar sempre que isso não é pouca coisa - dá um aperto no peito revisar minha bucketlist e pensar que uma vida só definitivamente não será suficiente.

O Caminho de Santiago. 
A Antártida. 
O Monte Roraima. 
As Irlandas. 
A Amazônia. 
As Ilhas Faroé. 
As cidades históricas de Minas Gerais. 
Pamir & Karakoram Highways. 
Os Gorilas em Rwanda. 
O Circuito W em Torres del Paine. 
As paisagens da Cordilheira Branca no Peru. 
As Highlands Escocesas de Motorhome. 
O Tour du Mont Blanc. 
Os Lençóis Maranhenses. 
A Carretera Austral no Chile. 
Azerbaijão, Armênia e Geórgia. 
A Guatemala. 
O Tibet e o Butão. 
O Equador e Galápagos. 
Srinagar -> Leh -> Manali. 
Manaus -> Belém de barco. 
O Glacier National Park. 
O Uluru australiano. 
A Romênia. 
O Vale Europeu em SC. 
Um cruzeiro de navio.
Voar de balão. 
Ver a Aurora Boreal de novo, desta vez com o Lipe. 

E a lista só aumenta!

Só pra fechar com êxito esse parágrafo aí de cima, preciso de uns 20 anos, saúde boa e muito, muito $$$. 

Até lá, estarei perto dos 70. 

Felizmente, para quem acreditava que certas viagens têm 'deadline' - algo como uma 'idade limite', nos últimos anos percebi que isso é bobagem: quando eu tinha 30, achava que não poderia deixar para ir ao Everest depois dos 40 (e fui com 45 😂)! 

Claro que tenho consciência de que não poderei ESCALAR o Everest no futuro, mas tudo que está na minha lista é perfeitamente viável de colocar em prática até os 70 - agora inclusive já acredito que o Caminho de Santiago pode esperar a aposentadoria hehehe...

Mas, mesmo assim, com uma vida que é finita e sonhos infinitos, fica a minha pergunta inicial: como lidar com uma wish list mais longa que a vida?

Não se adie!
Nada é tão perigoso para a felicidade quanto achar que tem muito tempo pela frente [Carpinejar]
E essa aí de cima é só 50% da minha lista - me dá mais 10min pra lembrar que eu dobro ela rapidinho! 

Como anda a lista de desejos de vocês? Algum sonho em comum comigo? Já realizaram alguns dos meus sonhos e podem me dar dicas? Deixem os pensamentos de vocês aí abaixo 😘

PS. Como até aqui tem gente chata, não custa esclarecer: tenho perfeita consciência de que isso é um "problema" de gente privilegiada e que eu sou, sim, muitooo privilegiada por tudo que meus olhos já viram. Ao vivo e a cores. Mas lembre que isso aqui é um blog...de viagens. É sobre isso que eu escrevo aqui. Viagens que fiz e que quero fazer. Sonhos. Ponto. 

Leia mais

andar de camelo nas Pirâmides do Egito

helicóptero num glacier na Nova Zelândia

ver a Aurora Boreal

mergulhar entre as placas tectônicas de 2 continentes na Islândia

trekking no Perito Moreno

Lista de sonhos de viagens


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Olá Claudia. Voltei a este post depois de um tempo para lhe perguntar uma coisa que me aflige com frequência. Eu gostaria de saber e agradeço se puder responder, ou até mesmo fazer outro post sobre isso: como você gerencia sua wish list? Ou em outras palavras, a partir da sua lista de desejos, como você escolhe e define para onde ir e quando.

    Tenho uma dificuldade com isso, pois também tenho uma lista meio longa e acabo me perdendo com a diversidade de opções e tendo dificuldade de alinhar locais com a antecedência necessária para planejar cada um. E as vezes acabo me restringindo aos locais mais óbvios, deixando os destinos mais "complicados" em segundo plano. Fora isso, não sei como acompanhar e revisitar a wish list para usa-la de firma mais efetiva.

    Ficarei agradecido se puder dar algumas dicas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, infelizmente não posso te dar dicas, porque eu mesma sou péssima nesses planejamentos. Tenho sempre 1000 viagens pre-planejadas na cabeça, mas nunca conseguimos nos organizar com muita antecedência, então acabamos sempre viajando para lugares que, no momento, parecem uma boa ideia. Tem lugares para onde tu tens que ir numa época específica do ano, como a trilha do Everest, que tinha que ser em novembro, em função do clima; tem outros lugares que acabamos escolhendo porque são lugares para onde dá para ir em janeiro, férias do Felipe, sem ter de vender um rim, como é o caso da nossa próxima viagem, Irlanda, Dinamarca, Ilhas Faroe. Então a gente vai fazendo assim, escolhendo viagens da wishlist de acordo com a época certa para cada viagem em função de condições climáticas, melhor época pra ir pra cada lugar, de acordo com as férias que a gente tem...enfim, sem um planejamento rígido!

      Excluir
  2. Entendi. Muito obrigado Claudia. Realmente acho muito difícil achar im jeito de administrar. Aqui também acabamos seguindo o calendário das crianças, mas é algo complicado justamente porque é a época onde tudo fica mais caro.

    ResponderExcluir