Menu

Roteiros de carro pela Inglaterra: como é dirigir na mão inglesa e quanto custa

Como é viajar de carro pela Inglaterra? Qual o melhor roteiro? Quanto custa? Veja aqui dicas de roteiros de carro pela Inglaterra para uma roadtrip na mão inglesa, e quanto custa esta aventura.
roteiros_de_carro_pela_inglaterra

Como é viajar de carro pela Inglaterra? Qual o melhor roteiro? Quanto custa fazer um roteiro de carro pela Inglaterrra? Para responder a estas dúvidas, escrevi este post com as nossas dicas de roteiros de carro pela Inglaterra para uma roadtrip na mão inglesa, e quanto custa esta aventura.

Já fiz 2 roteiros de carro pelo interior da Inglaterra, um bem diferente do outro, que totalizaram mais de 2000Km rodados pelo interior do país e de Gales.

Além disso, já tivemos experiências de direção na mão inglesa em carro, moto, bicicleta e motorhome na Nova Zelândia, África do Sul, Suazilândia, Índia, Tailândia, Barbados, Austrália e Namíbia, dentre outros lugares.

Com toda essa quilometragem acumulada dirigindo do 'lado errado da estrada'😛, resolvemos compartilhar com vocês algumas dicas sobre direção na mão inglesa, roteiros de carro pela Inglaterra e quanto custa viajar de carro alugado por lá!

E já adianto: é a forma mais barata de viajar pela Inglaterra em família ou num grupo de amigos!

Para ler mais sobre a Inglaterra

14 lugares para conhecer na Inglaterra
Onde ficar em Londres: dicas de hospedagens boas e baratas na capital inglesa
O que fazer em Londres | Inglaterra: lista completa com as melhores atrações da capital inglesa

País de Gales

Escócia: cartões postais de Edimburgo

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
viajando de carro pelas lindas paisagens do interior da Inglaterra

Roteiros de carro pela Inglaterra

Como falei, fizemos 2 roteiros de carro pela Inglaterra, um bem diferente do outro.

Na nossa 1ª viagem de carro pela Inglaterra, alugamos um carrinho pequeno através da locadora Europcar para rodar pela Inglaterra por 6 dias lindos de primavera.

Pegamos o carro alugado no centro de Londres, na Victoria Station, e entregamos no Aeroporto de Stansted, 6 dias depois. Você pode pegar o automóvel em um local e entregar em outro, sem problemas (falo mais sobre isso abaixo).

Pegamos um Clio 1.2 com seguro reduzido (ou seja, se desse algum problema, teríamos que pagar a franquia para usar o seguro da locadora), sem GPS e com cadeirinha para o Felipe por 244 libras (por 6 dias).

Não vou comentar mais sobre os custos deste roteiro de carro pela Inglaterra porque essa viagem foi há muitos anos e os valores obviamente mudaram muito desde então. Como fizemos outro roteiro de carro pela Inglaterra bem mais recente (em setembro de 2019), vou deixar para compartilhar com vocês mais adiante os custos desta 2ª viagem de carro pela Inglaterra bem mais recente, que certamente são valores mais atualizados.

Não esqueça de adicionar a cadeirinha de bebê no aluguel do seu carro se você tiver um pequeno viajante! Se você não reserva a cadeirinha com antecedência, pode chegar lá na locadora e não ter disponibilidade! O mesmo ocorre com o GPS: se você quiser alugar um junto com o carro, reserve antes.

Em outras viagens que fizemos, eu até levei a cadeirinha do Lipe daqui do Brasil para não precisar pagar pelo aluguel, mas desta vez não era possível, porque estávamos em uma viagem de volta ao mundo de 5 meses - inviável carregar um 'baby seat', né!

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
Peg dirigindo na mão inglesa no nosso 1º roteiro de carro pela Inglaterra
No total, rodamos 520 milhas neste roteiro de Londres até Londres - equivalentes a 837Km.

A par de uma multa de trânsito em Cambridge por estacionar em local proibido, não tivemos nenhum outro problema!

Já tínhamos experiência de dirigir na mão inglesa de viagens anteriores, então foi relativamente 'fácil' pegar o jeito de novo! Depois de um dia fazendo muito esforço mental para entender como a coisa funciona, parece que vira um botão no cérebro e a coisa fica mais automática.

Sobre a multa que recebemos, ocorreu o seguinte: na Inglaterra, muitas vezes não há nenhum aviso, placa ou sinalização de trânsito avisando que você tem que pagar parquímetro, mas tem!

Se você estiver numa cidadezinha lá no interiorzão da Inglaterra, é muito provável que realmente não haja parquímetro, mas, se estiver em cidades maiorzinhas, com mais trânsito, como Bath, Oxford ou Cambridge, por exemplo, não presuma nada: sempre confirme com um policial, pois é MUITO provável que seja necessário alimentar o parquímetro, mesmo não havendo nenhuma máquina ou sinalização por perto!

Lembre-se: a regra é que simplesmente não existe estacionamento de rua grátis na Inglaterra, mesmo não havendo sinalização, então sempre confirme e reconfirme com locais! Depois não diga que não avisamos hehehe...

Aliás, vale dizer que esta multa nunca nos foi cobrada! Ficamos aguardando que viesse a cobrança no cartão de crédito que usamos para a locação do carro, e nunca veio! Ufa, né, porque pagar multa de trânsito em libras por pura bocabertice ia ser de matar!

Estacionar o carro na Inglaterra costuma ser bem carinho, então tente sempre reservar hotéis nos lugares onde você pretende pernoitar que incluam estacionamento ou que, pelo menos, tenham lugares próximos onde você tenha uma noção do preço que vai pagar pelo estacionamento pro seu carro alugado.

No post 14 lugares para conhecer na Inglaterra eu indico quais foram os hotéis com estacionamento grátis que nós escolhemos em várias cidades inglesas e alguns dos lugares onde estacionamos nosso carro alugado nas cidades que visitamos.

Além disso, vale lembrar que, na Inglaterra, em muitos lugares o trânsito de veículos é restrito apenas para moradores, existem faixas que são restritas apenas para ônibus, em outros lugares há um limite máximo de tempo pelo qual você pode ocupar uma vaga de estacionamento (mesmo pagando), ou apenas moradores com permissão especial podem estacionar ali...então todo o cuidado é pouco na hora de escolher onde vai largar seu carro.

Por último, mais uma dica bem legal para quem viaja de carro pela Inglaterra e quer apenas passar o dia numa determinada cidade, conhecer o seu centro histórico e seguir viagem para pernoitar em outro lugar: informe-se sobre os park & ride!

Esses lugares são grandes estacionamentos bem sinalizados nos arredores das cidades, ou próximos a estações de trem ou ônibus, onde você pode estacionar seu carro (muitas vezes totalmente grátis) e pegar um ônibus ou trem até o centro histórico da cidade. Normalmente você só paga o custo das passagens do transporte público, que é sempre mais barato do que o preço dos (caros) estacionamentos nos centros das cidades.

Eles fazem isso justamente para desestimular o trânsito de veículos nos centros históricos e incentivar que as pessoas (trabalhadores locais e turistas) deixem os automóveis nestes estacionamentos e usem os transportes públicos 😊

Para outras dicas super úteis para quem quer viajar de carro pela Inglaterra, veja o site do Visit Britain.

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
existem áreas nas cidades inglesas onde apenas residentes podem circular de carro e estacionar

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
os estacionamentos na Inglaterra quase sempre têm placas como esta, com um grande 'P' indicativo de 'Parking' (estacionamento)

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
você paga o ticket de estacionamento nas máquinas automáticas - que quase sempre só aceitam pagamento em moedas

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
e depois coloca o ticket de estacionamento pago numa área bem visível do para-brisa (é tudo self-service)

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
nos lugares mais turísticos, como Windsor, os custos de estacionamento são normalmente bem salgados, como você confere nesta foto
Neste roteiro, saímos de Londres em direção a Salisbury e Stonehenge, e chegamos em Bath à noite.

No dia seguinte, passeamos em Bath e novamente pernoitamos lá (foram 2 pernoites em Bath).

No 3º dia, fizemos um roteiro maravilhoso pela região dos Cotswolds - Bibury, Bourton-on-the-Water, Upper e Lower Slaughter, dentre outros vilarejos.

Contei tudo aqui: Cotswolds: a Toscana inglesa

Pernoitamos em Stratford-upon-Avon, terra de Shakespeare, cidadezinha que visitamos no dia seguinte.

Depois, seguimos para o Castelo de Warwick - passeio preferido do Lipe na Inglaterra!

Pernoitamos em Oxford e, no dia seguinte, passeamos pela cidade e fomos dormir em Cambridge.

No 6º e último dia, passeamos em Cambridge e, no final do dia, seguimos para o Aeroporto de Stansted, onde devolvemos o carro à noite e pegamos um voo para Edimburgo, na Escócia, onde nossa aventura continuou.

Contei mais sobre as atrações, dicas e hospedagens em cada um destes lugares aqui: 14 lugares para conhecer na Inglaterra.

Em resumo, esse nosso 1º roteiro de carro de 6 dias pela Inglaterra ficou assim:
  1. Londres - Salisbury - Stonehenge - Bath
  2. Bath
  3. Bath - The Cotswolds - Stratford-upon-Avon
  4. Stratford-upon-Avon - Castelo de Warwick - Oxford
  5. Oxford - Cambridge
  6. Cambridge - Londres
Vou contar mais sobre o nosso 2º roteiro de carro pela Inglaterra, no outono europeu de 2019, abaixo.

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
lindas paisagens do nosso 1º roteiro de carro pela Inglaterra

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
algumas estradas no interior da Inglaterra não possuem acostamento, como você vê na foto acima

Como é viajar de carro pela Inglaterra e o País de Gales

Voamos de Amsterdam para o Aeroporto London City e reservamos um hotel bem pertinho do aeroporto para passar a nossa 1ª noite na Inglaterra, já que íamos chegar ao país tarde da noite.

Contei sobre nossos voos 'grátis' para Londres e Paris aqui: Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris.

Nossa chegada à Inglaterra foi super tranquila. Na imigração, o agente nos perguntou apenas o que íamos fazer na Inglaterra, eu respondi que íamos alugar um carro e dirigir até o País de Galese ele fez uma cara como quem diz "fazer o quê lá"?! 😝

Acho que nem mesmo os ingleses costumam visitar o país vizinho!

Pegamos um Uber para o hotel por 5 libras. No dia seguinte, voltamos do hotel ao aeroporto para buscar o carro que havíamos alugado pelas mesmas 5 libras de Uber.

Veja também: Onde ficar em Londres: dicas de hospedagens boas e baratas na capital inglesa

Nossa ideia inicial era alugar um carro no aeroporto logo na chegada em Londres, mas seria a 1ª vez da minha irmã dirigindo na mão inglesa, e então ficamos com receio de sair dirigindo de noite por Londres adentro (fiz esta viagem com a minha mãe e irmã).

Pensamos que seria melhor chegar, ir para um hotel perto do aeroporto de Uber e, na manhã seguinte, já descansadas e com a luz do sol, buscar o carro alugado na locadora Hertz do aeroporto e já pegar a estrada direto, sem entrar em Londres.

Foi uma estratégia muito acertada!

É bem mais fácil aprender a dirigir na mão inglesa em estradinhas rurais do que no centro de Londres!

Pegamos o carro alugado no London City Airport às 8:30hs da manhã.

A retirada do carro alugado na locadora Hertz do aeroporto foi super tranquila e rápida. Nos deram um Volvo a diesel. Saímos da locadora com 651 milhas rodadas no carro, bemmm novinho e cheiroso!

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
balcão da locadora Hertz no London City Airport, onde pegamos nosso carro alugado para o 2º roteiro de carro pela Inglaterra

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
como viajamos apenas com bagagem de mão, sobrou espaço no porta-malas do nosso Volvo a diesel!
Para a locação do carro, eles exigiram a PID - Permissão Internacional para Dirigir, a CNH e o cartão de crédito do motorista usado na reserva.

Não esqueça de levar a sua PID numa viagem de carro pela Inglaterra!! Veja como fazer uma PID aqui: Permissão Internacional para Dirigir.

Como não confiávamos 100% nos talentos de motorista da minha irmã na mão inglesa (agora sim ela me mata! 😛), fizemos um seguro total da locação do carro, com isenção de franquia - ou seja, se desse algum problema, não pagaríamos nenhum centavo para usar o seguro da locadora.

Os nossos cartões de crédito nos dão direito a seguro incluído quando alugamos um carro no exterior usando o cartão. Normalmente usamos apenas este seguro 'grátis' do cartão de crédito - mas, na Inglaterra, dirigindo na mão inglesa, achamos melhor ter proteção redobrada.

Foi outra boa decisão, que nos deu bastante tranquilidade durante toda a viagem...tem vezes em que vale a pena pagar um pouquinho mais pelo seguro para viajar sem preocupação nenhuma, né!

Mais abaixo eu falo sobre os valores da locação do carro com seguro total. 

Lembre-se que, na Inglaterra, a mão de direção é inversa ao que estamos habituados: o volante do veículo fica no lado dianteiro direito; a marcha à esquerda do motorista; e o tráfego lento na esquerda, com ultrapassagens pela direita.

Principais dicas para dirigir na mão inglesa:
  • alugue um carro automático, para não precisar fazer mudanças de marcha com a mão esquerda;
  • alugue um carro pequeno, pois muitas das estradas no interior do país são bemmm estreitas e, além disso, quanto menor o carro, mais fácil encontrar uma vaga de estacionamento onde ele caiba; 
  • use o Google Maps ou o Waze para se orientar; e
  • por último, na dúvida sobre qual pista pegar, siga os outros automóveis e lembre que o motorista vai sempre pelo lado do meio da rua!
Muita calma nessa hora 😂

Para dicas mais específicas sobre como é dirigir na mão inglesa pelo interior do País de Gales, veja aqui: País de Gales: roteiro de viagem de Cardiff até Snowdonia.

Para ler mais sobre a nossa 1ª experiência dirigindo na mão inglesa, na África do Sul, clique aqui.

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
já na saída do aeroporto, a sinalização de trânsito nos alerta, em várias línguas, para dirigir na esquerda!

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
Anália se acostumando a dirigir 'do lado errado da estrada' na mão inglesa

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
pelo visto, não éramos as únicas fazendo barbeiragens na Inglaterra: estes canadenses encontraram um jeito simpático de avisar aos ingleses para terem paciência com eles no trânsito hehehe...
O asfalto na Inglaterra é perfeito e a sinalização é excelente, mas, como falei antes, existem muitas estradinhas super estreitas no interior da Inglaterra, sem acostamento.

Não é nada que seja um grande problema, mas dá um certo nervoso dirigir 'do lado errado da estrada' numa pista micro e numa via de mão dupla - às vezes, é necessário reduzir bem a velocidade ou até parar completamente o carro e sair um pouco da pista para deixar passar o veículo que vem na mão contrária.

Também tivemos que parar várias vezes para esperar as ovelhas passarem...

Neste roteiro de carro pela Inglaterra, saindo de Londres, fomos a Windsor e Eton, dirigimos pelo País de Gales de sul (Cardiff) a norte (Snowdonia), depois seguimos até Liverpool e, por último, voltamos a Londres, onde devolvemos o carro alugado no London City Airport.

Para ver os detalhes da nossa viagem por Gales, leia estes posts:

A devolução do carro na locadora no London City Airport também foi uma tranquilidade: entregamos as chaves no balcão da Hertz e tchau - nenhuma papelada, nenhuma burocracia.

Para nos orientarmos na estrada, usamos o Google Maps o tempo todo. Se você ainda não costuma usar o Maps, comece já (ou, se preferir, use o Waze). 

Durante a nossa roadtrip pela Inglaterra e Gales, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa para ter internet na estrada, e funcionou super bem - não ficamos na mão nunca!

No final da nossa aventura de carro pela Inglaterra, depois de devolver o carro alugado no aeroporto, pegamos o DLR (metrô de superfície - Docklands Light Railway) do London City Airport para o nosso albergue no centro de Londres

Cada bilhete para esse trajeto custou £ 4,90. A estação do DLR no London City Airport fica situada bem pertinho das locadoras de carros - basta comprar o bilhete na máquina e embarcar na plataforma. Veja o melhor trajeto até sua hospedagem no Google Maps.

Bem resumidamente, esse nosso 2º roteiro de carro de 4 dias pela Inglaterra e Gales ficou assim:
  1. Londres - Windsor - Eton - Cardiff
  2. Cardiff - Castelo de Caerphilly - Parque Nacional Brecon Beacons - Snowdonia - Beddgelert - Betws-y-Coed 
  3. Betws-y-Coed - Castelo de Caernarfon - Ponte Menai - Castelo de Beaumaris - Conwy - Liverpool 
  4. Liverpool - Londres
reino_unido
você certamente cruzará com muitas ovelhinhas fofas pelas estradas britânicas

reino_unido
cenários espetaculares nas estradas do interior do País de Gales

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
estradinhas rurais estreitas no interior da Inglaterra

Quanto custa fazer um roteiro de carro pela Inglaterrra

Para que vocês possam ter uma idéia bem aproximada dos custos de um roteiro de carro pela Inglaterra, abastecemos o carro na saída de Liverpool e pagamos £ 65,56 por 50,86 litros de diesel. O preço do diesel foi de £ 1,29 por litro em Liverpool.

Quando chegamos em Londres, abastecemos novamente para devolver o carro na locadora com o tanque cheio: colocamos 19 litros de diesel e pagamos £ 25. O preço do diesel em Londres foi de £ 1,32 por litro.

No total, rodamos 760 milhas neste roteiro de carro pela Inglaterra de Londres até Londres - equivalentes a 1223Km - e gastamos 90 libras de diesel.

A viagem entre Liverpool e Londres, por exemplo, nos custou £ 25 em diesel no total - fico me perguntando quanto custará essa viagem de trem para 3 pessoas.

O aluguel do carro, por 4 dias, com seguro total, custou R$ 729,14 (+ IOF do cartão de crédito).

Faça as contas e tire suas próprias conclusões!

Na minha opinião, não existe discussão possível: entre 3 pessoas, viajar de carro alugado é ridiculamente mais barato - e você tem 2000x mais flexibilidade - do que viajar de trem ou mesmo de ônibus!

Adoro a liberdade de poder parar onde bem entendermos, ir e vir quando quisermos, descobrir lugarzinhos que raramente vêem um turista, conhecer atrações inesperadas no roteiro, tirar muitas fotos, mudar o roteiro e explorar...é tão bom ter flexibilidade para fazer as coisas no nosso tempo, sem ter horários marcados e pressa - isso não tem preço!

Dirigir na mão inglesa pode ser um desafio no começo, mas, como falei, depois de um início meio tenso e de algumas possíveis barbeiragens, a gente logo acostuma!

Isso sem falar que existem muitos vilarejos charmosos pelo interior da Inglaterra onde é praticamente impossível chegar usando transporte público, como é o caso da região dos Cotswolds, sendo um roteiro de carro alugado a única alternativa possível para se viajar por essas áreas mais remotas (e mais fofas) do país!

Aventure-se! 🚗

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
os postos de gasolina na Inglaterra são self-service

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
colocamos 19 litros de diesel e pagamos £ 25 - o preço do diesel em Londres foi de £ 1,32 por litro

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
o único lugar onde pagamos pedágio na Inglaterra foi para cruzar o túnel sob o Rio Mersey na chegada a Liverpool: menos de 2 libras

Dicas para montar um roteiro de carro pela Inglaterra

Como vocês viram, fizemos 2 roteiros de carro pela Inglaterra diferentes, e eu ainda poderia fazer um 3º, um 4º...não faltam opções de novos lugares para conhecer no interior da Inglaterra, isso para não falar em Gales, na Escócia e nas Irlandas!

Se você tiver mais tempo, pode 'unificar' nossos 2 roteiros acima e fazer tudo numa viagem só.

A minha sugestão para te ajudar a montar um lindo roteiro de carro pela Inglaterra é a seguinte - é assim que eu sempre monto nossos roteiros e, modéstia à parte, eles ficam óoootemos:

1) Leia com atenção o meu post 14 lugares para conhecer na Inglaterra;
2) Escolha os lugares que você tem vontade de conhecer;
3) Coloque os nomes de todos os lugares escolhidos no mapa do Google Maps; e
4) Trace o roteiro de carro que lhe parecer mais coerente entre os lugares escolhidos, partindo de Londres e voltando a Londres.

Porque começar e terminar o roteiro pela Inglaterra em Londres?

Muito provavelmente, o seu voo vai chegar e partir de Londres, e você vai alugar o carro e devolver em algum ponto de Londres, então faz muito mais sentido montar um roteiro circular começando e terminando na capital inglesa.

Sim, é possível voar até Londres, alugar um carro no aeroporto, fazer um roteiro de carro de Londres até Edimburgo, por exemplo, depois devolver o carro no aeroporto de Edimburgo e voar de volta para casa direto da capital da Escócia.

O problema num roteiro como este é que, além de as passagens aéreas 'open jaw' (chegando em um lugar e partindo de outro) serem mais caras, se você aluga um carro em Londres e devolve em Edimburgo, acaba tendo que pagar taxas 'one way', que normalmente encarecem bastante o seu aluguel de automóvel.

Se o pick-up e a devolução do carro alugado forem ambos dentro da zona metropolitana de Londres, normalmente não precisa pagar essas taxas 'one way' - em uma ocasião, nós pegamos o carro em Victoria Station (no centro de Londres) e entregamos no Aeroporto de Stansted, sem pagar nenhuma taxa extra por esta conveniência - mas, se quiser pegar em Londres e devolver em outra cidade, as taxas já se aplicam (quase sempre).

Por isso, eu sempre procuro fazer roteiros circulares, começando e terminando no mesmo ponto, e evito ao máximo essas taxas 'one way'!

roteiros_de_carro_pela_inglaterra
estacionamento grátis em Tetbury, nos Cotswolds - um lugar onde você dificilmente conseguiria chegar usando transportes públicos

Chip de celular para usar na Inglaterra

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, Holanda e França, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Você conheceu o interior da Inglaterra? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, França e Holanda, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis da Inglaterra!


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Roteiros de carro pela Inglaterra

Roteiros de carro pela Inglaterra

Roteiros de carro pela Inglaterra

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: