Nos próximos posts, vou contar sobre os passeios que nós fizemos em Victoria, a linda capital da província de British Columbia :)
Aqui falaremos sobre o passeio de barco de 3hs que fizemos pelas San Juan Islands (em território americano) para ver orcas e outros animais marinhos.
Horário de funcionamento: saídas às 10am e 2pm nos barcos cobertos, e 6 saídas por dia nos zodiacs, entre 9am e 5pm, de abril a outubro
Endereço: 146 Kingston Street, Marina level, Victoria
Site oficial
Preços adulto/infantil: CAD$105/CAD$75
Começamos muito bem o dia com um passeio de barco espetacular depois de um bom café da manhã no motorhome.
O passeio de barco para ver baleias é um must em Victoria, uma das principais atrações para quem vai até lá.
Existem um monte de empresas que fazem esse mesmo passeio.
Lemos um monte de reviews e acabamos escolhendo o passeio oferecido pela Orca Spirit Aventures porque era um dos mais bem recomendados e nos pareceu ter uma ótima relação custo-benefício.
Se um dia eu volar lá, farei o passeio com eles de novo, porque foi ótimo, recomendo muito!
E, durante os meses de verão, eles ainda oferecem a garantia de que, se a gente não visse baleias no nosso tour, poderíamos fazer o passeio de graça no dia seguinte, havendo disponibilidade de lugares :)
Eles oferecem 2 passeios diferentes:
1 barco grande e coberto - que eles chamam de covered vessels - nesse barco é possível levantar, caminhar, andar pra lá e prá cá e ir ao banheiro - foi esse o que fizemos (tem 2 passeios desses por dia);
2 barquinhos pequenos e super rápidos, sem cobertura - chamados zodiacs - nesses, você tem que ir sentadinho no seu assento o tempo todo, e não tem banheiro (são 6 saídas por dia nestes barquinhos).
É bem mais frio e, se chover, é banho na certa!
Nós obviamente escolhemos o passeio no barco coberto, principalmente por causa do Lipe.
Os zodiacs definitivamente não são recomendados para crianças.
Por e-mail, quando fiz as nossas reservas - é altamente recomendado fazer reservas antecipadas pelo site - me disseram que tinha um low cost street parking lot nearby between Quebec St and Kingston St.
Nós até encontramos o tal estacionamento low cost, que, pelo que lembro, nem era tão low cost assim, mas não era permitido estacionar motorhomes ali, então voltamos ao ponto de partida e estacionamos no nosso parquímetro preferido novamente: ao lado do Parlamento, na Menzies Street.
De lá, fomos à pé até as docas na Kingston St em 10 minutos.
Chegando no endereço das docas, você só vai ver um prédio de um hotel chamado Coast Victoria Harbourside, sem placas nem nada.
Não se assuste: para encontrar os barcos e a sede da Orca Spirit Aventures você tem que fazer a volta no prédio, por fora, e descer até o 'Marina level', onde fica o pier deles.
Tem até uma lojinha ali.
Aliás, como eles têm 2 piers em locais diferentes da cidade, é melhor ligar e verificar na véspera de onde sai o SEU barco coberto.
não deixe de dar uma espiada do lado de trás do seu cartão de embarque: quase sempre vem algum coupom de descontos para outros passeios, aproveite! |
No dia do seu passeio, chegue com 30 minutos de antecedência para fazer o seu check-in, pegar seu cartão de embarque e entrar na fila logo para garantir um bom assento no barco.
O nosso passeio foi pelas San Juan Islands, que ficam em território americano e não canadense, mas o local onde o passeio é realizado a cada dia depende muito da monitoração das baleias - eles ficam sabendo mais ou menos por onde elas andam e fazem o passeio de acordo com essas informações.
Na maior parte das vezes, os tours são realizados nos estreitos da Georgia, Haro ou Juan de Fuca.
Demora um pouquinho para elas começarem a aparecer mas, no final, vimos umas 40 orcas e muitas focas. Só não teve show de baleias humpback!
E o mais legal é que eles não se contentam em nos mostrar apenas uma família de baleias. Depois de pararmos em um determinado local por um bom tempo para vermos um grupo de orcas, eles seguem adiante, procurando outro grupo.
Infelizmente (ou felizmente!) eles não podem se aproximar muito das baleias - as leis ambientais exigem que todos os barcos mantenham uma distância mínima de X metros delas. Apenas barcos de pesquisa, menores, podem se aproximar mais.
Ainda bem, né? Em um determinado lugar, eram dezenas de barcos cheios de turistas espiando as grandonas! Imagine se cada um deles quisesse se aproximar mais??? Iam "embretar" as baleias!
Pelo que pude entender, as "leis verdes" no Canadá são muito mais restritivas do que nos EUA - tanto que os mesmos motorhomes que nos EUA têm geradores de energia, no Canadá não têm, porque as leis ambientais proíbem (acredito que por causa da poluição sonora).
O barco do nosso tour era bem direitinho, com assentos confortáveis tanto do lado de dentro quanto do lado de fora.
Na primeira parte do passeio, ficamos lá fora o tempo todo, catando baleias, mas na volta, depois que já havíamos "satisfeito" a nossa fome de orcas e de outros animais marinhos e pássaros, entramos lá para dentro do barco, onde era mais quentinho e tinha café e chocolate quente cortesia, além de banheiro.
Como mencionei, o passeio dura cerca de 3hs, e não acho que seja necessário levar lanchinho extra, se você fizer uma boa refeição antes de embarcar.
Nenhum de nós 3 é de enjoar no mar, mas acredito que os enjoos não sejam muitos comuns neste passeio, porque não vi nenhum outro turista enjoado no nosso barco.
Também havia lá dentro do barco bastante material informativo sobre baleias e fauna marinha em geral.
Além do capitão do barco, havia ainda 2 guias simpáticos, super empolgados, que, além de encontrar as baleias para nós, também nos contavam absolutamente tudo a respeito delas.
Para este passeio, é muito recomendado levar binóculos e boas jaquetas corta-vento.
No barco, mesmo no verão e com bastante sol, estava bem friozinho.
Passe também muito protetor solar no rosto e use óculos de sol!
Ah, e não esqueça de levar diversão para as crianças: papel, lápis de cor, bonequinhos, tablet, quebra-cabeças...são algumas sugestões.
Saiba mais sobre o passeio aqui.
Já escrevi também um outro post sobre o passeio de barco que fizemos no Alaska para ver baleias lá - que foi depois deste - e naquele post contei mais sobre a emoção de ver essas gigantes de pertinho!
Expliquei naquele post - e não custa repetir aqui, que também é muito importante levar uma boa máquina fotográfica.
Nas fotos deste passeio, estávamos usando uma lente enorme e, como vêem, mesmo com essa mega lente as fotos não ficaram grande coisa! Como já falei, os barcos não têm autorização para se aproximar demais das famílias de baleias - então o jeito é fotografar de longe mesmo...e aí, não há zoom que chegue!
Se você não tiver um bom equipamento à disposição, pode acabar ficando um pouco frustrado, porque não vai conseguir aquela selfie com a orca :)
Observações importantes
Não deixe de confirmar todas as informações acima antes da sua viagem.
Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá.
Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1. A maioria dos preços informados não inclui taxas.