Como ver o Papa no Vaticano
Sorte. Pura sorte.
Eu já tinha ido a Roma 3 vezes, sempre programava de ir ao Vaticano no dia em que o Papa faria a sua famosa aparição (nas quartas-feiras ou aos domingos) e nunca conseguia encontrá-lo lá!
O Papa João Paulo II, que era Papa naquela época, vivia na estrada, e acabou que faleceu antes que eu pudesse vê-lo.
O Papa João Paulo II, que era Papa naquela época, vivia na estrada, e acabou que faleceu antes que eu pudesse vê-lo.
Mas, na primavera de 2008, estivemos em Roma de novo, 2 vezes, e desta vez o Papa Bento XVI não nos escapou.
E desta vez foi pura coincidência, nada programado!
Decidimos ir ao Vaticano sem grandes planejamentos, já que eu nem tinha mais esperança de ver o Papa e, lá chegando, estranhamos a muvuca de gente.
Eram milhares (senão milhões!) de pessoas, todas se aglomerando na Praça São Pedro, na frente da Basílica, no meio da famosa colunata de Bernini.
O que faziam todos ali?
Ora, esperavam para ver o Papa!
a Guarda Suíça estava a postos
multidão na Praça São Pedro
Como eu vi o Papa no Vaticano
Não tenho grandes conhecimentos de assuntos religiosos, mas sei que, naquele dia, estava acontecendo uma cerimônia em que ele iria consagrar novos bispos - esta solenidade tem um nome especial, que eu não me recordo.
Claro que só familiares e convidados poderiam entrar na Basílica, mas, bem democráticos que são, eles haviam colocado enormes telões na praça, de onde a gente podia acompanhar toda a cerimônia, que foi bem bonita.
Do lado de fora da Basílica, o pessoal se acotovelava na praça, e o clima de tensão crescia a cada minuto que passava: será que o Papa ia aparecer na janelinha??
Ao fim da consagração, ele foi até a famosa janela usada para as suas aparições, e deu a benção papal, em inúmeras línguas, inclusive em português - foi bem emocionante e comovente.
Que velhinho simpático!
Então, depois dessa feliz coincidência, fui pesquisar melhor e descobri que existem 2 formas principais de ver o Papa no Vaticano, semanalmente, que vou explicar para vocês em detalhes abaixo!
como ver o Papa no Vaticano |
Basílica de São Pedro no Vaticano
o Papa, visto pelo telão colocado na Praça São Pedro
2 brasileiros fotografando e filmando tudo!!!
a impressionante colunata de Bernini
Como ver o Papa no Vaticano
A 1ª coisa que eu preciso explicar é que esses 2 "métodos" para ver o Papa no Vaticano não têm nenhuma garantia: o Papa pode ter outros compromissos, estar viajando, por exemplo, e aí esses 2 eventos simplesmente não acontecem.
Para ver a agenda do Papa, e saber se ele estará no Vaticano no dia da sua visita, clique aqui: agenda do Papa no site oficial do Vaticano
As 2 oportunidades semanais para ver o Papa no Vaticano são aos domingos e nas quartas-feiras:
- Quartas-feiras: Udienza Generale, quando o Papa passeia de Papamóvel nos arredores da praça em frente à Basílica de São Pedro, cumprimentando as pessoas ali presentes, e depois celebra uma missa;
- Domingos: Angelus, quando o Papa aparece na janela para as pessoas presentes na Piazza San Pietro.
Piazza San Pietro lotada no Vaticano em dia de aparição do Papa |
Udienza Generale nas quartas-feiras
A Audiência Geral é o melhor dia para ver o Papa de pertinho - e assistir a uma missa celebrada pelo Papa.
Nesse dia, o Papa passeia de Papamóvel entre os fiéis, ali nos arredores da praça, antes de começar a audiência, então chegue cedo para pegar um bom lugar e não perder nada.
Esse evento acontece nas quartas-feiras, das 10 às 11h30min.
Geralmente ocorre na praça em frente à Basílica de São Pedro, mas, nos dias de chuva ou muito frio, pode ocorrer também na Sala Paulo VI.
Para participar dessa cerimônia, você não paga nada, basta chegar cedo na Praça São Pedro e levar um Convite Especial.
aquele palanque branco em frente à Basílica é onde o Papa normalmente fica durante a Udienza Generale das quartas-feiras |
Como conseguir um convite para ver o Papa no Vaticano
E aí é que está a pegadinha: como conseguir o tal convite especial para ver o Papa no Vaticano durante uma Udienza Generale das quartas-feiras??
Para poder entrar na área cercada, mais próxima do lugar onde fica o papa, e conseguir sentar, você precisa de um convite especial, que é gratuito.
Para conseguir esse convite, você tem que enviar um email solicitando para ordinanze@pontificalisdomus.va, com o nome de quem está solicitando, a quantidade de convites que você precisa, o nome e a data da celebração que você quer participar.
Com a resposta desse email, você retira os convites físicos no Portone di Bronze - Portão de Bronze - situado ao fundo das colunas, do lado direito da Praça São Pedro.
Dá para retirar os convites no dia anterior, das 15 às 19hs, ou no mesmo dia, das 7 às 7h30min.
Se você não receber resposta ao seu email, dá para tentar conseguir um convite indo até o Portão de Bronze com o seu email impresso, ou pode tentar também conseguir um convite indo pessoalmente, na véspera, até lá, no horário das 15 às 19hs.
Se nada disso der certo, ou eles não tiverem mais convites disponíveis, ainda assim você pode assistir à cerimônia do lado de fora da área cercada, de pé.
Já ouvi até relatos de pessoas que entraram lá sem convites, pois nem sempre eles checam os convites!
E outra pegadinha: tem cafajestes vendendo convites falsos no caminho entre o metrô e a Piazza San Pietro, não caia nessa!
milhares de pessoas assistem à cerimônia do lado de fora da área cercada, de pé na Piazza San Pietro |
Angelus nos domingos
O Angelus, que ocorre nos domingos ao meio-dia, é a outra forma de ver o Papa no Vaticano.
Nesses dias, o Papa aparece na janela para as pessoas presentes na Piazza San Pietro e dá uma benção.
Esse evento também é gratuito e nem precisa de convite - você só tem que comparecer à Piazza San Pietro no dia e hora certos, e passar por um detector de metais - a praça fica superlotada!
O Papa aparece em uma janela pequena e bem distante, num edifício do lado direito da praça, e a gente mal consegue vê-lo, mas é emocionante mesmo assim. Além disso, os telões instalados na praça ajudam.
o Papa aparece em uma janela pequena e bem distante, num edifício do lado direito da praça |
o Papa é o pontinho branco na janela |
Hoje, ao saber que o Papa renunciará, por motivos de doença, e pelo bem da Igreja, achei muito bonita a sua atitude.
Se não tem mais condições de fazer o seu trabalho bem feito, a atitude mais generosa e honrada é a renúncia.
Quem dera todos pensassem assim - e falo aqui de determinados governantes sul-americanos que se grudam ao poder com unhas e dentes, em detrimento do seu povo...
Mais, achei muito bem da parte dele o reconhecimento de atos de pedofilia dentro da Igreja Católica - foi o primeiro Papa que teve a coragem de reconhecer a maior vergonha da Igreja...
Viva o Papa Bento XVI! Que ele fique em paz!!
final da festa, toca para a Capela Sistina!
visitando o Vaticano |
Veja aqui o videoclipe da nossa viagem pela Itália em maio de 2008:
Leia mais aqui.
E você, já viu o Papa também??
Nos conte a sua história nos comentários abaixo!
Conheci seu blog hoje, através do Passaporte Baby. Também tenho um Felipe viajante. Adoramos passear por aí, ainda não fomos tão longe como vocês, mas adoramos bater perna, mesmo que seja por perto.
ResponderExcluirBeijo.