Menu

Safari com crianças na África: tudo o que você precisa saber

Me perguntam sempre se é permitido fazer safari com crianças na África, então vou explicar tudo o que você tem que saber sobre safaris com crianças.

Safari com crianças na África

Muitas pessoas me fazem esta pergunta: dá para fazer safari com crianças na África? E, quando eu digo que sim, até se surpreendem, pois acreditavam que era proibido levar crianças em safaris. Então resolvi explicar aqui no blog tudo sobre safaris com crianças na África!
Lá no começo da nossa viagem pela Tanzânia e Quênia, eu expliquei nas nossas redes sociais porque o Lipe não foi conosco nesta aventura - quando não veem ele nas fotos que a gente publica, logo começam a me perguntar 'cadê o pequeno viajante' kkkk: em resumo, o principal motivo foi que ele tinha aulas em novembro, quando viajamos, e não estava de férias como nós. 

Muitos supuseram que não levamos o pequeno viajante conosco para a África porque "safari não é programa para criança", ou "criança não pode fazer safari". Nada mais equivocado!

A decisão de deixar o nosso pequeno viajante para trás nesta viagem não teve nada a ver com idade para fazer safari

No tipo de safari econômico que fizemos, é totalmente permitido levar crianças de qualquer idade - eu perguntei à agência e eles me afirmaram que não existe nenhum tipo de restrição quanto à idade mínima para fazer o safari baratex de 5 dias em grupo da Suricata Safaris

Já contei todos os detalhes sobre o nosso safari de 5 dias no norte da Tanzânia aqui:
Safari com crianças na África
crianças podem fazer safari na África sim!

Quanto custa fazer safari com crianças na África

Vale avisar o seguinte: normalmente, não há nenhum desconto especial para crianças nos preços dos pacotes de safaris - os pequenos viajantes pagam o mesmo valor que um adulto, afinal, eles também ocupam um dos 6 assentos do veículo. 

Acho que até dá para chorar um descontinho, alegando que a criança vai dormir na mesma barraca que os pais, que consome menos comida e bebida, etc, mas acredito que o máximo que você vai conseguir descolar é um desconto de U$ 50 ou no máximo U$ 100 num pacote de safari all inclusive de U$ 900, e se dê por satisfeito!

Não custa tentar, não é? 😎

Para saber mais sobre os custos destes safaris, leia este post: Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Safari com crianças na África
tá pensando que o safari na África é de graça para crianças?? não é não!

É permitido levar crianças num safari na África?

Em resumo, para descobrir se você pode levar o seu pequeno viajante num safari específico, basta perguntar à agência com a qual você estiver negociando se eles aceitam crianças no grupo. 

Os parques nacionais não proíbem a entrada de crianças - é uma decisão individual de cada empresa. 

Às vezes, uma mesma agência tem grupos em que permitem crianças e outros grupos "childfree". 

No caso da Suricata Safaris, agência que nós usamos no nosso safari pela Tanzânia, eles confirmaram que aceitam crianças sim, sem nenhum problema. 

Em várias reservas privadas também é possível fazer safari guiado em grupo com crianças

Foi o que fizemos na reserva dos guepardos na Namíbia, que nos rendeu o perrengue da vida, veja aqui: Safari dos guepardos em Otjitotongwe Cheetah Farm na Namíbia

Safari com crianças na África
fazendo safari com criança numa reserva privada na África

Safari com crianças na África
a cheetah que parecia tão calminha nos rendeu o perrengue da vida!

Nos self drive safaris (quando você aluga um carro e faz o safari por conta própria, dirigindo o seu próprio veículo por dentro dos parques nacionais), é óbvio que também sempre pode levar o seu filho de qualquer idade

O Lipe fez self drive safari conosco no Etosha Park na Namíbia há uns anos atrás, veja aqui: Etosha National Park: fazendo safari por conta própria na Namíbia

Lembro que no Kruger Park, na África do Sul, e no Amboseli Park, no Quênia, também vimos muitos casais com crianças fazendo self drive safari. 

Leia mais: 


Sei que alguns safaris "chiques" não permitem crianças, mas não é o caso do nosso: esse tipo de safari que fizemos é o jeito + econômico de se fazer safari na Tanzânia, e crianças de qualquer idade são bem vindas. 
O importante é que os pais tenham o discernimento necessário para saber se os seus filhotes aguentam passar o dia todo sacolejando por estradas de chão, com apenas 2 ou 3 paradas para banheiro.
E é importante lembrar que não dá para parar para banheiro atrás de qualquer moita! Nem para nº 1, nem para nº 2 e nem para vomitar - ninguém desembarca do veículo de safari durante o 'game drive' em nenhuma hipótese, a não ser nas áreas especialmente demarcadas como 'rest areas'.

Os pais é que precisam conhecer bem os filhos para saber se um safari vai ser um programa legal para os pequenos ou não. Se o seu pequeno viajante aguenta o tranco, e não vai incomodar o resto do grupo, ele certamente será muito bem vindo! 
Karibu Tanzânia 😅 (Karibu = Bem vindo)
Aproveite e ensine ao seu filhote os nomes dos animais em Swahili:

  1. Girafa = Twiga
  2. Zebra = Pundamilia
  3. Leão = Simba
  4. Elefante = Tembo

Veja também: Playlist de músicas e minidicionário de Suaíli para uma viagem à África

Acho que os safaris mais chiquetosos não aceitam crianças justamente por medo de que os pequenos acabem não aguentando os game drives (que podem ser bem longos, de várias horas) tão bem e incomodem os outros turistas que pagaram uma nota alta pelos seus safaris...se bem que, como todo mundo sabe, existem adultos que conseguem se comportar muito pior do que crianças, então...vetar crianças no safari não é garantia de tranquilidade 😜

Já nos trekking safaris, é mais complicado levar crianças: primeiro, porque são muito mais cansativos, e segundo, porque a dose de risco já é um pouquinho maior. 

O trekking safari com chimpanzés que fizemos no parque Gombe Stream, por exemplo, não é um programa para crianças - só são permitidas pessoas acima de 15 anos nesse trekking. 


Então, como eu falei antes, o melhor jeito de descobrir se pode levar crianças no safari que você quer fazer é perguntar!

Safari com crianças na África
fazendo self drive safari na Namíbia com o nosso pequeno viajante

Porque não levamos o Lipe para fazer safari na Tanzânia e no Quênia

Sobre as razões de não termos levado o Lipe conosco nesta viagem, eu poderia listar uma infinidade de motivos: 

1) depois de meses e meses confinados em casa em plena pandemia, trabalhando em home office, precisávamos de férias DELE; 

2) estávamos comemorando nosso aniversário de 18 anos de casamento, e a viagem era mais ou menos como uma 5ª lua de mel para celebrar kkkk; 

3) eu tinha medo que ele pegasse Covid; 

4) também tinha medo que ele pegasse malária...


Mas nenhuma dessas razões que listei acima foi o verdadeiro motivo de termos excluído o gordinho desta aventura. A principal razão dele não ter ido conosco para a África é bem + simples: ele tinha aulas, tinha as provas de final de ano para fazer e os compromissos dele. 

De regra, crianças em idade escolar não têm férias em novembro, então não têm como viajar com os pais em novembro. Bem simples, né!

Leia também:


Nós marcamos esse período de férias em novembro porque a nossa intenção, como todos vocês já sabem, era fazer a trilha de caminhada até o Everest, e novembro é a melhor época do ano para fazer esse trekking - e o Lipe estava excluído desta aventura também, por causa da altitude e dos longos quilômetros de caminhada, que ele não aguenta (aliás, nós já viajamos várias vezes sem ele!). 

Depois, a viagem ao Nepal melou, por razões de pandemia, e não tínhamos como alterar as datas das nossas férias, então alteramos apenas o destino. 

Se pudéssemos mudar o nosso período de férias para janeiro, por exemplo, teríamos feito isso, e então levaríamos o Lipe junto conosco para a África com certeza, mesmo com pandemia e malária no pacote! 

Porque levar ele junto é sempre maravilhoso e vale a pena, mesmo considerando os riscos, porque não somos irresponsáveis!


Mas...como eu sempre digo, ele tem a vidinha dele, as responsabilidades dele com a escola e, sem férias, não tem viagem. 

Como qualquer um de nós 😉
E, para quem nunca viaja sem os filhos, o meu recado: é bom também, é saudável pra toda família, experimente! 
Safari na África
curtir uma lua de mel na Cratera Ngorongoro não é uma má ideia, sabe??

Foi a 1ª vez na vida que passamos tanto tempo longe do Lipe - o nosso período máximo longe dele até então tinham sido 2 semanas e, desta vez, ficamos mais de 3 semanas longe - mas sabíamos que ele estava super bem com as 2 avós, faceiro da vida, e nós também! Sem dramas!

Mas confesso que, cada vez que eu via uma macaca com um filhote, uma gazela parindo a cria, um bebê elefante ou uma turminha de crianças pelas ruas, o coração apertava de saudades dele! E também de saudades de ver as crianças indo à escola novamente, andando em bandos pelas ruas...

E tem mais uma coisa - viajar sem o #FelipeoPequenoViajante tem uma baita vantagem: a gente não fica triste de voltar pra casa!

Se ele tivesse ido conosco para a África, eu teria voltado da viagem sentindo um banzo terrível, numa DPV (depressão pos-viagem) horrorosa! Como ele não foi conosco, e sabendo que estaria enroscada nele em poucas horas, embarquei no voo de volta pra casa surpreendentemente feliz da vida! 💙

E vocês? Têm vontade de viajar com ou sem filhos, depois de tantos meses de quarentena, home office e home schooling? Levariam os filhotes em um safari? Conta aí!

Safari com crianças na África
esperando os leões aparecerem!

Dicas para fazer safari com crianças na África

Não posso encerrar este post sobre safaris com crianças na África sem deixar registradas aqui algumas dicas de ouro para ser feliz em qualquer safari com crianças:

O Lipe já tirava fotos nas nossas viagens há muito tempo com o tablet dele (ou com o meu celular 😒) - lembro dele pequeninho fotografando leões marinhos na nossa viagem pela Califórnia - mas, quando decidimos levar o nosso pequeno viajante para o 1º safari da vida dele, achamos que era hora de também ganhar de presente a 1ª máquina fotográfica, e então demos para ele uma câmera snapshot da Sony com um zoomzinho bem bom: foi uma festa!

Os safaris ficam muiiiito mais legais para as crianças se elas puderem registrar os melhores momentos e participar ativamente de tudo!

Depois, ele ficava comparando as fotos que ele tinha tirado com as minhas e chegamos à conclusão que o Lipe tirou ótimas fotos no seu 1º safari na África hehehee...

Outras dicas legais para fazer um safari mais divertido com crianças na África são levar um diário de bordo ou caderno de desenho para o seu pequeno aventureiro ir registrando os animais que ele vê, e também levar um livro sobre os animais, para a criança poder pesquisar ali sobre os bichos que está vendo. 

O Lipe tem um Atlas do Mundo Animal que é maravilhoso, vou indicar pra vocês:

Safari com crianças na África
livro que a gente recomenda para levar no seu safari com crianças na África

Safari com crianças na África

Safari com crianças na África

Além disso, outra dica boa é preparar o seu filho para o que ele vai encontrar num safari na África, assistir documentários, mostrar vídeos no YouTube - no nosso canal tem muitos vídeos de safaris que fizemos na África (inclusive com o Lipe), assistir (pela milésima vez) os filmes da série Madagascar, etc. 

O Peg acabou de editar um vídeo bem legal, mostrando todos os detalhes do nosso carro de safari na África e também como são os acampamentos do safari. 

Assista ao vídeo clicando na foto abaixo:

Safari com crianças na África

Para assistir no YouTube, clique aqui

Quer ver a nossa playlist de vídeos de safaris que fizemos na África? É só clicar aqui!

E, quando voltar pra casa, ainda dá para fazer uma festa de aniversário com tema safari na África, inspirada na sua viagem - os pequenos adoram! 

Veja algumas ideias incríveis para a sua festa safari!

Safari com crianças na África
festa de aniversário com tema safari na África para o seu pequeno viajante

Para encerrar, pensei em escrever sobre os benefícios de levar uma criança num safari na África, sobre tudo o que eles vão aprender e se encantar, sobre o quanto é importante ensinar a necessidade de preservação ambiental na prática...mas acho que não precisa, né? 

Qualquer pai ou mãe do mundo sabe o quanto uma experiência dessas vai ser impactante na infância do seu filho, e não tem dúvida de que a experiência extraordinária de um safari na África com seu filho vai ser lembrada e recordada para sempre na sua família - a questão é descobrir se você vai ter paciência, coragem e espírito aventureiro suficientes para embarcar num safari com crianças na África!

Leia mais:


Safari com crianças na África
os safaris com crianças na África ficam muito mais divertidos se elas puderem registrar os melhores momentos e participar ativamente de tudo

Já esteve na África? Fez algum safari com criança? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.


Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Safari com crianças na África


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: