Menu

Arusha, Tanzânia: dicas para conhecer a capital do safari

Arusha, Tanzânia: dicas para conhecer a capital do safari

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia: dicas para conhecer a capital do safari

A maioria das pessoas vê Arusha apenas como um ponto de partida para os melhores safaris da Tanzânia, ou como uma rápida parada a caminho dos trekkings no Monte Kilimanjaro

Mas essa cidade da África Oriental não deve ser subestimada. 

Localizada exatamente a meio caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo, Arusha representa o 'meio' do Antigo Império Britânico, marcado por uma Torre do Relógio no centro da cidade. 

De posse desta informação - sabendo que Arusha fica exatamente no meio do caminho entre os 2 extremos do continente africano - já fiquei louca para conhecê-la!

Pois é, fissuras de uma viajante de carteirinha 🤣 

Quem aí já quis conhecer um lugar "nada a ver" apenas pela sua localização geográfica? Coloca na lista o Trópico de Capricórnio, a Fissura Silfra na Islândia, o Círculo Polar Ártico, o Chuí, o Meridiano de Greenwich e o Cabo da Boa Esperança, por exemplo.

Me contem das fissuras geográficas de vocês!

O fato é que quem diz que Arusha é caótica e empoeirada não mente - é a mais pura verdade. O meu problema é que eu GOSTO de lugares assim, caóticos, decadentes, empoeirados. 

Com boa vontade e um espírito explorador, você também descobrirá que há muitos motivos para visitá-la. Espero conseguir te mostrar alguns deles neste post.

E, para saber mais sobre a nossa viagem pela Tanzânia, comece por aqui:


Arusha, Tanzânia
 a (feiosa) Torre do Relógio, no centro de Arusha, que marca o meio do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo, o 'meio' do Antigo Império Britânico
Arusha, Tanzânia
encantada com os colares Masai no mercado em Arusha

Arusha, Tanzânia
restaurante em Arusha

Arusha, Tanzânia
almoço no restaurante indiano Hot Plate em Arusha

Arusha, Tanzânia
camiseta da seleção de futebol da Tanzânia à venda em Arusha

Arusha, Tanzânia
celebrando nosso safari em Arusha com uma cerveja Serengeti

Arusha, Tanzânia: dicas para conhecer a capital do safari

Arusha é conhecida como o ponto de partida de todos os safaris no norte da Tanzânia, já que é a grande cidade mais próxima de todos os mais importantes parques nacionais do país, e muito provavelmente é lá que começará e terminará o seu safari na Tanzânia também. 

A cidade tem o seu próprio (pequeno) aeroporto doméstico (Arusha Airport) e também fica próxima do Kilimanjaro International Airport, que recebe voos internacionais de todas as partes do mundo - foi por este aeroporto que chegamos à Tanzânia, vindos de Doha no Catar.

Leia mais:


Ali pertinho fica situada a cidade de Moshi, um pouco menor, que é o ponto de partida para os trekkings no Monte Kilimanjaro (explico mais abaixo).

De Arusha, tínhamos uma vista linda do Monte Meru! Lembro de um dia ao entardecer em que víamos o Monte Meru bem clarinho do centro de Arusha. Que cores tem a Tanzânia!! 
Neste dia o Mt Meru estava lindo de morrer visto de Arusha, totalmente à mostra, tão nítido que dava para ver as árvores nas encostas desta que é a 3ª maior montanha do continente africano!

Neste mapa abaixo você consegue visualizar Arusha e a localização dos pontos mais importantes ali pelos arredores: Moshi, o Aeroporto Kilimanjaro, o Aeroporto de Arusha e os parques nacionais Tarangire e Lake Manyara. O Serengeti e a Cratera Ngorongoro ficam mais distantes, à oeste. 

Também é possível ver a estrada (amarela no mapa) que sobe de Arusha em direção à fronteira queniana em Namanga. 

Ali, ao norte de Arusha, fica o Amboseli National Park, no Quênia (que nós visitamos), e o Arusha National Park e o Mount Kilimanjaro National Park (que não visitamos).

Veja também: 

Assim, olhando no mapa, fica mais fácil de entender a geografia da região 👇 

Arusha, Tanzânia
mapa da região de Arusha na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
o Kilimanjaro International Airport fica bem próximo de Arusha

Arusha, Tanzânia
Kilimanjaro International Airport

Arusha, Tanzânia
desembarcamos na Tanzânia pelo Kilimanjaro International Airport

Arusha, Tanzânia
banheiro do Kilimanjaro International Airport

Arusha, Tanzânia
vistos da Tanzânia, comprados no aeroporto

Arusha, Tanzânia
de Arusha, tínhamos uma vista linda do Monte Meru

Fizemos 3 paradas em Arusha durante a nossa viagem: 

  • logo na chegada à Tanzânia, antes de seguimos viagem para o Quênia;
  • quando voltamos do Quênia, antes de partir para o safari; e 
  • quando voltamos do safari, antes de seguirmos viagem para Zanzibar

Ficamos em 2 hotéis diferentes em Arusha, comemos em alguns restaurantes bem recomendáveis e visitamos vários pontos turísticos na cidade, que é conhecida como a "capital do safari na tanzânia". 

Foi lá que desembarcamos na Tanzânia, foi lá que pegamos o transfer para o Quênia, foi de lá que partiu nosso 1º safari na Tanzânia com a Suricata Safaris, foi na loja da Air Tanzania em Arusha que compramos nossos voos para Zanzibar, fomos ao mercado, trocamos dinheiro no Azania Bank, compramos artesanato, acertamos nosso safari seguinte para ver os chimpanzés, compramos chips locais na loja da Airtel para usar no celular...enfim, Arusha foi o lugar onde "resolvemos" a nossa viagem pela Tanzânia, então temos algumas boas dicas práticas para quem vai lá. 

Inclusive, no post sobre o safari dos chimpanzés, eu já contei a incrível coincidência que nos aconteceu em Arusha: combinamos encontrar com o Joshua (dono da agência que organizou nosso chimp safari na Tanzânia) no nosso hotel para fazer o pagamento em dinheiro do trekking com chimpanzés e, quando ele estava a caminho do hotel para nos encontrar, ele nos viu no meio da noite e da escuridão, 2 turistas - brancos são sempre presumivelmente turistas na Tanzânia - perdidos no meio do nada em Arusha, e parou para oferecer ajuda, para só depois descobrirmos que era a nós mesmos que ele estava indo encontrar kkkk...

Arusha, Tanzânia
cotação do U$ para o xelim tanzaniano em Arusha

Arusha, Tanzânia
trocamos U$ por xelins tanzanianos no Azania Bank em Arusha

Arusha, Tanzânia
compramos chips de telefone locais na loja da Airtel em Arusha para usar no celular

Arusha, Tanzânia
usamos simcards da Airtel na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
nesta loja da Air Tanzania em Arusha compramos nossos voos para Zanzibar

Arusha, Tanzânia
como tivemos dificuldade para comprar as passagens online, pegamos o endereço da loja da Air Tanzania e fomos direto lá comprar os voos pessoalmente

Arusha, Tanzânia
passagens de Arusha (Kilimanjaro Airport) para Zanzibar

Onde ficar hospedado em Arusha

Como falei antes, ficamos em 2 hotéis diferentes em Arusha: um deles, escolhido por nós, pelo custo-benefício; e o outro porque estavam incluídas 2 noites de hotel no pacote do nosso safari, no início e no final.  

A 1ª pousada em que ficamos em Arusha foi a Wakawaka House, barata e muito boa. 

Pagamos U$ 25,50 por um quarto duplo com com café da manhã incluído. Na época, o custo foi de R$ 144,00 por 1 noite de hospedagem para 2 pessoas em quarto privativo com banheiro privativo. 

Uma verdadeira pechicha. 

Wakawaka House Arusha
Wakawaka House em Arusha

Wakawaka House Arusha
sala da pousada Wakawaka House em Arusha

Wakawaka House Arusha
nosso quarto na Wakawaka House em Arusha

Wakawaka House Arusha
banheiro na Wakawaka House em Arusha

Wakawaka House Arusha
café da manhã na Wakawaka House

Wakawaka House Arusha
Wakawaka House Arusha

O 2º hotel onde nos hospedamos em Arusha foi o Gateway Lodge - ficamos lá na véspera de partirmos para o safari e no retorno do safari.

Para ver várias fotos do Gateway Lodge, dê uma espiada no post sobre o Parque Nacional Tarangire, onde escrevi mais sobre ele.

Ficamos hospedados neste hotel, como já comentei, porque ele estava incluído no pacote do nosso safari. Se você quiser, também pode conversar com o cara que for organizar o seu safari para fazer um "upgrade" e ficar em algum outro hotel da sua escolha. 

Arusha tem alguns hotéis excelentes, como o Four Points by Sheraton Arusha, o Arusha Serena Resort & Spa e o Gran Melia Arusha.

Achamos o Gateway Lodge ok e não vimos necessidade de fazer upgrade. 

Inclusive, o Hilary, dono da agência Suricata Safaris, que organizou nosso safari pelos parques nacionais da Tanzânia, foi até o Gateway Lodge na véspera do safari para fazer um rápido briefing conosco sofre o safari. 

Gateway Lodge Arusha
Gateway Lodge em Arusha

Gateway Lodge Arusha
nosso quarto no Gateway Lodge em Arusha

Gateway Lodge Arusha
banheiro no Gateway Lodge em Arusha

Arusha, Tanzânia
o Hilary, que organizou nosso safari pelos parques nacionais da Tanzânia, foi até o Gateway Lodge na véspera do safari para fazer um rápido briefing conosco

Onde comer em Arusha na Tanzânia

O sugestivo nome desse delicioso (e barato) restaurante indiano em Arusha é Hot Plate - recomendamos muito!

Vocês não têm noção da felicidade desta pessoa atracada num pratarrão de 'vegetable kurma com garlic naan'!

Encontrar comida indiana por preços indianos na Tanzânia foi uma surpresa maravilhosa e inesperada que esta viagem nos proporcionou - que não deveria ter sido tão inesperada, já que eu sabia que há uma grande colônia/influência indiana na África Oriental. 

Isso definitivamente não estava nos meus planos, e foi fantástico matar as saudades da culinária indiana que aprendemos a amar na nossa 2ª viagem à Índia, depois de emagrecer de fome na 1ª vez!🤣 

Em Nairóbi, no Quênia vimos indianos comemorando o Diwali (um dos maiores festivais religiosos celebrados por Hindus, Jainistas, Budistas e Sikhs) com muito foguetório, e em Arusha vimos 2 templos Hindus Swaminarayan!
Conseguir unir 2 grandes amores (a África e o subcontinente indiano) em uma mesma viagem - como eu poderia estar mais feliz?! 
Quando voltamos a Arusha, depois do nosso safari pelos parques nacionais no norte da Tanzânia, fomos novamente jantar no restaurante indiano Hot Plate e de novo foi muito, muito bom. Estava lotado de famílias Hindus - talvez por ser domingo à noite! 

Até hoje eu sinto saudade desse restaurante de Arusha!

Arusha, Tanzânia
restaurante indiano Hot Plate em Arusha

Arusha, Tanzânia
as cervejas locais mais conhecidas são a Kilimanjaro, Serengeti e Safari

Arusha, Tanzânia
simpatia indiana na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
encontrar comida indiana por preços indianos na Tanzânia foi uma surpresa maravilhosa e inesperada

Arusha, Tanzânia
cerveja Safari, uma das mais conhecidas na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
restaurante indiano Hot Plate

O outro lugar que recomendamos para comer em Arusha é o Africafe, na Boma Road.

Esse é um café mais focado em turistas mesmo, confortável, aconchegante, limpo e com comida internacional. Lugar perfeito para dar uma descansada da Arusha caótica e empoeirada do lado de fora!

👉Outros 2 lugares para comer em Arusha que me recomendaram, mas não chegamos a testar, foram a Jambo Coffee House, também na Boma Road, e o Café Barrista, na Sokoine Road.

Arusha, Tanzânia
Africafe em Arusha

Arusha, Tanzânia
comida internacional em Arusha no Africafe

Arusha, Tanzânia
Africafe em Arusha: focado em turistas, confortável, aconchegante e limpo

Arusha, Tanzânia
quem pensou que encontraria croissants, muffins, vanilla cake e torta Floresta Negra em Arusha?!

Arusha, Tanzânia
cardápio do Africafe em Arusha

Gastos em Arusha na Tanzânia

Para vocês terem uma ideia de quanto custa viajar a Arusha | Tanzânia, vou listar aqui alguns dos gastos que tivemos na nossa viagem:

  • Táxi da parada de ônibus ao hotel: U$ 2
  • Almoço no restaurante Africafe: 53 mil
  • Hotel Wakawaka House: U$ 25,50 (58 mil)
  • 2 chips de celular e pacotes de dados Airtel: 42 mil
  • Almoço no restaurante indiano Hot Plate: 40 mil
  • Bebidas no mercado na Clock Tower: 20 mil (6 cervejas e 2 refrigerantes)
  • 3 corridas de riquixá: 15 mil (5 mil cada uma)
  • Jantar no restaurante indiano Hot Plate: 28 mil
  • 2 passagens aéreas da Air Tanzania Kilimanjaro Airport - Zanzibar: U$ 228 (U$ 114 cada)
  • Tanzanite Experience (grátis)
Trocamos U$ por Xelins Tanzanianos no Azania Bank em Arusha.

Troquei U$ 500 por 1.154.000 Xelins Tanzanianos.

A cotação média do dólar na Tanzânia era de U$ 1 = 2308 TSh.

TSh = Schillings Tanzanianos
Schillings = Xelins

Já publiquei um post bem detalhado com todos os custos da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja aqui: Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Arusha, Tanzânia
cotação do U$ para o xelim tanzaniano em Arusha

Arusha, Tanzânia
cardápio de restaurante em Arusha

Arusha, Tanzânia
conta de restaurante em Arusha

Como se deslocar em Arusha na Tanzânia

Como vocês viram acima, a maioria dos nossos deslocamentos em Arusha foram de riquixá - é o jeito mais barato e também o mais rápido de se deslocar pelos engarrafamentos da cidade. 

Também pegamos táxi e o preço foi ótimo - só que não esqueça que é obrigatório barganhar muito e combinar o preço da corrida ANTES de embarcar (tanto em riquixás quanto em táxis).

Outro meio de transporte muito comum em Arusha - na verdade, em quase todas as cidades africanas por onde já andamos - são as vans de passageiros, sempre superlotadas e claustrofóbicas, que ganham nomes diferentes em cada país: Matatu em Uganda, Dala-dala, na Tanzânia, e assim por diante. 

Arusha, Tanzânia
a maioria dos nossos deslocamentos em Arusha foram de riquixá

Arusha, Tanzânia
o riquixá é o jeito mais barato e também o mais rápido de se deslocar pelos engarrafamentos de Arusha

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia
de riquixá em Arusha na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
van de passageiros em Arusha na Tanzânia

Arusha, Tanzânia
as vans de passageiros na África são sempre superlotadas e claustrofóbicas

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia
moto-táxis também são comuns em Arusha, mas eu não recomendo

Arusha, Tanzânia
note que todas as motos têm "cobertura"!

Arusha, Tanzânia
você vai ver todos os meios de transportes - de gente e de carga - possíveis na Tanzânia

Tanzanite Experience em Arusha

Um dos pontos turísticos mais conhecidos em Arusha é a Tanzanite Experience, um museu que explica porque a Tanzanita é tão rara e procurada, as complexidades envolvidas na sua mineração, as habilidades envolvidas no corte e polimento, e as histórias e mitos que cercam a famosa pedra preciosa da Tanzânia. 

Fizemos a visita guiada e foi muito interessante!! E o melhor: a visita guiada é grátis! Adorei! 

Deu até vontade de comprar uma pedra azul dessas! Mas, infelizmente, não era coisa pro bolso de mochileira: as mais pequeninhas custam U$ 250 😳

Tenha cuidado: se você encontrar alguma "barganha", pode ter certeza que está comprando gato por lebre: são pedras PRECIOSAS, não tem nada "baratinho".
Você sabia? A Tanzanita é uma pedra preciosa com brilho e clareza excepcionais, e com uma cor que varia de azul profundo a violeta vibrante, passando por tons de lilás e lavanda. A sua cor é uma das suas propriedades mais impressionantes, pois apresenta pleocroísmo, que significa que exibe diferentes cores dependendo da luz e do ângulo de visão. Foi descoberta em 1967 na Tanzânia, na base do Monte Kilimanjaro. A tanzanita é 10 mil vezes mais rara do que o diamante, justamente porque só existe neste lugar, na base do Monte Kilimanjaro. É classificada de acordo com a regra dos 4 C's: cor, clareza, corte e carat (quilate).

Veja mais informações aqui: Tanzanite Experience 

Tanzanite Experience Arusha
Tanzanite Experience em Arusha

Tanzanite Experience Arusha
a experiência começa com um vídeo que explica como se dá a extração da tanzanita

Tanzanite Experience Arusha
visita guiada no Tanzanite Experience em Arusha

Tanzanite Experience Arusha
há um pequeno museu sobre a tanzanita no local

Tanzanite Experience Arusha
deu até vontade de comprar uma pedra azul dessas, elas são lindas!

Tanzanite Experience Arusha
infelizmente, uma tanzanita não era coisa pro bolso (ou pro pescoço, ou pra orelha, ou pro pulso) da mochileira que vos fala

Tanzanite Experience Arusha
as pedras mais pequeninhas custam U$ 250

Tanzanite Experience Arusha
eles nos explicaram tudo o que importa para se obter uma pedra (ainda mais) preciosa: as escalas de qualidade das tanzanitas dependem da cor, clareza, corte e peso em quilates

Masai Market em Arusha

É só colocar Masai Market Curio & Craft no Google Maps que ele te leva lá. Esse Mercado Masai fica no centro de Arusha, e nós fomos até lá a pé. Fica na Fire Road.

Fiquei a-pai-xo-na-da pelo artesanato Masai!!

Há muito tempo não fazemos mais compras nas nossas viagens, porque, depois de visitar mais de 100 países, a gente perde um pouco o "desespero" das primeiras viagens, quando queríamos comprar tudo o que víamos pela frente. 

Chegou um ponto em que a nossa casa já parecia uma "lóxinha", de tanta coisa pendurada nas paredes - para colocar mais alguma coisa, eu teria que começar a me desfazer de algo que já temos, pois não há mais espaço útil nas paredes kkkk. 

A minha vávula de escape é fotografar: eu tiro fotos de tudo o que gostaria de ter e, pra mim, depois que eu fotografei, é meu, eu "tenho" aquilo nas minhas fotos. Sei que parece loucura, mas há anos eu sobrevivo (e poupo muitos dólares) usando essa estratégia hahaha...

Mas a verdade verdadeira é que eu tive FANIQUITOS nos mercados Masai do Quênia e da Tanzânia, minha gente! 

#desespero de vontade levar tudoooooo! 

No Masai Market em Arusha, o Peg por pouco não se abraçou numa escultura de ébano que pesava 40Kg!! Eu pelo menos fiquei só namorando o colar Masai de 200 gramas 🤣
Achei melhor escrever sobre isso para te deixar com o espírito e o psicológico preparados: se eu, que não tenho mais ataques consumistas há muitos anos, passei mal no Mercado Masai de Arusha querendo comprar tudo, imagina quem é consumista e adora comprar traquifâncias nas viagens!? Se você curte artesanato africano, vai ficar louco! Leve uma mala e dólares extras para as compras!
Depois não diga que não avisei!

👉Para comprar bebidas e lanchinhos (para levar no safari), na Muzungu Square tem um supermercado Nakumatt, e na Clock Tower tem um mercadinho onde compramos bebidas (tinho vinho também).

Arusha Masai Market
Masai Market em Arusha

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Arusha Masai Market

Outros lugares para conhecer em Arusha

  • Clock Tower: torre do relógio localizada no centro de Arusha que já referi no início deste post, que marca a metade do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo
  • Central Market: mercado central de Arusha, focado em frutas e verduras, especialmente, gigantesco - um passeio para quem gosta de turismo antropológico, e não para quem curte apenas turismo 'Instagramável'
  • Arusha Hindu Temple
  • Kilombero Market: a grande "feira" de Arusha, se estendendo por muitos quarteirões
  • BAPS Swaminarayan Temple
BAPS Shri Swaminarayan Mandir em Arusha
templo Hindu em Arusha na Tanzânia

BAPS Shri Swaminarayan Mandir em Arusha
BAPS Shri Swaminarayan Mandir em Arusha

central market Arusha, Tanzânia
Central Market em Arusha

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

central market Arusha, Tanzânia

Moshi e o Monte Kilimanjaro

Assim como Arusha é conhecida como a capital do safari na Tanzânia, Moshi é a capital do montanhismo! 

Quem quer fazer safari na Tanzânia, obrigatoriamente vai acabar passando por Arusha, cidade que é o ponto de partida para quase todos os principais parques de safari do país (Tarangire, Serengeti, Cratera NgorongoroLake Manyara), e também para visitar tribos Masai

Mas, se o seu sonho é escalar o Monte Kilimanjaro, ao invés de ir para Arusha, você vai querer ir para uma outra cidadezinha ali pertinho: Moshi, a capital do montanhismo na Tanzânia!

Moshi fica situada a, aproximadamente, 80Km/1h45min de Arusha, e é de lá que partem todas as expedições ao Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta do continente africano. 

Dá tranquilamente para fazer um bate-volta desde Arusha até Moshi, só para passar o dia lá, mesmo que você não tenha nenhuma pretensão de escalar montanhas 😂

Eu tinha até uma listinha de "dicas de Moshi": 
  • Mount Kilimanjaro View
  • Pamoja Cafe para comer
  • Old Railway Station
  • Memorial Market em Soweto
Mas...infelizmente, numa viagem como essa, precisamos fazer escolhas que caibam no nosso roteiro (tempo de férias) e no nosso bolso. Embora quiséssemos muito subir a montanha mais alta da África, desta vez o trekking no Monte Kilimanjaro, que na época custava em torno de U$ 2500 e leva 7 dias, não cabia nem no nosso roteiro, nem no nosso bolso. 

Tínhamos que fazer uma difícil escolha, e preferimos investir nosso $$, energia e tempo de férias em 3 safaris maravilhosos que fizemos (no total foram 6 parques nacionais/reservas), cidades africanas famosas como Nairóbi, Dar Es Salaam, Arusha e Stone Town, e praias paradisíacas em Zanzibar 💙 

Pois é: mesmo as viagens mais longas nunca são longas o suficiente para a nossa fome de mundo! 

Conseguimos avistar o Monte Kilimanjaro em outros momentos da nossa viagem, mas não foi desta vez que pisamos no seu cume nevado!

Escrevi tudo o que sei sobre o assunto aqui: Trekking no Monte Kilimanjaro: a trilha mais famosa da África

Arusha, Tanzânia
o trekking no Monte Kilimanjaro, que custava em torno de U$ 2500 e leva 7 dias, não cabia nem no nosso roteiro, nem no nosso bolso

Arusha, Tanzânia
do centro de Arusha,víamos apenas o Monte Meru

Arusha, Tanzânia
o Monte Kilimanjaro nós vimos no Parque Nacional Amboseli, no Quênia, e do avião; para vê-lo melhor, sem fazer a trilha até o seu cume, a dica é ir até Moshi

Vídeo de viagem pela Tanzânia

Veja aqui o 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia, para despertar o seu apetite viajante:

Arusha, Tanzânia: o que você vai ver, curiosidades e cuidados necessários

Vale avisar que Arusha é o pior lugar na Tanzânia para malandros de rua e operadores turísticos espertinhos, que vão tentar de todo jeito e a todo custo te fazer entrar numa fria. 

Cuidado. 

Não compre nada, não reserve nada com ninguém na rua, simplesmente não dê assunto, não faça perguntas sobre passeios, não demonstre nenhum interesse, ou eles não vão largar mais do teu pé! Não aceite ajuda de ninguém na rua!

Se ficarem te incomodando e insistindo, diga que já tem TUDO reservado e acertado com uma agência e que não quer reservar nada, nenhum passeio.

Atenção: eles vão te oferecer pacotes de safaris e trekkings no Kili por preços ridiculamente baixos - é golpe, não caia!

Vai chegar um ponto em que você vai querer dar uns tapas em alguém na próxima vez que te disserem "hello, my friend, what are you looking for?", ou "hi, how are you, how can I help you? I have a good price, remember me!"

Faz parte da experiência, não se exaspere!

Outra coisa: Arusha fica situada aos pés do Monte Meru, a uma altitude de 1300m, e por isso as temperaturas lá são mais frescas. Mesmo assim, nunca fez frio de verdade enquanto estivemos lá, e eu ficava chocada de ver as meninas de uniformes escolares vestindo blusões de lã!

Uma pergunta que muitos me fizeram é o porquê de as meninas africanas rasparem os cabelos. Nunca consegui uma resposta definitiva para esta pergunta. 

Alguns me explicaram que as meninas na África raspam o cabelo por questões de higiene e limpeza (inclusive para economizar água), outros me disseram que é por estética, conveniência e/ou praticidade, mas a melhor explicação foram as próprias meninas que me deram: paramos para conversar com um grupo de estudantes na saída da escola (elas gostam da oportunidade de treinar o inglês), perguntei porque elas raspam os cabelos, e elas me disseram que é obrigado raspar a cabeça para ir à escola. 

Fui pesquisar e acabei descobrindo que essa tradição vem de um legado colonial das escolas missionárias, que exigiam que as crianças raspassem o cabelo para frequentar as escolas. Com o passar do tempo, as cabeças raspadas se tornaram uma norma cultural nos países que foram colônias europeias na África, e as crianças eram punidas nas escolas se não estivessem com os cabelos raspados.
 
Hoje em dia já existem críticas quanto a isso, e as pessoas já começam a entender que raspar os cabelos das meninas é uma grande perda cultural, e que é importante adotar as texturas capilares africanas e ensinar as meninas como cuidarem dos seus cabelos desde pequenas, mesmo porque isso pode ajudar a fortalecer a identidade africana e a promover a autoconfiança.

Mas o costume de raspar as cabeças das meninas ainda permanece forte em todos os países da África Oriental por onde andamos: Tanzânia, Quênia, Ruanda, Uganda, etc.  

Achei um artigo excelente sobre esse assunto aqui

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia
também vimos muitas feiras e mercados

Arusha, Tanzânia
neste mercado parecia que eles haviam colhido cenouras e estavam ensacando para o transporte

Arusha, Tanzânia
víamos muitos Masai pelas estradas também

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia
mas a cena mais impactante que vimos numa estrada próxima a Arusha foi essa das girafas

Arusha, Tanzânia
afinal, não estávamos em um parque de safari, e sim numa autoestrada - imagine ver uma girafa super majestosa perambulando pelo acostamento da BR 116!?

Arusha, Tanzânia
nessas horas cai a ficha de que você está realmente na África!

Outra coisa que eu lembro de ter me impressionado muito e de ter despertado a minha curiosidade pela 1ª vez nesta viagem pela Tanzânia foi a quantidade de mulheres que vi carregando bebês amarrados nas costas e cargas na cabeça

Eu sei muito bem que essa prática não é incomum, mesmo no Brasil, e que no Peru, por exemplo, é muito comum ver as mulheres nativas carregando seus bebês amarrados nas costas. Na Índia víamos muitas mulheres carregando cargas na cabeça também. Mas, na África, essa é a regra. Dificilmente você verá uma mulher carregando uma bolsa ou sacola - elas carregam TUDO na cabeça. 

Fui pesquisar e descobri que as mulheres carregam coisas na cabeça como forma de transportar mercadorias, água e roupa porque é uma forma eficiente de transportar cargas quando não há outras opções, como veículos ou animais de carga. Essa capacidade de carregar cargas pesadas na cabeça se resume ao equilíbrio, e elas começam a "treinar" desde novinhas. Até por isso, todas têm uma postura incrível. 

E o mais curioso é que nunca vi um homem carregando uma carga assim na cabeça - essa prática parece ser uma coisa feminina mesmo! 
 
A maior vantagem de carregar as cargas na cabeça é ficar com os braços livres seja para fazer outras tarefas, se proteger caso necessário, ou mesmo usá-los para se apoiar ao andar em terrenos difíceis. 
 
A técnica de carregar cargas na cabeça tem sido usada há milhares de anos em diferentes civilizações. Para transportar as cargas, muitas mulheres usam anéis têxteis que são dobrados, torcidos e enrolados como se fossem uma rosquinha. Esses anéis distribuem a carga na cabeça e amortecem os objetos transportados. 

O aasunto é tão importante que já houve até um estudo sobre o transporte de cargas na cabeça pelas mulheres africanas, realizado pela Universidade de Nairóbi, onde os pesquisadores descobriram que as mulheres africanas são transportadoras de cargas mais eficientes do que os recrutas do exército.

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Arusha, Tanzânia

Já esteve na Tanzânia? Fez algum safari? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários!

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique aqui: África.


Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: