Menu

Cratera Ngorongoro: safari na Tanzânia parte 3

Tudo o que você precisa saber para planejar sua visita à Cratera Ngorongoro, uma das principais reservas de vida selvagem e de safaris da Tanzânia.

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Tudo o que você precisa saber para planejar sua visita à Cratera Ngorongoro, uma das principais reservas de vida selvagem e de safaris da Tanzânia e da África

Na nossa recente viagem pela África, fizemos vários safaris, sendo que 4 deles foram nos principais parques nacionais do norte da Tanzânia: 

  1. Tarangire National Park
  2. Serengeti National Park
  3. Cratera Ngorongoro
  4. Lake Manyara National Park

Agora estou publicando aqui no blog uma série de posts sobre os safaris que fizemos nestas 4 reservas de vida selvagem na África - é o nosso "diário de bordo", com as dicas práticas e tudo o que você precisa saber para que o seu safari seja um sucesso. 

Mesmo que você não pretenda fazer safari num destes parques específicos - muita gente com menos tempo de férias abre mão dos safaris no Tarangire ou Lake Manyara em favor do Serengeti e do Ngorongoro - eu recomendo fortemente que você leia todos os posts desta série na ordem, pois em todos eles eu vou colocando importantes dicas gerais de safari que vou lembrando conforme escrevo, e acabo não repetindo nos posts seguintes, até para não torná-los muito repetitivos. 

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro é uma das principais reservas de vida selvagem e de safaris da Tanzânia e da África

Também já publiquei posts sobre vários outros safaris que fizemos na África nos últimos anos:

Trekking com chimpanzés na Tanzânia: safari no Gombe Stream National Park

Etosha National Park: fazendo safari por conta própria na Namíbia

Safari dos guepardos em Otjitotongwe Cheetah Farm na Namíbia: emoção e o perrengue do ano

Kruger National Park na África do Sul

Amboseli Park: safari no Quênia

Tribos Masai no Quênia e na Tanzânia: como são as visitas às aldeias

Como já mencionei, o melhor lugar para pesquisar safaris na África inteira é o site Safari Bookings, que apelidei de 'Booking dos safaris', um site onde dá para comparar e entrar em contato com praticamente todas as companhias de safari da África - desde as agências mais luxuosas até as mais simples.

Nós escolhemos um safari de 5 dias/4 noites da Suricata Safaris no estilo 'shared budget camping tour', que são os tours mais baratos, com acomodações em acampamentos e carros de safari compartilhados, com um grupo de, no máximo, 6 pessoas (incluindo nós 2). 

Vou detalhar como foram estes safaris nestes posts aqui no blog. Para saber mais sobre os custos destes safaris e os cuidados de saúde que você precisa tomar antes de uma viagem como esta, leia estes 2 posts:


Neste post, contarei como foi o nosso 4º dia de safari no norte da Tanzânia, na Cratera Ngorongoro. Vambora?

Não deixe de assistir também ao nosso vídeo sobre a Cratera Ngorongoro! Dá para ver clicando aqui embaixo mesmo ou então lá no YouTube, neste link: Cratera Ngorongoro


Cratera Ngorongoro Tanzânia
búfalo na Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nosso camping público na área de preservação do Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
imagem clássica da Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
fazendo safari baratex na Cratera Ngorongoro

Visitamos a Cratera Ngorongoro no nosso 4º dia de safari pela Tanzânia.

Recomendo que, antes de ler este post, você leia os posts anteriores desta série, sobre o Tarangire National Park e o Serengeti, pois registrei lá várias dicas gerais de safari que não vou repetir aqui, como por exemplo nosso roteiro do safari, de onde começamos, como é o carro de safari, o guia, os banheiros, dicas de fotografia, melhor época para ir, etc.

Leia também: 


Dito isso, vamos ao Ngorongoro!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro é um grande viveiro de aves

Cratera Ngorongoro Tanzânia
amanhecer espetacular no nosso camping no Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
paisagem típica da Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro é uma das maiores maravilhas naturais do planeta

Sobre a Cratera Ngorongoro

A paisagem deslumbrante da Cratera Ngorongoro, combinada com a sua espetacular concentração de vida selvagem, é uma das maiores maravilhas naturais do planeta, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e também conhecida como "Arca de Noé da África", ou "Lost World", justamente por abrigar, no seu interior, praticamente todas as espécies de animais selvagens do continente africano, incluindo os famosos Big 5. 

A cratera foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais da África pela organização Seven Natural Wonders, com sede nos EUA, que realiza uma campanha mundial para determinar as características naturais mais fenomenais do planeta. 

Existem 9 crateras na Área de Conservação do Ngorongoro, e a Cratera Ngorongoro é apenas uma delas:

1. Keramasi 
2. Empakaai 
3. Lolmalasin 
4. Losirua 
5. Olmoti 
6. Ngorongoro 
7. Oldean 
8. Loroklukunya 
9. Sadiman e Makaruti

A cratera mais alta de Ngorongoro é a Lolmalasin, a 3700m acima do nível do mar. 

A Cratera Ngorongoro é a mais impressionante e maior, com 20Km de diâmetro.

Cratera Ngorongoro vista do nosso camping na NCA

Cratera Ngorongoro Tanzânia
paisagem deslumbrante da Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Cratera Ngorongoro Tanzânia
safari na "Arca de Noé da África"

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a cratera foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais da África

Conforme estudos de geólogos, antes de desmoronar, a Cratera Ngorongoro ficava 4587m acima do nível do mar. 

Para fins de comparação, o Monte Kilimanjaro, que também é uma cratera, é a montanha mais alta da África. 

O coração da Ngorongoro Conservation Area é a Cratera Ngorongoro, famosa por ter a maior caldeira vulcânica intacta (cratera) e não preenchida do mundo, e por ser abrigo de elefantes, leões, leopardos, rinocerontes e búfalos.

A cratera é, na verdade, uma enorme caldeira de um vulcão que desabou a uma profundidade de 610m há cerca de 3 milhões de anos. Com o passar do tempo, riachos desceram pela cratera para formar pequenos lagos, e a vegetação se desenvolveu por toda parte, atraindo uma grande variedade de animais selvagens. 

Hoje, a cratera abriga mais de 25 mil animais, incluindo populações de grandes mamíferos, como elefantes, búfalos, gnus, zebras, gazelas, hipopótamos e rinocerontes, bem como carnívoros, como leões, hienas, chacais e cheetahs. 

Os pequenos lagos no fundo da cratera também são lar de uma grande variedade de pássaros aquáticos, incluindo flamingos e pelicanos. 

Longe do fundo da cratera, as florestas nas suas bordas são abrigo de leopardos, reedbuck, javalis e pássaros. Muitos animais permanecem na cratera grande parte de suas vidas, enquanto outros eventualmente migram, voltando tempos depois. 

A Garganta de Olduvai também faz parte da área de conservação, mas já escrevi sobre ela no post anterior sobre o Serengeti

Cratera Ngorongoro Tanzânia
dentro da Cratera Ngorongoro só existem estradas de terra - não há nenhum trecho asfaltado - por isso, um veículo 4x4 é essencial

Cratera Ngorongoro Tanzânia
cenário de Lost World

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a cratera abriga mais de 25 mil animais, incluindo populações grandes de mamíferos e carnívoros

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro abriga, no seu interior, praticamente todas as espécies de animais selvagens do continente africano, incluindo os famosos Big 5

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro é apenas uma das 9 crateras existentes na Área de Conservação do Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro é famosa por ter a maior caldeira vulcânica intacta e não preenchida do mundo, e por ser abrigo de elefantes, leões, leopardos, rinocerontes, búfalos e muitas, muitas zebras!

Área de Conservação do Ngorongoro

É importante começar explicando que a Ngorongoro Conservation Area (NCA) é uma área de preservação ambiental na região situada ao redor do Vulcão Ngorongoro, inclusive na parte alta, chegando a 2300m de altitude, conhecida como 'highlands' do Ngorongoro. 

Já a Cratera Ngorongoro, na parte baixa, é o que fica dentro do vulcão, um parque nacional estabelecido desde 1959, com um grau de proteção e preservação ambiental ainda maiores do que a NCA. Acredito que a cratera deste vulcão é o lugar mais bem preservado da Tanzânia, provavelmente até da África!

Para mais informações, veja o site oficial

Cratera Ngorongoro Tanzânia
descendo a Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
descemos na cratera no nosso 4º dia de safari pelo norte da Tanzânia

No nosso 1º contato com a NCA, como expliquei no post anterior, nós estávamos a caminho do Serengeti, e só atravessamos a área de conservação do Vulcão Ngorongoro, sem descer na cratera, o que faríamos somente neste 4º dia de safari, no caminho de volta do Serengeti (veja mapa com o nosso roteiro nos post anteriores).

Na entrada da área de conservação, onde o guia desembarca para pagar os ingressos e taxas (veja mais informações abaixo), tem um centro de visitantes com banheiros, café por 6000 schilings e uma maquete ótima para entender a geografia da região.

Em média, a viagem entre o Portão Lodoare (entrada da Ngorongoro Conservation Area) e a entrada da Cratera Ngorongoro leva 1h30min (dependendo, é claro, das condições das estradas).

Tempo de viagem entre outros pontos de referência para quem visita a Cratera Ngorrongoro:
  • Arusha - Portão Lodoare - borda da cratera: 3-4hs
  • Entrada da Cratera Ngorongoro - Portão Naabi Hill (entrada do Serengeti): 2h30min
  • Simba Public Campsite - Portão Naabi Hill (Serengeti): 3-4hs
Aliás, vale lembrar que a NCA (Ngorongoro Conservation Area) termina exatamente onde começa o Serengeti, no Portão Naabi. 

Se você for acompanhando pelo Google Maps, consegue ver perfeitamente o contorno da cratera no trajeto pelas terras altas do Ngorongoro!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
pelo Google Maps, você consegue acompanhar todo o contorno da cratera no trajeto pelas terras altas do Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Cratera Ngorongoro fica situada dentro de uma área muito maior de preservação ambiental, a NCA

Cratera Ngorongoro Tanzânia
selfie no centro de visitantes da NCA

Neste trecho de estrada pela NCA, vimos 2 acidentes com ônibus. É uma estradinha de terra perigosa, ainda mais molhada e embarrada da chuva. Um veículo 4x4 é fundamental.

É por ali que fica o Ngorongoro Viewpoint, um mirante que tem uma vista espetacular da cratera do vulcão em dias claros. 

Aliás, a paisagem nas 'highlands' do Ngorongoro é linda demais! 

Vimos vulcões, montanhas, lagos, muitas acácias e muitos povoados Masai por todos os lados, com suas casas de barro circulares com teto de palha e grandes rebanhos de cabras! 

Vimos também muitos gnus, gazelas, girafas, zebras e cabras e vacas dos Masai nesta região das terras altas do Ngorongoro, dentro da Ngorongoro Conservation Area (NCA). 

Teoricamente, esse trecho do safari não é considerado um 'game drive' (que são os passeios que a gente faz dentro dos parques à procura de animais selvagens) - é apenas um deslocamento entre um parque nacional e outro - mas a gente tem oportunidade de ver tantos animais selvagens e atrações neste trajeto que a viagem não fica cansativa nunca, na minha opinião, mesmo sendo um percurso bem longo de estradas ruins! 

Imagine transitar por uma estradinha de terra qualquer onde você fica constantemente cruzando com girafas e zebras?! Não é todo dia, né!?

Lembre de levar algum agasalho com você nos dias de safari em que for passar pelas terras altas do Ngorongoro, pois, embora as mochilas estejam todas dentro do veículo de safari, eles não têm como desarrumar todo o porta-malas no meio do dia para você pegar uma jaqueta na sua mochila - quando você sai do acampamento/lodge de manhã, já precisa levar consigo numa daypack tudo o que vai precisar para aquele dia. 
Dica importante: no safari, não é possível mexer na sua mochila durante o dia! 
E, nos dias em que passamos pelas 'highlands' do Ngorongoro, devido à altitude de 2300m em média, fez um friozinho! Foi o único dia/noite na viagem em que realmente precisamos usar um fleece/jaqueta!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
leve jaqueta/fleece para usar na sua passagem pelo Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a gente tem oportunidade de ver tantos animais selvagens que o safari não fica cansativo em nenhum momento - é um flash atrás do outro, uma overdose visual!

Os Masai

Escrevi um post específico sobre a nossa visita a uma aldeia Masai nos arredores de Mto Wa Mbu durante o nosso safari pelo norte da Tanzânia. 


Como expliquei antes, a 'Ngorongoro Conservation Area' é uma área de preservação que permite assentamentos humanos, e por isso tantos Masai vivem lá nesta região. 

Já o Serengeti e a Cratera do Ngorongoro são considerados parques nacionais, mais bem protegidos e preservados, e não é permitido ter povoados lá dentro (embora tenhamos visto vários Masai no Serengeti).

Pois é, além da paisagem estupenda, riqueza arqueológica e vida selvagem abundante, a Área de Conservação do Ngorongoro também é abençoada com um povo único - os Maasai - uma tribo pastoral que mantém a sua cultura tradicional praticamente intacta. 

Antes dos Maasai, havia outras tribos que também viviam em Ngorongoro, alguns como pastores de gado, como os Datoga, e outros como caçadores, como os Hadzabe. Já os Maasai colonizaram a área em grandes números, e o seu modo de vida tradicional permitiu a eles sobreviver em harmonia com a vida selvagem e com o meio ambiente. 

Hoje em dia, aproximadamente 100 mil Maasais vivem na área de conservação, cuidando de seus rebanhos sem prejudicar a vida selvagem.

Os visitantes da Área de Conservação do Ngorongoro podem aprender sobre a cultura Maasai, tirar muitas fotografias e comprar artesanato original Maasai em áreas designadas para isso, conhecidas como bomas culturais

Para garantir o sustento desse povo e, ao mesmo tempo conservar a flora e a fauna da área, a Área de Conservação do Ngorongoro tem projetos comunitários que apoiam o ecoturismo e permite que os guias Maasai conduzam safáris a pé, por exemplo. 

Os povoados Maasai são quase sempre cercados, para proteger os rebanhos dos animais selvagens. E eles, os Maasai, se protegem com lanças afiadas e uns facões enormes - tipo adagas - que todos carregam, até as crianças. 

E nós achando que os Maasai eram um povo super 'exótico', que fosse raro encontrar um Maasai...pois só se vê eles nesta região, por todos os lados, nos acostamentos das estradas, em todo lugar! 

Eles sempre se aproximam dos veículos de safari nas estradas, pedindo dinheiro ou comida, mas os guias pedem encarecidamente que a gente não dê nada, nem mesmo comida, porque isso é prejudicial para eles mesmos...contribui até para a evasão escolar, por exemplo. 

Se os turistas derem $$ e comida, ao invés de estarem fazendo as atividades deles, trabalhando na pecuária, ou estudando, os Masai ficarão nas beiras das estradas, pedindo $$ e comida aos turistas. 

Inclusive é proibido dar qualquer coisa a eles nesta região do Ngorongoro, segundo nosso guia.

Cratera Ngorongoro Tanzânia
os povoados Maasai são quase sempre cercados

Cratera Ngorongoro Tanzânia
os visitantes da Área de Conservação do Ngorongoro podem aprender sobre a cultura Maasai, tirar muitas fotografias e comprar artesanato original Maasai

Cratera Ngorongoro Tanzânia
Maasai na Garganta Olduvai, na NCA

Quanto custa fazer safari no Ngorongoro e no Serengeti por conta própria

Como todos os ingressos e taxas estavam incluídos no custo total do nosso safari 'all inclusive', não sei informar exatamente qual o valor que o guia pagou por cada um de nós - mas posso adiantar que são bem caros! 

Lembro que, quando estava pesquisando para fazer estes safaris por conta própria de carro 4x4 alugado, no início do meu planejamento, descobri os custos para fazer self-drive safari no Ngorongoro, e os valores cobrados por cada pessoa/carro eram absurdamente altos...tão altos que desistimos de fazer o safari por conta própria e resolvemos nos juntar a um grupo de safari organizado por uma agência, que seria o jeito de "baratear" a viagem, pois desta forma os custos são divididos pelas 6 pessoas que vão dentro do mesmo veículo

Para ler mais sobre os custos do nosso safari baratex: Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o Frederick era o guia do nosso safari baratex pelos parques nacionais do norte da Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
os custos para fazer self-drive safari no Ngorongoro são absurdamente altos

Cratera Ngorongoro Tanzânia
desistimos de fazer safari por conta própria e nos juntamos a um grupo organizado por uma agência, forma de "baratear" a viagem

De acordo com o ótimo site Roadtrip Africa, os custos (no ano de 2021) são os seguintes:
  • Ingresso para a Área de Conservação de Ngorongoro - U$ 70,80
  • Ingresso pro Serengeti - U$ 70,80
As taxas são cobradas por pessoa, incluindo impostos, para entradas múltiplas, por até 12hs com um passe diário ou por 24hs quando dormir dentro do parque.

Isto significa que, se você entrar no Ngorongoro num dia as 14hs, terá que sair no máximo até as 14hs do dia seguinte para não ter que pagar outro ingresso, isso se pernoitar em um camping dentro da área de preservação - é por isso que todas as agências montam os seus roteiros de forma a que os turistas passem exatamente 24hs dentro do Serengeti e do Ngorongoro, para aproveitar ao máximo os custos dos ingressos. 

E note que o tempo de estrada que você roda por dentro da NCA tem que ser calculado nestas 24hs, senão você acabará tendo que pagar outro ingresso! Por exemplo: são aproximadamente de 3 a 4hs de estrada do Simba Public Campsite até o Portão Naabi (que é a entrada no Serengeti e também a saída do NCA). Portanto, se você quiser evitar pagar o ingresso do Ngorongoro 2 vezes, terá que programar bem a sua visita e levar em conta o tempo de viagem de 3-4 horas para sair do NCA. Entendeu??

Mas isso não é tudo - existem ainda várias outras taxas obrigatórias cobradas pela TANAPA (Tanzania National Parks):

A taxa de entrada de um veículo alugado registrado localmente (com placas da Tanzânia) é de 41.300 TSH (U$ 20) por dia para um Landcruiser, válida para entradas múltiplas.

Pelo que me informaram, não é possível entrar nos parques nacionais da Tanzânia com carros alugados no Quênia e vice-versa. 

Os campings públicos, administrados pela TANAPA, custam U$ 35 por pessoa/noite. 

Os acampamentos especiais custam U$ 59 por pessoa/noite.

Se você estiver hospedado em um alojamento ou acampamento móvel privado dentro dos parques nacionais da TANAPA, você também precisará pagar uma taxa de concessão única.

Muito importante: verifique com o alojamento que você reservou se as taxas de concessão estão incluídas no preço!!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
ficamos em um dos campings públicos, administrados pela TANAPA

Cratera Ngorongoro Tanzânia
fazer safari na Tanzânia é caro, mas a experiência vale cada centavo!

Como mencionei acima, a taxa para entrar na Área de Conservação de Ngorongoro é de U$ 70,80 por pessoa por 24 horas, mais a taxa de veículo mencionada acima. 

Se você quiser visitar o Serengeti também, precisará cruzar por dentro da NCA (Ngorongoro Conservation Area) e, mesmo estando apenas em trânsito pela região, ainda terá que pagar a taxa da NCA 2 vezes: no seu caminho de ida para o Serengeti e no seu retorno do Serengeti. 

E agora vem o pior: para entrar na Cratera do Ngorongoro para um game drive dentro da cratera (imperdível), você terá que pagar uma taxa adicional de U$ 295 por veículo cada vez que descer a cratera!!!

Ah, e para entrar na cratera é obrigatório levar um guia com você (dá para pegar um guia no prédio da sede da NCA) - e o custo de contratação de um 'ranger' é de U$ 20, que você paga em dinheiro diretamente ao guia. Ou seja: é simplesmente impossível fazer safari de forma independente no Ngorongoro, pois você terá que, necessariamente, estar acompanhado de um guia!

E tem mais...para conseguir as autorizações de entrada no Ngorongoro para um safari de carro, você precisa 1º obter um orçamento de entrada (entrance quote) no escritório da NCA, antes de ir ao portão do parque para pagar a entrada.

Os escritórios da NCA ficam situados em Arusha e Karatu, e funcionam de segunda a sexta-feira. Não é possível fazer um orçamento de entrada na NCA online, você precisa visitar o escritório deles pessoalmente (só empresas de turismo têm acesso ao sistema de reservas online).

E note que eu nem coloquei aqui os custos de aluguel de carros 4x4, que também são caríssimos!

Veja mais informações neste site: Roadtrip Tanzania

Inicialmente pretendíamos alugar um carro 4x4 e fazer self-drive safari, como havíamos feito na África do Sul e na Namíbia, tudo por conta própria, mas, depois que eu descobri todas essas taxas e custos, decidimos na mesma hora modificar nossos planos hehehe...
 
Fazendo os cálculos, chegamos à conclusão que o valor que pagamos pelo nosso safari com tudo incluído através da Suricata Safaris foi até barato! 😌 

Para saber mais sobre os custos do nosso safari, leia este post:


Leia também:


Cratera Ngorongoro Tanzânia
o valor que pagamos pelo nosso safari com tudo incluído da Suricata Safaris foi até barato

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a maioria dos viajantes acaba, assim como nós, optando por fazer safaris em grupos

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o game drive dentro da cratera é imperdível

Cratera Ngorongoro Tanzânia
quando todos os suados dólares valem a pena!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
gnus na Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
zebras na Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
outros grupos de safari que encontramos na parada para banheiros na Cratera Ngorongoro

Ngorongoro Simba Campsite

Na nossa 3ª noite de safari, depois que saímos do Serengeti e chegamos de volta à Ngorongoro Conservation Area, seguimos até o Simba Campsite, camping onde ficamos hospedados nas terras altas do Ngorongoro, ao redor da cratera do vulcão. 

Também dá para ficar hospedado fora da NCA mas, se você quiser se hospedar dentro da área de conservação, a opção mais econômica é realmente o Simba Public Camping, na borda da cratera, onde ficamos.

Chegamos lá por volta das 16hs, jantamos e pernoitamos.

banho nesse camping é muito bom, com muita água quente - compensou o banho frio da noite anterior no Serengeti. 

Mas os vasos também são do tipo "buraco no chão".

Vale a pena levar uma necessáire com alça, para poder pendurar na maçaneta da porta do chuveiro, pois não existem ganchos/cabides ali dentro para pendurar as suas coisas. 

Tirei várias fotos do banheiro feminino deste camping, e vou postar abaixo para que vocês saibam exatamente como são as instalações - aliás, sem falsa modéstia, como eu gostaria de ter lido um post completão como este antes de fazer esta viagem!!! 😎

Serengeti National Park
banheiro feminino no Ngorongoro Simba Campsite

Serengeti National Park
os vasos são do tipo "buraco no chão"

Serengeti National Park
banho nesse camping é muito bom, com muita água quente - compensou o banho frio da noite anterior no Serengeti

No Serengeti e no Ngorongoro ficamos em campings públicos, e não tem nenhum tipo de mercadinho nesses campings, mas nosso guia Frederick sempre fazia algum tipo de mágica e conseguia comprar cervejas pra nós! 

No Simba Campsite compramos 2 cervejas por 4000 cada.

Chegamos no campsite às 16hs, e o fim de tarde foi colorido, espetacular, com céu limpo, e teve até direito a arco-íris! Que espetáculo essa natureza na região do Ngorongoro!

A localização desse camping é num lugar super bonito, com uma árvore gigantesca bem no meio das barracas. Adorei! 

E a internet funcionava bem melhor lá do que nos dias anteriores no Serengeti!

Serengeti National Park
se você quiser se hospedar dentro da área de conservação, a opção mais econômica é o Simba Public Camping, na borda da cratera

Serengeti National Park
por do sol no Ngorongoro Simba Campsite

Serengeti National Park
Ngorongoro Simba Campsite

jantar foi muito bom, com sopa, pão feito na hora, arroz, carne ensopada e legumes cozidos. Para beber, Fanta e o vinho doce de sempre! 

Teve até música brasileira no jantar desta noite kkkk...

No Ngorongoro Simba Campsite, devido à altitude, como já expliquei, faz bastante frio à noite - usei fleece e calças térmicas para dormir, e passei frio mesmo assim! A vantagem é que, talvez pelo frio, não existem tantos mosquitos e insetos em geral, como nos outros campsites. 

Como regra, em todos os outros campings havia bastante moscas no almoço e mosquitos no jantar. 

Lembre de levar roupas quentinhas para dormir esta noite no Simba Campsite.

Enquanto no camping do Serengeti Seronera havia várias barracas montadas e bastante turistas, no Simba Campsite em Ngorongoro éramos apenas o nosso grupo e um outro casal.

Quanto ao fato de o Ngorongoro Simba Campsite não ser cercado, assim como o camping do Serengeti também não era, preciso esclarecer que isso não é exclusividade dos campsites: a maioria dos lodges, mesmo os de luxo, também não é cercada! 

A grande diferença é que, nos alojamentos luxuosos, eles têm guardas armados, normalmente Maasais, que te acompanham entre a tua tenda e a tenda-refeitório: tu marcas o horário que vais querer jantar e tomar o café da manhã e a "escolta" vai te buscar na tua tenda heheheh...já nos campings não há esse luxo de escolta armada - o jeito é usar o seu 'feeling' mesmo!

Se você acha que não conseguirá dormir com rugidos de animais selvagens por perto, é melhor nem ir para a savana africana, porque não tem muita opção!

Serengeti National Park
jantar no Ngorongoro Simba Campsite

Melhor época para visitar a Cratera Ngorongoro

O amanhecer no nosso camping no Ngorongoro foi nada menos do que espetacular - o céu foi se tingindo de cor de rosa, coisa mais linda do mundo. 

Amei esse camping, e como é lindo ver o sol nascer! Não vou nunca na vida esquecer esse amanhecer em Ngorongoro! Foi daquelas coisas de lembrar pelo resto dos meus dias, mesmo!

O guia e o cozinheiro nos disseram que a maioria dos dias fica muito enevoado por ali, nas terras altas do Ngorongoro (como de fato estava na véspera, quando passamos por lá) e, às vezes, de dentro da cozinha não dá sequer para enxergar as barracas!!! 

E nós tivemos essa sorte incrível com o clima, em pleno mês de novembro (mês das chuvas nesta região da Tanzânia). Maior prova de que toda regra tem exceções!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o amanhecer no nosso camping no Ngorongoro foi nada menos do que espetacular

Eu quase desisti de ir essa época do ano para a Tanzânia, porque li, em vários lugares, que chovia muito e, no entanto, nós só tivemos dias maravilhosos! 

Como eu sempre digo e repito, ficar escolhendo muito a "época certa" para viajar às vezes é besteira...tudo depende de sorte ou do seu acordo com São Pedro.

Já escrevi antes sobre as chuvas curtas de novembro na Tanzânia, e não canso de me impressionar como elas não atrapalharam em nada nossa viagem! Pelo contrário, às vezes era até um refresco do calorão!

Aconteceram diversas pancadas de chuva durante o nosso safari - a chuva vinha fraquinha ou muito forte, e ia embora alguns minutos depois, de repente, assim como tinha chegado!

Ernest Hemingway escreveu "I never knew of a morning in Africa when I woke up and was not happy", e eu assino embaixo, "nunca houve uma manhã na África em que eu acordasse e não estivesse feliz"! 💓

Muito feliz!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nunca houve uma manhã na África em que eu acordasse e não estivesse feliz

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o céu foi se tingindo de cor de rosa, coisa mais linda do mundo

Em resumo, então, é possível observar vida selvagem na Cratera Ngorongoro em qualquer época do ano, mas, pelo que pesquisei, a visualização é melhor na estação seca, que vai de junho a outubro, quando a vegetação rasteira diminui e os animais se reúnem bem convenientemente ao redor de poços de água e dos rios.

Consequentemente, como nesses meses chove menos, as estradas também ficam melhores 😝

Cratera Ngorongoro Tanzânia
beleza em dobro no Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
não vou nunca na vida esquecer esse amanhecer em Ngorongoro - esse game drive foi daquelas coisas para lembrar pelo resto dos meus dias

Cratera Ngorongoro Tanzânia
tivemos uma sorte incrível com o clima em pleno mês de novembro, mês das chuvas nesta região da Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
pequenos lagos no fundo da cratera são lar de uma grande variedade de pássaros aquáticos

Visitando a Cratera Ngorongoro na Tanzânia

No nosso 4º dia de safari pela Tanzânia, íamos finalmente visitar a Cratera Ngorongoro, e a emoção era grande!

Acordamos às 5hs da manhã e saímos as 6h30min pro game drive, depois de um maravilhoso café da manhã com panquecas com mel, abacaxi, pão, omelete, salsichas, café, chá e Fanta!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
café da manhã no Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
camping nas terras altas do Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
saindo para o nosso 4º dia de safari na cratera depois de um amanhecer espetacular nas terras altas do Ngorongoro

Descemos em torno de 600m para chegar à planície, no fundo da cratera.

Visitamos o Lago Magadi, um grande e raso lago alcalino no canto sudoeste da cratera, que é uma das principais características desta caldeira vulcânica, onde pode ser visto um grande número de flamingos, hipopótamos e outras aves aquáticas.

A paisagem dentro da cratera é simplesmente um espetáculo, eu tinha que me beliscar para acreditar que realmente estava vendo toda aquela beleza - que eu já tinha visto em tantos documentários pela televisão - com os meus próprios olhos. 

Na área do Lago Magadi os animais refletiam no lago - muitas zebras, pássaros variados e flamingos - um verdadeiro espetáculo da natureza! 

Visitar a Cratera Ngorongoro, como já falei, é caro, mas vale cada centavo! É uma experiência para toda a vida. Existem poucos lugares no mundo com aquela densidade e variedade de vida selvagem. Não é difícil ver todos os Big Five em um único dia - e tudo isso num cenário incrível, tendo como pano de fundo as paredes da cratera, de 600m de altura.

O lugar parecia um 'procriadouro' de vida selvagem, uma abundância absurda de animais, e ainda tivemos sorte de pegar um amanhecer espetacular, sem nuvens, céu azul, com vista da cratera inteira!

Obrigada, São Pedro!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
descemos cerca de 600m para chegar à planície, no fundo da cratera

Cratera Ngorongoro Tanzânia
Lago Magadi é um grande e raso lago alcalino no canto sudoeste da cratera

Cratera Ngorongoro Tanzânia
este lago é uma das principais características da caldeira vulcânica...

Cratera Ngorongoro Tanzânia
...onde pode ser visto um grande número de flamingos e outras aves aquáticas

Cratera Ngorongoro Tanzânia
existem poucos lugares no mundo com tanta densidade e variedade de vida selvagem

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a paisagem dentro da cratera é simplesmente um espetáculo

Cratera Ngorongoro Tanzânia
eu tinha que me beliscar para acreditar que realmente estava vendo toda aquela beleza

Cratera Ngorongoro Tanzânia
no Ngorongoro é fácil avistar animais bem próximos do veículo de safari

Cratera Ngorongoro Tanzânia
na área do Lago Magadi os animais refletiam no lago

Cratera Ngorongoro Tanzânia
no Ngorongoro não é difícil ver todos os Big Five em um único dia

Mamãe gazela e seu filhotinho

É muito amor!

Nesta viagem, assistimos a incontáveis cenas que nos emocionaram, especialmente durante esses dias de safari pelo norte da Tanzânia, mas nenhuma delas foi tão linda e emocionante quanto assistir ao parto e aos primeiros instantes de vida de uma gazela ❤

Logo que a gazela-mãe pariu o filhotinho, ela estava visivelmente exausta, mas lambia e ajudava o filhote a se equilibrar para poder ficar em pé.

Eles levam menos de 15min depois de nascer para conseguir levantar e começar a correr! E isso é muito importante, senão eles viram presa fácil de leões e outros animais, que se aproveitam desses momentos de vulnerabilidade para atacar. As mamães gazelas já procuram escolher cuidadosamente lugares sem muitos predadores para parir justamente por isso.

Mas o mais impressionante - e vocês conseguem ver essa cena nas fotografias abaixo - é que a mamãe-gazela puxou toda a placenta de dentro de si mesma e comeu tudo!

Foi como estar dentro de um documentário da Nat Geo!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
as gazelas levam menos de 15min depois de nascer para conseguir levantar e começar a correr

Cratera Ngorongoro Tanzânia
logo que a gazela-mãe pariu o filhotinho, ela estava visivelmente exausta, mas lambia e ajudava o filhote a se equilibrar para poder ficar em pé

Cratera Ngorongoro Tanzânia
as mamães-gazelas escolhem cuidadosamente lugares sem predadores para parir

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a mamãe-gazela puxou a placenta de dentro de si mesma e comeu tudo

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nenhuma cena foi tão linda e emocionante quanto assistir ao parto e aos primeiros instantes de vida de uma mini-gazela 

Num documentário da NatGeo

Parece clichè, mas foram vários os momentos no Ngorongoro em que nos sentimos literalmente dentro de um daqueles documentários da #NatGeo!

E não era para menos: haviam equipes profissionais de filmagem de cinema rodando pelo parque naquele dia - quem sabe de fato não estávamos dentro de um daqueles documentários que vimos tantas vezes na televisão? 

O guia nos contou que eles pagam taxas caríssimas para poder rodar 'off road' por dentro da caldeira vulcânica e se aproximar para captar as melhores cenas possíveis de vida selvagem dentro da cratera. 

Em um determinado momento, vimos um leão, mas ele estava muito longe, difícil de fotografarmos bem e, quando vimos, uma Toyota Land Cruiser saiu da estrada principal e chegou até bem pertinho do leão...fiquei morrendo de inveja hehehehe...

Depois vimos que eles inclusive carregam grandes placas nestes veículos, nas quais há escrito algo do tipo "filming vehicle", justamente para não haver mal entendidos - isso demonstra que eles não estão infringindo as regras do parque, e que pagaram caro para poder andar 'off road'. 

Cratera Ngorongoro Tanzânia
momentos no Ngorongoro em que nos sentimos literalmente dentro de um documentário da #NatGeo

Cratera Ngorongoro Tanzânia
equipe profissional de filmagem de cinema rodando 'off road' pela Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a Toyota Land Cruiser saiu da estrada principal e chegou até bem pertinho do leão...fiquei morrendo de inveja hehehehe...

Cratera Ngorongoro Tanzânia
 eles inclusive carregam placas nestes veículos, nas quais há escrito algo do tipo "filming vehicle", para não haver quaisquer mal entendidos

Outra cena bem impressionante que vimos lá na cratera neste dia também foi um chacal devorando uma gazela - que eu lembre, no Ngorongoro foi a 1ª vez na vida em que vi vários chacais!

E ainda vimos um rinoceronte ao longe (rinocerontes são bem raros de se ver, mesmo no Ngorongoro). Um hipopótamo fora da água (raro também, pois eles passam a maior parte do tempo de molho na água). Um elefante indo atrás de um búfalo. 3 chacais devorando um búfalo. Hienas se banqueteando num hipopótamo. 

O ciclo da vida acontecendo, diante dos nossos olhos assombrados.

Perfeição. Pura e simples. 

Nunca vi um lugar onde a natureza fosse tão abundante quanto na Cratera do Vulcão Ngorongoro. Lá, não precisa ter "sorte" no safari: basta abrir os olhos e se maravilhar com a perfeição da natureza selvagem.

Cratera Ngorongoro Tanzânia
no início, o chacal estava de olho na zebra

Cratera Ngorongoro Tanzânia
No nosso caminho tinha um chacal;
Tinha um chacal no nosso caminho.

Cratera Ngorongoro Tanzânia
hienas pintadas se banqueteando num hipopótamo

Cratera Ngorongoro Tanzânia
vocês também não acham as hienas muito sinistras??

Game drive e roteiro no Ngorongoro

Paramos para usar os banheiros por uns 15min numa área da cratera onde há um pequeno lago por volta das 10:30hs. 

Depois continuamos o game drive até quase 12hs. 
Saímos da Cratera Ngorongoro por uma estrada diferente daquela pela qual havíamos entrado - a estrada que desce a cratera é de terra, enquanto que a estrada que sobe a caldeira vulcânica é asfaltada. 
Aliás, essa estrada que sobe a cratera é o único trechinho de estrada asfaltada pelo qual passamos dentro de toda a Ngorongoro Conservation Area. O restante é tudo estrada de chão, às vezes em péssimo estado de conservação, ainda mais em época de chuvas. 

Por isso, não é permitido descer a cratera em um veículo que não seja 4x4

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a estrada que desce a cratera é de terra

Cratera Ngorongoro Tanzânia
já a estrada que sobe a caldeira vulcânica é asfaltada

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a estrada que sobe a cratera é o único trechinho de estrada asfaltada dentro de toda a Ngorongoro Conservation Area - o restante é tudo estrada de chão, às vezes em péssimo estado de conservação, ainda mais em época de chuvas

Cratera Ngorongoro Tanzânia
não é permitido rodar pela cratera em um veículo que não seja 4x4

Cratera Ngorongoro Tanzânia
parada para banheiros numa área da cratera onde há um pequeno lago

Cratera Ngorongoro Tanzânia
alguns safaris mais chiques aproveitam essa parada na área de piquenique para um lanchinho

Cratera Ngorongoro Tanzânia
game drive numa manhã de cinema na Cratera Ngorongoro

Na verdade, o pior trecho de estrada nem é dentro da cratera - como contei no post sobre o Serengeti, a pior parte do trajeto é o caminho que começa depois que a gente desce das partes altas do Ngorongoro e começa a ir em direção à entrada do Serengeti: mais ou menos 1h de estrada quebra-costela sem grandes atrativos ou animais.

Ao sair da Cratera Ngorongoro, voltamos ao Simba Campsite, onde havíamos pernoitado na noite anterior e onde havia ficado o nosso cozinheiro Charles, para almoçar: comemos salada, batatas, frango assado, legumes cozidos com molho e chapatis! Uma delícia! 

O Charles se superava a cada refeição. Impressionante como ele conseguia fazer comidas tão gostosas com tão poucos recursos! E ainda tivemos frutas de sobremesa.

Carregamos o nosso veículo de safari novamente com todas as nossas tralhas (quando saímos de manhã cedo para o game drive, o Charles ficou lá no camping desmontando todas as barracas, organizando tudo, fazendo almoço, etc), e nos despedimos do Simba Campsite por volta das 13hs. 

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nosso veículo de safari na Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
almoço no Simba Campsite

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nosso cozinheiro Charles se superava a cada refeição

Mirante da Cratera Ngorongoro

Paramos no Mirante da Ngorongoro Crater, que neste 2º dia nos proporcionou uma boa vista da caldeira vulcânica, e logo saímos da Ngorongoro Conservation Area. 

Seguimos novamente por estrada asfaltada até Mto Wa Mbu, vilarejo próximo do Tarangire e do Lake Manyara onde pernoitamos de novo no mesmo camping da 1ª noite, o Twiga Campsite.

Cratera Ngorongoro Tanzânia
Mirante da Ngorongoro Crater

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
quando chegamos ao Mirante da Ngorongoro Crater, o clima estava começando a fechar, mas ainda deu tempo de visualizar a caldeira vulcânica

Twiga Campsite em Mto Wa Mbu

Para ver como é o Twiga Campsite, dê uma espiada no post completo sobre o Tarangire, onde contei em detalhes como é este camping, pois também pernoitamos lá na 1ª noite do nosso safari pelo norte da Tanzânia. 

Nos despedimos das gurias francesas, que encerraram o safari delas por ali, e fomos curtir a linda piscina do camping com a Lisa e o Erick, nossos outros companheiros do grupo do safari. 

Cratera Ngorongoro Tanzânia
chegando ao Twiga Campsite em Mto Wa Mbu

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o Charles e o Frederick são craques em acomodar toda tralha no veículo de safari

Cratera Ngorongoro Tanzânia
despedida de parte do nosso grupo de safari

Como chegamos cedo no Twiga Campsite, por volta das 14h30min, e estava bem quente, foi maravilhoso ter uma piscina para relaxar e curtir o resto da tarde no camping, batendo um papo animado com os nossos companheiros de safari. 

A estas alturas, já tínhamos virado amigos, com muita coisa em comum - duvido vocês errarem os assuntos de todas as nossas conversas...

Cratera Ngorongoro Tanzânia
piscina do Twiga Campsite

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nada melhor do que chegar suados, cheios de terra, morrendo de calor e cansados de um safari e ficar de molho em uma piscina para se refrescar e relaxar!

Depois do banho, por volta das 19hs, jantamos a comida deliciosa do nosso chef Charles, que nessa noite fez uma refeição típica da tribo dele, próxima do Monte Kilimanjaro: era uma comida super gostosa, feita com um troço que ele nos explicou que é uma espécie de banana, e realmente tem formato de banana, mas o gosto não se parecia em nada com banana - o gosto era tipo mandioca, com um molho ótimo!

Gostei muito da comida tanzaniana, é tudo muito temperado e saboroso, com pouca pimenta e muito gosto!

Infelizmente não anotei nem o nome da comida, nem o nome da fruta/vegetal, então não consigo me recordar pra dizer para vocês - minha cabeça já não é mais a mesma - o que eu não anoto, não consigo lembrar depois! 

Não fossem os registros aqui no blog, eu já teria esquecido de metade das nossas viagens! 😕

Cratera Ngorongoro Tanzânia
Twiga Campsite

Cratera Ngorongoro Tanzânia
povoado de Mto Wa Mbu no norte da Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia
mulher com roupa típica tanzaniana em Mto Wa Mbu

Cratera Ngorongoro Tanzânia
nossas barracas montadas no gramadão do Twiga Campsite

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o Twiga Campsite também é um lodge - além de espaço para barracas, tem alojamentos de vários tipos, inclusive estas mini-casinhas

Cratera Ngorongoro Tanzânia
lindo amanhecer no Twiga Campsite

Uma festa de casamento tipicamente tanzaniana

Nesta noite teve uma festa de casamento no nosso camping, que também é um lodge - além de espaço para barracas, o Twiga Campsite também tem alojamentos de vários tipos.

Os convidados da festa também estavam todos hospedados lá, e a festança parecia chiquérrima, com tendas enormes montadas no gramadão do camping - bem ao lado das nossas barracas! - decoração super ostentação e mulheres arrumadíssimas!! 

Eles nos convidaram para ir ao casamento - vieram dizer que éramos "Karibu" (bem-vindos)! Acho que é sinal de 'status' ter gringos na festa kkk...

Além disso, era óbvio que éramos hóspedes também do camping, e que não iríamos conseguir dormir à noite por causa da música deles, então acho que nos convidaram mais por gentileza, para que nós não reclamássemos, já que não iam nos deixar dormir mesmo! 

Infelizmente, não tínhamos roupas adequadas para chegar nem perto daquela festa, que foi realmente muitoooo chique! 

As mulheres cheias de brilhos...imagina eu chegando lá com as minhas roupinhas caqui de safari, com cara de "banho hoje só amanhã"!

Mas é claaaaro que eu fui espiar a festa, no melhor estilo 'papparazzo'!

Música boa e divertida, de pop tanzaniano a Bob Marley, muita comilança (inclusive um animal inteiro no espeto!), discursos e gritinhos!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
uma festa de casamento tipicamente tanzaniana

Cratera Ngorongoro Tanzânia
preparativos para uma festa de casamento no nosso camping em Mto Wa Mbu

Cratera Ngorongoro Tanzânia
festa de casamento rolando solta em plena pandemia...

Cratera Ngorongoro Tanzânia
o jantar!!!

Cratera Ngorongoro Tanzânia
a festa era muito glamour e ostentação para nossos trajes de safari

Cratera Ngorongoro Tanzânia
mas é claroooo que eu não podia deixar de espiar, né!?

Cratera Ngorongoro Tanzânia
eles se puxaram na decoração da festa, e as roupas das mulheres eram um espetáculo à parte

Cratera Ngorongoro Tanzânia
sim, pelo que pudemos perceber, era festa de gente muito rica!

Acho que foi uma festa realmente bem animada, porque não terminou até as 2hs da manhã!!

Para nós, que estávamos acordados desde as 5hs da manhã, e que teríamos que madrugar de novo na manhã seguinte para fazer outro safari no último parque nacional do nosso roteiro - o Lake Manyara - foi um perrengão, mas, no final, como sempre, valeu muito a pena, porque não é todo dia que a gente tem a oportunidade de presenciar um casamento ostentação tipicamente tanzaniano, certo!?

Fotografias e vídeo da Cratera Ngorongoro

Veja aqui o nosso 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia, para despertar o seu apetite viajante:


Como tirei centenas de fotos neste dia na Cratera Ngorongoro, fica muito difícil escolher as fotografias que de fato merecem estar neste post. 

Por isso, aqui vão mais algumas (eu amo todas elas, não consigo desapegar!): 😁

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Cratera Ngorongoro Tanzânia

Já esteve na Tanzânia? Fez algum safari? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.



Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro

Cratera Ngorongoro

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: