Menu

Como é voar com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha

Viajamos com a Qatar Airways para a África, e neste post eu conto como é voar com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha, no Catar.
Como é voar com a Qatar Airways

Viajamos com a Qatar Airways para a África, e neste post eu conto como é voar com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha, no Catar.

Compramos as nossas passagens aéreas da Qatar Airways ida e volta para 2 pessoas - ida de SP para Kilimanjaro e volta de Dar Es Salaam para SP - por R$ 10.332,76. 

Parcelei em várias vezes, no site da Qatar Airways

Primeiro eu fiz várias pesquisas no Google Flights, que é onde sempre procuro as nossas passagens aéreas. Depois que confirmei que a melhor opção para nós era de fato voar com a Qatar Airways, entrei no site deles e fiz a compra dos bilhetes pelo site. 

Leia também: 

Tarangire National Park: safari na Tanzânia parte 1

Como é voar com a Qatar Airways
playground no aeroporto de Doha, capital do Catar

Como é voar com a Qatar Airways
fazendo check-in no voo da Qatar Airways para Doha em São Paulo

Como é voar com a Qatar Airways
no cartão de embarque, o aviso "mantenha o 'face shield' até o destino final"

Como é voar com a Qatar Airways
pousando em Doha, no Catar

Os nossos voos ficaram assim:

Ida: São Paulo - Kilimanjaro 12 Novembro 2020

03:00 GRU São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos

Tempo de voo: 15h20min

00:20 DOH +1dia Doha, Aeroporto Internacional Hamad

QR 774 Airbus A350-1000 Operado por: Qatar Airways

Tempo de conexão: 50min 

01:10 DOH Doha, Aeroporto Internacional Hamad

Tempo de voo: 6h10min

07:20 JRO Kilimanjaro, Aeroporto de Kilimanjaro

QR 1347 Boeing 787-8 Operado por: Qatar Airways

Volta: Dar Es Salaam - São Paulo 4 Dezembro 2020

21:10 DAR Dar Es Salaam, Aeroporto Internacional Dar Es Salaam

Tempo de voo: 8h35min

Technical Stop: JRO No plane change | 1h25m

05:45 DOH +1dia Doha, Aeroporto Internacional Hamad

QR 1348 Boeing 787-8 Operado por: Qatar Airways

Tempo de conexão: 1h35min 

07:20 DOH Doha, Aeroporto Internacional Hamad

Tempo de voo: 16hs

17:20 GRU São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos

QR 773 Airbus A350-1000 Operado por: Qatar Airways

Compramos as passagens aéreas Porto Alegre - São Paulo - Porto Alegre separadas do voo da Qatar Airways, para poder pagar com milhas e também porque a conexão que a Qatar fazia era (se não me engano) com um voo da LATAM, e ficava absurdamente + caro...

Então compramos um voo POA-SP-POA da Gol, com milhas, e outro voo, separado, SP-Doha-Kili-Dar-Doha-SP. 

Apenas alerto que essa estratégia sempre oferece um grande risco: se acontece algum problema com o voo Gol, a Qatar Airways não teria nenhuma responsabilidade conosco, e perderíamos o voo seguinte, o mesmo podendo acontecer no retorno - inclusive já aconteceu com uma amiga: o voo de Doha atrasou e ela perdeu a conexão doméstica aqui no Brasil na volta para casa. 

Por isso, sempre que fazemos isso, deixamos muito tempo entre um e outro voo e, às vezes, nem isso resolve. 

Contei mais aqui: Hotéis para ficar perto do Aeroporto de Guarulhos: Fast Sleep e Slaviero Guarulhos Aeroporto

Ah, e ainda compramos 3 voos internos para fazer os nossos deslocamentos na Tanzânia: Kili - Zanzibar e Dar - Kigoma - Dar - mas sobre estes voos domésticos na Tanzânia eu contarei mais em outro post 😃

Como é voar com a Qatar Airways
voando Qatar Airways para Doha

Como foram os voos domésticos POA - SP - POA em tempos de pandemia

Voamos de Porto Alegre para São Paulo num dia de semana em novembro/2020 e achamos tudo bem tranquilo no Aeroporto de Porto Alegre. Tinha bastante gente no check-in, mas todo mundo respeitando as regras de distanciamento, e o embarque estava bem vazio. 

Os mesmos preços abusivos de sempre por um café e um pão de queijo...

Em Guarulhos, o aeroporto já estava bem mais cheio mas, mesmo assim, nada nem perto do que era em março/2020, numa era pre-pandemia. 

A Gol, para variar, aprontou: no guichê de check-in, queriam nos cobrar para marcar assentos juntos, em plena pandemia! Eles não se ajudam...dizem "estamos tomando todos os cuidados para você viajar em segurança" e aí, nesses tempos de Covid, querem separar famílias no avião, o que vai contra TODAS as recomendações sanitárias...vê se faz sentido!? 

Eles sempre têm que tentar cobrar um 'extrinha', né? Coisa triste! Mas reclamei e, miraculosamente, surgiram 2 assentos juntinhos sem pagarmos nada. Que coisa...dá uma tristeza esse comportamento! O jeito é abrir a boca e reclamar 😳


check-in super tranquilo no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

distanciamento social no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo

voo da Gol lotado entre Porto Alegre e São Paulo

Gol sempre querendo cobrar um extra - só falta cobrarem pelo oxigênio!

a cena mais fofa do dia!

A cena do doguinho fofo da foto acima foi no nosso check-in em Porto Alegre - depois ela colocou ele numa bolsa, e ele foi conosco dentro do avião. 

Aliás, já vi até cachorro solto dentro do avião, mas era um daqueles "cachorros-psicólogos", que ajudam pessoas com fobia de avião, sabe?? Levei um susto quando vi o cachorro solto no avião, mas depois me explicaram que ele era "psicólogo" ❤️

Ultimamente tenho lido matérias sobre algumas companhias aéreas, como a Alaska Airlines, que têm proibido os cachorros de apoio emocional em voos, devido aos abusos de alguns passageiros, infelizmente. 

Na viagem de volta, vínhamos mal acostumados com a Qatar Airways, e novamente a ganância da Gol ficou estampada: enquanto em todos os intermináveis voos da Qatar tínhamos internet wifi liberada durante todos os voos - e sim, era surreal postar fotos de dentro do avião no meio do Oceano Atlântico! - na Gol eles cobram abusivos R$ 58,00 para fornecer internet num voo de 1h!

tarifas de internet abusivas no voo da Gol

Qatar Airways e os cuidados com o Covid

É obrigatória a apresentação do teste RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19 de todos os passageiros em voos Qatar Airways saindo do Brasil - antes mesmo de chegar à fila do check-in já tem um funcionário da companhia aérea verificando os resultados dos exames. 

Leia mais detalhes aqui: 


Crianças com menos de 12 anos e bebês estão isentos desse requerimento.

São aceitos testes de Covid-19 realizados em todos os laboratórios e hospitais credenciados pela Anvisa.

Para embarcar nos voos da Qatar Airways saindo do Brasil, os resultados dos exames de Covid devem ser emitidos até 96hs antes do embarque.

Uma cópia do resultado do exame PCR negativo, junto com uma carta de consentimento assinada  pelo passageiro, deve ser entregue para arquivo da Qatar Airways no momento do check-in. Eles sugerem fazer o download da tal carta no site da Qatar Airways (aqui), e já levar o documento impresso e preenchido, para agilizar o check-in.

Como é voar com a Qatar Airways
formulário que deve ser preenchido e assinado por todos os passageiros para embarcar nos voos da Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
antes mesmo de chegar à fila do check-in, a Qatar Airways já coloca um funcionário verificando os exames de Covid negativos

Não são aceitos passageiros com resultado positivo para a Covid-19 e não são aceitos passageiros sem o exame RT-PCR - qualquer outro tipo de exame ou de resultado, como, por exemplo, 'inconclusivo', não são aceitos. 

Nesses casos, eu realmente não sei o que acontece - se eles trocam a data do seu voo numa boa, se tem que pagar multa...como deu tudo certo para nós, felizmente eu não precisei descobrir o que acontece se der tudo errado! 

Diante das constantes modificações nas exigências das companhias aéreas e também dos países, recomendo que você verifique todos os requisitos necessários diretamente nos sites das companhias aéreas e das Embaixadas ou Consulados de cada país antes do embarque.

Veja mais informações aqui

Como é voar com a Qatar Airways
como todos os passageiros são obrigados a apresentar testes de Covid negativos para embarcar nos voos da Qatar Airways, e somos obrigados a usar máscaras e 'face shields' o voo inteiro - desde a sala de embarque - acabamos nos sentindo bem seguros no avião

Como é voar com a Qatar Airways
a Qatar Airways faz bem de exigir a apresentação de exames de Covid negativos de seus passageiros, já que eles também estão tomando todos os cuidados necessários para nos proteger e às suas tripulações, inclusive fornecendo máscaras, luvas, álcool gel e 'face shields'

Como é voar com a Qatar Airways
quem embarca no Brasil em voos da Qatar Airways precisa apresentar exames de Covid negativos

Como é voar com a Qatar Airways
quem embarca na Tanzânia não precisa apresentar testes negativos de Covid-19

Como é voar com a Qatar Airways

Comprei 1 assento e ganhei 3! Como se a Qatar Airways já não fosse uma das melhores companhias aéreas do mundo, ainda viajamos em aviões vazios, com 3 assentos para cada um de nós! 

Eu nunca tinha voado com a Qatar Airways antes, e até então as minhas companhias aéreas preferidas eram a Turkish Airlines e a Emirates Ailines, mas, depois desses voos todos que fizemos com a Qatar, não tenho nenhuma dúvida: a companhia aérea passou para o topo da minha lista! 

Do nosso diário de bordo:

✈ Acho que nunca vi o Peg tão feliz dentro de um avião - estava se sentindo como se estivesse na classe executiva! Não esperávamos um voo lotado até Doha - não nesses tempos doidos - mas nem nos nossos melhores sonhos cogitamos ganhar 3 assentos cada um, num voo de mais de 15hs! Pagamos por 2 assentos e ganhamos 6! Nunca + vamos querer voar com nehuma outra companhia aérea! Esse ano teremos Kathmandu novamente de Qatar Airways, se tudo der certo!

✈ Viajar em 2020 nos permitiu viver algumas experiências surreais, como ver a Times Square vazia em NYC, por exemplo. Mas a cena que vivemos no nosso voo de volta de Doha para São Paulo foi completamente sobrenatural: decolamos num voo da Qatar Airways praticamente vazio 😱 - não podíamos negar a felicidade de ter 3 assentos para cada um de nós, especialmente num voo interminável como aquele, mas eu só queria 3 assentos pra mim, e não um avião inteiro! Dá até uma tristeza ver aquela cena...fico pensando como as companhias aéreas vão sobreviver desse jeito? #medo

Como é voar com a Qatar Airways
nunca vi o Peg tão feliz dentro de um avião - estava se sentindo como se estivesse na classe executiva!

Como é voar com a Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
voando num avião da Qatar Airways completamente vazio 😓

Como é voar com a Qatar Airways
uma cena desoladora, na verdade...

Como é voar com a Qatar Airways
mas não dá para negar que viajar assim é muito bom, especialmente em voos de mais de 15hs!

Como é voar com a Qatar Airways
naquele voo, cada passageiro teve direito a 3 assentos, pelo menos!

✈ O embarque foi mega organizado e seguindo todas as regras de distanciamento social. Tivemos que usar o 'face shield' (eles fornecem gratuitamente na fila da sala de embarque) durante todos os voos da Qatar Airways, todas as mais de 15hs de voo, até dormindo - só é permitido tirar a máscara e o 'shield' enquanto você estiver comendo ou bebendo. No voo de ida, os comissários fiscalizavam mais, e vi eles solicitando a várias pessoas que haviam tirado o 'face shield' que o recolocassem novamente depois do jantar; mas, no voo de volta, a tripulação já não era tão cuidadosa, e vi vários passageiros até circulando sem o 'shield' pelo avião. 

✈ No Aeroporto de Doha, e no nosso voo seguinte para Kilimanjaro, também tivemos que usar o 'face shield' o tempo todo! Quando me disseram que eu só poderia retirar o 'face shield' depois de umas 24hs, quando pousássemos na África, chegou a me dar uma claustrofobia só de pensar nisso, mas juro que logo me acostumei com o 'face shield' - não é tão chato de usar quanto parece! E, durante as refeições, a gente também aproveitava para dar uma "respirada" sem anteparos no rosto! Na hora de dormir, a máscara também acabava caindo um pouco...

✈ No check-in também tivemos que preencher uma papelada sobre Covid - mas dá para baixar o documento online e já levar tudo preenchido pro aeroporto. Ah, e eles fotografam os testes de Covid para arquivar. Tudo muito organizado. E o lado bom é que a gente fica bem seguro de que todos a bordo do avião testaram negativo para Covid!

Como é voar com a Qatar Airways
parecia que íamos para a Lua ou Marte, mas era só o Qatar...
imagina se alguém nos dissesse, em 2019, que em 2020 estaríamos viajando assim, estilo astronautas!? vocês acreditariam?

Como é voar com a Qatar Airways
a triste realidade das viagens aéreas em 2020/2021 😳

Como é voar com a Qatar Airways
formulário de saúde da Tanzânia para preencher no avião: eles estão bem mais preocupados com o Ebola do que com o Corona

✈ O comissário de bordo "esclareceu" que só pode retirar o 'face shield' para colocar a máscara de oxigênio - será que alguém já tentou colocar a máscara de oxigênio COM o 'face shield' no rosto?

✈ A diferença de fuso horário entre São Paulo e Doha, no Qatar, são 6hs. 

✈ Não precisa se preocupar em levar nada a bordo do avião, nem sequer escova de dentes - a Qatar Airways fornece tudo, desde meias, tapa-olhos, tapa-ouvidos, lip balm, escova e pasta de dentes, até kit de proteção para Covid com luvas, máscara e álcool gel.

Como é voar com a Qatar Airways
kit para os passageiros da Qatar Airways

✈ A programação de bordo da Qatar Airways é incrível, com muitos filmes que são lançamentos recentes! Ainda bem que o voo era bemmm longo, e deu tempo suficiente para aproveitar bastante, comer, ver vários filmes e ainda dormir!

✈ Não deixe de assistir ao vídeo com as instruções de segurança que eles passam logo que você se acomoda na aeronave, é muito divertido, com vários jogadores de futebol famosos - inclusive o Neymar e o Cafu!

Como é voar com a Qatar Airways
programação de bordo da Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
o vídeo com instruções de segurança da Qatar Airways é o melhor!

✈ No café da manhã, tinha 3 opções de refeições: ovos mexidos com cogumelos, frango com arroz ou panqueca com chocolate. E um monte de acompanhamentos, é claro! No almoço e no jantar também, sempre havia pelo menos 3 opções para escolher, duas com carnes e outra com massa. Amei todas as refeições - comida muito boa, farta e saborosa mesmo! Esse, para nós, foi o principal ponto positivo que determinou o favoritismo da Qatar Airways sobre a Emirates Airlines: a comida da Qatar é muito mais saborosa!

✈ As bebidas também são servidas de forma bem generosa - considerando todos os voos, tomei espumante, vinho branco e tinto, e o Peg tomou cerveja - e, durante o voo, sempre têm lanchinhos disponíveis, tanto lá na cozinha do fundo, quanto na cozinha que fica na metade da aeronave: é só ir lá e se servir de chocolates, salgadinhos, pretzels, pipoca doce, etc. 

Como é voar com a Qatar Airways
café da manhã no voo da Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
da série "latinhas" que nos fazem nos sentir em lugares exóticos ❤
PS. Detesto Pepsi, só pedi porque a latinha é fofa mesmo!

Como é voar com a Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
refeições fartas e saborosas nos voos da Qatar Airways, com vinho à vontade

Como é voar com a Qatar Airways

✈ Já é estranho o suficiente ter que voar atéeeee Doha para depois voltar à África, mas o que nós não esperávamos era que, além de irmos até o Catar, ainda teríamos que fazer um super desvio no mapa, a fim de contornar o espaço aéreo de alguns países com os quais o Catar não mantinha relações diplomáticas! Finalmente entendi porque esse voo entre SP e Doha era tãooo longo - quase 16hs!! Isso já tinha acontecido antes conosco em voos da Emirates Airlines Miami - Dubai - Nova York, mas é sempre muito estranho acompanhar o desvio do avião no mapa de bordo! 

✈ Crise diplomática! Esse foi o motivo pelo qual nosso voo demorou uma eternidade para aterrisar em Doha. Decolando de Guarulhos, ao invés de cruzar o Oceano Atlântico e depois a África de oeste para leste, numa simples linha reta riscando o centro africano, para chegar até Doha, no Catar, o motora do nosso A350 precisou desviar a rota pelo Mar Mediterrâneo (láaaa no norte da África), para evitar o espaço aéreo da Arábia Saudita, Emirados Árabes e Barhein. Esse procedimento já vinha sendo adotado desde meados de 2017, quando o Catar foi acusado de ameaçar a estabilidade no Oriente Médio dando apoio ao terrorismo, e teve o espaço aéreo para a Qatar Airways bloqueado. Na ocasião, o governo do Catar se defendeu dizendo que era tudo calúnia, mas, mesmo assim, os céus árabes ficaram bloqueados para a Qatar Airways até recentemente!

✈ Simmm, há poucos dias fiquei sabendo que esse bloqueio aéreo finalmente terminou, o que deve diminuir em algumas horas o tempo de voo para chegar até Doha - se você for para lá, me conte quantas horas de voo levou a sua viagem! 

Como é voar com a Qatar Airways
ao invés de ir reto, olha o desvio que o voo faz!

Como é voar com a Qatar Airways
adoro acompanhar tudo pelo mapa de bordo!

Como é voar com a Qatar Airways
chegando em Doha, no Catar

✈ Nós sentamos do lado direito do avião na aterrisagem, e vimos Doha inteirinha no pouso - mesmo à noite, foi um espetáculo, praticamente um voo panorâmico por cima daquele lugar todoooo iluminado! Vale a pena se informar sobre o lado 'certo' do avião para sentar e ver este show incluído no seu voo - como o trajeto das aeronaves certamente mudou agora que acabou o bloqueio aéreo diplomático, não dá para garantir que o lado 'certo' ainda seja o lado direito do avião!

Como é voar com a Qatar Airways
Doha, no Catar, toda iluminada à noite

Como é voar com a Qatar Airways
pousando em Doha, no Catar

Como é voar com a Qatar Airways
assim como nos Emirados Árabes, o Catar também tem as estradas todas iluminadas à noite!

Como é voar com a Qatar Airways
decolando de Doha em direção a São Paulo

✈ No voo de volta, decolamos em Dar Es Salaam, na Tanzânia e, de repente, o avião pousou!! Eu tinha esquecido completamente que o nosso voo de retorno para o Brasil, saindo de Dar Es Salaam para Doha, tem uma "parada técnica" em Kilimanjaro! É um voo do tipo pinga-pinga, sabe? O avião pousa em Kili Airport para arrecadar mais passageiros - infelizmente, como já havia anoitecido, não tivemos vista do Kili ou do Monte Meru desta vez!

✈ Para saber tudo sobre os vistos de turismo necessários para visitar a Tanzânia e o Quênia, leia este post específico sobre o assunto que eu escrevi: Vistos para Tanzânia e Quênia - tudo o que você precisa saber

✈ E, para completar, ainda tivemos wifi grátis em todos os voos, e chocolate Kit Kat à vontade! 

Qatar Airways, onde você estava esse tempo todo, que eu ainda não te conhecia?!

Como é voar com a Qatar Airways
tivemos wifi grátis em todos os voos da Qatar Airways

Como é fazer conexão em Doha, no Catar, voando com a Qatar Airways

Foi uma delícia viajar para a África (Tanzânia e Quênia) com a premiada companhia aérea Qatar Airways, com conexão na capital Doha, uma das cidades mais modernas do Oriente Médio. 

Parece loucura voar do Brasil até a Ásia, para depois voltar até a África, mas, nesses tempos de pandemia, os voos estão mesmo confusos - e a Qatar Airways era a única empresa aérea voando do Brasil para a África, e os valores dos voos estavam razoáveis. Além disso, para voar com uma companhia aérea tão boa, achei que até vale a pena passar umas horinhas a mais no avião!

A única parte triste desta história é que o Catar ainda está fechado para turistas em razão da pandemia, então, embora eles permitam que turistas façam conexão no país, é proibido sair do aeroporto. Pois é, infelizmente não foi desta vez que pudemos conhecer melhor o país! 

Eles permitem apenas conexões de voos da Qatar Airways no aeroporto de Doha, e não é necessário nenhum tipo de visto para fazer conexão lá, mas não pode sair do aeroporto em nenhuma hipótese. Se, por acaso, houver algum problema nos seus voos, e você perder o voo de conexão, eles te mandam para um hotel de trânsito, dentro do aeroporto. 

Depois da nossa viagem, muita gente me perguntou como foi fazer conexão no Qatar - como é o aeroporto, se tem muita burocracia, como tudo funciona por lá e tal. 

Como fizemos 2 conexões lá, na ida e na volta, ambas bem diferentes, vou contar com detalhes aqui como é fazer conexão em Doha, no Catar, voando com a Qatar Airways: em resumo, já posso adiantar que é super simples e tranquilo, mesmo com pouco tempo entre os voos!

A Qatar Airways vem, já há alguns anos, sendo eleita uma das melhores e mais pontuais companhias aéreas do mundo, além de sempre arrebanhar o prêmio de melhor classe executiva do mundo. E o Aeroporto de Doha, no Catar, que é o grande hub da companhia aérea, não poderia ficar para trás: é maravilhoso!

Como é voar com a Qatar Airways
o Aeroporto de Doha é lindo, cheio de lojas e de obras de arte, e bem futurista

Como é voar com a Qatar Airways
o Aeroporto de Doha é o grande hub da premiada companhia aérea Qatar Airways

Como é voar com a Qatar Airways
tudo muito limpo e bem sinalizado no Aeroporto de Doha

Hamad International Airport de Doha é um dos + premiados aeroportos do mundo. 

É um aeroporto novo, super moderno - inaugurado em 2014 - extremamente limpo e bem sinalizado, e também um dos únicos 6 aeroportos do mundo que receberam 5 estrelas da Skytrax. 

Embora seja um aeroporto enorme, é muito fácil de se orientar por lá. Assim como o Aeroporto de Cingapura, o HIA é um aeroporto silencioso - mesmo com mais de 30 milhões de passageiros fazendo conexão lá a cada ano - anúncios através de auto-falantes são raríssimos! 

Como já comentei com vocês, nós não escolhemos voos pelas conexões, conforto, companhia aérea ou número de horas de voo - a gente escolhe pelo preço mesmo! Já voamos de Kuala Lumpur até Londres para chegar a Miami, só porque era + barato do que o voo direto.

Na ida, a nossa conexão em Doha, com a Qatar Airways, era de apenas 1h30min, super apertada para um aeroporto enorme! 

Na véspera da nossa viagem, só para me deixar ainda mais nervosa, eles alteraram os horários dos voos, e a conexão, que já era curtíssima, passou a ser de apenas 45min

Fiquei meio preocupada de perdermos o voo, mesmo porque só teria outro no dia seguinte, e tínhamos um hotel reservado no Quênia, transfers marcados na Tanzânia, carro alugado e safari no Quênia, e Doha estava fechada para turistas...mas, com todo o stress do teste de Covid na véspera do embarque, entreguei o problema da conexão curta pro Santo e resolvi deixar pra pensar nisso SE desse problema. Um perrengue de cada vez, né! 

Confiei que, se eles mudaram a conexão, o problema é deles, teriam que nos esperar, afinal, eles devem saber o que estão fazendo, não é?? 

E o pior é que sabem mesmo! Os caras são ninjas! Fomos os primeiros a desembarcar do avião, junto com uma família que tinha uma conexão de 20min (!!) para Brisbane (na Austrália), e já havia vários funcionários do aeroporto nos esperando com placas com os nossos nomes na porta do avião, e um carrinho de golfe também esperando para nos levar até o terminal onde seria nosso embarque pra Tanzânia! 

Como nós não ficamos pra trás nesse negócio de ser ninjas, já nos aboletamos no carrinho de golfe e saímos em disparada pelo sensacional Aeroporto Internacional Hamad em Doha!! O carrinho voava pelos corredores do aeroporto e nós aproveitando aquele "tour a jato" do aeroporto! Ainda deu pra ver, no caminho, muitas pessoas com roupas típicas do país, estátuas de camelos, um playground lindo para crianças (maravilhoso mesmo!) e o famoso urso gigante amarelo que virou símbolo desse que é reconhecido como um dos melhores aeroportos do mundo!! Foi um excelente "airport tour". 

Ainda passamos pela revista de segurança (também a jato, porque somos ninja também nesse negócio de bota-sapato-tira-sapato), a mulher revistou até as minhas ideias (eles fazem revista física forte mesmo, tipo entrada de presídio) e, do outro lado da segurança, já tinha outro carrinho de golfe nos esperando para nos levar até o terminal onde seria nosso embarque!

Só gritavam nossos nomes e "Kilimanjaro flight" e nos escoltavam, fazendo sinal para irmos atrás deles pelas escadas-rolantes! Eu já estava rindo daquela correria toda, porque parecia coisa de filme, os funcionários da Qatar Airways são profissas mesmo em fechar essas conexões em tempo recorde. E como, modéstia à parte, nós colaboramos (não somos do tipo turista bocaberta, que leva 2min para tirar e colocar os tênis), aposto que essa foi a conexão mais rápida que eles já fizeram na vida...hahaha, tanto que acabamos sendo os primeiros passageiros a entrar no avião!

Depois ainda ficamos uns 20min esperando os outros embarcarem e colocando o fôlego em ordem - sim, sou ninja mas não sou maratonista! E ainda sou blogueira kkkk...

Como tinha prometido a uma amiga virtual que estava preocupada com a conexão dela dias depois da nossa que mostraria como foi a nossa conexão, ainda fiz questão de, no meio de toda a correria, fazer stories e fotografar tudo! Aproveite que mostrei tudo lá nos stories, e dá uma espiada para conhecer o aeroporto de Doha num passeio a jato de carrinho de golfe pelo Aeroporto Internacional Hamad! 

depois de toda a correria, ainda fiquei preocupada que as nossas mochilas, que havíamos despachado em SP para retirar em Kilimanjaro, pudessem não ter tido a mesma sorte que nós de fazer a conexão em Doha a tempo...mas que nada: eles haviam colocado essas etiquetas de "rapid transfer" nas nossas mochilas, e elas chegaram juntinho conosco ao destino!

Como é voar com a Qatar Airways
fizemos uma conexão a jato e acabamos sendo os primeiros passageiros a entrar no avião!

De fato, tudo ali flui fácil para quem faz conexão. 

Na volta, quando a nossa conexão foi um pouco mais longa, pudemos conhecer melhor o Aeroporto de Doha. 

Eles oferecem internet gratuita e, mesmo você tendo que caminhar bastante por longos corredores de conexão, tudo é bem sinalizado e não tem perigo de se perder. 

O ideal é ter pelo menos 2hs de conexão entre os seus voos, pois as distâncias entre os terminais são grandes, e a inspeção completa de raio-x é obrigatória, mesmo que você só esteja fazendo uma conexão entre 2 voos internacionais.

Se você quiser passear pela capital Doha durante a sua conexão (quando o país reabrir para turistas, é claro!), terá de passar pela imigração também, e aí é recomendável que você tenha no mínimo 6hs entre os seus voos para isso!

Nesse caso, se você fizer uma conexão longa no aeroporto durante o dia, poderá comprar um tour por Doha organizado pelo próprio aeroporto: você compra um tour pela cidade via internet e recebe um visto gratuito de trânsito! E o melhor é que, nesse caso, eles garantem que você estará de volta ao aeroporto a tempo de embarcar no seu voo de conexão - aí dá para passear tranquilo, sem medo de ficar preso num engarrafamento de trânsito, por exemplo, e perder o seu voo seguinte!

Também dá para aproveitar um dos muitos 'lounges' do aeroporto - as salas VIP da Qatar Airways são imensas e super confortáveis - ou se hospedar num dos hotéis do Aeroporto de Doha.


Como é voar com a Qatar Airways
internet gratuita no Aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
eles estão adotando todas as medidas de distanciamento social e higiene no Aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
o Aeroporto de Doha é bem sinalizado e muito fácil de se orientar

conexão aeroporto de Doha
é muito fácil fazer conexão no Aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
aeroporto 5 estrelas em Doha, no Catar

O urso amarelo de Doha

Por alguma inexplicável razão, esse urso amarelo feioso acabou virando símbolo do Aeroporto de Doha, no Catar. 

Ele fica situado no coração do aeroporto, e serve como ponto de encontro e principal referência para informações - qualquer coisa que a gente pergunta aos funcionários do aeroporto, eles respondem "em frente ao urso amarelo", "passando o grande urso", e assim por diante. 

O nome dele é 'Lamp Bear' - é uma instalação de arte do artista suíço Urs Fischer, com um enorme e feioso urso de pelúcia amarela sentado debaixo de uma luminária. 

Bem ou mal, é aquela selfie que você "tem que" fazer chegando em Doha - nós já garantimos a nossa! 

conexão aeroporto de Doha
o urso amarelo que virou símbolo do Aeroporto de Doha

Playgrounds do Aeroporto de Doha

Quando vi os playgrounds do Aeroporto de Doha, que mais parecem obras de arte, lembrei que já tinha visto algo parecido em NYC, entre o Intrepid Museum e o Vessel, então fui pesquisar e descobri que sim (eu não estava ficando louca): esses playgrouds-obras-de-arte são um trabalho do escultor americano Tom Otterness! 

Em NYC, o playground criado pelo artista fica na 630 W 42nd St (entre as avenidas 11 e 12), em Midtown West - é só colocar 'Silver Towers Playground' no Google Maps que ele te leva lá! 

Já no Hamad International Airport de Doha, são 8 esculturas de bronze interativas em larga escala espalhadas perto dos portões C2, C3 e C8. Como nosso embarque para São Paulo era no portão C6, vi todas elas 😃 

As figuras enormes parecem convidar crianças e adultos para brincar - o Lipe teria pirado nesse aeroporto quando era menorzinho!! Ia dar choradeira na certa para tirar ele desses playgrounds! 

Quem já esteve lá??

conexão aeroporto de Doha
no total, existem 8 playgrounds-esculturas no Aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
as esculturas de bronze interativas são um trabalho do escultor americano Tom Otterness

conexão aeroporto de Doha
fiquei encantada com esses playgrounds lindos no Aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
e ainda tem essas miniaturas fofas 'grudadas' nas esculturas grandes!

conexão aeroporto de Doha

conexão aeroporto de Doha
escultura de bronze no Aeroporto de Doha

Outras atrações do Aeroporto de Doha

Além do famoso urso amarelo e dos lindos playgrounds que você tem que ver, o HIA - Hamad International Airport - tem ainda muitas outras instalações de arte espalhadas, incluindo até uma imensa parede d’água.

E mais: tem spa, academia e até uma piscina semi-olímpica, tudo aberto a todos os passageiros que passam por lá - mediante pagamento, é claro!

Para quem não perde uma chance de fazer umas comprinhas, tem duty free shops e também lojas de grifes famosas, como Rolex, Gucci, Burberry, Swarovski, etc. 

conexão aeroporto de Doha
tela gigante que passa um vídeo impressionante no Aeroporto de Doha - as pessoas caminham, caminham, e não saem do mesmo lugar - é realmente impressionante de assistir!

Ver o Kilimanjaro da janelinha do avião

Ver o Monte Kilimanjaro era um sonho antigo, mas eu viajei preparada psicologicamente para a frustração de não vê-lo, já que a montanha + alta da África é famosa pela timidez: vive se escondendo entre nuvens. 

Li relatos de pessoas que fizeram o trekking de vários dias até o seu topo e, mesmo assim, mal conseguiram enxergá-la, pois estava sempre encoberta! 

A todo mundo que foi ao Quênia e Tanzânia, a 1ª coisa que eu sempre perguntava era se tinham visto o Kili, e a resposta era quase sempre negativa. 

Então, tratei de me preparar psicologicamente para a decepção de voltar para casa sem vê-lo. 

Por via das dúvidas, escolhi fazer safari no Quênia no Amboseli Park, justamente porque é o lugar de onde se tem aquelas vistas de cartão postal do Kili, com elefantes pastando na sua sombra. Sabe aquelas imagens que a gente vê em folhetos turísticos da África? 

Quando pensamos na África dos nossos sonhos, aquela clássica imagem do Kili com elefantes que vem à mente é justamente de Amboseli! Então incluí o parque no nosso roteiro para aumentar as chances. 

Ora, qual não foi a minha surpresa quando, do lado esquerdo do avião, na nossa janelinha, vimos um cume de montanha despontando entre as nuvens à distância?? Fiquei tão emocionada no avião que nem sei como agradecer a São Pedro pelo presente!

Se você voar de Doha para o Kilimanjaro Airport na Tanzânia, garanta uma janelinha do lado esquerdo da aeronave, para aumentar as suas chances! Até os comissários de bordo, que fazem essa rota diariamente, estavam querendo espiar pelas janelinhas naquele dia!

Monte Kilimanjaro
Monte Kilimanjaro visto da minha janelinha

E, como se ver o Monte Kilimanjaro fosse pouco, minutos depois apareceu, bem mais perto, o lindíssimo Monte Meru na minha janelinha! 

Assim o coração não aguenta ❤ 2 pontos altos da viagem riscados da lista antes mesmo de colocarmos os pés na África! Isso é o que eu chamo de começar bem! Obrigada, São Pedro, pela parceria de sempre!

Que emoção!

Qual foi a coisa + impressionante que você já viu da janela do avião??

Monte Meru
Monte Meru passando ao lado do avião!

Kilimanjaro Airport
o Kilimanjaro International Airport, onde pousamos na Tanzânia, é bem pequeninho

Kilimanjaro Airport
avião da Qatar Airways pousado na pista do Kilimanjaro Airport

aeroporto internacional de Dar Es Salaam
já o aeroporto internacional de Dar Es Salaam é bemmm maior, mas também super fácil de se orientar

aeroporto internacional de Dar Es Salaam

aeroporto internacional de Dar Es Salaam
Aeroporto Internacional de Dar Es Salaam

Chip de celular para usar em viagens multidestinos

Durante a nossa viagem pela Tanzânia e Quênia, usamos um chip de telefone/internet local e também o chip internacional da O Meu Chip no plano de internet ilimitada 4G.

Esse plano GLOBAL 4G tem cobertura em mais de 140 países, com as principais operadoras mundiais, e é ideal para viagens multicontinentes. 

No nosso caso, que estivemos em Doha, depois pousamos na Tanzânia e ainda seguimos viagem para o Quênia, tudo isso em poucas horas, se não fosse termos o chip internacional, teríamos tido sérios problemas para nos comunicar com as responsáveis pelos transfers que eu havia agendado. Acho sempre complicado depender de chegar a um país e ter que sair correndo atrás de internet. Nós mesmos só fomos nos preocupar em comprar um chip local quando voltamos para a Tanzânia, depois que já estávamos viajando há vários dias pelo Quênia! 

Eles oferecem planos de 5 a 120 dias, e não precisa se preocupar, pois o novo chip não muda o seu número de WhatsApp. 

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos em Doha e depois na África conectadíssimos, usando o WhatsApp desde o aeroporto!

Chip de celular para usar em viagens multidestinos
chip de celular para usar em viagens multidestinos

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - O Meu Chip - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

E o lado bom é que eu ainda tinha 3Gb para rotear a internet para o telefone do Peg! 

Esse chip custou U$ 55 para o tempo da nossa viagem, mas recomendo que você veja no site todos os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem. 

Veja aqui nosso 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia para despertar o seu apetite viajante:


Alguém aí já voou com a Qatar Airways? Fez escala em Doha? Conte pra gente como foi!! Deixe as suas dicas nos comentários!

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.

Tarangire National Park: safari na Tanzânia parte 1

Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Como é voar com a Qatar Airways


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários: