28 de agosto de 2018

Otjitotongwe Cheetah Farm, Namíbia: o dia mais emocionante e o maior perrengue do ano, tudo junto e misturado

Otjitotongwe Cheetah Farm, NamíbiaA Otjitotongwe Cheetah Farm fica 24Km a leste de Kamanjab, e a apenas 2Km da Himba Village, no interior da Namíbia.

Fomos lá no 5º dia da nossa viagem pela Namíbia, depois de conhecer, na véspera, o Etosha National Park.  

Naquele dia, visitamos, pela manhã, uma aldeia da etnia Himba e, à tarde, fizemos o safari dos guepardos, depois de almoçarmos numa rest area entre a vila Himba e a Cheetah Farm.

Vou explicar melhor: a aldeia e a fazenda são bem próximas uma da outra, mas, como o "cheetah tour" só acontece as 16hs e não é possível ir lá antes disso, a melhor estratégia é sair do Etosha, ir até a Himba village, almoçar na rest area (fizemos uma massa ótima no nosso fogareiro), descansar um pouco e então seguir para a cheetah farm

Entendeu?

Otjitotongwe Cheetah Farm, Namíbia
Otjitotongwe Cheetah Farm, Namíbia

Otjitotongwe Cheetah Farm, Namíbia
Safari para ver guepardos na Otjitotongwe Cheetah Farm

Depois dessas 2 grandes atrações, você pode escolher entre dormir em Kamanjab ou Khorixas (mais longe). Eles têm camping na cheetah farm também, é mais uma opção.

A alimentação das cheetahs acontece as 3 ou 4PM, confirmar por telefone antes. Entrar no portão e andar mais 8Km até a sede da fazenda. 

Tem que pagar NAD 400 por pessoa (crianças pagam NAD 250) - é um passeio realmente bem caro, mas, na nossa opinião, valeu cada dólar. Foi inesquecível! 

Primeiro, preciso esclarecer que lá em casa nós 3 somos fãs de cheetahs - é o nosso animal preferido na vida e o que nós mais queríamos ver na África. Ficamos hipnotizados. 

Safari para ver guepardos na Otjitotongwe Cheetah Farm
tem bicho mais lindo??

Safari para ver guepardos na Otjitotongwe Cheetah Farm

É certamente o felino mais garboso, mais altivo, mais atento, mais impaciente, mais veloz. A cheetah é a cara da África. Aliás, sabia que o país africano que possui a maior população de guepardos (= cheetahs) é justamente a Namíbia? 

Quando descobrimos que havia, na Namíbia, uma reserva de vida selvagem dedicada a proteger as cheetahs, imediatamente entrou no nosso roteiro. 

Quando o Lipe era menor, sempre falávamos para ele nos guepardos - que eram os animais mais rápidos da terra...que chegam a 115Km/h...às vezes, mais rápidos que os carros. Pois bem. Chegou o grande dia de nos encontrarmos de pertinho.

Chegamos lá meio sem saber como era o tal "cheetah tour". 


O perrengue do ano


Na primeira parte do "tour", levamos um susto tremendo quando uma cheetah viu o Lipe sentadinho num degrau, bem distraído, e foi por trás dele, deu uma lambida no cabelo do pescocinho até o alto da cabeça e depois colocou uma pata no ombro dele! 

Eu fiquei tão apavorada que só conseguia gritar "moço" (sim, em português mesmo!), e o Peg, que até então não tinha tido coragem de fazer nem carinho no cangote delas, chegou com toda vontade, enfiou a mão no peito da cheetah (tudo o que recomendam NÃO fazer) e empurrou a fera! 

Case com um homem que você sabe que faria isso pelo seu filho! 😌

Por sorte, o cara viu o que estava acontecendo e correu para arrastar a gatona com uma câmara de pneu de borracha, e o Lipe não teve nem um único arranhão. 2 segundos depois, me abraçou e, quando finalmente recuperei o fôlego, ele estava abraçado em mim soluçando de susto. 5 minutos depois, passado o susto, e já "se achando", me perguntou "mamãe, será que nenhum turista estava filmando na hora que ela me abraçou"? Filho de peixe...

As coroas gringas vieram abraçar nosso gordo, dizendo que ele era um herói (foi mesmo, ficou estático, não gritou nem nada!), e ele já se animou todo kkkk...

Ainda estamos na dúvida se o encontro com o urso ainda foi mais assustador, ou se o abraço da cheetah já alcançou o posto de pior susto da vida do Lipe. 

Mesmo com esse "susto do ano" (sim, a cheetah certamente já papou antecipadamente o troféu perrengue 2018!), o passeio valeu muito a pena! 






antes do "abraço" da cheetah, o nosso pequeno viajante estava todo corajoso!

Não tanto essa parte de passear no meio delas e tirar fotos (se fosse só isso, teria sido decepcionante, achei as cheetahs domesticadas com cara de velhas e descadeiradas, embora sejam assustadoras mesmo assim). 

Há, sim, um pouco de exploração animal, mas a questão é que eles explicam que essas cheetahs domesticadas são 3 que chegaram para eles muito machucadas e, nesses casos, elas precisam de muitos cuidados para sobreviver. Como passam muito tempo se recuperando, depois elas não têm condições de sobreviver de novo na "selva", desaprendem a caçar e tal, e acabam ficando "domesticadas", mas não deixam de ser um animal selvagem. 

Se devolvidas à natureza, morrem; se ficarem em cativeiro, sobrevivem. 

Qual a melhor escolha? 






Um dia de grandes emoções


Andar perto das cheetahs e tirar selfies com elas não é NADA perto do que foi o safari depois na reserva, na carroceria de uma camionete, para ver as verdadeiras cheetahs selvagens, uma coisa e-mo-cio-nan-te do início ao fim! 

Como falei antes, custou caro, mas valeu cada centavo! 

Ver as cheetahs no seu verdadeiro habitat, brigando pela comida, se lanhando todas, e fazendo aqueles sons assustadores...a mãe alimentando os 4 filhotinhos...cenas que eu simplesmente sei que nunca mais vou esquecer. 

Sabe aqueles grandes momentos da vida, que te marcam para sempre? Assim.











Como é bom estar vivo para ver isso!!

Veja muito mais sobre esta viagem lá no nosso Instagram.



Etosha National Park: fazendo safari por conta própria na Namíbia

Agradecemos ao Francisco da Motorhome Trips pelo apoio na organização desta viagem. 

Veja neste vídeo curtinho alguns dos melhores momentos desta roadtrip

Espero que o Peg termine logo de editar o vídeo mais longo, com todos os detalhes da viagem 😙




Já esteve na Namíbia? Fez algum safari?? Conte tudo para a gente! Deixe a sua dica nos comentários!

Você também nos encontra aqui:


4 comentários:

  1. Que tenso esse perrengue!!!! Nao consigo nem imaginar... Mas que demais esse tour! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. A Namíbia parece-me ser um dos destinos mais incríveis em África! Tenho de ir o quanto antes!

    ResponderExcluir
  3. affff que susto. QUe medo de pensar como meus filhos teriam reagido!!!!

    ResponderExcluir
  4. Assustou mais do que o urso do Peyto Lake, no Canadá!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...