Menu

Serengeti National Park: safari na Tanzânia parte 2

Um guia completo para você aproveitar melhor a sua visita ao Serengeti National Park, um dos principais parques de safaris da Tanzânia.

Serengeti National Park safari na Tanzânia

Um guia completo para você aproveitar melhor a sua visita ao Serengeti National Park, um dos principais parques de safaris da Tanzânia.

Na nossa recente viagem pela África, fizemos vários safaris, sendo que 4 deles foram nos principais parques nacionais do norte da Tanzânia: 

  1. Tarangire National Park
  2. Serengeti National Park
  3. Cratera Ngorongoro
  4. Lake Manyara National Park

Agora estou publicando aqui no blog uma série de posts sobre os safaris que fizemos nestas 4 reservas de vida selvagem na África - é o nosso "diário de bordo", com as dicas práticas e tudo o que você precisa saber para que o seu safari seja um sucesso. 

Mesmo que você não pretenda fazer safari num destes parques específicos - muita gente com menos tempo de férias abre mão dos safaris no Tarangire ou Lake Manyara em favor do Serengeti e do Ngorongoro - eu recomendo fortemente que você leia todos os posts desta série na ordem, pois em todos eles eu vou colocando importantes dicas gerais de safari que vou lembrando conforme escrevo, e acabo não repetindo nos posts seguintes, até para não torná-los muito repetitivos. 

Também já publiquei posts sobre vários outros safaris que fizemos na África nos últimos anos:

Trekking com chimpanzés na Tanzânia: safari no Gombe Stream National Park

Etosha National Park: fazendo safari por conta própria na Namíbia

Safari dos guepardos em Otjitotongwe Cheetah Farm na Namíbia: emoção e o perrengue do ano

Kruger National Park na África do Sul

Amboseli Park: safari no Quênia

Tribos Masai no Quênia e na Tanzânia: como são as visitas às aldeias

Serengeti National Park
emocionados ao finalmente chegar ao portão de entrada do Serengeti National Park

Serengeti National Park safari na Tanzânia
cheetah no Serengeti National Park

Como já mencionei, o melhor lugar para pesquisar safaris na África inteira é o site Safari Bookings, que apelidei de 'Booking dos safaris', um site onde dá para comparar e entrar em contato com praticamente todas as companhias de safari da África - desde as agências mais luxuosas até as mais simples.

Nós escolhemos um safari de 5 dias/4 noites da Suricata Safaris no estilo 'shared budget camping tour', que são os tours mais baratos, com acomodações em acampamentos e carros de safari compartilhados, com um grupo de, no máximo, 6 pessoas (incluindo nós 2). 

Vou detalhar como foram estes safaris nestes posts aqui no blog. Para saber mais sobre os custos destes safaris e os cuidados de saúde que você precisa tomar antes de uma viagem como esta, leia estes 2 posts:


Neste post, contarei como foram os nossos 2º e 3º dias de safari no norte da Tanzânia, no Serengeti National Park. Vambora?

Serengeti National Park safari na Tanzânia
safari na Tanzânia
Visitamos o Serengeti National Park nos nossos 2º e 3º dias de safari pela Tanzânia.

Recomendo que, antes de ler este post, você leia o post anterior desta série, sobre o Tarangire National Park - mesmo que você não se interesse por conhecer o Tarangire, pois já registrei lá várias dicas gerais de safari que não vou repetir aqui, como por exemplo nosso roteiro do safari, de onde começamos, como é o carro de safari, o guia, os banheiros, dicas de fotografia, melhor época para ir, etc. 

Leia também:

Dito isso, vamos logo ao Serengeti, uma das mais importantes áreas de safari do mundo inteiro! O melhor lugar do mundo para ver a grande migração de zebras e gnus e também para ver felinos, com certeza!!!

Serengeti National Park safari na Tanzânia
já expliquei sobre o roteiro do nosso safari pelo norte da Tanzânia em outro post desta série

Sobre o Serengeti National Park

Os Maasai chamam esse parque de 'Siringet', que significa planícies infinitas. 

O Serengeti é o cenário africano clássico, é tudo aquilo que a gente imagina quando pensa na África. É o maior e mais antigo parque nacional da Tanzânia, um dos parques mais famosos do continente, e é sinônimo de vida selvagem. 

O Serengeti oferece a melhor observação de vida selvagem da África o ano inteiro - neste parque nacional existem todos os principais animais do safari em grandes quantidades. Cheetahs e 4 dos Big 5 são facilmente vistos; já os rinocerontes são mais raros de se encontrar. 

O Serengeti é um dos últimos santuários remanescentes para o rinoceronte negro, em perigo crítico de extinção, e para o cão de caça africano. Lá você também vai encontrar inúmeros pássaros, muitas espécies ameaçadas de extinção, e a maior concentração de carnívoros e herbívoros do mundo!

Além dos grandes felinos, muitos outros predadores podem ser vistos no Serengeti, como as hienas pintadas (especialmente pela manhã), os chacais e as raposas orelhudas.

Serengeti National Park safari na Tanzânia
hiena pintada no Serengeti National Park, Tanzânia

Serengeti National Park safari na Tanzânia
uma cena clássica no Serengeti National Park: leão na árvore

Serengeti National Park safari na Tanzânia
pássaro entre as barracas do nosso campsite no Serengeti National Park

O Serengeti é famoso por ser o lugar onde acontece o maior espetáculo da vida selvagem do planeta - a grande migração de mais de 1 milhão de gnus por suas planícies infinitas. Mas o parque também é lar das maiores populações do mundo de gnus, zebras, leões, cheetahs, hienas e gazelas.
 
O Parque Nacional Serengeti foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, é considerado Reserva da Biosfera Mundial, e faz parte de um ecossistema transfronteiriço, que inclui a Área de Conservação do Ngorongoro (NCA), o Masai Mara no Quênia, e várias reservas de caça menores. 

Os animais se movimentam entre estas áreas livremente, durante a grande migração, e li também que os povos nativos que vivem nesta região, como os Masai, sequer precisam documentar a sua passagem de um país para o outro (quando migram entre o Serengeti, na Tanzânia, e o Masai Mara, no Quênia). 

É como se fosse tudo uma coisa só (para os nativos, é claro!). 

Para os não-nativos, essa regra obviamente não se aplica e, pelo que me disseram, sequer é possível, para um turista, cruzar do Serengeti direto para o Masai Mara, pois não há nenhuma fronteira por ali, então os turistas precisam voltar todo o longooooo caminho até Namanga Border Post, perto de Arusha, para fazer a imigração e poder cruzar de um país a outro - tudo, é claro, para complicar a vida do turista...😛 

Claro que todas essas regras de imigração mudam de tempos em tempos, tanto para nativos quanto para turistas, então informe-se na época da sua viagem. 


Serengeti National Park safari na Tanzânia
hipopótamos no Serengeti National Park

Serengeti National Park safari na Tanzânia
 os gnus são as estrelas do maior espetáculo da vida selvagem do planeta: a grande migração

Serengeti
o Serengeti foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade

O cenário do Serengeti é famoso por suas planícies de pastagens no sudeste. A parte norte é mais acidentada e rochosa. A oeste existem vales, rios e florestas. Muitas áreas do Serengeti são pontilhadas com impressionantes koppies, que são afloramentos de granito que se erguem das planícies. 

É uma paisagem imensa e impressionante - um grande céu numa região selvagem indomada.

Para quem, como nós, vai para o parque desde Arusha, as partes mais acessíveis do Serengeti National Park são as planícies do sul: Ndutu e Seronera.
Serengeti National Park
mapa do site safaribookings.com

A caminho do Serengeti

Quem é chique, chega ao Serengeti voando em pequenos voos charter desde Arusha, Mwanza, Kilimanjaro, Musoma, Dar Es Salaam e Zanzibar, que pousam em uma das pequenas pistas de pouso ('airstrips') do parque, dependendo do destino final: Seronera, no centro do parque, Kusini, no sul, Lobo, no leste, Kirawira, no oeste, e Kogatende & Lamai, no norte.

Quem tem orçamento mais curto, como nós hehehe, vai em grupos de safari por terra desde Arusha, e entra no parque por um dos pontos de entrada e saída autorizados, que são: Naabi Hill, Seronera, Ndutu, Kusini, Kirawira, Handajega, Ikoma, Tabora ‘B’, Lamai, Lobo, Ndabaka, Machochwe e Kleins.

No nosso roteiro, a informação que tínhamos para este dia era que sairíamos do Twiga Campsite, onde pernoitamos em Mto Wa Mbu (entre os parques Tarangire e Lake Manyara), e seguiríamos viagem até o Parque Serengeti, onde íamos pernoitar no Nguchiro Public Campsite, na região de Seronera.

A distância prevista no roteiro era de 220Km, sendo 2 a 3hs de game drive e 3 a 4hs de estrada, passando pela Ngorongoro Conservation Area no caminho. 

Serengeti National Park
trecho de estrada que fizemos no 2º dia de safari, entre Mto Wa Mbu e o Serengeti

Acordamos às 8hs no Twiga Campsite, tomamos um café da manhã muito bom, com pão, panquecas, salsichas, margarina, mel, café, bolinhos fritos, ovos, abacate e bananas, e saímos do camping depois das 9:30hs.

Neste dia, como expliquei aqui, chegaram 2 novos companheiros de safari para integrar o nosso grupo: uma inglesa que mora nas Filipinas e um espanhol das Ilhas Canárias que vive em Londres. 

Agora nosso carro de safari estava completo com 6 pessoas, mais o guia Frederick e o cozinheiro Charles.

Seguimos viagem pela região chamada Karatu e chegamos na entrada da Ngorongoro Conservation Area por volta das 11hs da manhã.
 
Serengeti National Park
café da manhã no Twiga Campsite em Mto Wa Mbu

Serengeti National Park
veículo de safari da nossa agência, a Suricata Safaris

Serengeti National Park
chegando à Ngorongoro Conservation Area

Serengeti National Park
Lisa, a inglesa que foi nossa companheira de safari, fotografando hipos no Serengeti National Park

Área de conservação do Ngorongoro

É importante começar explicando que a Ngorongoro Conservation Area (NCA) é uma área de preservação na região situada ao redor do Vulcão Ngorongoro, na parte alta, conhecida como 'highlands' do Ngorongoro. Já a Cratera Ngorongoro, na parte baixa, localizada dentro do vulcão, é considerada um parque nacional, com um grau de proteção e preservação ambiental bem maior que a NCA.

Neste momento nós só íamos cruzar pela área de conservação do Vulcão Ngorongoro, sem descer na cratera, o que faríamos apenas no 4º dia de safari, já no caminho de volta do Serengeti (veja mapa com o nosso roteiro acima).
Para chegar ao Serengeti National Park, é praticamente "obrigatório" atravessar a NCA. 
Na entrada da área de conservação, onde o guia desembarca para pagar os ingressos e taxas (veja abaixo), tem um centro de visitantes com banheiros, café por 6000 schilings e uma maquete ótima para entender a geografia da região, conhecida como a 'Arca de Noé da África'.

Em média, as viagens entre os pontos que vou mencionar aqui duram (dependendo, é claro, das condições das estradas): 
  • Do Portão Lodoare (entrada da Ngorongoro Conservation Area) até a entrada da Cratera Ngorongoro: 1h30min
  • Da entrada da Cratera Ngorongoro até o Portão Naabi Hill (entrada do Serengeti): 2h30min
  • Do Portão Naabi Hill (entrada do Serengeti) até Seronera (onde ficam os campings públicos): 1h
  • Da região de Seronera até Lobo (onde ficam os campings públicos do norte do parque): 2hs
  • De Arusha até Seronera: 9 a10hs

Serengeti National Park
ótima maquete para entender a geografia da Ngorongoro Conservation Area

Serengeti National Park
banheiro turco no centro de visitantes da Ngorongoro Conservation Area

Serengeti National Park
atravessando a Área de Conservação do Ngorongoro a caminho do Serengeti National Park

Serengeti National Park
paisagem linda na Área de Conservação do Vulcão Ngorongoro

Quanto custa fazer safari no Serengeti e Ngorongoro por conta própria

Como todos os ingressos e taxas estavam incluídos no custo total do nosso safari all inclusive, não sei informar exatamente qual o valor que o guia pagou por cada um de nós - mas posso adiantar que são bem caros! 

Lembro que, quando estava pesquisando para fazer estes safaris por conta própria de carro 4x4 alugado, no início do meu planejamento, descobri os custos para fazer self-drive safari no Serengeti e no Ngorongoro, e os valores cobrados por cada pessoa/carro eram absurdamente altos...tão altos que desistimos de fazer o safari por conta própria e resolvemos nos juntar a um grupo de safari organizado por uma agência, que seria o jeito de "baratear" a viagem, pois desta forma os custos são divididos pelas 6 pessoas que vão dentro do mesmo veículo

Para ler mais sobre os custos do nosso safari baratex: Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Serengeti National Park
a grande maioria dos turistas no Serengeti National Park fazem safari como nós: em veículos de safari para grupos de 6 pessoas, organizados por agências de Arusha

Serengeti National Park
os custos para fazer self-drive safari no Serengeti e no Ngorongoro eram absurdamente altos

Serengeti National Park
safari em grupo organizado pela agência Suricata no Serengeti National Park

De acordo com o ótimo site Roadtrip Africa, os custos (no ano de 2021) são os seguintes:
  • Ingresso para a Área de Conservação de Ngorongoro - U$ 70,80
  • Ingresso pro Serengeti - U$ 70,80
As taxas são cobradas por pessoa, incluindo impostos, para entradas múltiplas, por até 12hs com um passe diário ou por 24hs quando dormir dentro do parque.

Isto significa que, se você entrar no Serengeti num dia as 14hs, terá que sair no máximo até as 14hs do dia seguinte para não ter que pagar outro ingresso, isso se pernoitar em um camping dentro do parque - é por isso que todas as agências montam os seus roteiros de forma a que os turistas passem exatamente 24hs dentro do Serengeti, para aproveitar ao máximo o custo do ingresso. 

Mas isso não é tudo - existem ainda várias outras taxas obrigatórias cobradas pela TANAPA (Tanzania National Parks):

A taxa de entrada de um veículo alugado registrado localmente (com placas da Tanzânia) é de 41.300 TSH (U$ 20) por dia para um Landcruiser, válida para entradas múltiplas.

Pelo que me informaram, não é possível entrar nos parques nacionais da Tanzânia com carros alugados no Quênia e vice-versa. 

Os campings públicos, administrados pela TANAPA, custam U$ 35,40 por pessoa/noite. 

Os acampamentos especiais custam U$ 59 por pessoa/noite.

Se você estiver hospedado em um alojamento ou acampamento móvel privado dentro dos parques nacionais da TANAPA, você também precisará pagar uma taxa de concessão única. São mais U$ 59/pessoa/noite para o Serengeti. 

Muito importante: verifique com o alojamento que você reservou se as taxas de concessão estão incluídas no preço!!

Taxas do Ngorongoro:

A taxa para entrar na Área de Conservação de Ngorongoro é de U$ 70,80 por pessoa por 24 horas, mais a taxa de veículo mencionada acima. 

Se você quiser visitar o Serengeti, precisará cruzar por dentro da NCA (Ngorongoro Conservation Area) e, mesmo estando apenas em trânsito pela região, ainda terá que pagar a taxa da NCA 2 vezes: no seu caminho de ida para o Serengeti e no seu retorno do Serengeti. 

E agora vem o pior: para entrar na Cratera do Ngorongoro para um game drive dentro da cratera (imperdível), você terá que pagar uma taxa adicional de U$ 295 por veículo cada vez que descer a cratera!!!

E note que eu nem coloquei aqui os custos de aluguel de carros 4x4, que também são caríssimos!

Veja mais informações neste site: Roadtrip Tanzania

Serengeti National Park
para chegar ao Serengeti National Park, é praticamente "obrigatório" atravessar a NCA e, para isso, você terá que pagar as taxas de trânsito pela região do Ngorongoro 2x, na ida e na volta 

Serengeti National Park
a taxa para entrar na Área de Conservação do Ngorongoro é de U$ 70,80 por pessoa por 24 horas

Depois que eu descobri todas essas taxas e custos, decidimos na mesma hora modificar nossos planos - inicialmente pretendíamos alugar um carro 4x4 e fazer self-drive safari, como havíamos feito na África do Sul e na Namíbia, tudo por conta própria!

Fazendo os cálculos, chegamos à conclusão que o valor que pagamos pelo nosso safari com tudo incluído através da Suricata Safaris foi até barato! 😌 

Para saber mais sobre os custos do nosso safari, leia este post:


Leia também:

Kruger National Park na África do Sul

Serengeti National Park
se juntar a um grupo de safari organizado por uma agência é a forma de "baratear" a viagem, pois desta forma os custos são divididos pelas 6 pessoas que vão dentro do mesmo veículo

Highlands do Ngorongoro

Saindo do centro de visitantes/bilheteria da Ngorongoro Conservation Area, continuamos subindo para as 'highlands' do Ngorongoro, que chegam a 2300m de altitude, e contornamos a cratera do vulcão. 

Se você for acompanhando pelo Google Maps, dá para ver perfeitamente o contorno da cratera neste trajeto pelas terras altas do Ngorongoro!

Serengeti National Park
caminho entre a entrada da NCA e o portão de entrada do Serengeti, atravessando as terras altas do Ngorongoro e contornando a cratera do vulcão

No caminho, vimos 2 acidentes com ônibus. É uma estradinha de terra perigosa, ainda mais molhada e embarrada da chuva. Um veículo 4x4 é fundamental.

Passamos pelo Ngorongoro Viewpoint, um mirante que tem uma vista espetacular da cratera do vulcão, mas estava nublado e não foi possível ver a vista da cratera, apenas as bordas (vimos a vista no caminho de volta). 

A paisagem nas 'highlands' do Ngorongoro é linda demais! 

Lá em cima, devido à altitude, faz até um friozinho! Foi o único dia/noite na viagem em que realmente precisamos usar um fleece/jaqueta! Lembre de levar algum agasalho com você neste dia, pois, embora as mochilas estejam todas dentro do veículo de safari, eles não têm como desarrumar todo o porta-malas no meio do dia para você pegar uma jaqueta na sua mochila - quando você sai do acampamento/lodge de manhã, já precisa levar consigo numa daypack tudo o que vai precisar para aquele dia. 

Vimos vulcões, montanhas, lagos, muitas acácias e muitos povoados Masaai por todos os lados, com suas casas de barro circulares com teto de palha e grandes rebanhos de cabras! 

Os povoados Masai são quase sempre cercados, para proteger os rebanhos dos animais selvagens. E eles, os Masaai, se protegem com lanças afiadas e uns facões enormes - tipo adagas - que todos carregam, até as crianças. 

E nós achando que os Masai eram um povo super 'exótico', que fosse raro encontrar um Masai...pois só se vê eles nesta região, por todos os lados, nos acostamentos das estradas, em todo lugar! E eles sempre se aproximam dos veículos de safari nas estradas, pedindo dinheiro ou comida, mas os guias pedem encarecidamente que a gente não dê nada, nem mesmo comida, porque isso é prejudicial para eles mesmos...contribui até para a evasão escolar, por exemplo. 

Se os turistas derem $$ e comida, ao invés de estarem fazendo as atividades deles, trabalhando na pecuária, ou estudando, os Masai ficarão nas beiras das estradas, pedindo $$ e comida aos turistas. Inclusive é proibido dar qualquer coisa a eles nesta região do Ngorongoro, segundo nosso guia.

Vimos também muitos gnus, gazelas, girafas, zebras e cabras e vacas dos Masai nesta região das terras altas do Ngorongoro, dentro da Ngorongoro Conservation Area (NCA). 

Para ler mais sobre a etnia Masai: 


Serengeti National Park
os Masaai se protegem dos animais selvagens com lanças afiadas e uns facões enormes - tipo adagas - que todos carregam (até as crianças), e sempre usam roupas de cores berrantes, bem coloridas, que supostamente espantam os animais


Serengeti National Park
vimos muitos gnus, gazelas, girafas, zebras, e também cabras e vacas dos Masai nesta região das terras altas do Ngorongoro, dentro da Ngorongoro Conservation Area

Serengeti National Park
girafas nas estradas das terras altas do Ngorongoro

Serengeti National Park
vimos vulcões, montanhas, lagos, muitas acácias e muitos povoados Masaai por todos os lados, com suas casas de barro circulares com teto de palha e grandes rebanhos de cabras

Serengeti National Park
atravessando as terras altas do Ngorongoro a caminho do Serengeti, presenciamos 2 acidentes!

Serengeti National Park
é uma estradinha de terra perigosa, ainda mais molhada e embarrada da chuva - um veículo 4x4 é fundamental nesta região!

Serengeti National Park
os povoados Masai são quase sempre cercados, para proteger os rebanhos dos animais selvagens

Serengeti National Park
atravessando as terras altas do Ngorongoro e contornando a cratera do vulcão a caminho do Serengeti

Serengeti National Park
e nós achando que os Masai eram um povo super 'exótico', que fosse raro encontrar um Masai...pois só se vê eles nesta região, por todos os lados, nos acostamentos das estradas, em todo lugar!

Serengeti National Park
paisagens lindas nas terras altas do Ngorongoro

Teoricamente, esse trecho do safari não é considerado um 'game drive' (que são os passeios que a gente faz dentro dos parques à procura de animais selvagens) - é apenas um deslocamento entre um parque nacional e outro - mas a gente tem oportunidade de ver tantos animais selvagens e atrações neste trecho que a viagem não fica cansativa nunca, na minha opinião, mesmo sendo um trecho bem longo de estradas ruins! 

Imagine transitar por uma estradinha de terra qualquer onde você fica constantemente cruzando com girafas e zebras?! Não é todo dia, né!?

Depois de contornar a cratera do Vulcão Ngorongoro, seguimos por bastante tempo por uma estrada quebra-costela em direção às planícies infinitas do Serengeti National Park, região conhecida como o coração da África Selvagem. É o pior trecho de estrada desta viagem. 

Como expliquei antes, a Ngorongoro Conservation Area é uma área de preservação que permite assentamentos humanos, por isso tantos Masai vivem lá nesta região. Já o Serengeti e a Cratera do Ngorongoro são parques nacionais, mais bem protegidos e preservados, e não é permitido ter povoados lá dentro - mas, mesmo assim, avistamos muitos Masai lá, especialmente no Serengeti.

Leia mais sobre a Cratera Ngorongoro:


Serengeti National Park
imagine transitar por uma estradinha de terra qualquer onde você fica constantemente cruzando com girafas e zebras?!

Serengeti National Park
povoado Masaai nas terras altas do Ngorongoro

Serengeti National Park
depois de contornar a cratera do Vulcão Ngorongoro, seguimos por uma estrada quebra-costela em direção às planícies infinitas do Serengeti National Park

Serengeti National Park
essa região é conhecida como o coração da África Selvagem

Serengeti National Park
a viagem não fica cansativa nunca, pois as paisagens são espetaculares!

Serengeti National Park
a Ngorongoro Conservation Area é uma área de preservação que permite assentamentos humanos

Olduvai Gorge

No caminho, ainda passamos pela entrada do Oldupai Gorge - ou Garganta de Olduvai - sendo as barrancas deste canyon mais conhecidas como o "Berço da Humanidade", um dos principais sítios arqueológicos do mundo, onde foram encontrados os crânios dos primeiros 'Homo erectus' de que se tem notícia, importantíssimos para entender a evolução da humanidade. 

O 'Homo habilis', provavelmente a 1ª espécie humana primitiva, vivia na Garganta de Olduvai há aproximadamente 1,9 milhão de anos; então veio um australopitecino contemporâneo, há 1,8 milhão de anos, seguido depois pelo 'Homo erectus', há 1,2 milhão de anos. 

Nossa espécie, 'Homo sapiens', que se estima ter surgido há cerca de 300.000 anos, viveu no Olduvai Gorge há 17.000 anos.

Garganta de Olduvai é, portanto, um dos lugares mais importantes no leste da África no que toca a sítios paleontológicos e arqueológicos pré-históricos. 

O nome 'Olduvai' vem da planta do mesmo nome que existe aos montes por ali, que tem a  característica de reter água no seu interior. Quando a água escasseia na região, os elefantes e também os Masai mastigam essa planta.

O desfiladeiro fica a leste da planície do Serengueti, no Grande Vale do Rift, uma grande depressão de cerca de 2900Km, onde as placas tectônicas e a erosão deixaram sedimentos a descoberto de milhões de anos atrás. 

Eu tinha muita vontade de conhecer esse lugar, mas não estava previsto no nosso roteiro, e acho que eu era a única interessada no nosso grupo de safari, então não insisti na visita hehehe...o guia me disse que não há muito o que ver lá, mas eu realmente não sei dizer - se algum de vocês for até lá, depois me conte como é!

Oldupai Gorge
Oldupai Gorge ou Garganta de Olduvai

Oldupai Gorge
conhecido como o "Berço da Humanidade", esse é um dos principais sítios arqueológicos do mundo

Qual a melhor época para visitar o Serengeti

O clima no Serengeti National Park é subtropical, com uma estação chuvosa que geralmente vai de novembro a abril e uma estação seca entre junho e outubro.

Em muitos lugares em que a gente pesquisa, dizem que a melhor época para fazer safari na Tanzânia é a estação seca que, no Serengeti, é aproximadamente entre junho e outubro

Em outros lugares, já li que a melhor época para ir ao Serengeti é entre junho e fevereiro, e que a alta temporada é entre julho e março, quando a região de Seronera fica lotada. 

Pelo que compreendi - já que cada lugar diz uma coisa completamente diferente - as diferentes áreas do parque, que é imenso, são melhores em épocas diferentes do ano. Ou seja: praticamente qualquer época do ano que você for ao Serengeti, com exceção de abril, será boa em alguma parte do enorme parque nacional!

Ah, e ainda dizem que, para ver predadores em ação, as melhores épocas são final de janeiro ou fevereiro - no hiato das chuvas, quando os gnus parem.

Isso sem começar a falar nas áreas e épocas que são consideradas as melhores para ver a grande migração, que eu explico melhor abaixo!

Serengeti National Park
para ver predadores em ação, a melhor época é final de janeiro ou fevereiro

Serengeti National Park
a melhor época para fazer safari na Tanzânia é a estação seca que, no Serengeti, é aproximadamente entre junho e outubro

De um modo geral, as estações secas são sempre as melhores épocas para fazer safari em qualquer lugar, seja na Tanzânia e Quênia, seja na África do Sul ou na Namíbia, pois é quando os animais não têm muita água à disposição e são obrigados a se movimentar atrás de água, e assim acabam "aparecendo" mais durante os 'game drives', concentrados perto de fontes de água. 

Quando chove muito, eles ficam mais dispersos, pois têm água à disposição em mais lugares. 

Além disso, nas épocas do ano mais secas, a vegetação dos parques nacionais também fica menos densa, facilitando o avistamento de animais. 

O que eu posso dizer com certeza pra vocês, da nossa experiência, é que aconteceram diversas pancadas de chuva durante o nosso safari na Tanzânia, mas, incrivelmente, elas não atrapalharam em absolutamente nada a nossa viagem! 

As chuvas rápidas de novembro na Tanzânia vêm fraquinhas, ou muito fortes, e vão embora alguns minutos depois, de repente, assim como chegaram! 

E pensar que eu cheguei a cogitar em não ir para a Tanzânia nas nossas férias em novembro, porque li em inúmeros lugares que novembro era um mês de 'short rains'...e eu muito preocupada que as tais chuvas curtas poderiam tornar a nossa viagem uma 💩

Que nada, era até bom quando a chuvinha caía, já que dava uma aliviada no calorão! 

Não sei se é sempre assim, ou se era o meu pacto com São Pedro funcionando, mas o fato é que as 'short rains' de novembro na Tanzânia não atrapalharam em nada nossa viagem! Se você não puder ir na estação seca - muitos dizem que a melhor época do ano lá é entre julho e outubro - vá em novembro bem tranquilo!

Serengeti National Park
cheetah no Serengeti Park

Serengeti National Park
as 'short rains' de novembro na Tanzânia não atrapalharam em nada nossa viagem!

Claro que sempre é bom se informar sobre a melhor época para viajar para cada lugar, até para não ser pego desprevenido, mas, na minha experiência, a melhor época para ir a qualquer lugar é quando nós temos férias!

Já viajei para lugares em épocas muito pouco recomendadas e tive uma baita sorte com o clima, ao mesmo tempo em que fui para outros lugares nas épocas mais recomendadas e pegamos clima péssimo. O negócio é combinar tudo com São Pedro e apostar na sorte!

Claro que não vai dar certo tentar ver a grande migração no Serengeti em fevereiro, assim como não é boa ideia procurar aurora boreal na Islândia em julho, mas também não adianta ficar naquele desespero de ter que visitar todos os lugares na época "certa", e acabar não indo a lugar nenhum - se as suas férias são na época "errada", organize o seu roteiro de outra forma, leve capa de chuva, mas não deixe de ir ao lugar dos seus sonhos!

#MinhaOpinião

Serengeti National Park
se as suas férias são na época "errada", organize o seu roteiro de outra forma, leve capa de chuva, mas não deixe de viver seu sonho!

Serengeti National Park
o negócio é combinar tudo com São Pedro e apostar na sorte!

A grande migração e as travessias dos rios no Serengeti

Logo depois que cruzamos o portão que divide a Ngorongoro Conservation Area do Parque Nacional Serengeti, por volta das 14hs, vimos um grupo de milhares de gnus migrando

Esses animais feiosos e desengonçados, junto com as zebras, são as grandes estrelas de um fenômeno da natureza conhecido como "grande migração".

Eles se chamam 'wildebeest', palavra em Afrikaans que significa besta selvagem, mas são mais conhecidos pelo seu nome Swahili, "GNU".

Todos os anos essa espécie de antílopes cumpre um ciclo migratório atrás de grama para pastar entre o Serengeti e o parque Masai Mara, no Quênia, que é considerado um dos mais incríveis espetáculos da natureza.

Ao cruzar o Rio Mara, a caminho do Quênia, muitos deles são mortos, atacados por crocodilos, e por isso às vezes eles ficam semanas a fio reunidos nas margens do rio, aguardando o melhor momento para a travessia, que pode ser fatal, especialmente para os filhotes.

O guia nos disse que certamente tinha mais de 3 mil wildebeest naquele grupo que nós vimos logo que chegamos ao Serengeti!! 

De acordo com ele, nessa época do ano, os gnus vêm para essa parte sul do parque para as fêmeas parirem ali! 

As bestas selvagens formam uma grande e interminável fila de muitos quilômetros de comprimento quando estão migrando! Onde os primeiros passam, os outros sabem que é seguro passar, e por isso a fila - já que os predadores, como os leões, seguem seus passos atentamente. Quando eles chegam no local aonde pretendem parar, aí eles desmancham a fila e se espalham.

A grande migração de gnus, que chega a mais de 1,3 milhão desses animais, acompanhados por um grande número de zebras e um número menor de gazelas, elãs e impalas, segue um padrão igual todos os anos, sempre em busca de pastagens frescas e água. 

Serengeti National Park
eles se chamam 'wildebeest', palavra em Afrikaans que significa besta selvagem, mas são mais conhecidos pelo seu nome Swahili, "GNU"

Serengeti National Park
todos os anos essa espécie de antílopes cumpre um ciclo migratório em busca de grama para pastar entre o Serengeti e o parque Masai Mara

Serengeti National Park
esses animais feiosos e desengonçados são as grandes estrelas de um fenômeno da natureza conhecido como "grande migração"

É uma cena inesquecível, emocionante, o maior espetáculo da vida selvagem no planeta Terra, sem dúvida! E nós ficamos totalmente surpresos e emocionados com esse presente completamente inesperado, pois não esperávamos ver a grande migração acontecendo esta época do ano!

Antes de viajar, é claro que eu pesquisei, e descobri que a época mais indicada para ver a grande migração seria no período que vai de junho a setembro - então como explicar essa grande migração que vimos justamente no mês de novembro??

Bom, a 1ª coisa que eu preciso esclarecer é que uma coisa é a grande migração, que acontece praticamente o ano todo, e outra coisa são as travessias dos rios Grumeti e Mara - quando as pessoas falam em 'grande migração', normalmente estão pensando é nas travessias dos rios, e daí a confusão!

O Serengeti é famoso justamente por sua migração anual de gnus - e muitas pessoas me perguntam se vale a pena planejar a sua viagem em torno da migração do Serengeti. 

Na minha opinião, é tudo uma questão de possibilidades e oportunidades. Os guias nos explicaram que é muito difícil acertar exatamente as datas da travessia do Rio Mara, onde acontece o grande show. Mas, ao mesmo tempo, não é difícil encontrar bando enormes de milhares de gnus migrando, como nós encontramos, em pleno mês de novembro! 

De acordo com as chuvas, o padrão da grande migração seria assim:
  • Dezembro a maio: sudeste (Seronera, Ndutu) 
  • Maio a julho: corredor oeste
  • Julho a outubro: Rio Mara 
  • Outubro a novembro: área do Lobo
Ou seja: a migração acontece o ano inteiro! Esses animais vivem em constante migração! Basta que o seu guia de safari tenha boa vontade para ir atrás deles dentro da imensidão do Serengeti!

Nós tivemos sorte de vê-los, em pleno mês de novembro, no sul do parque!

A grande dificuldade é conseguir estar lá na época certa para assistir a travessia do Rio Mara - mas eu já fiquei bem satisfeita com o que vimos! Na nossa experiência, independentemente da época do ano, o Serengeti sempre vai oferecer excelentes oportunidades de visualização de vida selvagem. 

Além disso, pelo que pesquisei, eu não teria coragem de pagar os preços exorbitantes cobrados pelos acampamentos móveis que se reúnem perto da travessia do rio - sem falar nas centenas de outros veículos de safari que estarão se amontoando na beira do rio, disputando a melhor "vaga" para assistir à travessia...a época da grande migração é obviamente a altíssima temporada de safaris, quando tudo fica muito mais caro e superlotado. 

Por outro lado, é claro que ver os rebanhos impressionantes da migração de gnus cruzando o Grumeti e o Rio Mara deve ser realmente espetacular - tudo tem seus pros e contra - é uma questão de escolha. 

O site Expert Africa é uma excelente referência para descobrir a localização da migração de gnus em mapas - dá uma olhada lá se você quiser conferir onde estará ocorrendo a migração na época da sua viagem. 

Serengeti National Park
este mapa do site oficial do Serengeti da rota de migração nos gnus é bem explicativo!

No corredor oeste, o pico da migração ocorre entre o final de maio e julho, quando mais de 1 milhão de gnus migram para o norte, em uma fila barulhenta de até 40Km de comprimento! 

O principal obstáculo enfrentado pelos gnus nesta migração é a travessia das águas cheias de crocodilos do Rio Grumeti. 

A travessia normalmente acontece de junho ao início de julho, e o 1º rebanho a cruzar geralmente corre os maiores riscos. Por isso, essa travessia pode levar até semanas, desde a chegada do 1º gnu à margem sul do rio, para que a verdadeira travessia comece. 

Milhares de gnus começam a se juntar nas margens do rio, mas podem demorar muito tempo para criar a coragem necessária - ou encontrar o momento certo de descuido dos crocodilos - para a travessia acontecer de fato.

Vi muitos vídeos dessas travessias no YouTube: é um caos, uma confusão, cenas de verdadeiro pânico entre os pobres gnus e zebras!

Já no Rio Mara, que fica perto da fronteira com o Quênia, a travessia normalmente acontece entre agosto e setembro.

Mas garanto a vocês que simplesmente assistir eles se deslocando em filas intermináveis, por quilômetros e mais quilômetros, num grupo de mais de 3 mil animais selvagens, entre zebras e gnus, foi uma das imagens espetaculares que vimos na vida! 

Escrevendo sobre o fenômeno da grande migração, lembrei dessa música maravilhosa do Jorge Drexler, que se chama 'Movimiento' - vocês já conhecem? Vale escutar no Spotify, especialmente o parágrafo do meio! ❤

'Apenas nos pusimos en dos pies
Comenzamos a migrar por la sabana
Siguiendo la manada de bisontes
Más allá del horizonte, a nuevas tierras lejanas
Los niños a la espalda y expectantes
Los ojos en alerta, todo oídos
Olfateando aquel desconcertante
Paisaje nuevo, desconocido

Somos una especie en viaje
No tenemos pertenencias, sino equipaje
Vamos con el polen en el viento
Estamos vivos porque estamos en movimiento
Es más mío lo que sueño que lo que toco
Yo no soy de aquí, pero tú tampoco
De ningún lado del todo y, de todos lados un poco

Atravesamos desierto, glaciares, continentes
El mundo entero de extremo a extremo
Empecinados, supervivientes
El ojo en el viento y en las corrientes
La mano firme en el remo
Y así ha sido desde siempre, desde el infinito
Fuimos la gota de agua, viajando en el meteorito
Cruzamos galaxias, vacío, milenios
Buscábamos oxígeno, encontramos sueños'


Serengeti National Park
a grande migração no Serengeti National Park

Serengeti National Park
gnus migrando no Serengeti National Park

Serengeti
assistir aos gnus migrando em filas intermináveis - num grupo de mais de 3 mil animais selvagens - foi uma das imagens mais espetaculares que vimos na vida! 

Chegando ao Parque Nacional Serengeti

Chegamos ao Serengeti pela região do Naabi, na parte sul do parque. De lá, são 18Km até o Portão Naabi Hill

Tinha várias mulheres Masai lá, e me deixaram fotografá-las à vontade - fizeram até pose! 

Depois, quiseram olhar as fotografias que eu tirei e me pediram para apagar aquelas fotos em que elas não se acharam bonitas - justo!! 😅

Leia mais sobre as mulheres Masai aqui:


Serengeti National Park
chegando ao portão de entrada do Serengeti National Park

Serengeti National Park
mulheres Masaai no Serengeti National Park

Serengeti National Park
havia várias mulheres Masai na entrada do Serengeti, e me deixaram fotografá-las à vontade - fizeram até pose - mas depois olharam todas as fotografias que eu tirei e me pediram para apagar aquelas fotos em que elas não se acharam bonitas - achei justo! 😜

Serengeti National Park
as mulheres Masaai são lindíssimas!

As hienas pintadas barrigudas do Serengeti

Já na chegada, vimos um grupo de 10 hienas pintadas comendo um gnu, uma delas grávida! 

Ou melhor: nós que pensamos que ela estava grávida, pois tinha um barrigão imenso, mas o guia nos explicou que, às vezes, elas ficam com esse barrigão de tanta comida, mesmo! 

Se fartaram comendo o pobre gnu!

De repente, bem ao lado do nosso carro de safari, uma hiena com a pata machucada se deitou numa poça de barro para se refrescar!! 

Fiz até uma 'selfie' com ela kkk...fazer selfie com a Torre Eiffel ou com a Estátua da Liberdade é fácil! Quero saber quem já fez selfie com uma hiena pintada sorridente... 

Não sei dizer qual de nós duas tinha mais dentes!!

Serengeti
nós pensamos que a hiena estava grávida - olha o tamanho do barrigão dela - mas o guia nos explicou que, às vezes, elas ficam com esse barrigão de tanta comida, mesmo!

Serengeti
as hienas pintadas se fartaram comendo o pobre gnu - olha aquela mais à direita, devorando um pedaço da carcaça!

Serengeti
quem já fez uma selfie com uma hiena pintada sorridente?? 🙌

Serengeti
esta hiena estava com a patinha machucada, mal conseguia levantar...

Simba, o Rei Leão

Logo depois, vimos 6 leões!!! 

Dois deles com jubas grandes (são os machos adultos que têm jubas)!! 

Já tínhamos visto leões em safaris tanto no Kruger Park, na África do Sul, quanto no Etosha, na Namíbia, mas nunca vimos tantos leões reunidos ao mesmo tempo quanto no Serengeti, parque nacional que possui a maior população de felinos do planeta (também vimos cheetahs e leopardos lá). 

Imagine, num único lugar, ver 6 leões juntos!

Leia também:

Etosha National Park: fazendo safari por conta própria na Namíbia

Safari dos guepardos em Otjitotongwe Cheetah Farm na Namíbia: emoção e o perrengue do ano

Kruger National Park na África do Sul

Serengeti National Park
imagine ver 6 leões juntos - foi emocionante!

Serengeti National Park
os leões machos adultos têm jubas, as leoas não

Serengeti National Park
tínhamos visto leões antes, em safaris no Kruger Park e no Etosha, mas nunca vimos tantos leões juntos no mesmo grupo

Serengeti National Park
o Serengeti possui a maior população de felinos do planeta

Se você sonha em ver leões, esqueça qualquer outra reserva de vida selvagem na África - o seu lugar é definitivamente o Serengeti!

Muita adrenalina esse Serengeti! Mal havíamos chegado, nem entramos propriamente no parque nacional e já vimos tudo isso - eu estava achando que o coração não ia aguentar até o final do dia, já estava esgotada com tantas emoções!

O Serengeti tem a maior concentração de carnívoros do mundo - é provavelmente um dos únicos lugares no planeta onde você terá a chance de ver, num mesmo dia de safari, todos os grandes felinos africanos, como leões, leopardos, cheetahs, hienas pintadas e o chacal! 

Ver esses predadores caçando e, às vezes, lutando pelos seus territórios, é uma das cenas mais emocionantes que se pode ver na natureza!

Serengeti National Park
se você sonha em ver leões, o seu lugar é definitivamente o Serengeti!

Serengeti National Park
Simba, o Rei Leão

Serengeti National Park
no Serengeti você terá a chance de ver, num mesmo dia de safari, todos os grandes felinos africanos

Almoço no Naabi Gate do Serengeti Park

Por volta das 14h30min, paramos para almoçar no Naabi Gate, numa área de piquenique bem bonita, com um ótimo banheiro.

O almoço foi bom: bananas, Sprite, frango com molho, batatas e legumes com molho.

Vimos várias iguanas e pássaros coloridos por ali.

O Serengeti tem mais de 530 espécies de pássaros registradas, sendo que boa parte delas migram para lá de outras partes do mundo, fazendo com que o parque seja considerado um paraíso para os amantes de pássaros! 

Algumas das espécies mais comumente vistas por lá são cegonhas-européias e de Abdim, rolo eurasiano, andorinhas, águias marciais, etc.

Naabi Gate
almoçamos no Naabi Gate, numa área de piquenique bem bonita

Naabi Gate
centro de visitantes no Naabi Gate, uma das entradas do Serengeti National Park 

Naabi Gate
área de piquenique no Naabi Gate, Serengeti National Park

Naabi Gate
iguana colorida em Naabi Gate, no Serengeti National Park

Anyone for a game drive?

Continuamos o game drive as 15hs, agora com o teto do carro aberto, e vimos um grupo com mais de 100 zebras. 

Tudo no Serengeti é aos montes!!

O Parque Nacional Serengeti tem mais de 28 espécies de herbívoros, incluindo búfalos, elefantes, gnus, gazelas, zebras e hipopótamos. 

Fomos em direção à área central do Parque Serengeti, região chamada Seronera, conhecida como sendo um dos habitats de vida selvagem mais ricos do parque, com o Rio Seronera, que fornece uma importante fonte de água para esta área, atraindo animais representativos da maioria das espécies do Serengeti.

Serengeti National Park
babuínos no Serengeti National Park

Serengeti National Park
a região de Seronera é conhecida como sendo um dos habitats de vida selvagem mais ricos do Serengeti

Serengeti National Park
anyone for a game drive?

Mal tínhamos começado nossos game drives no parque e eu só pensava "esse Serengeti é demais"!! Tinha a sensação de que, depois desse safari, todo o resto ia perder a graça...por sorte, no dia seguinte descobri que a Cratera do Ngorongoro consegue ser ainda mais fotogênica e impressionante!

Mas as cenas que a gente vê no Serengeti são muito alucinantes, animais aos montes! 

Vimos muitos milhares de gnus e zebras migrando, como contei acima - inclusive, em um certo momento, fechou o pau entre os gnus! Vimos 2 deles brigando de chifradas bem ao nosso lado! Assustador!

E então, quando eu achava que já estava bom demais por um dia, de repente vimos algo dentro d'água, e não eram pedras, porque estavam se mexendo...eram hipopótamos!! Pelo menos uns 50 deles!!

Adoro ver hipopótamos - vocês sabiam que eles são considerados alguns dos animais mais perigosos da África? 

Difícil é encontrá-los fora da água, já que adoram passar o dia "de molho".

Serengeti National Park
dezenas de hipopótamos dentro da água!

Serengeti National Park
hipopótamos são considerados alguns dos animais mais perigosos da África

Serengeti National Park
eles adoram passar o dia "de molho"

Serengeti
teve selfie com hippos também, é claro!

os passarinhos aproveitam para comer os parasitas que se alojam no couro dos hippos!

Serengeti National Park
hippo de cara amarrada no Serengeti 😠

Em um safari, siga o bando

Neste ponto do nosso safari no Serengeti, eu já estava completamente esgotada dos nervos! É emoção demais num dia só! O coração não consegue descansar! Mal se recompõe de uma emoção, já vem outra! ❤ 

E então...encontramos não apenas uma, mas DUAS cheetahs!!! Meu animal preferido na África! E elas ficaram um bom tempo desfilando pra lá e pra cá, do nosso lado! Sou capaz de ficar horas observando as cheetahs!

Uma das cheetahs até subiu numa árvore para enxergar melhor, o que é bem incomum, pois, ao contrário dos leopardos, as cheetahs não costumam subir em árvores!

Serengeti National Park
as cheetahs ficaram um bom tempo desfilando pra lá e pra cá, do nosso lado

Serengeti National Park
no Serengeti, o coração mal se recompõe de uma emoção, e logo ali já vem outra! ❤

Serengeti National Park
meu animal preferido na África

Serengeti National Park
sou capaz de ficar horas observando as cheetahs!

Serengeti National Park
cena rara: ao contrário dos leopardos, as cheetahs não costumam subir em árvores!

Quando encontramos um animal que não é tão comum de se ver, como cheetahs, leopardos ou leões, os guias se comunicam entre eles, via rádio, e logo começam a chegar outros veículos de safari - quando a gente percebe, já tem uma baita aglomeração de carros ao nosso redor, disputando o melhor espaço nas estreitas estradinhas do Serengeti. 

Outras vezes, a gente percebia que o nosso guia/motorista aumentava de repente a velocidade do carro - e supúnhamos que algum outro guia, colega dele, havia dado dica via rádio de onde poderíamos ver algum desses carnívoros - não dava outra: logo chegávamos a alguma dessas aglomerações de veículos de safari, onde já haviam outros grupos de turistas vendo algum animal raro!

Era engraçado porque o guia não nos dizia algo tipo "apertem os cintos", que vamos correr atrás de um leão - a curtição dele era justamente "fazer surpresa" pra nós - imagino que a maioria dos guias faça o mesmo...até para se exibir que foram eles que encontraram tal animal para nos mostrar kkkkk...

Então, se um dia você estiver fazendo self-drive safari, e avistar alguma aglomeração de carros de safari em algum lugar, pode correr para lá imediatamente, que é certeza de ver algum animal interessante!

Serengeti National Park
sempre que houver alguma aglomeração de carros de safari em algum lugar, pode correr para lá, que é certeza de ver algum animal interessante!

Serengeti National Park
dois leopardos camuflados entre os troncos de uma árvore no Serengeti - cenas que você não encontra sem a ajuda dos guias e seus rádios!

Serengeti National Park
leão pendurado numa acácia no Serengeti

Upgrade nos alojamentos do safari

Depois dos espetáculos das cheetahs, leões e leopardos, deixamos a inglesa Lisa (nossa companheira de safari) no alojamento dela - Ang'ata Camp ou Angaata Seronera Camp - que era bem pertinho do nosso camping.

Ela fez um 'upgrade' no safari, e ficou hospedada em alojamentos mais bacaninhas, e não em barracas de camping como nós - isso é perfeitamente possível, basta pagar a diferença de preço entre as hospedagens.

Quando você estiver negociando o custo do seu safari, verifique esta opção! 

Se você definitivamente não curte acampar, ou tem muito medo de dormir junto dos leões e hienas, essa pode ser uma boa opção para se hospedar em 'lodges' um pouco mais econômicos, sem precisar acampar e, ainda assim, não precisar vender o rim no mercado negro para pagar pelo seu safari! 

Posso adiantar a vocês que ela não me disse exatamente quanto pagou pelo safari dela com o upgrade de hospedagens, mas me disse que foi bem, bemmmmm mais caro que o 'preço original' do safari, que nós pagamos! 😝


Serengeti National Park
é possível fazer um upgrade nos alojamentos do seu safari - basta pagar a diferença de preço entre as hospedagens

Serengeti National Park
Angaata Seronera Camp no Serengeti National Park

Nguchiro Public Campsite em Seronera

Chegamos no nosso camping - Nguchiro Public Campsite - as 18hs.

Amoooo os fins de tarde na África, as cores do céu e a luz do sol filtrada pelas nuvens batendo na savana e nas acácias. Que espetáculo! O por do sol africano é a minha cor favorita 😎

Compramos cervejas, através do nosso guia, que sempre dava jeito de conseguir bebidas pra nós - nos campings públicos não existe nenhum tipo de mercadinho - e ficamos curtindo o fim de tarde maravilhoso, exaustos das emoções do dia!

Por 3 cervejas geladas no Serengeti pagamos 12 mil Schillings Tanzanianos (4 mil cada uma), sendo que U$ 1 = 2.308 TSh

Façam as contas, se quiserem, porque eu me recuso a converter esses gastos - muito menos em cerveja!!!

Serengeti National Park
Nguchiro Public Campsite em Seronera

Serengeti National Park
as instalações deste camping público no Serengeti são bem básicas - apenas banheiros com banho frio e uma grande cozinha coletiva, onde são feitas as refeições (prédio à esquerda nesta foto)

Serengeti National Park
os fins de tarde na África, as cores do céu, e a luz do sol filtrada pelas nuvens batendo na savana e nas acácias são inesquecíveis

jantar foi excelente: café, pão, sopa de pepino de entrada, ensopado de carne, espaguete e ensopado de legumes. Água e vinho para acompanhar. Tudo muito gostoso!

Ouvimos música pop tanzaniana (lembra uma 'cumbia' uruguaia hehehe...), que as nossas companheiras de safari francesas amavam, dançamos um pouco, rimos, nos divertimos e, às 20hs, estávamos todos prontos para dormir, não fosse por 2 zebras, que ficaram bufando e rançando no acampamento até às 22hs, sem deixar ninguém dormir!!


Serengeti National Park
não há qualquer tipo de cerca protegendo o camping no Serengeti dos animais selvagens

Serengeti National Park
logo que chegamos ao camping no Serengeti, o guia/motorista e o cozinheiro já descarregaram o nosso carro de safari e as barracas já estavam montadas - você ajuda como puder, carregando as suas traquifâncias, levando o seu saco de dormir para a sua barraca, etc

Serengeti National Park
refeitório coletivo no camping do Serengeti

Serengeti National Park
as refeições são feitas no refeitório coletivo, e nesta noite rolou até uma festinha improvisada!

Encontros noturnos no Serengeti

O camping público de Nguchiro em Seronera tem cozinha, banheiros, e a conexão de internet funciona meia boca...só não tem cerca!

Devo ser meio inconsequente na vida, porque, antes de viajarmos para a Tanzânia, realmente não me preocupei nem um pouco com o fato de que os nossos campings no safari não seriam cercados - especialmente no Serengeti, com sua super população de felinos! 

Acho que a ficha ainda não tinha caído direito...mas, quando o nosso guia começou a nos alertar que não nos afastássemos da área das barracas, aí sim bateu um medinho. E, quando deitamos para dormir, e começamos a ouvir hienas e zebras fazendo uma barulheira, bateu um medão! 

Dizem que as zebras e hienas são as visitas mais frequentes à noite neste camping em Seronera, mas poucos dias antes havia tido uma briga entre 2 leões bem no meio das barracas...e foi inevitável ir dormir imaginando essa cena! 

Muita gente nos perguntava como fazíamos para ir ao banheiro durante a noite, especialmente depois de tomarmos várias cervejas - ora, tivemos a genial ideia de cortar pela metade, com o providencial canivete suíço do Peg, uma garrafa de água mineral 2l que havíamos consumido...acho que nem preciso dar mais detalhes de como funcionava o nosso personal-banheiro-Tabajara-improvisadex à noite, né?? 😬

Tomar cerveja de noite realmente piorou a minha situação - recomendo veementemente, nestes casos, apelar para a garrafa plástica cortada no Serengeti!

Serengeti National Park
interior da nossa barraca no camping do Serengeti

Uma coisa deve ser dita: os dias de safari são tão, mas tãooo intensos, que cada dia parecia valer por 3! 

Ficávamos tão exaustos e esgotados das emoções do dia que, quando apagávamos à noite na nossa barraca, esquecíamos completamente de todos os perigos ao nosso redor, e dormíamos o sono dos bons e justos...mas não nego que dá um certo medinho, sim, de acampar num camping não cercado no meio da savana africana! 

Leve isso em consideração quando optar por esse tipo de safari econômico!

Nesta noite, por exemplo, só quando o despertador tocou, às 5hs da manhã, para nos acordar para o 1º game drive do dia, foi que pude confirmar as minhas suspeitas com o nosso guia e o resto do grupo: tivemos 2 leões nos visitando no acampamento de madrugada 😱 ouvimos rugidos, mas até então estava tentando me convencer que era loucura da minha cabeça...eu que não ia colocar a cabeça pra fora da barraca para conferir, né!

Não sei dizer a que distância eles estiveram da nossa barraca - espero que bemmmm longe, pois sobrevivemos à noite e aos leões e hienas! 💪

Aliás, enquanto nós comentávamos impressionadíssimos sobre os rugidos noturnos com os nossos companheiros de safari, que também tinham ouvido, os guias não pareciam nem um pouco preocupados - aquilo para eles é absolutamente normal, acontece todo dia, não é nada fora do comum ouvir rugidos de leão nos campings! 

Eles nos explicaram que os animais aproveitam que está tudo quieto à noite para vir "especular" o que está acontecendo ali, dar aquela fiscalizada noturna básica, sem maiores intenções!

Ainda sobre esse assunto, para não alarmar ninguém, não ouvi nenhum relato de ataques noturnos a humanos nos campings da Tanzânia

A fauna é muito equilibrada no Serengeti, os predadores têm alimento à disposição na cadeia alimentar deles, e não precisam avançar num humano para garantir o jantar - as gazelas devem ser bem mais apetitosas do que o meu tecido adiposo! 

Eles só vão atacar se se sentirem incomodados ou ameaçados, para se proteger, especialmente se estiverem com filhotes por perto.  

O banho/chuveiro também não é quente neste camping do Serengeti, mas, como não faz frio lá, até que dá para encarar um banho geladinho, ou então simplesmente usar lencinhos higiênicos para dar aquela tapeada e pular o banho kkkk...até porque, no dia seguinte, no camping do Ngorongoro, há banho quente!

Deu medo até de entrar no banheiro depois que escureceu, e me dar de cara com uma hiena pintada lá dentro...mas a verdade é que só encontrei uma senhora alemã peladona desfilando pelo toilet 😅

Aliás, vi várias mulheres europeias na casa dos 60 e muitos anos viajando de moto pela África (eles vêm de moto desde a Alemanha!) - espero chegar aos 70 assim! 💪

Serengeti National Park
os campings públicos do Serengeti e do Ngorongoro não são cercados

Serengeti National Park
uma hiena pintada nos arredores do nosso camping no Serengeti

Game drive no Serengeti

Era o 3º dia de safari; 2º dia no Serengeti National Park. 

Acordamos às 5hs da manhã, tomamos um rápido café com biscoitos e, às 6hs da manhã, já estávamos saindo para o 1º game drive do dia, para aproveitar que este é, supostamente, um horário em que os animais estão mais ativos.

Passamos toda a manhã rodando pelo parque nacional e vendo muitos animais, com uma parada para banheiro por volta das 9hs. 

Como eu já disse em outros posts, não desperdice uma oportunidade de ir ao banheiro - aproveite e vá, mesmo sem muita vontade, em todos os banheiros que cruzarem pelo seu caminho, pois nunca se sabe quando será o próximo!

Voltamos ao Nguchiro Public Campsite pouco antes das 12hs para almoçar: mamão, panquecas, pizza de vegetais, peixe, mandioca, salada de batatas e milho.

Serengeti National Park
num safari, nunca desperdice uma oportunidade de ir ao banheiro!

Serengeti National Park
almoço no Nguchiro Public Campsite, nosso camping no Serengeti

Serengeti National Park
todas as refeições foram muito boas durante o safari - nosso cozinheiro Charles era excelente!

Às 12:40hs já estávamos novamente na estrada, no caminho de volta para a Ngorongoro Conservation Area. 

Como expliquei antes, se você entrar no Serengeti num dia as 13hs, terá que sair no máximo até as 13hs do dia seguinte, para não ter que pagar outro ingresso - então todas as agências de safari organizam seus roteiros de forma a que os turistas passem exatamente 24hs dentro do Serengeti, para aproveitar ao máximo o custo do ingresso. 

Já comentei que o pior trecho de estrada de terra que pegamos durante todos os 5 dias de safari é o que fica logo depois que se desce das partes altas do Ngorongoro, até a entrada do Serengeti. É mais ou menos 1h de estrada quebra-costela, sem grandes atrativos ou animais no caminho.

Por sorte, o dia estava + bonito do que na véspera, quando fizemos esse mesmo caminho pela 1ª vez, na ida para o Serengeti, com céu azul entre nuvens, tudo muito colorido e muitos Masai no caminho em suas aldeias, com suas capas xadrez vermelhas, azulão ou pink.

Neste mesmo dia, vimos mais 2 cheetahs exibidas e + 2 leões dorminhocos numa árvore. 

E mais 2 leopardos noutra árvore. Até este momento, tínhamos 4 cheetahs, 4 leopardos e 8 leões na nossa conta!

Serengeti National Park
já tínhamos 4 cheetahs, 4 leopardos e 8 leões na nossa conta!

Serengeti National Park
uma cheetah exibida no Serengeti

Ah, e vimos um crocodilo também! 🐊

É cada cena surreal que a gente vê!

Depois das selfies com hienas e hippos, neste 2º dia de safari no Serengeti nos superamos com mais algumas #hippo selfies!

Vimos 3 famílias de hipopótamos com mais de 100 desses animais gigantescos numa lagoa rasa de puro barro e fedor 💩 

Eu já nem sabia mais como descrever tanta felicidade! Cada dia era mais intenso que o outro! 

Era recém nosso 3° dia de safari, mas parecia que já estávamos lá há muito mais tempo! Numa viagem assim, a gente esquece tudo, se desconecta do resto do mundo, e vive só o presente, o minuto!

Serengeti National Park
#hippo selfie no Serengeti Park

Serengeti National Park
vimos 3 famílias de hipopótamos no Serengeti, com mais de 100 desses animais gigantescos numa lagoa fedorenta 💩

Serengeti National Park
num safari, a gente se desconecta do resto do mundo, e vivemos apenas o presente, o minuto!

Serengeti National Park
Serengeti National Park

O que fazer no Serengeti

A principal atividade em um safari é obviamente o próprio game drive - passeios em veículos abertos à procura de animais selvagens. 

Você pode fazer esses passeios por conta própria em carros alugados (self drive safari); pode fazer com carros e guias dos parques, em 'game drives' organizados pelos alojamentos que se situam dentro dos parques nacionais; ou pode, assim como nós, fazer game drives com um grupo de safari organizado através de uma agência - a opção que nós escolhemos, é claro, é a mais econômica. 

Serengeti National Park
a principal atividade em um safari é o próprio game drive - passeios em veículos abertos à procura de animais selvagens

Mas, se você tiver grana para esbanjar, pode também escolher se hospedar num dos alojamentos 5 estrelas altamente luxuosos que existem dentro do Serengeti, como o Melia Serengeti Lodge e o Four Seasons Safari Lodge, e passar o dia inteiro na piscina, vendo os animais beberem água ali pertinho. 

Outra atividade no Serengeti para a qual você precisa ter grana alta para bancar é o safari de balão, que custa U$ 532 e dura 1h30min, aproximadamente. 

Vimos vários balões voando por lá de manhã cedo! Uma chance única de ver o parque de uma perpectiva bem diferente!

Mas, como não estávamos para esbanjamentos, infelizmente não foi desta vez que matei a vontade de passear de balão.

Como eles dizem em Swahili, "pole pole", um sonho de cada vez 🎈

Mas as possibilidades de se divertir no Serengeti não param por aí: eles ainda oferecem safáris fotográficos e de filmagem profissional, safáris a pé perto de açudes onde os animais se reúnem para beber água, normalmente acompanhados de um guarda florestal armado, refeições na savana e turismo cultural, com visitas a povoados nativos. 

Serengeti National Park
safari de balão no Serengeti custa U$ 532 e dura 1h30min, aproximadamente

Serengeti National Park
como não estávamos para esbanjamentos, infelizmente não foi desta vez que matei a vontade de andar de balão 😓

O que levar num safari econômico

No post anterior sobre o Tarangire National Park eu já comentei sobre algumas coisas que são muito úteis e até indispensáveis de se levar num safari na Tanzânia, mas, a cada novo post, vou lembrando de mais dicas e acrescentando outras coisas - por isso eu sempre recomendo ler todos os posts desta série sobre nossos safaris na África em ordem, mesmo que você não tenha intenção de visitar um dos parques especificamente. 

Uma dica boa neste tipo de safari econômico que nós fizemos é levar algum tipo de lanchinho - nós levamos castanhas, damascos e barrinhas de proteína e convidamos todo pessoal do nosso grupo, pois eles não levaram lanchinhos, e fez falta. 

As refeições que a agência providencia são ótimas e bem fartas, mas, entre elas, é necessário ter algum lanchinho. 

No 2º dia de safari no Serengeti, por exemplo, não tivemos um café da manhã forte - só um café rápido com bolachinhas, e saímos muito cedo pro game drive, e o almoço só foi acontecer várias horas depois, ao meio-dia, então já estávamos todos loucos de fome lá pelas 10hs! 

Nossas castanhas e damascos nos salvaram!

Também é bom levar um 'liner' - forro de saco de dormir - que pode ser improvisado até costurando as pontas de um lençol em formato de saco de dormir e colocando lá dentro para forrar o saco, pra ficar mais higiênico (sabe-se lá se eles realmente lavam bem os sacos de dormir entre um grupo de safari e outro).

Por último, leve uma fronha pro seu travesseiro, além de lanterna de testa, repelente de insetos com DEET, muito protetor solar, maiô e todos os itens que já mencionei nos posts anteriores. 

Serengeti National Park
campsite no Ngorongoro - é importante levar equipamentos básicos de camping, como lanterna, repelente, forro de saco de dormir e lanchinhos!

Ngorongoro Simba Campsite

Na nossa 3ª noite de safari, depois que saímos do Serengeti e chegamos de volta à Ngorongoro Conservation Area, seguimos até o Simba Campsite, camping onde ficamos hospedados nas terras altas, ao redor da cratera do vulcão. 

Chegamos lá por volta das 16hs, jantamos e pernoitamos.

O banho nesse camping é muito bom, com muita água quente - compensou o banho frio da noite anterior no Serengeti. 

Mas os vasos também são do tipo "buraco no chão".

Vale a pena levar uma necessáire com alça, para poder pendurar na maçaneta da porta do chuveiro, pois não existem ganchos/cabides ali dentro para pendurar as suas coisas. 

Tirei várias fotos do banheiro feminino deste camping, e vou postar abaixo para que vocês saibam exatamente como são as instalações - aliás, sem falsa modéstia, como eu gostaria de ter lido um post completão como este antes de fazer esta viagem!!! 😎

Serengeti National Park
banheiro no camping do Ngorongoro

Serengeti National Park
banheiro turco no Ngorongoro Simba Campsite

Serengeti National Park
banho nesse camping do Ngorongoro é muito bom, com bastante água quente - compensou o banho frio da noite anterior no Serengeti!

Tanto no Serengeti quanto no Ngorongoro, ficamos em campings públicos, e não tem nenhum tipo de mercadinho nesses campings, mas nosso guia Frederick sempre fazia algum tipo de mágica e conseguia comprar cervejas pra nós! 

No Simba Campsite compramos 2 cervejas por 4000 cada.

Chegamos no campsite às 16hs, e o fim de tarde foi colorido, espetacular, com céu limpo, e teve até direito a arco-íris! Que espetáculo essa natureza na região do Ngorongoro!

A localização desse camping é num lugar super bonito, com uma árvore gigantesca bem no meio das barracas. Adorei! 

E a internet funcionava bem melhor lá do que nos dias anteriores no Serengeti!

Serengeti National Park
Ngorongoro Simba Campsite

Serengeti National Park
o fim de tarde no camping do Ngorongoro foi colorido, espetacular, com direito até a arco-íris!

Serengeti National Park
barracas do nosso grupo no camping do Ngorongoro

Serengeti National Park
a localização do camping público do Ngorongoro é num lugar super bonito, com uma árvore gigantesca bem no meio das barracas

Serengeti National Park
do camping, é possível dar uma espiada na vista da Cratera do Vulcão Ngorongoro

Serengeti National Park
no Simba Campsite em Ngorongoro éramos apenas o nosso grupo de safari e um outro casal

Serengeti National Park
instalações bem simples no camping do Ngorongoro, com 2 refeitórios/cozinhas e banheiros

O jantar foi muito bom, com sopa, pão feito na hora, arroz, carne ensopada e legumes cozidos. Para beber, Fanta e o vinho doce de sempre! 

Teve até música brasileira no jantar desta noite kkkk...

No Ngorongoro Simba Campsite, devido à altitude, faz bastante frio à noite - usei fleece e calças térmicas para dormir, e passei frio mesmo assim! - e a vantagem é que, talvez pelo frio, não existem tantos mosquitos e insetos em geral, como nos outros campsites. 

Como regra, em todos os outros campings havia bastante moscas no almoço e mosquitos no jantar. 

Lembre de levar roupas quentinhas para dormir esta noite no Simba Campsite.

Enquanto no camping do Serengeti Seronera havia várias barracas montadas e bastante turistas, no Simba Campsite em Ngorongoro éramos apenas o nosso grupo e um outro casal.

Quanto ao fato de o Ngorongoro Simba Campsite não ser cercado, assim como o camping do Serengeti também não era, preciso esclarecer que isso não é exclusividade dos campsites: a maioria dos lodges, mesmo os de luxo, também não é cercada! 

A diferença é que, nos alojamentos luxuosos, eles têm guardas armados, normalmente Masais, que te acompanham entre a tua tenda e a tenda-refeitório - tu marcas o horário que vais querer jantar e tomar o café da manhã e a "escolta" vai te buscar na tua tenda heheheh...já nos campings não há escolta armada!

Se você acha que não conseguirá dormir com rugidos de animais selvagens por perto, é melhor nem ir para a savana africana, porque não tem muita opção!

Serengeti National Park
o Ngorongoro Simba Campsite não é cercado, assim como o camping do Serengeti também não era - aliás, a maioria dos alojamentos, mesmo os de luxo, também não são cercados! 

Serengeti National Park
no Ngorongoro Simba Campsite, devido à altitude, faz bastante frio à noite

Serengeti National Park
jantar no camping do Ngorongoro

Nos campings, a dor nas cadeiras de dormir em colchonetes é garantida (embora o colchonete fornecido fosse bem bom), e na 3ª noite já começou a dar as caras. No resto, não troco nosso 'budget camping safari' por nada!

A nossa companheira de safari que fez upgrade e estava ficando hospedada em camps luxuosos nos contou que, nesta noite, simplesmente não conseguiu dormir, porque um casal de elefantes passou horas ao lado da tenda dela, e ela não conseguia dormir, com medo de que os elefantes "atropelassem" a tenda 😱 

A estas alturas, ela já estava até querendo abandonar os lodges chiques e ficar conosco nos campings mesmo, que era bem mais divertido, com direito a música tanzaniana no jantar e dancing 😂

Veja aqui nosso 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia, para despertar o seu apetite viajante:


Já esteve na Tanzânia? Fez algum safari? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.



Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Serengeti

Serengeti

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: