O que levar para um safari na África, que tipo de roupa usar em um safari, qual equipamento de fotografia é melhor para levar num safari - quem viaja à África costuma ter essas dúvidas, então resolvi reunir todas as minhas dicas sobre o assunto aqui. Leia e descubra como arrumar a sua mochila para um safari de sucesso!
Ao longo dos últimos posts que publiquei aqui no blog, comentei sobre alguns itens que são muito úteis e até indispensáveis de se levar para um safari na África, mas, a cada novo post, vou lembrando de mais dicas de coisas importantes para levar num safari e acrescentando outros itens na minha checklist, então achei melhor tentar reunir todas as dicas do que levar para um safari aqui, num único lugar, para você não esquecer de nada importante.
São dicas práticas do que você precisa levar em um safari, inclusive equipamento para fotos e vídeos, que tipo de roupa usar em um safari...um checklist completo para você usar na hora de arrumar a sua mochila de safari na África.
Vale lembrar que alguns itens são mais importantes numa viagem de safari de camping, outros são mais importantes num self drive safari...enfim, dependendo do tipo de safari que você pretende fazer, algumas coisas podem ser mais importantes do que outras, ou até mesmo dispensáveis.
Por isso, procure adaptar a minha listinha do que levar para um safari na África às suas necessidades específicas, dependendo do tipo de viagem de safari que você vai fazer.
Leia mais: Safari na Tanzânia e no Quênia: tudo que você precisa saber para organizar a sua viagem
O Peg acabou de editar um vídeo muito bom, mostrando todos os detalhes do nosso carro de safari na Tanzânia e também como são os acampamentos do safari no Serengeti.
Assista clicando na foto abaixo:
Para assistir no YouTube, clique aqui.
Quer ver a nossa playlist de vídeos de safaris que fizemos na África? É só clicar aqui!
O que levar para um safari na África
Os principais itens que você precisa levar (e usar!) para um safari na África são protetor solar com fator de proteção bem alto (mesmo dentro do veículo de safari, com o teto retrátil aberto, o sol queima muito!) e repelente de insetos com DEET.
Já escrevi bastante sobre os cuidados extras que você precisa ter com o sol numa viagem à África e sobre os efeitos colaterais dos medicamentos antimaláricos - leia este post cheio de dicas importantes: Cuidados de saúde que você precisa tomar antes de uma viagem à África
Para ver as nossas dicas sobre o kit de remédios que é recomendado levar num safari, leia o post acima! Ali eu expliquei também quais são os repelentes mais recomendados para uso na África.
E, ainda no tópico da saúde, não esqueça de levar a sua carteira de vacinação contra a febre amarela e um bom seguro de saúde para um safari na África, especialmente para a Tanzânia e o Quênia!
É muito fácil (e grátis) fazer essa vacina e pegar o seu certificado, que agora é válido para o resto da vida - veja aqui neste post, onde expliquei tudo direitinho: Certificado de vacinação contra a febre amarela.certificado internacional de vacinação contra a febre amarela |
as barracas usadas nos safaris na África têm telas nas portas |
Quando chegávamos aos campings, muitas vezes as nossas barracas, com colchonetes, travesseiros e sacos de dormir, já estavam montadas pelo cozinheiro Charles.
As barracas que eles fornecem são daquelas que a gente consegue ficar em pé dentro, muito boas e espaçosas.
Recomendo levar um 'liner' - forro de saco de dormir - que pode ser improvisado até costurando as pontas de um lençol em formato de saco de dormir, e colocar esse 'liner' lá dentro para forrar o saco, pra ficar mais higiênico. Sabe-se lá se eles realmente lavam bem os sacos de dormir entre um grupo de safari e outro!
Grave a cor e o modelo do seu saco e use o mesmo saco de dormir em todas as noites do seu safari.
Os banheiros nos campings normalmente são bemmm simples, mas limpos, às vezes com ganchos na porta do chuveiro para pendurar as coisas. Leve uma necessáire com alça, para facilitar na hora de pendurar dentro do chuveiro, ou até na maçaneta da porta do chuveiro, se não tiver ganchos/cabides ali dentro do box para pendurar as suas coisas.
Mostrei todos os detalhes lá nos stories, no Instagram - espie lá se ficou curioso!
Leve um par de chinelos de dedo para usar no banho...e também nos 'game drives'!
Simmm, por incrível que pareça, lá pelo 3º dia de safari estávamos convencidos que o melhor calçado em um safari como o nosso é um bom par de chinelos Havaianas, ou aquelas sandálias estilo papete, que são bem fáceis de calçar e tirar.
Lembra que já comentei que ficávamos o tempo todo subindo e descendo dos assentos do veículo de safari, para poder enxergar melhor e fotografar os animais? Pois é, fica bem mais fácil fazer isso se você estiver usando chinelos, porque ficar toda hora calçando e descalçando um tênis ou bota ninguém aguenta, né? Sem falar no calor...
quem esquece de colocar chinelos, acaba fazendo safari de meias! |
gostei muito de fazer safari com essas sandálias estilo papete, que são fáceis de colocar e tirar, para poder ficar em pé nos assentos do veículo de safari |
Não esqueça da lanterna para usar dentro da barraca à noite - aquelas de usar na testa são as mais práticas!
Se você gosta de vinhos, e pretende tomar um vinho bom nas noites de safari, recomendo levar uma ou mais garrafas na sua mochila. No Quênia, é fácil encontrar bons vinhos nos mercados de Nairobi. Na Namíbia, igualmente, compre vinhos na capital Windhoek. Na África do Sul você encontra bons vinhos em praticamente qualquer lugar. No caso da Tanzânia, compre garrafas de vinho em Arusha, onde existem bons mercadinhos em que você consegue comprar alguns vinhos chilenos ou sul-africanos.
Durante o safari, sempre se consegue comprar cerveja, mas comprar vinho ao longo do safari não rola, e os vinhos incluídos no pacote, que eles servem no jantar, são super suaves, bem fraquinhos mesmo! Isso, é claro, nos safaris baratex como o que nós fizemos. Imagino que, nos safaris chiques, o vinho seja à altura dos valores exorbitantes que eles cobram...
Outra dica importante: leve maiô/biquine no safari - na Tanzânia, eu quase deixei o maiô em Arusha, pensando que só ia ter chance de usá-lo no final da viagem, nas praias de Zanzibar! Em algumas acomodações durante o safari poderá ter piscina (nós tivemos essa sorte no Twiga Campsite) - e não há nada melhor do que chegar suados, cheios de terra, morrendo de calor e cansados de um safari e ficar de molho em uma piscina para se refrescar e relaxar!
não é fácil arrumar todo o carregamento do grupo de safari no porta-malas do veículo, então não venha querer mexer na sua mala durante o dia, porque não vai rolar... |
num safari na África, o mais recomendado é ir de mochilão |
Que tipo de roupa usar em um safari na África
meu 'look safari' de todo dia |
Equipamento de fotografia para levar num safari
No nosso último safari, na Tanzânia e Quênia, o principal equipamento de vídeo/fotográfico que levamos foi uma câmera Nikon D7500, com uma lente 28-300mm - leve a melhor lente que você tiver, e fique só nela, porque ficar mudando de lente no meio do safari é péssimo: sempre tem muita terra e poeira, acaba sujando a lente e as fotos ficam uma caca...
Se tiver, leve um binóculos - todos os guias têm binóculos, mas normalmente é um só para todo o grupo.
No nosso carro de safari, tínhamos uma tomada e uma entrada USB exclusiva para cada passageiro - mas não sei se TODOS os veículos de safari são assim, então sempre é bom levar um powerbank (carregador de baterias portátil), para não correr o risco de ficar sem bateria bem no meio do safari e perder a foto daquele leão!
Também levamos uma câmera Go Pro e nossos celulares, que não têm muita utilidade no safari, porque não têm zoom bom, mas, em compensação, são fundamentais caso você vá a Zanzibar, por exemplo!
para capturar as rugas do elefante nas suas fotos, você vai precisar de um bom zoom! |
Mas vale fazer um alerta: saiba que aconteceu inúmeras vezes de ficarmos tão nervosos a ponto de nem atinar a filmar/fotografar as cenas a que estávamos assistindo!
Na 1ª vez em que vimos um leopardo, a emoção foi tão grande que, enquanto o Peg filmava o acontecimento com a nossa câmera top de zoom, eu tentava fotografar a mesma cena com o CELULAR - esqueci de pegar a outra câmera Sony com zoom que eu tinha!
Imagine: zoom de celular, aliado ao meu nervosismo por estar frente a frente com um leopardo africano em movimento pela 1ª vez...é óbvio que não saiu nenhuma foto que prestasse!
Prepare-se psicologicamente para uma certeza: você não vai conseguir filmar e fotografar nem metade do que verá por lá!
tentativa frustrada de fotografar um leopardo no 1º dia de safari no Tarangire Park com um celular 😓 |
veja a diferença de qualidade na foto tirada com uma câmera com zoom |
Às vezes, ficamos tão emocionados com uma cena que estamos presenciando, que simplesmente esquecemos de fotografar; outras vezes, estamos fotografando, ou querendo fazer stories, e esquecemos de filmar; outras vezes ainda acontece de os animais estarem em movimento, e então a foto fica desfocada; ou ainda estão no meio do mato, ou no meio dos galhos de uma árvore, e fica difícil acertar no foco da foto!
O melhor é mesmo se conformar logo com essas oportunidades fotográficas "perdidas", e simplesmente curtir o momento!
Se você ficar muito estressado o tempo todo em registrar com as câmeras tuuuudo o que está vendo, acaba esquecendo de registrar esses momentos na memória e no coração e, ao final do safari, ficará com aquela sensação ruim de que viu tudo através de uma lente - isso nem é saudável!
Dito por uma pessoa que ama fotografar!
Conforme-se com o fato de que algumas cenas ficarão gravadas apenas no seu coração e nas suas melhores lembranças!
aquela pessoa no safari que não larga a máquina fotográfica nem por um instante kkkk... |
cadê a câmera? nem precisa procurar, está sempre na mão do Peg hehehehe... |
Já esteve na Tanzânia ou no Quênia? Fez algum safari? Lembra de outros itens importantes para levar em um safari que eu não tenha colocado na minha lista? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários!
Comente este Post:
0 comentários: