Menu

O que levar para um safari na África: dicas de como arrumar a sua mochila

O que levar para um safari na África, que tipo de roupa usar em um safari, qual equipamento de fotografia é melhor: todas as dicas para o seu safari

O que levar para um safari na África

O que levar para um safari na África, que tipo de roupa usar em um safari, qual equipamento de fotografia é melhor para levar num safari - quem viaja à África costuma ter essas dúvidas, então resolvi reunir todas as minhas dicas sobre o assunto aqui. Leia e descubra como arrumar a sua mochila para um safari de sucesso!

Ao longo dos últimos posts que publiquei aqui no blog, comentei sobre alguns itens que são muito úteis e até indispensáveis de se levar para um safari na África, mas, a cada novo post, vou lembrando de mais dicas de coisas importantes para levar num safari e acrescentando outros itens na minha checklist, então achei melhor tentar reunir todas as dicas do que levar para um safari aqui, num único lugar, para você não esquecer de nada importante. 

São dicas práticas do que você precisa levar em um safari, inclusive equipamento para fotos e vídeos, que tipo de roupa usar em um safari...um checklist completo para você usar na hora de arrumar a sua mochila de safari na África.

Vale lembrar que alguns itens são mais importantes numa viagem de safari de camping, outros são mais importantes num self drive safari...enfim, dependendo do tipo de safari que você pretende fazer, algumas coisas podem ser mais importantes do que outras, ou até mesmo dispensáveis. 

Por isso, procure adaptar a minha listinha do que levar para um safari na África às suas necessidades específicas, dependendo do tipo de viagem de safari que você vai fazer.

Leia mais: Safari na Tanzânia e no Quênia: tudo que você precisa saber para organizar a sua viagem

O Peg acabou de editar um vídeo muito bom, mostrando todos os detalhes do nosso carro de safari na Tanzânia e também como são os acampamentos do safari no Serengeti. 

Assista clicando na foto abaixo:

O que levar para um safari na África

Para assistir no YouTube, clique aqui.

Quer ver a nossa playlist de vídeos de safaris que fizemos na África? É só clicar aqui!

O que levar para um safari na África

Os principais itens que você precisa levar (e usar!) para um safari na África são protetor solar com fator de proteção bem alto (mesmo dentro do veículo de safari, com o teto retrátil aberto, o sol queima muito!) e repelente de insetos com DEET.

Já escrevi bastante sobre os cuidados extras que você precisa ter com o sol numa viagem à África e sobre os efeitos colaterais dos medicamentos antimaláricos - leia este post cheio de dicas importantes: Cuidados de saúde que você precisa tomar antes de uma viagem à África

Para ver as nossas dicas sobre o kit de remédios que é recomendado levar num safari, leia o post acima! Ali eu expliquei também quais são os repelentes mais recomendados para uso na África. 

E, ainda no tópico da saúde, não esqueça de levar a sua carteira de vacinação contra a febre amarela e um bom seguro de saúde para um safari na África, especialmente para a Tanzânia e o Quênia!

É muito fácil (e grátis) fazer essa vacina e pegar o seu certificado, que agora é válido para o resto da vida - veja aqui neste post, onde expliquei tudo direitinho: Certificado de vacinação contra a febre amarela.

Leia também:

O que levar para um safari na África
certificado internacional de vacinação contra a febre amarela

Algumas pessoas me perguntaram se é recomendado levar mosquiteiros numa viagem à África: no tipo de viagem que nós fizemos, eu diria que é desnecessário, pois absolutamente todos os hotéis e pousadas em que nós ficamos hospedados, inclusive os mais simples, tinham mosquiteiros nas camas - e a barraca do safari também tem tela na porta

Se tivéssemos levado um mosquiteiro para o nosso último safari na África, não teríamos usado nenhuma noite!

O que levar para um safari na África
as barracas usadas nos safaris na África têm telas nas portas

Quando chegávamos aos campings, muitas vezes as nossas barracas, com colchonetes, travesseiros e sacos de dormir, já estavam montadas pelo cozinheiro Charles.

As barracas que eles fornecem são daquelas que a gente consegue ficar em pé dentro, muito boas e espaçosas. 

Recomendo levar um 'liner' - forro de saco de dormir - que pode ser improvisado até costurando as pontas de um lençol em formato de saco de dormir, e colocar esse 'liner' lá dentro para forrar o saco, pra ficar mais higiênico. Sabe-se lá se eles realmente lavam bem os sacos de dormir entre um grupo de safari e outro!

Grave a cor e o modelo do seu saco e use o mesmo saco de dormir em todas as noites do seu safari. 

Leve também uma fronha pro seu travesseiro e uma toalha de banho - eu levei uma daquelas toalhas pequenas, de trilha, que secam rápido. 

Os banheiros nos campings normalmente são bemmm simples, mas limpos, às vezes com ganchos na porta do chuveiro para pendurar as coisas. Leve uma necessáire com alça, para facilitar na hora de pendurar dentro do chuveiro, ou até na maçaneta da porta do chuveiro, se não tiver ganchos/cabides ali dentro do box para pendurar as suas coisas. 

Mostrei todos os detalhes lá nos stories, no  Instagram - espie lá se ficou curioso!

Leve um par de chinelos de dedo para usar no banho...e também nos 'game drives'! 

Simmm, por incrível que pareça, lá pelo 3º dia de safari estávamos convencidos que o melhor calçado em um safari como o nosso é um bom par de chinelos Havaianas, ou aquelas sandálias estilo papete, que são bem fáceis de calçar e tirar. 

Lembra que já comentei que ficávamos o tempo todo subindo e descendo dos assentos do veículo de safari, para poder enxergar melhor e fotografar os animais? Pois é, fica bem mais fácil fazer isso se você estiver usando chinelos, porque ficar toda hora calçando e descalçando um tênis ou bota ninguém aguenta, né? Sem falar no calor... 

O que levar para um safari na África
quem esquece de colocar chinelos, acaba fazendo safari de meias!

O que levar para um safari na África
gostei muito de fazer safari com essas sandálias estilo papete, que são fáceis de colocar e tirar, para poder ficar em pé nos assentos do veículo de safari

Não esqueça da lanterna para usar dentro da barraca à noite - aquelas de usar na testa são as mais práticas!

Se você gosta de vinhos, e pretende tomar um vinho bom nas noites de safari, recomendo levar uma ou mais garrafas na sua mochila. No Quênia, é fácil encontrar bons vinhos nos mercados de Nairobi. Na Namíbia, igualmente, compre vinhos na capital Windhoek. Na África do Sul você encontra bons vinhos em praticamente qualquer lugar. No caso da Tanzânia, compre garrafas de vinho em Arusha, onde existem bons mercadinhos em que você consegue comprar alguns vinhos chilenos ou sul-africanos. 

Durante o safari, sempre se consegue comprar cerveja, mas comprar vinho ao longo do safari não rola, e os vinhos incluídos no pacote, que eles servem no jantar, são super suaves, bem fraquinhos mesmo! Isso, é claro, nos safaris baratex como o que nós fizemos. Imagino que, nos safaris chiques, o vinho seja à altura dos valores exorbitantes que eles cobram...

Outra dica importante: leve maiô/biquine no safari - na Tanzânia, eu quase deixei o maiô em Arusha, pensando que só ia ter chance de usá-lo no final da viagem, nas praias de Zanzibar! Em algumas acomodações durante o safari poderá ter piscina (nós tivemos essa sorte no Twiga Campsite) - e não há nada melhor do que chegar suados, cheios de terra, morrendo de calor e cansados de um safari e ficar de molho em uma piscina para se refrescar e relaxar!

Uma dica boa neste tipo de safari econômico que nós fizemos é levar algum tipo de lanchinho - nós levamos castanhas, damascos e barrinhas de proteína e convidamos todo pessoal do nosso grupo, pois eles não levaram lanchinhos, e fez falta. 

As refeições que as agências de safari providenciam são ótimas e bem fartas, mas, entre elas, é necessário ter algum lanchinho. No 2º dia de safari no Serengeti, por exemplo, não tivemos um café da manhã forte - só um café rápido com bolachinhas, e saímos muito cedo pro 'game drive', e o almoço só foi acontecer várias horas depois, ao meio-dia, então já estávamos todos loucos de fome lá pelas 10hs! Nossas castanhas e damascos nos salvaram!

O que levar para um safari na África
o vinho doce que eles servem durante o safari é quase intragável - leve o seu

Lembre de levar algum agasalho

A gente têm aquela ideia de que na África sempre faz calor, mas não é bem assim. Na Cratera Ngorongoro, por exemplo, devido à altitude, faz bastante frio à noite e de manhã cedo - usei fleece e calças térmicas para dormir, e passei frio mesmo assim! Lembre de levar roupas bem quentinhas para dormir no safari, especialmente se estiver acampando!

E mais uma dica importante: não é possível mexer no seu mochilão durante o dia! Lembre de levar algum agasalho com você nos dias de safari em que for passar pelas terras altas do Ngorongoro, pois, embora as malas e bagagens estejam todas dentro do veículo de safari, eles não têm como desarrumar todo o porta-malas no meio do dia para você pegar uma jaqueta na sua mochila - quando você sai do acampamento/lodge de manhã, já precisa levar consigo numa daypack tudo o que vai precisar para aquele dia.

O que nos leva à necessidade de levar para o safari uma 'daypack', ou seja, uma mochila para o dia, além do seu mochilão.

Uma boa recomendação, na minha opinião, é que você organize todas as suas coisas num mochilão, ao invés daquelas malas rígidas. 

Eu soube até que, em alguns safaris mais chiques, que incluem safaris aéreos naqueles aviões micro, tipo teco-teco, é obrigatório levar mochila, e proibido levar malas duras, em função da maior facilidade de acomodar mochilas nos reduzidos compartimentos de cargas. 

E no carro de safari é a mesma coisa: você vai conseguir acomodar muito melhor no porta-malas uma mochila do que um malão - sem falar que, com uma mochila, vai se sentir mais "entumado" - na verdade, é meio 'nada a ver' partir numa expedição de safari com malão, né kkkkk...

O que levar para um safari na África
não é fácil arrumar todo o carregamento do grupo de safari no porta-malas do veículo, então não venha querer mexer na sua mala durante o dia, porque não vai rolar...

O que levar para um safari na África
num safari na África, o mais recomendado é ir de mochilão

Que tipo de roupa usar em um safari na África

Leve roupas leves e confortáveis - coloque na mochila os seus melhores looks safari!

Não, eu não virei blogueira de moda! 😀

Só quero deixar registrada aqui essa dica porque é realmente importante: não é para ficar 'estilo Indiana Jones' que os turistas usam roupas nas cores caqui, verdezinho, begezinho quando vão à África! Não é para "entrar no clima da África", por estilo, e sim por uma razão bem mais prosaica: essas cores de roupas são as que menos atraem os mosquitos da malária

Por isso o uso de roupas longas e soltas no corpo, de cores claras e neutras - são as mais apropriadas para evitar picadas de insetos! NÃO leve roupas de cores escuras como preto ou marinho, nem cores fortes e berrantes, como vermelho ou pink 😉

Achei importante escrever sobre isso aqui no blog porque comentei lá nos stories no Instagram e muita gente me disse que não fazia a menor ideia desta dica! Por muito tempo, até o nosso 1º safari na África do Sul em 2004, eu mesma imaginava que os guarda-parques africanos usavam roupas nestas cores para se 'camuflar' dos animais da savana, mas a verdadeira razão para o uso destas cores é se camuflar dos mosquitos!

Sem falar que essas roupas "begezinho" ajudam a disfarçar a poeira e a sujeira também! Hehehehe...😌

O que levar para um safari na África
meu 'look safari' de todo dia

Cuidados de saúde que você precisa tomar antes de uma viagem à África
vejam as roupas usadas pelo nosso guia Frederick - e copie quem sabe das coisas!

Equipamento de fotografia para levar num safari

No nosso último safari, na Tanzânia e Quênia, o principal equipamento de vídeo/fotográfico que levamos foi uma câmera Nikon D7500, com uma lente 28-300mm - leve a melhor lente que você tiver, e fique só nela, porque ficar mudando de lente no meio do safari é péssimo: sempre tem muita terra e poeira, acaba sujando a lente e as fotos ficam uma caca...

Se tiver, leve um binóculos - todos os guias têm binóculos, mas normalmente é um só para todo o grupo.

No nosso carro de safari, tínhamos uma tomada e uma entrada USB exclusiva para cada passageiro - mas não sei se TODOS os veículos de safari são assim, então sempre é bom levar um powerbank (carregador de baterias portátil), para não correr o risco de ficar sem bateria bem no meio do safari e perder a foto daquele leão!

Também levamos uma câmera Go Pro e nossos celulares, que não têm muita utilidade no safari, porque não têm zoom bom, mas, em compensação, são fundamentais caso você vá a Zanzibar, por exemplo!

para capturar as rugas do elefante nas suas fotos, você vai precisar de um bom zoom!

Mas vale fazer um alerta: saiba que aconteceu inúmeras vezes de ficarmos tão nervosos a ponto de nem atinar a filmar/fotografar as cenas a que estávamos assistindo! 

Na 1ª vez em que vimos um leopardo, a emoção foi tão grande que, enquanto o Peg filmava o acontecimento com a nossa câmera top de zoom, eu tentava fotografar a mesma cena com o CELULAR - esqueci de pegar a outra câmera Sony com zoom que eu tinha!

Imagine: zoom de celular, aliado ao meu nervosismo por estar frente a frente com um leopardo africano em movimento pela 1ª vez...é óbvio que não saiu nenhuma foto que prestasse! 

Prepare-se psicologicamente para uma certeza: você não vai conseguir filmar e fotografar nem metade do que verá por lá!  

O que levar para um safari na África
tentativa frustrada de fotografar um leopardo no 1º dia de safari no Tarangire Park com um celular 😓

veja a diferença de qualidade na foto tirada com uma câmera com zoom

Às vezes, ficamos tão emocionados com uma cena que estamos presenciando, que simplesmente esquecemos de fotografar; outras vezes, estamos fotografando, ou querendo fazer stories, e esquecemos de filmar; outras vezes ainda acontece de os animais estarem em movimento, e então a foto fica desfocada; ou ainda estão no meio do mato, ou no meio dos galhos de uma árvore, e fica difícil acertar no foco da foto! 

O melhor é mesmo se conformar logo com essas oportunidades fotográficas "perdidas", e simplesmente curtir o momento! 

Se você ficar muito estressado o tempo todo em registrar com as câmeras tuuuudo o que está vendo, acaba esquecendo de registrar esses momentos na memória e no coração e, ao final do safari, ficará com aquela sensação ruim de que viu tudo através de uma lente - isso nem é saudável! 

Dito por uma pessoa que ama fotografar! 

Conforme-se com o fato de que algumas cenas ficarão gravadas apenas no seu coração e nas suas melhores lembranças!

O que levar para um safari na África
aquela pessoa no safari que não larga a máquina fotográfica nem por um instante kkkk...

O que levar para um safari na África
cadê a câmera? nem precisa procurar, está sempre na mão do Peg hehehehe...

O que levar para um safari na África

Já esteve na Tanzânia ou no Quênia? Fez algum safari? Lembra de outros itens importantes para levar em um safari que eu não tenha colocado na minha lista? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.



Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


O que levar para um safari na África

O que levar para um safari na África

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: