Menu

Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia? Todas as suas dúvidas sobre os custos desta viagem respondidas aqui!

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia? Todas as suas dúvidas sobre os custos desta viagem pela África respondidas aqui!

Durante a nossa viagem pela África - Tanzânia, Zanzibar e Quênia - a pergunta mais frequente, sem dúvidas, foi "quanto custa uma viagem assim?"

Então, para responder aos questionamentos de vocês logo, este será o tema do 1º post sobre a nossa viagem: afinal, quanto custa uma viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia?

Leia mais:

Tarangire National Park: safari na Tanzânia parte 1

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Para início de conversa, preciso dizer que não é uma viagem barata! Pelo contrário - a gente pensa "África, tem tanta miséria, não deve ser caro viajar por lá..." - ledo engano! 

Aparentementemente, eles não estão interessados em turistas mochileiros e econômicos como nós - o verdadeiro interesse é atrair turistas ricos, que fazem safaris luxuosos que custam muitos milhares de dólares. Mas é claro que sempre é possível dar um jeitinho e fazer uma viagem em modo econômico - foi o que nós fizemos, e vou explicar aqui como fazer isso. 

Vale lembrar, contudo, que, como eu sempre digo, cada um faz a sua viagem - é possível viajar para uma Tanzânia com preços razoáveis, parecidos com os do Brasil (barato nunca é viajar com o dólar a 5,40!), ou então viajar para uma Tanzânia para milionários - você decide a viagem que quer fazer de acordo com o seu orçamento/conta bancária! Enquanto alguns mal sobrevivem com U$ 1000/dia, outros passam bem com U$ 100 - felizmente, nos enquadramos na 2ª espécie de seres humanos 😏

Em 2º lugar, quero lembrar, a quem ainda não me conhece bem, que eu NUNCA somo o valor total que gastamos numa viagem. Acho isso um sofrimento totalmente desnecessário! E também sigo à risca aquela regrinha básica de que "quem converte não se diverte"!

Então o que vocês vão encontrar aqui neste post são os valores de tudo o que gastamos nesta viagem - ou quase tudo, pois provavelmente esqueci de anotar alguns gastos, especialmente em cervejas! 😜

Fui anotando tudo o que a gente gastava, não porque eu queira somar, mas simplesmente para passar essas informações pra vocês (sim, eu sou uma querida) - mas não esperem que eu faça a soma e muito menos a conversão para reais. Se vocês quiserem saber o valor total, é só somar todos os gastos, mas, por favor, não me contem, EU NÃO QUERO SABER, ok?

Quanto custa viajar pela Tanzânia
ok??

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa fazer safari na Tanzânia

Como já expliquei, é caro, bem caro, na minha opinião. No começo do meu planejamento, quando comecei a pesquisar os preços de safaris na Tanzânia e as opções disponíveis, meio que me apavorei! Mas aí já tínhamos comprado as passagens aéreas e só tínhamos que encarar. No fim das contas, conseguimos fazer tudo de uma forma econômica, e acabamos até voltando com uns dólares de volta para casa! 😃

O melhor lugar para pesquisar safaris na África inteira é o site Safari Bookings, que eu apelidei de 'Booking dos safaris', um site onde dá para comparar e entrar em contato com praticamente todas as companhias de safari da África - desde as agências mais luxuosas até as mais simples. 

Escolhemos um safari de 5 dias/4 noites da Suricata Safaris no estilo 'shared budget camping tour', que são os tours mais baratos, com acomodações em acampamentos e carros de safari compartilhados, com um grupo de, no máximo, 6 pessoas (incluindo nós 2). Vou detalhar como foi este safari nos próximos posts aqui no blog. 

Depois escolhemos um outro safari (chimpanzé trekking) de 3 dias/2 noites da Gombe Safaris no mesmo estilo econômico ('budget', em inglês). 

Então acabamos fazendo estes 2 safaris, o 1º de 5 dias por U$ 850 e o 2º (dos chimpanzés) de 3 dias por U$ 800 (valores por pessoa). Vale pedir desconto ao Hilary (da Suricata) e ao Joshua (da Gombe Safaris) durante a negociação. 

Vou deixar aqui pra vocês os WhatsApp deles, mas acho que vale a pena fazer o contato incial através do site Safari Bookings, por email. Eu fiz o contato inicial por email, através do site, e depois que negociei e acertei tudo com eles por email, segui mantendo contato e tirando dúvidas por WhatsApp. Acho mais seguro ter sempre tudo documentado por email, especialmente sobre o que está ou não incluído no pacote do safari. Acertei tudo com eles na véspera de embarcar, mas não fiz nenhum pagamento - só fui pagar chegando lá em Arusha, quando os encontramos pessoalmente, em dólares - tudo para economizar, pois no cartão de crédito tudo fica mais caro, como explico melhor mais adiante. 

👉 Hilary (safari nos parques nacionais do norte da Tanzânia): +255763222293

👉 Joshua (trekking dos chimpanzés): +255756086577

Segurem as emoções que, nos próximos posts, vou explicando direitinho todos os detalhes de como funcionam estes safaris. Por ora, o importante é dizer que nestes safaris é TUDO incluído (todos os transportes, passeios, pernoites e alimentação). 

Nos 8 dias em que estávamos fazendo safari, não gastamos praticamente nada por fora - só as cervejas, como vocês verão no detalhamento abaixo! 

Quanto custa viajar pela Tanzânia
essa simpatia conosco na foto é o Hilary, da Suricata Safaris

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia
nosso safari era no modo econômico, acampando em barracas

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Como funcionam as gorjetas nos safaris

O único gasto importante 'extra' que deve ser computado nos safaris são as gorjetas: em qualquer safari, assim como nas expedições de trekking, é esperado que se dê uma gorjeta de, pelo menos, U$ 10 por dia/por pessoa. 

No safari de 5 dias, demos U$ 100 de gorjeta (entre eu e o Peg) e, no 2º safari, como foram 2 dias de trekking "budget", demos U$ 40. 

Em safaris mais chiques, é esperado um valor maior, algo em torno de U$ 15 por dia/por pessoa.

Quanto custa viajar pela Tanzânia
nosso guia de safari, Frederick, era um querido

Quanto custa fazer safari no Quênia

No Quênia, é possível fazer self-drive safari de uma forma bem econômica - pelo menos no Amboseli Park - e foi o que fizemos. Abaixo vou detalhar todos os custos. 

Na Tanzânia, custava muito caro fazer safari por conta própria, pois as taxas para entrar nos parques nacionais são caríssimas, especialmente na Cratera do Ngorongoro e no Serengeti - então as pessoas acabam fazendo safaris em grupos, para rachar os custos. 

Explicarei melhor todas essas questões nos posts relativos aos safaris que fizemos, ok?

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia
no Quênia, fizemos safari self-drive: alugamos um carro e só pagamos os ingressos no Amboseli Park

Planejamento ou improviso?

Decidimos tudo sobre esta viagem meio de última hora, como sempre, porque até a 1ª quinzena de outubro ainda tínhamos esperança de ir pro Nepal (pretendíamos fazer a trilha até o campo-base do Everest)! 

Compramos os voos no meio de outubro e tive uns 20 dias para pesquisar tudo - deixando a modéstia completamente de lado kkkk, eu sou craque em fazer roteiros, faço um roteiro de viagem tranquilamente em 1 dia!

Pesquiso muito no Google Maps, em sites e blogs de viagens na internet, livros de viagens que tenho em casa...estou sempre lendo sobre os lugares que tenho vontade de conhecer, então, quando decidimos fazer uma viagem qualquer, já tenho sempre o roteiro semi-pronto na cabeça...tenho uns 20 roteiros semi-prontos na cabeça!

Para esta viagem, não fizemos nada de reservas, pela questão da pandemia, que sempre tinha o risco de cancelar tudo...então embarcamos apenas com a reserva de hotel para a 1ª noite da viagem e os transfers até o Quênia, e depois fomos resolvendo todo o resto durante a viagem.

E isso, no nosso caso, diminuiu muito os custos! 

Eu sei que a maioria das pessoas é adepta da tese de comprar e reservar tudo com a máxima antecedência, para conseguir preços melhores, mas eu simplesmente nunca consegui comprovar esta tese! Pelo contrário! Todas as vezes que decidimos viagens de última hora, nos demos muito melhor do que reservando tudo com antecedência! 

E, nesta viagem, não foi exceção: todos os hotéis que pesquisei no meio de outubro estavam mais caros do que reservando 3 ou 4 dias antes! Como deixamos para reservar tudo last-minute, em razão do Covid, escolhíamos sempre a opção de reservar via Booking sem cancelamento grátis (reservas não reembolsáveis), o que tornava os preços dos hoteis muito melhores. 

Lá nos stories do Instagram eu mostrei prints de pesquisas que havia feito "antes e depois" e, em algumas reservas de hoteis, chegamos a economizar mais de U$ 40 reservando na véspera!

Eu sei que viajar deste jeito, deixando para resolver tudo de última hora, exige um pouco de experiência e uma dose extra de coragem, mas, para quem começou a mochilar pelo mundo ainda na década de 90, quando não existia internet e a gente ia peregrinando de albergue em albergue, mochilão nas costas, até conseguir uma cama para passar a noite, isso é fichinha! 

Se você tiver estômago forte para viajar assim, eu recomendo, porque ajuda bastante a economizar, especialmente em hospedagens!

Como exemplo, veja nos prints abaixo: o hotel que eu queria ficar em Stone Town (Zanzibar), quando pesquisei em outubro, estava custando U$ 122 para 2 diárias. Quando reservei, já em Arusha, poucos dias antes de irmos para Zanzibar, consegui as mesmas 2 diárias por U$ 98! Ou seja: tivemos uma economia de U$ 24 só por deixar para reservar próximo da data!

Quanto custa viajar pela Tanzânia
Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Passagens aéreas da Qatar Airways ida e volta para 2 pessoas (ida de SP para Kilimanjaro e volta de Dar Es Salaam para SP): R$ 10.332,76

Voos POA - SP - POA: comprados com milhas na Gol

Seguro de viagem da Assist Card para 2 pessoas (com cobertura para Covid): R$ 380,00 por pessoa x 2 = R$ 760,00, em 10x sem juros

Consulta médica do viajante: gratuita (SUS)

Guia Lonely Planet: R$ 158,08

Chip de celular O Meu Chip: U$ 55

Repelente de Insetos Exposis Extreme 100ml: R$ 42,90

Repelente de Insetos Exposis Spray 200ml: R$ 79,90 (paguei R$ 122,80 pelos 2 repelentes no site Americanas.com + valor do frete: R$ 18,81 = total R$ 141,61)

Testes covid no Aeroporto de Guarulhos laboratório CR Diagnósticos: R$ 700,00 (pegue a nota para o Imposto de Renda!)

Remédios recomendados pela médica: R$ 267,00 (antibióticos anti-malária e infecção intestinal)

Vacinas particulares recomendadas pela médica - clínica Vaccinare: R$ 620,00 (as outras fizemos pelo SUS)

Janta Aeroporto Guarulhos: R$ 86,00

Vistos Tanzânia: U$ 50 (cada um)

Transfer Arusha - Namanga: U$ 50

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Cotação do dólar no Quênia

Em Namanga, no banco, trocamos U$ 200 x 105,2 (cotação) = 21.040 Schillings Quenianos (KSh).

U$ 1 = 105 KSh

Quanto custa viajar pela Tanzânia
cédulas de Shillings Quenianos

Quanto custa viajar pela Tanzânia
moedas de Schillings Quenianos

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Namanga/Amboseli Park (Quênia)

Vistos Quênia: U$ 50 (cada um)

Xerox: U$ 2 por 4 impressões

Aluguel carro 3 dias: U$ 204 + U$ 90 de taxa para pegar o carro em Namanga (U$ 500 depósito reembolsável do seguro)

Água: 60 cada (1,5l)

Gasolina: 4.450 por 41,3l (107,8 por litro)

Entradas Amboseli Park: U$ 35 cada + U$ 3 do carro = U$ 73

Bebidas no Kibo Safari Camp: 1400

Estadia no Kibo Safari Camp: cortesia para o blog (preço médio das diárias entre R$ 1.200,00 e 1.500,00)

Quanto custa viajar pela Tanzânia
os vistos quenianos custaram U$ 50 para cada um de nós

Nairobi (Quênia)

Hotel Kim Suites - Mvuli Studio: U$ 56 por 2 noites (pagamos 6 mil)

Delivery pizza + refrigerante: 1050

Gasolina: 600

Cafés no Giraffe Centre: 500

Ingressos do Giraffe Centre: 3 mil (aproximadamente U$ 14 por pessoa)

Artesanato no Masai Market: 700

Almoço no restaurante Ranalo Foods: 1950

Comidas e bebidas no supermercado: 1250

3 latões de cervejas: 600

Ingressos Karen Blixen Museum, Nairobi National Museum e Snake Park: cortesias para o blog

Passagens de ônibus Nairobi - Arusha: U$ 50 (25 cada uma)

Gorjetas para fotos: 400

Quanto custa viajar pela Tanzânia
você pode abraçar essas lindonas por U$ 15 ou pode se hospedar no Giraffe Manor e fazer o mesmo programa por U$ 10.000,00 - cada um faz a sua viagem de acordo com o seu orçamento

Cotação do dólar na Tanzânia

Em Arusha, no banco, trocamos U$ 500 por 1.154.000 Schillings Tanzanianos (TSh) - cotação U$ 1 = 2308.

Em Stone Town (Zanzibar), trocamos no banco 2650 Schilings Quenianos que sobraram (cotação 17,5) = 46.375 Schillings Tanzanianos.

Em Paje (Zanzibar) trocamos numa casa de câmbio estilo Western Union U$ 300 por 690 mil (cotação U$ 1 = 2300).

U$ 1 = 2308 TSh

Quanto custa viajar pela Tanzânia
cédulas de Shillings Tanzanianos

Quanto custa viajar pela Tanzânia
local onde trocamos dólares em Paje

Quanto custa viajar pela Tanzânia
cotação do Schilling Tanzaniano para as principais moedas

Arusha (Tanzânia)

Táxi da parada de ônibus ao hotel: U$ 2

Almoço no restaurante Africafe: 52500

Hotel Wakawaka House: U$ 25,50 (pagamos 58 mil)

2 chips de celular e pacotes de dados Airtel: 42 mil

Almoço no restaurante indiano Hot Plate: 40 mil

Compramos bebidas no mercado: 20 mil (6 cervejas e 2 refrigerantes)

Riquixá: 7 mil a corrida

2 corridas de riquixá: 10 mil (5 mil cada)

Jantar no restaurante indiano Hot Plate: 28 mil

Quanto custa viajar pela Tanzânia
a deliciosa comida indiana do restaurante Hot Plate em Arusha

Safari 5 dias (Tanzânia)

Safari Tanzânia Suricata 5 dias (Hilary): U$ 1700 (com transfers aeroporto ida e volta inclusos)

4 cervejas no Twiga Campsite: 12 mil (3 mil cada)

Café na entrada do Ngorongoro: 6 mil

3 cervejas no Seronera/Serengeti: 12 mil (4 mil cada)

1 cerveja no Simba/Ngorongoro: 4 mil

Cervejas e refrigerantes no Twiga Campsite: 16 mil

Visita ao povoado Maasai: 60 mil (30 mil cada um)

Gorjetas do safari para o guia e o cozinheiro: U$ 100 (calculamos U$ 10 por dia/por pessoa)

Quanto custa viajar pela Tanzânia
ver uma cena dessas não tem preço - ou melhor, tem preço sim: U$ 1700 no safari de 5 dias da Suricata

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia
nosso safari foi no modo econômico, acampando nestas barracas, ao som de zebras, hienas e leões

Stone Town (Zanzibar)

Passagens aéreas Kili - Zanzibar da Air Tanzania: U$ 228 (114 dólares cada passagem)

Táxi do aeroporto ao hotel Mizingani: 20 mil

Manga: 2 mil

Almoço no restaurante Lukmaan: 30 mil

Mizingani Seafront Hotel: U$ 97,92 por 2 noites

Passagens de fast ferry de Zanzibar para Dar Es Salaam (Zan Fast Ferries): 144 mil (U$ 60 por 2 passagens de ida)

Janta nas bancas de Forodhani Gardens: 14 mil

Lata de café: 30 mil (U$ 13)

Lata de Africafe: 10 mil

Pacote de 6 cervejas (latas) Kilimanjaro: 15 mil

Escultura de ébano: 45 mil (U$ 20)

2 ingressos no museu da escravidão: 22 mil (U$ 5)

Almoço no restaurante Lukmaan: 30 mil

Passeio de barco ida e volta até Prison Island: 20 mil por pessoa (menos de U$ 10 - eles inicialmente pediram U$ 20)

Ingresso no santuário das tartarugas: 10 mil por pessoa (U$ 4)

Janta nas bancas de Forodhani Gardens: 10 mil (5 mil pizza, 3500 shawarma e 1500 refrigerante)

Riquixá da parada do ônibus até o Mizingani Seafront Hotel: 3 mil

Ingressos do Freddie Mercury Museum: U$ 10 ou 23 mil cada um

Água mineral litro: 1000

Almoço no restaurante Lukmaan: 15 mil

Quanto custa viajar pela Tanzânia
no total, pegamos 3 voos da Air Tanzania, e foram todos excelentes!

Quanto custa viajar pela Tanzânia
o restaurante Lukmaan tem a melhor relação custo-benefício de Stone Town

Quanto custa viajar pela Tanzânia
nossa vista de U$ 49 no hotel Mizingani Seafront em Stone Town

Quanto custa viajar pela Tanzânia
o passeio mais imperdível de Stone Town: Prison Island

Kendwa (Zanzibar)

Ônibus de Stone Town até Kendwa: 2500 por pessoa = 5 mil

Hotel Natural Kendwa Villa: U$ 98 por noite = U$ 282 por 3 noites

Corrida de táxi da estrada ao hotel em Kendwa: 5 mil

Cerveja + refrigerante no bar do hotel Kendwa Rocks: 10 mil 

Almoço no Fisherman Local Restaurant: 35 mil com gorjeta

3 cervejas por 3500 e uma garrafa de vinho branco Concha y Toro por 20 mil: total 30500

Janta no Fisherman Local Restaurant: 25 mil com gorjeta

Bebidas (4 cervejas e 1 refrigerante): 13 mil

Almoço no restaurante libanês: 35 mil

Jantar no restaurante ao lado do hotel, Saba Sabini: 35 mil

Almoço no restaurante The Corner, em Nungwi: 48 mil

Táxi de Kendwa até Nungwi: 15 mil

Passeio de barco Nungwi - Mnemba Island: 80 mil (para nós 2)

Bebidas no mercadinho: 15 mil

Cerveja no bar do hotel Kendwa Rocks: 5 mil

Jantar no restaurante ao lado do hotel, Saba Sabini: 35 mil

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Paje (Zanzibar)

Táxi de Kendwa até Paje: U$ 40 + 10 mil

Almoço local em Paje: 8 mil

Hotel White Sands em Paje por 2 noites: U$ 90 (U$ 45 por noite)

Aluguel de scooter por 24hs: 46 mil (U$ 20)

Permissão para dirigir: 10 mil

Aluguel de scooter 1/2 dia: 20 mil (U$ 9)

Gasolina: 7 mil

Cerveja na praia em Bwejuu: 4 mil

Janta no restaurante Summer Beach: 40 mil

Bebidas no mercado: 36 mil (1 garrafa de vinho e 4 cervejas)

Almoço no restaurante Mr Kahawa: 40 mil

Janta no restaurante Summer Beach: 45 mil

Bebidas no The Rock: cerveja U$ 5 e ice tea U$ 4 = 22 mil

Água mineral pequena: 500

Ônibus de Paje até Stone Town: 5 mil (2500 cada um)

Quanto custa viajar pela Tanzânia
os preços do restaurante The Rock, em Zanzibar, são ridiculamente altos

Dar Es Salaam (Tanzânia)

Hotel Tanzanite Executive Suites: U$ 45,90 = 110 mil schilings por noite e ficamos lá 2 noites = total U$ 92

Gorjeta carregador hotel: 3 mil

Janta em restaurante indiano da Jamhuri Street: 23 mil

Café no aeroporto: 17 mil

Almoço no restaurante Chaiwala: 24 mil

Janta no restaurante Chef's Pride: 28 mil

Entrada no Museu Nacional: 13 mil

Café da manhã no restaurante Chaiwala: 26 mil

Riquixá até o Village Museum: 6 mil

Riquixá até o Mwenge Market: 4 mil

Riquixá de volta ao hotel: 11 mil

Entrada no Village Museum: 12 mil por pessoa (24 mil para nós 2)

Escultura de madeira no Mwenge Market: U$ 14

Almoço no restaurante Chef's Pride: 26 mil

Riquixá pro aeroporto: 30 mil

Quanto custa viajar pela Tanzânia
uma boa forma de economizar em Dar Es Salaam é circulando pela cidade de riquixá

Quanto custa viajar pela Tanzânia
e dá até para chamar riquixá via app do Uber!

Gombe Safari (Tanzânia)

Gombe Safari 3 dias (Joshua): U$ 1600

Lanchinhos para viagem em Kigoma: 14500

Bebidas: 15 mil (3 mil as cervejas e 1000 o refrigerante)

Gorjetas do trekking para o guia e o cozinheiro: U$ 40 (calculamos U$ 10 por dia/por pessoa)

Gorjeta carregador do hotel em Kigoma: 3 mil

Gorjeta motorista James: 5 mil

Quanto custa viajar pela Tanzânia
cenas que valem cada centavo...

Outros gastos

Outros custos cujos valores não anotei nas minhas contas, pois foram cortesias para o blog, mas que vocês devem considerar no planejamento de vocês: 

👉 Estacionamento do carro no Keep Parking perto do aeroporto em Porto Alegre

👉 Hotel Fast Sleep Guarulhos (1 diária na conexão de ida)

👉 Hotel Slaviero Guarulhos Aeroporto (1 diária na conexão de volta)

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Quanto custa viajar pela Tanzânia

Dicas para economizar e evitar perrengues na Tanzânia, Zanzibar e Quênia

1 O problema do troco: eles têm uma 'dificuldade' terrível para dar troco. Sempre se fazem de bobos e ficam enrolando, seja em restaurantes, seja nas recepções de hotel, ou em qualquer outro lugar que te vendam um produto ou serviço. Várias vezes tivemos que voltar mais de uma vez na recepção do hotel para "resgatar" nosso troco, pois ficavam enrolando, assim como tivemos que ir atrás do garçom no restaurante para pegar o troco para podermos ir embora. Não sei o que eles ganham com isso - nós ficávamos tão irritados quando faziam isso que nem deixávamos gorjeta! Ainda acabam perdendo a gorjeta, com essa estratégia ridícula...acredito que deve ter muitos turistas bocabertas que ficam constrangidos de ficar pedindo o troco, e assim eles ganham um "extra". A mim só conseguiam me irritar. Sempre que puder, pague com o valor exato, para evitar a função do troco. 

2 Não use cartão de crédito: aí você pensa - "já que tem esse problema do troco, vou pagar com cartão de crédito para evitar isso"! Não adianta, aí sim que você se ferra, pois SEMPRE que você paga com cartão de crédito eles adicionam uma porcentagem extra no valor, são as "taxas" do cartão. Chegam a adicionar 6% para pagamentos em cartão de crédito! Adicione aí o IOF de 6,38% e você já sai pagando no mínimo 12% a mais! Em resumo, não use o cartão de crédito no exterior, se quiser economizar - ele só serve para emergências!

Quanto custa viajar pela Tanzânia
neste hotel de Kendwa, Zanzibar, por exemplo, para pagar com cartão de crédito, eles acrescentam 6% no valor final: a conta vai de U$ 282 para U$ 299!

3 Não se deixe ajudar: como na maioria dos países onde a população é muito pobre, existem milhares de desocupados que ficam em lugares estratégicos, como na saída dos portos de ferry, ou em estacionamentos de aeroportos, ou até em pontos de ônibus, querendo "ajudar" os turistas. Embora o povo tanzaniano seja querido, não se engane - esses caras não estão lá para te ajudar de graça! Tenha muito cuidado com as suas bagagens! Se você não se grudar nelas, quando viu eles já pegaram e já estão carregando pra você, e isso certamente terá um custo! Um leitor comentou comigo que no ferry um desses caras ajudou a carregar a mochila dele, e depois queria U$ 10 para devolver! Conosco isso jamais aconteceria, pois nestes lugares nós nos grudamos nas nossas mochilas, colocamos elas nas costas e não permitimos que ninguém toque nelas! Resumindo: se você não quer gastar um monte de dinheiro em gorjetas desnecessárias, não se deixe ajudar. 

Quanto custa viajar pela Tanzânia
nas minhas mochilas ninguém mete a mão!

4 Barganhe sempre: tanto na Tanzânia quanto no Quênia, a regra é barganhar - para tudo! Claro que não se barganha num supermercado ou num restaurante, por exemplo, onde os preços são fixos e pre-estabelecidos. Mas, ao reservar um hotel, por exemplo, é possível sim pedir desconto, sem vergonha nenhuma; ao marcar passeios, você precisa barganhar muito; ao pegar um transporte privativo, seja táxi ou riquixá, tem que barganhar bastante; e, para comprar qualquer coisa em mercados de artesanato, prepare-se para barganhar muito: na nossa 1ª compra de artesanato, no Quênia, a negociação terminou com eles nos vendendo o hipopótamo que queríamos por 1/10 do valor originalmente pedido! Ou seja: se te pedirem U$ 60, ofereça U$ 6 😅

Quanto custa viajar pela Tanzânia
barganha árdua nos mercados Maasai

Gorjetas e esmolas

Muita gente na África literalmente vive de gorjetas, que eu acho muito merecidas, como já comentei acima, quando te prestam um bom serviço num trekking ou num safari, ou quando alguém realmente te presta uma ajuda relevante. 

No caso de carregadores de malas de hotel, por exemplo, se você não tem dinheiro trocado, não permita que carreguem a tua mala até o quarto, leve você mesmo, se não quiser que fique aquela situação desconfortável, pois eles sempre esperam pela gorjeta (que é justa). De novo, se você não tem dinheiro trocado naquele momento, ou não quer deixar gorjeta, não aceite ajuda. 

Há uma forte recomendação de quem entende do assunto no sentido de que é uma péssima ideia dar esmolas (que são muito diferentes de gorjetas) aos pedintes na África. 

Os Maasai, em especial, sempre se aproximavam do nosso carro de safari nas estradas, pedindo dinheiro ou comida, mas os guias pedem encarecidamente que a gente não dê nada, nem mesmo comida, porque isso contribui para a evasão escolar, por exemplo. Se os turistas derem $$ e comida, ao invés de estarem fazendo as atividades deles, eles ficarão na beira das estradas pedindo $$ e comida aos turistas. Inclusive é proibido dar qualquer coisa a eles na região da Ngorongoro Conservation Area.

No posto de fronteira terrestre em Namanga, entre Quênia e Tanzânia, encontramos mulheres Maasai vendendo bijoux. Depois que dei a elas todos os últimos Shillings Quenianos que eu tinha, em troca de fotografias, elas começaram a pedir canetas ou comida. Dei a elas a única caneta e as bolachinhas recheadas que eu tinha na mochila. Aí chegou uma delas atrasada e eu já não tinha mais nada para dar. Dá uma dor no coração ver as mulheres pedindo canetas pros filhos irem para a escola - todas elas viram a caneta que eu dei a uma delas e vieram me pedir mais pros próprios filhos 😒 e eu querendo me matar por não ter levado uma caixa de canetas para distribuir! Que burrice!

Quando fomos à Namíbia, levei e sempre tinha algo para dar às crianças...desta vez, não me preparei direito para a viagem, e esqueci completamente!

É fundamental: quando for à África, leve na mochila todo o material escolar que puder! Isso sem falar que, além de fazer algumas pessoas felizes e não ficar se sentindo triste, você ainda consegue tirar umas fotos que se tornam as melhores lembranças da viagem!

Quanto custa viajar pela Tanzânia
elas queriam material escolar para os filhos - leve o máximo que couber na sua mala!

Fotografias de pessoas

Falando em fotografias, não fotografe pessoas sem a autorização delas - essa regra é básica em qualquer lugar. Claro que não tem problema nenhum em fotografar uma pessoa de longe, ou de costas, sem pedir - o que não pode é enfiar uma máquina fotográfica ou celular na cara de alguém e sair fotografando sem permissão - sempre peça antes. Até porque, muitas vezes, eles não gostam de ser fotografados, o que é muito normal (eu também não gostaria que ficassem me fotografando na rua). E, muitas vezes, especialmente com Maasais, eles vão pedir um dinheiro em troca - aí cabe a você avaliar se aquela foto/lembrança vale o preço cobrado.  

Como mencionei acima, muitas vezes as mulheres queriam me vender bijoux, e eu não queria comprar nada. Diante da insistência (elas ficam desesperadas para te vender qualquer coisa, precisam de $$), eu perguntava se podia tirar uma foto, e aí dava uma gorjeta. Para elas, o dinheiro é importante; para mim, prefiro a lembrança representada pela fotografia do que uma bijoux qualquer - acho uma troca justa. 

Quanto custa viajar pela Tanzânia
como regra, os Maasai só se deixam fotografar mediante pagamento, seja uma gorjeta na rua ou pagando para visitar uma de suas aldeias

Essas eram as dicas gerais de economia que eu queria deixar registradas para vocês aqui. Claro que tenho muito mais a dizer, mas vou colocando dicas mais específicas nos próximos posts, conforme for escrevendo sobre os lugares que visitamos no Quênia, Tanzânia e Zanzibar. 

Veja aqui nosso 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia para despertar o seu apetite viajante:

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica, #PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!

Já esteve na África? Conte para a gente! Deixe a sua dica nos comentários!

Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África

Tarangire National Park: safari na Tanzânia parte 1


Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia

Quanto custa viajar pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

22 comentários:

  1. Vcs são incríveis!!! Muito obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco. Essa visão de viagem é fantástica e completa!!! Que vcs façam cada vez mais viagens lindas assim!!! 👏👏👏🤩🤩🤩🤩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente de ver o seu sorriso na foto já deu vontade de conhecer esse lugar! Que voces continuem com esse sorriso, fotos contagiantes!!!Deus vos abencoe!

      Excluir
  2. ❤️❤️❤️❤️ querooooo!
    Obrigada por compartilhar tanto, queridos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claudia, esta foi uma de suas viagens recentes que mais me empolgou e quero fazer tb. Daqui de Paris, tem uns pacotes de viagens relativamente em conta para passar uma semana em Zanzibar. Pensei em pegar o pacote e fazer pelo menos um safari por fora, algo de dois dias. Vc acha que é possível ou fica muito apertado de tempo? O hotel do pacote é em Paje. E eu queria ir tb ao Santuário das Tartarugas (pelo que eu entendi, fica em Zanzibar mesmo).
    Então queria saber qual safari ou parque vc recomenda para quem tem Zanzibar como base e qual a melhor (mais barata e/ ou divertida) maneira de percorrer a ilha.
    Beijos,
    Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, não sabia que vocês estavam em Paris!

      O santuário das tartarugas fica em Stone Town, a capital da ilha, e é certo que vocês vão chegar por lá, pois é lá que fica o aeroporto. Acho que vale a pena ficar pelo menos uma noite em Stone Town, a cidade é Patrimônio da Humanidade e adorei passear lá, e aí vocês fazem o passeio até a ilha das tartarugas! O hotel Mizingani é maravilhoso, vale conhecer! Para fazer safari vai ficar apertado sim, mas claro que dá, é só pegar voos ida e volta de Stone Town até Arusha e, de Arusha, vocês podem fazer safari no Tarangire e no Lake Manyara, que são os 2 parques nacionais mais próximos, e são ótimos (para ir ao Serengeti e Ngorongoro acho que não dá tempo, pq são mais distantes)!
      Nós percorremos a ilha de motoca (scooter), mas, se vocês vão com crianças, o melhor é alugar carro - embora existam relatos de que a polícia lá é bem corrupta nas estradas, nós não tivemos nenhum problema.
      Beijo, depois me conta o que decidiram!

      Excluir
    2. Super obrigada, Claudia. Continuo pesquisando aqui e te conto. Sobre os voos locais, os aviões são de que tipo? São daqueles bem pequenos?

      Excluir
    3. Paloma, não! Aqueles aviões pequeninhos são só para transportar turistas de luxo entre um e outro parque de safaris! Os voos domésticos entre Kilimanjaro Airport (Arusha) e Zanzibar são em aviões daqueles com fileiras de 6 assentos, os mesmos tipos que a gente voa doméstico no Brasil (Porto Alegre - Guarulhos, por exemplo)

      Excluir
  4. Acompanhei tudinho nos stories, foi uma viagem linda e já entrou pra minha Travel Bucket List!

    ResponderExcluir
  5. Allo allo de Portugal,

    já vos sigo nas redes sociais faz algum tempo e temos muito em comum, pelo que agradeço bastante as vossas partilhas e experiências.

    Em Dezembro deste ano será a nossa vez de fazer uma parte do vosso roteiro, infelizmente o nosso é bem menor da duração, mas é o que se consegue arranjar. A diferença é que a nossa filha de 9 anos vai connosco.
    Serão 4 dias de Safari, com partida de Arusha (ainda estou a trocar mails com várias agências, incluindo a Suricata) e 8 noites em Zanzibar.

    Duas questões:
    1) Também vamos em grupo no Safari. Na viatura o que aconselham, os lugares da frente ou os de trás?
    2) Em relação a Zanzibar, alteravam alguma coisa na vossa estadia, isto é, ficavam mais ou menos 1 dia em algum lugar?

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe, só vi tua mensagem agora! Eu achei nosso roteiro perfeito, não mudaria nada! COm relação ao safari, ficamos sempre no meio do jeep, e achei ótimo, pois a gente consegue se movimentar mais para ver os animais

      Excluir
  6. que tipo de bagagens voces levaram? foram so com mochilas?
    relato fresquinho ein, mt bom, excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fomos só com mochilas. Para fazer safari não dá para levar malas duras, pois elas não se acomodam bem nos jeeps, é melhor levar mochila mesmo!

      Excluir
  7. Olá Claudia, excelente post, obrigada por compartilhar. Devorando seu blog :)
    Para viagem de lua de mel, breve, apenas uma semana, o que você recomenda? Passeios imperdíveis, considerando que seriam passeios breves? A ideia era pegar um hotel all inclusive e fazer apenas alguns passeios mais centrais
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá espero que você esteja certo.
    Eu só queria salientar que eu sou um guia profissional de língua portuguesa na Tanzânia com muitos anos de experiência um freelancer que trabalhou com vários clientes felizes e satisfeitos de Portugal Brasil e de todo o mundo.
    E eu Ficaremos felizes em trabalhar com você a qualquer momento, se você sentir que precisa de algum serviço de nós, obrigado e tenha um bom dia com os melhores.
    Cumprimentos.

    Adil Talib
    Saudade d Tanzania
    Saudadetours8@gmail.com
    +255-692-518-531.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei um post! Muito obrigada por compartilhar. Estamos indo para Zanzibar em Agosto/23 e estamos com uma dúvida: comprar os tours antecipadamente (já temos alguns contatos de guides de Zanzibar) ou comprar os passeios quando chegarmos lá??
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nós compramos tudo depois que estávamos lá, negociamos com os próprios barqueiros na praia, e assim, é claro, fica tudo muito mais barato!

      Excluir
  10. Olá, Claúdia! Primeiramente, parabéns pelas viagens... é inspirador!!!
    Temos um sonho enorme de fazer uma viagem para a África que inclua safaris... mas sempre tive em mente a África do Sul, no entanto tenho visto muita coisa sobre a Tanzânia. Como vocês já fizeram ambos, gostaria de uma opnião de alguém tão experiente no assunto pois uma viagem desse porte provavelmente não teremos a oportunidade de fazer sempre. Estamos em quatro, 2 adultos e duas crianças (8 e 13 anos).
    Obrigada,
    Vivian

    ResponderExcluir