Menu

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos

Na nossa última viagem internacional, fizemos o teste PCR de Covid-19 no Aeroporto de Guarulhos antes de embarcar, e aqui eu conto como foi.

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos

Na nossa última viagem internacional, fizemos o teste PCR de Covid-19 no Aeroporto de Guarulhos antes de embarcar, e aqui eu conto como foi fazer o exame de Covid no laboratório instalado dentro do próprio aeroporto.

Gente do céu, vocês não imaginam como foi estressante o nosso pre-viagem para a África, em função da necessidade de apresentar o exame negativo de Covid para poder embarcar! 

Na última semana antes do embarque, eu mal dormia, andava como uma louca tendo crises de ansiedade, abrindo frascos de perfume para conferir se estava mesmo sentindo cheiros, toda hora beliscando alguma coisa para ter certeza de que sentia o gosto...um aperto no peito que chegava a dar falta de ar...tudo por medo de contrair o tal Covid justo na véspera da nossa viagem para a África e melar tudo! 

Passamos o ano todo nos cuidando desse vírus maldito, e seria um perrengue horroroso contrair o bicho logo agora que estávamos com uma super viagem marcada, e que é obrigatório apresentar o exame PCR negativo para embarcar no voo da Qatar Airways e também para entrar no Quênia. 

Para entrar na Tanzânia, supostamente não precisava - de acordo com as informações oficiais que encontrei na internet - apresentar o Covid negativo, mas eles também nos exigiram o tal exame negativo para Covid nas 2 vezes em que passamos pela imigração na Tanzânia e também na chegada em Zanzibar! Por isso, eu, se fosse você, não confiaria nos sites que afirmam que não precisa do teste para entrar na Tanzânia - eles estavam exigindo de todo mundo na fila da vigilância sanitária, tanto no Kilimanjaro Airport, quanto no Aeroporto de Zanzibar, e também na fronteira terrestre em Namanga!

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
de acordo com o site da IATA, que é o utilizado por todos os agentes de viagens, e considerado super confiável e bem atualizado, para entrar no Quênia é necessário apresentar um certificado médico com resultado negativo para o teste PCR de Coronavirus

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
conforme esse mesmo site, não seria necessário apresentar o exame para entrar na Tanzânia - e mesmo assim exigiram de nós, não apenas uma, mas 3 vezes! 

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
as agências de viagens da Tanzânia também afirmam nas redes sociais que os exames de Covid não são necessários para entrar no país - #sqn

Aí, se exigirem de você, o que você vai fazer? 

Vai ficar batendo boca nos aeroportos com os médicos da vigilância sanitária da Tanzânia, dizendo que 'os sites oficiais' afirmavam não ser exigido o exame negativo?? 

Não, né...melhor se garantir e já levar os exames de Covid na mochila!  

Vou contar para vocês aqui como foi fazer o exame PCR de Covid-19 no laboratório instalado no Aeroporto de Guarulhos antes de embarcar.

Leia também:


Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
a felicidade de ter um exame de Covid negativo em mãos no Aeroporto de Guarulhos

Fazendo exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos

Como os exames de Covid têm que ter sido feitos com, no máximo, 96hs de antecedência da chegada ao destino, e só chegaríamos ao Quênia depois de 3 voos e mais 2 transfers, não tínhamos muitas opções senão fazer os testes PCR de Covid-19 no laboratório que foi instalado dentro do próprio Aeroporto de Guarulhos, no Terminal 3, bem ali no piso de embarque, em frente ao check-in G. 

É caro (pagamos R$ 350,00 por cada exame), mas o resultado saiu em menos de 4hs - no nosso caso, recebemos mensagem com os resultados dos nossos exames em 3h30min - e veio em inglês (no Quênia eles exigem a apresentação de exames negativos de Covid com os resultados em inglês). 

Recomendo que você já peça o resultado em inglês, mesmo que 'sites oficiais' garantam que o seu destino não exige a apresentação do teste RT-PCR negativo na chegada ao destino final - não custa se precaver!

Posso garantir a vocês que foram algumas das 3h30min + longas da minha vida! 

Se os resultados dos nossos exames de Covid dessem positivos, simplesmente não embarcaríamos! Provavelmente teríamos que fazer quarentena por nossa conta em um hotel em São Paulo, perdendo as férias, a viagem, tudo...já pensou no perrengue!? 

Por essas e outras, não recomendo a ninguém viajar nesse momento - não é um momento tranquilo para viajar, pelo contrário, é super estressante! Várias vezes naquela semana pensei que ia ter um ataque do coração! Até o Peg, que finge não estar nem aí, teve um ataque de vômitos na véspera da viagem, só para me deixar ainda mais nervosa 😳

Pelo menos embarcamos com 2 certezas: meu coração está muito bom e não tínhamos Covid! 

Para fazer o exame PCR de Covid-19 no laboratório instalado no Aeroporto de Guarulhos, não é necessário agendamento, e ele funciona 24/7. 

O exame RT-PCR é considerado um dos mais confiáveis para detectar a presença do Coronavírus - o material utilizado para os testes é coletado por cotonetes introduzidos nas narinas e na boca dos pacientes. É bem chatinho de fazer essa coleta - eu já fiz 3 vezes 😞

O resultado tem o prazo de até 4hs, mas, quando chegamos lá para fazer o exame, pegamos uma fila de mais de 1h! Pensa que todo mundo que vai embarcar em voos internacionais tem que fazer o maldito exame! 

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
a fila para fazer o exame de Covid estava enorme no laboratório instalado no Aeroporto de Guarulhos

Como compramos voos Gol com milhas para voar de Porto Alegre para São Paulo e passagens separadas da Qatar Airways para Doha, eu já queria voar com bastante antecedência para SP, pra não ter nenhum risco de perder o voo internacional. Com essa história de ainda ter que fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos, resolvemos ir com mais antecedência ainda, e chegamos em SP pouco depois do meio-dia, para voar para Doha as 3hs da manhã! 

Recomendo que, se você for deixar para fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos, como nós, vá para o aeroporto com bastanteeeee antecedência! Mesmo porque, se tudo der errado, você ainda vai ter tempo para o desespero de tentar mudar a sua passagem 😱 

Nós acabamos até reservando um quarto de hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos para passar essas muitas horas de espera no aeroporto - como tínhamos que ir fazer os exames de Covid no Terminal 3 e voltar lá horas depois para pegar os resultados impressos em inglês, calculamos que não valia a pena sair do aeroporto. Expliquei tudo aqui:

Esse novo laboratório foi instalado em setembro deste ano no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, e essa possibilidade de fazer os testes com resultados em 4hs para os exames PCR de Covid é uma mão na roda para os viajantes. 

Até onde eu sei, a maioria dos destinos que estão abertos para turismo neste momento - como Turquia, Egito, Maldivas, Dubai, etc - estão exigindo a apresentação de testes negativos PCR para Covid-19, e esse laboratório no próprio Aeroporto de Guarulhos facilitou a vida dos passageiros que viajam para esses lugares, pois é bem complicado conseguir fazer exames de Covid com resultados dentro do período anterior à viagem e o desembarque estipulado pelos países.

Alguns países exigem que o exame tenha sido colhido no máximo até 72hs antes da chegada ao destino!

O nome do laboratório é CR Diagnósticos e, para fazer o exame de Covid RT-PCR no Aeroporto de Guarulhos, basta se dirigir ao local, no Terminal 3, levando um documento de identidade com foto (RG, CNH ou passaporte), as passagens aéreas e $$$ - o pagamento pode ser feito com cartão de crédito também. 

Em até 4hs, a gente recebe um alerta por SMS, podendo visualizar os resultados dos exames de Covid pelo próprio celular e então ir lá buscar a versão impressa do laudo, em português e inglês, em um dos guichês do posto avançado de atendimento. 

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
o comprovante do exame de Covid imita um cartão de embarque

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
laboratório instalado no Aeroporto de Guarulhos para a realização de exames de Covid

Eles não aceitam convênios médicos e, até onde eu sei, não existem descontos - pelo menos para passageiros da Qatar Airways não tinha nenhum desconto, verifique se existe algum desconto para passageiros da companhia aérea com a qual você vai voar. 

Importante: li recentemente uma notícia no sentido de que, a partir de dezembro de 2020, devido ao espaço restrito e à alta demanda, o laboratório CR Diagnósticos estaria limitando os seus atendimentos em até 20 pessoas por hora, permitindo que as filas estejam dentro dos limites de segurança exigidos pelos órgãos regulatórios. Sendo assim, recomendo que você entre em contato com eles antes da sua viagem, para verificar com qual antecedência é necessário chegar ao Aeroporto de Guarulhos para fazer o exame de Covid!

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
eu tirei todas as minhas dúvidas com eles por WhatsApp antes de viajar

O que é necessário para embarcar nos voos da Qatar Airways em São Paulo - Guarulhos

É obrigatória a apresentação do teste RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19 a todos os passageiros em voos Qatar Airways saindo do Brasil - antes mesmo de chegar à fila do check-in já tem um funcionário da companhia aérea verificando os resultados dos exames. 

Crianças com menos de 12 anos e bebês estão isentos desse requerimento.

São aceitos testes de Covid-19 realizados em todos os laboratórios e hospitais credenciados pela Anvisa.

Para embarcar nos voos da Qatar Airways saindo do Brasil, os resultados dos exames de Covid devem ser emitidos até 96hs antes do embarque.

Uma cópia do resultado do exame PCR negativo, junto com uma carta de consentimento assinada  pelo passageiro, deve ser entregue para arquivo da Qatar Airways no momento do check-in. Eles sugerem fazer o download da tal carta no site da Qatar Airways (aqui), e já levar o documento impresso e preenchido, para agilizar o check-in.

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
formulário que deve ser preenchido e assinado por todos os passageiros para embarcar nos voos da Qatar Airways

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
antes mesmo de chegar à fila do check-in, a Qatar Airways já coloca um funcionário verificando os exames de Covid negativos

Não são aceitos passageiros com resultado positivo para a Covid-19 e não são aceitos passageiros sem o exame RT-PCR - qualquer outro tipo de resultado, como, por exemplo, 'inconclusivo', não é aceito. 

Nesses casos, eu realmente não sei o que acontece - se eles trocam a data do seu voo numa boa, se tem que pagar multa...como deu tudo certo para nós, felizmente eu não precisei descobrir o que acontece se der tudo errado! 

Diante das constantes modificações nas exigências das companhias aéreas e também dos países, recomendo que você verifique todos os requisitos necessários diretamente nos sites das companhias aéreas e das Embaixadas ou Consulados de cada país antes do embarque.

Veja mais informações aqui

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
como todos os passageiros são obrigados a apresentar testes de Covid negativos para embarcar nos voos da Qatar Airways, e somos obrigados a usar máscaras e 'face shields' o voo inteiro - desde a sala de embarque - acabamos nos sentindo bem seguros no avião

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
a Qatar Airways faz bem de exigir a apresentação de exames de Covid negativos de seus passageiros, já que eles também estão tomando todos os cuidados necessários para nos proteger e às suas tripulações, inclusive fornecendo máscaras, luvas, álcool gel e 'face shields'

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
quem embarca no Brasil em voos da Qatar Airways precisa apresentar exames de Covid negativos

Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
quem embarca na Tanzânia não precisa apresentar testes negativos de Covid-19

Preciso agradecer pela força a todas as amigas do peito que aguentaram as minhas crises de ansiedade na semana anterior ao nosso embarque e queimaram muitas velas por mim!!😘

Foi um sufoco horroroso, mas, com o exame de Covid negativo em mãos, estávamos prontos para embarcar para a África!!!

Hakuna Matata!

Veja aqui nosso 1º vídeo desta viagem maravilhosa pela Tanzânia para despertar o seu apetite viajante:


Alguém aí já fez o exame de covid antes de embarcar para uma viagem? Conte pra gente como foi!! Deixe as suas dicas nos comentários!

Para mais dicas da nossa viagem pela Tanzânia, Zanzibar e Quênia, veja #LipenaAfrica#PVnoQuenia e #PVnaTanzania nas redes sociais. 

Também fiz várias pastas de destaques desta viagem lá nos stories do Instagram, dê uma espiada lá!


Para ler mais sobre as nossas viagens pelo continente africano, clique em África.



Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos

exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: