Menu

como é a travessia de ferry do Canadá para os Estados Unidos - passando pela imigração americana com um motorhome

como é a travessia de ferry do Canadá para os Estados Unidos - passando pela imigração americana com um motorhome
Infelizmente, por mais longa que seja a viagem, para mim ela nunca é longa o suficiente. As viagens sempre terminam antes da minha vontade que elas acabem. 

Sabe aquela conversa de "viajar é bom, mas voltar pra casa é melhor"? Passa longe de mim, nunca entendi quem diz isso :(

Depois de bastante rodar por Alberta e por British Columbia, havia chegado (já? mas como passou tão rápido??) a hora de nos despedirmos do Canadá e seguirmos viagem pelos EUA!

Ainda voltaríamos ao Canadá por mais uns dias no fim da viagem (nosso voo de volta ao Brasil era por Calgary), mas já ia batendo aquela melancolia de deixar um lugar lindo para trás sem saber se algum dia você vai ter oportunidade de retornar. 

Por sorte, ainda tínhamos grandes aventuras nos esperando no nosso roteiro por 3 fabulosos parques nacionais americanos no Estado de Washington, o que nos deixava super empolgados para seguir viagem!


ferry EUA Canada
travessia de ferry entre Canadá e Estados Unidos

Fronteira EUA - Canadá

Esta não foi a nossa primeira vez na fronteira EUA - Canadá: em 2009, já havíamos feito uma super viagem de carro desde New York City até Quebec e Montreal. Naquela viagem, passamos pela fronteira entre os 2 países na ida e na volta, super tranquilo. 


Mas, naquela vez, era uma viagem de carro (a primeira super viagem do Lipinho, com apenas 3 mesinhos), e a fronteira era terrestre. 

Desta vez, a fronteira seria "aquática", e estávamos passando pela imigração com um motorhome alugado no Canadá, cheio de comida. Estávamos, por isso, um pouco apreensivos que algo pudesse dar errado. 

Parênteses: depois disso, ainda voltamos com o motorhome por terra dos EUA para o Canadá, fizemos imigração entre EUA e Canadá várias outras vezes nos aeroportos entre Calgary - Seattle - Alaska - Seattle - Calgary e nunca tivemos nenhum problema. 

Bom, superada essa mega introdução, vamos ao que interessa:

ferry EUA Canada
Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
Black Ball´s Coho Ferry

Black Ball´s Coho Ferry

Como falei num post anterior (como é a travessia de ferry entre Vancouver e Vancouver Island), nós chegamos a Vancouver Island de ferry e, sendo uma ilha, só poderíamos sair de lá de ferry. Mas não havia porquê voltarmos pelo mesmo caminho já traçado, por Vancouver, já que a nossa intenção era seguir viagem pelo maravilhoso Washington State, no noroeste dos EUA (onde fica Seattle, que não é a capital do estado). 

Pesquisando na internet, descobri que havia uma linha de barcos que faziam o trajeto entre Victoria e Port Angeles, na Olympic Peninsula, que estava no nosso roteiro. E isso deixou o nosso trajeto bem fechadinho :)

ferry EUA Canada
terminal da Black Ball´s Coho Ferry no centro de Victoria

Pegamos o ferry em Victoria (Canadá) e desembarcamos em Port Angeles (EUA).

A travessia custou U$ 137,75

A reserva foi feita no site oficial com antecedência - recomendo muito! 

Pagamos pela internet apenas o valor da reserva (pouco mais de U$ 10) e, no terminal, na hora do embarque, é que pagamos o restante: U$ 126,75 = CAD$ 170.

Nosso ferry era às 10:30am, mas eles recomendam chegar no terminal com pelo menos 90min de antecedência, o que eu reforço. 

Chegamos lá às 8h30min, com 2hs de antecedência, e já tinha vários carros e até um RV na nossa frente! 

ferry EUA Canada
a primeira providência ao chegar é efetuar o pagamento do Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
e logo a fila de carros e RVs vai aumentando no terminal da Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
nossa campeã na fila da Black Ball´s Coho Ferry

Já tínhamos "visitado" o local da Black Ball´s Coho Ferry virtualmente (no Google Maps, com a ferramenta street view) e reconhecemos tudo quando chegamos lá!! 

Aliás, sempre que você estiver meio em dúvida sobre um determinado lugar, quando você não encontra muitos relatos sobre um certo local no Google (esse era bem o caso!), recomendo muito que use o street view para se familiarizar com o lugar, aí na hora do pegapácapá você não fica nervoso. 

O endereço do terminal é no 430 Belleville Street, para fazer a imigração. 

Fica bem no centro de Victoria, o que me deixou muito impressionada! A gente sempre tende a pensar que um terminal marítimo vai ser meio que fora da cidade, né? Pois este fica em pleno Inner Harbour, e a saída do ferry do porto é quase que um passeio turístico pelo centrinho de Victoria!

Coordenadas para GPS: N48° 25′ 18.2’’, W123° 22′ 26.5’’. 

Primeiro você passa pelo guichê de pagamento, onde eles medem o RV para confirmar se está tudo certo com a sua reserva, e ali você faz o pagamento e entra na fila de carros. 


ferry EUA Canada
saída espetacular do ferry de Victoria

Passando pela imigração

Com 90 minutos de antecedência você tem que estar na fila com os passaportes com vistos americanos na mão e o formulário da US Coast Guard preenchido. É só ficar dentro do carro (ou RV) esperando que os officers vêm até você. 

Primeiro passou um funcionário da linha de ferry cobrando as nossas passagens já pagas. 

Depois veio o oficial do Departamento de Homeland Security

Depois de uma pequena entrevista no próprio RV, ele disse para a gente comer 2 maçãs antes de chegar em Washington State e nos disse para irmos no escritório do Border and Security para pegar os carimbos no passaporte. 

Lá, pegaram nossas digitais, tiramos foto (o Lipe teve que ir junto mas não pegaram digitais nem foto dele), e carimbaram passaportes. Aquele mesmo procedimento que a gente sempre faz nos aeroportos. 

Nos deram então um papelzinho com o número 3 para colocarmos embaixo do nosso limpador de pára-brisa (indicando que éramos 3 passageiros no veículo autorizados a entrar nos EUA). 


ferry EUA Canada
durante a inspeção, todos os passageiros devem permanecer nos seus veículos

ferry EUA Canada
com a documentação na mão para apresentar

ferry EUA Canada
número de passageiros autorizados a ingressar nos EUA por veículo

ferry EUA Canada
registro da saída do Lipe dos EUA

A travessia de ferry

Voltamos para o RV e já eram 10h20min, hora de embarcar nosso motorhome de 25 pés no ferry da Black Ball´s Coho Ferry, que é a única empresa que faz a linha entre Victoria (em Vancouver Island) e Port Angeles, na Olympic Peninsula. 


ferry EUA Canada
embarcando nossa campeã no Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
assim é o porão do ferry onde vão estacionados os veículos
- os passageiros são obrigados a sair dos carros e subir

Como já mencionei, a saída de Victoria é fantástica! 

O barco sai de dentro do Inner Harbour, e você se despede de todos os principais pontos turísticos da cidade em uma única foto (cheia de lágrimas nos olhos!), e ainda passa por Fisherman's Wharf

É uma despedida de gabarito, e já fiquei pensando se algum dia voltaremos...sou péssima em despedidas!

Olha as fotos desta parte do "passeio" na saída de Victoria:

ferry EUA Canada
a cara da felicidade a bordo do ferry

ferry EUA Canada
"goodbye, Victoria!"

ferry EUA Canada
saindo do Inner Harbour

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada
deu para nos despedirmos até do belíssimo Parlamento de British Columbia!

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada
ao sul, as lindas montanhas da Olympic Peninsula

O trajeto do ferry é lindo, com vistas para as montanhas da Olympic Peninsula em Washington State o tempo todo, algumas delas com os picos nevados! 

O ferry da Black Ball´s Coho Ferry é bem mais simples do que o barco da BC Ferries que faz a travessia de Horseshoe Bay para Vancouver Island. 

Saiba mais informações no site deles: Black Ball´s Coho Ferry

Tem wifi perto do porto (5 milhas), lancheria, banheiros, lojinha, informações turísticas, sun deck e é bem confortável também. 

Só o que falta é alguma distração para as crianças, não tem área kids e nem uma tv. Mas também, com baleias lá fora, quem precisa de área kids??? 

Sempre é bom ir de olhos bem abertos, pois nunca se sabe quando uma orca vai resolver aparecer para te impressionar! Nós vimos uma orca imensa nesta travessia - pena que não deu tempo de fotografar! Ela passou bem pertinho do ferry e todos os passageiros correram pro mesmo lado para ver kkkkk achei que o barco fosse até virar!


ferry EUA Canada
sun deck do Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
lancheria do Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
lojinha do ferry

ferry EUA Canada
restaurante a bordo do Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
bastante informação turística disponível no Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
assentos confortáveis no ferry

ferry EUA Canada
Black Ball´s Coho Ferry

ferry EUA Canada
sun deck

ferry EUA Canada

O ferry saiu às 11am (30min depois do horário previsto). Seguimos para Port Angeles, numa viagem de 90min, e desembarcamos na Olympic Peninsula, em Washington State.

A viagem é apenas 10min mais curta do que a travessia de Horseshoe Bay para Departure Bay (Vancouver - Vancouver Island), no Canadá. 

Cruzamos o Estreito de Juan de Fuca, que separa o Canadá dos EUA. Dava para ver o Olympic Range inteiro à nossa frente, as Cascade Mountains ao lado esquerdo e o Mount Baker a leste, maravilhoso, parecendo uma cúpula branca!


ferry EUA Canada
Mount Baker

ferry EUA Canada
"ataque de pássaros", segundo o Felipe

Inspeção sanitária

Na chegada, depois do desembarque em solo americano, como já esperávamos, passamos por uma inspeção sanitária completa

O fiscal sanitário entrou no RV e abriu todas as portas e armários, fuçou em todas as embalagens de comida, reclamou que pusemos o lixo fora antes dele vistoriar (!!) e acabou indo embora sem confiscar nada, nem as maçãs e bananas! 

Só vimos ele confiscar um saco cheio de rodelas de limão (ou limas) dos mexicanos que estavam no motorhome ao lado do nosso durante a inspeção! E acho que foi só para evitar que eles entornassem mais tequilas em forma de Margaritas hehehe...

De lá, seguimos viagem por Washington State, onde tivemos muita sorte de pegar dias incríveis e ensolarados, tornando esta parte da nossa viagem a mais bonita e fotogênica! 

Não perca os próximos capítulos desta história, assunto dos próximos posts :)


ferry EUA Canada
desembarcando do Black Ball´s Coho Ferry em Port Angeles, nos EUA

ferry EUA Canada
imigração americana em Port Angeles, Washington State

ferry EUA Canada

ferry EUA Canada
sede da Black Ball Ferry Line do lado americano, em Port Angeles

ferry EUA Canada
esperando pela vigilância sanitária

ferry EUA Canada

Observações importantes

Não deixe de confirmar todas as informações acima antes da sua viagem. 

Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá. 

Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1. A maioria dos preços informados não inclui taxas.  

No próximo post, continuamos viagem com o nosso diário de bordo nos EUA - não saia daí! 

Você já esteve em British Columbia? Fez esta travessia de ferry? Conte para a gente como foi, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Agradecemos aos órgãos oficiais de turismo de Banff e Lake LouiseJasperWhistlerVancouverVictoriaPort TownsendSeattleBC Ferries e Parks Canada pelos ingressos cortesia, passes, passagens, diárias de campings e todo apoio na organização da nossa viagem.


Veja o vídeo com o resumo desta viagem aqui:



Não vai viajar de motorhome? Precisa reservar um hotel em Victoria?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


 

Nós recomendamos a Rentalcars para aluguel de carros:



Dicas gerais, planejamento e organização da viagem


Montanhas Rochosas


Vancouver e arredores 
Vancouver Harbour Tour da Harbour Cruises - as melhores vistas da cidade
Stanley Park Horse-Drawn Tours - como é o passeio de carruagem no parque de Vancouver

Victoria e Vancouver Island


Seattle e arredores


Todos os posts sobre os Estados Unidos.

Todos os posts sobre o Canadá.

Todos os posts sobre o Alaska

Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: