Menu

Roteiro de 8 dias pelo Alaska

Nossa primeira ideia era ir ao Alaska de navio ou num ferry da Alaska Marine Highway, a partir de Vancouver ou Seattle. Cheguei a pesquisar muitos cruzeiros em promoção no ótimo site de descontos em cruzeiros Vacations to Go

Mas, pesquisa daqui e dali, comecei a entender que o Alaska dos meus sonhos não é aquele que se vê nos cruzeiros. 

A região do Alaska que você conhece em um cruzeiro é o sudeste do estado, conhecido como Inside Passage, com paisagens belíssimas e muitos glaciares, lugar que eu certamente quero conhecer em outra oportunidade, mas o “Alaska dos meus sonhos” sempre foi aquele que eu vi nos posts dos Nerds Viajantes, ou seja, a parte centro-sul, mais conhecida como SouthCentral Alaska, e o interior do estado. 

Qual é o “seu” Alaska?

O Alaska é imenso. 



Para você ter uma ideia, eles comparam mostrando que, sozinho, o Alaska é maior do que Montana, Califórnia e o Texas juntos, os 3 maiores estados dos “lower 48”! 

Se você ainda não sabe, são 48 estados na parte contínua dos Estados Unidos continental, além do Havaí e do Alaska, que são separados do resto do país e totalizam os 50 estados americanos.



Veja neste link um mapa onde você pode dar zoom in nas regiões.

Dá para ver bem onde tem highways. Muitas regiões são acessíveis somente via áerea ou marítima. 

Assim, percebi que, num cruzeiro, embora seja um passeio maravilhoso, “perderíamos” um tempo precioso que nós não tínhamos para perder. 

Já vimos de pertinho as geleiras mais incríveis do mundo na Argentina, e de qualquer forma faremos um passeio de barco lindíssimo a partir de Seward para ver a vida marinha (baleias, baleias!!) e alguns glaciares. 

Resolvemos, então, ir de avião do Canadá para o Alaska, e priorizar a parte do Alaska que nós realmente queríamos ver, já que teremos apenas uma semana para conhecer esse lugar imenso e lindíssimo, quando o ideal seria uns 2 meses!

E é certo que em uma semana rodando de carro dá pra ver muito mais do que em uma semana dentro de um navio, né?

Como você pretende chegar lá?

Aí é uma questão de prioridades: você quer ver o que no Alaska? 

Você sonha com o cruzeiro ou quer ver as magníficas paisagens do Denali? 

Se você tem menos de 2 semanas, vai ter que começar a fazer essas “escolhas difíceis” e priorizar o que você realmente sonha conhecer!


Crédito da foto: Desconhecido

Nessa nossa escolha de voarmos para o Alaska, ao invés de irmos de navio, por incrível que pareça o que pesou não foi a parte financeira, pois neste caso acho que acaba dando mais ou menos na mesma. 

Não cheguei a fazer essa conta, mas provavelmente o que gastaremos na nossa viagem de uma semana - entre custos de voos ida e volta + aluguel de carro + hotéis + alimentação + passeios - vai equivaler ao que gastaríamos num cruzeiro. 

Possivelmente o cruzeiro seria até mais econômico, porque vou te dizer...é caro pra dedéu esse tal de Alaska!

Um fator que pesou, esse sim, é que, se decidíssemos fazer o cruzeiro, teríamos um problema com a questão do nosso aluguel de motorhome

Como expliquei em riqueza de detalhes no post anterior, por uma série de motivos financeiros, decidimos que a parte canadense do nosso roteiro começaria por Calgary e terminaria em Calgary (leia aqui o post com o roteiro pelo Canadá para entender). 

Se você for optar por um cruzeiro até o Alaska, não poderá começar e terminar seu roteiro pelo Canadá por Calgary, e sim obrigatoriamente por Seattle ou por Vancouver, de onde partem os navios e ferries

Pense no problema: se você alugar o motorhome em Calgary e pegar o navio em Seattle ou Vancouver, de duas, uma - ou terá que deixar o motorhome estacionado no porto te esperando ir ao Alaska e voltar, ou terá que devolver o motorhome num lugar diferente de onde pegou e, na volta, alugar outro para continuar viagem, que também será devolvido num lugar diferente de onde pegou. 

As duas opções são inviáveis, economicamente falando, entendeu? 

Bom, toda essa lonnnnnnnga introdução é para explicar que, ao planejar seu roteiro pelo Alaska, a primeira coisa que você tem que decidir é QUE PARTE do Alaska você quer conhecer e a segunda coisa que você tem que decidir é COMO VAI CHEGAR LÁ

Roteiro

Ultrapassada essa fase em que decidimos que o nosso foco seria o Alaska Central, e que iríamos até lá num voo da Delta para Anchorage saindo de Calgary, com escala em Seattle (foi o mais barato que eu encontrei, veja aqui), começamos a pensar no nosso roteiro por lá. 

Sabendo que chegaríamos e sairíamos do Alaska por Anchorage, e que teríamos (infelizmente!) apenas uma semana nesse meio tempo para ver tudo o que queríamos ver por lá, começamos a encaixar os passeios no nosso roteiro, deixando a ida mais para o norte, em direção a Fairbanks, já perto do Círculo Polar, bem para o final da viagem, quando teremos mais chances de ver o fenômeno da Aurora Boreal, como expliquei no post anterior.

A partir da segunda semana de agosto já existe alguma chance de as luzes dançarem para nós em Fairbanks, o que seria impossível em julho, época em que nunca escurece completamente no Alaska, e foi esse fator que nos fez deixar essa parte da viagem bem para o final.



Aliás, sem querer me repetir e já me repetindo: leia o post anterior sobre o nosso roteiro pelo Canadá

Todas as informações que coloquei lá são fundamentais para complementar este post e não vou repetir tudo aqui, né?!? Todas as dicas que escrevi sobre aquele roteiro também se aplicam a este aqui, viu?

São duas viagens completamente diferentes, mas que se complementam perfeitamente e, se você tem tempo de fazer as duas em uma só, mesmo de um jeito apressado como nós faremos, com certeza vai experimentar uma overdose de beleza natural!

Vamos ao nosso roteiro, então? 

Me desculpem se algumas informações estão em inglês - muitas vezes eu copiei e colei no meu roteirinho os dados para o meu próprio conhecimento e agora na hora de fazer o post não tive saco para traduzir tudo - afinal, para fazer esta viagem, você terá que ter esse conhecimento mínimo da língua, né?!?

#LipenoAlaska

Dia 1 – (deixar mochila na Cruise Canada de Calgary) - Voo Delta Calgary - Anchorage (5:35PM-10:15PM) (hotel em Anchorage: Bent Prop Inn
23hs - Pegar carro alugado em Anchorage na Hertz pré-pago (aeroporto): Toyota Corolla (inclui tanque de gasolina gratuito e condutor adicional) 

Dia 2 – Anchorage - Seward (204Km/127 milhas): Hotel Alaska Coastal Lodging: 524 Fourth Avenue 
* Potter Marsh (mile 117.4)
* Turnagain House (mile 103.1)
* Bird Creek (mile 101)
* Bird Point (mile 96)
* turnoff to Girdwood (mile 90) – Bake Shop – Hotel Alyeska (1000 Arlberg Avenue) – Mount Alyeska ski tram - 9:30AM-9:30PM
* Alaska Wildlife Conservation Center (milha 79) - 8AM-8PM 
* Boggs Visitor Center nas margens do Portage Lake (o visitor center fica 5 milhas ao sul de Portage) – Portage Valley (mile 78.9) – Portage Glacier 
* para ir até Whittier ida e volta aumenta 40Km a viagem até Seward (Anchorage - Whittier 97Km)
* Turnagain Pass (mile 68.5)
* Canyon Creek (mile 54)
* Jerome Lake, Tern Lake e Kenai Lake (da milha 47 até a 18)
* Summit Lake Lodge (mile 45.5)
* Moose Pass
* Paradise Peak´s ice fields (mile 14)
* Pegar Exit Glacier Road (Herman Leirer Road) até o Kenai Fjords National Park (mile 3) - Nature Center (+ou-14Km) – aberto até 8PM – trilha de meia milha até o glacier
* Seward: comer halibut (peixe) no porto, Alaska SeaLife Center (8AM-9PM) - 301 Railway Ave
* Resurrection Bay (mile 0)

Dia 3 – 8AM: National Park Tour 6 hour Cruise (check-in 7AM na 1304 4th Avenue) levar lanches extras - voltar para Anchorage vendo o que faltou na ida (hotel em Anchorage - Embassy Suites
Comer em Anchorage: Bear Tooth Theatrepub (1230 W 27th Avenue)

Dia 4 – Anchorage –> (182Km) Talkeetna (cemitério dos alpinistas e comer no Fairview Inn saloon ou no Roadhouse, cerveja Alaskan White) – Denali National Park (390Km)
Hotel reservado: Denali Park Village - Mile 231 George Parks Highway
Noite - 7:30PM - Alaska Cabin Nite Dinner Theater (milha 238 Parks Hwy) 


Denali Park Village

Dia 5 – Denali (passeio de bus + volta de avião teco-teco) 
Kantishna Shuttle – LEVAR TODA COMIDA E BEBIDAS
Pickup Location - Wilderness Access Center (8:45 AM)
The Wilderness Access Center is located at mile 1 on the Denali National Park Road. The "WAC" is the hub for transportation into Denali. TOUR Departure Times are assigned 1 week prior (TWT or DNHT), please reconfirm upon arrival in Denali since your printed confirmation time is subject to change. Shuttles (VTS), Windows into Wilderness and Kantishna Experience depart as scheduled.
Hotel reservado: Denali Park Village
Jantar: Vilinha de Glitter Gulch - pizzaria Lynx Creek Pizza & Pub ou Healy – outra cidadezinha perto, 49th State Brewery
Em Denali, comer no Black Bear Coffee House ou no Salmon Bake

Dia 6 – Denali:
* filme de 18min a cada 30min
* Ir de carro até Savage River milha 15 dentro do parque – Savage River Bar Trail 0,2 milha (15min)
Fairbanks (195Km)??? (dependendo da previsão de Aurora Boreal) (hotel em Fairbanks?)
* University of Alaska Fairbanks - enorme, vale a visita para conhecer o campus e ver imagens lindas pelo caminho. O Museum of the North é bem bacana também - 9AM-9PM 
* North Pole - a cidadezinha simpática do Papai Noel (101 St Nicholas Dr, North Pole)
* Trans Alaska Oil Pipeline na Steese Hwy

Dia 7 – Fairbanks – Talkeetna –> (182Km) Anchorage (580Km) (hotel em Anchorage: Bent Prop Inn
Comer em Anchorage: Moose´s Tooth (pizza) - 3300 Old Seward Highway (das 11h às 23h)
Passeios: REI (1200 W Northern Lights Blvd 10AM-9PM), Town Square, Alaska Statehood Monument, Resolution Point + Capt Cook Monument, Ship Creek Salmon Viewing bridge, Alaska Wild Berry Products (5525 Juneau Street) e Lake Hood (float plane harbor)

Dia 8 – 11AM - Devolver carro alugado na Hertz em Anchorage
Voo Delta Anchorage - Calgary (1:20PM-9:30PM)


mapa da rota até o Denali, sem incluir o trecho até Fairbanks, mais ao norte

Anotações 

Para decidir o que entraria no roteiro, foram fundamentais o material inesgotável que a Adriane Raduenz me mandou, as dicas da Michelle e o roteiro que ela fez lá, que você encontra no Mochileiros, e todos os ótimos posts sobre o Alaska dos Nerds Viajantes, Helder e Lillian. 

Agradeço efusivamente a todos vocês pela extrema paciência com as minhas dúvidas!

Também vale dizer que conheci a Adriane no grupo Viajando para os EUA, um dos melhores grupos do Facebook, onde a gente consegue tirar tudo que é dúvida sobre qualquer viagem para lá! 

Usamos ainda o Lonely Planet USAo Google Maps. E adorei ler todos os posts do pessoal do blog 1000 dias



Gostaríamos muito de ter incluído no nosso roteiro um trecho nos incríveis trens da Alaska Railroad, mas isso ia complicar um pouco (e encarecer bastante) a nossa reserva de carro, já que optamos por fazer toda essa viagem pelo Alaska de carro - os valores de aluguel de motorhome estavam impagáveis!

Como vocês viram, reservamos um carro em Anchorage com a Hertz e o devolveremos também em Anchorage (assim o aluguel fica mais barato do que se pegássemos em um lugar e devolvêssemos em outro). 

Eu gosto de sempre que dá, na medida do possível, montar roteiros circulares, ou seja, começar e terminar no mesmo lugar, pois tanto em aluguel de carro quanto de motorhome fica muito mais barato pegar e devolver no mesmo lugar

As taxas one way, para pegar em um lugar e devolver em outro, são sempre altíssimas! E o mesmo se aplica com relação aos voos: ida e volta para o mesmo lugar sempre é muito mais barato do que voar para um lugar e voltar de outro (open jaw). 

Os hotéis e alguns passeios também já estão reservados, pois, como expliquei no post anterior, também é altíssima temporada no Alaska, e tudo lota rápido!

Como vocês podem imaginar, é quase impossível passear pelo Alaska durante o inverno e mesmo no outono e na primavera, quando muitas estradas, parques e atrações ainda estão fechados. 

O mundo inteiro tem apenas 5 meses por ano (de maio a setembro) para visitar o Alaska, e essa é também a temporada dos cruzeiros

Desses 5 meses, junho, julho e agosto são considerados altíssima temporada, época de férias escolares nos Estados Unidos, e é bem quando estaremos lá, então era importante fazer reservas com antecedência, mesmo eu não ficando muito confortável num roteiro “amarradinho” assim!

A única noite que ainda está em aberto é aquela em que supostamente estaremos em Fairbanks, porque vamos deixar para decidir se vamos até lá ou não dependendo da previsão de Aurora Boreal e do nosso ânimo nesses últimos dias da viagem! 

O passeio que você deve ter maior cuidado de reservar com antecedência é o passeio de ônibus pelo Denali National Park. Nós reservamos o Kantishna Shuttle, que é o passeio mais longo, que cobre o parque inteiro (92 milhas de ida), em maio, e já haviam poucas vagas! 

Isso ocorre porque o Denali é o único parque nacional dos EUA onde você não pode rodar com o seu próprio veículo (veículos particulares só são permitidos até Savage River, 15 milhas dentro do parque), então, para conhecê-lo, o jeito é fazer esses tours de ônibus. 


Foto: Divulgação

Claro que sempre é possível dar sorte e conseguir vagas de última hora, mas li relatos de pessoas que ficaram lá 3 ou 4 dias esperando por uma vaga num desses passeios de ônibus, e tempo para esperar é realmente uma coisa que a gente não tem!!! Além disso, nós somos 3, e precisaríamos de 3 vagas, o que seria bem difícil de conseguir, então melhor reservar antes, né?!

Pretendemos voltar de Kantishna num voo panorâmico de avião teco-teco para o passeio de ônibus não ficar longo demais para o Lipe – espero que os preços dos voos não sejam exorbitantes!



Concluindo 

Como eu sempre gosto de ressaltar, este é só um roteiro prévio, onde eu pus TUDO o que nós gostaríamos de fazer, o que não significa, de jeito nenhum, que a gente vá fazer tudo o que está previsto. É apenas um planejamento onde coloquei todas as nossas opções de passeios, para depois não esquecer de nada. 

Como é que vocês fazem os roteiros das viagens de vocês? Assim também ou de um jeito diferente? Conta pra gente, vou adorar saber!

Veja aqui o roteiro que nós planejamos fazer no leste europeu e o roteiro que nós efetivamente acabamos fazendo, e veja o roteiro planejado para a nossa viagem pelo oeste americano e o roteiro que terminamos de fato fazendo, e note como tivemos muitas mudanças de planos nas duas viagens!


Também gosto sempre de lembrar que cada família é diferente da outra – tem um timing diferente, idades e energia diferente, orçamentos diferentes, um estilo de viajar diferente e, principalmente, gostos muito diferentes - então não dá para dizer que esse roteiro seja perfeito para qualquer família: ele é o ideal para nós! Use como ponto de partida para montar um roteiro que seja o ideal para a sua família

Você já esteve no Alaska? Ainda dá tempo de deixar a sua dica na nossa caixa de comentários! 

Venham conosco nesta grande roadtrip, queremos muito ter a companhia de vocês nesta aventura que promete! E queremos também contar com a torcida de vocês para que tudo dê certo - na volta a gente conta tudo aqui no blog!

Nesta nossa próxima viagem, vamos usar as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram:

#LipenoAlaska
#‎LipeemWA
#‎LipeinNorthAmerica
#LipenoCanada

Acompanhe tudo "ao vivo" no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro. Tenho certeza que vocês vão encontrar muitas dicas e fotos lindas por lá!

Sobre os créditos da foto de capa deste post, para variar, foi a Adriane quem descobriu, e está tudo aqui

Parece que eu já estou nos vendo fugindo de um urso assim, hahahaha...família de perrengueiros, vocês sabem como é, né? 

Nos próximos posts, vou contar como foi alugar um motorhome no Canadá e como organizamos esta viagem



Clique abaixo para assistir ao vídeo com as melhores imagens que gravamos na nossa viagem ao Alaska.


* Todos os posts sobre os Estados Unidos
* Todos os posts sobre o Canadá
* Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!
* Todos os posts sobre a nossa última roadtrip pelos EUA estão em SouthWest USA e Califórnia


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

15 comentários:

  1. To babando e invejando aqui!!!
    Ficou demais! Tenho certeza que será inesquecível!!!

    beijão e boa viagem!!!
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá pronto o roteiro pra vocês, Fran! É só encaixar a volta de navio - melhor pegar o navio na volta, vem descansando da maratona e enchendo a pança!

      Excluir
  2. Oi Claudia!!!

    Que DEMAIS!!

    Eu sou alucinada pra conhecer o Alasca... Eu assisto TODOS OS PROGRAMAS da TV sobre o Alasca, o TEMPO TODO... hahahah

    Não sei... mas quem sabe essa viagem não sai no ano que vem? Vou anotar todas as suas dicas... O meu Alasca também não é o Alasca dos cruzeiros... Sei que deve ser a forma mais rápida/barata/menos perrengue de chegar lá, mas não é o que eu quero fazer. Aliás... O que eu quero MESMO fazer é: ir pro Alasca de carro. Depois de ler os posts do blog 1000 dias e ver que sim, isso é possível... É assim que eu quero ir!! hahaha
    Demanda mais tempo, fazendo as contas por cima, partindo de Vancouver seria uns 4 dias pra ir e 4 pra voltar... Mas com chances de voltar pras Rochosas (oi, sou aquela que nem foi e já quer voltar!! hahaha)... Ainda não sei o que mais eu poderia incluir nesse roteiro, mas to bem analisando...

    Boa viagem pra vcs... Espero que vcs encontrem muitos ursos pelo caminho (que vcs encontrem eles, não o contrário!! hahaha)!!!

    :)

    Beijo!

    btw, fiz um instagram novo, pra postar sobre as nossas viagens... Segue lá!!
    :)

    @tripsandroatrips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já segui lá no IG, Marcela! Quero muito acompanhar a tua trip!
      Também sonho com o Alaska desde sempre! E quero ir de carro, desde Jaguarão, RS, num furgão adaptado que dê pra pernoitar! Mas isso são planos para aposentadoria :)


      Excluir
  3. Oi, Claudia! Ficou muito legal o roteiro, o Alasca é incrível. Legal que incluiu o Denali no roteiro, como te falei, o Lipe vai adorar, as paisagens são maravilhosas e dá para ver muitos bichos no trajeto de ônibus por lá! ;)

    ResponderExcluir
  4. Claudia, eu aqui de volta! Sei que deve vir post(s) por aí, mas queria saber se, no Denali, vocês recomendam o Kantishna Shuttle e se voltaram de ônibus mesmo ou conseguiram pegar o avião. E claro, se tem alguma dica especial para esse passeio!
    Muito obrigada por mais essa ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Erika! É certeza de ver muitos bichos e paisagens inacreditáveis, especialmente se vcs tiverem a sorte de um dia bonito, para ver o cume do Denali! Voltamos de ônibus mesmo, porque o dia estava muito encoberto e, além de não sabermos se sairiam voos, tb não valia a pena pagar e não ver nada! É bem caro, né!? A dica é sentar na janela e ficar de olhos bem abertos, com uma câmera boa! Ah, e levar lanches e bebidas! Me manda um email que te respondo mandando meu diário de bordo, pq já vi que esses posts do Alaska vão demorar! claudionil@hotmail.com

      Excluir
  5. Oi tudo bem??? Amei o blog, estou indo para o Alaska em 2 semanas e o roteiro vai ajudar e muito.

    Tem alguma coisa que vcs recomendam q n pode faltar de jeito nenhum na viagem?

    Um grade abraco
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,
    Sim, a estrada até Seward e suas atrações, ver baleias em Seward e o Denali para ver ursos são imperdíveis :)
    Boa viagem, aproveitem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia tudo bem? Meu nome é Luciana, sou advogada e moro aqui na serra gaúcha- Farroupilha. Já conversamos em outro post teu sobre o Alasca. Eu adoro o teu blog e o visito diariamente, pois eu e meu marido somos apaixonados por viagens.

    Inclusive estamos embarcando no próximo dia 01/10 e vamos conhecer o Atacama e depois Santiago. Os teus posts sobre o Atacama são lindos demais....
    Deixa eu te perguntar uma coisa: você ainda vai complementar os posts sobre o Alasca? É que eu vi que vocês fizeram outros passeios depois e eles já chegaram no blog... Só pergunto, porque as tuas informações e fotos são legais demais e ajudam muito.... o Alasca é um futuro sonho....

    E que legal será a próxima aventura, Islândia? Não se se você viu, mas tem um programa no canal globo sat- MUNDO VISTO DE CIMA e eles já mostraram a Islândia.... sempre repete..
    Muito obrigada por tudo e continuamos te acompanhando....

    Abraço

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, esperei uns dias para te responder porque estava justamente escrevendo posts sobre o Alasca :)
      Agora já estão quase todos publicados, só falta o do Denali que já está no rascunho também, ainda bem! A viagem foi há exatamente um ano e só agora consegui escrever!
      Já vimos o programa sobre a Islândia sim - vamos levar o nosso drone na viagem e queremos fazer umas imagens "aéreas" de lá, estamos mega empolgados!
      Um beijo, adoro Farroupilha, adoraria morar aí, mas a minha colega e tocaia Claudia Hendler chegou aí antes heheheheh...

      Excluir
  8. Oi, Claudia, sempre espio suas viagens e venho acompanhando o crescimento do Lipe (ahaha). Estou devorando seus posts do Alasca! Vou pra lá no final de agosto e já montei o roteiro de 6 dias, mas falta decidir entre carro+hotel ou RV. Vocês não alugaram um no Alasca porque já tinham tido a experiência nas Rochosas ou teve algum outro motivo? Em termos financeiros, acaba ficando mais ou menos o mesmo. Me dá uma luz, gostaria muito da experiencia do RV... Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia,

    Estou começando a traçar o meu roteiro de 8 dias no Alaska ano que vem. Fiquei com uma dúvida (a primeira, claro): o retorno do passeio de ônibus pelo Denali já está incluso no ticket ou temos que comprar a parte? Esse retorno, pelo que vi, fizeram de avião, mas tb tem a opção de retornar de ônibus e imagino que leva o mesmo tempo da ida.

    Pode me ajudar com este ponto do retorno do passeio de ônibus do Denali?

    Muito obrigada, Ana Paula

    ResponderExcluir