Menu

Glacier Adventure e Skywalk no Columbia Icefield - 2 motivos para conhecer a estrada mais bonita do mundo

Glacier Adventure e Skywalk no Columbia Icefield - 2 motivos para conhecer a estrada mais bonita do mundo, no Canadá
Escrevi um Guia da Icefields Parkway, conhecida como "a estrada mais bonita do mundo", nas Montanhas Rochosas do Canadá, e é lá que ficam Glacier Adventure e a Glacier Skywalk, pertinho do Columbia Icefield Glacier Discovery Centre

Como é impossível colocar detalhadamente todas as atrações desta estrada maravilhosa em um único post, resolvi destacar estes 2 passeios especiais nesta postagem separada - mesmo porque eles têm algo de diferente dos outros: são os únicos passeios pagos na estrada-parque dos campos de gelo! E, quando o passeio é pago, em dólares canadenses, você precisa saber o máximo possível sobre ele para decidir se vale a pena investir o seu rico dinheirinho e como tirar o melhor proveito dele, não é? 

Vídeo dos passeios

Assista aqui o vídeo de 3 minutinhos que fizemos destes 2 passeios, e aproveita e já se inscreve lá no nosso canal no YouTube para receber notificações quando publicarmos novos vídeos e deixa um like lá no vídeo! 

Não esquece de selecionar a opção para assistir em HD - alta definição - a imagem fica bem mais bonita :)



 Columbia Icefield

Vindos de um dia cheio de aventuras em Lake Louise, seguimos viagem para o norte, pela Icefields Parkway (Highway 93 North), em direção ao Columbia Icefield e Jasper, no Jasper National Park

Fizemos muitos passeios e trilhas ao longo desta estrada maravilhosa, sobre os quais eu contei em (muitos) detalhes no Guia da Icefields Parkway, mas as 2 grandes estrelas do dia ainda estavam por vir: a Glacier Adventure e a Glacier Skywalk, no Columbia Icefield Glacier Discovery Centre



Columbia Icefield é um sobrevivente da última Era do Gelo, e fica sobre a divisão continental, na fronteira entre os parques nacionais de Banff e Jasper. O campo de gelo Columbia alimenta 8 grandes glaciares - o mais impressionante deles é o Athabasca Glacier - e se espalha por sobre algumas das maiores montanhas dos Rockies

Do Columbia Icefield Centre, no meio da Icefields Parkway, saem esses 2 passeios imperdíveis. O campo de gelo que existe ali é um dos maiores do mundo, e os mirantes e trilhas são todos maravilhosos - veja as fotos - mas realmente essas 2 atrações são os pontos altos da visita ao local!




São passeios caros, mas é o tipo de coisa que tem que pensar "já que vim até aqui, e sei lá se vou ter a oportunidade de voltar aqui outra vez na vida, tenho mais é que torrar os meus dólares..." 

A dica é comprar os passeios em conjunto no site da Brewster, pois eles oferecem alguns Explorer Packages que valem muito a pena se você compra passeios combinados. 

Ao chegarmos lá, em pleno sábado, quase 13 horas, o Icefield Centre, que fica exatamente na frente das geleiras, estava completamente lotado, com filas imensas


fila para marcar o horário dos passeios

horários marcados!


loja bem completa

restaurante lotado

fila na lancheria

Ainda bem que os estacionamentos são infindáveis, imensos! Aliás, lá também existe um estacionamento específico para RVs. 

Estacionamos e fui para a fila. Mesmo tendo reservas - que você faz online no site da Brewster -  você inevitavelmente terá que enfrentar a fila para marcar os horários dos seus passeios.  

No Columbia Icefield Centre tem banheiros, informações turísticas, bilheterias, wifi, restaurante (lotado!), lanchonete, loja de souvenirs e, no andar de baixo, infelizmente a Glacier Gallery estava fechada para reformas.

Comemos 2 cachorros quentes por CAD$ 14. Caro, eu avisei. 

Os "binóculos" que o Lipe ama espiar em todas as atrações custam CAD$ 1

Coordenadas: Latitude 52.220281, Longitude -117.2249.


os estacionamentos ficam muito próximos dos glaciares


a diversão já começou no estacionamento!


imagina viajar pela Icefields Parkway numa destas???

a caminho do Icefield Centre

comendo hot dogs milionários

olha os estacionamentos lá embaixo

 fachada do Icefield Centre

Glacier Skywalk

Primeiro fizemos a Glacier Skywalk, as 2:45PM. 

Esteja na fila de embarque do seu ônibus 10 minutos antes do horário marcado no seu ticket

O ônibus até lá é incluído no preço do ticket - não é possível ir lá no seu próprio veículo porque não há estacionamento

O local onde está localizada a Skywalk fica a uns 10 minutos de distância (de ônibus) do Icefield Centre, ao norte. 


filas separadas para os dois passeios

exibições a caminho do ônibus


ônibus incluído

Mais tarde, quando continuamos viagem para Jasper, passamos por ali pela passarela de novo, e realmente verificamos que não é possível ir lá no seu próprio veículo - foi uma luta encontrar um lugarzinho para parar ali no acostamento por alguns segundos para tirar fotos de alguns cabritos monteses (é assim que se faz o plural???) que andavam passeando ali pelos penhascos :)


mountain goat

áudio tour também é incluído no preço do passeio, que é simplesmente fantástico. 

Além de todos os painéis explicativos e exibições ao longo do caminho de 400 metros pendurado nos penhascos que te leva até a passarela, das palestras que eles dão ali de tempos em tempos, da paisagem espetacular, você ainda tem a oportunidade de caminhar sobre o abismo - são 918 pés/280 metros de altura!

Um detalhe importante: vá ao banheiro antes de pegar o seu ônibus no Icefield Centre, pois, para minimizar o impacto no meio ambiente, eles não instalaram banheiros por perto do local da plataforma!


caminho pendurado no precipício que leva à passarela de vidro



exibições ao longo do caminho de 400 metros

áudio tour no pescoço e a passarela lá no fundo!

painéis explicam tudo sobre fauna, flora e geologia da região e dos glaciares


plataforma de observação com piso de vidro, que se estende por 35 metros de distância do penhasco, é uma experiência única na vida - não deixe o medo te impedir de aproveitar esse lugar maravilhoso! 

Nós não sentimos medo - mas vi muita gente que chegava no início da plataforma e simplesmente não conseguia ir em frente, paralisados de pânico! 

Não faça isso, o lugar é absolutamente seguro, inclusive para crianças, pois as laterais da passarela são bem altas!

Aliás, o Lipe delirou com este passeio!


criança não tem vertigem?!?


veja como as laterais são altas - seguro para crianças



o Lipe adorou olhar lá para baixo pelo vidro do piso!

280 metros de altura


Coordenadas: Latitude 52.261381, Longitude -117.280862. 

Preços: adulto - CAD$ 30/infantil - CAD$ 15.

Horário de funcionamento: 9AM-6PM (no verão). 

Veja os horários de funcionamento no resto do ano:

May 1 - May 29: Daily 10AM-5PM

May 30 - Aug 7: Daily 9AM-6PM

Aug 8 - Sep 6: Daily 9AM-7PM

Sep 7 - Sep 30: Daily 10AM-5PM

Oct 1 - Oct 18: Daily 10AM-4PM

Vou deixar as fotografias falarem por mim:


 ao fundo, a Skywalk











Voltamos no ônibus das 3:45PM ao Icefield Centre para fazer o passeio Glacier Adventure das 4:15PM. 

Podíamos ter ficado mais tempo lá. Uma hora é o mínimo. 

Veja bem, o nosso ônibus do passeio saiu do Icefield Centre as 2:45PM, chegamos lá quase 3PM, tem toda a caminhada de 400 metros até a passarela de vidro, com muitas exibições e o áudio tour. Para chegar de volta ao Icefield Centre a tempo de pegar o outro passeio que havíamos agendado as 4:15PM (e tínhamos que estar na fila 10 minutos antes), precisamos pegar o ônibus de volta no máximo as 3:45PM (os ônibus saem de lá a cada 15 minutos, e sempre tem fila para o ônibus seguinte!). 

Ou seja, acabamos ficando lá menos de 40 minutos, o que é muito pouco, considerando que tiramos bem mais de 100 fotos! Só na passarela de vidro em si eu ficaria, tranquilamente, mais de uma hora apreciando a paisagem! 

Como você pode ficar lá o tempo que quiser (não há limite de tempo), recomendo que marque seus dois passeios com um intervalo de no mínimo 2 horas entre eles, para poder fazer tudo com calma, sem correrias e atropelos, e poder ir ao banheiro no Icefield Centre entre um e outro! 

Outra dica do pequeno viajante: se possível, pegue os primeiros ou os últimos passeios do dia - como nós fomos bem no meio da tarde, a passarela estava lotada, o que não diminui em nada a maravilha do lugar, mas complica na hora de tirar fotos kkkkkk...


de volta ao Icefield Centre...


os primeiros Ice Explorers eram assim


Glacier Adventure

Bom, como eu ia dizendo, pegamos o passeio Glacier Adventure das 4:15PM. 

Trata-se de um tour no campo de gelo com o Ice Explorer pelo Athabasca Glacier, que dura 1h20min no total. 


campo de gelo

 Ice Explorer

Athabasca Glacier

Como já falei, o melhor é comprar o combo com os 2 passeios (ou mais!), que daí você economiza (já avisei que é tudo bem caro!). 

transporte de ônibus do Columbia Icefield Glacier Discovery Centre até a geleira é incluído também. Os tours saem de lá a cada 15-30 minutos

Assim como no passeio da passarela de vidro, esteja na fila de embarque do seu ônibus 10 minutos antes do horário marcado no seu ticket

O ônibus te leva até um ponto, no início do Athabasca Glacier, onde estará te esperando o Ice Explorer, um veículo especialmente adaptado para viagens pelas geleiras, que carrega até 56 passageiros e só existe lá e na Antártida!


empolgação na entrada no Ice Explorer


estacionamento de caminhões-monstros!

interior do Ice Explorer


engarrafamento de Ice Explorers!

É outra experiência única na vida, daquelas que a gente não esquece nunca mais, imperdível!

Eu e o Peg já havíamos feito trekkings em geleiras, tanto na Nova Zelândia quanto no Perito Moreno, na Patagônia Argentina, mas esta é uma experiência completamente diferente, de passear pela geleira num caminhão-monstro, como o Lipe apelidou o Ice Explorer, e depois caminhar por cima do glaciar tranquilamente, como se estivesse passeando na praia!

Para quem viaja em família, é uma chance única de apresentar um glaciar ao seu pequeno viajante, pois, no Perito Moreno, por exemplo, não é permitida a presença de crianças nos trekkings! Aliás, não consigo imaginar um outro passeio sobre uma geleira que seja tão acessível quanto este - mesmo cadeirantes podem ir! 

Olha a curtição do Lipe neste vídeo!


a parada não é longa, mas deu tempo de montar até o tripé

passando frio na geleira

nunca foi tão fácil passear por um glaciar

Vale dizer também que os motoristas são super experientes, cheios de informações interessantes sobre o local, e o passeio é super seguro, sem risco nenhum!

Uma dica importante é agasalhar-se bem! Eu passei muito frio quando desembarcamos na geleira! Vista-se em camadas para não passar calor dentro do Ice Explorer, que é aquecido, e tenha em mente que a temperatura na geleira será de 15ºC a menos do que no Icefield Centre

O passeio é uma baita aventura, as paisagens são deslumbrantes e a parada que eles fazem sobre a superfície da geleira, para fotos, é emocionante - fica todo mundo em êxtase!

Vejam as fotos, que contam como é o passeio melhor do que eu:


a caminho do Athabasca Glacier

paisagens deslumbrantes



olha o povo na geleira!




campo de gelo ou praia???




Coordenadas: Latitude 52°13.220 N e Longitude 117°13.441 W

Preços: adulto - CAD$ 55/infantil - CAD$ 28.

Horário de funcionamento: 9AM-6PM (no verão). 

Veja os horários de funcionamento no resto do ano:

Apr 17 - Apr 30: Daily 10AM to 4PM

May 1 
- May 29: Daily 10AM to 5PM

May 30 
- Sep 7: Daily 9AM to 6PM

Sep 8 
- Sep 30: Daily 10AM to 5PM

Oct 1 
- Oct 18: Daily 10AM to 4PM

Neste vídeo você pode ter uma idéia do que é de lindo o mirante do Icefield Centre, único lugar no mundo onde você vê 5 glaciares ao mesmo tempo!


vista do mirante do Icefield Centre




Como contei lá em cima, depois destes 2 passeios espetaculares, ao seguirmos viagem, ainda passamos novamente pela Glacier Skywalk e, para fechar o safári de hoje, que teve mais 4 ursos pretos e 1 veadinho lindo, vimos cabritos monteses!



Observações importantes

Não deixe de confirmar todas as informações acima antes da sua viagem. Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano

Todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá.

Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1.

Nos próximos posts, continuamos viagem com os nossos diários de bordo da Icefields Parkway e do Jasper National Park - não saia daí! 

E o mais importante - não deixe de ler os outros 4 posts que já escrevi sobre o Banff National Park - além de encontrar lá um resumo de todos os passeios que nós fizemos, você também encontrará como bônus dicas de atrações que nós não pudemos visitar, por falta de tempo!

Quem sabe você não vai lá e conta pra gente o que foi que perdemos?!?


Você já esteve no Canadá? Conheceu as Montanhas Rochosas? Fez passeios diferentes? Conte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Agradecemos aos órgãos oficiais de turismo de Banff & Lake LouiseJasperWhistlerVancouverVictoriaPort TownsendSeattleBC Ferries e Parks Canada pelos ingressos cortesia, passes, passagens, diárias de campings e todo apoio na organização da nossa viagem. 



E aí, pronto para reservar a sua estadia nas Montanhas Rochosas Canadenses

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


 

Nós recomendamos a Rentalcars para aluguel de carros:



Todos os posts sobre o Canadá.

Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: