28 de agosto de 2015

HI Calgary City Centre - hospedagem BBB em Calgary, no Canadá

Como já contei no post sobre o nosso roteiro de viagem pelo oeste do Canadá, depois de muita pesquisa, acabamos concluindo que o melhor lugar para começarmos a nossa viagem pelo país seria Calgary - porque lá os preços eram mais baratos (passagem aérea e aluguel de motorhome) e também pela localização geográfica e proximidade com o Banff National Park

Aliás, vale dizer que Calgary é uma cidade grande que tem muitos atrativos, mas o maior deles, sem dúvida, é a proximidade de Banff (são apenas 135Km!). 

A nossa viagem pelo Canadá, como já contei, foi toda de motorhome alugado, mas, no retorno do Alaska, teríamos que passar um dia na cidade para, no dia seguinte, voltar ao Brasil, e precisávamos de hospedagem. 

Preço

Não é segredo para ninguém que o Canadá não é um país "baratinho", Calgary não é uma cidade "em conta" (até mesmo pela proximidade com Banff e os outros parques nacionais) e, com esse dólar absurdamente alto, tudo fica carérrimo, né?

Vocês já devem ter percebido que eu sempre comento que achei caro ou barato, mas evito colocar os preços nos posts sobre hotéis, né? 

Isso tem várias razões, mas principalmente duas: 

1) se eu colocar um valor, o post logo ficará desatualizado, pois os preços mudam muito; 

2) os preços de hotel mudam drasticamente de uma época do ano para outra, alta e baixa temporadas, e cada um deve pesquisar direto "na fonte" de acordo com as datas da sua viagem! 

Para você ter uma idéia, os preços de camas em dormitório começam em CAD$ 30. Em quartos privativos, os preços começam em CAD$ 77 e vão até CAD$ 151 (veja aqui). 

Mas eu recomendo sempre dar uma olhadinha lá no Booking, pois os preços lá às vezes são ainda melhores! Clique aqui para conferir as tarifas na data da sua viagem e fazer a sua reserva!

Hostelling International

Então, de primeira, quando começamos a pensar em onde ficaríamos hospedados, lembrei de ver se não tinha albergue da Hostelling International em Calgary! E fiquei muito feliz ao descobrir que sim, eles têm hostels tanto em Calgary como também em Banff, Lake Louise, Jasper, Yoho, Vancouver, Victoria, Whistler...ou seja, dá para fazer uma viagem inteira pelo Canadá só se hospedando em albergues da HI! 




Abrindo um parênteses, eu sempre privilegio os albergues da HI, quando disponíveis, porque, embora às vezes não tenham tanta "personalidade" quanto outros albergues que não são "de rede", pelo menos eles sempre têm um padrão mínimo, sabe? É tipo os "Ibis" dos albergues - não tem surpresas! 

Sendo assim, nem pensei duas vezes e fiz a nossa reserva no HI Calgary City Centre.

Avaliações

Mas, como sempre, para conferir, fui dar uma olhadinha nos comentários e avaliações dos hóspedes no Booking, que só confirmaram o que eu já achava: dentre as opções de hospedagem mais baratas em Calgary, o HI Calgary City Centre estava entre os mais bem avaliados, com nota 8,2

Localização

A nota de "localização" era 8,5 na avaliação do Booking, o que é muito bom. 

E, pelo pouco que vimos de Calgary, deu para perceber que o albergue fica bem no meio de tudo mesmo - da frente do HI Calgary City Centre, nós víamos a Calgary Tower, famoso ponto turístico da cidade, bem perto!

Eles possuem um estacionamento próprio, mas as vagas são limitadas e estava lotado. Então nós estacionamos gratuitamente na frente do prédio, para passar a noite, e só pela manhã, após as 9hs, é que tinha que começar a pagar o parquímetro - mas aí nós já estávamos de saída!



endereço é 520 7th Avenue SE - coloca aí no Google Maps e olha direitinho onde é que fica e o que tem ali por perto ;) 

Como chegar

Do aeroporto de táxi: 30 minutos, CAD$ 35. Se estiver de carro, use GPS ou Waze

Do aeroporto com transporte coletivo (Calgary Transit): 45 minutos. No aeroporto, compre um ticket de CAD$ 8,50 da loja Mac's Convenience. Pegue o ônibus 300 para downtown Calgary. Desça na estação City Hall. Cruze a rua para a Biblioteca Pública. Dobre à direita e caminhe 2 quadras para leste. O albergue estará ao lado do parque, na esquina. 

Para ver os horários do Calgary Transit.

Da estação de ônibus Greyhound de táxi: 10 minutos, CAD$ 10. 

Da estação Greyhound com transporte coletivo: 30 minutos. Siga as placas para a Sunalta Train Station. Pegue os trens Somerset ou Saddletowne por CAD$ 3. Desça na estação City Hall (são 6 paradas). Caminhe 1 quadra na mesma direção que vinha no trem. O albergue estará ao lado do parque, na esquina. 



Albergues

Quando a gente comenta que nos hospedamos em um "albergue", acho que algumas pessoas ainda têm aquela idéia dos albergues de antigamente: quartos enormes compartilhados por muitas pessoas, cheios de beliches, e banheiros comunitários. 

Hoje em dia, vale a pena esclarecer, os albergues não são mais assim - a maioria deles têm quartos privativos, de casal, e banheiros privativos também. 

O nosso quarto no HI Calgary City Centre era assim: um quarto privativo super bacana com cama de casal e mais um beliche, e banheiro privativo com banheira - perfeito para uma família de 4 pessoas, um casal com 2 filhos, por exemplo! 

Fiquei tão surpresa com a excelente qualidade das instalações, que cheguei a comentar nas nossas redes sociais que "esses albergues de hoje em dia não são mais como os (pulgueiros, muquifos, cafofos) de antigamente!" Graças a Deus!!!


Recepção

Funciona 24 horas e a moça que nos atendeu, tarde da noite quando chegamos, foi bem simpática, me deu mapa da cidade e informações turísticas e indicação de lugar para jantarmos. 

No dia seguinte, de manhã, a outra moça que me atendeu até ligou para o local onde eu queria trocar CAD$ para descobrir a cotação para mim. 

Achei simpático. 






Quarto

Como falei, o nosso quarto era muito, muito bom!

Além do básico - cama de casal e beliche, lençóis brancos e travesseiros macios, toalhas, mesinhas de luz com luz de cabeceira, ar condicionado E ventilador, aquecimento, televisão a cabo de tela plana - ainda tinha "extras" que eu acho fundamentais: 

 - uma extensão de tomadas do tipo "régua", com várias entradas para carregar todos os nossos equipamentos; 


 - um cabideiro com vários cabides - me irritam os hotéis que não possuem lugar para pendurar coisas; e

- um armário com cadeado (para quê cofre???). 


A decoração era bem bonita e moderninha, aconchegante, tudo bem novinho, e tudo muito limpo. E o principal: espaçoso. 

Veja algumas fotografias do nosso quarto:





Banheiro

O banheiro também era bem limpinho, tudo branquinho, com um banho ótimo. 

As toalhas são incluídas. 

Tem secador de cabelos e amenities



Café da manhã

O café da manhã é incluído na diária, e pode comer à vontade. 

Ele é servido das 7:30AM às 9:30AM na cozinha comunitária do albergue, onde você também pode guardar as suas próprias coisas nas geladeiras comunitárias. Coloque tudo lá dentro num saco plástico com o seu nome e data!



Tinha panquecas, waffles, aveia, cereais, pães variados, manteiga, geléias, manteiga de amendoim, muffins, frutas, 3 tipos de sucos, chá, café, leite...

Você mesmo se serve o quanto quiser, usa as torradeiras, louças, etc e, no final, não esqueça de lavar a louça usada! 

Além disso, eles oferecem café e chá gratuitamente o dia todo :)









Infraestrutura

internet wifi é gratuita, e funciona super bem!

Além disso, eles possuem computadores para uso dos hóspedes. 

Outros serviços que eles também oferecem: 

- depósito de bagagens e de bicicletas gratuito, 
- sala de tv/cinema/sinuca e jogos (linda!), 
- pátio com churrasqueira ao ar livre, 
- lavanderia para uso dos hóspedes, 
- biblioteca/sala de leitura com terraço, 
- uso gratuito de fax, scanner e impressora, 
- ligações locais, 
- máquinas de venda automática de bebidas e lanches,
- caixa eletrônico ATM, 
- aluguel de bicicletas, 
- troca de livros, 
- quadros de atividades, etc. 










Atividades

Claro que depois eu vou fazer um post contando em detalhes o que vimos e fizemos em Calgary - mas, como vou demorar para chegar lá, já que estivemos na cidade justamente no nosso último dia de viagem, não posso deixar de colocar algumas dicas rápidas aqui, para vocês que vão para lá em seguida já irem aproveitando os nossos pitacos, principalmente algumas atrações que são fáceis de chegar a partir do HI Calgary City Centre.

Para começar, uma ótima dica: o Calgary Transit C-train é gratuito no centro da cidade! 


750 9th Avenue SE 

Do site: Fort Calgary is located on 40 acres of parkland on the eastern edge of downtown Calgary. Discover the colourful stories of Calgary’s past from 1875 - 1914 at a lively Interpretive Centre. Experience both sides of the law as you try on an authentic RCMP uniform or spend some time in our jail. Take a short walk across the Elbow River to The Deane House, the lovingly-restored historic home of the NWMP Captain Richard Deane, now operating as a restaurant.

Open daily 9:00AM to 5:00PM. Closed January 1, Good Friday, December 24, 25, 26 and 31.


1300 Zoo Road NE 

Do site: Home to over 1,000 animals and 6 acres of botanical gardens, the Calgary Zoo is one of the oldest and largest zoos in Canada.

Open daily 9:00AM to 5:00PM. Closed December 25.


110 8th Avenue SW 

Do site: Stephen Avenue is a pedestrian mall in downtown Calgary featuring high-end shopping, souvenirs, currency exchange, restaurants, bars, museums and galleries. You can find it all on Stephen Avenue.

Businesses usually open at 9:00AM. Bars close at 2:00AM.



328 Centre Street SE

Do site: Calgary’s Chinatown boasts a number of culturally rich shops and malls, near a beautiful walkway along the Bow River. Enjoy a wide range of facilities including bakeries, jewelry stores, restaurants & more. Also in this area is the Chinese Cultural Center, featuring many unique & colorful displays.

Stores: 11:00AM - 6:00PM

Mall: 10:00AM - 10:00PM

Restaurants: 11:00AM - 10:00PM


200 Barclay Parade SW 

Do site: Eau Claire Market is one of two shopping malls in Downtown Calgary. Close to the market is the newly built Peace Bridge, a unique piece of architecture serving as a link to the Downtown area and Sunnyside. Eau Claire has many independent stores, as well as the only movie theater in Downtown Calgary.

Fall/Winter: 10:00AM to 6:00PM

Spring/Summer: 10:00AM to 7:00PM


4th Street and 1st Avenue SW 

Do site: Prince’s Island Park is a must-see destination for the nature lovers visiting Calgary, or simply those seeking out a relaxing space to unwind in. In this area you can find the River Café, one of the top recommended destinations for dining in Calgary.

Open 5:00PM to 11:00PM


301 10th Street NW 

Do site: Calgary’s Kensington is a hip and trendy area, with numerous café’s & eclectic shops. The area is also known for unique & colorful people that frequent it, making it a great destination for people watching. A few great shops include Crave Cupcakes and Cookies, The House Coffee Sanctuary, and more.

Store: 11:00AM to 6:00PM

Restaurants: 11:00AM to 10:00PM


908 17th Ave SW 

Do site: Similar to Kensington, 17th Avenue is another trendy area in Calgary with many unique and alternative shops. This stretch of Calgary features some of the most popular and acclaimed pubs and restaurants in the city, including the Ship and Anchor, Tubby Dog, The Big Cheese Poutinerie and many more.


130 9th Avenue SE 

Do site: The Glenbow Museum is located in the heart of Calgary, a short 5 minute walk to the Calgary Tower and has been renowned as the #1 visitor attraction by Lonely Planet. The Glenbow is one of the largest museums in western Canada and is home to over 20 galleries.

Monday to Saturday 9:00AM to 5:00PM

Sunday 12:00PM to 5:00PM


Você já esteve em Calgary, no Canadá? Onde se hospedou? Conte pra gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar!

#LipenoAlaska
#‎LipeemWA
#‎LipeinNorthAmerica
#LipenoCanada

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - já tem muitas dicas desta viagem por lá!

* A nossa hospedagem foi uma cortesia do HI Calgary City Centre.


E aí, pronto para reservar a sua estadia em Calgary? Clique aqui para conferir as tarifas na data da sua viagem e fazer a sua reserva:




1) roteiro de 8 dias pelo Alaska

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:

Um comentário:

  1. Bem legal ver posts como esse! Eu nunca me hospedei em albergue, tinha essa visão dos quarto compartilhados, muvuca, banheiro compartilhado etc etc... hahahah
    Vou tentar da próxima vez, hein? Essa rede tem mesmo em todo lugar, bom saber que é uma rede de qualidade básica e padrão.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...