2 de novembro de 2015

Vancouver - roteiro de 4 dias com dicas de onde passear, estacionar e comer (diário de bordo e post índice)

Foi um longo dia: começamos a manhã fazendo um incrível circuito de tirolesas em Whistler, depois pegamos a Sea to Sky Highway em direção ao sul, com inúmeras paradas no caminho, inclusive para conhecer a gôndola e a ponte suspensa Sky Pilot, e finalmente chegamos à lindíssima Vancouver no final da tarde, a tempo de testemunhar um pôr do sol esplendoroso na Second Beach, no Stanley Park


Chegamos na cidade pela Marine Drive, cruzamos a Lions Gate Bridge e fomos direto dar um passeio pelo parque mais famoso da cidade, de motorhome


Estacionamos na Third Beach, demos uma caminhada pela linda praia (é um ótimo lugar para ver o pôr do sol também) e seguimos para a Second Beach (com o mesmo ticket de estacionamento de CAD$3,25 por hora). 

Não há nenhum problema em estacionar o motorhome em qualquer lugar dentro do Stanley Park - basta pagar o ticket de estacionamento no parquímetro como se fosse um carro comum. 

Só não é possível pernoitar lá, isso é totalmente proibido, e o parque fica fechado das 10pm às 6am.  

Third Beach



parquímetro no Stanley Park

ticket de estacionamento para colocar no pára-brisa

estacionamentos enormes no parque






Na Second Beach, estacionamos e o Peg foi correr ao redor do parque (a corrida dele deu 10Km no total) e eu e o Lipe fomos para a piscina aquecida que fica ali, de frente pro mar, com 3 escorregadores/tobogãs e lockers

O fim de tarde e o pôr do sol ali na piscina foram simplesmente sensacionais - um momento que nunca vou esquecer. 




Dá para imaginar uma cidade com uma piscina pública aquecida na beira do mar? Onde você mergulha assistindo ESSE por do sol das fotografias? Essa é Vancouver! 

Nem preciso dizer que foi o passeio favorito do Lipe, né??? Sem contar que tem não um ou dois, mas sim 3 tobogãs!!!

Serviço: Second Beach Pool 

O que é: piscina pública ao ar livre aquecida na beira do mar

Horário de funcionamento: de maio a setembro, verificar horários no site

Endereço: Stanley Park Drive, Second Beach


Preços adulto/infantil: CAD$5.86/CAD$2.95





A piscina fechou às 8:45pm e nós ainda fomos para os playgrounds (dois!!) que ficam ali ao lado! 

Já falei que morro de inveja dessas pracinhas de 1º mundo, né? Tudo novo, moderno, bonito...aqui no Brasil, só vejo pracinhas velhas, enferrujadas, brinquedos caindo aos pedaços, até perigosos para as crianças...quando tem uma pracinha bacana aqui é uma raridade!

Também queria ter tido tempo de levar o Lipe à piscina pública aquecida ao ar livre de Kitsilano Beach, que é com água salgada. Deve ser bem legal, né?






Saímos do Stanley Park e ainda demos uma voltinha de RV por English Bay Beach, vimos a escultura Inukshuk, e passamos pelo West End, antes de voltarmos para North Vancouver, onde encontramos um free camping perfeito. 

Veja o post em que expliquei direitinho onde pernoitar grátis num motorhome em Vancouver e onde usar dump station (esgoto). 

Dia 2

No dia seguinte, cruzamos a Lions Gate Bridge depois do café da manhã no nosso free camping e fomos direto para o Vancouver Aquarium, onde estacionamos o motorhome nas vagas reservadas para os grandões, ali pertinho. 


eles também se preocupam com furtos de veículos - tranque o carro!

'Raincouver' ou 'Vanchuver'???

Chovia sem parar e resolvemos fazer os programas 'de chuva' da cidade. Se você viaja com crianças, sempre tem que ter alguns na manga, né?

O aquário de Vancouver fica localizado dentro do Stanley Park, e é imenso. Para estacionar o dia inteiro no Stanley Park, até 11PM, você paga CAD$ 11 nos parquímetros, e foi o que fizemos. 

Achamos que vale muito a pena, porque o parque é bem central em Vancouver e, estacionando lá dentro, você se desloca bem pela cidade, com transporte público, sem contar que pode estacionar em vários locais, dentro do parque, com o mesmo ticket!   

Além disso, todos os estacionamentos privados da cidade custam beeeeem mais caro que isso por dia. E, se for pagar por hora, cada hora no parque custa CAD$3,25.

Leia o post que nós já publicamos com todos os detalhes da nossa visita ao Vancouver Aquarium

Serviço: Vancouver Aquarium

O que é: o maior aquário do Canadá, com 800 espécies diferentes e vários shows

Horário de funcionamento: 9:30am - 6pm

Endereço: 845 Avison Way, dentro do Stanley Park


Preços adulto/infantil: CAD$34.00/CAD$20.00

O aquário fica quase ao lado do passeio de charrete pelo Stanley Park, é legal aproveitar e fazer logo os dois passeios. Nós só não fizemos isso porque ainda chovia quando saímos do VanAqua e a chuvarada atrapalhou nossos planos. 

Achamos que seria melhor aproveitar que chovia e fazer o city tour com os ônibus hop-on, hop-off e acabamos fazendo o circuito do tour quase que inteiro, pois fomos descer apenas em Gastown.

Não sei se você já conhece o esquema destes ônibus para turistas - que nós já pegamos em dezenas de cidades do mundo: você pode descer em cada parada e continuar no próximo ônibus que passar da mesma empresa, no caso, a Westcoast Sightseeing

Não sei se foi por causa da chuva - provavelmente - mas todos os ônibus que circularam naquele dia eram fechados, e não aqueles de 2 andares, o que foi bem bom, pois o passeio acabou sendo bem proveitoso - vimos a cidade inteira em poucas horas, ouvindo um monte de informações interessantes na narração. 

Atenção: a narração é bem legal, mas nos ônibus em que andamos só tinha em inglês

Os ônibus estavam lotados, mas tivemos sorte de conseguir 3 assentos logo no primeiro que passou.

O trajeto do city tour de Vancouver é perfeito - o único local do nosso roteiro onde os ônibus não passavam foi no Space Centre.

Os tickets são válidos por 24hs

O valor do passe de 24hs para 2 adultos e 1 criança é CAD$ 109 (42×2 + 25), já com impostos. Dá direito a um passeio one way nos False Creek Ferries

Todos os tours terminam em Gastown. O último sai de Gastown às 5pm. 

Dica do pequeno viajante: aproveite para pegar alguns coupons de descontos - em tudo que é lugar tem - inclusive no mapa que eles distribuem do city tour hop-on, hop-off. :)

Nestes tempos de crise, qualquer economia em dólares é bem-vinda, não é?


Serviço: Hop-on, Hop-off City Tour 

O que é: tour narrado de ônibus pelos principais pontos turísticos da cidade, com mais de 20 paradas

Horário de funcionamento: 8:27am - 7:20pm

Endereço: várias paradas espalhadas pela cidade - consulte o mapa do roteiro


Preços adulto/infantil: CAD$42.00/CAD$25.00

Descemos em Gastown, vimos o steam clock - um relógio a vapor que é um marco na cidade, parada (e foto!) obrigatória para qualquer turista - e fomos almoçar no The Old Spaghetti Factory



Como já comentei no post Guia de Whistler, esse restaurante é enquadrado na categoria "imperdível" para turistas com crianças, com uma decoração incrível, super childfriendly, comida super gostosa, localização perfeita e preços tri razoáveis. 

Eu comeria lá todo dia, se pudesse :)


Ele é todo ambientado como se estivéssemos numa antiga e luxuosa estação ferroviária. Tem até um trem lá dentro! Não há criança que não curta! 

Comemos 3 adultos e 1 prato kids por CAD$70, incluindo a gorjeta. 

Endereço: 53 Water Street, Gastown

Horário: de segunda a quinta, das 11am - 10pm/sexta e sábado, das 11am - 11pm.









Depois do almoço, fomos a pé passeando por Gastown novamente até o famoso relógio a vapor. 

Gastown é, na minha opinião, o bairro mais charmoso de Vancouver para passear. É o bairro "antiguinho" da cidade, com prédios de tijolinhos à vista, arquitetura preservada, cafés e lojinhas de souvenirs
























Depois pegamos novamente o nosso ônibus de turismo hop-on, hop-off para continuar o city tour até Canada Place, onde fomos 'sobrevoar' o Canadá no FlyOver Canada, um simulador de vôo genial. 

Neste programa, descontando o tempo gasto na fila, você precisará de uns 30 minutos - há um pré-show bem legal, o pré-embarque e o simulador em si, cujo filme dura 8 minutos

O melhor programa do dia, segundo o Lipe, que gritava "a gente tá chegando em Vancuuuuuuuuuver", quando sobrevoamos as velas de Canada Place

Eu e o Peg achamos muito mais lindo e bem feito do que o Soarin' do Epcot Center! Aprovadíssimo e emocionante! 

Outro programa super childfriendly para um dia chuvoso em 'Raincouver'! Aliás, a cidade tem tantos museus amigáveis para crianças e programas indoors bacanas que a chuva não chega a causar maiores transtornos na programação do viajante. 

No FlyOver Canada as filas estavam bem grandes - talvez justamente por causa da chuva. Você encontra refrigerantes para vender lá, e também banheiros.

Se estiver com mochila grande, você deverá deixá-la nos guarda-volumes que ficam próximos à entrada da atração.  

Serviço: FlyOver Canada

O que é: simulador de vôo

Horário de funcionamento: 10am - 9pm

Endereço: 201-999 Canada Place


Preços adulto/infantil: CAD$18.95/CAD$14.19






Depois do simulador, aproveitamos uma trégua na chuva e passeamos por Canada Place

Nessa região, você não pode deixar de ver o Olympic Cauldron, as velas, a Orca Digital, o terminal de hidroaviões (um dos mais movimentados do mundo!), etc. 






Orca Digital



terminal de hidroaviões


Olympic Cauldron


Fomos caminhando até a Robson Street, importante centro comercial da cidade, cheia de lojas de marcas conhecidas, bares e restaurantes (Gap, Footlocker, etc)...e seguimos a pé por ela umas 7 quadras, até a Denman Street, onde descemos até Coal Harbour

Se você tem interesse em compras, a Robson Street é ótima, mas, mesmo que não tenha, como no nosso caso, gostei do passeio, para ver um pouco como vivem os "locais", sem contar que Vancouver é uma cidade que transpira arte em cada esquina, e qualquer passeio à pé garante muitas surpresas! 








 


encontramos até uma churrascaria brasileira!

Coal Harbour também é um local sobre o qual eu não tinha lido em lugar nenhum, e tenho que dizer que me surpreendeu muito positivamente! 

É a marina dos veleiros de Vancouver, e você com certeza garantirá fotos incríveis lá, com todos aqueles barcos ancorados refletidos na água e o skyline da cidade por trás!

Seguimos caminhando pelo Stanley Park até o lugar onde nosso motorhome estava estacionado, perto do aquário. 







Depois de um lanche no RV, saímos para um passeio de motorhome por Downtown Vancouver

Sempre me perguntam se "dá para andar de motorhome pelas cidades gandes", e a minha respsota é sempre a mesma: se você é bom de direção, não comprou a carteira de motorista e não é estressado, dá sim, tranquilamente! 

Nós já passeamos de motorhome por cidades como Las Vegas, San Francisco, San Diego, Los Angeles, Calgary e muitas outras na Europa e na Nova Zelândia, e nunca tivemos qualquer problema. E não, não precisa de nenhuma carteira de habilitação especial - basta ter uma boa noção de balanço traseiro. 

Em Vancouver, primeiro paramos no Stanley Park em vários locais que queríamos conhecer melhor e fotografar: estátuas, waterpark em Lumberman's Arch, Prospect Point, Hollow Tree, etc. 

É interessante pegar uns mapas que eles distribuem gratuitamente com as principais atrações do parque, que é imenso, para não perder nada e montar o roteiro com os pontos turísticos que te interessam.

Até porque, no Stanley Park, a direção dos veículos é sempre no sentido anti-horário e, se você sem querer se passa de uma atração, o retorno é impossível - vai ter que fazer a volta inteira no parque de novo para chegar lá, entendeu?

olha o motorhome lá!



Você sabia que a linda Lions Gate Bridge, que liga Downtown a North Vancouver, foi construída pela família Guinness, a mesma da famosa cerveja?




"secador de crianças"

parque aquático gratuito em Lumberman's Arch



Hollow Tree

Paramos também em English Bay Beach, onde já estava tudo pronto para o evento do dia seguinte - Honda Celebration of Lights - para ver as 14 estátuas de homens gigantes - cerca de 2,5m cada - dando gargalhadas. 

Divertidíssimo! É impossível não rir junto e não tirar dezenas de fotografias imitando as poses :)

Como já comentei, o que não falta nessa cidade é arte pela rua!









 


Foi uma pena que no dia seguinte não conseguimos assistir ao Honda Celebration of Light Fireworks Festival - um famoso festival de fogos de artifício que ocorre todos os anos no verão. 

Mas, pelo que ouvimos, seria impossível transitarmos pela cidade num motorhome perto do horário do show de fogos, porque eles inclusive fecham a ponte - então nos mandamos para North Vancouver antes que fosse tarde demais e ficássemos "presos" Downtown sem local para free camping

Também ficamos com um pouco de medo da muvuca do festival com o Lipe - se bem que muvuca à canadense deve ser supppppppper civilizada, né? 

Acho que, no fim das contas, o que nos fez desistir mesmo de esperar pelos fogos de artifício foi o cansaço generalizado kkkkk...



Fizemos mais uma volta de RV para ver a Rogers Arena, o estádio de futebol BC Place Stadium e o Science World iluminados à noite, assim como as velas de Canada Place. Tudo lindo, lindo!

Adoro ver as cidades iluminadas à noite! Fica tudo tão diferente!!

Fizemos uma última parada também para tirar fotos da incrível árvore com uma pilha de carros em cima. 


Rogers Arena

Biblioteca Pública de Vancouver

Dia 3

Era nosso último dia em Downtown Vancouver, pois no dia seguinte faríamos passeios "fora da cidade", então primeiro fomos fazer o passeio de "carruagem" pelo Stanley Park, que já estávamos devendo ao Lipe desde a visita ao Vancouver Aquarium, que, como comentei, fica bem ao lado do "ponto" das carruagens. 

Pagamos pelo estacionamento em Coal Harbourno Stanley Park, perto do local das carruagens, CAD$6,50 por 2hs

Leia o post que nós já publicamos com todos os detalhes do nosso passeio de carruagem pelo Stanley Park

Bom para idosos ou para quem anda com crianças e está com preguiça de pedalar. Sim, porque a outra opção, além de correr ao redor do parque como o Peg fez, é alugar uma bike na Spokes Bicycle Rentals

Adoraria ter feito isso, pena que não deu tempo e o clima também não colaborou!

Serviço: Stanley Park Horse-Drawn Tours

O que é: passeio de carruagem narrado pelos principais pontos turísticos do parque

Horário de funcionamento: de 15 de março a 31 de outubro, das 9:30am às 5:30pm 

Endereço: 735 Stanley Park Drive


Preços adulto/infantil: CAD$34.99/CAD$16.99

atravessando a ponte

Depois fomos ao H.R. MacMillan Space Centre, do outro lado da cidade, em Kitsilano

O estacionamento custa CAD$2,25 por hora, bem na frente do Space Centre, que fica dentro do Vanier Park

Coordenadas de GPS: 49°16'33.5"N 123°08'36.6"W.

Dica do pequeno viajante: preste atenção que o horário de funcionamento é super reduzido - nos dias de semana, o centro só funciona das 10am às 3pm - se chegar tarde, já era!

Leia o post que nós já publicamos com todos os detalhes da nossa visita ao H.R. MacMillan Space Centre - o centro espacial de Vancouver.

Serviço: H.R. MacMillan Space Centre

O que é: museu espacial com planetário e exibições interativas

Horário de funcionamento: dias de semana 10am - 3pm / sábados e feriados 10am - 5pm / 
domingos 12pm - 5pm

Endereço: 1100 Chestnut St, Vanier Park, Vancouver


Preços adulto/infantil: CAD$18.00/CAD$13.00

Outra dica boa é tentar conjugar a visita ao Space Centre com algum outro programa ali pelas redondezas, como por exemplo o Museum of Vancouver, ao lado, ou Granville Island, que também fica no caminho. 

Arrastamos o Lipe de lá, pois queríamos muito fazer ainda um próximo passeio, que era com hora marcada: o Vancouver Harbour Tour da Harbour Cruises!

Precisávamos ainda almoçar e atravessar a cidade inteira de RV de novo para pegar o último tour do dia, às 2:45PM. 

cruzando a cidade de RV de um lado a outro

É um passeio narrado de barco de 1 hora na Burrard Inlet, com vistas lindas de Downtown Vancouver. Não há jeito melhor de ver a skyline da cidade!!

Leia o post que nós já publicamos com todos os detalhes do passeio de barco Vancouver Harbour Tour da Harbour Cruises, inclusive as opções de estacionamento nas proximidades. 

Serviço: Harbour Cruises

O que é: passeio de barco Harbour Tour de 1 hora por Burrard Inlet

Horário de funcionamento: de 1º de maio a 30 de setembro

Endereço: 501 Denman St, esquina com Georgia St


Preços adulto/infantil: CAD$34.95/CAD$12

O almoço foi num restaurante mongoliano ali pertinho de Coal Harbour chamado Great Wall Mongolian B.B.Q. - comida deliciosa feita na hora, bem rápido - fast food asiática, não há nada melhor na vida! 

Você coloca o que quer comer no prato no estilo self service e entrega pro chef, que joga tudo na chapa :)

Fica na Denman Street.



Neste ponto do dia, a nossa estadia em Vancouver já estava quase chegando ao fim e nós ainda não tínhamos conhecido aquele que eu considerava o meu principal ponto de interesse na cidade: Granville Island

Então para lá seguimos, cruzando a Granville Bridge super valentes, num baita motorhome, certos de que conseguiríamos uma vaga de estacionamento na ilha. 

E, como a sorte acompanha os audazes, não é que conseguimos, depois de dar apenas uma voltinha, um lugar excelente, onde era permitido estacionar de graça por até 3hs???

Não deixe de ler o post bem completinho que nós já publicamos contando tudo sobre a nossa visita a Granville Island - o que há para fazer no 'point' de Vancouver

Depois de ver Vancouver do mar, no passeio de barco, precisávamos vê-la ainda de uma outra perspectiva que nos faltava: de cima. E, para isso, não há lugar melhor na cidade do que o deque do observatório conhecido como Vancouver Lookout, no edifício Harbour Centre.

Estacionamento: ali nos arredores do Harbour Centre não foi difícil encontrar uma vaga na calçada, e o parquímetro cobra CAD$2 por 48min. Então CAD$4 foram suficientes para a visita ao observatório. 

Leia o post que já publicamos aqui no blog com todos os detalhes da nossa visita ao Vancouver Lookout - a torre de observação panorâmica de Vancouver.

Serviço: Vancouver Lookout

O que é: observatório no alto de um dos maiores prédios da cidade, com vistas de 360º

Horário de funcionamento: 8:30am - 10:30pm (o ingresso é válido para todo o dia)

Endereço: 555 West Hastings St, entre Seymour St e Richards St

Coordenadas para GPS: 49°17'04.5"N e 123°06'45.8"W


Preços adulto/infantil: CAD$16.25/CAD$8.25

Para encerrar com chave de ouro a nossa passagem por essa cidade maravilhosa, para onde eu me mudaria sem hesitar um segundo sequer amanhã mesmo, se tivesse a oportunidade, fomos comer hot dogs em Gastown, na esquina do relógio a vapor, "the best in town"! 

Recomendo o de linguiça polaca com cebola e molho horseradish :)




Não custa dizer que Gastown é um ótimo lugar para comer em Vancouver - além do The Old Spaghetti Factory, sobre o qual já contei maravilhas, também fica ali outro famoso café de rede canadense, o Trees Organic, que vale experimentar, nem que seja só para um café com cheesecake!



Por fim, tenho que confessar: não é possível partir de uma grande cidade canadense sem uma "passadinha" numa Dollarama, nem que seja só para estocar o motorhome de chocolates a CAD$1!!! Seria até sacrilégio...

E olha só que "azar": havia uma Dollarama justamente no mesmo prédio onde fica o observatório Vancouver Lookout, o Harbour Centre, do outro lado da quadra, na frente da antiga estação de trens de Vancouver...fazer o quê, né???



Dia 4

No próximo post, Capilano Suspension Bridge Park e Grouse Mountain, os passeios 'fora da cidade' que fizemos no nosso último dia em Vancouver, antes de seguirmos para Vancouver Island.


O que faltou

Além dos passeios acima, que foram os que nós escolhemos fazer com prioridade, pois sabíamos que agradariam à toda nossa família, existem diversas outras atrações que adoraríamos ter conhecido - são as que eu faria se tivesse mais um dia (ou um mês) em Vancouver.

Eu gostaria muito de ter ido ao Queen Elizabeth Park (Cambie Street e West 33rd Avenue) e ao Lynn Canyon Park (ambos passeios gratuitos), e também de ter levado o Lipe ao Science World, no Telus World of Science

Queria também ter conhecido o Shipyards Night Market, em 138 Victory Ship Way, North Vancouver, que acontece em determinados dias da semana, entre 5 e 10pm. 

Você pode ler sobre muitos destes passeios no post com 16 dicas imperdíveis de Vancouver da Mariana, que morou lá.  


Mas, como já comentei aqui, de todos, o passeio que eu fiquei realmente chateada por não ter tido tempo de fazer foi o jardim chinês, Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden

O que é: como diz o nome, um clássico jardim chinês, no meio da cidade

Horário de funcionamento: 9:30am - 7:00pm

Endereço: 578 Carrall St (coordenadas para GPS: 49°16'46.5"N e 123°06'15.9"W)


Preço Family (2 adultos e até 2 crianças/adolescentes até 17 anos): CAD$28.00

Pelo que li, eles alimentam os peixes koi todos os dias às 11:45am e as crianças amam assistir!

E, ainda em Chinatown, eu queria ter visto o Millennium Gate, que fica na esquina da W Pender com a Taylor Street. 





Observações importantes

Não deixe de confirmar todas as informações acima antes da sua viagem. Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá. 

Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1. A maioria dos preços informados não inclui taxas.  

No próximo post, continuamos viagem com o nosso diário de bordo de Vancouver - não saia daí! 

Você já esteve em Vancouver? Fez estes ou outros passeios?? Conte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Agradecemos aos órgãos oficiais de turismo de Banff & Lake LouiseJasperWhistlerVancouverVictoriaPort TownsendSeattleBC Ferries e Parks Canada pelos ingressos cortesia, passes, passagens, diárias de campings e todo apoio na organização da nossa viagem.



Não vai viajar de RV? Precisa reservar um hotel em Vancouver??? 

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


 

Nós recomendamos a Rentalcars para aluguel de carros:



Dicas gerais, planejamento e organização da viagem


Montanhas Rochosas

Whistler



Todos os posts sobre os Estados Unidos.

Todos os posts sobre o Canadá.

Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

2 comentários:

  1. Ola! Só consegui ler o post hoje! Adorei!! Fico tão feliz que vocês tenham aproveitado Vancouver e que as minhas dicas tenham sido úteis! Vancouver vai sempre morar no meu coração e é muito bom saber que vocês tiveram boas memórias lá! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Já viu que vamos ter que voltar, né? Faltou ver e fazer tanta coisa...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...