Menu

Alugando um motorhome no Canadá: Cruise Canada

Alugando um motorhome no Canadá: Cruise Canada
Alguém aí lembra quando eu fiz este post na nossa página no Facebook

É claro que foi uma brincadeira - embora nós realmente estivéssemos em uma dúvida cruel sobre alugar ou não um motorhome para a nossa viagem pelo Canadá e Washington (EUA) - mas o pessoal levou a brincadeira bem a sério, e tivemos incríveis mais de 230 respostas para a nossa "enquete"!

A nossa grande dúvida na época, e a necessidade de tomarmos uma decisão no dia 28 de fevereiro, se devia aos preços abusivos dos aluguéis de motorhome, e à chance de, até esta data, conseguirmos preços melhores com descontos early birds - a partir de 1º de março, os preços em várias locadoras aumentavam. 

Engana-se quem pensa que alugar um motorhome é sinônimo de economia: não é! Na alta temporada, o aluguel do RV, somado à milhagem extra, gasolina e campings, pode ficar bem mais caro do que ficar em hotéis simples e alugar um carro. 

Foi muito gratificante pra nós poder contar com a participação massiva de vocês nesta brincadeira, comentando, opinando, sugerindo, mas, lá no fundo, nós sempre soubemos que seríamos vencidos pelo coração. 

Ele bate mais forte sempre que vemos um motorhome, até em fotografia hahahaha...deve ser de tantas lembranças de momentos felizes que nós já vivemos neles!

E foi também muito divertido constatar como as respostas à enquete revelam muito sobre a personalidade de quem responde! Parecia até um daqueles testes psicológicos de revista de adolescente! Deu para ver direitinho como as pessoas têm prioridades diferentes na vida, o que faz com que os sonhos realizados sejam bem diferentes uns dos outros, né?

Quem me conhece bem, já sacou a brincadeira na primeira alternativa: eu jamais ficaria em dúvida entre trocar de carro ou fazer uma viagem de sonhos - a viagem ganharia sempre! 

Aliás, nenhuma das alternativas da enquete teria força suficiente para me deixar ao menos balançada! 

Tá certo, eu sei, nós não usamos a razão nessas horas, e é por isso que nós viajamos tanto! 

poucas coisas me deixam mais feliz do que vendo uma paisagem assim!

Ultimamente, muita gente tem nos perguntado: "mas como vocês se organizam financeiramente para viajar tanto?" 

A nossa resposta? A mesma de sempre: a gente prioriza. Simples assim. 

A casa vai ficar com a pintura e as aberturas de 10 anos atrás, o financiamento do apartamento vai ser pago nos próximos 10 anos e a previdência privada vai ficar só no plano das ideias. O carro não vai ser trocado tão cedo e o silicone...bem, esse nunca passou pela minha cabeça mesmo, era a grande piada da enquete. Mas o motorhome já está alugado!

Não cheguei a contabilizar os resultados, mas com certeza as opções 5 e 7 foram as mais votadas!

Gostei de todas as respostas, sem exceção! 

Tivemos até uma resposta engraçadíssima, que para mim soa como maluquice, mas CERTAMENTE é a resposta que, tenho certeza, MUITA gente gostaria de me dar:

"Vocês viajam muito. Eu faria qualquer uma menos a 7 (viajar). Mas, se tivesse que escolher uma, seria a plástica."

Não é demais??? É como eu sempre digo, minha gente: nesse mundo, tem gosto pra tudo, já dizia uma 'véia' comendo ranho...

Algumas respostas foram tão inspiradoras, e refletem tão bem o jeito que nós pensamos, que não resisti e estou copiando aqui (espero que não se importem, já que as respostas lá no grupo são públicas, mas se alguém se importar, é só me avisar que eu deleto imediatamente!):

Ana Felipe - Vivo com responsabilidade, sou bem controlada nas despesas do dia a dia, economizo muito - para viajar MUITO, mas vivo como se fosse sempre meu último momento!!! A vida nos reserva muitas surpresas e como não sabemos o dia de amanhã...fico com a opção 7!!! Até parei na opção 5 para pensar, mas no meu caso, prefiro ir pagando aos poucos, porque ninguém sabe até quando vai viver e ter SAÚDE para aproveitar a vida, viajar exige bastante da gente e tenho exemplos próximos de pessoas que passaram a vida fazendo as outras opções e hoje não tem mais saúde, vigor, disposição de sair a percorrer o mundo...E por experiência da minha vida: Muita coisa pode acontecer!!!! Boa viagem e estamos esperando as novidades sobre o Canadá!!!

Patricia Papp - Você vai pagar todas as dívidas com mais alegria se tiver viajado pro Canadá. Kkkk e esqueça o silicone, a moda agora são os peritos mais naturais Kkkkkk

Respostas bem humoradas, como a do Ronaldo Rosa, que nos fizeram gargalhar: 

Veja bem companheira... a opção chapa branca governista, representada pelo nº 7, já está marcada para ganhar. Esse é um processo viciado em sua origem!! Vejam a capa da cédula! E a oposição não soube se articular e se diluiu em outras 6 chapas. Então para o bom andamento do processo exijo que haja um segundo turno! Por hora, como não recebo nenhuma "Bolsa viagem" de vossa senhoria, opto pela chapa 5!!

Tenho até medo desse segundo turno, Ronaldo! Vai que a 5 ganha disparado???

Tivemos os sensatos, equilibrados e responsáveis também! Se nós tivéssemos um mínimo de juízo, faríamos como eles (quando eu crescer, quero ser assim!):

Beatriz N. Harada - Com certeza a 5! A economia com os juros e a redução no valor da parcela mensal vão liberar recursos pras viagens e demais opções!!!!

Luciana Campos Sampaio - 5, porque depois que ele estiver todo pago vai sobrar mais dinheiro para vocês viajarem mais!

Flávia Maciel - Claudinha, fica só 15 dias no Canadá (7) e amortiza o resto de parcelas que der (5). Voto no equilíbrio rsrsrs.

Tivemos respostas fofas, do tipo que nos fazem ganhar o mês:

Jamile Acquaviva - 7, 70x7...7777777777 nem pense é claro que é 7, vocês são o símbolo da grande alegria que é viajar, eu morria de medo de viajar (viagens longas com meus filhos), e após te conhecer, sou a pessoa mais feliz do mundo, pois com as crianças nessas viagens é muito mais divertido. Nesse passo, forçoso é concluir que: VAI VIAJAR E SER FELIZ!


E, por fim, tivemos a grande vencedora da enquete, a voz da experiência:

Florentina Cassol - A última com certeza! Vai por mim, tenho mais de 60 anos e hoje viveria como mochileira! Nem pensem muito! Motorhome!

Acredito que todo mundo participou da enquete já sabendo qual seria o resultado, né? Como disse a Macelli, é justamente por causa da nossa inconsequência e loucuras e perrengues e aventuras que vocês nos acompanham, não é?

Mas o título do post é...alugando um motorhome no Canadá! Essa introdução foi só para explicar que, ao ver o valor do aluguel de um motorhome na alta temporada no Canadá, você, como nós, provavelmente vai precisar de um pouco de coragem e de um empurrãozinho...aqui vai o nosso!

Decidindo entre carro e motorhome

Olha, não foi fácil!

Primeiro, criarmos coragem para gastar essa nota preta. 

Já tínhamos alugado um motorhome por um preço maravilhoso em Las Vegas na baixa temporada (dezembro/janeiro) e, comparando com os preços da alta temporada no Canadá, dava vontade sentar e chorar. 

Se você não tem filhos em idade escolar, nem pense: fuja da alta temporada!

Fizemos e refizemos as contas e, como eu disse, concluímos que motorhome + camping + milhagem + gasolina (o RV gasta MUITO mais gasolina do que um carro!) ia acabar dando mais ou menos na mesma que carro + hotel. 

E, entre as 2 opções, não tivemos nenhuma dúvida!

Nunca sentei para escrever um post sobre as 99 vantagens de se viajar de motorhome, mas um dia juro que vou fazer isso! Por ora, leiam os posts sobre as nossas viagens de motorhome e percebam os sorrisos de felicidade nas fotografias :)

Não vou falar de valores neste post, para não correr o risco de passar alguma informação errada - prometo que, quando voltarmos da viagem, aí sim, com todas as notas fiscais na mão, faço um post passando todos os valores certinhos que nós gastamos de fato, assim como eu escrevi sobre quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


Decidindo qual motorhome alugar

Em segundo lugar, e ainda mais difícil, tivemos que decidir QUAL motorhome alugar!

Quando alugamos o motorhome por um preço maravilhoso em Vegas, a coisa toda foi tão em cima da hora que nem tivemos tempo de pesquisar: me indicaram a Cruise America; fiz a cotação do valor do aluguel; achei razoável; comparamos com o preço da El Monte; o da Cruise America era bem melhor; negócio fechado. 

Foi questão de segundos decidir. 

Aliás, o post alugando um motorhome nos EUA está cheio de dicas que se aplicam aqui também, não deixe de ler!!!

Desta vez, era tudo ao contrário: tínhamos tempo para pesquisar e os preços eram ridiculamente altos = resultado, muita embromação e indecisão!

Acho que eu pesquisei TODAS as empresas de aluguel de motorhome do Canadá, e peguei cotações de preços com todas! 

Foi uma perda de tempo horrorosa, porque, depois de muito quebrar a cabeça, acabamos ficando com aquela que, desde o início, a gente já sabia que seria a vencedora: a Cruise Canada

Antes de ir adiante, quero repetir aqui o que já escrevi no post anterior, sobre o nosso roteiro de motorhome no Canadá: nem a Cruise America nem a Cruise Canada nos deram 1 cent que seja de desconto, muito menos qualquer tipo de patrocínio ou pagamento, para indicarmos os motorhomes deles aqui no blog

Pagamos pelo aluguel do nosso motorhome exatamente o mesmo preço que você pagaria - embora eu ache que, com tantos leitores que já procuraram os serviços deles depois de lerem nossos posts, bem que nós merecíamos um descontinho, né???

Cruise Canada é irmã gêmea da Cruise America, de quem nós já tínhamos alugado nos EUA no ano passado. 

Vocês podem ver que é exatamente o mesmo site, mesma empresa, mesmos motorhomes, tudo igualzinho - só muda o nome de um país para o outro!

As únicas diferenças que eu constatei, até agora, são:

1) o preço do Km rodado no Canadá (34 cents de dólar canadense/Km) é mais caro que o preço do Km rodado nos EUA (34 cents de dólar americano/milha); e

2) no Canadá, em razão de leis ambientais, não existem geradores nos motorhomes modelos compact e standard, apenas nos grandes (large), então não dá para usar o microondas quando vocês estiver desconectado da energia elétrica. 

No resto, é tudo idêntico - até o voucher de confirmação da reserva!

Update de janeiro de 2018

Não deixe de verificar a opção que eu menciono neste post aqui: Motorhome Trips - a locadora de motorhomes Cruise America aqui no Brasil

Motorhome Trips é uma agência de viagens brasileira especializada em aluguel de motorhomes no exterior, que funciona como canal de locação dos veículos da Cruise America aqui no Brasil. Dá para fechar a reserva com a Cruise America através da Motorhome Trips com preços menores do que você consegue no site americano da empresa. E, claro, com todas as vantagens de negociar com uma empresa brasileira. 

Expliquei tudo em detalhes neste post aqui, então olha lá, que não vou ficar repetindo tudo aqui de novo kkkkk...


(continua o post)


Porque a Cruise Canada?

Os motivos que me fizeram escolher a Cruise Canada:

1) é o site mais fácil de usar, mais claro, mais transparente - os custos estão todos ali. Acho os outros super confusos, com tantos "opcionais" que acabam criando uma confusão tremenda! Não adianta nada oferecer uma diária lá embaixo e depois começa a agregar um monte de "extras" que acabam encarecendo um horror o aluguel; 

2) os preços eram bem competitivos - acho que cheguei a encontrar uma que ficava uns U$ 100 mais barato, mas fiquei com tantas dúvidas sobre o que estava ou não incluído que nem sei se era realmente mais barato!

3) nós já conhecíamos - tanto a empresa, o jeito que eles fazem negócos, como o motorhome. 

O fato de já conhecer o motorhome é uma enorme vantagem - já sabemos como tudo funciona, não vamos passar frio, trabalho, perrengue e perder tempo enquanto aprendemos! 

Além disso, a empresa se comportou super bem conosco na primeira vez que alugamos com eles (nem pagamos pelos kits!), e merece um voto de confiança. 

E, por último, os motorhomes deles não são moderninhos e nem têm frufrus, como o que alugamos ano passado na Europa, por exemplo, mas são fortes, espaçosos, confortáveis e "parrudos" - tudo o que nós precisamos!


Outras empresas e o pouco que sei delas

Foram tantas pesquisas e trocas de e-mails com empresas que acabamos descobrindo algumas coisinhas que podemos compartilhar com vocês. 

Vejam bem: são coisas que me falaram, ou que eu deduzi, não que eu saiba de conhecimento próprio, porque nunca alugamos com nenhuma delas, entendeu?

A primeira dica é: não usar buscadores como Motorhome Republic para o seu aluguel de motorhome - é um site bem útil para você ter idéias de preços e, principalmente, saber QUAIS SÃO AS EMPRESAS que trabalham naquela determinada região, mas os preços não são confiáveis, porque os valores informados são apenas os básicos, sem considerar preço da milhagem extra, kits e tantos outros extras que são o que realmente fazem a diferença no valor total (o valor da diária é o que menos importa!). 

Além disso, eles usam nomes de companhias falsos, como, por exemplo, Compass Campers, que na verdade é a mesma Fraserway, ou Ambassador RV, que na verdade é a mesma Energi RV. Isso quem me falou foi o gerente da Ambassador de Vancouver. 

Além disso, ele comentou que essas empresas ficam com uma enorme comissão, paga a eles pela empresa que aluga, então tu certamente vais conseguir negociar um preço melhor escapando desta comissão e negociando diretamente com as companhias de aluguel de RV. 

Em resumo: use o Motorhome Republic apenas para pesquisar, mas não feche negócio por lá sem antes falar diretamente com a empresa e tentar um desconto!

Outra dica: a Canadream só terá preços baratos se eles estiverem com muita disponibilidade, porque eles têm um esquema de preços flexíveis (tem que ver se isso vai servir pra você, veja como funciona lá no site deles). Quanto maior a demanda, maiores os preços deles. 

De um modo geral, até as empresas que não aumentam os preços conforme a demanda recomendam que você faça as reservas com o máximo de antecedência possível, já que, mesmo que o preço não vá aumentar, pode acontecer de você simplesmente não conseguir um motorhome para chamar de seu na última hora! 

Além destas empresas que eu já citei acima, que são as principais em Alberta e British Columbia, existem também a Real RV Value, a Go West  e a West Coast Mountain Campers

Preste atenção se for usar outras locadoras que não a Cruise Canada: algumas delas têm a seguinte restrição - você não pode fazer a retirada do motorhome no mesmo dia em que desembarcar do avião! Tem que primeiro dormir uma noite na cidade de retirada e só então, no dia seguinte, pode retirar o seu motorhome na locadora. 

Essa restrição não existe na Cruise Canada, mas em muitas outras locadoras sim! Eles me explicaram que é por razões de segurança, porque o motorista pode ficar com os reflexos prejudicados depois de um longo voo noturno. 


Outras dicas para o seu aluguel

Pesquise em todas, peça orçamentos, compare antes de fechar negócio e, como já mencionei, tenha sempre o cuidado de ver e comparar todos os extras que estão ou não incluídos no valor, pois eles é que fazem toda a diferença no valor final do seu aluguel (seguros, milhas extras, kits, traslados, impostos, taxas one way, taxas para passar para outro país, motorista adicional, etc). 

O que vai fazer ainda mais diferença, no final das contas, é claro, é o modelo de RV (recreative vehicle) que você vai escolher e também o combustível (os movidos a diesel, que é um combustível mais barato e que rende mais, são beeeem mais caros do que os movidos a gasolina). 

Quanto ao GPS e cadeirinha para criança, recomendo veementemente que você leve os seus - se não tiver, compre que é mais negócio do que alugar!

Na hora de alugar, pense muito bem no modelo que vai ser o mais adequado para a sua família

Não tente economizar demais e apertar a sua turma num cubículo! 

Nós mesmos poderíamos perfeitamente alugar um modelo Compact da Cruise Canada, que é suficiente para 3 pessoas, mas optamos pelo modelo Standard, para até 5 pessoas, que é bem mais espaçoso e assim não precisamos ficar montando e desmontando cama pro Felipe todos os dias. 

Muitas vezes, essa tentativa de economizar nem compensa tanto assim, pois frequentemente, como no nosso caso, nem existe diferença no preço da diária (só no consumo menor de combustível). 

No caso da Cruise Canada, a escolha nem é muito complicada, pois, assim como na Cruise America, eles têm apenas 3 modelos:

Compact: 3 pessoas, 19 pés de comprimento, motor Ford V-8

Standard: 5 pessoas, 23 a 25 pés de comprimento, motor Ford V-8

Large: 7 pessoas, 28 a 30 pés de comprimento, motor Ford V-10

Mas algumas outras empresas possuem dezenas de modelos, então preste muita atenção para ver o que tem e o que não tem em cada modelo!

Cruise Canada tem sede em 5 cidades diferentes no Canadá, e você pode pegar seu RV e devolver em qualquer uma delas:

CalgaryAlberta: 2980 26TH Street NE

VancouverBritish Columbia (Delta): 7731 Vantage Way
Detalhes Preços

Halifax, Nova Scotia: 3070 Highway 1 (Sackville Dr., Upper Sackville) 

Toronto, Ontario (Bolton): 12275 Hwy 50
Detalhes Preços

Montreal, Quebec (Sainte-Rose): 198 Boulevard Cure La Belle
Detalhes Preços

Se você tiver dúvidas, não deixe de procurar no site, neste link, no canto inferior esquerdo, onde diz "Need help? Click here for live chat!" e clicar ali! Eles te atendem "ao vivo" e você pode tirar todas as suas dúvidas na hora! 


Como já comentei, a Cruise Canada é a mesma Cruise America, e eu já escrevi um post Cruise America: alugando um motorhome nos EUA, cheio de dicas úteis que servem perfeitamente para quem aluga no Canadá, pois tudo o que se aplica lá vale para a Cruise Canada também. 

Não vou repetir todas as informações aqui, tá? Leia tudo aqui

Vou apenas acrescentar alguns outros detalhes e coisas que podem ser diferentes no Canadá:

As locadoras abrem de segunda a sexta das 9AM-5PM. Aos sábados os horários de funcionamento são mais curtos e aos domingos e feriados eles fecham. 

Programe para pegar e devolver seu motorhome num dia de semana que será mais fácil. 

A retirada de RVs pode ser agendada entre 1PM-4PM e devoluções são feitas entre 9AM-11AM. 

Quem devolver após o horário pagará multa de $25CAD por hora. 

Depois da confirmação da reserva, um depósito de $300CAD é cobrado no seu cartão de crédito. 

Se você precisar cancelar a sua reserva, isso pode ser feito até 7 dias antes da data agendada para a retirada, e você receberá esse dinheiro de volta integralmente (só perde o que pagou de IOF no cartão de crédito). 

Se cancelar com menos de 7 dias de antecedência, você perde esse depósito. 

E a última (boa) novidade que eu descobri: como vamos voar para o Alaska com a Delta e eles cobram pelas bagagens, vamos levar para lá pouquíssima coisa, apenas algumas mudas de roupas para uma semana, e precisávamos de um lugar para deixar as outras mochilas, que não queremos levar para o Alaska, em Calgary. 

Tentei descobrir os preços de guarda-volumes no aeroporto e em empresas particulares que prestam esse serviço, e os preços eram tão abusivos que acaba sendo mais barato pagar a Delta para levar as mochilas conosco. 

Então surgiu a idéia de perguntar se poderíamos deixar algumas mochilas lá na sede da Cruise Canada em Calgary, no momento da entrega do motorhome, e buscá-las uma semana depois. 

Para minha surpresa, a gerente foi super simpática e disse que sim, que não há nenhum problema em deixarmos as nossas mochilas lá por uma semana depois do nosso aluguel de motohome, no guarda-volumes deles, enquanto vamos ao Alaska, sem nenhum custo!

Bom, né?


Você já esteve no Canadá? Ainda dá tempo de deixar a sua dica na nossa caixa de comentários! 

Venham conosco nesta grande roadtrip, queremos muito ter a companhia de vocês nesta aventura que promete! E queremos também contar com a torcida de vocês para que tudo dê certo - na volta a gente conta tudo aqui no blog!

Nesta nossa próxima viagem, vamos usar as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram:

#LipenoAlaska
#‎LipeemWA
#‎LipeinNorthAmerica
#LipenoCanada

Acompanhe tudo "ao vivo" no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro. Tenho certeza que vocês vão encontrar muitas dicas e fotos lindas por lá!

No próximo post, vou contar como organizamos esta viagem

Veja como foram nossas road trips de motorhome pelos EUA e Canadá:



* Sobre viagens de motorhome, dicas e roteiros: 


Se você quiser ler todos os posts sobre a Califórnia em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui!

Todos os posts sobre a nossa roadtrip pelos EUA estão em SouthWest USA

Se você quiser ler todos os nossos posts sobre a viagem de motorhome pelo Leste Europeu - Bálcãs, clique aqui

As nossas postagens sobre viagens de motorhome estão todas organizadas aqui.

** Sobre essa nossa viagem para o Canadá, Alaska, Seattle e arredores:


Todos os posts sobre os Estados Unidos.

Todos os posts sobre o Canadá.

Todos os posts sobre esta viagem estão em Pacific NorthWest, como é conhecida essa região do mundo!



Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:




Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

15 comentários:

  1. Ai ai ai ai...Desejo a vocês uma maravilhosa viagem. Lendo esse post, e vendo as fotos, e mesmo lembrando o quanto montamos e desmontamos camas durante a nossa familytrip na Califa, me deu uma saudade daquelas de 'viver' no motorhome !!!! Eu queeeeeroooo outra veeeezzzz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog e etas postagens sobre Rvs. É meu sonho ter uma ou começar alugando e testando. Como tenho 3 cachorros e 1 gato, onde vamos gostamos de te-los por perto, esta opção de viagem, em Motorhome, parece ideal pra gente.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Ai Claudia, vocês são mesmo uns fofos!
    Quanto carinho em "dar satisfação" do resultado da pesquisa pra gente... rsrsrsrsrs!
    E quando EU crescer quero ser como você e o Peg: insensatamente desbravadores do mundo com uma mochila e o filho nas costas!
    Desejo de todo o coração que essa próxima viagem de vocês seja maravilhosa!!!!
    Boa realização de sonhos =D
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jamais pensaria em outra opção que não a 7!!
    hahaha

    Fiz algumas simulações também de RVs pela região de Seattle mas achei realmente caro... Acho que o lugar mais barato pra ter uma experiência dessa (que deve ser incrível e eu morro de vontade!) é próximo aos parques nacionais em Nevada e Utah, não é? Eu acho que o que pega mesmo, além do preço, é ter que pagar a quilometragem extra!!

    Claudia, boa viagem pra vocês, aproveitem muito e poste muitas fotos!!

    :)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcela, nós fizemos lá também e foi mais barato, mas acho que o que realmente importa não é a região, e sim a época do ano - em julho é caro em qualquer lugar!

      Excluir
  5. A resposta engraçadíssima foi a minha rsrs #Morri. Partindo da premissa de que se tratava de uma enquete, não acho maluquice colocar silicone e fazer lipo. São sonhos distintos. Ambos válidos. Acompanhei todas as fotos da viagem de motorhome. Incríveis, maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk claro que sim, cada um com as suas prioridades! A resposta foi engraçadíssima porque EU jamais trocaria lipo e silicone por uma passagem aérea hehehehe...

      Excluir
  6. Claudia,

    Precisa de carteira de motorista especial para alugar o motor home no Canadá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Juliana, não precisa. Nem nos EUA, nem no Canadá, nem na Europa, nem na Austrália, nem na NZ...

      Excluir
    2. Que ótimo! Estamos pensando em fazer uma parte desse roteiro de vcs pelo Canadá com nosso pequeno viajante que estará com 10 meses! :)
      Ainda estamos em dúvida se de carro ou motor home... Estou lendo (babando!!) todos os seus posts, que são grandes fontes de inspiração!!

      Excluir
  7. Oi, Claudia! Estou montando um roteiro pelo Canadá e encontrei o site cruiseamericanada.com, com fotos dos RVs da Cruise America e Cruise Canada. Sabe dizer se é fake? O site oficial é só cruiseamerica.com? Já me mandaram orçamento, mas estou com medo de ser golpe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, não sei se te dizer se esse é fake, mas o site da cruise canada original é o cruisecanada.com e o da cruiseamerica é cruiseamerica.com mesmo...esse aí eu nunca ouvi falar...pede um orçamento também para o Francisco da Motorhome Trips e compara, não custa nada, acho que vale a pena...beijo

      Excluir