Menu

Como renovar o visto americano

Os nossos vistos americanos ainda estão válidos - a última vez que renovamos foi em 2012 e nos deram vistos com 10 anos de validade. Mas o do Lipe estava vencido - foi feito em 2009, quando ele tinha apenas 1 mês de vida e, na época, os americanos concediam vistos com apenas 5 anos de validade. 

Como já estamos com a nossa próxima grande aventura agendada para as férias de julho - Lipe na escola, é o que nos resta, viajar em férias escolares - e ela inclui passagens pelo Estado de Washington e o Alaska, tínhamos que providenciar logo a renovação do visto americano do Lipe

Nesse post, vou contar a vocês como foi a nossa experiência no CASV de Porto Alegre, RS, renovando o visto americano de uma criança cujos pais já possuem vistos válidos: rápido, fácil e indolor.

Nós estávamos preocupados, pensando que talvez tivéssemos que ir até São Paulo para a renovação, já que o Consulado que ia abrir em Porto Alegre está meio encantado...mas, para nossa alegria, dscobrimos lá no blog Malas e Panelas que eles tinham renovado o visto da pequena viajante Isabella sem a necessidade de ir até SP, direto no CASV de Porto Alegre!

Quem vai fazer o visto pela primeira vez continua precisando ir até São Paulo para a entrevista, mas pelo menos agora não precisa ficar lá 2 dias: você pode resolver a questão da documentação no CASV de PoA e depois ir até SP somente para a entrevista - antes, tinha que ficar 2 dias em SP, um para ir ao CASV e outro para a entrevista lá no Consulado. 

No caso de visto infantil, como a criança não precisa ser entrevistada, ela não precisará ir até o Consulado em SP, nem se for o primeiro visto, e muito menos para a renovação! Aliás, a criança também não precisa ir até o CASV.  

A primeira providência é preencher o formulário de solicitação de visto americano, o DS-160, que você encontra clicando aqui

Comecei o procedimento quase arrancando os cabelos da cabeça, preenchendo aqueles intermináveis formulários! 

A primeira dúvida já me surgiu logo no primeiro instante, quando tive que selecionar o local onde eu pediria o visto: quando a gente tenta selecionar "Brazil", só existem as opções Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.  

Não há a opção "Porto Alegre", porque não há Consulado em PoA, apenas o CASV. Então você seleciona o Consulado em SP e, na hora de agendar a entrega dos documentos no CASV, aí é que vai aparecer a opção PoA, entendeu? Quase lá no final do procedimento...


Tem que preencher um formulário para cada membro da família, conferir e assinar digitalmente. 

É uma coisa que parece interminável, às vezes dá erro no sistema, mas no final tudo dá certo. Se você quiser interromper o preenchimento e continuar outro dia, não tem problema, dá pra fazer isso, e as informações que você já preencheu ficam salvas lá, direitinho. 

Depois de assinar digitalmente o tal formulário, não esqueça de imprimir a página de confirmação, que você PRECISA LEVAR no dia agendado para o seu atendimento no CASV! É a página que aparece na primeira foto deste post

Depois, você terá que se cadastrar nesta página aqui, que é onde você vai escolher como prefere receber o seu passaporte com o visto

Você pode optar por retirar seu passaporte no CASV ou receber em casa, dependendo do seu CEP, e o preço da entrega a domicílio já está incluído no valor da taxa do visto. 

É claro que o CEP de Jaguarão, onde moramos, não permitiu a entrega a domicílio, então acabei colocando o endereço da vó do Lipe, em PoA, e deu tudo certo - o passaporte chegou lá direitinho, entregue em mãos pela DHL Express

Aliás, você pode acompanhar pela internet onde anda o seu passaporte, no site da DHL! Eu acompanhei o tempo todo hehehe...

Depois, é só efetuar o pagamento da taxa, na mesma página da internet

A taxa custa U$ 160 (= R$ 464 ao câmbio do dia que eu fiz), por visto (salgado!!!). Dá para pagar com o cartão de crédito, e você recebe a confirmação do pagamento na mesma hora - eu também imprimi esta confirmação para levar ao CASV, caso fosse necessário comprovar o pagamento!

Daí abre a página para agendamento do seu atendimento no CASV - é nesse momento que abre a possibilidade de você escolher fazer a entrega dos documentos no CASV de Porto Alegre!

Haviam várias datas bem próximas disponíveis, e eu escolhi o dia 9 de março, de manhã. Depois de escolher a data, você recebe um outro email de confirmação, que também precisa levar impresso no dia do seu atendimento. 

Para renovação de visto infantil, você precisará levar ao CASV uma foto 5X5 ou 5X7, colorida, com fundo branco, já que a criança não vai lá para ser fotografada! 

A foto precisa ter sido tirada nos últimos 6 meses, e lá fomos nós tirar a foto do Felipe - difícil foi fazer o guri ficar sério, acabou ficando com uma carinha super mal encarada kkkkk...

Adultos não precisam levar a fotografia, pois são fotografadas lá no próprio CASV. 


Caso a criança já tenha um visto vencido e esteja apenas renovando, você terá que levar também o passaporte com o visto anterior. 

Neste caso, no dia do atendimento eles ficarão com os 2 passaportes, para cancelar o visto anterior, e você receberá os 2 passaportes de volta, com o visto vencido assim, ó: 


Como o Lipinho era gorduchinho, hahahaha...

Eu ainda me dei ao trabalho de levar outros documentos, como contracheques, declarações de Imposto de Renda, certidão de nascimento, de casamento, os passaportes meu e do Peg com nossos vistos válidos...mas nada disso foi necessário. 

No dia agendado para o atendimento no CASV, que em Porto Alegre fica na Avenida Carlos Gomes, nº 1501, no Bairro Três Figueiras, esquina com a Avenida Bagé, cheguei 15 minutos antes do meu horário e, antes de chegar no horário agendado eu já estava saindo de lá!

Foi tudo muito rápido, organizado e simples - não canso de me impressionar com a eficiência deles...

Uma atendente conferiu meus documentos, passei por um detector de metais, outros atendentes conferiram a documentação, fui até o guichê entregar os documentos e...pronto! Me avisaram que iam ficar com os 2 passaportes do Lipe e que eu só tinha que esperar por eles em casa. 

E, de fato, uma semana depois os passaportes foram entregues via DHL na casa da avó do Lipe em PoA, com um visto válido por 10 anos, ainda bem!!!

esse é o CASV de Porto Alegre

Aguardem as cenas dos próximos capítulos, já que as nossas passagens aéreas já estão compradas e agora os vistos também já estão na mão!!!

Saiba como tirar o visto online para o Canadá neste post!

As operações #‎LipenoAlaska e ‪#‎LipeinNorthAmerica vêm aí!!!

Seu filhote já tem visto americano? Como foi o procedimento? Conte pra gente!

Está com as passagens marcadas para viajar aos Estados Unidos?



Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebooke os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

5 comentários:

  1. Paulo Francisco Flores da Cunhaterça-feira, junho 09, 2015 2:32:00 PM

    Olá amigos,
    Fazia tempo que eu não me manifestava, mas agora está chegando perto nossa viagem de Motorhome pela Califórnia, que será em setembro. Não sei se lembram (fiz alguns questionamentos sobre a empresa do motorhome, empresa Compass etc) ... Bem, queria ver agora se vocês têm alguma dica quanto àqueles seguros-saúde. Como vou com meus dois filhos, de 4 e 2 anos, vou fazer com certeza para toda a família.
    Aguardo as informações que tiverem acerca do assunto: qual melhor empresa, abragência do plano etc.?
    Um grande abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Francisco Flores da Cunhaterça-feira, junho 09, 2015 2:34:00 PM

      Desde já agradeço a atenção!!!!

      Excluir
    2. Oi Paulo,
      O único seguro-saúde que eu já usei (na Indonésia) e confio foi o World Nomads, que é ótimo!

      Excluir
    3. Paulo Francisco Flores da Cunhaterça-feira, junho 09, 2015 4:13:00 PM

      Oi, Claudia
      Então quando vocês vão para os Estados Unidos vocês não usam nenhum seguro? Não é temerário caso aconteça algo, em termos de atendimento e custos?
      Obrigado!!!

      Excluir
    4. Paulo Francisco Flores da Cunhaquarta-feira, junho 10, 2015 6:01:00 PM

      Como vocês geralmente fazem? Entrei no site do World Nomads e gostei. Paga-se um valor por toda a família pelo que eu vi em se tratando de viagem aos EUA. Mas na opinião de vocês, de repente, não seria necessário? Aguardo os comentários a respeito.
      Muito obrigado pela atenção!!! Mais uma vez parabéns ao blog!!!

      Excluir