Este post é sobre o último passeio que nós fizemos em Victoria, a linda capital da província de British Columbia: uma visita aos Butchart Gardens, um parque imenso com inúmeros jardins e um paisagismo maravilhoso, famoso por ser um dos mais bonitos do mundo!
Leia também os outros posts já publicados desta série:
* o que fazer em Victoria - 6 passeios pagos que valem a pena
* Victoria Harbour Ferry - como é o tour de barco pelo porto da cidade
* Wild Play Victoria - circuitos de arborismo e tirolesa para toda família
* Craigdarroch Castle - como é a visita ao castelo de Victoria
Informações úteis* Wild Play Victoria - circuitos de arborismo e tirolesa para toda família
* Craigdarroch Castle - como é a visita ao castelo de Victoria
Horário de funcionamento: 9am - 10pm (no verão)
O parque fica localizado a 23Km/30min do centro de Victoria, em Brentwood Bay, via West Saanich Road, saindo da Highway 17.
Se você tiver um GPS, é só colocar o endereço (800 Benvenuto Avenue) que você chega lá fácil, fácil!
Coordenadas para GPS: 48.562490, -123.466613.
O estacionamento é imenso e gratuito. Se você estiver de motorhome, como nós, procure o estacionamento exclusivo para RVs.
Compre ingressos online antes de ir para evitar filas.
Os Butchart Gardens existem há mais de 110 anos no local onde antes funcionava uma pedreira, e são considerados um Patrimônio Histórico Nacional do Canadá.
Hoje são 22 hectares de jardins de tirar o fôlego, visitados por mais de 1 milhão de pessoas por ano.
Sendo beeeem honesta, não é um programa de "mulherzinha" - só uma pessoa muito mal amada e de mal com a vida para não sair de lá absolutamente encantada com tanta poesia em forma de crisântemos, begônias, rosas e fúcsias coloridas.
Eventos especiais
Durante o verão, eles oferecem o Night Illuminations Tour, quando o parque fica todo iluminado à noite.
Nas noites de sábado, tem até show de fogos de artifício!
Mas o que eu curti mesmo foi o Festival de Verão - Butchart´s Summer Festival - com performances de (muito) boa música ao ar livre, todo mundo dançando, fazendo piquenique nos gramados, que clima ma-ra-vi-lho-so!
Por mim eu teria ficado lá curtindo aquele espetáculo de savoir-vivre até a noite acabar!
E o mais legal é que tanto o Night Illuminations Tour com show fogos de artifício quanto o Festival de Verão estão incluídos no preço do seu ingresso, não precisa pagar nada a mais para assistir.
Informe-se sobre as datas destes "eventos" e programe a sua visita para um destes dias - vai valer muito a pena, eu garanto!
Festival de Verão |
Nós chegamos já meio tarde ao parque (7pm) - se você chegar lá pelas 6pm (ou antes), dá tempo de passear por todos os jardins com calma e depois ainda curtir os eventos especiais, pois o parque só fecha às 10pm.
Gostei muito de visitar neste horário porque já não haviam mais ônibus de turistas, escapamos da parte mais quente do dia, a luz do final da tarde é ótima para fotografar e o entardecer lá é mágico!
Outra coisa que precisa ser dita: muita gente pensa que, por se tratar de um parque de jardins, as melhores épocas do ano para visitá-lo seriam primavera e verão, quando as flores estão a 1000.
Ocorre que, no Canadá, de um modo geral, as cores do outono são as mais bonitas de todas, e o lugar explode em laranjas e vermelhos inacreditáveis. Aliás, as fotos mais bonitas que vi do parque são justamente as do outono e do inverno, acredita???
O parque funciona o ano todo, todos os dias do ano.
Jardim Japonês
No outono, pelo que li, o Jardim Japonês fica maravilhoso.
Já no inverno, durante o período de Natal, o parque fica todo decorado com milhares de luzinhas coloridas, músicas natalinas e há um rink de patinação no gelo.
Prometi para mim mesma que um dia eu volto!
No verão, os jardins mais recomendados - embora eu ache de verdade que você 'precisa' conhecer absolutamente todos eles - são o Sunken Garden e o Rose Garden, ambos espetaculares.
Jardim Submerso
O Sunken Garden, ou Jardim Submerso, é im-pres-sio-nan-te!
o Jardim Submerso no local onde era a antiga pedreira |
Preste atenção nos corrimões de cimento, feitos para parecerem madeira.
Arte em cimento, quem diria!?
Jardim das Rosas
No Jardim das Rosas, procure a Fonte do Sapo, a Fonte dos 3 Esturjões e o Poço dos Desejos.
Caminhando por ali eu juro que me sentia como se estivesse caminhando pelos jardins do paraíso!
Aqueles caminhozinhos cheios de pérgolas e arcos cheios de rosas são uma cooooisa de lindos! Me emociono só de lembrar...
Veja algumas fotos abaixo - que não mostram, nem de perto, a beleza do lugar que eu estou tentando descrever:
esses caminhozinhos... |
Outros recantos que você não pode deixar de ver - procure por eles no mapinha e vá atrás:
* Fonte Ross
* Totem Poles
* Jardim Italiano
* Star Pond
* Butchart Cove
O parque ainda oferece wifi, bebedouros, várias lancherias, restaurantes, cafeterias e sorveterias espalhados, banheiros, um visitor centre e lojas, inclusive de sementes.
No visitor centre tem depósito de bagagens, informações e ótimos mapas do parque, inclusive em português - não deixe de pegar um mapa, sem eles fica difícil 'se achar' por lá, pois o local é enorme.
Eles ainda emprestam cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e guarda-chuvas.
Quase todos os jardins são acessíveis para cadeirantes (e no mapinha eles mostram direitinho quais são as melhores rotas para evitar degraus).
As crianças vão adorar correr pelo parque, mas também há uma atração especial para os pequenos viajantes lá: um carrossel lindo!
uma das lancherias |
sorveteria |
não deixe de pegar um desses mapinhas e se oriente pelas placas |
boa acessibilidade em quase todo o parque |
Saí de lá chocada, de queixo caído, sem palavras para descrever tanta beleza.
É o tipo de lugar que só indo para entender. Não tem filme ou foto capaz de mostrar o que são aqueles jardins.
Eu sempre achei que já tinha visto os jardins mais lindos da minha vida na China - os jardins chineses são famosérrimos por sua beleza - mas os Butchart Gardens são um conjunto ainda mais incrível.
Posso garantir que o parque é altamente recomendado como um dos lugares mais bonitos em que eu já estive na vida. A sensação que eu tinha era a de estar entrando e sendo abraçada no paraíso. Algo fora do comum, fiquei realmente muito impressionada :)
Tanto que nem consegui fotografar direito, até porque, logo ao ver o Sunken Garden, já me dei conta de que não há foto no mundo capaz de descrever a sensação que se tem ao avistar aquele jardim.
E o cheiro? Não, foto não tem cheiro. Só indo lá, mesmo.
Na saída de lá, já ao anoitecer, para completar o espetáculo, ainda vimos um veadinho lindo em plena estrada de volta para Downtown Victoria! Fique de olhos bem abertos na estrada, nessa região nunca se sabe onde e quando eles podem aparecer!
Observações importantes
Não deixe de confirmar todas as informações acima antes da sua viagem.
Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de julho de 2015, quando estivemos lá.
Na época, a cotação do dólar canadense era de R$ 2,49 = CAD$ 1. A maioria dos preços informados não inclui taxas.