Menu

Motorhome na Noruega e Suécia: tudo o que você precisa saber

Planejando uma viagem de motorhome na Noruega e Suécia? Aqui você encontra tudo o que precisa saber para viajar de motorhome por lá!
Motorhome na Noruega e Suécia

Nas últimas férias de julho, viajamos de motorhome na Noruega Suécia. Voltamos cheios de dicas para uma viagem de motorhome na Noruega e Suécia, e estou louca para compartilhar essas dicas com vocês neste post!

Já tem mais de 20 posts no blog sobre esta viagem de motorhome na Noruega e Suécia, referentes aos mais diversos assuntos, focando em lugares como Estocolmo, Oslo, Bergen, Uppsala, Trondheim, Ilhas Lofoten e Lapônia, ou em temas como Trolls, Sol da Meia Noite, Vikings, etc.

Veja abaixo todos os posts sobre a nossa viagem de motorhome na Noruega e Suécia:

Roteiro pela Noruega e Suécia
34 dicas da Noruega para quem vai pela primeira vez
17 lugares para conhecer na Noruega
O que fazer em Oslo: dicas práticas para visitar a capital da Noruega
O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega
O que fazer em Estocolmo: dicas práticas para conhecer a capital da Suécia
Ilhas Lofoten, na Noruega: roteiro e dicas
Noruega de motorhome: vídeo de viagem
Roteiros Vikings na Noruega: onde encontrar atrações da Era Viking
Lapônia muito além do Papai Noel: o que você precisa saber antes de ir
Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega
Roteiros pela Escandinávia
Como é voar para a Escandinávia na classe econômica da Air France
Roteiro de viagem pela Escandinávia com crianças: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Estônia
Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar: a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza
Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
Trondheim, Noruega: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez
Uppsala, Suécia: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez
Quais os países mais seguros do mundo para viajar

Planejando uma viagem de motorhome na Noruega e Suécia? Aqui você encontra tudo o que precisa saber para viajar de motorhome por lá!

Motorhome na Noruega e Suécia
Motorhome na Noruega

Alugando motorhome na Noruega ou Suécia

A minha primeira recomendação é que você providencie o aluguel do seu motorhome com a máxima antecedência possível, ANTES mesmo de comprar as passagens aéreas - ou pelo menos faça essas 2 reservas (passagens aéreas e aluguel de motorhome) no mesmo dia. 

As férias de julho são ALTÍSSIMA temporada na Suécia e Noruega, e ninguém lá quer viajar ficando em hotel (tanto que, por incrível que pareça, na altíssima temporada turística é justamente quando os hotéis têm preços mais baixos!) - todo mundo lá quer viajar de motorhome. Os viajantes de negócios deixam os hotéis vazios e os viajantes de turismo só querem motorhomes, então os hotéis ficam baratos, mas ninguém quer saber deles hehehe...

Motorhome na Noruega e Suécia
nos estacionamentos de lugares turísticos, só se vê motorhomes!

As locadoras de motorhome, por outro lado, não conseguem dar conta da imensa demanda - já que a Noruega é um país talhado para viagens de RV, e o mundo inteiro quer fazer esse tipo de viagem justamente entre junho e agosto, quando as estradas estão abertas e é POSSÍVEL viajar de motorhome sem congelar até o último fio de cabelo e até o último encanamento do veículo em terras nórdicas. 

Quando fui reservar, no final de abril, para viajar em julho, simplesmente não haviam mais veículos disponíveis para aluguel em Oslo, em nenhuma locadora! 

Quase morri do coração, porque eu já tinha comprado as passagens aéreas para Oslo naquela manhã e não tinha NENHUMA intenção de fazer essa viagem de carro - o motorhome era parte fundamental do roteiro e da viagem em si. 

Era parte do sonho.

Motorhome na Noruega e Suécia
Motorhome na Noruega

Aí entra a minha segunda recomendação: use os serviços do Francisco, da Motorhome Trips

A Motorhome Trips é uma agência brasileira que intermedia aluguéis de motorhomes no exterior. Já escrevi aqui no blog um post contando as vantagens de alugar um motorhome através de uma agência brasileira, dá uma espiada aqui.

Já usei os serviços deles várias vezes e nunca me deixaram na mão, não seria agora que eles iam me abandonar. 

Ah, e vale dizer que, com a intermediação do Francisco, sempre consegui preços melhores do que fazendo orçamentos direto com as locadoras - e ele não me paga pela propaganda aqui no blog, viu? Só consegue ótimos descontos, assim como vai conseguir para vocês! Aliás, não preciso repetir que não escrevo post mediante pagamento, né? Aqui no pequeno viajante a gente só recomenda aquilo que já usamos e gostamos.

E não é só para nós que o Francisco consegue essas tarifas melhores: já tive feedback de dezenas de leitores que me contaram que conseguiram cotações melhores com a Motorhome Trips do que negociando direto com as locadoras. Não me pergunte qual é a mágica: se eu soubesse, se tivesse o 'knowhow', faria para mim mesma hehehe...

O Francisco se virou e acabou conseguindo 2 veículos disponíveis, um em Bergen e outro em Estocolmo, sendo que o modelo do veículo de Estocolmo era bem mais legal que o modelo do motorhome que eles tinham disponível em Bergen.

Normalmente, os aluguéis de motorhomes têm valores um pouco melhores na Suécia do que na Noruega - aliás, TUDO é um pouquinho mais em conta na Suécia do que na Noruega. No nosso caso, no entanto, talvez por ser um aluguel de última hora, os valores eram praticamente idênticos nos 2 países.

Então a solução foi cancelar a passagem que eu havia comprado naquela mesma manhã para Oslo e comprar passagens para Bergen ou Estocolmo, o que fosse mais barato. Como vocês sabem, é possível cancelar qualquer compra de passagem aérea feita online dentro das primeiras 24hs da compra - eu mesma já fiz isso mais de uma vez, para alterar datas, destinos ou nomes escritos errados.

No fim das contas, acabei encontrando uma passagem mais barata para Estocolmo (mais barata ainda do que aquela que eu tinha conseguido para Oslo) e optamos por ficar com o modelo de motorhome muito mais legal que eles tinham disponível lá, pelo mesmo preço de Bergen. Assim, a Suécia acabou entrando obrigatoriamente no nosso roteiro.

Veja abaixo algumas fotos do motorhome lindão que alugamos para esta viagem:

Motorhome na Noruega e Suécia






O contato de Whatsapp do Francisco, da Motorhome Trips, é este: +55 41 9683-5723 - recomendo que você pegue orçamento com ele, compare com o orçamento do site oficial da locadora e negocie pra fechar negócio com ele. Já recomendei os serviços da Motorhome Trips para centenas de pessoas e o feedback sempre foi bom, nunca ninguém voltou para reclamar do atendimento deles, pelo menos pra mim 😁

terceira recomendação é dar preferência para a locadora McRent na hora de alugar o seu motorhome. Já reservei motorhomes com eles em Frankfurt, na Alemanha, em Madrid, na Espanha, e por último em Estocolmo, e adoramos os veículos que eles fornecem.

Por último, preciso dizer o seguinte: dirigir um motorhome, definitivamente, não tem mistério!

Vencemos inúmeras curvas-cotovelo, atravessamos túneis com mais de 10Km abaixo do mar, passamos por pontes encurvadas, embarcamos em muitas balsas e, juntos, eu e o Peg dirigimos 5000Km em 2 semanas - o Peg dirigiu mais que o dobro que eu, tá certo...

Se nós saímos ilesos dessa aventura, qualquer um com uma CNH categoria B e estômago forte consegue!

Para dicas para planejar o seu roteiro de motorhome na Noruega e Suécia, veja aqui: Roteiro pela Noruega e Suécia.

Para saber sobre as nossas viagens de motorhome na Espanha e na Alemanha, seguem os links: Motorhome na Espanha e Motorhome na Alemanha.

Quanto custou e o que está incluído no aluguel do motorhome

Aqui, de novo, lembre da minha primeira recomendação sobre aluguel de motorhome: providencie o aluguel do seu motorhome com a máxima antecedência possível, não só para CONSEGUIR disponibilidade de um veículo, como expliquei acima, mas também para conseguir pagar pelo aluguel!

Sem brincadeira, os aluguéis de motorhome na Escandinávia são caríssimos, assim como todo o resto! Se alguém me diz que quer viajar de motorhome na Noruega e Suécia, o primeiro conselho que eu dou é: economize bastante!

Falando sério: sou sempre a primeira a incentivar as pessoas a viajarem, porque sei que existem muitas viagens que custam muito mais barato do que as pessoas imaginam, mas esse definitivamente não é o caso de uma viagem de motorhome na Noruega e Suécia. Não vou ficar aqui dourando a pílula, dizendo que é possível viajar por lá de forma muito barata. Não é. É uma viagem cara. Ponto.

Se você pesquisar e somar, talvez fique até mais em conta alugar um carro e ficar em hotéis - se bem que os aluguéis de carro também são absurdamente caros por lá!

Sim, viajar de motorhome pode ser mais caro do que se hospedar em bons hotéis!

Eu sempre explico - e muita gente não acredita - que nós não viajamos de motorhome pela economia, e sim pela aventura, pelo prazer, pela liberdade e flexibilidade que uma viagem assim nos oferece - não depender de reservas em hotéis, sermos livres para estacionar o veículo e pernoitar onde bem entendermos, termos sempre tudo o que precisamos à mão, na nossa 'casinha', não precisar abrir e fechar malas, fazer check-in e check-out de hotéis todos os dias...numa roadtrip isso pode ser um sacoooo, e uma enorme perda de tempo! Mas isso tudo só entende realmente quem já viajou de motorhome!

Escrevi mais sobre as vantagens de viajar de motorhome aqui.

Motorhome na Noruega e Suécia
das alegrias de viajar de motorhome

Nesta viagem em especial, a locação do motorhome era tãooo cara que cheguei a sugerir pro Peg "quem sabe não vemos hotel + carro?", mas ele descartou a ideia na mesma hora hehehehe...a graça era especificamente viajar de motorhome, o nosso sonho era justamente fazer uma roadtrip de motorhome na Noruega e Suécia - se tirássemos o fator MOTORHOME da equação, o troço perderia toda a graça - então decidimos encarar o custo da alegria, o preço a pagar para realizar nosso sonho.

Em termos de economia, o que sempre nos salva, nas nossas viagens de motorhome, é a possibilidade de comermos "em casa". Mais abaixo eu explico tudo sobre compras de supermercado na Noruega e na Suécia, mas posso antecipar que, num país onde qualquer refeiçãozinha básica de pizzas não baixa de 40 euros, o fato de poder comprar comida no supermercado e cozinhar no motorhome ajuda - e muito - a reduzir os custos da viagem.

Nem imagino a fortuna que deve ser viajar pela Noruega e Suécia comendo sempre em restaurantes, mesmo nos baratex da vida!

motorhome na Noruega
fizemos 90% das nossas refeições no motorhome

Outro ponto importante: mais abaixo, eu explico que a melhor época do ano para fazer uma viagem de motorhome na Noruega e Suécia é o verão, altíssima temporada, época em que não é possível conseguir nenhum desconto no aluguel de um motorhome - até porque é difícil até conseguir um motorhome para alugar nessa época, de tanta demanda!

Já ouviu falar em como a lei da oferta e da procura deixa os preços impossíveis quando a demanda é alta e a oferta é baixa??

Então, se você puder, uma boa alternativa é planejar a sua viagem de motorhome na Noruega e Suécia em maio ou outubro, quando a demanda diminui.

Motorhome na Noruega e Suécia
fazendo free camping em Trondheim: não ficar em campings é uma bela maneira de economizar numa viagem de motorhome na Noruega

Bom, feitas estas advertências iniciais, vamos ao que interessa:

O modelo de motorhome que alugamos é o Compact Luxury da McRent de Estocolmo, na Suécia.

Ficamos com ele por 15 dias/noites, entre 24 de julho e 08 de agosto (como falei, altíssima temporada).

No aluguel do nosso motorhome pela Motorhome Trips/McRent vieram incluídos:
  • quilometragem livre
  • seguro do veículo (com franquia de 1200 euros)
  • kit de cozinha
  • limpeza externa do veículo
  • 2 botijões de gás (um cheio e outro usado)
  • líquido químico para limpeza do vaso sanitário
  • kit de camping (mesa e cadeiras)
  • kit pessoal (3 conjuntos de toalhas e de roupas de cama)
  • taxas e impostos brasileiros e europeus
  • pedágios suecos e noruegueses
Somando tudo, cada diária custou U$ 259.

Motorhome na Noruega e Suécia

kit de cozinha



kit de camping (mesa e cadeiras)

Motorhome na Noruega e Suécia
o modelo de motorhome que alugamos é o Compact Luxury da McRent

Como ir até a locadora de motorhomes em Estocolmo

Chegamos ao Aeroporto Arlanda e precisávamos retirar o motorhome que havíamos alugado na locadora da McRent no máximo até 16hs (horário que fecha a locadora), que ficava em Balsta (uma outra cidadezinha da grande Estocolmo, assim como Arlanda, cidadezinha da grande Estocolmo onde fica o aeroporto). 

E, para ir até Balsta, não havia nenhuma boa opção de transporte público, infelizmente - o único jeito era pegar Uber.

O Uber do aeroporto em Arlanda para a locadora McRent em Balsta custou 662 coroas (uns 65 euros!). Considerando que a viagem do aeroporto até a locadora em Balsta leva 40min, até que o preço não é tão absurdo quanto parece inicialmente, mas é caro igual.

O endereço da locadora de motorhomes McRent mais próxima de Estocolmo é: Bjornangsvagen 15 Balsta. 

Isso é uma coisa que sempre precisa ser levada em consideração quando se aluga motorhome: as locadoras nunca ficam muito bem localizadas, no centro das cidades ou próximas dos aeroportos...sempre ficam longe, em outras cidadezinhas próximas.

Por exemplo: alugamos motorhome em Madrid, na Espanha, mas a locadora não era exatamente em Madrid, e sim em Alcalá de Henares, cidade na área metropolitana de Madrid; alugamos motorhome em Frankfurt, na Alemanha, mas na verdade a locadora ficava localizada em Friedberg, subúrbio de Frankfurt (pagamos 82,50 euros neste trajeto!); quando alugamos motorhome em Las Vegas, nos EUA, descobrimos que a locadora, a bem da verdade, não fica exatamente em Las Vegas, e sim em Henderson, ali perto...e o mesmo aconteceu em quase todas as nossas locações de motorhome!

Lá no fim deste post, explico onde pernoitamos em Estocolmo na véspera da devolução do motorhome, onde fizemos "faxina" na nossa casinha antes de devolvê-la e como foi a devolução do motorhome alugado na locadora McRent.

Motorhome na Noruega e Suécia
retirando nosso motorhome alugado na locadora McRent em Estocolmo, na Suécia

Estocolmo - providências iniciais para quem viaja de motorhome na Suécia e Noruega

Expliquei tudo em detalhes no post específico que já publiquei sobre Estocolmo, a capital sueca.

Saiba o que fazer em Estocolmo e todas as dicas que você precisa para conhecer a cidade! Veja o que visitar, como funciona o Stockholm Pass, onde estacionar e muito mais neste link: O que fazer em Estocolmo - dicas práticas para visitar a capital da Suécia.

Neste mesmo post, expliquei também se é melhor usar euros, coroas suecas ou cartão de crédito, onde compramos coroas, etc.

Não vou repetir tudo aqui novamente, então clique no link acima e veja lá todas as dicas de Estocolmo:
  • Transportes públicos, patinetes elétricos e bicicletas de aluguel
  • Onde comer barato
  • Onde pernoitar com motorhome em Estocolmo
  • Passando calor em Estocolmo
Há um supermercado da rede Lidl - que eu adoro - a apenas 4Km da locadora de motorhomes McRent. Endereço: Stockholmsvagen 79, Balsta - fica aberto até 20hs e tem estacionamento grande.

Lá no final deste post, explico tudo sobre compras de supermercado na Suécia e na Noruega - a primeira coisa que a gente faz quando alugamos um motorhome é ir direto para um supermercado estocar comida 😜

Veja aqui as nossas dicas do que comprar no supermercado quando você aluga um motorhome.

a primeira providência de quem aluga motorhome é encher os armários de comida!

Motorhome na Noruega e Suécia
para descobrir onde pernoitar com motorhome em Estocolmo, veja nosso post sobre a capital sueca

Combustível, água e esgoto numa viagem de motorhome na Noruega e Suécia

A primeira coisa que vocês precisam ler sobre este assunto é o post que já publiquei sobre free camping na Noruega e Suécia, neste link: 


Escrevi longamente sobre as regras que você precisa seguir para dormir de graça num motorhome na Noruega e na Suécia, e dicas de como encontrar lugares apropriados para isso por lá - leia o post acima para saber tudo!

Nós ficamos mais de 2 semanas viajando de motorhome na Noruega e na Suécia, e não ficamos em camping nenhuma noite! É uma bela maneira de economizar durante a viagem, porque os campings são bem caros por lá! 

Tanto a Noruega quanto a Suécia são tão estruturadas para viagens de motorhome que é totalmente desnecessário pagar para pernoitar num camping, já que tudo o que você teria num camping - uma vaga segura para estacionar, wifi, água, energia e esgotamento sanitário - é bem fácil de conseguir na rua. 

Para saber os endereços de todos os lugares onde pernoitamos de graça no motorhome na Noruega e na Suécia, basta olhar o post com o nosso roteiro pela Noruega e Suécia

Motorhome na Noruega e Suécia
a Noruega é cheia de lugares espetaculares onde é possível pernoitar de graça e com segurança em um motorhome

Como eu sou uma pessoa suuuuuper querida, também fiz um levantamento de todos os nossos gastos em combustível e listei todos os lugares que usamos para conseguir água e esgotamento sanitário grátis na nossa viagem de motorhome na Noruega e Suécia:

Paramos em Karlstad, na Suécia, entre Estocolmo e Oslo, para abastecer diesel e água no motorhome num posto de gasolina: abastecemos 41,83l - 16,09 coroas suecas/litro - total 673 coroas. Água grátis e aceitam cash.

Tiramos o esgoto e pegamos água na estrada no caminho entre Oslo e Heddal, num posto de gasolina bem na beira da estrada: Circle K Kjellstad, Autosenteret Kjellstad, 3400 Lier. Em norueguês, se escreve TOMMESTASJON. É um esgotamento sanitário bem sujinho e nojento, mas é grátis, então valeu. Como fica a uns 100m do posto, nem é necessário abastecer, se não precisar, para poder usar o esgoto.

Motorhome na Noruega e Suécia
alguns pontos de serviço são mais sujinhos, e outros são maravilhosos, mas o certo é que não é difícil encontrá-los na Suécia e na Noruega

Entre Heddal e Preikestolen, paramos para abastecer em Dalen (endereço 3880 Dalen). Colocamos 52.96 litros - 14,34 coroas norueguesas por litro de diesel - total 759,45. Esquecemos de pegar água!

Paramos para abastecer em Erfjord - Joker Erfjord R13(old) 10, 4233 Erfjord - e colocamos, no total, 366 coroas norueguesas - 14,09 coroas norueguesas por litro de diesel - 26 litros. Água grátis.

Paramos em Sauda próximo à Fv718, 4200, em um local onde tem uma dump station, água grátis, vaga para estacionar motorhome, banheiro, mesinhas de piquenique num gramadão e vistas do fiorde, das casinhas coloridas e de uma cachoeira.

Entre Bergen e Tvindefossen, paramos em Trengereidsvingane 1: área de descanso na estrada com estacionamento, padaria, mesinhas de piquenique com uma vista linda e água grátis para abastecer o motorhome. Não tem esgoto e não pode pernoitar.

Paramos em Storrviki 11, num posto de gasolina que tem esgoto e água grátis para o motorhome, e não precisa nem abastecer para usar. O esgotamento sanitário fica numa casinha no fundo do posto.

Abastecemos 392,25 coroas norueguesas por 25 litros de diesel = 15,69 por litro no posto Fjord Oil em Farnesbui (Farnes 7, 6899 Balestrand). Pagamento com cartão na máquina sem ninguém no posto.

Abastecemos em Utvik no posto MH24 (endereço 6797 Utvik), que fica escondido numa marina e tem diesel a 14,49 por litro. Pagamos no total 925,62 coroas norueguesas e colocamos 63,88 litros de diesel. É totalmente self-service e funciona 24hs, pagamento só com cartão.

Em Stryn, paramos num esgotamento sanitário grátis, com água para abastecer o motorhome (endereço: Rognehaugen 3).

Em Valldal vimos um esgotamento sanitário com água grátis.

Na Atlantic Ocean Road paramos no Coop Marked em Vevang num esgotamento sanitário grátis (endereço: Gnr 119 Bnr 157, 6494 Vevang). Tinha esgoto e água para abastecer o motorhome, tudo grátis, pouco antes de chegar na Ponte Storseisundet.

Entre Trondheim e Hell paramos numa área de descanso que tinha esgotamento sanitário, água grátis e posto de combustíveis Shell - endereço: 7563 Malvik - coordenadas 63,4231929, 10,7285068. Abastecemos 64,32 litros de diesel a NOK 14,39 o litro = NOK 925,56 no total.

Motorhome na Noruega e Suécia
área de descanso com esgotamento sanitário, água grátis e posto de combustíveis

No caminho para o Arctic Circle Center, 50Km antes do Nordlands Porten - o portal das terras do norte, paramos para colocar diesel em Trones, no Namsskogan Hotell, 7892. Foi o diesel mais barato que encontramos, a 13,30 coroas/litro. Colocamos 19,77 litros e pagamos 262,94 coroas norueguesas.

Nessa estrada - E6, a Arctic Highway - tem muitas áreas de descanso com banheiros e mesas de piquenique onde é possível pernoitar. Também vimos muitas áreas com esgotamentos sanitários e água grátis - não passava 50Km sem que víssemos um local específico para motorhomes.

Pernoitamos na Nerauran Rasteplass, uma área de descanso 67Km ao norte do Arctic Circle Center no seguinte endereço: 2970, Fv515, 8250 Rognan. 

Nessa área municipal (tudo grátis) tem lixeiras, mesas de piquenique, balanços para crianças, vagas para muitos motorhomes, banheiros, esgotamento sanitário e água para abastecer o motorhome. Um luxo de lugar para pernoitar a caminho de Lofoten.

Motorhome na Noruega e Suécia
não é extraordinário ter uma "máquina" dessas, com tudo o que você precisa, de forma totalmente gratuita, oferecida aos viajantes pelo município?!

Motorhome na Noruega e Suécia

No trajeto entre Fauske e Bognes vimos muitos "banheiros" para esvaziar os cassettes de black water (as caixas de n° 2).

Paramos no posto Storjord Service Grocery AS. Endereço: Gnr 69 Bnr 9, 8275 Storjord i Tysfjord. Colocamos diesel a 14,61l. Abastecemos 37,65l e pagamos 550 coroas norueguesas no total. Dizem que é bom abastecer bem antes de atravessar para Lofoten porque lá o combustível é mais caro, e realmente foi: não vimos diesel em nenhum posto em Lofoten por menos de 16 coroas/litro.

Em Lofoten, fomos num esgotamento sanitário em Leknes, na Idrettsgata 57. Fica num posto Esso e tem água grátis e lugar para despejar gray e black water.

Vimos vários lugares para despejar a água preta (do vaso sanitário) em Lofoten, mas bem poucos lugares para descartar a água cinza (pias e chuveiro).

Pertinho de Bodo, fomos num posto Esso onde tinha água e esgotamento sanitário grátis: Grindveien 13 Tverlandet.

Na Lapônia sueca, paramos para abastecer em Bilisten Jäckvik em Byavägen 10, 938 95 Jäkkvik. Abastecemos um total de 509,87 coroas suecas e deu 30,17l de diesel. Foi 16,90 coroas suecas por litro.

Eles só aceitam abastecimento com cartão de crédito, e não em dinheiro. Todos os postos de combustíveis são selfservice nessa parte 'inland' e super despovoada da Lapônia sueca, e as lojinhas de conveniência dos postos normalmente são de proprietários diferentes, por essa razão é difícil encontrar um posto que aceite pagamento em dinheiro na Lapônia.

Paramos depois em Storuman num posto OKQ8 - endereço: Blåvägen 264, 923 32 - para colocar diesel com dinheiro (finalmente um posto que aceitava 'cash'!). Colocamos 970,14 coroas e deu 60,52 litros, ou seja, 16,03 coroas por litro.

Abastecemos em Uppsala num posto OKQ8 em Årstagatan 5-7 SE-75434. Pagamos 1187 coroas suecas e pusemos 74,25l. Custou 15,98 coroas por litro de diesel. Em Uppsala vimos diesel ainda mais barato do que isso.

Perto do Aeroporto Arlanda, pegamos água para o motorhome num posto Circle K em Cederströms Slinga 21b, 195 61 Arlandastad. Não precisou nem abastecer para nos deixarem pegar água.

Abastecemos num posto OKQ8 em Servogatan 12, Arlandastad. Colocamos 7,04l a 15,98 coroas suecas por litro. Deu 113 coroas no total.

Mais algumas coisas que vale mencionar:

Tømme stations ou Tommestasjon é como eles chamam os pontos de serviço para motorhomes que são grátis, localizados em cidades, normalmente em áreas de piquenique e em postos de gasolina.

Motorhome na Noruega e Suécia
Tommestasjon na Noruega

Muitos postos de gasolina fornecem água grátis, normalmente dentro de um armário aquecido, onde também fica o ar comprimido. A regra de bom senso e cortesia é abastecer o veículo de combustível antes de pegar água.

As áreas de piquenique/descanso muitas vezes têm banheiros grátis disponíveis que, salvo indicação em contrário, podem ser ocasionalmente usadas para a eliminação da black water, que é o resíduo do vaso sanitário. Em alguns lugares, essa prática de esvaziar o esgoto do vaso sanitário em banheiros públicos não é vista com bons olhos, então tenha sempre o cuidado de procurar se não há alguma placa proibindo, antes de usar o banheiro da 'rest area' para essa finalidade.

Não vimos nenhum ponto de serviço que fornecesse eletricidade para o carregamento das baterias do motorhome, como é comum encontrar na França ou na Alemanha, por exemplo - abaixo eu explico melhor como resolvemos o problema da energia elétrica nas nossas viagens de motorhome.

Em resumo, em nenhum lugar na Noruega ou Suécia tivemos problemas para encontrar esgotamento sanitário ou água para abastecer o motorhome. Usando o app park4night e as dicas de free camping que coloquei neste post aqui, você também não terá problemas!

Motorhome na Noruega e Suécia
Motorhome na Noruega e Suécia




Motorhome na Noruega e Suécia
muitos postos de gasolina fornecem água grátis, normalmente dentro de um armário aquecido, onde também fica o ar comprimido

Motorhome na Noruega e Suécia
em alguns lugares, a prática de esvaziar o esgoto em banheiros públicos não é vista com bons olhos

Motorhome na Noruega e Suécia
fique atento à sinalização indicativa, pois, na maioria das vezes, eles têm estacionamentos distintos para carros e para motorhomes

Motorhome na Noruega e Suécia
Motorhome na Noruega e Suécia

Motorhome na Noruega e Suécia
estas placas indicam que, nestes lugares, não é permitido pernoitar com motorhome - obedeça e não se meta em frias!

Ainda sobre combustível e gás

Percorremos quase 5000Km nesta viagem de motorhome na Noruega e Suécia, ou, para ser mais exata, 4980Km, em 15 dias que estivemos com o motorhome, fazendo uma média ABSURDA de 332Km por dia, o que eu não recomendo a ninguém, porque é muitoooo puxado!

Para mais detalhes sobre o nosso trajeto e dicas de roteiro de motorhome na Noruega e Suécia: Roteiro pela Noruega e Suécia

No total, gastamos 503 litros de diesel para percorrer os 4980Km, o que significa que o motorhome fez uma média de 9,9Km por litro - na nossa opinião, isso é muito bom!

preço médio do diesel na Suécia foi de 16,20 coroas suecas por litro, enquanto que na Noruega foi de 14,40 coroas norueguesas por litro.

Como a coroa norueguesa vale um pouco mais do que a coroa sueca, os preços meio que se equivalem.

Os postos de gasolina mais baratos na Suécia, pelo que me disseram, são os das redes St1 e Ingo.

É importar ressaltar que você PRECISA levar pelo menos um cartão de crédito numa viagem de motorhome na Noruega e Suécia: nos postos de gasolina na Suécia, por exemplo, descobrimos que existe normalmente uma única bomba específica para quem pretende pagar com dinheiro (onde está escrito "Kassa"). Todas as outras bombas são para pagamento no cartão (escrito "Kort").

normalmente uma única bomba específica para quem pretende pagar com dinheiro (onde está escrito "Kassa")
normalmente existe uma única bomba específica para quem pretende pagar com dinheiro, onde está escrito "Kassa"

Alguns postos de combustíveis simplesmente não aceitam cash, como já mencionei acima! Sem cartão de crédito, você corre o sério risco de não conseguir abastecer! Em alguns lugares, eles chegaram inclusive a demonstrar uma certa incredulidade quando eu dizia que queria pagar em dinheiro kkk...😅

Para saber se numa viagem de motorhome na Noruega e Suécia é melhor usar euros, coroas ou cartão de crédito, onde nós compramos coroas, etc, veja aqui: O que fazer em Estocolmo.

Pelo que entendi, os preços da gasolina e do diesel mudam ao longo do dia e variam dia a dia e de lugar para lugar. Como regra, ambos os combustíveis ficam mais caros quanto mais ao norte você for - mas existem exceções. Fique de olho nos preços quando passar por postos e encha bem o tanque quando encontrar combustível barato.

Como também já mencionei, não deixe de abastecer bem o motorhome antes de embarcar no ferry e atravessar para Lofoten: o combustível lá é mais caro - não vimos diesel em nenhum posto em Lofoten por menos de 16 coroas/litro, enquanto que, no restante da Noruega, fizemos uma média de 14,40 coroas norueguesas por litro de diesel.

Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega
pagamento apenas com cartão de crédito

Quanto ao gás GLP, não tenho muitas dicas para vocês: como viajamos de motorhome na Noruega e Suécia no verão, e pegamos bastante calor por lá, quase que não usamos gás para calefação, e não chegamos nem a trocar o primeiro tanque usado - o motorhome vem com 2 tanques de gás incluídos: um em uso e outro cheio.

Não é necessário repor o gás antes de devolver o motorhome.

Aliás, vale repetir aqui essa informação que eu coloco em quase todos os posts sobre nossas viagens de motorhome porque a maioria das pessoas não sabe e faz confusão: o gás é usado no motorhome para calefação, geladeira, aquecer água (banho e pia) e fogão. NÃO se usa gerador para nada disso.


Pelo que constatei, na Noruega e na Suécia o GLP não é tão fácil de encontrar como nos EUA, por exemplo, onde a gente abastece o tanque de gás do motorhome em muitos postos de gasolina.

Na Escandinávia, eles estão priorizando pontos de recarga para carros elétricos.

O gás GLP ainda pode ser comprado na maioria das cidades, mas não é tão fácil encontrar. Pesquise nos sites LPG Norge ou MyLPG.eu, mas verifique quando as estações foram confirmadas pela última vez como abertas, pois, pelo que entendi, muitas delas já foram fechadas.

E, se for viajar pela Finlândia, parece que não há GLP lá, então estoque gás antes de cruzar a fronteira.


Motorhome na Noruega
ponto de serviços gratuitos para quem viaja de motorhome na Noruega

Como arrumar a mala

O único problema de viajar pela Noruega e Suécia no verão é arrumar a mala! 

As temperaturas variam tranquilamente entre 12 e 30°C, o que significa que tem que levar roupas quentes para o frio e de verão também, inclusive maiô, tornando difícil fazer caber tudo numa malinha de bordo de 12kg, entre roupas, sapatos, acessórios, material de higiene, equipamentos, etc.

Olha que sou a rainha da mala pronta, mas desta vez não foi tão fácil!

No inverno eu acho fácil porque levamos um casacão com vários cachecóis e pronto - a gente não sua e praticamente não suja roupa. Mas, nesse clima de meia estação, tem que levar calças E bermudas, blusas de manga curta E manga comprida, térmicas, fleece...é roupa que não acaba mais!

Prometi que, quando voltasse de viagem vitoriosa, escreveria um post sobre como arrumar a mala para uma viagem assim, mas a verdade é que, depois de quebrar a cabeça, usei a minha regra de sempre: 
  • 2 calças
  • 2 bermudas
  • 4 blusas de manga curta
  • 4 de manga comprida
  • 2 térmicas
  • um fleece
  • casacos da Uniqlo, que a gente coloca nos saquinhos e eles ficam minúsculos na mala

Além disso, como tínhamos comprado uma bagagem de porão extra de 23Kg, não precisei enfiar a necéssaire, chinelos e equipamentos na mala de bordo, o que também facilitou muito, porque é complicado encontrar produtos de higiene em embalagens pequeninhas para levar na cabine.

Colocamos na bagagem despachada todas as coisas que podem dar problema na bagagem de mão: baterias, tripés, o inversor de voltagem, tubos grandes de pasta de dentes, shampoo, hidratante, repelente de insetos e muitas outras coisinhas que são necessárias numa viagem de motorhome e chatinhas de ficar procurando para comprar lá: panos de chão, de prato, esponja, perfex, etc.

Abaixo, vou listar os equipamentos que considero indispensáveis para uma viagem de motorhome com pernoites gratuitos, ou seja, sem ficar em campings e, portanto, sem acesso à energia elétrica.

Motorhome na Noruega
pegamos muito frio no norte da Noruega - Círculo Polar Ártico

Motorhome na Noruega
e muito calor também, inclusive na Lapônia Sueca!

Energia elétrica - o que precisa levar numa viagem de motorhome

Para fazer uma viagem de motorhome, você precisa se 'aparelhar', se não quiser ficar em camping toda noite.

Nós quase nunca ficamos em campings nas nossas viagens de motorhome pela Europa, mas estávamos sempre bem equipados, com inversor (imprescindível para carregar os equipamentos que precisam de uma tomada), baterias extras e carregadores com várias entradas USB!

É muito importante levar um inversor de voltagem dos bons.

Tivemos 2 pequenos e baratos (comprados via Mercado Livre) e os 2 queimaram no meio de viagens, um na Islândia e outro na Holanda, nos deixando na mão.

Decidimos então investir num inversor bom (e caro!), que compramos na Holanda e está conosco até hoje, nunca mais nos deixando na mão.

O Peg fez uma baita gambiarra e colocou 3 metros de extensão nos fios do inversor - daí ele liga direto na bateria do motor do veículo e nós sempre temos uma tomada de energia disponível, mesmo quando não ficamos em campings 😏

Para nós isso era bem importante por causa das baterias do drone, que não podem ser carregadas em entradas USB. Se você consegue carregar todos os seus eletrônicos nas entradas USB que existem no motorhome, o inversor não é necessário. 

Não sabemos ao certo, pois não entendemos nada de engenharia elétrica, mas, para evitar dissabores e uma possível avaria do inversor (aka, queimar de novo), nunca o ligamos quando o veículo está em movimento, com a ignição ligada - só usamos quando estamos estacionados em algum lugar, com o motor desligado.

E não, nunca ficamos sem bateria no veículo, mesmo deixando o inversor ligado as noites inteiras.

Se você quer economizar em campings, fazendo várias noites de free camping, e pretende investir em viagens de motorhome, um bom inversor é o seu melhor investimento - recomendamos muito essa aquisição, valeu cada euro que gastamos!

Veja fotos da nossa gambiarra:

Motorhome na Noruega
nosso inversor de voltagem

Motorhome na Noruega
carregador de bateria extra do celular e entradas USB

Motorhome na Noruega
carregador de baterias extras para máquina fotográfica

Para viajar antes da viagem

Sabe o tipo de pessoa que viaja fazendo roteiro, lendo livros, no Google Maps, experimentando comidas e bebidas típicas do destino da próxima viagem, vendo filmes e séries e até ouvindo música e fazendo playlists para a roadtrip?? 

Sou eu, prazer! 😅

Para a Suécia e Noruega, fiz uma listinha de livros, séries, filmes, músicas, comidas e bebidas que vão te ajudar a viajar antes da viagem:
  • Livros: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, e a trilogia Millennium, do jornalista sueco Stieg Larsson
  • Séries: Areia Movediça (sueca) e Vikings, disponíveis no Netflix
  • Filmes: Utoya - 22 de julho (sobre o mais terrível ataque terrorista na Noruega), e Os homens que não amavam as mulheres (tem no Netflix)
  • Músicas: A-ha (anos 80 na veia, norueguês), ABBA, Ace of Base e Roxette (suecos)
  • Comidas: salmão defumado e bacalhau (noruegueses); arenque e almôndegas (suecas)
  • Bebidas: cidra Rekorderlig e vodka Absolut (suecas) e aquavit (destilado de batatas norueguês)
Para os pequenos viajantes: Pippi Longstocking (Suécia) e Caçadores de Trolls (Noruega).

Dica do pequeno viajante: Atlas Colorido para Crianças "Viajando pelo Mundo", da Ciranda Cultural - vem tudo explicadinho sobre a Escandinávia! 

O Lipe já está sabendo direitinho por onde passamos 😏

Motorhome na Noruega
O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, é um clássico norueguês - todo mundo deveria ler!

Planejando o roteiro pela Noruega e Suécia

Já contei todos os detalhes do nosso roteiro pela Noruega e Suécia noutro post, mas vale a pena reiterar algumas dicas aqui. Para ver mais detalhes, veja o post sobre o nosso roteiro de motorhome na Noruega e Suécia.

Para me ajudar no planejamento da nossa viagem, usei várias fontes - abaixo vou listar as que eu lembro agora (desculpem se esqueci alguém!):

Guia Lonely Planet Norway: comprei o meu guia no site gringo da Lonely Planet, e paguei U$ 24,99 mais frete, mas depois descobri que fica mais barato comprar no site da Livraria Cultura, onde encontrei por R$ 96,80.

Como ainda não existe edição em português, é praticamente impossível encontrar nas lojas físicas aqui no Brasil.

Motorhome na Noruega
Guia Lonely Planet Norway

Google Maps e Google Imagens: essas são as minhas 2 ferramentas preferidas para pesquisar e planejar roteiros de roadtrips - fiquei meses a fio viajando lá para montar o meu "roteiro ideal".

Rotas Cênicas da Noruega, que vocês encontram com riqueza de detalhes no site Visit Norway - infelizmente, nem todas as páginas do site deles têm tradução para o português.

Quando forem planejar roteiros pela Noruega (se não quiserem copiar e colar o nosso, abaixo, que é perfeito kkkkk...), não deixem de estudar de cabo a rabo todas as Rotas Cênicas da Noruega - foi a minha maior fonte de planejamento para esta viagem!

Li também sobre um outro site National Tourist Routes, que reúne 18 estradas passando por cenários noruegueses famosos pela beleza, cobrindo um total de 1850Km.

Leia mais sobre o Norwegian Scenic Routes Project aqui: 34 dicas da Noruega para quem vai pela primeira vez

Aproveitei também as dicas que já tínhamos aqui no blog: Roteiro de viagem de 21 dias pela Escandinávia com crianças.

E não deixe de incluir no seu roteiro estes lugares: 17 lugares para conhecer na Noruega.

Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega

Links inspiradores e blogs gringos:

Lofoten
Lofoten Islands
Best places in Norway
Norway Travel Guide

Para dicas de viagem de motorhome pela Noruega, o melhor blog que eu encontrei: Our Tour.

Blog brasileiro com dicas ótimas da Noruega e Suécia para quem viaja em família: Malas e Panelas.

Tanta gente me deu dicas...a Gleusa Castro Hovik e a Mari, que moram lá na Noruega, a @jeporai, a Marcela do IG @tripsandroadtrips, a Camila do IG @milaemseattle, a Adriana do IG @adrihbz...não vou conseguir mencionar todos que me deram conselhos e informações, então vou parar por aqui, mas saibam que fiquei mega agradecida por cada dica!

Aliás, o Instagram é uma grande fonte de inspiração para viagens - para ver todas as nossas dicas desta viagem por lá, olhe as #LipenaNoruega e #LipenaSuécia.

Fiz também pastas com os destaques dos stories da Noruega e Suécia lá no meu perfil no Instagram @claudiarodriguespegoraro.

Sobre dicas de free camping (lugares para pernoitar grátis com o motorhome), publiquei um post  super completo: Allemannsretten - o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia.

Lista de links úteis para encontrar free camping, vagas de estacionamento, áreas de piquenique, estações de esgotamento sanitário, etc:


Estações de esgotamento sanitário na Noruega - dump stations:


Também encontrei esses sites/aplicativos com dicas para encontrar vagas de estacionamento/pernoite, sejam pagas ou gratuitas:

Our Bumble

Motorhome na Noruega
viajando pelas Rotas Cênicas da Noruega, você verá sempre este símbolo marrom e branco na sinalização de trânsito

Motorhome na Noruega
encontramos o local onde foi tirada a foto da capa do nosso Guia Lonely Planet nas Ilhas Lofoten, na Noruega

Dirigindo nas estradas lentas na Noruega

As estradas norueguesas são realmente lentas.

Pensei que era exagero de quem me dizia isso, mas não é: a previsão do Google Maps não é realista. Se ele prevê que você vai levar 7hs para fazer 340km, é mais realista calcular umas 9hs de estrada!

Aí, você acrescenta as dezenas de paradas em mirantes, cachoeiras e inúmeras atrações do caminho, paradinhas para fotos, para voar o drone, para abastecer água e combustível, para esvaziar os tanques do motorhome e tirar o lixo, para as refeições...e você acaba rodando umas 13 ou 14hs por dia, começando as 8hs da manhã e encerrando os passeios as 21 ou 22hs!!!

Então...se o Google te disser que aquele trajeto no oeste da Noruega leva 7hs, já calcule 14hs!!

Não é que as estradas sejam ruins - pelo contrário, o asfalto é sempre um tapete. Também não é que tenha muito movimento ou engarrafamento nas rodovias - ao contrário, vimos apenas um único engarrafamento nos 5000Km que percorremos pelas estradas norueguesas e suecas.

Motorhome na Noruega
vimos apenas um engarrafamento nos 5000Km que percorremos nas estradas norueguesas e suecas

O problema são as montanhas.

O país é todo montanhoso e, por isso, as estradinhas são cheias de curvas, muitas delas curvas-cotovelo, em um verdadeiro ziguezague montanha acima, montanha abaixo. Também por isso é que eles têm tantos túneis

Mas também não são só as curvas as culpadas pela nossa lentidão: em razão do fato de que as rodovias vão sempre contornando montanhas e beirando fiordes ou lagos, as estradinhas são sempre muito estreitas, com velocidades máximas de 90Km/h, e muitas vezes de mão única, sem lugares para ultrapassar - se você encontra um carro vindo na direção contrária, muitas vezes terá que voltar de ré até o recuo mais próximo, para ambos poderem se ultrapassar.

Às vezes, são 2 caminhões que querem se cruzar: aí é certeza de confusão na pista! Muitos motoristas descem dos carros e ficam tentando coordenar a bagunça hahaha...foi assim que vimos um único engarrafamento na viagem inteira! 

Motorhome na Noruega
Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega
a gente olha no Google Maps e quase não acredita que vai ter que encarar essas estradinhas na direção de um motorhome!

Motorhome na Noruega
estradinhas de tirar o fôlego nas montanhas norueguesas

Viajando de motorhome, as vezes a gente fica meio em pânico vendo um caminhão vindo na nossa direção numa pista de mão única, mas não há motivo para ficar aterrorizado: a gentileza no trânsito impera entre os noruegueses e todos são pacientes com turistas e tentam se ajudar mutuamente.

Eles estão acostumados a conviver com as estradas do país deles, entendem que os turistas mais sem noção param em lugares esdrúxulos para tentar tirar fotos quando não há acostamento, etc.

Só que existe uma regrinha não escrita de conduta: como praxe, são os motorhomes que estão "a passeio", e portanto sem pressa, então, em regra, são os motorhomes que cedem passagem, sempre que possível. Tenha noção disso e você se sairá bem! Lembre-se que você está na Noruega, e não no Brasil - não queira dirigir como um brasileiro dirige em estradas brasileiras.

E, além das curvas e das estradinhas de mão única, ainda tem os ferries, sobre os quais eu conto mais abaixo!

Uma regra que é igual ao Brasil, mas não custa lembrar: você deve dirigir SEMPRE com os faróis acesos, mesmo em plena luz do dia. Como eu explico mais abaixo, a Noruega tem mais de 1000 túneis, e alguns deles não são iluminados, pelo que a regra dos faróis sempre acessos é especialmente importante!

Vale lembrar ainda que a Noruega é um dos únicos países no mundo que prende seus cidadãos por não observarem os limites de velocidade no trânsito - se quiser saber mais detalhes, veja aqui.

Fora das cidades e aldeias norueguesas, o limite de velocidade é geralmente de 80Km/h (50 mph), mas, como expliquei antes, em muitos lugares você terá sorte se conseguir chegar PERTO da velocidade máxima.

Como já mencionei, existem muitas estradas de pista única, com lugares demarcados para ultrapassagens - marcados por um "M" branco sobre um fundo azul - que irão te atrasar. Justamente por esse motivo, muitas pessoas usam as estradas mais rápidas da Suécia ou da Finlândia para chegarem aonde querem começar os seus roteiros, ou para voltarem do final da jornada na Noruega - nós, por exemplo, voltamos para o sul pelas estradas da Suécia, bem mais tranquilas de dirigir do que as da Noruega. 


E uma última dúvida que sempre me perguntam: para alugar e dirigir um motorhome, em todos os aproximadamente 30 países onde já viajamos de motorhome, basta a carteira de motorista categoria B, que nós temos no Brasil para carros comuns.

Motorhome na Noruega
vencemos inúmeras curvas-cotovelo, atravessamos túneis, pontes, fiordes e, juntos, eu e o Peg dirigimos 5000Km em 2 semanas

Motorhome na Noruega
tá certo que o Peg dirigiu mais do que o dobro que eu hehehe...

Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega
tenha muito cuidado também com os animais na pista! nunca vi tantas ovelhas e cabras nas estradas quanto na Noruega!

Travessias de ferry e passeios de barco na Noruega

Num país onde você nunca está longe de um corpo de água - seja o mar aberto, um fiorde, um lago, um rio ou uma corredeira, sempre há água por perto - e com um território coberto por montanhas, os 'ferries' salvam a vida da gente. O problema é que eles custam caro e atrasam bastante os deslocamentos, sem contar o tempo perdido esperando que os barcos cheguem para podermos embarcar!

Eles não precisam ser reservados (custa caro para reservar!), e saiba que os custos aumentam drasticamente para motorhomes com mais de 6m de comprimento e para cada metro adicional. Leve em consideração este fator na hora de escolher o modelo de motorhome que você vai alugar!

Na maioria das balsas que cruzamos, tivemos que esperar no máximo 10 ou 15 minutos pela chegada da balsa - as travessias são quase sempre bem curtinhas e os ferries chegam no pier e já saem de volta para cruzar os fiordes de novo. Mas, em alguns casos, tivemos que esperar até 40min pela chegada do ferry para podermos cruzar o fiorde e, como já haviam filas grandes esperando quando chegamos, acho que a espera pode ser até mais demorada do que isso, se você não tiver sorte com o timing.

Outro detalhe: em algumas travessias, pagamos lá dentro do ferry: o cobrador vinha na porta do motorista cobrar, com a maquininha de cartão de crédito; em outros casos, o cobrador já nos cobrava nas filas, no estacionamento do pier, enquanto esperávamos a balsa.

Ou seja: não há regra, cada ferry é um ferry 😜

Ah, e os valores das travessias para carros são bemmm mais em conta!

No total, se não me enganei nas contas abaixo, fizemos 10 travessias de ferry com o motorhome - os preços e os detalhes de cada uma delas estão descritos no post sobre o nosso roteiro na Noruega e Suécia, mas não me peça para somar o quanto gastamos em travessias de ferry, porque não tenho coragem de fazer esta conta! 

Se você quiser somar os nossos custos com travessias de balsa, para ter uma noção de quanto vai gastar, e saber mais detalhes sobre os 'ferries' noruegueses, veja o post sobre o nosso roteiro de motorhome na Noruega e Suécia.

Tente levar em consideração que as travessias de ferry devem ser encaradas como passeios de barcos pelos fiordes, assim não fica parecendo tãoooo caro! 😜

Aliás, atravessamos tantos fiordes lindos de balsa nesta roadtrip que me dei por satisfeita de passeios de barco: as travessias valem bem por um lindo passeio de barco pelos fiordes, então não sentimos necessidade de fazer outro passeio por algum fiorde específico. Mas...talvez isso tenha a ver também com o fato de que já fizemos alguns passeios de barco antes por fiordes, inclusive no Milford Sound, na Nova Zelândia, e no Kenai Fjords National Park, no Alaska.

Se você nunca fez um passeio de barco num fiorde antes, aproveite a oportunidade! 💓

A lista completa:
  1. Lauvvik - Oanes
  2. Hjelmelandsvagen - Nesvik (Norled AS)
  3. Jondal - Torvikbygd (Norled AS)
  4. Fodnes - Mannheller (Fjord1 ASA)
  5. Hella - Dragsvik (Fjord1 ASA)
  6. Eidsdal - Linge (Fjord1 ASA)
  7. Afarnes - Solsnes (Fjord1 ASA)
  8. Kanestraum - Halsa
  9. Bognes-Lødingen
  10. Moskenes - Bodo (Torghatten Nord AS)
Motorhome na Noruega
embarcados numa das 10 balsas que usamos para cruzar os fiordes na nossa viagem de motorhome na Noruega

Motorhome na Noruega
embarcando num ferry norueguês

Pedágios automáticos

Na Noruega, todos os pedágios das estradas são automáticos, com câmeras que fotografam as placas dos veículos, ou seja, não se paga nada na estrada, no momento em que tu passas por ali, mas sim depois. 

Pelo que pesquisei, desde 2016 os motorhomes não são mais cobrados na Noruega com uma taxa superior a 3,5 toneladas, ao contrário, todos os valores de pedágios para motorhomes são os mesmos dos carros.

Sempre haverá uma placa sinalizando que você está se aproximando de um pedágio alguns quilômetros antes, e logo antes das câmeras há uma placa dizendo quanto vai custar.

Não nos preocupamos com esses custos, porque os pedágios já estavam incluídos no valor do aluguel do nosso motorhome, mas acho que, se fôssemos pagar à parte, seria um valor considerável, pela quantidade de placas de pedágios e de câmeras que passamos na viagem!

Não sei como isso funciona no caso de aluguéis de carros - se eles também já incluem as taxas dos pedágios no valor do aluguel - vale se informar direitinho, porque o custo pode ser bem salgado!

O fato é que, quando você vê todas as estradas tendo manutenção, todas de boa qualidade mesmo com o tempo inclemente que eles têm lá boa parte do ano, todos os túneis...e pensa no custo disso tudo, os pedágios são um pequeno preço a pagar.

Motorhome na Noruega

Os túneis da Noruega

Os noruegueses dizem que, se a Noruega fosse o Nepal, já teriam construído um túnel atravessando o Monte Everest, e eu não duvido!

A Noruega tem algo em torno de 1100 túneis, e é o 3º país do mundo com mais túneis, perdendo apenas para a gigantesca China (não dá para comparar as dimensões dos 2 países, né?) e o Japão. Eu não sei se existem outras estatísticas sobre o número de túneis noruegueses, mas certamente a Noruega deve estar no alto da lista com o maior número de túneis por habitante! 😅

Quando menos esperávamos, entrávamos num túnel de 10, 11, 14Km de extensão! É de despertar admiração mesmo, pelas incríveis façanhas de engenharia que eles conseguiram.

Já comentei antes que nunca vi uma cidade com tantos túneis quanto em Oslo! Os túneis chegam a ter rotatórias dentro deles, se bifurcam e têm várias saídas, como se fossem estradas!


Aliás, vale lembrar que o maior túnel do mundo, o Túnel de Laerdal, fica na Noruega, entre Stegastein e Laerdalsoyri, com 24,5Km de extensão! Assustador, né??

Eu, que já tinha achado o Anton Anderson Memorial Tunnel no Alaska enorme, ficava meio claustrofóbica no início, mas depois acabei me acostumando e até atravessei vários desses túneis de mais de 10Km dirigindo nosso motorhome!

No final, os únicos que ainda me estressavam eram os túneis submarinos - com esses a gente não acostuma nunca - já pensou atravessar um túnel dirigindo um baita motorhome e sabendo que tem 280m de mar acima de ti? 😩

Dá uma olhadinha neste vídeo, para ter uma ideia de quão monumentais são essas obras.

Motorhome na Noruega
túnel na Noruega

Motorhome na Noruega
os únicos que ainda me estressavam no final da viagem eram os túneis submarinos

Melhor época do ano para ir à Noruega

Depende do que você pretende da sua viagem.

Para viajar de motorhome, de junho a setembro: sei que é um período curto e de altíssima temporada, mas é altíssima temporada justamente por ser a única época do ano em que é possível viajar de motorhome por lá. Talvez em maio e outubro ainda seja possível, mas certamente algumas das lindas estradas cênicas pelas montanhas da Noruega estarão fechadas.

No resto do ano, especialmente entre novembro e abril (como eu disse, outubro e maio ainda dá para arriscar), a maioria das estradinhas de montanhas ficam fechadas, assim como a maioria das trilhas mais famosas, e o frio intenso espanta viajantes de motorhome. 

Em resumo: para trilhas, cachoeiras e estradas cênicas abertas, o verão é a única época viável.

Para ver o fenômeno do sol da meia-noite, vá em julho.

Para aurora boreal, vá de novembro a abril - mas não de motorhome!

Leia mais aqui: Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar: a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza

motorhome na Noruega
para viajar de motorhome na Noruega e na Suécia, a melhor época do ano é entre os meses de junho e setembro

Compras de supermercado na Suécia e na Noruega

No primeiro dia da viagem, ainda em Estocolmo, na Suécia, fizemos um bom rancho de supermercado no Lidl, e gastamos 1.033,76 coroas suecas (uns 115 dólares).

Como mencionei antes, há um supermercado da rede Lidl, ótimo, a apenas 4Km da locadora de motorhomes McRent. Endereço: Stockholmsvagen 79, Balsta (fica aberto até 20hs e tem estacionamento grande). 

Aviso isso porque os mercados que ficam mais nos centros das cidades às vezes nem têm estacionamento, e muito menos estacionamentos espaçosos para um motorhome!

Os supermercados mais baratos na Suécia são os da rede Willys, e depois tem também Ica MaxCoop Forum e Stora Coop. Os mais caros são Ica Kvantrum e Ica Fox.

Preste atenção porque às vezes a mesma rede de supermercados tem filiais diferentes, de tamanhos menores, e estas lojas quase sempre vendem os mesmos produtos por preços maiores - é como se fosse uma loja de conveniência.

De regra, os mercados que ficam nos arredores da cidade, fora do centro, são maiores e mais baratos! As lojas grandes ficam nos subúrbios das cidades e são bem mais baratas do que as versões menores, localizadas no centro.

Na Noruega, os supermercados com melhor preço são Kiwi e Rema 1000.


No site da rede de fast food Max dá para ter uma boa idéia dos preços dos combos de hamburger.

Comidas e bebidas de regra custam mais caro na Noruega do que na Suécia, então, para tentar economizar um pouco, estocamos bastante comida e bebidas na Suécia, antes de chegarmos à Noruega! Até mesmo os noruegueses costumam atravessar a fronteira com a Suécia para fazer compras.

Para fazer compras no supermercado, use o Google Translate. Os rótulos dos produtos são quase sempre escritos em sueco e, na maioria das vezes, é fácil distinguir o produto que você quer comprar, mas muitas vezes a gente se confunde: tente escolher entre um detergente e um amaciante de roupas em sueco!

Todas as latas de bebidas e garrafas de plástico têm um depósito sobre elas, que geralmente é de 1 NOK/SEK para uma lata e 2,5 NOK/SEK para uma garrafa.

Dentro de cada supermercado, você encontrará uma máquina, onde pode colocar suas latas velhas (não esmagadas) e garrafas. Essa máquina então lhe oferecerá a opção de receber um voucher para o valor dos depósitos ou dar o dinheiro para caridade. Se você optar pelo voucher, terá que usá-lo naquela mesma loja - você não pode levá-lo e usar em outro lugar, então tenha-o à mão quando chegar ao caixa.

Ah, e mais uma dica de economia: leve sempre as suas sacolas reutilizáveis de supermercado: caso contrário, você terá que pagar pelas sacolinhas plásticas.



os supermercados da rede Lidl são os meus preferidos

rede de supermercados mais caros na Suécia

Como comprar bebidas alcoólicas na Suécia e Noruega: Systembolaget

O limite de bebidas alcoólicas que pode ser comprado na Suécia e levado para a Noruega é de 25 latas de cerveja e 6 garrafas de vinho, no máximo, para 2 pessoas. A Noruega não faz parte da UE, por isso tem cotas de importação de álcool e tabaco.
Para comprar bebidas alcoólicas na Suécia e na Noruega, você precisa procurar uma Systembolaget, que são lojas do governo sueco e norueguês que vendem bebidas alcoólicas, e funcionam, normalmente, das 9 às 19hs de segunda a sexta, e das 10 às 15hs no sábado. Aos domingos, elas não abrem, o que significa que, se você deixar para comprar sua cerveja depois das 15hs de sábado, vai ficar de bico seco até segunda, ou deixar um rim comprando cerveja em bares e restaurantes!

Ah, e tenha certeza de que você está com o seu passaporte - eles não podem vender bebidas alcoólicas para menores de 20 anos, e pedem para ver sua identificação mesmo que você tenha rugas e cabelos brancos!

Pelo que nos explicaram, esse monopólio estatal na venda de bebidas alcoólicas se deve ao fato de que, por causa dos invernos prolongados e da falta de luz solar, eles tinham muitos casos de depressão e suicídios na Escandinávia como um todo, e as bebidas alcoólicas só tendem a agravar esse problema - por isso, a venda desses produtos agora é 100% controlada pelo Estado.

Compramos cervejas num Systembolaget em Estocolmo e gastamos 232,80 coroas suecas. 


Você vai encontrar cervejas também nos supermercados comuns, mas não dê uma de bobo - como aconteceu conosco na Islândia: essas cervejas vendidas em supermercados normais são do tipo "light", com um teor alcoólico baixíssimo. 

As cervejas "normais" você realmente só vai encontrar nos Systembolaget, as lojas do governo!

Imagina a cara do Peg na Islândia, há uns anos atrás, quando descobriu que tinha comprado um monte de cervejas "erradas" num super comum?! Hahahaha...

Ao comprar bebidas alcoólicas, os supermercados só vendem até 4,75%, então você vai encontrar apenas cervejas, cidras e alguns vinhos fracos. Os preços nas prateleiras são geralmente por lata (25 a 35 NOK/SEK por lata de cerveja). Verifique a porcentagem antes de comprar, pois eles têm muitas cervejas sem álcool!

Você não pode comprar bebidas alcoólicas - mesmo essas fraquinhas - em supermercados depois das 20hs em um dia de semana, depois das 18hs no sábado, ou a qualquer momento no domingo - as prateleiras ficam cobertas por uma cortina, para evitar que você fique tentado.

E, como já disse acima, para qualquer coisa mais forte que 4,75%, você precisará ir a uma das lojas estatais Systembolaget ou Vinmonopolet, que também vendem destilados e vinhos.

Os preços nessas lojas são, como vocês podem imaginar, exorbitantes. As bebidas alcoólicas são tão caras por lá que eles dizem ser mais barato comprar 2 blusas na H&M do que tomar uma cerveja num bar de Estocolmo!

Vinmonopolet em Odda, na Noruega
Vinmonopolet em Odda, na Noruega

bebidas de baixo teor alcoólico num supermercado comum na Noruega

Pernoite grátis no Palácio de Rosersberg

Para nossa última noite no motorhome, na região de Estocolmo, um free camping de luxo: nada mais, nada menos, que o Castelo do Rei da Suécia - pernoitamos no estacionamento do Palácio de Rosersberg.

Endereço: Slottsvägen 201, 195 95.

É um ótimo lugar para pernoitar grátis com o motorhome: um baita estacionamento com banheiros, lixeiras, num lugar lindo e super silencioso e tranquilo.

E a maior vantagem é que ele fica bem pertinho do hotel que havíamos reservado para o dia seguinte e do Aeroporto de Arlanda, e não é longe da locadora McRent.

Pertinho do Aeroporto Arlanda, pegamos água para o motorhome num posto de combustíveis Circle K em Cederströms Slinga 21b, 195 61 Arlandastad. Não precisou nem abastecer combustível para nos deixarem pegar água.

Para mais detalhes: Dicas práticas para conhecer Estocolmo.

Motorhome na Noruega e Suécia
pernoitamos de graça no Castelo do Rei da Suécia

Estocolmo

Na manhã seguinte, tínhamos que devolver o motorhome até as 10hs na locadora McRent em Bjornangsvagen 15, Balsta. Depois, nosso plano era só passear tranquilamente em Estocolmo. 

Tínhamos reservado um hotel bem pertinho do aeroporto para passar a nossa última noite em Estocolmo, porque nosso voo partiria do Aeroporto de Arlanda às 6hs da manhã do dia seguinte.

Hotel que reservamos em ArlandaBest Western Plus Park Airport Hotel (Bristagatan 16).

Para saber tudo sobre Estocolmo e os detalhes do hotel onde nos hospedamos: O que fazer em Estocolmo - dicas práticas para conhecer a capital da Suécia.

Motorhome na Noruega e Suécia

Entregando o motorhome alugado na McRent

Arrumamos as malas, fizemos check-in no hotel em Marsta/Arlanda para já deixar lá as nossas bagagens, faxinamos o motorhome por dentro (é mais fácil faxinar depois de esvaziado das bagagens), esvaziamos os reservatórios de esgoto, abastecemos com combustível e fomos até a McRent em Balsta entregar o motorhome.

Abastecemos num posto OKQ8 em Servogatan 12, Arlandastad. Colocamos 7,04 litros para completar bem o tanque a 15,98 coroas suecas por litro. Deu 113 coroas no total.

Veja numa das fotos abaixo - em inglês - o checklist para limpar o motorhome 😜

A entrega do motorhome na locadora McRent foi bem tranquila e rápida, sem nenhuma reclamação de nenhum dos 2 lados.

Tínhamos alugado o nosso motorhome através da Motorhome Trips - como contei acima - e já estava tudo acertado.

Tenha sempre o cuidado de fazer uma inspeção completa no motorhome, por dentro e por fora, no momento de retirar o veículo da locadora - assim, na entrega você não terá nenhum problema! Veja foto do nosso "vehicle status report" abaixo: a gente faz constar qualquer arranhãozinho que o motorhome tenha!

Pagamos 200 coroas pela "carona" de van da locadora até a Bålsta station (estação de trens mais próxima da locadora McRent) e, de lá, fizemos conexão imediata com um trem local para o centro de Estocolmo, que nos custou 86 coroas suecas (para nós 3).

Para usar estes trens locais (commuter trains = trens de passageiros frequentes, que servem os subúrbios das grandes cidades), a gente tem que comprar um cartão que custa 20 coroas e colocar um crédito mínimo de 100 coroas suecas.

Motorhome na Noruega e Suécia
nosso 'vehicle status report': fazemos constar qualquer arranhãozinho que o motorhome tenha!

Motorhome na Noruega e Suécia


checklist para limpar o motorhome

taxas que você terá que pagar na devolução do motorhome se não estiver tudo "dentro dos conformes"

Chip de celular para usar na Suécia e Noruega

Durante toda a nossa viagem pela Escandinávia, usamos um chip de celular (simcard) fornecido pela Easysim4u.

Quando você viaja se hospedando em hotéis e tem um GPS, é até viável não ter wifi, mas, numa viagem de motorhome, ter internet no telefone é imprescindível, pois você não terá a internet do hotel para usar à noite - e, neste caso, você usa o próprio celular como GPS.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião, e já chegamos em Estocolmo com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips revendidos no Brasil pela Easysim4u oferecem são imbatíveis 😆

Nós não vendemos chips de celular através do blog (nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Motorhome na Noruega e Suécia
numa viagem de motorhome, ter internet no telefone é imprescindível, pois você usa o próprio celular como GPS

Motorhome na Noruega e Suécia
o seu pequeno viajante vai agradecer!

Vídeo de viagem de motorhome na Noruega

Com vocês, alguns dos melhores momentos da nossa viagem de motorhome na Noruega:


Se você gostou, não esquece de deixar um 👍, comentar e se inscrever no nosso canal YouTube!

Você já esteve na Noruega? E na Suécia?? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem de motorhome na Noruega e Suécia, usamos as hashtags #LipenaNoruega e #LipenaSuécia nas redes sociais 😊

Também fiz várias pastas de "destaques" da Noruega e da Suécia lá nos stories do Instagram - espia lá, tem muitas dicas úteis!

Sobre motorhome na Noruega e Suécia, veja também

Sobre a nossa viagem de motorhome na Noruega e Suécia, já publicamos também:
O que fazer em Oslo: dicas práticas para visitar a capital da Noruega
O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega
O que fazer em Estocolmo: dicas práticas para conhecer a capital da Suécia
Ilhas Lofoten, na Noruega: roteiro e dicas
Noruega de motorhome: vídeo de viagem
Roteiros Vikings na Noruega: onde encontrar atrações da Era Viking
Lapônia muito além do Papai Noel: o que você precisa saber antes de ir
Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega
Roteiros pela Escandinávia
Como é voar para a Escandinávia na classe econômica da Air France
Roteiro de viagem pela Escandinávia com crianças: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Estônia
Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar: a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza
Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
Trondheim, Noruega: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez
Uppsala, Suécia: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez
Quais os países mais seguros do mundo para viajar


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários: