Menu

Viajando de motorhome: onde comprar e o que comprar no supermercado imediatamente depois de alugar um

Viajando de motorhome - onde comprar e o que comprar no supermercado imediatamente depois de alugar um
Sempre que alugamos um motorhome - e em fevereiro de 2017 fizemos a nossa OITAVA viagem de motorhome mundo afora (!!!) - a primeira providência que tomamos é ir ao mercado e abastecer a despensa da casinha sobre rodas! 

Destas últimas vezes, tanto na Alemanha, em dezembro de 2016, quanto na Espanha, em fevereiro de 2017, mostrei nossas primeiras compras após pegarmos os motorhomes que alugamos lá no nosso Instagram stories (ainda não segue a gente lá?) e várias pessoas me perguntaram que tipo de produtos a gente compra logo no primeiro dia de viagem - aqueles que são mesmo "de primeira necessidade" no motorhome.

Acabei fazendo uma listinha com algumas coisas que, na nossa opinião, são básicas para "campers de primeira viagem" - claro que cada família tem seus gostos e necessidades, mas, tendo essas coisas mínimas da lista abaixo à mão, ninguém passará trabalho nos primeiros dias de viagem de motorhome! 

Para entender melhor as viagens de motorhome, não deixe de ler o post conhecendo um motorhome por dentro, onde a gente mostra como funciona um motorhome e como faz para tomar banho numa viagem de motorhome. É um verdadeiro resumo de todas as nossas viagens de motorhome! 😃

Lista de produtos a comprar

Massas
Molhos
Café - Adoçante - Chá
Chocolates
Azeite - Sal
Água - Bebidas
Bolos - Bolachas doces e salgadas
Requeijão - Manteiga
Frutas - Saladas
Pão - Presunto - Queijo
Barras de cereal
Lenços higiênicos - Papel higiênico
Papel toalha
Pano de prato e de chão 
Esponja/detergente
Saco de lixo






Dica de ouro do pequeno viajante

Antes de entrar em mais detalhes, a nossa principal dica: não caia na furada de querer fazer "rancho do mês" numa viagem de motorhome, mesmo que a sua viagem vá, de fato, durar um mês. 

O motivo é simples: o espaço, no motorhome, é super reduzido

Você não terá, no veículo, todas as prateleiras que existem na sua casa. Compre apenas o que for realmente imprescindível para os primeiros dias, arrume tudo nos armários e depois, só depois que já tiver uma boa noção do espaço que você tem disponível, compre mais. 

E seguir essa regra é ainda mais importante no que toca aos produtos de geladeira

Lembre-se que a geladeira e o freezer do veículo são bemmmm menores do que os da sua casa e, se você exagerar nas compras, na empolgação inicial, depois vai tudo fora!





Alemanha

Saímos da locadora McRent de Frankfurt (que na verdade fica bem distante do centro de Frankfurt) super felizes com o nosso motorhome e fomos direto fazer compras no super - Lidl - em Bad Nauheim, ali pertinho. 

Fizemos um bom rancho em uma hora por € 80

Nós já conhecíamos bem os mercados da rede alemã de descontos Lidl (na nossa viagem pela Croácia só comprávamos lá!) e eles são realmente imbatíveis em preços!

Na Europa, sempre que possível - eles possuem filiais em quase todos os países por onde já passamos na Europa de motorhome, da Bósnia à Finlândia, da Bélgica à França - os mercados da rede Lidl são os nossos escolhidos, pela economia, variedade e porque já conhecemos os produtos, gostamos e vamos direto naqueles que curtimos, não precisamos mais ficar 10min escolhendo qual o melhor queijo, chocolate ou cerveja na relação custo-benefício. 

Isso é um programa divertido se você faz algumas vezes, mas se você for cada vez num mercado diferente e perder horas lá dentro "pesquisando" os melhores produtos para a sua família, o programa acaba ficando chato e vira apenas uma baita perda de tempo na sua viagem...


Leia mais aqui: 
* Sobre Liechtenstein
* Sobre a Bélgica 
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria










 


Espanha

Alugamos o motorhome na locadora McRent de Madrid que, assim como a de Frankfurt, não fica propriamente em Madrid, e sim ali perto, em Alcalá de Henares

Saímos da locadora e, como sempre, fomos direto no hipermercado Alcampo mais próximo, abastecer a despensa da "casinha". 

A Alcampo é uma rede famosa na Espanha inteira, tem uma filial bem perto da locadora (foi o dono da locadora quem recomendou) e, como sempre, acabamos ficando horaaaaaaas lá! 

Eu adoro furungar em supermercados de outros países, e acabamos sempre comprando muitas coisas de fora da lista, é claro, com a desculpa de que 'precisamos' experimentar os produtos locais. 

#quemnunca
#atireaprimeirapedra

Sobre esta viagem, veja mais aqui: 


Flamenco em Sevilha, Espanha - como escolher o seu espetáculo


* Sobre Córdoba
* Sobre Sevilha
* Sobre Ronda

* Sobre a Alhambra
* Sobre Granada
* Sobre Segóvia
* Sobre a Espanha

 
 






Outros países

Nós já viajamos de motorhome por 23 países, espalhados por 3 continentes, e em cada lugar acabamos tendo uma rede de supermercados favorita, seja por ser mais barata, mais acessível ou simplesmente por ter os produtos que gostamos à venda nas suas prateleiras.

Já falei do alemão Lidl, nosso preferido na Europa em geral, e também no espanhol Alcampo. Agora, ainda queremos listar os nossos mercados favoritos em alguns outros países por onde também viajamos de motorhome, depois de todas as nossas longas e aprofundadas "pesquisas de campo" hehehe...

Mas saiba que não tenho como listar aqui neste post os nossos preferidos em CADA PAÍS. Como eu disse, na Europa, EM GERAL, gostamos do Lidl, mas saiba que, na Eslovênia, por exemplo, preferimos o supermercado E. Leclerc, assim como em outros lugares tivemos outros favoritos - para saber mais especificamente sobre cada país, leia os posts específicos sobre as nossas viagens para o lugar que você vai viajar. 

A lista completa de todos os países onde nós já estivemos está aqui - clique na bandeirinha e viaje conosco! 



1 Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, nós gostávamos muito de comprar nos Farmers' Markets, tudo muito fresco e um baita programão para conhecer a vida local. 

Em se tratando de mercados, a rede mais barata que encontramos foi a Pak'nSave.

Sobre esta viagem, veja mais aqui: roteiro de viagem de motorhome pela Nova Zelândia




2 Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o nosso preferido, de longe, é o Target

A gente até vai no Walmart, adoramos a política deles de permitir pernoite gratuito de motorhomes para clientes nos seus estacionamentos, mas é sempre a nossa segunda opção, até porque somos fanáticos pelas saladas prontas do Target que, até a última vez que pesquisei, ainda eram muito melhores do que as que o Walmart oferece. 




3 Canadá

No Canadá, nosso local preferido para compras de mercado eram as Real Canadian Superstore, onde, inclusive, fizemos nosso primeiro grande rancho depois de pegar o motorhome alugado na locadora Cruise Canada de Calgary

Em segundo lugar, de novo a rede Walmart, também super presente no Canadá.

Sobre esta viagem, veja mais aqui: viajando de motorhome pelo Canadá



4 Islândia

A Islândia é famosa por ser super cara - um lugar onde sentar num restaurante para fazer uma refeição dificilmente vai custar menos de U$ 40 a 50 por pessoa

Isso faz com que o país seja um ótimo local para viagens de motorhome, pois você pode comprar a sua própria comida nos mercados e cozinhar no veículo, economizando MUITO dinheiro. 

E essa fama de país caro também fez com que a Islândia se especializasse em mercados de produtos low cost! As redes mais famosas, e as que nós mais usamos viajando por lá, foram a Krónan, Netto ou a onipresente e super econômica Bónus, com filiais espalhadas por todo o país e um logo engraçado. 

As lojas Hagkaup funcionam mais no estilo loja de conveniência, e algumas até funcionam 24hs, mas já são mais caras. 

A dica de ouro na Islândia é, já na chegada ao aeroporto, comprar no free shop todas as bebidas alcoólicas que você pretende consumir no seu motorhome ou campervan durante a viagem, especialmente vinhos, cervejas e vodkas. 

Com exceção dos bares e clubes, onde os preços são mega salgados, na Islândia as bebidas alcoólicas são vendidas somente nas Vínbúðin, mercados licenciados pelo governo especialmente para a venda de álcool. 

Encontramos algumas cervejas em mercados comuns, mas eram sempre ou sem álcool ou com o teor alcoólico baixíssimo - preste atenção para não comprar gato por lebre kkkk...

E, se beber, não dirija!

Sobre esta viagem, veja mais aqui: Islândia





  

Participe do pequeno viajante

Você já viajou de motorhome com a sua família? Quer acrescentar itens à nossa listinha super básica? Tem alguma rede de supermercados favorita para recomendar pra gente? 

Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor! 

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos: 

#LipenaEuropa
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!


Veja os vídeos das nossas viagens de motorhome clicando nos links abaixo:

            
            
                                                                                                                 


* Todos os posts sobre a nossa viagem de volta ao mundo
* Todos os posts sobre as nossas viagens de motorhome

Estados Unidos

Europa

Canadá


Nova Zelândia


Islândia



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

8 comentários:

  1. O que precisa para você alugar motorhome nos países o aluguel e muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De regra, precisa de um cartão de crédito e uma carteira de motorista. O valor do aluguel depende do país e da época do ano :)

      Excluir
  2. Adoreeeei o post !!!! Me ajudou muito !!!!! Estava justamente pesquisando sobre o que comprar e a quantidade que preciso !!! Valeu Claudia !!!!

    ResponderExcluir
  3. Tô sonhando com uma viagem de motorhome pela Espanha...achei tudo lindo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Obrigada por suas dicas, estão me ajudando muito para montar o meu roteiro e tirar as dúvidas sobre como viajar de Motorhome. Em maio vou para Portugal e Espanha. Uma dúvida de tantas, como vc faz com roupas de cama, já que pelo que vi o aluguel é muito caro. E vc teria uma locadora para me indicar em Portugal? Obrigada pelos post. Abraço Letícia de Ivoti

    ResponderExcluir
  5. Muit legal as dicas, principalmente a intenção da familia em compartilhar tantas informações
    Depois de muito consultar opções, acabamos optando pela mesma empresa pois foi o melhor custo beneficio encontrado.
    Abradecemos .

    Obrigado
    Jairo- Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir