Menu

Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega

Trolls da Noruega: neste post você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre estas criaturas horrendas para viajar à Noruega, e até onde encontrá-los!
Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega

Você sabia que a Noruega é o lar dos Trolls? Neste post você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre estas criaturas horrendas para viajar à Noruega, e até onde encontrar os Trolls da Noruega!

E, quando eu falo em Trolls, é bom esclarecer que não estou falando dos trouxas da internet, que só servem para encher o saco. Estou me referindo às monstruosas, gigantescas e fedorentas criaturas medievais da mitologia escandinava que vivem nas áreas mais remotas da Noruega. 

Sobre nossas dicas de viagem à Noruega, leia também:

Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
os pequenos viajantes adoram os Trolls da Noruega, mas os viajantes grandinhos também não perdem uma selfie!

Como são os Trolls da Noruega


Segundo algumas lendas, a descrição de um Troll é bem parecida com a de um Ogro: feio, violento e não muito inteligente.

Já outras histórias descrevem os Trolls da Noruega como assemelhados aos Goblins: criaturas pequenininhas. 

Na literatura nórdica, essas criaturas míticas vivem entre mil e 12 mil anos, são malvados, grotescos, estúpidos, se alimentam de carvão, têm rabos como animais, orelhas e nariz enormes e andam com roupas esfarrapadas. 



Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
os Trolls da Noruega são tão feinhos...e tão fofinhos!

No folclore escandinavo, os Trolls se transformam em pedra e até explodem se forem atingidos por raios solares, perdem poder quando escutam o badalar dos sinos nas igrejas, temem o leite materno e conseguem mudar de forma ou até ficar invisíveis, podendo entrar e sair dos lugares sem precisar usar portas ou janelas, surpreendendo os humanos. 

Como não podem se deixar atingir pelo sol, são seres noturnos, e os esconderijos favoritos dos Trolls da Noruega são as cavernas nas regiões montanhosas, florestas e grutas subterrâneas, às vezes debaixo de árvores. 

Trolls também gostam de fazer barulho, roubar comida dos agricultores, bagunçar festas e destruir casas construídas perto das montanhas. 

As fêmeas raptam bebês e os criam como se fossem seus filhos. Elas só podem ter filhos uma vez na vida, e os bebês nascem com uma cabeça e apenas um olho e, conforme vão crescendo, vão aparecendo outras 2 cabeças.

Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
Trolls da Noruega

Alguém já viu um Troll na Noruega?


Até a década de 70, eram comuns relatos de pessoas que teriam visto Trolls na Noruega. 

Existe uma fotografia que circula há muito tempo na internet que teria sido tirada em dezembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, pela tripulação de uma aeronave de reconhecimento da Real Força Aérea Britânica, cerca de 500Km de Bergen, que é aclamada como o único registro existente de um Troll na história. 

Em uma outra foto, um desses seres estaria enfrentando um Panzer alemão. 

Trolls da Noruega no cinema e na literatura


Hoje em dia, muitos noruegueses ainda contam histórias de que as torres de alta tensão nas regiões montanhosas seriam como cercas elétricas construídas pelo governo norueguês para delimitar áreas de acesso restrito aos Trolls, mantendo-os, assim, longe da população. 

Um filme de 2010, chamado Caçador de Trolls, resgatou muitas das lendas sobre essas criaturas. 

Para os pequenos viajantes, há também uma série de desenhos animados no Netflix que já está na 3ª temperada, com o nome Caçadores de Trolls (e o livro que deu origem a essa série).



Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
desenho animado sobre Trolls

Onde encontrar Trolls na Noruega


Lendas ou não, o fato é que os Trolls são muito amados pelos noruegueses, que acreditam que eles trazem boa sorte, e fazem parte do folclore local. 

É simplesmente impossível viajar pelo país sem encontrar muitos Trolls no seu caminho, pois eles estão espalhados por todos os lados, seja em placas de sinalização de trânsito, souvenirs nas lojas de presentes ou pontos turísticos por todo o país, como por exemplo Trollveggen (Paredão do Troll) ou Trollstigen (Caminho do Troll), onde estivemos, a caverna mais extensa do país, chamada Trollkirka (Igreja do Troll), e a famosa formação rochosa chamada Trolltunga (Língua do Troll). 

Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
o Caminho do Troll é uma das mais lindas rotas cênicas norueguesas

Trolls da Noruega
muitos Trolls em Trollstigen

Trolls da Noruega
Trolls da Noruega

Trolls da Noruega
Troll em street art de Bergen

Trolls da Noruega
Troll em Bergen, na pracinha do Mt Floyen

Trolls da Noruega
Trolls da Noruega
Trolls da Noruega
um Troll em Holmenkollen 

Conforme a cultura norueguesa, em uma outra parte do país, um Troll chamado Hestmannen estava perseguindo uma jovem virgem quando se deu conta de que não ia conseguir alcançá-la, e então disparou uma flecha para matar a moça, mas o rei dos Trolls, Somna, jogou seu chapéu e bloqueou o trajeto da flecha. 

O chapéu do rei se transformou então em uma montanha com um furo no meio, bem onde a flecha acertou, montanha essa chamada Torghatten.

vimos Trolls da Noruega até no Círculo Polar Ártico!

Parque temático sobre os Trolls da Noruega


Já para levar os pequenos viajantes para ver os Trolls da Noruega, a melhor opção é um famoso parque de diversões que infelizmente não conhecemos, chamado Hunderfossen Familiepark, ao norte de Lillehammer. 

O parque temático dedicado aos Trolls é uma das maiores atrações turísticas da Noruega, com mais de 280 mil visitantes a cada verão. 

Também tem um Winter Park, que abre em fevereiro e março. 

O parque tem vários brinquedos inspirados nos monstros e, quando anoitece, Trolls e outros seres mitológicos das florestas aparecem por lá para brincar com as crianças. 

Veja mais informações sobre o Hunderfossen Familiepark.

O que comprar na Noruega


Já contei que a Noruega é cara? Pois é, muitoooo cara! 

Definitivamente não é um lugar para grandes compras!

Eles têm lojas incríveis de roupas de inverno, onde a gente baba, mas dificilmente você encontrará coisas que realmente valham o investimento. 

Na minha opinião, o forte dos mais consumistas são as lojinhas de souvenirs norueguesas! Se você é do tipo que não resiste a um chaveirinho ou ímã de geladeira, vai pirar lá!

Tem tanta coisa fofa...mas os reis do pedaço, é claro, são os Vikings e os Trolls! Você encontrará de tudo, de ímãs de geladeira a chaveiros, de bonequinhos até almofadas...enfim, tudo o que puder imaginar, com imagens de Vikings e de Trolls da Noruega. 

Dizem que levar um Troll da Noruega para casa trás boa sorte! Não custa tentar, né? Vai que ele te trás a sorte de voltar à Noruega?!

Os preços variam muito, vi peças por 3 euros e também estátuas enormes por mais de 100 euros - tudo vai depender do seu orçamento!



Trolls da Noruega
Trolls trazem boa sorte

Trolls da Noruega
almofadinha imitando as placas de trânsito norueguesas com figuras de Trolls

Trolls da Noruega
vi até um Troll-Viking!

Você já esteve na Noruega? Viu algum Troll? Tem dicas de outros lugares onde nossos leitores podem ver os famosos Trolls da Noruega?  Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Noruega, nós usamos a hashtag #LipenaNoruega nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" da Noruega lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Nossa muito obrigado mesmo por compartilhar conosco, para mim material precioso, pois quero escrever sobre. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico a sua narração, me senti nessa viagem. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Trolls, Na Pedagogia é ensinado que muitas lendas tem uma origem verdadeira. É claro que com o passar dos anos, séculos , em "todo conto se aumenta um conto", sendo assim, muita coisa é inventada, acrescentada pela imaginação, comércio ou enganação, mas que não pode negar sua origem . Parabéns pelo excelente artigo

    ResponderExcluir
  4. Não há fumo sem fogo,claro que acredito nos Trolls
    Há quem acredite,na nossa senhora de Fátima,não sei como dúvidar@@@@

    ResponderExcluir