Menu

Uppsala, Suécia: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez

Planejando uma viagem a Uppsala, na Suécia? Aqui você descobrirá as principais atrações de Uppsala e dicas para quem vai pela primeira vez.
Uppsala, Suécia: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez

Planejando uma viagem a Uppsala, na Suécia? Aqui você descobrirá as principais atrações de Uppsala e dicas para quem vai pela primeira vez.

Uppsala é uma cidade sueca na província da Uplândia, condado de Uppsala, do qual é capital. Fica 70Km ao norte de Estocolmo, e tem uma população de aproximadamente 161 mil habitantes, sendo a 4ª maior cidade da Suécia, e uma das mais antigas também, pois surgiu no século 6!

Uppsala é uma ótima sugestão de bate e volta de Estocolmo e, para quem quiser pernoitar, existem boas opções de acomodações com preços bem ok. 



Desde 1164 Uppsala era um centro religioso importante na Suécia, pois é a sede do Arcebispado de Uppsala, o ponto principal da Igreja da Suécia.

Como é uma cidade universitária com mais de 40 mil estudantes, a cidade tem uma vida noturna bem agitada também, e não só história e religião.

Sobre a nossa viagem de motorhome pela Suécia e Noruega, já publicamos também:


Vamos então às nossas dicas de Uppsala, na Suécia?

Uppsala, Suécia: principais atrações
Catedral de Uppsala

Gamla Uppsala

Uppsala surgiu como uma cidade Viking. 

Eu inclusive já tinha mencionado esse lugar quando escrevi sobre as atrações da Era Viking.

Leia mais aqui: Roteiros Vikings na Noruega

De acordo com Adão de Bremen, Gamla Uppsala, a cidade velha, 4Km ao norte da cidade atual, era o centro pagão da Suécia, e era lá que ficava o Templo de Uppsala, onde eram idolatrados os principais deuses nórdicos. 

Para quem assistiu a série Vikings (disponível no Netflix), não precisa nem dizer 2 vezes: Uppsala aparece na série, como um lugar de peregrinação onde foram Ragnar e sua turma, e é óbvio que queríamos muito conhecer esse lugar tão importante desde a Era Viking!

Como Gamla Uppsala, o local do famoso templo Viking, ficava ao norte da cidade nova, e vínhamos do norte, foi por lá que começamos nossos passeios em Uppsala. 

Em Gamla Uppsala tem estacionamento grátis. 

Não deixe de conhecer o Gamla Uppsala Museum - o ingresso custa 80SEK e ele funciona das 11 às 17hs.

Além do museu, outras atrações interessantes ali são o Odinsborg (restaurante e café famoso por servir hidromel em chifres e banquetes Viking), a Igreja e os Montes Funerários.

Reserve pelo menos 2:30hs para passear e ver o museu.

o famoso restaurante sueco Odinsborg em Velha Uppsala


que tal experimentar tomar hidromel em chifres, como um verdadeiro Viking?

Igreja da Velha Uppsala

Uppsala, Suécia: principais atrações
Uppsala, Suécia: principais atrações

área kids na Igreja da Velha Uppsala - quem aí já viu uma igreja com área para as crianças brincarem?

igreja luterana em Gamla Uppsala construída por volta de 1130

Gamla Uppsala Museum

museu da Velha Uppsala - para quem se interessa pelas coisas Vikings, vale a pena a visita!

Gamla Uppsala era um centro de poder e ponto de encontro e de alianças dos reis locais na Idade do Ferro, servindo de residência real, tribunal popular, salão de banquetes, local de culto religioso e cruzamento de estradas da região.

Os Montes de Uppsala são 3 montes funerários com cerca de 60m de diâmetro e uns 9m de altura, construídos por volta dos anos 500/600.

Eles fazem parte de um campo funerário com uns 3 mil túmulos!

Não se sabe quem foi sepultado nesses 3 montes funerários. Numa versão mais antiga, seriam os próprios deuses Óðinn, Þór (Thor) e Freyr.

As escavações arqueológicas de 2 desses montes demonstram que eram pessoas muito importantes, pelos objetos e vestígios valiosos que foram encontrados lá, como facas com enfeites de ouro e pedras preciosas trazidas de Constantinopla.

A Igreja da Velha Uppsala - Gamla Uppsala Kyrka - é uma igreja luterana, construída por volta de 1130.

Debaixo do chão da atual igreja, foi descoberta uma construção de madeira da Era Viking, que confirma a tese da existência de um antigo templo pagão - o Templo de Uppsala - que foi descrito por volta de 1070 pelo cronista alemão Adão de Bremen, durante suas viagens.

Montes Funerários de Uppsala

esses montes funerários foram construídos por volta dos anos 500/600!

não é permitido subir/escalar os montes, mas existem trilhas para caminhadas ao redor deles

Museu de Gamla Uppsala

Templo de Uppsala

Para quem não viu a série, um pouquinho sobre o Templo de Uppsala:

Adão de Bremen é um cronista medieval alemão que viveu naquela época, e ele é quem apresenta uma descrição de como seria o Templo de Uppsala em sua obra.

Segundo ele, um "templo muito famoso chamado Ubsola" era "adornado com ouro, e as pessoas que o frequentavam cultuavam estátuas de 3 deuses - Óðinn, Þór (Thor) e Freyr - que se sentavam sobre um trono triplo". 

Thor, que era "o mais poderoso", sentava-se sobre o trono central, enquanto Odin e Freyr sentavam-se a seu lado. Freyr era retratado com um imenso pênis ereto, Odin usava uma armadura e Thor segurava uma clava. 

Ele ainda acrescenta que os nórdicos cultuavam deuses que costumavam ser homens, e acreditavam que eles se tornaram imortais devido aos seus atos heróicos. 

Nesse templo, um sacerdote era designado para cada um dos 3 deuses, que ofereciam a eles sacrifícios doados pela população. Em caso de uma fome ou praga, o sacrifício era dedicado a Thor; se ocorresse uma guerra, um sacrifício era feito para Odin; e, em caso de casamento, sacrifícios eram feitos para Freyr. 

A cada 9 anos, realizava-se em Uppsala um festival comunitário que reunia todas as províncias da Suécia. 

Nos sacrifícios realizados no Templo de Uppsala, 9 machos de "todas as criaturas vivas" eram oferecidos para serem sacrificados, já que, segundo a tradição, seu sangue acalmava os deuses. 

Os cadáveres destes 9 machos eram então pendurados no bosque ao lado do templo. O bosque era considerado extremamente sagrado para os pagãos, a tal ponto que cada uma de suas árvores "era considerada uma divindade", devido à morte daqueles que haviam sido sacrificados e pendurados nelas, e tanto cães, como cavalos, eram pendurados ao lado de cadáveres humanos. 

Nas proximidades do templo, se encontrava uma árvore colossal, com galhos que se estendiam a longas distâncias, e que se mantinha verde tanto no verão, quanto no inverno. 

Os banquetes e sacrifícios duravam 9 dias, e em cada um destes dias um homem era sacrificado, juntamente com 2 animais, por volta do período do equinócio da primavera.

Para quem viu a série: impressionante como as cenas mostraram exatamente os costumes descritos pelo cronista, não é???

 
igreja atual, construída sobre o lendário templo pagão Viking de Uppsala

Dicas de Uppsala

No centro de Uppsala, estacionamos em St Eriks Torg 3, 753 10.

O parquímetro custa 20 coroas por hora para as primeiras 2hs e, a partir da terceira hora, já fica mais caro por hora.

O estacionamento ali é o melhor da cidade para visitar o centrinho, e é cobrado no parquímetro com cartão de crédito entre 8 e 24hs (não aceita dinheiro nem moedas). Só é gratuito da meia-noite às 8hs da manhã. 

Em 2hs é possível ver o principal do centro histórico de Uppsala.

Dica de lugar para estacionar de graça em Uppsala, mas que fica distante uns 20min de caminhada da Catedral: 4A Seminariegatan.

É um bom lugar para pernoitar grátis, se você estiver viajando de motorhome como nós.

estacionamento muito bem localizado e muito caro no centro histórico de Uppsala

Fomos numa systembolaget comprar cerveja em Vaksalagatan 30, 753 31. Abre das 10 às 19hs e tem onde estacionar bem na frente, numa praça onde tem feira livre e foodtrucks de comida árabe.

Se você estiver no centrinho, tem outros 'systembolaget' (lojas do governo que têm o monopólio da venda de bebidas alcoólicas na Suécia e Noruega) por lá também - só fomos neste mais distante porque ali era possível estacionar o motorhome.

Leia mais sobre as 'systembolaget' e a venda de bebidas alcoólicas na Suécia no post sobre Estocolmo, onde já escrevi em detalhes sobre o assunto.

'systembolaget' em Uppsala

Uppsala, Suécia: principais atrações
tomando cerveja "local" em Uppsala

Para comer barato em Uppsala, a dica são os foodtrucks de comida árabe ou indiana no centrinho histórico, bem pertinho da Catedral (entre 40 e 70 coroas suecas a refeição).

Se você tiver um orçamento maior, tem restaurante bacana também: Domtrappkallaren.

Fomos também no McDonald's, para matar a vontade do Lipe, que não via um fast food há dias: o Big Mac meal custa 75 coroas suecas.

foodtrucks de comida árabe ou indiana no centro histórico de Uppsala

para orçamentos maiores, existem bons restaurantes suecos no centro de Uppsala

Se você quiser pernoitar num camping em Uppsala, a dica é o Fyrishov Camping, que fica 2Km ao norte do centrinho, na Idrottsgatan 2.

Eles têm vagas específicas para motorhomes perto do Rio Fyrisån. As vagas têm energia elétrica. Há um prédio com serviços, cozinha, banheiros, lavanderia e esgotamento sanitário. Chuveiro gratuito incluído. Na área do camping, tem ainda minigolf, beachvolley, futebol e aluguel de canoas. O mercado mais próximo fica a poucos minutos de distância.

Abastecemos em Uppsala num posto OKQ8 em Årstagatan 5-7 SE-75434.

Pagamos 1187 coroas suecas e pusemos 74,25L. Custou 15,98 coroas por litro de diesel. Em Uppsala vimos diesel ainda mais barato do que isso.

nos postos de gasolina na Suécia, atenção para as bombas que permitem pagamento com cartão de crédito ('Kort') -
se você abastecer nas bombas escrito 'Kassa', terá que pagar com dinheiro

O que fazer em Uppsala

Além de Gamla Uppsala, essa cidade sueca é famosa também por sua Universidade, de 1477, a mais antiga da Escandinávia; seu Castelo de 1549 - Uppsala Slott; e a Catedral - Domkyrka, a maior da Escandinávia.

O Castelo de Uppsala domina a skyline da cidade.

Foi construído pelo Rei Gustav Vasa, conhecido como o pai da moderna Suécia, e teve um papel importante na história do país, sendo cenário de lutas sangrentas, conspirações e assassinatos. 

Passamos pelos prédios da Universidade e pelo Castelo de motorhome, mas o que eu realmente queria conhecer era a Domkirke, que é a maior catedral da Escandinávia e tinha fama de ser linda.

E ela não me decepcionou!

A Catedral de Uppsala fica bem no centro histórico, pertinho do Rio Fyris e, além de ser a maior, é também a mais alta de toda a Escandinávia.

Foi construída em estilo gótico francês, e a construção começou lá pelo ano 1270. 

Até o Lipe curtiu muito a visita - agora que ele já está com 10 anos, consegue apreciar e se impressionar com a grandiosidade da arquitetura, os túmulos de mármore, o órgão gigantesco (ficou um bom tempo encantando vendo o organista tocar) e até as tapeçarias.

túmulos reais na Catedral de Uppsala


Uppsala, Suécia: principais atrações
Uppsala, Suécia: principais atrações



Uppsala, Suécia: principais atrações
Uppsala, Suécia: principais atrações

Uppsala, Suécia: principais atrações
Catedral de Uppsala, a maior da Escandinávia

A Catedral foi consagrada em 1435, depois de 175 anos de construção, e é lá que estão enterrados alguns dos nomes mais importantes do país, como Gustav Vasa e Carl von Liné. Também foi lá que aconteceram as coroações de vários reis suecos.

Outro local muito legal para um passeio em Uppsala é a rua que margeia o canal, ali no centro histórico, cheia de lojas e cafés nas calçadas!

Adorei essa região, cheia de gente jovem e animada num dia quente de verão!

Imagino que, no inverno, essa cidade sueca tenha uma aparência muito diferente, mas no verão ela é alegre e colorida!

Veja algumas fotografias do centro histórico de Uppsala:

centro histórico de Uppsala

Uppsala, Suécia: principais atrações
Uppsala, Suécia: principais atrações

Uppsala é uma cidade universitária, cheia de bicicletas


o Rio Fyris atravessa a cidade de Uppsala

Uppsala, Suécia: principais atrações
Uppsala, Suécia: principais atrações

 


Onde ficar em Uppsala

Se você não estiver viajando com motorhome como nós, recomendo que procure um hotel bem no centro da cidade.

Vi essas opções lá que são super bem localizadas, bem avaliadas e com preços razoáveis - se fosse me hospedar num hotel em Uppsala, eu certamente escolheria um destes 2:


Você já esteve em Uppsala, na Suécia? Tem alguma dica legal para quem vai lá pela primeira vez?? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Suécia, usamos a hashtag #LipenaSuécia nas redes sociais 😊

Também fiz várias pastas de "destaques" da Suécia lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!

Leia também:


Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: