Menu

Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia

Sabia que é possível pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia? Aqui você descobre como!
Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia
Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia

Já imaginou viajar de motorhome, ou acampando, por países onde é possível pernoitar de graça e acampar até em terras privadas? 

Logo que comecei a planejar a nossa viagem de motorhome pela Noruega e Suécia, e procurar por lugares onde poderíamos pernoitar de graça num motorhome por lá - já que o aluguel do motorhome era bem caro e queríamos economizar em gastos com campings - li sobre os conceitos de Allemannsretten Friluftsliv, duas palavrinhas norueguesas que você precisa conhecer e que significam que, viajando por estes países, você não só tem direito, como também será incentivado a aproveitar ao máximo da vida ao ar livre e acampar gratuitamente praticamente onde quiser - respeitadas algumas regrinhas, é claro!

Para te ajudar a entender quais são essas regras e limitações para pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia, escrevi esse post 😏

Sobre a nossa viagem de motorhome pela Noruega Suécia, já publicamos também:

Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia

Friluftsliv - o amor pela vida ao ar livre

A palavra significa 'vida ao ar livre' e, mais do que uma simples palavra, é um modo de vida, uma paixão por passar o tempo livre junto à natureza para se exercitar e relaxar, para recreação, exercício e restauração do equilíbrio.

O escritor norueguês Henrik Ibsen usou pela primeira vez o termo 'Friluftsliv' em 1859 para descrever o papel central da natureza na cultura norueguesa.

Esses povos - noruegueses, suecos, sami - amam a vida 'outdoors', e são famosos por passarem grande parte do tempo livre explorando as montanhas, florestas, fiordes e trilhas dos seus países.

Não é por nada que os noruegueses têm uma rica história de explorações além das fronteiras da Noruega, desde a Era Viking até as expedições de Roald Amundsen, primeiro homem na história a alcançar o Pólo Sul. 

Ficamos super impressionados de perceber essa verdadeira paixão que eles têm por remar, nadar e pescar nos lagos azul turquesa e fiordes de águas geladas...chegávamos a um lugar super remoto, daqueles que a gente pensa "quem se meteria aqui", e era só espiar atrás de um morro para encontrar uma barraquinha vermelha montada debaixo de chuva. Não passava um veículo por nós que não estivesse carregando uma bicicleta ou um caiaque.

É uma paixão invejável por desfrutar da natureza e dos cenários fabulosos, caminhar nas trilhas pelas florestas durante a madrugada, aproveitando o incrível sol da meia noite, famílias inteiras com bebês pendurados trilhando no alto das montanhas, enfim...viver ao ar livre.

As atividades ao ar livre se tornaram uma parte importante da identidade nacional, especialmente na Noruega, e hoje são estabelecidas por lei.

E não vá pensando que eles fazem isso apenas no verão para aproveitar bastante, já que a estação de calor é curta: pelo enorme número de trilhas de cross country ski que vimos espalhadas por todos os cantos, deu para notar que esses povos valentes também não se encolhem para o frio!

curtindo Friluftsliv na Noruega

poder pernoitar de graça aos pés de um glaciar na Noruega - não tem preço!

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia
vistas embasbacantes em cada esquina na Noruega

Allemannsretten - o direito de acesso às áreas comuns

Talvez justamente por isso, por causa do Friluftsleven, tanto na Suécia quanto na Noruega, e praticamente em toda a Lapônia, vige uma lei conhecida como Allemannsretten (em norueguês), ou Allemansratten (em sueco), que nada mais é do que o direito de acesso irrestrito às áreas comuns,  ao campo, direito de "vagar", ou direito de passagem.

Allemannsretten é traduzido para o inglês como "all men´s right", ou seja, como o direito que todo homem tem, por lei/tradição, de acessar propriedades privadas (com algumas restrições), terras públicas e áreas selvagens. 

Essas leis datam de mais de 1000 anos atrás, e dão direito a todas as pessoas usarem das áreas comuns para acampar, remar, navegar, caminhar, cavalgar, andar de bicicleta, de barco, canoa, caiaque, esquiar ou nadar em terras privadas, lagoas e rios, desde que você permaneça a pelo menos 150m de distância de qualquer casa e se mantenha longe de jardins, áreas cercadas ou terras cultivadas. 

E, claro, desde que não haja uma placa indicando expressamente que é proibido estacionar, acampar, pescar, esquiar, navegar ou nadar ali.

Você pode acampar até mais de uma noite no mesmo local, sempre com o cuidado de não perturbar animais - domésticos ou selvagens.

Por isso, é muito fácil encontrar lugares para fazer free camping na Suécia e na Noruega - o pernoite gratuito com motorhome é permitido na maior parte dos 2 países. 

áreas de piquenique onde é gratuito pernoitar abundam na Noruega

mas onde houver uma placa 'no camping' é bom nem estacionar!

bem fácil de entender, não é??

Dicas para dormir de graça num motorhome na Noruega e Suécia

É claro que vou contar a vocês como foram os nossos pernoites gratuitos de motorhome na Noruega e Suécia - o post sobre o nosso roteiro, com todas essas dicas, já está quase pronto - e o principal, vou deixar aqui no blog todas as coordenadas dos lugares maravilhosos que descobrimos 😁 mas, antes de tudo, quero colocar aqui uma lista de links úteis sobre o assunto:

Áreas de piquenique na Noruega (Odins Rasteplasser i Norge)

Estações de esgotamento sanitário na Noruega - dump stations:

Go Norway
Bobil Portal

Também encontrei esses sites/aplicativos com dicas para encontrar vagas de estacionamento/pernoite, sejam pagas ou gratuitas: 

No post que estou terminando de escrever sobre a nossa viagem de motorhome por lá, vou colocar todos os lugares que abastecemos, quanto gastamos em diesel, os lugares que pernoitamos, onde pegamos água e onde esvaziamos os tanques do motorhome - simmmm, anotei tudo e vou deixar tudo registrado aqui no blog para ajudar vocês a planejarem seus roteiros!

'Guenta aí que daqui a uns dias eu já publico!

é muito fácil encontrar áreas de esgotamento sanitário gratuitas espalhadas por todo país

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia
print do mapa do aplicativo que indica as áreas de piquenique na Noruega - impressionante, não?

No post sobre a nossa última viagem de motorhome pela Europa, eu escrevi assim:

"Existem vários apps que ajudam a encontrar lugares onde pernoitar gratuitamente na Europa com um motorhome, mas, honestamente, nem chegamos a baixar! Um dos mais recomendados é o Park4Night, mas não posso garantir se é bom mesmo, porque nunca chegamos a usar esses aplicativos - prefiro usar nosso faro.

Verdade! Com o tempo, vamos melhorando cada vez mais o nosso "faro" para descobrir incríveis vagas de estacionamento gratuito, e cada vez eu me preocupo menos em pesquisar antes de viajar para saber, com antecipação, onde pernoitar em cada cidade.

Quando chegamos em cada novo lugar, dou uma "estudada" no mapa local pelo Google Maps e começamos a rodar pelos arredores de parques e praças - de um modo geral, olhando no Google Maps a gente consegue ter um bom 'feeling' de onde dá para estacionar o motorhome. Parques e praças são sempre boas pedidas.

Vá com paciência e sem medo que tudo dá certo.

E, claro, leia sempre o #pequenoviajante antes de ir, porque, se nós já fomos lá antes, com certeza vai ter dica de free camping bom aqui no blog - modéstia à parte, estamos ficando especialistas! Eu realmente me sinto privilegiada quando viajamos de motorhome e damos esses "furos" de encontrar um free camping simplesmente espetacular.

Note que nem sempre esses pernoites são totalmente "gratuitos" - às vezes é necessário pagar uma taxa referente ao estacionamento ou alimentar o parquímetro - mas esses valores são sempre infinitamente menores do que os custos de uma noite em camping."

aproveitando o Allemannsretten na Noruega

Bom...continuo confiando muito no nosso faro para encontrar boas vagas de pernoite gratuito, mas não é que, desta vez, na Noruega, inventei de baixar o tal aplicativo Park4Night e fiquei maravilhada, viajando por antecipação?!

O proprietário da locadora McRent em Madrid já havia me recomendado esse app quando viajamos de motorhome pela Espanha há uns anos, e agora a Gleusa, que vive na Noruega e viaja bastante de motorhome por lá, me recomendou também, dizendo que seria ótimo para encontrarmos lugares para pernoitar com o motorhome a baixo custo durante a nossa viagem pela Suécia e Noruega.

E realmente é!

Nesse app eu encontrei lugares excelentes onde ficar com o motorhome em Estocolmo, lugares onde despejar nossos tanques de esgoto em vários pontos das estradas, onde estacionar em Bergen...enfim...ajudou um monte!

Você pode escolher entre várias opções: eu gostei da opção de ver os lugares listados no mapa, e aí vou clicando em um por um, vendo as dicas que os outros usuários deixaram!

E o mais legal é que a dica serve não apenas para viajantes de motorhome, mas também para quem viaja de carro alugado, já que são dicas de estacionamentos baratos ou gratuitos em geral, inclusive para carros.

Veja mais aqui: Como é e quanto custa viajar de motorhome pela Europa

Fiz 'prints' de algumas telas do aplicativo Park4Night para vocês terem uma ideia de como é que ele funciona:

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia





 


Allemannsretten - free camping na Noruega e Suécia

Adorei o conceito de Allemannsretten, e acabei pesquisando bastante sobre o assunto, então vou contar a vocês um pouco mais do que descobri:

A Noruega, assim como grande parte da Escandinávia, tem uma das leis de acesso público e camping mais liberais do mundo, a Lei de Recreação ao Ar Livre de 1957 (Outdoor Recreation Act) - uma lei linda para quem ama acampar e viajar de motorhome, sejam noruegueses ou estrangeiros.

Eis o que você tem que saber para não desrespeitar essa lei incrível e não passar vergonha/perrengue:

Trata-se de um antigo direito de liberdade de vagar e, como a lei foi criada muito antes de os motorhomes modernos existirem, ela não se aplica especificamente a eles, mas o espírito da lei certamente nos inclui.

Considerando a paixão e o cuidado que os noruegueses têm pela natureza, não é surpresa que o país tenha sido pioneiro no direito de acesso público.

O conceito de 'Allemannsretten', baseado na tradição e codificado em lei em 1957, garante o acesso e o direito de passagem através de terras não cultivadas, independentemente da propriedade. A mesma lei também estabelece o direito de acampar livremente em terras não cultivadas por até 2 noites, e mais nas montanhas ou áreas mais remotas.

Assim, o governo norueguês fez com que o direito de percorrer as terras fosse oficial. Esta legislação está enraizada na cultura norueguesa de exploração e valorização da natureza, e é o que permite que residentes e visitantes explorem as terras livremente.

é muito fácil encontrar lugares para pernoitar de graça numa viagem de motorhome pela Noruega -
tão fácil que acabamos não conhecendo nenhum camping pago na nossa viagem por lá!

O espírito geral da lei que criou o direito de "vaguear" é que você tem liberdade para acampar em qualquer lugar, desde que reunidas as seguintes condições:
  1. Você precisa estar a pelo menos 150m da residência mais próxima;
  2. Não fique mais de 48 horas;
  3. Não fique se houver um sinal expresso informando que é proibido estacionar lá durante a noite;
  4. Não coloque toldos, cadeiras e assim por diante;
  5. Mantenha-se longe de jardins, áreas cercadas ou terras cultivadas;
  6. Não perturbe os animais;
  7. Recolha TODO o seu lixo e não deixe vestígios da sua estadia depois de terminar de acampar;
  8. Respeite a natureza e não interfira na flora e fauna nativas;
  9. É possível coletar frutas vermelhas, cogumelos e flores selvagens em todo o país, mas existem regras especiais para a coleta das amoras-árticas no norte da Noruega;
  10. Qualquer pessoa pode pescar peixes de água salgada, desde que seja para consumo próprio;
  11. Informe-se sobre as regras para fazer fogueiras no verão - normalmente elas são totalmente proibidas entre 15 de abril e 15 de setembro.  

E o principal, a regrinha de ouro para tudo nesta vida: seja atencioso, cuidadoso e tenha bom senso. Se não tiver certeza sobre o que fazer, ou como proceder, use o seu bom senso e pense em como gostaria que outras pessoas tratassem a terra se ela fosse sua. ❤

com as paisagens grandiosas dos fiordes da Noruega, qualquer lugar que você estacione terá uma vista inesquecível

Outra coisa: é óbvio que você não pode acampar em terrenos privados sem a permissão do proprietário. A lei se refere a "terra cercada", mas tenha claro que não é necessário haver uma cerca real para que essa regra seja aplicada. Nem cogite, por exemplo, montar uma barraca num jardim de Oslo!

Também não pode acampar em terras cultivadas, como fazendas ou pastagens, mas pode usar campos e prados durante o inverno, por exemplo, quando o solo está congelado ou coberto de neve. Ainda, não pode acampar em terrenos com obras, ou em áreas industriais.

Se não tiver certeza se pode ou não pernoitar em um determinado lugar, é sempre melhor perguntar ao proprietário, a um policial, ou encontrar outro lugar.

A Noruega e a Suécia são cheias de lindas terras livres, então você não terá muita dificuldade em encontrar um lugar para fazer free camping (com uma vista incrível, na maioria das vezes).

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia
os melhores - e mais fáceis - acampamentos grátis da nossa vida foram na Noruega

Outra regra importantíssima: esvazie os tanques do motorhome (tanto do banheiro, quando da cozinha) apenas em áreas designadas para isso, que são fáceis de encontrar - veja nos links que eu deixei lá em cima neste texto ou no post que vou publicar daqui uns dias sobre nossa viagem de motorhome pela Noruega e Suécia.

Se você fizer isso em qualquer outro lugar, é crime ambiental.

os lugares apropriados para esgotamento sanitário normalmente são sinalizados por placas como estas - nem cogite esvaziar seus tanques em lugares não permitidos - é crime!

estes lugares para esvaziar os tanques do motorhome são chamados 'tommestasjon' e são muito fáceis de encontrar em todos os cantos na Noruega e Suécia

Na prática, poderíamos pernoitar livremente e grátis na maior parte do país, mas optamos por pagar alguns estacionamentos também, para que pudéssemos ficar em lugares maravilhosos como os que ficamos em Estocolmo ou Bergen, nos centros de grandes cidades, onde é mais difícil encontrar vagas de estacionamento totalmente grátis.

Para ver onde estacionar e pernoitar com motorhome em Estocolmo, Oslo, Bergen, Preikestolen e na Lapônia, olhe os posts que já publicamos sobre esses lugares:


nosso local de pernoite em Estocolmo, Suécia

rua onde pernoitamos em Oslo, capital da Noruega

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia
quando estiver em dúvida sobre o que dizem as placas de sinalização de trânsito, use o aplicativo Google Translate - basta apontar para aquilo que você quer entender e ele traduz para você!

Camping e natureza são partes integrantes da cultura norueguesa, do 'Friluftsliv' (vida ao ar livre) que eles tanto prezam, e por isso faz muito sentido que o país tenha tomado essas precauções legais para garantir que todos possam fazer uso da terra.

Os noruegueses sempre viveram de forma muito próxima à natureza - não esqueça que os Vikings são de lá, assim como o esqui, que muito provavelmente foi inventado pelos Sami na Lapônia, e as trilhas e acampamentos sempre fizeram parte da cultura deles, desde o início da civilização.

Na sua viagem pelo país, você verá por que eles são tão atraídos pela natureza - as paisagens são tão, mas tãooo lindas, com florestas, montanhas, lagos cristalinos e fiordes tão impressionantes, que é difícil não se sentir atraído pela vida 'outdoors'!

na Noruega, faça como os noruegueses, e aproveite mais a vida ao ar livre!

Allemannsretten: o direito de fazer free camping na Noruega e Suécia
a sensação de liberdade, segurança e felicidade é extraordinária!

E aí, gostaram de saber um pouquinho mais sobre o Allemannsretten??

Você já esteve na Escandinávia? Aproveitou do direito de acesso que existe lá? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem, nós usamos as hashtags #LipenaNoruega e #LipenaSuécia nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" da Noruega e da Suécia lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: