Motorhome na Espanha: é fácil e barato viajar de motorhome na Europa

Motorhome na Espanha: veja como é fácil e barato viajar de motorhome pela Europa! Descubra neste post quanto custa viajar de motorhome pela Espanha!

Nossa viagem de motorhome na Espanha foi simplesmente perfeita, sem nenhum problema, tudo super fácil - em resumo: recomendamos veementemente uma viagem de motorhome na Espanha se você quiser fazer uma primeira experiência de motorhome na Europa, especialmente no inverno.

A Espanha é, sem dúvida, a melhor opção de roteiro e de país europeu para começar a se aventurar de 'autocaravana'!

Motorhome na Espanha

A Espanha é "fácil" para brasileiros, seja pela língua espanhola, que não é de difícil compreensão para quem fala apenas português, seja pela proximidade cultural

Praticamente não existem pedágios nas estradas (embora os poucos que existam sejam bem carinhos), o diesel na Espanha é dos mais baratos da Europa e a quase totalidade das vagas de estacionamento que usamos foram sem necessidade de pagamento de parquímetro

Mais adiante, no fim do post, vocês verão exatamente quanto gastamos de diesel, pedágios e parquímetros, além do aluguel do motorhome na Espanha

Não costumo tomar nota destes gastos - sou da teoria de "quem converte não se diverte", ainda mais em euros - mas, já sabendo que os custos de uma viagem deste tipo são justamente a dúvida mais frequente dos nossos leitores, desta vez fiz questão de anotar tudo, e estou listando todos os gastos da nossa viagem de motorhome na Espanha neste post

viajar de motorhome na espanha
motorhome na Espanha: fácil e barato

Além das vantagens que já mencionei, ainda preciso dizer que nunca antes desta viagem de motorhome na Espanha foi tão fácil encontrar pontos de abastecimento gratuito de água e esgotamento sanitário numa viagem de motorhome.

Tivemos dificuldades quando viajamos pela AlemanhaHolandaBélgicaFrançaSuíça,

Luxemburgo e Liechtentstein, provavelmente porque, sendo auge do inverno (dezembro), as temperaturas negativas congelavam a água nas torneiras.

Já na Espanha, onde, mesmo no inverno (viajamos em fevereiro), o frio não é extremo, foi bem fácil encontrar pontos de abastecimento gratuito de água em postos de gasolina e esgotamento sanitário - a própria locadora nos recomendou que, se não encontrássemos um ponto adequado para despejar o esgoto do motorhome na Espanha, podíamos retirar o cassette do veículo e despejar em um vaso sanitário de posto de gasolina, por exemplo, que não teríamos problemas (nunca antes, em lugar nenhum, pensamos que isso fosse permitido).

Por último, uma outra grande vantagem de viajar de motorhome na Espanha no inverno (de novembro a março): o clima é perfeito para viajar de motorhome, nem muito frio, nem calorão, e trata-se de baixa temporada, ocasião em que os preços de tudo - inclusive de aluguel do veículo - são mais baratos, e os lugares não estão cheios de turistas
😉

Motorhome na Espanha: é fácil e barato viajar de motorhome na Europa

viajar de motorhome pela espanha
viajando de motorhome na Espanha: nunca foi tão barato

Para começo de conversa

Para começar, preciso dizer que já escrevi detalhadamente sobre cada um dos lugares onde estivemos de motorhome na Espanha: MadridGranadaRondaPueblos Blancos (Arriate, Setenil de las Bodegas, Torre Alháquime, Olvera, Algodonales, Zahara de la Sierra, Grazalema e El Bosque), Arcos de La FronteraSevilhaCórdobaConsuegraToledo e Segóvia

Por isso, não vou repetir tudo aqui, para não me tornar repetitiva.

Em cada um dos posts, por exemplo, eu dou detalhes de onde estacionamos, onde pernoitamos gratuitamente e onde abastecemos em cada cidade onde estivemos.

Se você quiser saber, por exemplo, onde estacionar para pernoitar de motorhome na Espanha de graça em MadridGranadaRondaPueblos BlancosArcos de La FronteraSevilhaCórdobaConsuegraToledo ou Segóvia, é só clicar no link referente a cada cidade que você vai encontrar lá todas as informações detalhadinhas e mastigadinhas, inclusive com mapas.

Viajando de motorhome na Espanha

Igualmente, se você quiser saber como é circular de motorhome por cada uma das cidades da Espanha onde estivemos, ou como são as condições das estradas, basta clicar nos respectivos links

Abaixo, uma lista completa com todos os posts que já publicamos sobre esta viagem de motorhome na Espanha:

Madrid, Espanha - roteiro para ver o melhor da capital espanhola em 2 dias, com crianças

Alugando motorhome na Espanha: Madrid

Alugamos motorhome na Espanha com a locadora McRent Alquiler Autocaravanas Madrid, que tem sede na Avenida de Daganzo, nº 2, em Alcalá de Henares (cidade na área metropolitana da capital Madrid).

Fomos até lá de metrô + ônibus + a pé e gastamos € 15 (leva 1h30min, saia do centro de Madrid com bastante antecedência). Pegamos o veículo às 12hs.

Também fizemos compras no supermercado Alcampo em Torrejón de Ardoz (perto da McRent), para forrar os armários e a geladeira da nossa casinha sobre rodas. Alcampo é uma rede famosa na Espanha inteira, tem uma filial bem perto da locadora (foi o dono da locadora quem recomendou) e, como sempre, acabamos ficando horaaaaaaas lá!

Depois pegamos nossas malas no hotel no centro de Madrid - uma baita confusão circular de motorhome pelo centrinho histórico de Madrid, precisa autorização especial e tal - não recomendo.

Saímos então de Madrid para Granada, já no meio da tarde. Sempre recomendo que você não planeje muita coisa para o dia de pegar o motorhome, porque na função de acomodar tudo lá dentro e fazer as primeiras compras, gasta-se muitas horas!

Veja mais em:

* Onde estacionar o motorhome para pernoitar em Madrid

chegando, a pé, na sede da McRent - empolgação em grau máximo!

caminho para a locadora
da sede da locadora ao super são 7Km, 9min

supermercado Alcampo no centro comercial de Torrejón de Ardoz

entrando em Madrid com a nossa casinha nas costas

circular por Madrid de motorhome é super tranquilo -
o problema é circular pelas ruelas do centro histórico

nessas avenidas mais largas não há nenhum problema de andar de motorhome

Devolvendo o motorhome em Madrid

Pegamos o motorhome na Plaza de Toros de Las Ventas, onde o havíamos deixado na noite anterior (fomos até lá de metrô = € 5,20 para os 3), e o entregamos em Alcalá de Henares, onde fica a sede da locadora.

Já havíamos deixado a casinha vazia e faxinada desde o dia anterior.

Abastecemos € 48 - € 1,09 por litro - 44 litros, em Alcalá de Henares, antes de devolver o motorhome.

entrega do motorhome na Espanha, diferentemente de Frankfurt, na Alemanha (onde tivemos problemas que contarei em outro post), foi tudo de bom e rápido. Em menos de 15min estávamos prontos para ir embora!

Voltamos para Madrid de táxi (da locadora até a parada do ônibus custou € 8,50) + ônibus (€ 10,40) + metrô (€ 6), como o Google Maps sugeria. No total, gastamos € 25 para nós 3.

Levamos de novo 1h30min neste trajeto, usando transporte público. O táxi, de acordo com o que nos informaram, custa em torno de € 50 e leva 1h, dependendo muito do trânsito.

Chegamos de volta ao hotel exatamente ao meio-dia, que era o horário do check-out. Deixamos nossas malas extras no guarda-volumes do hotel em Madri e saímos para passear pela cidade.

sede da locadora em Alcalá de Henares

Como é o motorhome na Espanha

Já publicamos um post contando em detalhes como eram por dentro os últimos motorhomes que alugamos, veja aqui:

Os 2 últimos motorhomes que alugamos - da McRent alemã e espanhola - têm uma ótima organização interna, com bastante espaço, todos 'bisuradinhos' e, como a maior curiosidade dos nossos leitores é sempre sobre as coisas práticas relativas aos motorhomes que alugamos, resolvemos fazer um vídeo mostrando tudo - é bem mais fácil e rápido mostrar em vídeo do que em fotografias ou escrevendo, não é?

Ou melhor: o Lipe resolveu mostrar tudo a vocês!

Neste vídeo abaixo ele mostra como tudo funciona no motorhome que alugamos na McRent de Frankfurt, que é praticamente igual ao motorhome que alugamos na Espanha, inclusive da mesma empresa.

As únicas diferenças são a disposição do banheiro e a cama de trás: no motorhome alemão, tínhamos uma cama de casal no fundo, enquanto que no motorhome espanhol havia um beliche lá atrás, o que deixava o veículo um pouquinho mais curto e, consequentemente, mais fácil de estacionar e de manobrar, além de ter um equipamento de cozinha bem mais completo.

Não esqueça de selecionar a opção para assistir em HD (alta definição)! As imagens ficam incomparavelmente melhores!

Faz o que o pequeno pediu e metralha o "like" fazfavô!

Depois que publicamos o vídeo acima, percebemos que o Lipe não havia mostrado justamente aquilo que as pessoas mais queriam saber: como é que vocês tomam banho?

Então fizemos um segundo vídeo com o nosso YouTuber "Felipão", mostrando, afinal de contas, como funciona o banheiro e como é que nós tomamos banho no motorhome, dentre muchas otras cositas más.

Clique abaixo no playaumente o som e selecione a opção para assistir em alta definição como é que funciona o banheiro do motorhome 😍

'Falaí galera'! E não esquece de dar "aquele tapão no gostei" kkkkkkkkk...

Cuidados com a segurança viajando de motorhome na Espanha

Havíamos ouvido muitas histórias de terror sobre furtos e arrombamentos de carros na Espanha e, pela primeira vez, depois de passarmos por bem mais de 20 países, em 7 viagens de motorhome mundo afora, estávamos com medo de sermos furtados, de termos o nosso motorhome alugado arrombado.

Dizem que a Espanha e Portugal são os piores países nesse sentido na Europa, com quadrilhas especializadas em furtos e arrombamentos de automóveis

Eu realmente não sei se esses boatos procedem - só li na internet e, na Espanha, comentei sobre isso com várias pessoas e ninguém confirmou - pelo contrário: me garantiram que até pode haver um ou outro furto, mas roubo (quando há violência envolvida na subtração) certamente não há.

Quando eventualmente acontece algum roubo, é notícia no horário nobre na televisão, para vocês terem uma idéia da raridade.

procure ruas bem iluminadas para pernoitar

Motorhome na Espanha: é fácil e barato viajar de motorhome na Europa
não esqueça de sempre trancar bem o veículo

lugares onde já existem outros motorhomes estacionados são sempre uma boa pedida

já falei pra sempre trancar bem o motorhome, né???

Devido ao que li antes da viagem sobre esses furtos em automóveis, deixamos inclusive um notebook e uma mochila com coisas que não íamos usar na viagem no guarda-volumes do nosso hotel em Madrid (Madrid Centre Apartments), por esta razão.

Mas, de qualquer jeito, ainda tínhamos o drone com o seu tablet, um notebook e as lentes da Nikon que nem sempre nós carregamos conosco quando saímos do motorhome (dinheiro, cartões e passaportes estão SEMPRE junto conosco).

Então, durante toda a viagem pela Espanha, fomos razoavelmente cuidadosos com os lugares onde estacionávamos.

Em Sevilha, por exemplo, estávamos tão tranquilos quanto ao estacionamento que conseguimos (veja local exato no post sobre a cidade) - que, embora fosse um parque vazio e escuro à noite, o que favoreceria arrombamentos, parecia ser um local bem policiado - que até cometemos uma 'temeridade': além de deixarmos o motorhome estacionado lá durante todo o dia enquanto passeávamos, ainda fomos a um show de flamenco à noite, só voltando para a nossa 'casinha' depois das 22hs, e estava tudo lá, graças a São Pedro que cuidou de nós durante toda a viagem 😏

Só não recomendo deixar um drone ou outras coisas de valor lá dentro - afinal, nem todo mundo tem as costas quentes com São Pedro quanto nós!

É claro que você pode ter o carro arrombado em qualquer lugar do mundo - de New York a São Francisco, de Londres a Sevilha, isso infelizmente não é exclusividade de nenhuma cidade, mas realmente não senti que haja um grande problema quanto a isso na Espanha: sempre perguntávamos sobre furtos e arrombamentos para os locais e eles afirmavam não saber de nada disso por ali.

Portanto, tome suas precauções, mas não se deixe intimidar por relatos terroristas que se vê por aí, tem gente que é azarada e apavorada mesmo...e, de qualquer modo, as chances de ter o veículo arrombado são estatisticamente beeeeeem maiores em Orlando ou na Serra Gaúcha do que na Andaluzia!

o local é super bem policiado

polícia montada na Plaza de España, em Sevilha

Free camping com o motorhome na Espanha

E falando em pernoitar grátis com o motorhome na Espanha...

Viajar de motorhome tem dezenas de vantagens, que já cansei de enumerar nos nossos posts sobre viagens de motorhome aqui no blog mas, para mim, sem dúvida, a maior de todas é poder estacionar e dormir onde eu quiser. Inclusive com a vista mais absurda da cidade, sem desembolsar um cent a mais por isso!

Da janela do nosso escritório, as vistas que tivemos, de almoços com moinhos de vento em Consuegra ou em mirantes de Toledo, de jantares admirando a estupenda Catedral de Segóvia ou a Plaza mais linda de Sevilha, foram inesquecíveis.

Motorhome na Espanha: é fácil e barato viajar de motorhome na Europa

Na locadora, nos deram a dica de um app chamado park4night, que seria muito bom para encontrar lugares onde pernoitar gratuitamente com motorhome na Espanha, mas, honestamente, nem chegamos a baixar.

Eu sempre digo: com o tempo, vamos melhorando cada vez mais o nosso "faro" para descobrir incríveis vagas de estacionamento gratuito, e cada vez menos eu me preocupo em pesquisar antes das nossas viajar para saber, com antecipação, onde pernoitar em cada cidade.

Quando chegamos em cada novo lugar, dou uma "estudada" no mapa local pelo Google Maps e começamos a rodar pelos arredores de parques e praças - de um modo geral, olhando no Google Maps a gente consegue ter um bom feeling de onde dá para estacionar. Parques e praças são sempre boas pedidas.

Em Sevilha, por exemplo, eu tinha uma longa lista de estacionamentos pagos para motorhomes (veja os prints no post sobre a cidade) - e decidimos simplesmente ignorar aquela lista e procurar um lugar gratuito.

Não poderíamos ter sido mais felizes. Por isso eu digo e repito: vá com paciência e sem medo que tudo dá certo.

E, claro, leia sempre o #pequenoviajante antes de ir, porque, se nós já fomos lá antes, com certeza vai ter dica de free camping bom aqui no blog - modéstia à parte, estamos ficando especialistas (mais de 20 famílias já me escreveram contando que aproveitaram a nossa "descoberta" de free camping em São Francisco hehehe).

Eu realmente me sinto privilegiada quando viajamos de motorhome e damos esses "furos" de encontrar um free camping simplesmente espetacular

Motorhome na Espanha: é fácil e barato viajar de motorhome na Europa

Trânsito para viajar de motorhome na Espanha

De um modo geral, as ruas, na Espanha, não são muito estreitas, como são em alguns outros países europeus (Holanda ou Itália, por exemplo).

Mas é importante lembrar que, em quase todos os pequenos povoados por onde passamos, como é o caso dos Pueblos Blancos (Arriate, Setenil de las Bodegas, Torre Alháquime, Olvera, Algodonales, Zahara de la Sierra, Grazalema e El Bosque), a estrada principal atravessa o pueblo de um lado a outro, rasgando o centro das cidades.

Ficávamos sempre em dúvida se deveríamos entrar nas pequenas cidadezinhas de motorhome, e sempre acábavamos entrando, porque não havia outra opção: a única estrada disponível era aquela ali mesmo, pelo centrinho do povoado, e quando víamos, lá ia um caminhão enorme se metendo pelas ruelas!

Claro que tem que se manter sempre nas ruas principais, né!? Nada de se enfiar de motorhome (ou mesmo de carro!) pelas 'callezinhas' kkkkkk...

Não dá para subir ao Casco Antíguo das cidades e 'pueblos' - a cidade velha - de motorhome. De carro pequeno até daria em algumas, mas isso não é nem um pouco recomendado.

Há muitas ruas onde apenas moradores com permissão especial podem circular, ou apenas táxis e pessoas cadastradas por algum hotel mediante reserva, e você corre o risco de tomar uma multa ou amassar o carro nas 'callejuelas' estreitas!

Ficávamos apavorados de ver as ruazinhas por onde os táxis se enfiavam, e eram sempre carrinhos pequenos!

Em alguns lugares, como Granada ou Córdoba, por exemplo, achamos muito difícil estacionar no centro histórico da cidade - não há vagas nem para carros, quanto mais para motorhomes, e a circulação é restringida em várias das principais vias de circulação, sob pena de multa.

Sim, repetindo: você será multado simplesmente por passar por ali, se a placa do seu veículo não tiver uma autorização especial da Prefeitura.

Então, nesses casos, procurávamos lugar para estacionar mais longe, e usávamos ônibus ou táxis para ir pro centro.

circulação restrita a veículos autorizados - você só conseguirá autorização se tiver uma reserva em hotel

passou ali, é multa na certa!

Nas estradas, o asfalto era sempre excelente, e a sinalização de trânsito, muito boa.

Procure sempre respeitar os limites de velocidade nas estradas, mesmo porque, viajando de motorhome, não dá para correr, e as estradas, cheias de olivais, são tão, mas tãoooo lindas, que nem dá vontade de correr mesmo.

Numa roadtrip como esta, o caminho é mais importante do que o destino.

A graça é justamente poder estacionar o motorhome num acostamento, fazer um lanchinho, curtir as lindas paisagens, voar o drone e tirar muitas, muitas fotografias 😊

Motorhome fácil de dirigir na Espanha

Eu não gosto muito de dirigir, e o Peg é tão bom de braço que a direção não sobra muito pra mim...mas esse modelo de motorhome que alugamos na Espanha é tão fácil de dirigir - ainda mais comparando com os modelos da Cruise America/Cruise Canada, que alugamos nos EUA e no Canadá, e que têm 'folga' na direção - que o Peg tirou "férias" da direção num dia e rodei mais de 300km entre Córdoba e Consuegra super tranquila!

Parece que você está dirigindo um carro grandão!

E a CNH que precisa para alugar o motorhome e para dirigir motorhome na Espanha é a nossa habilitação para dirigir carros mesmo (categoria B), nada mais que isso!

Modelo escolhido e quanto custou o aluguel de motorhome na Espanha

Como já conhecíamos a locadora de motorhomes McRent (do nosso aluguel anterior em Frankfurt) e a fama deles é muito boa na Europa (assim como a Cruise America nos EUA e a Cruise Canada no Canada, onde nunca tivemos problemas), a verdade é que nem pesquisei muito.

Quando estávamos no Japão, em janeiro de 2017, decidimos que nosso próximo destino seria uma viagem de motorhome na Espanha, em fevereiro do mesmo ano, então entrei no site da McRent e fiz o aluguel por ali mesmo.

Antes tirei algumas dúvidas com o Víctor Ramírez Cuenca, que foi super solícito.

Falei no blog e o máximo de desconto que ele me deu foi 7% e o kit de cozinha que veio incluído gratuitamente no nosso aluguel - desconto esse que eu acho que, pedindo com jeitinho, ele dá para qualquer cliente na baixa temporada.

Motorhome na Espanha

Muita gente pensa que, em função do blog, nós conseguimos "viajar de graça", o que passa muito longe da verdade.

Nos aluguéis de motorhome no Canadá e nos EUA, por exemplo, com a Cruise America e Cruise Canada, que eu vivo divulgando aqui, nunca nos deram nem um mísero cent de desconto! Eu acho eles uns baita ingratos, porque tenho certeza que, no mínimo, umas 100 famílias brasileiras já devem ter alugado motorhomes com eles depois de ler sobre essas empresas aqui no blog, mas os sovinas nunca nos deram nem um kit de cozinha grátis no aluguel, essa é a grande verdade.

Voltando ao que interessa:

Os emails de contato do Víctor são:

madrid@mc-rent.es ou
* victorramirez@caravaningk2.es

Faça uma cotação no site da McRent, filial de Madrid, e depois mande um email tentando dar uma negociada no preço final, quem sabe um descontinho, quem sabe um kit de cozinha grátis...

Pode falar que leu sobre eles aqui no blog e tal. Ele provavelmente vai querer me matar por eu estar incentivando vocês a pedirem um desconto hahahaha...depois me contem se conseguiram alguma coisa!

Mas lembre-se: a chance de conseguir qualquer descontinho é apenas na baixíssima temporada, época em que alugamos com eles, em fevereiro.

No verão espanhol, nem tente!

Documentos necessários para o aluguel: passaporte, cartão de crédito (mesmo que você escolha pagar em dinheiro vivo, eles precisam do seu cartão para fazer um voucher de 750 euros para garantia do seguro - é o valor máximo que você pagará em caso de acidentes ou estragos em geral) e carteira de motorista brasileira.

O seguro já é incluído e não é possível alugar o motorhome sem esse seguro obrigatório. Como expliquei, em caso de acidente, o máximo que você pagará são os 750 euros.

Escolhemos o modelo Family Plus (não era o mais barato), classe A 68.

O valor da diária, na baixa temporada, era de 111 euros

Como pagamos 11 diárias, nosso aluguel totalizava 1.221 euros. Descontando os 7% de desconto que ganhamos (85 euros), o aluguel total ficou em 1.136 euros (já incluídos 21% de imposto, ou seja, 197 euros de imposto).

Na McRent a quilometragem é livre, o que eu acho ótimo - não ter que se preocupar com quanto iremos pagar de quilometragem extra.

Levamos o booster do Lipe (assento de elevação) e não precisamos alugar cadeirinha para ele.

Também levamos nosso próprio GPS, o que evita esse gasto extra com aluguel.

Por último, levamos nossos próprios lençóis, toalhas, cobertores e travesseiros, então não alugamos nada disso deles.

O único "extra" que selecionamos foi o kit de cozinha, que, como já mencionei, conseguimos que eles incluíssem de graça no nosso aluguel.

Eles entregam o veículo com o tanque cheio de combustível e você deve retorná-lo igualmente com o tanque cheio.

O tanque de água é entregue cheio para a gente, e não precisa ser devolvido vazio.

Já os 2 tanques de esgoto são entregues limpos e precisam ser devolvidos ambos MUITO limpos.

Os produtos químicos necessários para a limpeza dos esgotos vêm incluídos no aluguel.

Quanto ao gás, o veículo vem com 2 botijões incluídos, e eles são mais do que suficientes para um aluguel de 11 dias.

Eu diria que, viajando no inverno - quando a gente usa bastante gás para a calefação - um botijão de gás dura, em média, 1 semana. Sendo assim, os 2 botijões que vêm incluídos no valor do aluguel devem durar até 2 semanas (em média). Eles podem ser devolvidos vazios.

fazendo faxina na casinha

colocando água

despejando esgoto do banheiro

a caixa com esgoto do banheiro pode ser transportada

nesse "buraquinho" fica o esgoto do banheiro

colocando a caixa do esgoto no lugar

no porta-malas tínhamos todos os produtos químicos necessários para a limpeza

calços para nivelar o motorhome vêm no porta-malas também

A Km inicial do nosso motorhome era 18.861km, e devolvemos o veículo com Km final de 20.818km.

Na hora de pegar o motorhome na locadora, faça questão de fazer constar no contrato todos os amassões na lataria, arranhões na pintura, trincas nos vidros, etc. Em especial, peça uma escada para subir e olhar se não existem danos no teto (por fora) - se não olhar, depois eles podem te cobrar por arranhões de árvores no telhado, por exemplo.

Quanto ao funcionamento interno do veículo, eles explicam tudo muito detalhadamente no momento da entrega do motorhome - não fique com dúvidas, pergunte tudo, especialmente sobre o funcionamento da geladeira, calefação e limpeza do esgoto do banheiro - essas são as maiores dificuldades que as pessoas sempre têm nos primeiros dias do primeiro aluguel de motorhome!

Gastos e estatísticas com o motorhome na Espanha

* Rodamos: 1.960km em 12 dias de motorhome na Espanha (11 noites)

* Média de 163km/dia

* Gasto total de diesel: € 265 = 236,5 litros

* Média de preço do diesel: € 1,12/litro

* Consumo de diesel: 8,28km/litro

Diesel na Espanha

Abaixo, lista de todas as vezes que abastecemos o motorhome na Espanha durante a nossa viagem de 12 dias:

€ 54 - € 1,15 por litro - 47 litros (Jaén, entre Madrid e Granada)
€ 51 - € 1,11 por litro - 46 litros (Arriate, entre Ronda e Setenil)
€ 25 - € 1,18 por litro - 21 litros (Carmona, entre Sevilha e Córdoba)
€ 87 - € 1,10 por litro - 78,5 litros (na estrada, entre Toledo e Segóvia)
€ 48 - € 1,09 por litro - 44 litros (em Alcalá de Henares)

Gasto total com diesel: € 265 = 236,5 litros.

a cada abastecimento de combustível, já completávamos o tanque de água

Pedágios na Espanha

Abaixo, lista de todos os pedágios que pagamos durante a nossa viagem de 1.960km de motorhome na Espanha:

€ 2,50 (entre Madrid e Granada)
€ 7,55 (entre Madrid e Granada)
€ 7,20 (entre Arcos de la Frontera e Sevilha)
€ 2,75 (entre Toledo e Segóvia)
€ 3,70 (entre Toledo e Segóvia)
€ 1,20 (entre Toledo e Segóvia)
€ 8,25 (entre Toledo e Segóvia)
€ 4,40 (entre Segóvia e Madrid)

Gasto total com pedágios: € 37,55.

Na Autopista Madrid-Toledo, você pega um ticket quando entra na estrada e paga o pedágio quando sai da estrada, de acordo com a quilometragem rodada.

Já tínhamos visto esse esquema em quase toda a Itália, e acho bem justo. Mas vale dizer que dá para evitar essas autopistas pedagiadas, querendo, pois, olhando no GPS, víamos que sempre haviam outras opções de estradas não pedagiadas.

O bom de rodar nas estradas com pedágio é que eram bem vazias 👅

Entre Madrid e Segóvia existem pedágios caros por causa do túnel. Até dá para evitar os pedágios, mas, neste caso, como verificamos pessoalmente, realmente não vale a pena, porque as estradas secundárias são umas serrinhas bem chatas, onde pegamos até uma forte nevasca e tivemos que retornar, pegar a autopista e pagar o tal pedágio kkkk...

máquinas na estrada limpando a nevasca

Supermercados na Espanha

Valores gastos com compras de supermercado na Espanha:

€ 150,80 - Madrid (incluindo 2 bons travesseiros)
€ 10 - Grazalema
€ 32,21 - Sevilha

Parquímetros e estacionamentos na Espanha

Como mencionei antes, a quase totalidade das vagas de estacionamento que usamos durante a viagem de motorhome na Espanha foram gratuitas, sem necessidade de pagamento de parquímetro

Na verdade, os únicos parquímetros que pagamos foram em Toledo, no total de € 1,70 + € 0,85, e o estacionamento na Alhambra de Granada

vagas de estacionamento gratuitas

estacionamento grátis em Arcos de La Frontera

parquímetro

estacionamento exclusivo para motorhomes na Alhambra

vagas grátis num dos mirantes de Toledo

estacionamento grátis nos moinhos de vento de Consuegra

vagas com parquímetro em Toledo

o parquímetro é autoexplicativo

coloque o comprovante bem visível no para-brisa

O que precisa levar numa viagem de motorhome na Espanha

Para fazer uma viagem de motorhome, você precisa se 'aparelhar', se não quiser ficar em campings toda noite.

Nós não ficamos em nenhum camping nas 2 últimas viagens de motorhome pela Europa (com exceção da noite de ano-novo em Nuremberg), mas estávamos bem equipados, com inversor (imprescindível para carregar os equipamentos que precisam de uma tomada), baterias extras e carregadores com várias entradas USB!

É importante levar um inversor de voltagem dos bons.

Tivemos 2 pequenos e baratos (comprados via Mercado Livre) e os 2 queimaram no meio de viagens, um na Islândia e outro na Holanda, nos deixando na mão.

Decidimos então investir num inversor bom (e caro!), que compramos na Holanda e está conosco até hoje, nunca mais nos deixando na mão.

O Peg fez uma baita gambiarra e colocou 3 metros de extensão nos fios do inversor - daí ele liga direto na bateria do motor do veículo e nós sempre temos uma tomada de energia disponível, mesmo quando não ficamos em camping 😏

Não sabemos ao certo, pois não entendemos nada de engenharia elétrica, mas, para evitar dissabores e uma possível avaria do inversor (aka, queimar de novo), nunca o ligamos quando o veículo está em movimento, com a ignição ligada - só usamos quando estamos estacionados em algum lugar, com o motor desligado.

E não, nunca ficamos sem bateria, mesmo deixando o inversor ligado as noites inteiras.

Se você quer economizar com campings, fazendo várias noites de free camping, e vai investir em viagens de motorhome, um bom inversor é o seu melhor investimento - recomendamos muito essa aquisição, valeu cada euro que gastamos!

Veja fotos:

inversor de voltagem novo

carregador de bateria extra do celular e entradas USB

carregador de baterias extras para máquina fotográfica

Chip de celular para usar na Espanha

Na Espanha - e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Europa com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis ☺

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

bom é chegar já usando o GPS no celular
e até para ver o clima!

Vídeos de motorhome na Espanha

Veja algumas imagens dos nossos melhores momentos viajando de motorhome na Espanha:

As edições dos vídeos foram feitas com o software Sony Vegas Pro 13.

Escolha outros videoclipes para assistir no nosso canal no YouTube!

Ainda não se inscreveu lá?? Faça isso já 😍

Participe do pequeno viajante

Você já viajou de motorhome na Espanha com a sua família? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Veja os vídeos das nossas viagens de motorhome clicando nos links abaixo:

* Sobre Portugal
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria

Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Espanha?

Nós ficamos várias noites no Madrid Centre Apartments, e recomendamos muito!

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!