Menu

Roteiros pela Escandinávia

Planejando uma viagem pela Escandinávia? Aqui você encontra dicas de roteiros pela Escandinávia, incluindo Noruega, Islândia, Finlândia, Suécia e Dinamarca!
Roteiros pela Escandinávia

A definição de países nórdicos é fácil: ninguém discute que neles se incluem Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, além das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Groenlândia. 

Já a expressão Escandinávia desperta controvérsias, e admite diversas definições, algumas mais amplas, outras mais restritas. 

A Escandinávia é uma região geográfica e histórica no norte da Europa, e abrange, no sentido mais estrito, apenas a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. 

Aliás, a chamada península escandinava inclui apenas a Suécia e a Noruega, e a Dinamarca só é incluída na brincadeira pela semelhança linguística, étnica e histórica, mas geograficamente, de fato, ela não faz parte da península. 

Mas, num sentido mais amplo, o termo Escandinávia também pode abranger a Finlândia, as Ilhas Faroé, a Islândia e, por vezes, até mesmo o arquipélago de Svalbard e a Groenlândia.

Por ser uma região puramente histórico-geográfica, a Escandinávia não tem fronteiras políticas definidas e, para fins do pequeno viajante, vamos usar o sentido mais amplo, e incluir, na nossa tag Escandinávia, todos os países que dela podem ser considerados membros:

Roteiros pela Escandinávia
mapa da Escandinávia

Em vermelho, o sentido mais estrito do termo, com Suécia, Noruega e Dinamarca; em laranja, o sentido ampliado, com Finlândia, Islândia, as Ilhas Faroé e o arquipélago da Åland; e em amarelo, o sentido mais amplo, com Groenlândia e Svalbard.

Nós viajamos por vários países nesta região - uma das áreas do mundo com natureza mais linda e selvagem que conhecemos, para não falar no absurdo índice de desenvolvimento humano e cultural - e temos muitas dicas de roteiros pela Escandinávia aqui no blog, então resolvi fazer este post índice para facilitar as pesquisas de vocês por aqui.

Basta clicar nos links abaixo para ver tudo o que temos publicado sobre cada um dos países escandinavos aqui no blog:




Dica bônus do pequeno viajante: nesse Atlas Colorido para Crianças "Viajando pelo Mundo", da Ciranda Cultural (foto abaixo), vem tudo explicadinho sobre a Escandinávia!

O Lipe já está sabendo direitinho por onde passamos 😏

Roteiros pela Escandinávia

Você já esteve na Escandinávia?? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante as nossas viagens pela Escandinávia, usamos as seguintes hashtags nas redes sociais:

#PVnaIslandia
#LipenaNoruega
#LipenaSuécia
#LipenaEuropa
#LipenaDinamarca
#LipeVoltaaoMundo

Também fiz várias pastas de "destaques" da Noruega e da Suécia lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: