Menu

17 lugares para conhecer na Noruega

Planejando viajar para a Noruega? Aqui você encontra uma lista de 17 lugares para conhecer na Noruega - imperdível!
17 lugares para conhecer na Noruega
17 lugares para conhecer na Noruega

Depois que publiquei o post com o nosso roteiro na Noruega, muita gente veio me perguntar, afinal, o que nós mais gostamos, o que não dá para deixar de fora num roteiro pela Noruega

De fato, nosso roteiro pela Noruega ficou bem longo - e tem muita gente que fica até com preguiça de ler hehehehe - então pediram que eu fizesse, mastigadinha, uma lista de lugares para conhecer na Noruega - aqueles imperdíveis, que você não pode deixar fora do seu roteiro. 

De glaciares a trilhas nas montanhas, de cidades vibrantes a aldeias pitorescas, de marcos geográficos a igrejas de madeira de muitos séculos passados, de cachoeiras e fiordes a lagos muitos verdes e estradinhas serpenteando pelas montanhas, de pontes encurvadas a ilhas surreais, esses são os nossos 17 lugares para conhecer na Noruega:


1 Bergen

Já publiquei um post inteirinho com todos os detalhes sobre Bergen, a cidade mais famosa da Noruega

Veja neste post o que fazer em Bergen, tudo sobre o Bergen Card, onde trocar dinheiro, estacionar e até onde dormir num motorhome!!

O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega

Neste mesmo post, expliquei também onde compramos coroas norueguesas em Bergen, onde estacionamos e pernoitamos na cidade, etc.

Não vou repetir tudo aqui novamente, então clique no link acima e veja lá todas as nossas dicas de Bergen!

O fato é que Bergen é o lugar número 1 da nossa lista de lugares para conhecer na Noruega!

Bergen

2 Heddal Stavkirke

Uma igreja que não pode ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer na Noruega, a Heddal Stavkirke é a maior igreja de madeira do mundo e uma das mais bonitas das 28 igrejas de madeira que ainda existem na Noruega - uma obra-prima feita de madeira. Foi construída no começo do século 13 e é mais bonita do que eu imaginava, com um campo de trigo incrível ali ao lado.

Tem um restaurante ao lado dela e estacionamento bem grande. Calcule passar no mínimo 1h por ali.

Bem pertinho há um museu ao ar livre com casas de fazendas da região que mostra como era a vida nas fazendas norueguesas no passado. Para quem não foi ao Norsk Folkemuseum em Oslo, vale a pena!

Mas, afinal, o que torna as 'stave churches' tão especiais, além da beleza surpreendente, carisma e presença de tirar o fôlego?

O fato de que elas só existem na Noruega - são uma contribuição norueguesa para o patrimônio arquitetônico da humanidade, já que igrejas de madeira existiam em vários países europeus, mas apenas as 'stavkirkes' norueguesas sobreviveram.

A igreja de madeira de Heddal ainda tem conservadas pinturas de 1668 nas paredes!

Abre das 9 às 18hs no verão. Ingresso: adulto 80 coroas, crianças grátis.

Para ler mais sobre as igrejas de madeira da Noruega34 dicas da Noruega para quem vai pela primeira vez.


Heddal Stavkirke

Heddal Stavkirke

3 Trilha Preikestolen

Trilha Preikestolen era o ponto turístico número 1 na nossa imensa lista de atrações e lugares para conhecer na Noruega e, em resumo, superou todas as nossas expectativas! 

Para saber onde estacionar em Preikestolen, como é a trilha, dicas para fazer a Trilha Preikestolen com crianças, segurança, o que levar na trilha e muito mais, veja o post específico que escrevemos: Trilha Preikestolen com crianças na Noruega.

Veja aqui o vídeo sobre a Trilha Preikestolen que já está publicado lá no nosso canal YouTube:



4 Latefossen

A nossa primeira parada na Rota Cênica norueguesa Hardanger foi em Latefossen, que são 2 cascatas lindas, uma ao lado da outra, com uma ponte antiga embaixo.

O cenário nos arredores é de tirar o fôlego, com corredeiras margeadas por florestas de pinheiros. 

O estacionamento é grande e tem banheiro, lojinha e café. 

Uma coisa impressionante na Noruega é a quantidade de cachoeiras por todos os lados! 

Cachoeiras, cascatas, quedas d'água - definitivamente não dei todo o crédito que elas merecem nos lugares escolhidos neste post (embora tenha mostrado muitas delas lá nos stories do Instagram, que estão todos salvos em pastas nos destaques!). 

Foram dezenas espalhadas pela Noruega. Muitas, especialmente, nas rotas cênicas Ryfylke e Hardanger, mas também em todos os outros cantos do país. Onde tem um rio, um fiorde, um glacier ou uma montanha, tem uma 'fossen' para compor o cenário.

Para ler mais sobre as cachoeiras da Noruega, veja nosso roteiro pela Noruega. E não deixe de colocar algumas cachoeiras na sua lista de lugares para conhecer na Noruega!


Latefossen
Latefossen

5 Oslo

Já publiquei um post inteirinho com todos os detalhes de Osloa capital da Noruega.

Saiba o que fazer em Oslo e todas as dicas que você precisa para conhecer a cidade! Veja o que visitar, passeios bate e volta, onde estacionar, comprar bebidas alcoólicas e muito mais neste link: O que fazer em Oslo: dicas práticas para visitar a capital da Noruega.

Neste mesmo post, expliquei também se é melhor usar euros, coroas norueguesas ou cartão de crédito, onde trocamos dinheiro, dicas de compras de supermercado, etc.

Não vou repetir tudo aqui novamente, então clique no link acima e veja lá todas as dicas de Oslo!

Para mim, a capital sempre merece estar entre as principais atrações de um país, e Oslo certamente merece figurar na sua lista de lugares para conhecer na Noruega 😇

Oslo

Oslo
Oslo, capital da Noruega

6 Mirante Stegastein 

Sem dúvida, Stegastein é o mirante mais lindo da Noruega, construído pelo Norwegian Scenic Routes Project, e provavelmente tem uma das vistas mais bonitas de fiordes noruegueses também. Com certeza merece entrar na sua lista de lugares para conhecer na Noruega!

Poucos quilômetros depois do mirante tem uma cachoeira linda e muitas corredeiras que acompanham essa estrada espetacular.

É uma estrada diferente de todas que passamos antes, com muitas rochas cobertas de limo verde, lagos e muita neve, mesmo em julho, no auge do verão! Uma sensação de lugar inóspito, longe de tudo, selvagem, lindo!

Não passamos por nenhum turista em toda a Rota Cênica Aurlandsfjellet 243 após Stegastein - acho que a imensa maioria vai até o mirante para ver as vistas e depois volta para pernoitar em hotéis em Aurland ou Flåm...mas vimos muitos motorhomes parados para pernoite nas inúmeras 'rest areas' e acostamentos neste trecho da estrada.

Como já comentei em outros posts, a melhor maneira de programar o seu roteiro pela Noruega - além das nossas dicas aqui no blog, é claro - é através dessas rotas cênicas, que você encontra bem detalhadinhas no site Visit Norway.

'Fjellet', em norueguês, significa "montanhas", então a Rota Aurlandsfjellet é a estrada que atravessa as montanhas de Aurland.


7 Borgund Stavkirke

Construída inteiramente de madeira em 1180, é a mais bem conservada e menos alterada de todas as igrejas de madeira da Noruega, e certamente merece estar entre os lugares para conhecer na Noruega!

O campanário dela, construído no século 13, é o único deste estilo que ainda existe no mundo.

O ingresso custa 90 coroas por pessoa e você compra na loja/museu que fica do outro lado da estrada e que eu achei um edifício incrível, integrado à natureza e combinando com as igrejas, como costuma ser esse tipo de construção na Noruega.

O local tem ainda estacionamento, cafeteria e banheiros.

Amei o clima de conto de fadas nessa igreja! Espero que vocês gostem também!

#fairytalevibes


Borgund Stavkirke

Borgund Stavkirke

Borgund Stavkirke
Borgund Stavkirke

8 Glaciar Bøyabreen

No lado sul do Jostedalsbreen National Park, conhecemos o Glaciar Bøyabreen, que é super acessível - dá para chegar de carro a 50m do lago que há em sua base, onde fica um café chamado Brævasshytta.

Nesse último estacionamento não pode pernoitar de motorhome, mas no estacionamento anterior (uns 200m antes) pode, e tinha vários motorhomes pernoitando lá. Tem banheiros no estacionamento.

Fiquei mega feliz de, apesar do perrengue de encontrarmos uma estrada interrompida, ter a chance de conhecer lugares tão lindos que nós nem imaginávamos visitar!

Subimos toda a Rota Cênica Gaularfjellet para, passando Likholefossen, descobrir que um deslizamento de terra bloqueou a estrada e teríamos que voltar até Sogndal pela mesma estrada que vínhamos percorrendo há horas na chuva, o que significava que não poderíamos visitar os glaciares  que havíamos planejado inicialmente conhecer no Parque Nacional Jostedalsbreen, onde fica o maior glaciar da Europa continental!

Sem alternativa, começamos a voltar, e então o tempo abriu depois da chuva e acabamos pegando uma estrada excepcionalmente e inesperadamente linda, que nos levou ao mesmo parque nacional pelo seu lado sul, onde nos deparamos com esse glaciar super acessível, o Bøyabreen!

Para ver todo o trajeto completo que fizemos por lá e os perrengues que encontramos pelo caminho, veja o nosso roteiro pela Noruega

Glaciar Bøyabreen
Glaciar Bøyabreen

9 Olden

Olden foi um dos lugares mais fotogênicos que conhecemos na nossa viagem, e merece estar na sua lista de lugares para conhecer na Noruega.

Navio atracado, muitos turistas, trenzinho de turismo, beleza redobrada, tudo refletido, casinhas coloridas nas encostas dos morros verdes, barquinhos, fiorde com água muito verde...eu não soube lidar com tanto colírio.

Acho que tiramos mais de 200 fotos lá! Vimos muitos lugares para estacionar motorhomes.

Em Olden a gente entra para ir até o Glaciar Briksdalsbreen e a cachoeira Kleivafossen, que queríamos muito ter conhecido, não fosse pelo perrengue de encontrarmos uma estrada bloqueada!

O trajeto no lado norte do Jostedalsbreen National Park é um desvio por uma estradinha que aumenta 45Km essa rota, e para chegar até perto do glaciar ainda tem uma caminhada por uma trilha de 5Km...como estávamos sempre atrasados no nosso roteiro pela Noruega, não daria nem para pensar em ir até lá, mas um dia a gente volta!

Olden
Olden

10 Lovatnet e o Glaciar Kjendalsbreen

Em Loen entramos para ir até o Lovatnet, numa estradinha margeando o lago que leva até o Glaciar Kjendalsbreen, o qual também integra o lado norte do Parque Nacional Jostedalsbreen - o maior glaciar da Europa continental.

Esse lago - Lovatnet - é o mais lindo que eu já vi. O "Lake Louise da Noruega", que suplantou o original, na minha opinião!

Tem ali o Sande Camping, que, na minha opinião, é o camping mais lindo do mundo, mas é caro.

Passando uns 300m do camping, tem uma 'rest area' ótima para pernoitar.

Muitos noruegueses acampando, remando em seus caiaques coloridos no lago e fazendo trilhas nos arredores.

Um dos meus pontos preferidos nesta viagem, que merece estar em qualquer lista de lugares para conhecer na Noruega!

Lovatnet
Lovatnet

11 Hjelle

Hjelle é uma fofura de vilinha, com casarões antigos e cenário de cinema na beira do lago, no meio de um vale cercado por montanhas com glaciares no topo.

Não deixe de ver a 'boutique' antiguinha e o hotel que ficam ali! Fiquei sonhando em me hospedar uns dias ali no Hjelle Hotel, com aquela vista!

Que sonho!

Hjelle, anota aí esse nome e trata de colocar no teu roteiro de lugares para conhecer na Noruega!

Hjelle

Hjelle
Hjelle

12 Geiranger Skywalk em Dalsnibba - Nibbevegen

Em Langvatnet se pega uma estradinha pedagiada de 5Km (10Km entre ida e volta) até o Geiranger Skywalk, ou Dalsnibba, subindo pela estrada chamada Nibbevegen

A subida é linda, mas a descida permite vistas ainda mais sensacionais. 

Lá em cima, tem loja de souvenirs e roupas, banheiros, e até um foodtruck. 

A estrutura lá em cima é muito legal, a gente caminha sobre o nada, e se debruça em paredes de vidro - chega a dar frio na barriga. Vista impressionante do Geirangerfjord, das montanhas cobertas de neve ao redor e das estradinhas serpenteando lá embaixo. 

Há um estacionamento enorme bem lá em cima. 

Tivemos sorte de subir com um tempo aberto e maravilhoso, mas, quando estávamos prontos para descer, subiu um monte de nuvens e já não se via mais nada. Se estiver muito nublado, não vale nem a pena pagar o pedágio para subir, pois você não vai ver nada, a não ser que tenha tempo suficiente para esperar as nuvens abrirem - porque elas abrem e fecham rapidamente, do nada. 

Num país cheio de mirantes e vistas alucinantes, seria até uma heresia tentar escolher um favorito...mas essa estrada pedagiada de chamada Nibbevegen, que leva até o Dalsnibba Mountain Plateau, com vistas do vale de Geiranger e do Geirangerfjord 1500m abaixo, na rota cênica Geiranger - Trollstigen, é uma forte concorrente na minha listinha de paisagens mais majestosas da vida, e definitivamente deve estar na sua lista de lugares para conhecer na Noruega!

É a vista mais alta que se pode ter de um fiorde por terra, e a estrutura do mirante é de dar frio no saco, mesmo que você não tenha um!

Para subir, você pagará NOK 140 por carro em pedágio.

É possível pernoitar lá - coordenadas: N62.04894, E7.26941.

Geiranger Skywalk em Dalsnibba - Nibbevegen

Geiranger Skywalk em Dalsnibba - Nibbevegen
Geiranger Skywalk em Dalsnibba - Nibbevegen

13 Trollstigen - o Caminho do Troll

Rota Cênica de Trollstigen é um roteiro de 106Km de estrada numa região de natureza selvagem na parte oeste da Noruega, com vistas impressionantes de montanhas recortadas, fiordes, cascatas e vales muito verdes. 

Trollstigen, conhecido em português como Caminho do Troll, é uma estrada em ziguezague com 11 curvas cotovelo construída nos anos 30, no lugar de uma antiga trilha de cavalos que serpenteava pelas montanhas.

A Estrada do Troll, localizada na região do fiorde de Geiranger, é uma das mais cênicas de todo o mundo. Ela chama atenção justamente pelo terreno super íngreme onde foi construída (com inclinação de 9%) e pelas muitas curvas cotovelo do trajeto, também chamadas de 'hairpin bends', que fazem um desenho impressionante nas encostas da montanha.

A estrada de Trollstigen atrai milhões de turistas desde que foi inaugurada, em 1936, não só pela construção ousada - um feito da engenharia nos anos 30 - mas também pelas vistas que oferece da natureza ao seu redor.

Montanhas imponentes circundam a estrada, com nomes tão pomposos quanto o cenário nos arredores: Kongen (o Rei), Dronningen (a Rainha) e Bispen (o Bispo).

Tem estacionamento grátis no Trollstigen Senter, que é o Visitor Center desta rota cênica, nas coordenadas N62.45295, E7.66371. Aliás, uma área bem grande do estacionamento é exclusiva para motorhomes.

No Trollstigen Senter, além do estacionamento, encontramos loja, cafeteria, mirantes e arquitetura fantástica, como sempre!

Sabe aqueles lugares onde se sente a presença de Deus? Trollstigen é bem assim. Uma paisagem majestosa e deslumbrante.

Depois de muito tempo curtindo as vistas alucinantes do mirante, descemos as 11 curvas cotovelo do Caminho do Troll e, na parte de baixo da Escada do Troll, tem uma 'rest area' com uma pracinha muito legal, restaurante, lojas e um monte de Trolls gigantes para tirar fotos.

Leia também: Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega

Mais adiante tem um rio com uma prainha ótima para banho, em Sogge Bru. É o Rio Rauma.

Também é ali que fica a Trollveggen, num pequeno desvio. Para todos os lados que se olha, paredões incríveis de rocha.

Trollveggen é o paredão de pedra Troll Wall, a maior parede vertical da Europa, com 1200m de altura!

Trollstigen Senter
Trollstigen - o Caminho do Troll

14 Ponte Storseisundet

Quem nunca viu uma fotografia desta ponte encurvada no Instagram, ou um vídeo em que ela é a protagonista num comercial de carros?

A ponte mais alta da Atlantic Road, Storseisundet Bridge, impressiona pela arquitetura diferente de qualquer outra, com uma curva bonita que dá uma concepção artística à construção. 

A Ponte Storseisundet tem um estacionamento grande bem pertinho dela e 2 pontes peatonais para pescadores nas laterais da estrada, ao lado do estacionamento.

A parada seguinte nesta rota é Eldhusøya - uma passarela ao redor da ilha que fica logo depois da Ponte Storseisundet.

Ali tem restaurante, estacionamento e banheiro. É outro parador com arquitetura toda modernosa, que merece entrar na sua lista de lugares para conhecer na Noruega!

Ponte Storseisundet
Ponte Storseisundet

15 Trondheim

Trondheim é a 3ª maior cidade da Noruega e já foi capital do país, merecendo figurar entre os lugares para conhecer na Noruega. 

Cidade universitária, tem uma longa história medieval, tendo sido fundada, na margem do Rio Nidelva, em 997 pelo Rei Viking Olav Tryggvason, que trocou o culto aos deuses nórdicos em favor do Cristianismo.

Chegamos em Trondheim e fomos direto até o Piren - local onde ficam situados os armazéns antigos coloridos às margens do Rio Nidelva - e estacionamos lá.

Meu lugar favorito na cidade foi justamente a vista incrível do Piren, onde dormimos no nosso motorhome, de graça.

Para saber onde ficar, estacionar, onde pernoitar com motorhome e o que fazer em Trondheim, leia o post completo que já publiquei sobre a cidade aqui no blog:

Trondheim
Trondheim

16 Arctic Circle Center

Sobre momentos que marcam a vida de um viajante: nem sei há quanto tempo eu imaginava o dia em que cruzaria a linha imaginária que marca o Círculo Polar Ártico - Polarsirkelsenteret, em bom norueguês! 

Quando fomos ao Alaska e à Islândia, chegamos perto, mas a falta de mais tempo nunca havia nos permitido chegar lá! Desta vez, pusemos na cabeça que ultrapassaríamos essa linha imaginária, nem que, para isso, tivéssemos que nos revezar na direção do motorhome dirigindo 12hs em um dia, e foi o que fizemos!

O esforço compensou, e acredito que esta atração merece estar na nossa lista de lugares para conhecer na Noruega!

O lugar não tem nada de extraordinário - muitos mosquitos gigantes carnívoros, frio de 9ºC no auge do verão e muito vento, 'cairns', traços dos nativos Sami, um estacionamento de motorhomes gigantesco, alguns memoriais e marcos geográficos, as montanhas do Parque Nacional Saltfjellet com topos cobertos de neve, uma loja legal, restaurante e banheiros - mas o efeito psicológico que o fato de chegar num dos pontos mais altos do planeta exerce em um viajante é de exultação, de missão cumprida, uma sensação de 'completude' e gratidão por todas as oportunidades que já tivemos na vida!

Chegar ao Círculo Polar foi fruto de muito esforço e dedicação de uma vida inteira. Nada cai do céu. Não existe almoço grátis. Mas, com o devido esforço, a gente pode TUDO.

Até chegar ao topo do mundo na coordenada 66º33'N...

Nem que, para isso, você tenha que dirigir um motorhome por 12hs seguidas, porque, como eu disse, NADA acontece sem dedicação e força de vontade.

Arctic Circle Center fica aberto das 10 às 22hs. O restaurante fecha às 20hs, mas a loja, que é bem legal, fecha só às 22hs.

Para ver o trajeto completo que fizemos até chegar lá, veja nosso roteiro pela Noruega

Arctic Circle Center

Arctic Circle Center
Arctic Circle Center

17 Lofoten

As Ilhas Lofoten são uma parte espetacular da Noruega.

As montanhas de Lofoten foram esculpidas por glaciares e são fantásticas: parecem ter nascido de dentro do mar querendo tocar o céu com seus picos pontiagudos, povoadas por aldeias de pescadores tão perfeitinhas que parecem 'fake'.

Lofoten é um verdadeiro tesouro escondido, paraíso perdido ou qualquer outro destes clichês que você queira usar - a única certeza que eu tenho é que esse lugar não pode ficar de fora do seu roteiro pela Noruega!

Para saber tudo sobre Lofoten, veja nosso post Ilhas Lofoten, na Noruega: roteiro e dicas.

Lá eu escrevi sobre as melhores balsas para chegar em Lofoten, como são as travessias de ferry entre o continente e o Arquipélago de Lofoten, a pesca do bacalhau, as praias de Lofoten, a polêmica das baleias, onde comer em Lofoten e onde ficar em Lofoten.

Chegar até Lofoten não é para qualquer um, mas esse é definitivamente um dos mais incríveis lugares para conhecer na Noruega!


Ilhas Lofoten

Ilhas Lofoten
Ilhas Lofoten

Vídeo de viagem de motorhome pela Noruega

Com vocês, alguns dos melhores momentos da nossa viagem pela Noruega de motorhome:


Se você gostou, não esquece de deixar um 👍, comentar e se inscrever no nosso canal YouTube!

Você já esteve na Noruega? Como foi o seu roteiro por lá? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Noruega, usamos a hashtag #LipenaNoruega nas redes sociais 😊

Também fiz várias pastas de "destaques" da Noruega lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!
Ilhas Lofoten, na Noruega: roteiro e dicas
Roteiro pela Noruega e Suécia
Noruega de motorhome: vídeo de viagem
Roteiros Vikings na Noruega: onde encontrar atrações da Era Viking
Lapônia muito além do Papai Noel: o que você precisa saber antes de ir
Allemannsretten: o direito de pernoitar de graça num motorhome na Noruega e Suécia
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega
Como é voar para a Escandinávia na classe econômica da Air France
Roteiro de viagem pela Escandinávia com crianças: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Estônia
Aurora boreal, sol da meia-noite e noite polar: a Noruega e seus incríveis fenômenos da natureza
Trolls da Noruega: tudo o que você precisa saber sobre eles para viajar à Noruega
Trondheim, Noruega: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez
Uppsala, Suécia: principais atrações e dicas para quem vai pela primeira vez

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Sensacional amigos! Já era apaixonado pela Noruega e depois dessas dicas, estou ainda mais apaixonado. Um dia iremos conhecer todos esses lugares lindos e maravilhosos que esse país tão lindo tem a oferecer!! Parabéns!! Deus abençoe a família! Forte abraço!

    ResponderExcluir