Turismo com animais: experiências éticas que você pode viver com a vida selvagem do planeta
A minha lista de pendências da vida selvagem foi atualizada com sucesso este ano!
Na nossa última viagem pela África, realizamos tantos sonhos envolvendo vida selvagem que a minha bucketlist até diminuiu, o que é raro (porque quanto mais eu viajo, a cada ano que passa, ela só costuma aumentar).
Mas...essas aventuras envolvendo animais sempre carregam consigo alguns conflitos éticos.
Eu não sou aquela pessoa que detesta turismo com animais, ou mesmo zoos e aquários, com todas as suas forças - até contei num post recente aqui no blog como os rinocerontes só sobreviveram na natureza selvagem em Uganda graças a um zoo norte-americano!
Certamente existem alguns zoos e aquários que funcionam muito bem, inclusive como santuários para animais que, por uma ou outra razão - debilidades, rejeição ou porque nasceram em cativeiro - não podem retornar à vida selvagem, pois não têm as habilidades necessárias para sobreviver na natureza.
Isso é uma discussão bem longa e polêmica e a idéia aqui não é me aprofundar nesse assunto, nem discutir os pros e contras do turismo com animais. Se você quer ler mais sobre esse tema, escrevi bastante aqui: Sobre as críticas ao turismo com gorilas das montanhas
Esse texto acima é específico sobre o turismo com gorilas, mas infelizmente se aplica também a inúmeras outras espécies de animais selvagens, especialmente na África e em países subdesenvolvidos em geral.
Aqui eu quero apenas listar alguns lugares - mundo afora - que nós conhecemos e que podemos indicar como experiências "éticas" - ou "sustentáveis" - que você pode viver com a vida selvagem do planeta.
Para aqueles que estão precisando de "ideias" para novas aventuras, e que amam experiências com a vida selvagem, essa lista é um prato cheio - prepara o print aí!
E, para se inspirar com outras ideias para novas aventuras, leia aqui:
15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresçaurso no Denali National Park no Alaska |
guanaco em Torres del Paine no Chile |
rekking para ver rinocerontes de pertinho num santuário em Ugand |
colônia de pinguins de Boulders Beach na Península do Cabo na África do Sul |
baleia no Kenai Fjords National Park no Alaska |
Experiências éticas com animais mundo afora
O fato é que, hoje em dia, com a consciência que a gente vai adquirindo com o tempo, e se "educando", esses programas de zoos e aquários acabam me deprimindo.
Passeios com elefantes, tigres, tubarões ou golfinhos, que fizemos há muitos anos atrás, na Tailândia, no Sri Lanka, nas Maldivas ou em Curaçao, por exemplo, hoje em dia nós não repetiríamos de jeito nenhum.
Entendo que às vezes é preciso viver a experiência para entender que aquilo não é legal, não é ético - e, quando vi situações que não achei legais, narrei tudo aqui no blog, "desrecomendando".
Outras vezes, nem é preciso experimentar para saber que aquilo ali não parece legal, nem ético, nem bom para os animais.
Em algumas situações - hoje em dia na maioria das situações, aliás - basta "dar um Google" para se informar.
Mas existem, sim, algumas experiências que você pode viver com a vida selvagem do planeta sem prejudicá-la - pelo contrário: ajudando a preservar os animais de hoje e suas futuras gerações, como é o caso do rastreamento de gorilas das montanhas em Uganda, experiência que vivemos recentemente e que expliquei em detalhes aqui no blog.
Então, ao invés de fazer um texto negativo, criticando todos os lugares onde vimos situações exploratórias de animais e atividades que não eram éticas nem sustentáveis, preferi fazer aqui um post com algumas idéias de lugares e experiências maravilhosas que você pode ter com a vida selvagem do nosso planeta.
O turismo com animais nem sempre precisa ter uma conotação negativa.
Já expliquei antes, e repito aqui: engana-se redondamente quem pensa que é necessário ir à África para fazer um safari.
De fato, alguns dos safaris mais incríveis que fizemos foram no continente africano: subindo as colinas da Tanzânia para ver chimpanzés, fotografando elefantes no sopé do Monte Kilimanjaro no Parque Amboseli no Quênia, vendo as cheetahs brigarem por comida na Namíbia, as zebras tomando água no Parque Etosha, os leões no Serengeti e os gnus na Cratera Ngorongoro.
Mas também presenciamos cenas inesquecíveis em verdadeiros safaris que fizemos no continente americano, fosse para ver ursos nas Montanhas Rochosas do Canadá e no Parque Nacional Denali no Alaska, orcas no Kenai Fjords National Park, ou guanacos e vicunhas na Patagônia.
Ver esses animais vivendo livres na natureza foram algumas das melhores experiências que tivemos na vida! E ainda tenho muitos sonhos: a fauna da Antártida, ursos polares e orangotangos estão no topo da minha lista atualmente!
Claro que a minha lista não é nem de perto exaustiva e, só de relê-la, já fui lembrando de inúmeras outras experiências incríveis que tivemos com vida selvagem que esqueci de listar aqui - como as renas que vimos na estrada na Lapônia, ou a macacada que vimos em Tikal na Guatemala, as araras de Honduras, os ursos e bisões que vimos em Yellowstone nos EUA ano passado, etc - mas acho que desta lista "básica" vocês já podem tirar algumas boas ideias de atividades para quem ama a vida selvagem, mas não quer viver experiências exploratórias e daninhas ao meio ambiente.
Se você ainda não experimentou, coloque essas atividades e esses lugares incríveis na sua wishlist 👇
renas na Lapônia |
bisão que vimos exageradamente de perto numa trilha em Yellowstone nos EUA ano passado |
macaco-aranha em Tikal na Guatemala |
as araras são o animal símbolo de Honduras na América Central |
Bonito
Começando pelo Brasil, eu imagino que a Amazônia e o Pantanal sejam ainda mais incríveis, mas não conhecemos (ainda) nem um, nem outro, então, dos lugares que eu conheci no BR, um dos meus favoritos para ver animais na natureza foi Bonito.
Lá você vai ter encontros de 1º grau com jacarés, lontras, cardumes de peixes coloridos, araras, tucanos e até jibóias!
Veja as nossas dicas de Bonito aqui: Bonito
flutuação em Bonito |
jacaré que avistamos num dos nossos passeios em Bonito |
Fernando de Noronha
Golfinhos, tartarugas marinhas, arraias, tubarões, moréias e cardumes imensos de peixinhos coloridos. De todos os lugares onde já mergulhamos ou fizemos snorkel, Noronha foi o mais impressionante.
É verdade que, de 2002 para cá, notamos que a vida marinha diminuiu MUITO (já estivemos lá 3 vezes, e a fauna marinha vem diminuindo a cada viagem) - então a dica é que você vá logo - e respeite toda vida marinha que encontrar 😕
Todas as nossas dicas de Noronha aqui: Fernando de Noronha
golfinhos cercavam nosso barco na 1ª vez que estivemos em Noronha - sem nenhum tipo de alimentação artificial |
vimos dezenas de tartarugas marinhas fazendo snorkel na Baía do Sueste em Fernando de Noronha |
Crocodilos no Parque Everglades na Flórida
crocodilo americano no Parque Nacional Everglades na Flórida |
peixe-boi, ou manatee, na Flórida |
British Columbia e Alberta no Canadá
passeio de barco com a Orca Spirit Adventures para ver orcas e outros animais marinhos no Canadá |
- jamais desembarque do seu veículo - seja carro ou motorhome - para se aproximar e fotografar animais selvagens; e
- jamais alimente animais selvagens.
corredores para animais na Highway 1 no Banff National Park |
fazendo safari de motorhome no Canadá |
vimos muita vida selvagem no Banff National Park |
elks e veados na estrada cênica Minnewanka Loop Drive |
na Bow Valley Parkway, estrada que fica entre Banff e Lake Louise, conhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo, você consegue ver ursos até na beira da rodovia! |
no norte de Jasper, a caminho de Miette Hot Springs, também vimos muita vida selvagem ao longo das rodovias |
urso preto na Icefields Parkway |
antes de chegarmos a Jasper, vimos a cena mais incrível de todas: mamãe-ursa e seus 2 filhotes cruzando a estrada bem na nossa frente |
River Safari em Blue River no Canadá |
urso preto nas margens do Blue River |
Parque Nacional Denali no Alaska
O Alaska é, sem dúvidas, um dos lugares onde mais vimos vida selvagem - um prato cheio para quem ama turismo com animais da maneira mais saudável que existe, tanto que vocês verão várias outras dicas do Alaska aqui neste post.
O Denali National Park é o parque nacional mais famoso do Alaska, e a melhor maneira de conhecê-lo - e à sua abundante vida selvagem - é num tour de ônibus de 92 milhas, que atravessa todo o parque nacional, e leva de 12 a 13hs, entre ida e volta.
É sempre emocionante ver ursos selvagens - mesmo depois de tantos que já tínhamos visto no Canadá nesta mesma viagem, é uma cena com a qual a gente não se acostuma e que não deixa de emocionar nunca!
Ver um urso pardo atravessando a estrada seguido pelos filhotes bem na frente do nosso ônibus, assim como vemos cavalos aqui no RS ou como víamos ovelhas na Nova Zelândia, é de arrepiar!
Vimos vários caribus, um bando grande de Dall sheep e nada menos que 11 ursos!
Dicas aqui: Denali National Park, no Alasca - como é o passeio de ônibus pelo parque nacional
tour de ônibus de 92 milhas, que atravessa todo o Parque Nacional Denali no Alaska |
caribu no Denali |
ver um urso pardo atravessando a estrada seguido pelos filhotes bem na frente do nosso ônibus não tem preço! |
família urso reunida no Denali National Park, Alaska |
Kenai Fjords National Park no Alaska
O Kenai Fjords é um parque nacional no Alaska onde você pode fazer passeios de barco, partindo da cidadezinha de Seward, para ver muitas famílias de orcas, "as baleias assassinas", além das paisagens belíssimas dos fiordes do parque nacional, muitos glaciares, leões marinhos (Steller sea lions), golfinhos (dall's porpoises), focas (harbor seals), baleias humpback, águias (bald eagles), oystercatchers pretos, puffins (horned e tufted), e um mundo de águas vivas!
Leia tudo sobre este passeio maravilhoso aqui: Kenai Fjords National Park no Alaska
além da fauna marinha, você ainda verá as paisagens belíssimas dos fiordes do parque nacional e muitos glaciares |
orcas no Kenai Fjords National Park no Alaska |
leões marinhos em Kenai Fjords |
focas no Kenai Fjords National Park no Alaska |
puffins - não conseguimos ver na Islândia, mas vimos no Alaska! |
Alaska Wildlife Conservation Center
O Alaska Wildlife Conservation Center é um fabuloso centro de reabilitação da vida selvagem do Alaska, situado na Seward Highway, uma das estradas mais bonitas do mundo, entre Anchorage e Seward.O parque é considerado um centro de reabilitação da vida selvagem do Alaska porque animais encontrados machucados ou órfãos, sem condições de sobreviver por conta própria 'in the wild', são enviados para viver e se recuperar lá, até poderem voltar à natureza.
Alaska Wildlife Conservation Center |
urso pardo no Alaska Wildlife Conservation Center |
o AWCC é um lugar de recuperação de animais machucados - tão logo se recuperem e tenham condições de sobrevivência, eles são 'devolvidos' à natureza |
urso preto no Alaska Wildlife Conservation Center |
moose no Alaska Wildlife Conservation Center |
Patagônia Chilena e Argentina
- o guanaco
- a vicunha
- a lhama
- a alpaca
guanaco em Torres del Paine no Chile |
ñandú na Patagônia chilena |
no caminho para Torres del Paine e no próprio parque nacional, vimos dezenas de animais selvagens típicos da fauna andina |
em Torres del Paine no Chile é possível fazer um verdadeiro safari patagônico |
vimos muitos animais selvagens no caminho entre El Calafate e Puerto Natales pela Ruta 40 argentina |
Zanzibar, entre golfinhos e tartarugas gigantes
mergulho com golfinhos num Safari Blue em Zanzibar |
Prison Island, a ilha das tartarugas gigantes de Aldabra |
Gorilas das Montanhas em Uganda
rastreamento de gorilas na Floresta Impenetrável de Bwindi |
fotografando um gorila das montanhas em Uganda |
Leões escaladores de árvores
Avistar leões em um safari na África é algo relativamente comum (e mesmo assim sempre muito emocionante!).
Vimos leões em praticamente todos os safaris que fizemos no continente, do Kruger Park na África do Sul ao Etosha National Park na Namíbia, do Serengeti na Tanzânia ao Murchison Falls National Park em Uganda.
Mas o que nós não estávamos esperando quando decidimos visitar o Queen Elizabeth National Park em Uganda era conhecer uma espécie relativamente rara de leões: os leões escaladores de árvores!
Existem aproximadamente 400 leões em Uganda, sendo que 130 deles estão no Parque Nacional Rainha Elizabeth, que é considerado o melhor lugar para ver leões em Uganda, incluindo os famosos leões escaladores de árvores.
É um tanto incomum que leões subam em árvores.
Existem apenas 2 populações em todo o mundo desses leões que realmente sobem em árvores como um de seus comportamentos diários. Uma dessas populações é encontrada no setor Ishasha, na parte sul do Parque Nacional Rainha Elizabeth, em Uganda, onde eles são comumente vistos em cima de figueiras e de acácias.
A outra população desses famosos Tree Climbing Lions pode ser encontrada no Lake Manyara National Park, na Tanzânia, outro parque nacional que visitamos há alguns anos.
Leia mais aqui: Uganda: roteiro de 8 dias
note a facilidade com que um dos leões sobe na árvore - parece que está grudado no tronco - não é por nada que eles são chamados de "leões escaladores de árvores"! |
Pinguins na Cidade do Cabo
A visita à colônia de pinguins de Boulders Beach na Península do Cabo na África do Sul é uma experiência com vida selvagem muito inusitada num destino de turismo com animais totalmente ético e responsável.
Quem diria, pinguins na África!!!
Para visitar essa colônia de pinguins africanos situada numa praia paradisíaca com rochedos gigantes perto de Cape Town, há uma passarela desde o centro de visitantes em Foxy Beach até Boulders Beach.
Eu, que só tinha visto pinguins de perto em zoológicos e aquários (tipo Sea World), fiquei até emocionada - é impressionante a diferença de se ver animais selvagens no seu habitat natural e num zoo/aquário!
Ver um pinguim numa praia, totalmente livre para entrar no mar e nadar para onde bem entender, é outro nível de emoção!
Duas dicas bem importantes:
1 nas passarelas, os pinguins estarão a menos de 50cm de você, cuidado com as bicadas! Nem pense em se aproximar e muito menos alimentá-los!
2 na hora de ir embora, preste atenção se não tem nenhum pinguim escondidinho debaixo do seu carro no estacionamento: isso é MUITO comum! Quando voltamos ao estacionamento, tinha pinguins-filhotes ao LADO do nosso carro! Acho que eu morreria do coração se atropelássemos um pinguim!
Veja todas as dicas para fazer este passeio aqui: Roteiro pela Península do Cabo na África do Sul: pinguins e o Cabo da Boa Esperança num passeio bate e volta desde Cape Town
essas placas que eles têm na área de estacionamento não são só pra bonito! |
colônia de pinguins de Boulders Beach na Península do Cabo na África do Sul |
Golden Monkey Hike em Ruanda
Essa atividade é tão especial justamente porque essa espécie de primatas só existe nessa região do planeta, e está tristemente ameaçada de extinção.
Golden Monkey Hike em Ruanda |
Migração de animais no Serengeti
a grande migração de animais no Serengeti |
Safari com chimpanzés
Visitando estes parques nacionais você está contribuindo para a preservação do parente mais próximo do ser humano.
safari com chimpanzés na Tanzânia |
chimpanzé no Kibale Forest National Park em Uganda |
Camelos
Já vimos camelos em diversos lugares do mundo, mas nunca livres na natureza 😟
Como animais de carga que são, é comum ver camelos em condições bem ruins, amarrados no sol, mal cuidados, magros, como vimos em Genipabu, em Israel, na Índia ou no Egito, por exemplo.
Os lugares onde vimos os camelos mais bem cuidados, em melhores condições - ou pelo menos de um jeito que não dá pena do animal, onde os animais pareciam realmente bem tratados, foram 2:
selfie com camelo no nosso acampamento no Deserto do Saara, no Marrocos |
mercado de camelos de Al Ain no Emirado de Abu Dhabi |
Safari a pé com rinocerontes
Na nossa última viagem à África, em Uganda, tivemos a incrível oportunidade de fazer um safari a pé com rinocerontes no Ziwa Rhino Sanctuary.
O santuário de rinocerontes Ziwa é um projeto de conservação privado e sem fins lucrativos para os animais ameaçados de extinção em Uganda. Ele abriga, desde 2005, com muito orgulho, uma espécie animal única, chamada rinoceronte branco, e é o único lugar onde você pode encontrar rinocerontes em Uganda, depois deles terem sido extintos do Parque Nacional de Murchison Falls e do Parque Nacional de Kidepo durante a guerra na década de 1970, juntamente com a caça desenfreada na década de 90.
Hoje em dia já são 44 rinos no Ziwa Rhino Sanctuary e, em breve, eles começarão a reintegrar os rinos do santuário aos parques nacionais de Uganda! Uma história de sucesso, depois da extinção!
Mais um exemplo de turismo com animais que, ao contrário de ser exploratório, representou salvação para a espécie!
Leia mais: Uganda: roteiro de 8 dias com trekking de gorilas
estar pertinho assim de um rinoceronte, e a pé!!! |
guarda-parques do Ziwa Rhino Sanctuary, que são integrantes do exército de Uganda, responsáveis por literalmente "guardar o parque" contra a ação de caçadores |
Safari de barco com hipopótamos
Outra atividade espetacular que tivemos a sorte de experimentar na nossa recente viagem a Uganda foram os safaris de barco.
Fizemos um emocionante safari de barco pelo Rio Nilo, mas o meu favorito foi o safari de barco que fizemos pelo Kazinga Channel, um canal situado no Queen Elizabeth National Park em Uganda, onde vimos centenas de hipopótamos.
Esse canal atrai uma variedade enorme de animais, ostentando uma das maiores concentrações de hipopótamos do mundo, além de crocodilos do Nilo, elefantes, búfalos e muitas espécies de pássaros.
Contei mais sobre esta experiência (e muitas outras) aqui: Uganda: roteiro de 8 dias
safari de barco para ver hipopótamos em Uganda |
Otjitotongwe Cheetah Farm na Namíbia
Esta dica é para quem ama guepardos: esse safari com cheetahs na Namíbia é um sonho.
Tá certo que, para nós, acabou sendo também o maior susto do ano, mas valeu até mesmo o perrengue!
Lipe fotografando uma cheetah durante nosso safari na Otjitotongwe Cheetah Farm, na Namíbia |
Hotel das girafas no Quênia
Visitamos o Giraffe Centre em Nairóbi, na nossa viagem ao Quênia, e não poderia recomendar mais este lugar.
Se você ama girafas, é o SEU lugar para visitar!
Dicas aqui: O famoso hotel das girafas no Quênia e o Giraffe Centre em Nairóbi
alimentando as girafas que estão sendo preservadas no Quênia muito em função do trabalho do Giraffe Centre em Nairóbi |
Orana Wildlife Park na Nova Zelândia
Eu não estava planejando incluir zoológicos nesta lista, mas sei que muita gente ainda gosta de visitá-los, e nós tivemos uma experiência tão boa neste zoo que eu não tenho nenhum pudor em recomendá-lo: Orana Wildlife Park em Christchurch na Nova Zelândia.
Sério, nós já visitamos alguns dos zoológicos mais famosos do mundo, de Washington a San Diego, de Nova York a Cingapura, de Gramado no RS a Sydney na Austrália, e foi justamente na Nova Zelândia que tivemos a melhor experiência da vida em zoológicos.
suricata no Orana Wildlife Park em Christchurch na Nova Zelândia |
Parque da Ovelha em Bento Gonçalves
Se você quer uma atividade mais "tranquila" com animais para curtir com o seu pequeno viajante, sem envolver animais selvagens, posso sugerir um lugar que fica aqui no meu quintal, e que é muito legal para famílias, com ovelhas e cachorros muito bem cuidados.
No Parque da Ovelha você pode dar mamadeiras para cordeiros de uma semana, assistir apresentações de falcoaria (com o gavião asa-de-telha Helô e a coruja suindara Elvis) e um show de cães de pastoreio da raça border collie.
A ideia é fazer com que os turistas tenham um contato mais próximo com os animais e com a realidade de uma fazenda de criação, ter uma experiência de como seria um dia vivendo e trabalhando na fazenda, ajudando na alimentação das ovelhas e curtindo uma verdadeira vivência de turismo rural que as crianças - e adultos mais ainda - adoram.
Todos os animais parecem muito bem cuidados e felizes, e nunca ouvi falar de qualquer notícia de maus-tratos ou queixas contra o tratamento dos animais lá.
Lipe participando da atividade de falcoaria no Parque da Ovelha em Bento Gonçalves |
dá vontade de pegar esses cordeirinhos e levar pra casa! |
Experiências com animais que tivemos no passado e NÃO recomendamos
Todo mundo já fez alguma babaquice no passado, né?
Eu não tenho vergonha de algumas experiências que vivemos e das quais não me orgulho - afinal, precisei passar por elas para me "educar" e entender o que é e o que não é legal.
Além disso, coisas que há mais de 20 anos atrás pareciam "normais", hoje em dia podem ser motivo até de "cancelamento" - isso se chama evolução (às vezes, nem sempre! 😂).
Mas sério, é assim que a humanidade evolui. E não estou nem falando apenas de turismo envolvendo animais, mas também de vários outros aspectos da vida em que evoluímos muito nas últimas 3 décadas, como a proibição do uso de cigarros em ambientes fechados e o costume do uso do cinto de segurança, por exemplo.
É muito legal que hoje em dia as pessoas já estejam tomando um cuidado maior ao escolher os lugares que vão visitar, ao pesquisar se a conduta de quem gerencia a atividade envolvendo é ética ou não, mas, ainda hoje, mesmo pesquisando bastante antes de ir, a gente ainda corre o risco de cair em furadas.
Então quis listar aqui também algumas experiências com animais selvagens que nós vivemos no passado e que hoje eu percebo que (por mais que na época eu possa ter curtido) NÃO foram legais - e recomendo fortemente que você evite:
existem muitas formas de se fazer turismo com animais selvagens sem que seja necessário explorar os animais, e a minha favorita, de longe, são os safaris na África Oriental |
Elefantes no Sudeste Asiático, Sri Lanka ou Índia
Tivemos várias experiências com elefantes na Ásia e, infelizmente, quase nunca foram boas.
As únicas exceções foram um lugar que conhecemos no Laos, onde pudemos alimentar elefantes com abacaxis, e dar banho neles no Rio Mekong, montados em pelo (sem aquelas estruturas horríveis de ferro que eles costumam colocar no lombo dos elefantes pros turistas passearem), e um safari que fizemos a pé no sul da Índia, para ver elefantes selvagens, no Parque Nacional Periyar (tinha tigres lá também).
Lá foi bom.
Mas, de um modo geral, na Índia, na Tailândia e no Sri Lanka, todas as outras vezes que tentamos fazer algum tipo de atividade envolvendo elefantes, nunca foi legal, sempre terminamos tristes.
Definitivamente não recomendo.
Veja aqui:
Se você ama elefantes, faça um safari na África, no Amboseli Park no Quênia ou no Etosha National Park na Namíbia, onde vimos dezenas de elefantes selvagens livres e felizes na natureza.
Se você quer uma atividade menos "aventureira", e mais "confortável", tivemos uma experiência incrível também vendo elefantes da piscina do hotel Buffalo Safari Lodge, situado no Queen Elizabeth National Park, em Uganda. Veja aqui.
no Laos, pudemos alimentar elefantes e dar banho neles no Rio Mekong, montados em pelo |
se você ama elefantes, faça um safari na África |
Encontros com tigres na Tailândia
Em 2011, quando o Peg tirou esta foto no Templo dos Tigres na Tailândia, o lugar ainda não era muito conhecido - mas nós já não tivemos uma boa impressão do templo. Eu não entrei, porque não podia entrar com crianças, e estávamos com o Lipe.
O Peg entrou, conheceu e não curtiu - teve a nítida impressão de que os animais estavam "dopados", e não "apenas no horário da sestia", como os monges alegavam.
Um bom tempo depois - lá por 2014 - começaram a aparecer notícias na mídia no sentido de que, de fato, os animais seriam "dopados" para as fotos com turistas, e que haviam sinais de maus-tratos.
Fiquei sabendo que as autoridades tailandesas fecharam o local em 2016 - o que foi uma ótima notícia!
Veja mais aqui: Tiger Temple, Bangkok, Tailândia
o Templo dos Tigres em Bangkok felizmente foi fechado pelas autoridades tailandesas |
Mergulho com tubarões e arraias nas Maldivas e nas Filipinas
Fizemos este passeio mais recentemente, nas Maldivas, e não havia nenhum sinal de alerta prévio de que o troço não era lá muito ético.
Mas...fiquei de olho no 'modus operandi' deles e descobri por conta própria que tanto os tubarões quanto as arraias vão até o barco ou na beira da praia nadar ao redor dos pés dos turistas (ou nas cabanas de luxo sobre palafitas dos resorts internacionais) depois que os carinhas jogam uma mistura de sangue e restos de peixe para atraí-los.
Podem até tentar te convencer que não, que "no nosso passeio não é assim", "no nosso hotel elas iam por conta própria". Acredita quem quiser...conversamos com várias pessoas, que fizeram vários passeios, e todos confirmaram: todos os passeios são assim.
Nos hotéis de luxo das Maldivas (especialmente aqueles que ficam sobre palafitas), é pior ainda: o pessoal da cozinha dos resorts tem instruções de jogar no mar os restos de peixes e frutos do mar usados para a alimentação dos hóspedes, para atrair as arraias. Eles limpam os peixes usados nos buffets e colocam uma mistura com as vísceras em locais estratégicos para atrair as arraias para as palafitas, para deslumbrar os hóspedes.
Pode até não ser nada de mais, é só um sanguinho/agradinho para atrair os bichos, mas sei que, assim como eu, tem muita gente que não curte muito essas experiências "artificiais"...
Pelo que descobri, os tubarões-lixa, com os quais nós nadamos, passam o ano todo nessas águas e, mesmo que eventualmente alimentados artificialmente nesses passeios, isso não chega a causar um desequilíbrio ambiental - tornando o meu problema de consciência mais palatável.
De qualquer forma, é importante dizer que atrair tubarões e arraias usando alimentos, iscas ou outros artifícios visuais para atraí-los para um local é uma atividade controversa, porque tem o potencial de alterar significativamente o comportamento do animal, como o tempo de residência no lugar e a fisiologia, e isso pode afetar o seu habitat e a segurança humana.
Essas experiências também alteram a forma como os tubarões usam a sua energia. Como resultado disso, os tubarões e as arraias são capazes de aprender e alterar o seu comportamento. Dentre outras coisas, é importante saber a quantidade de vezes que a atividade ocorre (quantas vezes por dia e quantas vezes ao longo do mês ou ano), além da quantidade e do tipo de alimento que é oferecido, e como ele é fornecido.
Mais controversos ainda são os mergulhos com tubarões-baleia nas Maldivas e nas Filipinas.
Quando estivemos nas Filipinas, eu li tanta coisa desaconselhando essa atividade, que acabei riscando o mergulho com tubarões-baleia da minha lista de desejos.
Em Luzon/Donsol/Legazpi, nas Filipinas, eles fazem um turismo super exploratório, alimentando os bichos para que eles permaneçam lá o ano inteiro (são animais migratórios), o que está causando um baita problema/desequilíbrio ambiental.
Dá para ver um pouquinho da nossa experiência assustadora com tubarões nesse vídeo aqui.
Veja todos os detalhes aqui: O que fazer nas Maldivas: passeios de barco
nossa experiência assustadora com tubarões nas Maldivas |
Mergulhos com golfinhos no Caribe em geral
Essa é, infelizmente, uma das atividades exploratórias de vida selvagem mais comuns no mundo, e eu jamais repetiria.
Sabe aquele sonho de criança de nadar com golfinhos? Pois é, eu tinha. Pesquisando, descobri que nesse local lá em Curaçao os animais eram bem tratados, não havia denúncias de órgãos de proteção aos animais, e então decidi que seria lá que eu realizaria o meu sonho de criança.
É óbvio que foi a realização de um sonho, estar na água com essas criaturas fofíssimas, mas isso foi há uns 10 anos atrás. Hoje em dia, eu preferia que eles parassem definitivamente com essas atividades com golfinhos em cativeiro. Não consigo mais encontrar justificativas para que essas atividades ainda persistam 😓
Todo mundo sabe que esses mergulhos com golfinhos são muito comuns em todo o Caribe - ali na região de Cancún, especialmente - e a verdade é que não há nenhum lugar ali onde a atividade seja realizada de um jeito "legal" para os golfinhos.
Se você realmente sonha em nadar com golfinhos, tente fazer isso na natureza, como contei acima da nossa experiência em Zanzibar, com golfinhos livres e selvagens, e não com animais em cativeiro.
Leia mais: Nadando com golfinhos na Dolphin Academy do Sea Aquarium de Curaçao
sim, foi a realização de um sonho de criança, mas hoje eu sei que existem formas menos exploratórias de estar perto desses animais incríveis |
Leve o equipamento fotográfico adequado
Ah, e para encerrar esse post, uma dica importante: se você gosta de fotografar animais selvagens, lembre de levar equipamento fotográfico adequado para fazer bons registros.
Num safari, por exemplo, um celular não vai te ajudar muito - você precisa de uma lente com um zoom bem melhor do que o celular oferece.
Já para passar uma hora com os gorilas na floresta, um celular é mais do que suficiente.
Num mergulho, por exemplo, você vai precisar de uma GoPro.
Então a dica é fazer sempre a lição de casa antes de viajar (leia nossos posts aqui no blog, que eu sempre explico o equipamento que usamos para fazer as nossas fotos) e levar as câmeras e lentes adequadas, para não voltar frustrado da sua viagem por não ter conseguido registrar os melhores momentos do seu encontro com algumas das criaturas mais incríveis do nosso planeta.
Leia mais aqui: Equipamento de fotografia para levar num safari
tentativa frustrada de fotografar um leopardo com um celular em safari na África 😓 |
veja a diferença de qualidade na foto tirada com uma câmera com zoom |
Comente este Post:
0 comentários: