Motorhome nos EUA no verão: como é e quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos na alta temporada
Foram 3.426Km rodados em 14 dias, numa média (alta) de 244Km/dia, que só foi boa porque era verão nos EUA e o sol só se punha depois das 21h30min!
Alugamos, através da
Motorhome Trips, pela 1ª vez, um motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America de Salt Lake City (Utah).
O tamanho dele é 6,1m (20 feet) X 2,3m (7,5 feet). Não entendi porquê o nome é C19, se ele tem 20 pés de comprimento, mas... (se alguém puder me explicar essa aparente contradição nos comentários abaixo, eu agradeço muito!)
Algumas estradas do Glacier National Park têm limite de tamanho para os veículos poderem circular, e os motorhomes mais longos/largos, como o C25, não passam por elas - por isso tivemos que optar pelo modelo menor.
No Yellowstone National Park e no Grand Teton não existe esse limite de tamanho para os veículos.
Nesta viagem, usamos muito o app iOverlander, que foi super útil para encontrarmos estações de esgotamento sanitário, água e free campings.
Neste post, vou escrever especificamente sobre como é e quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos no verão. DEPOIS, pretendo publicar outros posts aqui no blog detalhando o nosso roteiro desta viagem - daí eu prometo colocar as coordenadas de GPS ou endereços de todos os lugares onde pernoitamos e outros endereços úteis, como postos de gasolina que oferecem água e esgotamento sanitário grátis, por exemplo.
Uma coisa de cada vez, que eu sou uma só 😜
Para saber mais sobre esta viagem de motorhome pelos EUA, clique nestes links:
|
fizemos um roteiro de sonhos, passando por 4 estados americanos (Utah, Wyoming, Montana e Idaho), e explorando 3 parques nacionais |
|
pela 1ª vez alugamos um modelo compacto, através da Motorhome Trips: o motorhome C19 da locadora Cruise America |
|
um dos pontos altos da viagem foi o Glacier National Park, em Montana |
|
em Jackson, Wyoming, terra de cowboys |
|
fizemos quase todas as nossas refeições no motorhome |
Roteiro de viagem de motorhome pelos EUA no verão
Quem nos acompanha há mais tempo já sabe que amamos
viajar de motorhome no inverno e na neve e já temos vários posts aqui no blog contando sobre as viagens de RV que fizemos no inverno americano (entre os meses de dezembro e janeiro).
Amamos tanto essa região dos EUA que, em
dezembro de 2017, voltamos para fazer outro roteiro de motorhome por
Nevada,
Arizona e
Utah.
Em
janeiro de 2019, viajamos de motorhome pela
Flórida.
Leia mais sobre estas viagens de motorhome pelos EUA:
|
Peg fazendo gracinhas no Grand Teton National Park |
Mas este roteiro que queríamos fazer desta vez, passando por Yellowstone e pelo Glacier National Park, que fica literalmente na fronteira com o Canadá, beeem ao norte dos EUA, não pode ser feito no inverno, infelizmente.
Não foi por vontade própria que fizemos essa viagem em plenas férias de verão nos EUA, quando tudo está mais caro, cheio de gente e quente.
Para deixar claro para quem não sabe, o verão no hemisfério norte, nos Estados Unidos, equivale ao nosso inverno, ou seja, vai de junho a agosto! Esse é o período de férias escolares, quando as famílias americanas viajam com os filhos 💛
Quem determinou o período desta viagem, a bem da verdade, foi São Pedro.
Explico: a imensa maioria das estradas destes 3 parques nacionais fecham durante o inverno, e então só é possível visitá-los, como em Yellowstone, por exemplo, em tours que são feitos em snowmobiles e veículos adaptados - e essa foi a razão de irmos nas férias de julho, quando tudo é mais caro e cheio de gente.
Esses são daqueles lugares do mundo que só "funcionam" no verão, então, mesmo não gostando de viajar nessa época de calor e alta temporada, é a única época possível de ir lá para quem tem filhos em idade escolar. Se não fosse a escola do Felipe, iríamos no final de setembro - acredito que é a melhor época!
No Glacier National Park, por exemplo, a maioria dos serviços abre apenas de meados de maio a setembro.
Se você sonha em percorrer a Going to the Sun Road, conhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo, saiba que esta é uma daquelas roadtrips que têm um período certo para ocorrer, e só pode ser feita nos meses de verão, pois, no restante do ano, o Glacier National Park fica fechado, intransitável, por causa da neve/gelo nas estradas.
|
a Going to the Sun Road, conhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo, só é transitável no verão |
|
Grand Teton National Park |
|
Yellowstone National Park, mais conhecido como o parque do Zé Colméia! |
Dos 4 estados americanos do nosso roteiro - Utah, Wyoming, Montana e Idaho - eu já conhecia 3, menos Montana.
Eu também já conhecia Yellowstone (que se divide por 3 estados: Wyoming, Montana e Idaho) e o Grand Teton National Park (em Wyoming), mas o Peg e o Lipe não conheciam nenhum deles, e eu estava louca para viver essa aventura de motorhome no verão americano com eles!
O Glacier National Park, em Montana, seria novidade para todos nós, e eu estava MUITO empolgada!
Leia mais:
Roteiro de uma viagem ao redor dos Estados Unidos em 35 dias
Posts sobre Utah no pequeno viajante
Relato de viagem a Salt Lake City nos EUA: esqui para mãos de vaca em Utah
|
o único destino desta viagem que não era novo para nenhum de nós era Utah, que já conhecíamos de outras aventuras de motorhome |
Aliás, preciso lembrar que esta não foi a 1ª vez que entregamos um rim para viajar no verão do hemisfério norte!
Já fizemos outras viagens no verão "deles", e sempre é caro, mas, como expliquei, são lugares especiais no mundo, que só "funcionam" por 3 ou 4 meses ao ano, e todo mundo quer ir para lá nesta mesma época, o que deixa tudo lotado e mega inflacionado, como o nordeste brasileiro nas festas de final de ano, ou o Natal Luz em Gramado em dezembro - é a mesma lógica, a lei da oferta e da procura.
Aqui vão 2 exemplos de viagens de motorhome que só podem ser feitas no verão:
Em julho de 2015 viajamos pelo noroeste dos EUA, no Washington State, e pelo Canadá (British Columbia e Alberta). Não dá para viajar de motorhome pelas Montanhas Rochosas Canadenses no inverno, é frio demais e tudo no motorhome congela, daí você fica sem poder usar a pia, o chuveiro, e até o vaso sanitário!
Em julho de 2019, foi a vez de deixarmos outro rim na Escandinávia, numa viagem maravilhosa de motorhome pela Noruega e Suécia. A Noruega e a Suécia são lugares onde você só pode viajar de motorhome no verão (e talvez num pedacinho da primavera e do outono), não dá para ir no inverno! Fomos até Lofoten e foi uma das viagens mais incríveis das nossas vidas!
E cito ainda um outro lugar onde viajamos no verão, desta vez de carro alugado, porque só é possível de ser visitado no verão: o Parque Nacional Denali, no Alaska.
Então, quando for planejar a sua viagem de motorhome, preste atenção neste detalhe: existem lugares no mundo que só podem ser visitados em determinadas épocas do ano, então você precisa se planejar de acordo com os planos de São Pedro!
Se, depois de ler este post, você decidir fugir dos preços altos do verão americano, e viajar nos Estados Unidos entre dezembro e janeiro, nas férias escolares do seu filho no Brasil, recomendo esses destinos para uma viagem de motorhome nos EUA no inverno americano: Nevada, Arizona, Utah e Califórnia.
|
estradas espetaculares do Grand Teton National Park que só ficam abertas no verão |
|
estas estradinhas de montanhas em Utah também ficam fechadas no inverno |
Porque alugamos o motorhome em Salt Lake City
Para visitar estes parques nacionais, era mais óbvio que alugássemos um motorhome em locadoras mais próximas deles - existem locadoras de motorhomes Cruise America, por exemplo, em várias cidades de Montana, como Billings, Bozeman e Missoula, ou ainda em
Idaho, como
Idaho Falls.
Todas estas cidades ficam situadas mais próximas dos parques nacionais que queríamos visitar do que Salt Lake City - então porque não alugamos nosso motorhome de uma destas locadoras, o que teria diminuído bastante as nossas milhas a percorrer para chegarmos aos destinos tão sonhados?
Em uma palavra: aeroporto.
Precisávamos chegar aos EUA por algum lugar, e a cidade mais próxima do Grand Teton National Park que possui um grande aeroporto é Salt Lake City. E, mesmo assim, aviso que você vai ter que fazer conexão em um voo doméstico nos EUA para chegar lá, seja em Denver, no Colorado, ou em São Francisco, na Califórnia. Não há voos diretos do Brasil para lá (nós fizemos conexão no Panamá e no Colorado, para finalmente chegar em SLC).
Até cogitei pesquisar passagens aéreas para Bozeman (em Montana), por exemplo, mas os voos ficavam incrivelmente mais caros para lá - como se as passagens da Copa Airlines para Salt Lake City já não fossem caras o suficiente!
Isso, claro, na data da nossa viagem, mas recomendo que você não descarte essa possibilidade - se o seu roteiro for parecido com o nosso, sempre vale a pena pesquisar passagens aéreas para outros destinos que tenham aeroportos E locadoras de motorhomes mais próximos de Yellowstone ou do Glacier National Park! Quem sabe você não encontra uma barbada na época da sua viagem!?
Mas também não custa avisar o seguinte: o estado americano de Utah é um dos nossos lugares favoritos no mundo, e nós ADORAMOS conhecer Salt Lake City e arredores, então as milhas a mais que tivemos que percorrer para ir de Salt Lake City/Utah até Montana valeram muito a pena!
|
alugamos nosso motorhome na locadora Cruise America de Salt Lake City, em Utah |
|
existem locadoras de motorhomes Cruise America em várias cidades de Montana, como Billings, Bozeman e Missoula, ou ainda em Idaho, como Idaho Falls |
Quanto custa viajar de motorhome pelos EUA no verão
Chegamos a Salt Lake City, em Utah, num voo da Copa Airlines, à noite, e nos hospedamos no hotel com melhor custo-benefício que encontrei por lá, no meio do caminho entre o aeroporto e a locadora de motorhomes Cruise America:
Crystal Inn Hotel & Suites - West Valley City.
Recomendamos bastante esse hotel em Salt Lake City, pode fechar a reserva sem medo, é a sua melhor opção mesmo! Vou contar mais detalhes sobre ele quando publicar o post com o roteiro detalhado desta viagem, ok?
No dia seguinte, pela manhã, fomos de Uber do hotel até a locadora Cruise America, viagem que custou U$ 10.
Inicialmente, quando fiz a reserva, o pick-up do motorhome estava previsto para ocorrer entre 13 e 14hs. Uns 5 dias antes, liguei e agendei para 9:30hs, o que foi ótimo pra nós!
Para agendar, liguei para o número da locadora em SLC - 00 (operadora) 18012880930. O retorno ficou marcado para ocorrer entre 9 e 11hs da manhã.
Endereço da locadora Cruise America: Salt Lake City (Utah) - 4125 South State Street, Millcreek.
Incluídos na nossa reserva estavam 3 kits pessoais (roupa de cama e banho, travesseiros), kit de cozinha, 1700 milhas pré-pagas, seguro básico com franquia e taxas.
Além das 1700 milhas pré-pagas, cada milha extra custava 0,35 centavos.
Pagamos U$ 2627 adiantados pelo aluguel de 14 dias/13 noites, através da
Motorhome Trips.
No local, ainda tínhamos que pagar impostos e mais um depósito caução de U$ 500, do qual seriam cobradas despesas extras, como milhas percorridas, uso de gerador, seguro total (opcional), etc - e o valor restante nos seria reembolsado depois.
A franquia do seguro seria de U$ 2500, mas desta vez nos ofereceram um seguro extra opcional - o chamado zero damage plan - uma opção em que você paga U$ 20 por noite a mais de seguro e, com isso, fica isento do pagamento de qualquer franquia em caso de ter algum problema - no nosso caso, seriam U$ 260 por todo o período do aluguel de 13 noites.
Achamos que valia a pena pagar esses U$ 260 para termos total tranquilidade: se QUALQUER coisa acontecesse - desde um bisão se atravessar no meio da estrada, até uma árvore arranhar o teto do motorhome, ou um para-brisa trincado - não teríamos que desembolsar um centavo sequer.
|
alugamos o motorhome nos EUA através da agência brasileira Motorhome Trips |
|
contate a locadora por telefone com antecedência para agendar o horário de retirada do motorhome |
|
pagamos U$ 2627 adiantados pelo aluguel de 14 dias/13 noites, através da Motorhome Trips, usando o cartão Nomad, para evitar pagamento de IOF |
|
fomos de Uber do hotel em Salt Lake City até a locadora Cruise America |
|
a franquia do seguro seria de U$ 2500, mas nos ofereceram um seguro extra opcional - o chamado zero damage plan - uma opção em que você paga U$ 20 por noite a mais de seguro e fica isento do pagamento de qualquer franquia em caso de ter algum problema |
|
no nosso caso, seriam U$ 260 por todo o período do aluguel de 13 noites, e achamos que valia a pena pagar para termos total tranquilidade: se QUALQUER coisa acontecesse, não teríamos que desembolsar um centavo sequer |
|
incluídos na nossa reserva estavam 3 kits pessoais (roupa de cama e banho, travesseiros), kit de cozinha, 1700 milhas pré-pagas, seguro básico com franquia e taxas |
Arrumamos nossas roupas nos armários do motorhome e deixamos as nossas malas no guarda-volumes da locadora Cruise America de Salt Lake City, o que foi ótimo para não atravancar o motorhome, já que, neste modelo menor de RV, o porta-malas é bem reduzido (nossas 3 malinhas de bordo não cabiam lá!).
Sentimos falta do manual do veículo e de um isqueiro para acender o fogão cooktop.
Ah, e também não veio nenhum produto de limpeza no motorhome. Nos outros veículos que havíamos alugado anteriormente com a locadora Cruise America, sempre vinha isqueiro, manual de instruções e alguns produtos de limpeza mais básicos.
A limpeza do motorhome que nos entregaram estava boa.
No final do aluguel, nosso gasto com gerador foi de U$ 31,50.
Usamos 9hs a U$ 3,50 por hora. O gerador é usado principalmente pelo microondas e pelo ar-condicionado.
Nós economizamos bastante, porque a vontade que a gente tinha era de ficar sempre com o gerador ligado, para poder usar o ar-condicionado e espantar o calor dos infernos de 40ºC que estava fazendo em julho! Mas o gerador é mega barulhento, então não é recomendável usar muito em lugares onde o barulho dele possa incomodar outras pessoas na vizinhança.
Entregamos o motorhome com 70.610 milhas e pegamos com 68.481. Tínhamos pré-pago 1700 milhas e dirigimos 2.129 milhas no total (que são equivalentes a 3.426Km). Tivemos que pagar por 429 milhas extras. Pagamos 0.35 centavos por cada milha extra = U$ 150 em milhas extras percorridas.
|
motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
|
parte da frente do motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
|
parte dos fundos do motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
|
motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
|
cabine do motorista do motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
|
banheiro do motorhome C19 (modelo compacto) da Cruise America |
Resumo de quanto custa viajar de motorhome pelos EUA no verão
Vocês devem ter percebido que estou frisando reiteradas vezes que este post é bem específico sobre os custos de viajar de motorhome pelos Estados Unidos NO VERÃO.
Não é segredo nenhum que o verão americano, de junho a agosto, quando as famílias americanas aproveitam as férias escolares, é considerado altíssima temporada para viajar nos EUA, e tudo fica MUITO mais caro neste período do ano (mais ou menos como acontece no Brasil de dezembro a fevereiro).
Já escrevi isso acima, eu sei, mas não custa relembrar.
Faço questão de ressaltar isso para que vocês preparem o coração para a facada que virá e saibam que não é sempre assim, esse horror de preços altíssimos - como expliquei acima, já viajamos várias vezes de motorhome pelos EUA no inverno e os preços são MUITO melhores em qualquer época FORA do período de férias escolares de verão:
Viajar por estes lugares no verão é realmente muito mais caro, seja de carro, de motorhome, de patinete ou de bicileta...e a pandemia só agravou isso, porque deu um mega boom nas viagens de motorhome e para destinos de natureza.
Então saiba que, se você quer economizar, uma boa saída é planejar uma viagem de motorhome nos EUA no inverno, quando os aluguéis são muito mais baratos.
Mas, nesse caso, escolha outros destinos, como Nevada, Arizona, Utah ou Califórnia - pois Yellowstone e o Glacier National Park, como já expliquei, só abrem no verão mesmo!
|
viajar de motorhome nos EUA no verão tem suas vantagens e desvantagens |
E mais uma informação importante: não fique acreditando que a solução então para viajar pelos EUA no verão americano é alugar um carro e se hospedar em hotéis: os preços de hospedagens também estavam pela hora da morte!
Faça o seguinte, para você ter uma idéia: pesquise preços de hotéis em Jackson (ponto de partida para visitar o Grand Teton National Park) no mês de julho.
Ou então pesquise quanto custam em julho as diárias de hotéis em Gardiner ou em West Yellowstone (pontos de partida para visitar o Parque Nacional de Yellowstone).
Ainda, compare os preços de hotéis em West Glacier e Saint Mary (pontos de partida para visitar o Glacier National Park).
Isso para não falar dos preços das diárias nos alojamentos históricos e maravilhosos localizados dentro dos parques nacionais - só vendendo um rim para bancar estes sonhos de consumo!
Você vai perceber que, mesmo o aluguel de um motorhome sendo caríssimo nesta época do ano, ainda assim pode representar uma mega economia na sua viagem, principalmente se, assim como nós, você fizer free camping e não pagar campgrounds.
E mais: lembre que, viajando de motorhome, você economiza DEMAIS em refeições, comprando comidas em hipermercados como Targets e Walmarts e cozinhando na sua "casinha". Os preços de restaurantes nos EUA, sinto informar, também estavam uma facada em julho de 2023!
|
viajando de motorhome, você economiza muito fazendo as refeições "em casa" |
|
compre comidas em hipermercados como Targets e Walmarts e cozinhe na sua "casinha" |
|
a geladeira do nosso motorhome estava sempre bem abastecida! |
|
nota de compras no Walmart |
|
especialmente nos parques nacionais, nós até preferíamos fazer as refeições "em casa", porque os restaurantes estavam sempre lotados de gente, super caros e com filas enormes! |
|
com os preços caríssimos dos hotéis em Jackson, foi uma delícia poder dormir "de graça" no centrinho da cidade com essa vista linda! |
|
hotel em West Yellowstone, uma das "portas de entrada" do parque nacional mais famoso do mundo |
Bom, agora que já preparei o teu coração para o baque, vamos lá?
Segue abaixo o nosso resumo de quanto custa viajar de motorhome pelos EUA no verão:
- U$ 2627 adiantados pelo aluguel de 14 dias/13 noites (3 kits pessoais, kit de cozinha, 1700 milhas pré-pagas)
- U$ 461 em taxas e impostos (pagos no local)
- U$ 260 do seguro zero damage plan (seguro total U$ 20 por noite x 13 noites)
- U$ 31,50 pelo uso do gerador (9hs a U$ 3,50 por hora)
- U$ 150 - 429 milhas extras x 0.35 centavos por cada milha extra
Total: 902,50 + 2627 = U$ 3.529,50
A locação do motorhome era U$ 188,40 por noite, mas, somados todos os gastos - aluguel, kits pessoais, kit de cozinha, milhas, impostos, taxas, seguro total sem franquia e uso do gerador - deu um total médio de U$ 271 por noite!
E ainda falta somar os custos com gás propano e gasolina:
- Propano: U$ 21,63 no total
- Gasolina: U$ 763,50 no total
Custo total: U$ 4.314,63. Dividindo por 14 dias de viagem de motorhome, deu U$ 308 por dia.
Depois você tem que somar os custos com comida - 95% da nossa alimentação na viagem foi comida comprada no Walmart e no Target - que foram bem baixos, mas infelizmente esses valores eu não anotei (até porque teve muitas cervejas e vinhos envolvidos).
|
resumo do nosso contrato de aluguel de motorhome nos EUA no verão |
|
se você contratar o seguro zero damage plan, não precisa se preocupar em detalhar no contrato cada arranhãozinho que encontrar na lataria do motorhome antes de sair da locadora |
Gastamos pouquíssimo com ingressos e passeios também.
Os maiores custos foram o passe anual dos parques nacionais americanos - America the Beautiful - que custou U$ 80, a experiência no shooting range em Salt Lake City, que custou salgados U$ 128, e o ingresso no Antelope Island State Park, que custou U$ 15.
Além disso, some custos com passagens aéreas, simcards (chip de celular), etc.
Pagamos pelo esgotamento sanitário uma única vez, no posto de gasolina de Jackson, que cobrava U$ 5 pelo uso da estação.
Na maior parte das vezes, se você abastece no posto de combustíveis, eles permitem que você use a dump station (estação de esgotamento sanitário) de graça, assim como a torneira de água para encher o reservatório do motorhome.
Aliás, nesta viagem, usando o app iOverlander, não tivemos nenhuma dificuldade para encontrar água, dump stations e lugares para pernoite totalmente grátis.
Importante: não pagamos para pernoitar em nenhum lugar e não pagamos nem um centavo por estacionamento, que eu me recorde! Também não ficamos em camping nenhuma noite!
Não passamos por estradas pedagiadas, e quase todas estavam em bom estado de conservação. Mas ficamos impressionados com a quantidade de estradas em obras, que atrapalhavam o trânsito, gerando alguns atrasos e congestionamentos.
Acreditamos que, como esses estados ao norte dos EUA ficam vários meses debaixo de gelo e de muita neve, eles aproveitam para fazer todas as obras necessárias de manutenção e conservação de estradas durante os meses de verão 😝
Outros aplicativos e sites úteis para viajar de motorhome, além do iOverlander (baixe no seu celular e ESTUDE o funcionamento de cada um deles ANTES de viajar):
- sanidumps.com
- RV Parky
- Park4Night - a versão paga é melhor, e você pode pagar apenas 1 mês, na época da sua viagem
- Goodsam
De novo: entenda como esses aplicativos funcionam antes de viajar, esse detalhe vai lhe poupar muita dor de cabeça, dinheiro e tempo perdido na estrada!
|
aplicativos e sites úteis para viajar de motorhome |
|
o passe anual dos parques nacionais americanos - America the Beautiful - custou U$ 80 e é válido para entrada em todos os parques nacionais americanos por um ano para um veículo |
|
pagamos pelo esgotamento sanitário uma única vez, no posto de gasolina de Jackson, que cobrava U$ 5 pelo uso da estação |
|
na maior parte das vezes, se você abastece no posto de combustíveis, eles permitem que você use a dump station (estação de esgotamento sanitário) de graça, assim como a torneira de água para encher o reservatório do motorhome |
|
um free camping encontrado em aplicativo na nossa 1ª noite em Park City, Utah |
|
até em Jackson, cidade famosa por ser caríssima, meca de gente abastada, foi fácil encontrar vagas grátis para estacionar |
|
nos EUA é sempre bem mais fácil viajar de motorhome, assim como no Canadá, pois os estacionamentos e estradas são geralmente bem amplos e com vagas espaçosas, diferente da Europa, onde tudo é bem apertadinho e mais difícil de estacionar e manobrar |
|
usando o app iOverlander, não tivemos nenhuma dificuldade para encontrar água, dump stations e lugares para pernoite totalmente grátis |
|
quando houver uma placa assim, você pode estacionar o motorhome, só não pode pernoitar naquela vaga |
|
muitos parques nacionais nos EUA têm estacionamentos específicos para motorhomes e ônibus - amoooo! |
|
e alguns lugares têm vagas que são APENAS para motorhomes - RV ONLY - carros não podem estacionar ali! |
|
mas, infelizmente, também existem algumas estradinhas mais estreitas e estacionamentos menores que não permitem o trânsito/entrada de motorhomes 😓 |
|
estacionamento no centro de Helena onde pernoitamos grátis |
|
estação de esgotamento sanitário gratuita em posto de gasolina |
|
às vezes você tem que rodar todo o posto de gasolina para encontrar onde está situada a dump station, que fica escondida em algum canto |
|
o gás propano nunca é self-service - o abastecimento do tanque de gás sempre é feito por algum funcionário do posto com treinamento e usando EPIs |
|
nota de abastecimento de gás propano |
|
os postos de combustíveis da rede Maverick frequentemente oferecem RV dump gratuito para os clientes |
|
um dos melhores pernoites da viagem, em Utah, totalmente grátis |
|
com o uso de aplicativos como o iOverlander, fica fácil encontrar lugares para abastecer o tanque de água, dump stations e locais para pernoite totalmente grátis |
|
se você abastece seu motorhome com combustível no posto, eles permitem que você use a dump station de graça; caso contrário, terá que pagar - então sempre tente abastecer combustível em postos que ofereçam estação de esgotamento sanitário grátis para os seus clientes! |
Abastecimentos de gasolina na viagem de motorhome pelos EUA:
- Evanston/Wyoming - U$ 3,50 por galão. Abastecemos U$ 85 de gasolina e deu 24 galões.
- Jackson/Wyoming - U$ 50 de gasolina deu 13 galões. U$ 3,84 o galão.
- Colter Bay Village no Grand Teton National Park/Wyoming - abastecemos U$ 52 por 13 galões. U$ 3,94 por galão.
- Bozeman/Montana - U$ 50 por 13 galões. O preço do galão estava U$ 3,75.
- Augusta/Montana - abastecemos 13 galões a 3,86 por galão. Deu U$ 50.
- Browning/Montana - colocamos 20,46 galões a U$ 3,69 o galão, deu U$ 75.
- St. Mary/Montana - U$ 20 por 4,3 galões. Preço do galão: U$ 4,60!
- Seeley Lake/Montana - colocamos 15 galões a U$ 3,90 por galão. Deu U$ 60 no total.
- Dillon/Montana - colocamos U$ 90 de gasolina e deu 24 galões. O galão custa U$ 3,74.
- Pocatello/Idaho - U$ 40 deram 10,4 galões. O preço do galão estava U$ 3,85.
- Farmington/Utah - 7,64 galões deu U$ 30,42. Preço do galão: U$ 3,98.
- Salt Lake City/Utah - abastecemos U$ 40 e deu 10 galões. Preço do galão: U$ 3,90.
- Salt Lake City/Utah - abastecemos U$ 30 e deu 7,5 galões. Preço do galão: U$ 4.
- Salt Lake City/Utah - colocamos U$ 91 de gasolina e deu 23 galões. O preço do galão estava U$ 3,95.
👉 Gasolina + barata: U$ 3,50, em Evanston/Wyoming
👉 Gasolina + cara U$ 4,60, em St. Mary/Montana
No total, gastamos U$ 763,50 em gasolina e 198 galões, que são equivalentes a 750 litros de gasolina.
O preço médio do galão de gasolina ficou em U$ 3,85. Mesmo com o dólar alto, pelas nossas contas, a gasolina continua mais barata nos EUA do que no Brasil, pelo menos no RS, pois o preço médio do litro de gasolina ficou em U$ 1,01 😳
- 1 galão = 3,785 litros
- 1 milha = 1,609 Km
Como já mencionei, foram 3.426Km rodados em 14 dias, numa média de 244Km/dia.
O consumo médio de gasolina pelo motorhome C19 foi de 4,5Km por litro 😳
|
gastamos U$ 763,50 em gasolina |
|
o consumo médio de gasolina pelo motorhome C19 foi de 4,5Km por litro |
|
o preço médio do galão de gasolina ficou em U$ 3,85 |
|
mesmo com o dólar alto, a gasolina continua mais barata nos EUA do que no Brasil, pois o preço médio do litro de gasolina ficou em U$ 1,01 |
Sobre a devolução do motorhome em Salt Lake City e outras dicas práticas
Na nossa última noite no motorhome antes da devolução do veículo alugado em Salt Lake City, fomos dormir perto do posto de gasolina com dump station (esgotamento sanitário) mais próximo da locadora Cruise America.
A melhor vaga que encontramos foi nesta rua: coordendas 40,7006294, -111,8977230.
No Condado de Salt Lake City é proibido estacionar durante a noite em qualquer parque público - tem placas de no overnight parking em todos os parques, que coisa chata!
O posto de gasolina com água e dump station grátis mais próximo da locadora Cruise America é o Maverik Adventure's First Stop: coordenadas N 40.69931, W 111.90621.
O lugar onde pernoitamos fica a apenas 1Km de distância do posto de gasolina, então foi bem conveniente!
Fizemos o último esgotamento sanitário da viagem lá e, nesse momento, até disso (de limpar a caca) a gente já começa a sentir saudades antecipadas! 😅
|
o posto de gasolina com água e dump station grátis mais próximo da locadora Cruise America é o Maverik Adventure's First Stop |
Nesta viagem, como fez muito calor e os tanques de água limpa e água suja do motorhome C19 são bem menores do que estávamos acostumados no C25, desenvolvemos com maestria a técnica de tomar banho e lavar louças e até roupas NA própria dump station, ou seja, estacionados em pleno posto de gasolina!
Dica do pequeno viajante: o Peg tomava banho antes, e depois, enquanto ele ia limpando/esvaziando os tanques e enchendo de água, eu e o Lipe tomávamos banho.
Desta forma, sempre saíamos das dump stations os 3 de banhos recém tomados e com os nossos tanques de água limpa cheio e os de água suja vazios! Bem prático.
Fazendo isso, precisávamos encontrar estações de esgotamento sanitário apenas dia sim, dia não, o que nos economizava tempo e paciência hehehehe...
Nos motorhomes maiores, como o modelo C25, viajando no inverno, nós economizávamos bastante água e conseguíamos fazer esgotamento sanitário apenas a cada 3 dias!
Colocamos U$ 91 de gasolina e deu 23 galões. O preço do galão de gasolina em Salt Lake City estava custando U$ 3,95.
Aliás, como já comentei acima, U$ 3,85 foi a média de preço que pagamos pelo galão de gasolina nesta viagem pelos EUA em julho de 2023. Mesmo com o dólar alto, pelas nossas contas, a gasolina continua mais barata nos EUA do que no Brasil, pelo menos no RS 😳
Depois fomos completar o tanque de propano no U-Haul Moving & Storage of Salt Lake, no endereço 55 E 3900 S, Salt Lake City, UT 84107, que era o local mais próximo da locadora Cruise America. Deu U$ 3 por 0.7 galão. O preço do galão é de U$ 3,99.
O que mais consome gás propano no motorhome no verão é a água quente, a geladeira e o fogão. No inverno, consome-se bem mais propano, pois a calefação do motorhome funciona a gás.
|
o U-Haul Moving & Storage of Salt Lake era o local mais próximo da locadora Cruise America para abastecer gás propano |
O retorno do motorhome deveria acontecer entre 9 e 11hs na locadora Cruise America - endereço: 4125 South State Street, Millcreek.
Como tínhamos contratado o seguro total zero damage plan, eles só conferiram se o tanque de combustível estava no mesmo nível que havíamos recebido, os nossos gastos com gerador e as milhas percorridas e, em menos de 5min, estávamos prontos para partir!
É importante deixar a parte interna do motorhome limpa e o tanque de combustível tem que ser entregue no mesmo nível que você recebeu - do contrário, eles vão te cobrar uma taxa de limpeza e o valor que faltou para completar a gasolina (por um preço muito mais alto do que no posto de gasolina).
Os valores devidos (milhas, uso de gerador, seguro, etc) seriam cobrados posteriormente daquele depósito caução de U$ 500 que havíamos deixado, e o valor restante nos seria reembolsado no cartão - e efetivamente foi creditado no meu cartão Nomad apenas 1 dia depois!
- Gerador: usamos 9hs a U$ 3,50 por hora. O gerador é usado principalmente pelo microondas e pelo ar condicionado.
- Milhas: entregamos o motorhome com 70.610 milhas e pegamos com 68.481. Tínhamos pré-pago 1700 milhas e dirigimos 2.129 milhas no total (3.426Km). Tivemos que pagar por 429 milhas extras. Pagamos 0.35 por cada milha extra = U$ 150.
A viagem de Uber da locadora Cruise America até o aeroporto de Salt Lake City custou U$ 24.
Acho que aí estão todas as informações que vocês precisam para alugar um motorhome da Cruise America em Salt Lake City.
Nós descobrimos tudo isso fuçando 'in loco', passando perrengue, pesquisando no Google Maps e no iOverlander, mas agora vocês têm tudo mastigadinho no #felipeopequenoviajante 😅
|
tudo organizado e limpo para devolver o motorhome no último dia de viagem |
|
e a saudade já começa a bater antecipadamente! |
|
eu certamente poderia viver em um motorhome! 💓 |
O que você precisa providenciar com antecedência
Eu amo viajar de RV justamente porque as viagens de motorhome oferecem uma grande flexibilidade e liberdade, e a gente não precisa ficar amarrado em reservas de hotéis e roteiros pre-determinados.
Simplesmente AMO a liberdade de poder mudar de ideia - e de roteiro - a qualquer minuto! E odeio ter que planejar as viagens com muita antecedência, fazer reservas, etc.
Mas, para viajar de motorhome pelos EUA no verão, você precisa tomar algumas providências com antecedência, pois, como já expliquei acima, o verão americano é considerado altíssima temporada e, se você não planejar, organizar e reservar algumas coisas com BASTANTE antecedência, a sua viagem pode não acontecer.
O que eu recomendo que você planeje com antecedência:
- Seguro viagem do cartão Visa grátis
- Visto EUA (renovamos os nossos ano passado)
- Comprar online chips de celular @omeuchip
- Passagens aéreas da Copa Airlines (6 meses de antecedência)
- Aluguel de motorhome com a Motorhome Trips (um ano de antecedência)
- Permits da estrada Going to the sun e de outras áreas do Glacier National Park (em março)
- Comprar dólares com o cartão de débito Nomad (ou Wise)
- Reserva de hotel para a 1ª noite: fizemos no Crystal Inn Hotel & Suites - West Valley City
- Baixar aplicativos que você vai precisar usar durante a viagem e mapas offline do seu roteiro no Google Maps
|
providencie em março, sem falta, os permits para poder circular na estrada Going to the sun e nas outras áreas do Glacier National Park |
Vídeos explicando os parques nacionais
Temos um
canal no YouTube do blog, onde publicamos todos nossos vídeos de viagens bacaninhas, editados pelo Peg - mas tenho também um
canal meu no YouTube, onde publico os vídeos sem edição, que não passam no padrão-Peg-de-qualidade 😬🤣
Nesse canal eu publiquei 3 vídeos que gravei rapidamente, explicando diretamente nos mapas dos parques nacionais que visitamos algumas informações bem práticas para quem visita
Yellowstone, o
Glacier National Park e o
Grand Teton National Park, especialmente para quem viaja de motorhome.
São vídeos bem toscos kkkk mas acho que é a melhor forma de "entender" esses parques e o funcionamento de cada um deles para vocês poderem planejar melhor a viagem de vocês - por onde entrar no parque, dicas de roteiro, o que conhecer, as cidades-base, etc.
Deem uma olhada lá nos vídeos - vou deixar aqui os links - e me digam o que acharam desse formato:
Eu achei bem prático de "explicar" o parque nacional direto no mapa!
E não se preocupem, que logo vem aí um videozão bonito com todas as imagens maravilhosas de cada um desses parques nacionais americanos lindooooos que foram o colírio da nossa última aventura de motorhome pelos EUA!
|
achei bem prático de "explicar" tudo direto no mapa! |
Chips de celular para usar nos EUA
Durante toda a nossa viagem de motorhome pelos EUA, usamos o simcard da
@omeuchip específico para viagens aos EUA, com dados ilimitados.
Pelo que entendi, a Lyca Mobile usa a rede da TMobile, então sempre que havia cobertura TMobile, nós estávamos conectados.
Só não tivemos cobertura dentro dos parques nacionais, como Yellowstone, por exemplo, onde NENHUMA operadora tem cobertura, justamente para que você possa desconectar um pouco e viver a vida outdoors, longe das telas 🤩
|
durante a nossa viagem de motorhome pelos EUA, usamos o simcard da @omeuchip |
Habilitação para viajar de motorhome nos EUA
A 1ª primeira pergunta que SEMPRE me fazem sobre os nossos roteiros de motorhome é sobre a carteira de motorista necessária para alugar um motorhome: todas as vezes que alugamos motorhome, em inúmeros países por onde andamos, da Grécia à Namíbia, da Nova Zelândia ao Canadá, dos EUA à Islândia, NUNCA foi necessário ter nenhuma habilitação especial.
É tranquilo afirmar que, para dirigir um motorhome, em praticamente QUALQUER lugar, basta ter a CNH brasileira categoria B (que é a mais comum, apenas para automóveis).
Raras foram as vezes em que nos solicitaram a
PID - Permissão Internacional para Dirigir para o aluguel, mas, como ela pode ser solicitada, eu sempre recomendo que você providencie esse documento e leve na sua viagem de motorhome.
|
para dirigir um motorhome, em praticamente qualquer lugar, basta ter a CNH brasileira categoria B |
|
dirigir por estes cenários cinematográficos |
4 dicas importantes para planejar seu roteiro de motorhome
Em qualquer roadtrip, precisamos fazer escolhas: se pegarmos uma estrada, estamos automaticamente renunciando a outra.
Se você, como nós, nunca tem férias suficientes para conhecer tudo o que gostaria, a dica nº 1 é ler todos os posts sobre o destino que você vai visitar e então escolher quais são as suas atrações favoritas.
Escolhidas as favoritas, a dica nº 2 é colocar tudo no Google Maps e traçar a melhor rota entre esses lugares que são os seus preferidos.
A dica nº 3 é montar um roteiro de motorhome em que você não vá ultrapassar 200Km/dia - essa é a quilometragem máxima por dia para a viagem não virar uma maratona - pelo menos nas previsões de roteiro.
A última dica é adicionar sempre mais 15% de quilometragem na rota que você calcular no Google Maps.
Exemplo: se você planejar uma rota de 2000Km, acrescente pelo menos mais 15%, ou seja, 300Km.
Se no Google Maps a sua rota planejada deu 2000Km, saiba que, no final, você vai fazer uns 2300Km.
Se você tem 10 dias de viagem, isso vai dar em média 230Km/dia, que já é uma média muito alta.
Entendeu a fórmula do sucesso?
|
planejando a nossa viagem com a "ajudinha" do Google Maps |
No caso desta nossa última viagem de motorhome pelos EUA, foram 3.426Km rodados em 14 dias, numa média (alta) de 244Km/dia, que só foi boa porque era verão nos EUA, e o sol só se punha depois das 21h30min, então os dias eram bemmmm longos e podíamos rodar um pouco mais!
Veja que eu tinha calculado, pelo Google Maps, que rodaríamos um pouco mais de 1700 milhas, e por essa razão já tínhamos pré-pago 1700 milhas. No final, dirigimos 2129 milhas no total, e pagamos 429 milhas extras!
Ultrapassamos bastante (em 429 milhas) a minha "margem de erro" de 15% (que seriam 255 milhas), e isso também se deveu ao fato de que os dias eram bemmm longos e acabamos fazendo muito mais coisas no nosso roteiro do que havíamos planejado inicialmente, como a visita à casa da
Michelle @michellersb em Orem, onde ela mora, e os passeios nos arredores de Provo Canyon/Utah.
Eu sei que o valor desta viagem ficou bem alto - doeu bastante no nosso bolso hehehe - mas o que posso te garantir é que as Teton Mountains, Yellowstone e, principalmente, o Glacier National Park valeram CADA CENTAVO.
Tem coisas na vida que, como diz aquela velha propaganda, realmente não têm preço, e é para gastar justamente nisso que a gente economiza em todo o resto!
E aí, ficou animado para planejar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos no verão? Ou esse post foi um balde de água fria?
Você já fez algum roteiro de motorhome nos EUA no verão? Qual foi o destino escolhido?
Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!
Veja especialmente as #LipenaMotorhomeTrip e #LipeMotorhomeEua2023 e as pastas de destaques dos stories de Motorhome.
|
dica para conseguir tirar uma foto com o filho adolescente: agarre à força! |
|
por mais entardeceres dourados num motorhome |
|
feliz da vida na linha que divide o continente americano |
|
um dia que começa com um café da manhã completo num motorhome é um dia feliz |
|
fazendo pose em uma típica vila de cowboys no interior de Montana |
|
viajando de motorhome nos EUA no verão |
Ameiiii esse post. Estava super ansiosa pra ler sobre essa viagem. Aguardando os detalhes de todos os seus pernoites. Amo free camping tbem, um dos muitos prazeres de viajar de motorhome. Dormir é acordar com lindas paisagens. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirTenho reserva com a Cruise America (Colorado) para outubro, e realmente, a diferença de preços é alta (60% do valor da diária que voces pagaram). Tô contando os dias :) Em 2019 fizemos UT/AZ/NV no inverno e foi sensacional. Neste ano vamos com criança pequena (4 anos), entao a aventura será ainda mais especial
ResponderExcluir