Roteiro pela Península do Cabo na África do Sul: pinguins e o Cabo da Boa Esperança num passeio bate e volta desde Cape Town
Muizenberg Beach |
Boulders Beach Penguin Colony |
Cape Point |
babuínos em Cape Point, no Table Mountain National Park |
Camps Bay Beach e Os 12 Apóstolos |
Cape Point, África do Sul |
A Península do Cabo em Cape Town na África do Sul
A Península do Cabo é uma península bem montanhosa que se projeta para o Oceano Atlântico na extremidade sudoeste do continente africano.
No extremo sul da Península do Cabo estão situados Cape Point e o famoso Cabo da Boa Esperança.
No extremo norte está a também famosa Table Mountain, ou Montanha da Mesa, com vista para a Table Bay e para a Cidade do Cabo.
A Península do Cabo tem 52Km de extensão, de Mouille Point, no norte, até Cape Point, no sul. É limitada ao norte pela Table Bay, a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste por False Bay (na parte sul) e por Cape Flats (no norte).
Grande parte da Península do Cabo é ocupada pela área protegida chamada Table Mountain National Park (ou Parque Nacional Montanha da Mesa).
Península do Cabo em Cape Town na África do Sul |
foto obrigatória no famoso Cabo da Boa Esperança |
Estratégias para um passeio pela Península do Cabo
Para fazer o meu roteiro perfeito pela Península do Cabo em Cape Town, eu
- 1º pesquisei tudo o que eu queria conhecer na região;
- 2º coloquei todos os pontos de interesse que queríamos conhecer no Google Maps e fomos montando nosso roteiro.
Não há nenhuma novidade nisso - eu SEMPRE monto todos os meus roteiros assim: pesquiso tudo o que quero conhecer numa determinada região e depois coloco tudo no Google Maps e vejo qual trajeto fica mais coerente.
Quando fui montar o meu roteiro pela Península do Cabo, eu sabia da praia dos penguins, de uma praia com casinhas coloridas, do Cabo da Boa Esperança e de umas estradas cênicas que haviam ali pela região.
Meu conhecimento dos pontos turísticos de Cape Peninsula era bemmm limitado, eu admito! 😂
Então, conforme fui pesquisando, foi aparecendo um MONTE de pontos de interesse no nosso trajeto, e aí fui jogando tudo no Google Maps e montando um trajeto que fizesse sentido.
No final, a minha maior dúvida era se deveríamos descer pela esquerda (oeste) da Península do Cabo e subir pela direita (leste) ou vice-versa.
Teve gente me indicando ir pelos 2 lados, então resolvi seguir meus instintos e hoje posso dizer que acertei: vá para o sul, em direção a Cape Point, pelo leste, começando por Muizenberg Beach e volte para o norte, em direção à Cidade do Cabo, pelo oeste.
Seguimos esse caminho e foi perfeito. Explico o porquê disso com mais detalhes abaixo, no capítulo sobre Chapman’s Peak Drive, região onde esse trajeto sul 👉 norte é muito mais recomendado do que o contrário!
Vou colocar aqui abaixo resumidamente como ficou o itinerário do nosso passeio pela Península do Cabo, e depois vou detalhando o que tem de interessante em cada uma das paradas, pode ser?
Importante: no Google Maps, nosso roteiro previsto somava 140Km no total, que poderíamos fazer em 3h30min, sem fazer paradas, é claro! Mas, nem preciso dizer, esse é um roteiro para fazer em um dia inteiro - ou mais, se você tiver mais tempo!
O ideal é sair de manhã cedo da Cidade do Cabo, no máximo às 9hs, num dia linnnnndo de sol e céu azul, e voltar para a Cidade do Cabo à tardinha, próximo ao horário do por do sol!
Eu nunca tive dúvida de que faríamos esse passeio de carro alugado, por conta própria - pro Peg, dirigir na mão inglesa nunca foi um problema, e eu não conseguia nem imaginar fazer este passeio em um tour guiado pela região (existem muitos!), pois eu queria parar em inúmeros pontos de interesse pelo caminho, que, infelizmente, não estão incluídos nos passeios organizados por agências.
A maioria das agências inclui paradas em apenas 3 ou 4 pontos do caminho e, se vocês olharem o meu roteirinho básico por Cape Peninsula abaixo, verão que eu queria parar em pelo menos 15 pontos diferentes!
Eu ia surtar dentro de uma van ou ônibus turístico, sem poder parar a cada curva para fotografar em Chapman’s Peak Drive, por exemplo!
Mas...para quem tem medo de dirigir na mão inglesa, existe a opção dos tours nos buses vermelhos hop-on, hop-off, de 2 andares, da City Sightseeing.
O único problema é que, além de caros - sim, achei bem caros esses tours em Cape Town - como já falei, eles também não param em todos os lugares que eu queria parar!
Por outro lado, se você não tem medo de dirigir na mão inglesa, alugar um carro entre 2 pessoas já fica bem mais barato que um tour guiado e é muito mais recomendado - você pode fazer tudo no seu tempo, parar onde quiser e ficar o tempo que quiser em cada lugar, sem um guia te apressando!❤️
Abaixo eu explico tudo sobre aluguel de carro em Cape Town 👇
E, por último, se você tem um $$ sobrando e gosta de uma boa aventura, outra opção é contratar um motorista e fazer esse tour de moto, num sidecar hehehehehe...vi uma turma em Cape Point fazendo o tour assim e fiquei pensando que deve ser uma delícia!
Pra nós não ia dar certo, porque eles não alugam as motos: o passeio só é oferecido com o motorista da empresa incluído no pacote, e você vai no sidecar (o Peg nunca ia topar isso, ele ia querer dirigir a moto 😠)...mas deve ser super divertido!
para quem tem medo de dirigir na mão inglesa, existe a opção dos tours nos buses vermelhos da City Sightseeing |
quando o Peg descobriu que eles não alugam as motos, e que você vai no sidecar com o motorista da empresa dirigindo, já não curtiu mais a ideia haha... |
nosso roteiro 'oficial' pela Península do Cabo desde Cape Town |
Roteiro pela Península do Cabo desde Cape Town
- Victoria and Alfred Waterfront (saída)
- Muizenberg Beach (praia de surfistas com casinhas coloridas e mirante de Muizenberg Beach)
- Kalk Bay (parada para tomar café da manhã no Olympia Cafe - aberto diariamente, das 7 às 21hs, em 134 Main Rd)
- Simon’s Town (praça Jubilee, famosa pela estátua do cachorro Just Nuisance e praia com pinguins)
- Boulders Beach Penguin Colony
- Cape Point/Farol
- Cabo da Boa Esperança (ponto no extremo sudoeste do continente africano)
- Chapman’s Peak Drive (trajeto cênico, com vistas de tirar o fôlego e várias paradas) de Noordhoek até Hout Bay
- Mariner’s Wharf em Hout Bay - de lá saem os passeios de barco até Seal Island
- Llandudno Beach lookout point (praia)
- Camps Bay Beach (praia com vistas)
- The Twelve Apostles - 12 Apóstolos (formações rochosas ao longo do litoral) de Hout Bay até Kloof Nek pela Victoria Road
- Clifton Beach no bairro de Sea Point (se der tempo)
- Signal Hill (por do sol)
- Victoria and Alfred Waterfront (chegada para jantar)
Vamos saber um pouco mais sobre cada um destes lugares de interesse na Península do Cabo??
Simon’s Town |
babuíno em Cape Point |
Muizenberg Beach |
avestruz no Cabo da Boa Esperança |
Mariner’s Wharf em Hout Bay |
focas, lobos-marinhos ou leões-marinhos? |
Camps Bay Beach e Os 12 Apóstolos |
Boulders Beach Penguin Colony |
pinguim em Boulders Beach Penguin Colony |
Pontos turísticos na Península do Cabo
Note que você pode pegar a estrada saindo diretamente do seu hotel em Cape Town em direção a Muizenberg Beach - coloquei no meu roteiro a saída de Victoria and Alfred Waterfront apenas porque é um ponto de referência que todo mundo conhece na Cidade do Cabo, mas, como é um lugar enorme e cheio de atrações, recomendo que você deixe para passear por lá noutro dia, quando for ficar em Cape Town, para não perder tempo!
Leia mais: Cape Town: tudo o que você precisa saber sobre a Cidade Mãe na África do Sul
você pode pegar a estrada saindo diretamente do seu hotel em Cape Town em direção a Muizenberg Beach |
Muizenberg Beach
Nossa 1ª parada no passeio pela Península do Cabo a partir de Cape Town foi em Muizenberg Beach, uma praia de surfistas bem famosa pelas suas casinhas-vestiários de madeira colorida.
É considerada o berço do surfe na África do Sul, e se estende por mais de 20Km.
Foi bem fácil estacionar grátis logo atrás das famosas casinhas coloridas, na beira da praia. Não tinha nem parquímetro! Mas isso, claro, porque fomos em junho, no auge do inverno. No verão, imagino que Muizenberg Beach deve ficar lotadíssima, e deve ser praticamente impossível estacionar por ali!
foi bem fácil estacionar grátis em Muizenberg Beach |
A praia é claramente um reduto de gente muito rycahh, cheia de mansões lindas! Dizem que, no verão, é uma praia bem família.
Uma dica é fazer uma parada no mirante de Muizenberg Beach - se você der sorte, poderá ver tubarões brancos ou golfinhos nadando ali! Nós não tivemos essa sorte desta vez, infelizmente, mas pegamos um dia maravilhoso de sol, sem nenhuma nuvem no céu, super fotogênico para tirar fotos das casinhas coloridas, que, na verdade, nada mais são que vestiários de aluguel 💓
Muizenberg tem alguns marcos históricos, como a Casa de Rodes (o homem que sonhava com um trem que seria construído ligando a Cidade do Cabo ao Cairo, já imaginou?!) e o local da Batalha de Muizenberg.
Também é lá que fica a Casa Post, ou Het Posthuys, um dos edifícios mais antigos na África do Sul, de 1742, construído pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, como uma casa de pedágio para cobrança de impostos dos agricultores que passavam por ali para vender seus produtos aos navios atracados em Simon’s Bay.
False Bay, a Baía Falsa onde ela está situada, é conhecida por sua população de tubarões brancos, então ali também tem um serviço de vigia contra tubarões, conhecido como Shark Spotters, que emite alertas quando os tubarões estão próximos do litoral, apresentando perigo a banhistas e surfistas.
Os penhascos acima de Muizenberg são muito populares para prática de escalada, mas, às vezes, os escaladores são proibidos de ir até os penhascos, quando as aves nidificam nas bordas.
Contudo, o grande atrativo de Muizenberg Beach são realmente as casinhas coloridas que tornaram essa praia mundialmente conhecida, e tenho certeza que, assim como nós, você também vai querer tirar dezenas de fotos delas!
Muizenberg Beach |
Kalk Bay
A parada seguinte foi em Kalk Bay, um lindo vilarejo de pescadores na costa oeste da Baía Falsa.
Grande parte da cidade foi construída nas encostas das montanhas que margeiam o mar, com os picos de arenito da Table Mountain formando vales - só passear de carro por ali já é um baita programa!
Ali, a dica é fazer uma parada para tomar café da manhã no Olympia Cafe - aberto diariamente, das 7 às 21hs, em 134 Main Rd.
A histórica e charmosa vila de pescadores de Kalk Bay é uma mistura de pessoas, prédios históricos, pesqueiros cheios de barcos coloridos, galerias de arte e de antiguidades, ruas de pedra, lojinhas vintage, livrarias boêmias e ótimos bares e restaurantes.
O que iniciou como uma fonte de cal e de produtos relacionados a baleias, se desenvolveu e se tornou, hoje em dia, um importante destino turístico onde os escritores, músicos e artistas roubaram a cena dos piratas, baleeiros e marinheiros.
O charme das livrarias de esquina, dos cafés, das lojinhas de artesanato, os deliciosos fish and chips dos restaurantes, os mojitos com vista pro mar...tudo ali vai te fazer pensar: bah, seria legal passar uns dias de férias aqui, sem fazer nada, só curtindo esse climinha.
Daqueles lugares que dá vontade de voltar 😀
Kalk Bay |
Simon’s Town
Nossa próxima parada, depois de Kalk Bay, foi em Simon’s Town, cidadezinha charmosa comprimida entre as montanhas e o mar.
Simon's Town, conhecida também como Simonstad em africâner, é uma pequena cidade portuária na África do Sul, com um porto que é a principal base naval da África do Sul.
Foi um ancoradouro naval holandês desde 1741, e o seu porto serviu de refúgio para navios mercantes e baleeiros.
Seus principais marcos históricos são o cemitério naval, a Residência (de 1776), a Admiralty House (de 1814) e a Igreja de São Francisco de Assis (de 1814, reconstruída em 1834), a 1ª igreja inglesa na África do Sul.
Nós paramos lá especialmente para conhecer a famosa estátua do cachorro-marinheiro Just Nuisance, na praça Jubilee, em frente ao mar.
'Just Nuisance' foi o único cachorro oficialmente alistado na Marinha Real Britânica. Durante a 2ª Guerra Mundial, entre 1939 e 1944, ele serviu no HMS Afrikander, uma base naval da Royal Navy em Simon's Town. Contam que ele amava e era amado por todos os marinheiros.
É possível visitar também o local onde ele está enterrado, no alto da montanha acima de Simon’s Town.
Foi bem fácil de estacionar, gratuitamente, bem na praça. De novo, lembro que foi fácil porque viajamos em junho - acredito que no verão deve ser bem complicado estacionar por ali.
Os vendedores ao redor da área são irritantes, mas um "não" firme funciona.
Não deixe de dar uma espiada na praia ali, pois há relatos de que, às vezes, é possível ver pinguins por lá!
Mas, o que mais me surpreendeu, não foi nem a praia e nem a famosa estátua, e sim a arquitetura vitoriana super charmosa da cidadezinha, especialmente na avenida à beira-mar, Saint George's Street!
Simon’s Town |
estátua do cachorro-marinheiro Just Nuisance, na praça Jubilee |
Boulders Beach Penguin Colony 🐧
Essa, pra mim, era a principal parada do dia, o ponto turístico da Península do Cabo que eu mais queria conhecer, e não me decepcionei: a visita à colônia de pinguins de Boulders Beach é realmente obrigatória neste roteiro! A parte mais legal do dia!
Para visitar essa colônia de pinguins africanos situada numa praia paradisíaca com rochedos gigantes perto de Cape Town, há uma passarela desde o centro de visitantes em Foxy Beach até Boulders Beach.
Você estaciona em Boulders Beach - onde há um grande estacionamento gratuito - e vai caminhando pelas passarelas à beira-mar até a Foxy Beach, praia com acesso restrito e pago, onde de fato fica situada a colônia de pinguins africanos.
Aproveite para usar os banheiros no estacionamento!
O nome desta praia é Boulders Beach justamente em razão destes rochedos gigantes que existem ali à beira-mar, chamados 'boulders' em inglês.
O acesso à praia é realmente restrito: não invente de dar uma de espertinho e tentar acessar a praia andando por fora das passarelas, pois há previsão de multas de 500 rands para quem for pego ali.
Os horários de visitação à colônia de pinguins são das 8 às 18:30hs, com exceção do inverno, de abril a setembro, quando a colônia de Boulders Beach fecha às 17hs.
A caminhada pelas passarelas deu 1,8Km - fique ligado porque ali, logo ao lado das passarelas, você já vai ver muitos pinguins!
Aliás, ali é o lugar onde você consegue vê-los mais de pertinho, já que, na praia, os pinguins ficam um pouco mais distantes das passarelas onde ficam os turistas.
E mais: ali, no caminho pela passarela, é um local onde eles gostam de ficar na sombra, debaixo da vegetação, protegidos, chocando os seus filhotes, então é o lugar perfeito para ver os filhotinhos recém nascidos, que ainda têm a pelagem amarronzada, ainda não ficaram com aquele aspecto de pinguim que a gente espera ver, preto e branco.
Você sabia que os pinguins africanos passam a vida inteira juntos - o casal? Eles se dividem nos cuidados com os filhotes, se revezando para chocar os ovos. E os filhotes nascem com uma penugem marrom - só depois de um tempo que eles trocam de cor e ficam preto e brancos!
Ali nas passarelas eles estarão a 50cm de você, cuidado com as bicadas! Nem pense em se aproximar e muito menos alimentá-los!
Eu, que só tinha visto pinguins de perto em zoológicos e aquários (tipo Sea World), fiquei até emocionada. Não sou totalmente contra zoos e aquários, e até entendo o propósito deles em determinados casos, mas preciso dizer que é impressionante a diferença de se ver animais selvagens no seu habitat natural e num zoo! Ver um pinguim numa praia, totalmente livre para entrar no mar e nadar para onde bem entender, é outro nível de emoção!
Custa 190 rands por pessoa o ingresso para estrangeiros adultos em Boulders Beach - pagamos ZAR 380 para nós 2 = U$ 20,28. Ou seja, os ingressos para ir até a colônia de pinguins na beira da praia custam cerca de U$ 10 por pessoa.
Calcule 1h, no mínimo, para ficar neste local. Se você for um fã de pinguins, vai ficar mais tempo!
Os pinguins são a coisa mais fofa, parecem umas crianças aprendendo a caminhar, tentando se equilibrar!
Adorei visitar essa colônia de pinguins africanos e achei o valor do ingresso bem razoável! Como eu disse antes, eu nunca tinha visto pinguins selvagens, e achei emocionante vê-los assim, livres no seu habitat natural!
Quem diria, pinguins na África!!!
E mais uma dica bem importante: na hora de ir embora, preste atenção se não tem nenhum pinguim escondidinho debaixo do seu carro no estacionamento: isso é MUITO comum! Quando voltamos ao estacionamento, tinha pinguins-filhotes ao LADO do nosso carro! Acho que eu morreria do coração se atropelássemos um pinguim!
Essas placas que eles têm na área de estacionamento não são só pra bonito! 👇
estes pinguins-filhotes estavam ao lado do nosso carro no estacionamento! |
esta é a Boulders Beach, onde há um grande estacionamento, e daqui você vai caminhando pelas passarelas à beira-mar até a Foxy Beach, onde fica a colônia de pinguins |
o nome desta praia é Boulders Beach justamente em razão destes rochedos gigantes que existem ali à beira-mar, chamados 'boulders' em inglês |
passarelas que levam até a colônia de pinguins em Foxy Beach |
pinguim africano ao lado da passarela - aqui eles estarão a 50cm de você, cuidado com a bicada! |
as mamães-pinguins gostam de ficar ali ao lado das passarelas, na sombrinha, chocando seus filhotes |
entrada do centro de visitantes de Boulders Beach, parte do Parque Nacional da Table Mountain |
os horários de visitação à colônia de pinguins são das 8 às 18:30hs, com exceção do inverno, de abril a setembro, quando a colônia de Boulders Beach fecha às 17hs |
depois de passar pelo centro de visitantes de Boulders Beach e pagar pelo seu ingresso, você continua pelas passarelas até Foxy Beach, onde se concentram os pinguins |
os filhotinhos têm a pelagem amarronzada, ainda não ficaram com aquele aspecto de pinguim que a gente espera ver, preto e branco |
pinguim africano em Foxy Beach |
pinguins em Foxy Beach |
os pinguins escolheram bem: a praia deles é paradisíaca! |
você sabia que os pinguins africanos tomam a água do mar, que é filtrada através de uma glândula? |
a cena mais linda de ver é quando eles dão uma corridinha e entram no mar |
os pinguins africanos, no seu habitat natural, vivem de 10 a 15 anos |
como expliquei, na praia a gente fica nas passarelas, mais distantes dos pinguins |
os pinguins africanos pesam de 2 a 5Kg |
passarelas onde a gente fica observando os pinguins em Foxy Beach |
no centro de visitantes de Boulders Beach, você encontra informações interessantes sobre os pinguins africanos |
loja de presentes no centro de visitantes de Boulders Beach |
pinguins que vimos no caminho do estacionamento até o centro de visitantes de Boulders Beach |
Boulders Beach Penguin Colony |
Cape Point e o Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança |
do alto de Cape Point, onde fica o farol, vê-se o Cabo da Boa Esperança lá embaixo, ao lado da praia chamada Diaz Beach, em homenagem ao seu descobridor, o navegador português Bartolomeu Dias |
Importante: toda essa região localizada na pontinha da Península do Cabo faz parte do Parque Nacional da Table Mountain, e você só pode entrar pagando ingresso, que eu achei desproporcionalmente caro: 400 rands por adulto estrangeiro = U$ 21!
- Cape Point e o Farol de 1860
- Cabo da Boa Esperança (ponto no extremo sudoeste do continente africano)
Resumindo, são 2 pontos diferentes:
- um é o Cape Point, que foi a nossa 1ª parada lá, onde tem um funicular, chamado Flying Dutchman Funicular, um farol construído em 1860, loja de presentes, restaurante, escadas que levam até a parte mais alta do cabo, um grande estacionamento (gratuito) e mais outra loja;
- outro é o Cabo da Boa Esperança, onde tem uma colônia de focas (ao longe), a famosa placa do ponto + sudoeste do continente africano e estacionamento (também gratuito).
Entre os 2 pontos, tem uma trilha linda, pela beira do mar, e também tem estrada (dá para ir de carro até o Cabo da Boa Esperança).
A trilha - de 1h30min ida e volta - do estacionamento de Cape Point até o Cabo da Boa Esperança, você só faz se quiser; dá para ir de carro também.
olhando no mapa, você entende direitinho a geografia do local: de um lado, Cape Point e o Farol de 1860 e, do outro lado, o Cabo da Boa Esperança |
de Cape Point até o Cabo da Boa Esperança tem uma trilha linda, pela beira do mar |
Tem que pagar, além dos ingressos do parque nacional, que eu já havia mencionado (400 rands por pessoa), também os tickets do funicular, que custam 95 rands por pessoa ida e volta (U$ 5) - isso, é claro, se você quiser subir e descer de funicular! Se quiser gastar algumas calorias, dá para subir a pé tranquilamente e não gastar os 95 rands!
Para crianças, o valor é de 52 rands. Os menores até 6 anos vão grátis.
Se comprar o ticket só de ida, apenas para subir de funicular, custa 80 rands por pessoa. Neste caso, você desce a pé, pelas escadarias.
Nós achamos que valeu a pena pagar os 95 rands pelo ingresso do funicular até a base do farol, porque a subida é bem cansativa e esse dia de passeios é longoooo, então não vale a pena se exaurir para economizar no funicular.
O funicular funciona das 9 às 17hs, o ano inteiro.
Foram os únicos ingressos que achamos muito caros, mas, no final, valeu a pena! Vimos babuínos, lobos marinhos, focas, avestruzes e até um antílope (eles ficam perto do Cabo da Boa Esperança)! Praticamente um safari!
Um cuidado que você precisa ter lá é com os babuínos!
Muita gente acha que está lidando com um bichinho de estimação - parecem esquecer que babuínos são animais selvagens, e querem alimentá-los, o que é terminantemente proibido!
Já aconteceram episódios de mordidas e furtos/roubos - sim, os babuínos adoram roubar celulares e outros objetos brilhantes (tipo jóias) dos turistas! E não vai adiantar reclamar, porque todo mundo está bem avisado para não se aproximar deles!
E uma última dica: quando estiver lá, preste atenção nos Fynbos, um tipo de vegetação que só existe nessa região.
Para mais informações: Cape Point.
Cape Point |
centro de visitantes de Cape Point, com estacionamento, banheiros, bilheteria e loja de presentes |
Flying Dutchman Funicular |
vista do alto de Cape Point, a ponta do cabo |
o funicular deixa você neste ponto, então ainda há uns bons lances de escadas para subir até o farol |
farol construído em 1860 em Cape Point |
vistas de Cape Point em direção ao Cabo da Boa Esperança e Diaz Beach |
ponto no extremo sudoeste do continente africano, onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram e onde o vento faz a curva |
como eles avisam na placa, este local está frequentemente encoberto por nuvens e névoa - visite num dia bonito, para conseguir ter essas vistas que nós tivemos - num dia feio, você não vai ver nada! |
loja de souvenirs em Cape Point |
foto clássica na placa que indica o ponto mais a sudoeste da África, no Cabo da Boa Esperança |
colônia de focas no Cabo da Boa Esperança |
Cabo da Boa Esperança |
é comum encontrar avestruzes no Cabo da Boa Esperança, fique de olho! |
Chapman’s Peak Drive
Chapman’s Peak Drive é uma estrada cênica, com vistas de tirar o fôlego e várias paradas no trajeto, em mirantes e no próprio acostamento, de Noordhoek até Hout Bay.
A estrada cênica Chapman’s Peak Drive fica situada na costa atlântica da África do Sul, passando por Chapman's Peak, uma montanha no lado oeste da Península do Cabo, sendo considerada um dos passeios marítimos mais espetaculares do mundo.
Para transitar nela, você paga um pedágio de ZAR 61 (ou U$ 3,23).
A Chapman’s Peak Drive é a principal razão pela qual eu acredito que é bem mais negócio subir essa estrada na volta para Cape Town (como nós fizemos): porque aí você sobe pela pista de fora, com vistas melhores, e quase todos os acostamentos para estacionar em mirantes no caminho são justamente desse lado, beirando o mar.
Se você descer por essa estrada em direção ao Cape Point, vai descer pelo lado de dentro (que dá para a montanha, e não para o mar), as vistas não serão tão boas e será mais difícil estacionar! Entendeu??
É mais ou menos como a famosa Pacific Coast Highway, ou Highway 1, a estrada costeira da Califórnia, que a maioria das pessoas prefere percorrer na direção norte 👉 sul, porque daí o litoral fica do lado direito, permitindo que você consiga fazer paradas espontâneas no trajeto para tirar fotografias. Em Chapman’s Peak Drive, como a direção é na mão inglesa, o ideal é percorrer a estrada na direção sul 👉 norte, porque daí o litoral estará do seu lado esquerdo, facilitando as paradas!
Eu tinha justamente essa dúvida antes de viajar, como comentei lá no início deste post, e acho que, meio sem querer, acabei acertando em cheio na direção a ser seguida!
Chapman’s Peak Drive é carinhosamente conhecida como Chappies, e é uma parada obrigatória para quem é apaixonado pelas paisagens majestosas da Cidade do Cabo.
Esta estrada magnífica foi construída inicialmente durante a 1ª Guerra Mundial, e esta rota de apenas 9Km tem 114 curvas! Dá vontade de parar em cada uma delas!
Cheque aqui se a estrada estará aberta antes de ir até lá, pois às vezes ela fecha para manutenção ou devido às condições climáticas.
Chapman’s Peak Drive |
Mariner’s Wharf em Hout Bay
Mariner’s Wharf em Hout Bay |
Fui pesquisar e aprendi que a principal diferença entre eles é que os leões-marinhos têm o corpo robusto e o focinho largo e achatado, e os machos adultos apresentam uma “juba”; enquanto que os lobos-marinhos têm o focinho fino e alongado e o corpo delgado, e não apresentam “juba”.
Llandudno Beach
Llandudno, situada entre Camps Bay e Hout Bay, é uma das praias mais pitorescas da Cidade do Cabo.
É uma praia bem exclusiva, com casas caras e moradores famosos.
Conforme você vai percorrendo o caminho arborizado que desce da estrada principal em direção à praia, você já vai vendo a areia branca e o mar azul-turquesa contrastando com as montanhas ao redor. As vistas são espetaculares.
A praia é protegida por enormes blocos de granito dos 2 lados, que barram os ventos fortes, e raramente fica superlotada, mesmo no verão, porque o espaço para estacionamento é limitado.
Fiquei pensando que, no verão, deve ser espetacular passar um dia de praia ali - tomando banho de sol, fazendo piquenique, surfe, bodyboard e esportes aquáticos ou um volei de praia.
Leve uma bolsa térmica com o seu piquenique, já que ali você só vai encontrar vendedores de sorvetes e bebidas geladas, e não existem mercados nas proximidades da praia.
O mar também é tranquilo para banhos - o único problema, dizem, é a água gelada. Os surfistas só entram na água com neoprene.
As pedras no lado norte da praia são ótimas para caminhadas, e têm vistas incríveis. Já para o lado sul você segue em direção a Sunset Rocks e Sandy Bay, uma praia de nudismo.
Camps Bay Beach
Camps Bay Beach é, de longe, a praia mais famosa da Península do Cabo, um espetáculo de bonita.
Além da fenomenal paisagem montanhosa dos 12 Apóstolos, que cerca toda a praia, a água do mar é cristalina e a sua localização é perfeita para quem quer assistir um pôr do sol maravilhoso.
A praia fica super movimentada no verão, mas, quando estivemos lá, no inverno, estava super tranquila - inclusive foi bem fácil encontrar uma vaga gratuita para estacionar!
O interessante é que, mesmo no verão, poucos se arriscam a mergulhar no mar, pois a água é geladérrima, o mar é bem agitado ali e também tem tubarões - embora exista sinalização com bandeiras e salva-vidas que vigiam a praia para evitar ataques de tubarões a banhistas.
A vantagem de Camps Bay Beach é que há uma super estrutura pertinho da areia da praia, na rua à beira-mar, com muitos restaurantes, bares, um Starbucks, um Hard Rock Café e até um supermercado, onde é possível comprar itens para um piquenique na praia!
No verão, muitos turistas optam até por se hospedar em Camps Bay, para ficar pertinho da praia. Tem muitas opções de hospedagem ótimas ali, estilo guesthouse ou apartamentos de aluguel, com vistas lindas da praia.
Olha essas opções de hospedagem em Camps Bay Beach:
42 On StrathmoreThe Crystal 203 Camps Bay
The Twelve Apostles - Os 12 Apóstolos
Como comentei acima, a praia de Camps Bay é um dos melhores lugares de onde se observar (e fotografar) a impressionante formação rochosa denominada 12 Apóstolos - cadeia de montanhas que integra o Table Mountain National Park.
Conhecidas em inglês pelo nome The Twelve Apostles, essas formações rochosas ao longo do litoral, que se estendem de Hout Bay até Kloof Nek, ao norte, sempre pela Victoria Road, são uma das paisagens litorâneas mais lindas que eu já vi na vida!
A Cordilheira dos 12 Apóstolos forma a parte de trás da Table Mountain, onde você encontrará um dos trechos de litoral mais belos do mundo. Ela vai mais ou menos de Kloof Nek (a sela entre a Table Mountain e Lion's Head) até Hout Bay, ao sul.
A Victoria Road percorre toda a extensão dessa cadeia de montanhas, com vistas para o Oceano Atlântico, de um lado, e para os magníficos penhascos, cristas, ravinas e desfiladeiros dos 12 Apóstolos, do outro lado.
Assim como em Chapman’s Peak Drive, também na Victoria Road eu recomendo que você dê preferência para o trajeto sul 👉 norte, porque nesta direção você estará subindo em direção a Cape Town pela pista de fora, com as melhores vistas, e quase todas as paradas e acostamentos para estacionar em mirantes no caminho são justamente desse lado, na beira do mar.
The Twelve Apostles |
Clifton Beaches
No bairro de Sea Point, se você ainda tiver tempo, vale a pena parar para conhecer as famosas Clifton Beaches, que, na verdade, não são UMA, mas sim 4 praias interligadas.
As praias são bonitas, têm vistas das montanhas também, mas o acesso não é tão fácil quanto Camps Bay, e o estacionamento muito menos.
Acho que, no verão, para quem quer curtir um dia na praia, vale a pena. Mas, no inverno, não achei que valesse a parada.
Vale dizer que, pelo que pesquisei, as 4 praias de Clifton são bem diferentes entre si: enquanto que a Clifton 4th é a praia mais procurada por famílias, por causa do seu ambiente limpo, mais seguro, tipo enseada, com banheiros e áreas de estacionamento, as praias Clifton 3rd e 2nd são mais buscadas pelo pessoal mais jovem, entre 20 e 30 anos, do surfe e do vôlei de praia.
Elas também são muito usadas para sessões de fotos de casamento e de moda de praia, por causa do cenário idílico, com as grandes pedras e as ondas quebrando próximas.
Já a Clifton 1st, por outro lado, é a menor e, portanto, geralmente é a mais quieta das 4 Clifton Beaches.
Por ser uma praia menos frequentada, os donos de cães geralmente levam seus filhotes para passear lá. Para quem gosta de praias mais tranquilas, menos lotadas e badaladas, Clifton 1st é o lugar certo!
Clifton Beaches |
Signal Hill
Dependendo do horário em que você chegar de volta à Cidade do Cabo, depois de percorrer todo este roteiro pela Península do Cabo, pode aproveitar que vai estar com o carro alugado neste dia para fazer esse passeio lindo até Signal Hill, um dos morros mais famosos de uma região cheia de montanhas espetaculosas.
Mas, se você estiver já meio "atrasado", também dá para curtir o por do sol em Camps Bay Beach, antes de chegar em Signal Hill, e deixar para curtir o por do sol em Signal Hill noutro dia - nós fomos a Signal Hill no mesmo dia em que visitamos a região vinícola próxima da Cidade do Cabo.
Veja aqui como foi esse passeio: Stellenbosch, Franschhoek e Paarl: bate-e-volta à região vinícola perto de Cape Town
O importante é visitar esta colina, situada no meio da Cidade do Cabo, num dia bonito, que prometa um por do sol inesquecível.
Logo no início da estrada que sobe até Signal Hill - a Signal Hill Road - tem um pequeno estacionamento, bem no começo da trilha até Lion's Head. Acabamos indo lá 2 vezes: um dia de carro alugado, quando visitamos Signal Hill, e outro dia de Uber, quando fiz a trilha até o alto de Lion’s Head.
Veja aqui: Lion's Head Hike, a trilha mais espetacular de Cape Town
As vistas que a gente tem deste estacionamento para a Table Mountain e os 12 Apóstolos são espetaculares, então vale a pena fazer uma parada ali, mesmo porque tem um foodtruck lá que vende bebidas e lanches, e os smoothies dele são uma delícia! Vale a pena comprar um smoothie de morango com banana para ir tomar lá no alto de Signal Hill assistindo o por do sol.
Outra dica boa seria levar um vinho sul-africano para tomar lá com o por do sol, mas só se você estiver de Uber - se estiver de carro, não beba!
Em cima do pico de 350m de altura, há outro estacionamento, banheiros, uma das "molduras" da Table Mountain, vistas maravilhosas e mesas de piquenique.
Mas a verdade é que as vistas mais bonitas da Cidade do Cabo você vai ter da própria estrada, ANTES de chegar lá em cima. Como não dá para parar o carro no meio da estrada para ver as vistas e fotografar, a dica é deixar o carro no estacionamento e então voltar uns 200m a pé pela estrada, para ver uma das paisagens mais bonitas que você vai ver na sua vida!
Primeiro você se depara com o famoso Cape Town Stadium à esquerda e, um pouquinho mais adiante, depois da curva na estrada, você terá algumas das melhores vistas de Table Mountain, Lion’s Head e dos 12 Apóstolos.
Leia também: Cape Town: tudo o que você precisa saber sobre a Cidade Mãe na África do Sul
estrada que sobe até Signal Hill |
no início da estrada que sobe até Signal Hill tem um estacionamento, bem no começo da trilha até Lion’s Head, com vistas espetaculares para a Table Mountain e os 12 Apóstolos |
trailler no estacionamento situado na trailhead de Lion’s Head que vende bebidas e lanches - os smoothies dele são uma delícia |
Signal Hill |
vistas do alto de Signal Hill |
do alto de Signal Hill, o famoso Cape Town Stadium estará à sua esquerda |
da estrada que sobe para Signal Hill você terá algumas das melhores vistas da Table Mountain |
por do sol inesquecível em Cape Town |
Signal Hill vista do alto de Lion´s Head |
Victoria and Alfred Waterfront
Como falei lá no início, coloquei Victoria and Alfred Waterfront como ponto de partida e de chegada deste roteiro pela Península do Cabo porque o Waterfront da Cidade do Cabo é um ponto de referência que todo mundo conhece, mas, como eu já disse, é um lugar enorme, cheio de atrações interessantes, onde você terá que voltar outras vezes - inclusive para pegar o ferry para Robben Island - então recomendo que você deixe para passear com calma pelo Waterfront num noutro dia.
Mas, se você já não tiver jantado em Camps Bay Beach, que tem ótimas opções de restaurantes para jantar assistindo o por do sol, então a minha dica é que você feche com chave de ouro esse dia espetacular indo jantar no Victoria and Alfred Waterfront, um lugar onde é facílimo estacionar e que tem um MONTE de opções de lugares excelentes para comer.
Como o Waterfront é, ao fim e ao cabo, um enorme shopping center, ele oferece um estacionamento imenso e bem em conta - tem até que ter o cuidado de gravar bem onde você estacionou, senão depois é bem capaz de passar trabalho para se reencontrar com o seu carro!
Quando estacionamos lá para jantar, ficamos umas 2hs e pagamos apenas ZAR 20, ou seja, pouco mais de U$ 1.
Dos restaurantes que nós experimentamos lá, o nosso favorito foi o Mitchell's Scottish Ale House, um autêntico pub escocês em Cape Town! Gostamos tanto de lá - da comida, das cervejas, do atendimento e do ambiente - que voltamos 2 vezes!
Você vai realmente querer celebrar esse dia MA-RA-VI-LHO-SO, um dia de absoluto colírio para os olhos!
Saiba mais: Cape Town: tudo o que você precisa saber sobre a Cidade Mãe na África do Sul
Victoria and Alfred Waterfront |
Mitchell's Scottish Ale House |
Quanto custa o passeio pela Península do Cabo em Cape Town?
Além do aluguel do carro e da gasolina, sobre os quais eu falo mais abaixo, os valores que você vai gastar neste dia de passeios pela Península do Cabo são:
- Ingresso em Boulders Beach: ZAR 190 por pessoa (pagamos ZAR 380 = U$ 20,28)
- Ingresso em Cape Point: ZAR 400 por pessoa (pagamos ZAR 800 = U$ 42,41)
- Ticket do Funicular: ZAR 95 por pessoa ida + volta (pagamos ZAR 190 = U$ 10,12)
- Pedágio em Chapman’s Peak Drive: ZAR 61 (U$ 3,23)
- Jantar para 2 em pub no Waterfront: ZAR 460 (U$ 24,60)
- Estacionamento no Waterfront: ZAR 20
custa 190 rands por pessoa o ingresso para estrangeiros adultos em Boulders Beach, na colônia de pinguins - pagamos ZAR 380 para nós 2 = U$ 20,28 |
na entrada eles te avisam o horário máximo de saída |
no total, os ingressos para visitar o Cabo da Boa Esperança custaram 800 rands (U$ 42,41) |
ticket do funicular: ZAR 95 por pessoa ida + volta (pagamos ZAR 190 = U$ 10,12) |
o funicular funciona das 9 às 17hs, o ano inteiro |
ingresso do Flying Dutchman Funicular, o bondinho de Cape Point |
Alugando carro em Cape Town
- Vinícolas em Stellenbosch e Franschhoek
- Península do Cabo
Por isso, decidi não alugar carro com antecedência em Cape Town, justamente porque não sabia em quais dias da nossa estadia na Cidade do Cabo o clima estaria bom para irmos até Cape Point! Teria certamente pago um pouco mais barato pelo aluguel se tivesse reservado online antes, mas teria ido até lá para ver só nuvens e fog!
nos dias em que eu mais queria tempo bom, para irmos até a Península do Cabo e subir a Table Mountain, ganhamos dias maravilhosos, sem uma nuvem no céu, com muito sol e céu azul |
estacionamos o nosso carro alugado gratuitamente em todas as paradas do nosso passeio pela Península do Cabo |
Não dá para contar só com a sorte, tem que ter planejamento e sangue frio para montar uma viagem flexível. Quem quer organizar tudo com antecedência, nos mínimos detalhes, paga o preço por essa ansiedade 🤷♀️
alugamos um carro no próprio balcão da Europcar no centro de Cape Town, ao lado do nosso hotel |
aluguel de carro em Cape Town |
- um dia para a região vinícola de Stellenbosch/Franschhoek + Signal Hill e Green Point;
- e outro dia para a Península do Cabo.
O único problema de alugar carro na África do Sul, que tem trânsito na mão inglesa, é que, quando começamos a nos acostumar a dirigir do 'lado errado' da rua, já está na hora de entregarmos o carro! 😜
quando começamos a nos acostumar a dirigir do 'lado errado' da rua, já está na hora de entregar o carro |
dirigindo um carro alugado em Cape Town na mão inglesa |
posto de gasolina Caltex bem pertinho do hotel Urban Elephant |
é bem cara a gasolina em Cape Town! |
Moeda na África do Sul
- U$ 1 = R 18,46 (quando voltamos a Cape Town pela 2ª vez, a cotação estava em R 17,79)
- R$ 1 = R 3,55 (rands)
As cotações da moeda informadas acima são de junho de 2024, época da nossa viagem.
Está planejando uma viagem para a África? Pretende ir até Cape Town e passear pela Península do Cabo? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!
Já esteve na África? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!
Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens na #LipenaAfrica!
Nesta viagem pela Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul, usei nas redes sociais a #PVEtiopiaUgandaRuandaAfricadoSul.
Leia mais sobre a África aqui no blog:
Comente este Post:
0 comentários: