Este post é parte de uma série sobre a nossa viagem ao Alaska - para ler todos, clique aqui.
Já falei aqui no blog sobre o Alaska Wildlife Conservation Center, um fabuloso centro de reabilitação da vida selvagem do Alaska, e agora vou mostrar este lugar impressionante em detalhes para vocês, porque ele deve ser parte fundamental de qualquer roteiro pelo Alaska.
Leia mais aqui:
Nós fizemos esse passeio durante o dia em que percorremos a Seward Highway, uma das estradas mais bonitas do mundo, entre Anchorage e Seward. Nos próximos posts contarei mais sobre essa estrada aqui no blog.
Já publicamos um post sobre outro passeio que também fizemos ali pertinho no mesmo dia - são só 6 milhas de distância entre o centro de conservação, em Portage, e o Mt Alyeska Aerial Tram - o bondinho aéreo com as melhores vistas dos EUA, em Girdwood.
O parque é considerado um centro de reabilitação da vida selvagem do Alaska porque animais encontrados machucados ou órfãos, sem condições de sobreviver por conta própria 'in the wild' são enviados para morar lá, até poderem voltar à natureza.
Não tem nada a ver com um zoo tradicional - é, em verdade, um lugar de recuperação de animais machucados - tão logo se recuperem e tenham condições de sobrevivência, eles são 'devolvidos' à natureza.
Ao mesmo tempo em que você se diverte, também aprende.
As exibições têm informações sobre os animais, e as oportunidades de tirar fotos excelentes são infinitas.
Não é por nada que esse post é tão cheio de fotos hehehe...
Fotógrafos amadores ficarão loucos, tirando fotos de "ganhar prêmios" enquanto os animais fazem tudo o que costumam fazer no seu dia a dia na natureza selvagem - assistimos, por exemplo, uma cena inesquecível, quando um bald eagle se aproximou de mansinho e deu jeito de roubar o salmão de um urso pardo!
Estrelas de cinema
Talvez você ache interessante de saber que grande parte dos animais que vivem no AWCC são estrelas de cinema muito famosas!
Hoje em dia - e já há muito tempo, espero! - seria impensável matar um animal para uma cena de um filme, ou mesmo capturar um animal para filmá-lo para o cinema.
Então como é que eles fazem para mostrar todas aquelas cenas incríveis com animais em filmes como o muito famoso Na Natureza Selvagem, por exemplo, com Leonardo Di Caprio?
Eles usam os animais do AWCC, que se tornaram, assim, grandes estrelas de comerciais de televisão, documentários da National Geographic e cinema!
Foi a águia Adonis (sobre a qual eu conto mais a seguir) que o Di Caprio encontrou comendo o moose que o ator havia "matado" horas antes! Quem não viu esse filme incrível precisa ver já!
Histórias incríveis
Para saber detalhes sobre as histórias dos animais que você vai ver lá, dê uma olhada aqui. Essa página do site deles é fantástica!
Vocês vão conhecer ali a história do Adonis, por exemplo, uma águia que foi encontrada alvejada por um tiro e teve que amputar a asa esquerda; a história da Hugo, uma ursa parda encontrada muito machucada e desidratada, com centenas de espinhos cravados nas patas; e também, dentre muitas outras, as histórias dos filhotes de moose Teddy e Nelson, que ficaram órfãos e tiveram que ser alimentados com mamadeiras para sobreviver no AWCC.
Atividades especiais
Não deixe de participar, se for possível, de um dos programas diários de alimentação de animais. Nós assistimos a alimentação dos ursos - pretos e pardos - e vimos cenas inesquecíveis!
A programação, em um dia normal, é mais ou menos assim:
10:30am - reindeer presentation
11:30am - lynx training/feeding
12:30pm - small animal program (porcupine or aviaries depending on the specific day)
1:30pm - carnivore program (wolf or fox depending on the specific day)
3:30pm - black bear program and feeding
4:30pm - brown bear program and feeding
11:30am - lynx training/feeding
12:30pm - small animal program (porcupine or aviaries depending on the specific day)
1:30pm - carnivore program (wolf or fox depending on the specific day)
3:30pm - black bear program and feeding
4:30pm - brown bear program and feeding
Confirme os horários quando chegar lá!
Em uma palavra, é um passeio im-per-dí-vel!
Vejam que já tínhamos visto dezenas de ursos, alces, veados, elks, marmotas e outros animais selvagens soltos na natureza dias antes nas Montanhas Rochosas do Canadá, mas esse lugar realmente é muito especial e nos impressionou mesmo depois de todas as maravilhas que havíamos visto recentemente.
Além da beleza natural ao redor, picos com montanhas nevadas e toda aquela paisagem de embalagem de chocolate, é muito bacana ir a um lugar onde você tem a oportunidade de ver, em pouco tempo e tão de pertinho, todos os animais selvagens mais incríveis do Alaska, especialmente por saber que eles não estão ali em cativeiro, como é o caso de um zoo tradicional, mas sim porque estão se recuperando para, assim que for possível, retornar à natureza.
Vejam estas fotos, que lugar bem lindo:
não só os animais são incríveis no AWCC, como as paisagens também dão show! |
Estratégia
Você pode deixar o seu carro estacionado e fazer todo o percurso a pé, mas o circuito é um pouco longo e tem trechos grandes onde não há nada - porque os "cercados" são imensos, com muito lugar para as diferentes espécies de animais.
Então a nossa recomendação é fazer como nós fizemos e deu super certo: o melhor é ir um pouco de carro e um pouco a pé.
Íamos até uma exibição, estacionávamos, circulávamos por ali e, muitas fotos depois, pegávamos o carro para continuar até a próxima área.
Com criança é melhor assim, e você poupa as pernas.
Na saída, ainda passamos na cafeteria para comprar uns lanchinhos e na lojinha, onde tudo o que você compra reverte em benefício dos animais - o que, por si só, já justifica umas comprinhas :)
Eles também têm banheiros.
Você pode passar uma hora ou 3 horas lá dentro - tudo vai depender da sua paixão por animais - eu diria que 2hs é um tempo bom :)
A-do-rei o Alaska Wildlife Conservation Center! Siga nosso conselho e não deixe de incluir este parque no seu roteiro pelo Alaska.
Informações úteis
Local: Milha 79 da Seward Highway, 47 milhas ao sul de Anchorage, na cidade de Portage (passando Girdwood e o Mt Alyeska Aerial Tram - o bondinho aéreo com as melhores vistas dos EUA)
Endereço: lado direito na Milha 79 da Seward Highway (AK route 1)
Horário: 8AM-8PM
Ingresso: U$ 12,50 para adultos, U$ 9 para adolescentes de 13 a 18 anos, militares com identificação e idosos a partir de 65 anos. Menores de 12 anos não pagam. Descontos para idosos, militares e estudantes.
PS. Os nossos amigos do blog Nerds Viajantes também já estiveram lá e contaram tudo aqui.
PS. Os nossos amigos do blog Nerds Viajantes também já estiveram lá e contaram tudo aqui.
Hospedagem
Se você estiver a fim de uma experiência de sonhos, reserve uma noite no Hotel Alyeska (ali pertinho) e durma por lá, para seguir viagem pela Seward Highway no dia seguinte - você não vai se arrepender!
Dizem ser um ótimo lugar para ver a aurora boreal ;)
Leia mais sobre o Mt Alyeska aqui.
Clique abaixo para assistir ao vídeo dos melhores momentos da nossa viagem ao Alaska:
Observações importantes
Não deixe de confirmar todas as informações antes da sua viagem.
Os preços mudam (para cima, infelizmente!), e os horários de funcionamento variam muito dependendo da época do ano - todas as informações que pus no post são relativas ao mês de agosto de 2015, quando estivemos lá.