Menu

Ruínas de Copán, em Honduras: o que você precisa saber

Descubra tudo que você precisa saber para viajar a Honduras, conheça o sítio arqueológico de Copán, saiba o que fazer em Honduras e muito mais!
Honduras
Ruínas de Copán, em Honduras: o que você precisa saber
Você já pensou em visitar Honduras, na América Central? Sabia que o país tem importantes sítios arqueológicos Maia, como as Ruínas de Copán

Em janeiro de 2024, fizemos um cruzeiro de navio pelo Caribe e uma roadtrip de carro pela América Central, passando pela Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Já contei aqui no blog como foi nosso cruzeiro pelo Caribe no navio Costa Pacífica, e agora vou contar pra vocês como foi conhecer um pedacinho de Honduras durante a nossa viagem de carro alugado pela América Central.

Descubra aqui tudo o que você precisa saber para viajar a Honduras, conheça o sítio arqueológico de Copán, aprenda um pouquinho da história, geografia e curiosidades locais e saiba o que tem para fazer por lá!

Como diriam em Honduras, "con mucho gusto"! 

!que le vaya bien!

Veja também:
Honduras
ruínas de Copán, em Honduras

Honduras
chegando pela fronteira terrestre de El Florido em Honduras

Honduras
as famosas araras vermelhas, que são um dos símbolos de Honduras

Honduras
estela maia em Copán

Honduras
um típico povoado hondurenho

Honduras: o que você precisa saber para viajar

Sei bem que muita gente não tem nem ideia de onde fica situado esse país chamado Honduras

Com uma injusta fama de ser um país muito perigoso, Honduras recebe poucos turistas, e raramente entra nos planos de viagens de brasileiros. 

Mesmo quem decide se aventurar pela América Central acaba 'pulando' Honduras, indo direto para El Salvador ou para a Guatemala. Li relatos de pessoas que viajaram de Ushuaia ao Alaska e simplesmente 'pularam' Honduras 😖

As taxas de violência no país realmente são altas (assim como no Brasil também são absurdamente altas), mas esses números decorrem de disputas entre traficantes por pontos de vendas de drogas, em nada afetando a nós, turistas. 

Os cuidados que você deve ter em Honduras são exatamente os mesmos que teria em qualquer cidade brasileira!
Se você deixar os pre-conceitos de lado e decidir dar uma chance a Honduras, tenho certeza que não vai se arrepender: o país tem muito a mostrar, praias paradisíacas (que infelizmente não tivemos tempo de conhecer), ruínas Maias interessantíssimas e o melhor de tudo: preços relativamente baixos e poucos turistas 💓
Estivemos em Honduras em janeiro de 2024, em uma viagem de carro pela América Central, passando também pela Guatemala, Belize e El Salvador, e agora vou contar um pouquinho como foi essa experiência e as coisas incríveis que você vai encontrar por lá!

Honduras é um país na América Central, cercado pelo Mar do Caribe, pelo Oceano Pacífico, pela Nicarágua (ao sul), por El Salvador e pela Guatemala. 

O território hondurenho tem 650Km de litoral voltado para o Mar do Caribe e 95Km de litoral no Oceano Pacífico.

O território de Honduras fez parte do grande Império Maia, assim como ocorreu nos vizinhos GuatemalaBelizeEl Salvador México, e por isso você encontrará lá sítios arqueológicos importantes - inclusive este foi o foco da nossa viagem.
O país abrigou várias culturas indígenas importantes, principalmente os Maias. Na floresta tropical próxima da Guatemala, o antigo local cerimonial Maia de Copán apresenta hieróglifos entalhados em pedra e estelas (monumentos altos de pedra).
honduras
localização de Honduras no mapa da América Central

Honduras
Honduras fez parte do grande Império Maia, assim como os vizinhos Guatemala, El Salvador, Belize e México

Honduras
em Honduras você encontrará sítios arqueológicos importantes

Honduras
o sítio maia de Copán apresenta hieróglifos entalhados em pedra e famosas estelas

Honduras
estelas são estes monumentos altos entalhados em pedra

Honduras
passeando à noite por uma cidade hondurenha muito tranquila e segura

Honduras
Peg e Lipe numa praça em Honduras - os cuidados que você precisa ter em Honduras são os mesmos que teria numa cidade brasileira

Cristóvão Colombo foi o 1º europeu a visitar as Islas de la Bahía, na costa caribenha de Honduras, desembarcando perto da atual cidade de Trujillo.

Grande parte do país foi conquistado e colonizado pela Espanha no século 16, que introduziu o idioma espanhol, predominante hoje em dia, e muitos de seus costumes.

Na região caribenha, das Bay Islands, a maioria da população fala o inglês como 1ª língua. 

Desde 1880 a capital de Honduras é Tegucigalpa

Honduras tornou-se independente da Espanha em 1821, e desde o fim do domínio espanhol é uma República.


Nós usamos 2 ótimos guias de viagens para planejar a nossa viagem pela América Central:

guia Lonely Planet Central America on a shoestring
guia Lonely Planet Central America on a shoestring

guia Rough Guides Central America on a budget
guia Rough Guides Central America on a budget

Honduras
o idioma espanhol é o predominante hoje em dia em Honduras

Honduras
Honduras é um país independente da Espanha desde 1821

Qual moeda levar para Honduras

moeda oficial de Honduras é a Lempira, representada pela sigla HNL, ou simplesmente L.

Dólares americanos são bem fáceis de trocar em Honduras, então esta é a moeda que você deve levar numa viagem para lá. Tente levar notas menores, de U$ 20 ou 50, e não notas de U$ 100, que são mais difíceis de trocar. 
Além disso, eles aceitam várias moedas, mas o troco será sempre em Lempiras, pela cotação deles, que pode ser desvantajosa pra você - por isso, se for pagar em dólares, é bom ter sempre notas pequenas, para não ficar recebendo troco com deságio em Lempiras. 
Eles aceitam pagamentos em U$ dólares e até em € euros em vários estabelecimentos, mas alguns lugares não aceitam cartões de crédito ou de débito, ou cobram "recargos" de 5 a 10% a mais para pagamentos com cartões. 

De modo geral, cartões de crédito e de débito, como Nomad e Wise, são aceitos em Honduras, mas, como expliquei acima, sempre é bom levar dinheiro vivo (U$), de preferência em notas pequenas, para emergências com cartões ou para usar em quaisquer situações onde cartões não sejam aceitos, como em mercadinhos ou pequenos comércios, por exemplo, ou onde tenham "recargos".

Certifique-se de que o seu cartão tenha uma senha de 4 dígitos - se a senha for mais longa, o cartão provavelmente será rejeitado 😒

Como a cidadezinha de Copán Ruínas fica muito próxima da fronteira com a Guatemala, em vários lugares eles também aceitam quetzales, que é a moeda guatemalteca (com troco em Lempiras, como sempre).
A cotação oficial da Lempira em janeiro de 2024 era de U$ 1 = 24,7 HNL. 
Mas, em alguns lugares, nos fizeram a cotação da Lempira para dólares por 24,5 e até por 25.

Honduras
a moeda oficial de Honduras é a Lempira, representada pela sigla HNL ou L

Honduras
a cotação oficial da Lempira em janeiro de 2024 era de U$ 1 = 24,7 HNL

Honduras
no pagamento das entradas no sítio de Copán, a taxa de câmbio era de U$ 1 = 25 Lempiras

Quanto custa viajar para Honduras 

  • Taxa de entrada na imigração de Honduras: 80 lempiras ou 30 quetzales (= U$ 3) por pessoa
  • Diária de hotel em quarto triplo com café da manhã: U$ 88
  • Entradas no sítio de Copán: U$ 20 por pessoa 
  • Almoço no Restaurante Via Via: U$ 24 para 3 (590 lempiras)
  • Exposição de fotos na Prefeitura de Copán: grátis
Honduras
o nosso hotel custou 2.170 Lempiras, e foram cobrados U$ 88 no meu cartão Nomad, ou seja, a cotação da Lempira foi de 24,6 Lempiras = U$ 1

Como chegar e se deslocar em Honduras

Nós visitamos Honduras cruzando uma fronteira terrestre de carro, via Guatemala (explico melhor abaixo), mas também é possível chegar lá voando, é claro.

Do Brasil, não existem voos diretos para Honduras - o melhor jeito de chegar lá é fazendo conexão em outros aeroportos. Indico os voos da Copa Airlines, que tem um hub no Panamá, inclusive com stopover gratuito. 
Indo do Brasil, o jeito mais fácil de chegar a Honduras certamente é via Panamá, voando Copa Airlines - basta uma conexão e você já estará em Tegucigalpa, embora eu recomende muito que você aproveite o stopover gratuito para conhecer um pouquinho mais do Panamá - foi justamente num desses stopovers que conhecemos o país. 
Leia mais: Dicas do Panamá

Outras companhias aéreas fazem conexão em Miami e em outras cidades dos EUA, como Houston e Atlanta, com voos diretos para Honduras, mas, nesse caso, você precisa de vistos americanos para fazer conexão lá, não esqueça deste detalhe. 

De Cancún no México também é possível voar direto para a capital Tegucigalpa em Honduras.

Veja também as nossas Dicas da Guatemala e Dicas do México.

Por terra, existem também outras formas de viajar em Honduras, além de carro (como nós fizemos). 

Você pode pegar express buses, também chamados 'ejecutivos' ou 'lujos'), rapiditos (minibuses) ou ainda o meio de transporte mais raiz - e mais típico - da América Central, os chicken buses
Uma parte muito autêntica da cultura latino-americana com a qual você logo se familiarizará viajando pela América Central são os “ônibus das galinhas”. Chamadas de "camionetas", "colectivos" ou simplesmente "buses" (pronunciado como "boo-ses"), essas engenhocas são ônibus escolares dos EUA repintados com cores coloridas e reaproveitados. Em tons pastéis ou em cores vibrantes, com decorações religiosas e profanas penduradas e tilintando por todos os cantos e com os destinos escritos à mão no para-brisa dianteiro, dar uma volta num 'chicken bus' é uma experiência econômica e inesquecível. 
Passageiros, mercadorias e animais se acotovelam em estradas esburacadas, embarcando e partindo com grande frequência em uma dança barulhenta de pneus velhos, crianças, bagagens abarrotadas e caixas cheias de pintinhos espiando (por isso o nome dado a esses ônibus). 

Para ir às ilhas - Bay Islands - o meio de transporte mais econômico são os barcos. Entre La Ceiba e Roatán, por exemplo, você leva apenas 1h30min de barco, mesmo tempo que levam os barcos entre Utila e La Ceiba. 

Os voos internos também não são tão caros, e podem valer o investimento para quem quer chegar às ilhas. Os preços dos voos para Roatán, por exemplo, são aproximadamente o dobro dos preços dos barcos para Roatán.

Bay Islands
para ir às Bay Islands, o meio de transporte mais econômico são os barcos

Honduras
para se deslocar dentro das cidades hondurenhas, o melhor meio de transporte são os tuk-tuks

Honduras
o meio de transporte mais raiz - e mais típico - da América Central são os chicken buses

Como entrar de carro em Honduras

Se você pretende entrar em Honduras com carro próprio, vai precisar de uma autorização temporária de importação, que é possível conseguir na entrada do país, na fronteira. 

Essa autorização dura 30 dias, que é tempo mais do que suficiente para visitar o país.

Mas...se você está viajando como nós, com um carro alugado em outro país, você vai precisar de uma autorização especial da locadora.

Quase todas as locadoras que pesquisei permitem que você alugue um carro na Guatemala, por exemplo, e cruze para El Salvador e Honduras (e vice-versa). 

Algumas também permitem a travessia com o carro alugado para a Nicarágua. Elas só não autorizam que carros alugados na Guatemala cruzem a fronteira com Belize e com o México 😓

Para cruzar com o carro alugado na Guatemala para El Salvador, Honduras e Nicarágua, não existem grandes problemas: você precisa avisar a locadora 48hs antes de sair da Guatemala e eles te cobrarão uma taxa de U$ 35 para confeccionar os documentos legais/transfronteiriços - Border Crossing Permits.

Atenção: não é possível cruzar a fronteira de carro ilegalmente, sem a documentação necessária da locadora e a autorização de passagem na fronteira - sem esses documentos, o seu carro alugado vai ficar retido na fronteira.

E, mesmo que você passe pela fronteira, se não tiver a autorização da locadora, não estará segurado 😮

Honduras
no site da Alamo Guatemala eles avisam que é possível cruzar as fronteiras de El Salvador, Honduras e Nicarágua com o carro alugado na Guatemala - Belize e México estão excluídos

Honduras
a mesma informação consta nas FAQ do site desta locadora local - Guatemala Rent a Car: você pode cruzar as fronteiras de El Salvador e Honduras com o carro alugado na Guatemala, sem problemas 

Honduras
no chat da Avis, me informaram que, para cruzar a fronteira da Guatemala para Honduras e El Salvador, custa U$ 33,60, e para Belize custa U$ 224 (para o México é proibido)

Honduras
autorização que a Alamo providenciou para que pudéssemos cruzar a fronteira entre a Guatemala, onde alugamos o carro, e Honduras

Qual o melhor caminho para Honduras?

Se você colocar no Google Maps, aparecem 2 caminhos da Guatemala em direção à cidade de Copán, em Honduras, sendo um deles bem mais curto que o outro - o trajeto que passa pela Aldea Siete Cuchillas em Honduras. 

Ocorre que esse caminho bem mais curto não tem uma aduana na fronteira - ele serve apenas para trânsito dos residentes fronteiriços, pois não há um posto de imigração ali e, se você for por lá, entrará em Honduras de forma ilegal, o que, obviamente, pode virar um problema gigante, especialmente na hora em que quiser sair de Honduras por outra fronteira. 

Então a única solução é realmente andar um pouco mais e ir da Guatemala para Honduras pela fronteira da Aduana El Florido, que é um posto de fronteira/imigração bem movimentado entre Honduras e a Guatemala, por onde passam todos os turistas que estão se deslocando entre Antígua, a Cidade da Guatemala e Copán Ruinas.
 
Honduras
se você coloca no Google Maps, aparecem várias opções de caminhos da Guatemala em direção à cidade de Copán, em Honduras, mas, ou as estradas são péssimas, de chão batido, ou são travessias de fronteira que servem apenas para trânsito dos residentes fronteiriços, onde não existem postos de imigração, e você estará cruzando a fronteira de forma ilegal 👀  

Honduras
foi um dia longo de estrada, com muitos congestionamentos e também algumas paradas para compras na beira da estrada hehehe...

Honduras
até que, finalmente, chegamos à fronteira da Aduana El Florido, que é um posto de imigração bem movimentado entre Honduras e a Guatemala

Fronteiras terrestres e marítimas de Honduras

Honduras tem fronteiras terrestres com a Guatemala, El Salvador e Nicarágua, e travessias marítimas para Belize. 
  • Para ir para a Guatemala, a fronteira mais usada é em El Florido, próxima de Copán Ruínas - foi a que nós usamos para entrar e sair em Honduras. 
  • Para El Salvador, as fronteiras usadas são El Amatillo El Poy. Explico melhor abaixo 👇
  • Para a Nicarágua, a fronteira mais usada é Las Manos, para quem vai a Tegucigalpa, mas também li experiências de quem cruzou por Guasaule
  • Para Belize, as melhores travessias marítimas são por Puerto Cortés, para Placencia ou Dandriga.
Honduras
para cruzar a fronteira terrestre entre Honduras e a Guatemala, o posto de fronteira mais usado é o que fica situado em El Florido, próximo de Copán Ruínas

Fronteira entre Honduras e Guatemala na Aduana El Florido

Como expliquei antes, para cruzar a fronteira entre Honduras e a Guatemala, a travessia mais usada é em Aduana El Florido, posto de imigração que fica situado a apenas 12Km a oeste de Copán Ruínas. 

Esta fronteira é bem popular justamente por causa da quantidade de turistas que cruzam por ali para visitar as ruínas de Copán em Honduras, vindos da Guatemala. Até por isso, é uma fronteira descomplicada, mas às vezes pode ser demorada, se você chegar atrás de um ônibus cheio de turistas, por exemplo. 

Existem cambistas por ali que trocam dólares, lempiras e quetzales (moeda da Guatemala), mas verifique antes a cotação, para não ser enganado por algum espertinho!

Chegamos às 17hs no posto de fronteira integrado dos 2 países.

Ali tudo acontece no mesmo prédio.  

A 1ª providência é passar no guichê da vigilância sanitária, onde uma médica de plantão nos pediu para ver as nossas carteiras de vacinação contra a febre amarela e então emitiu 3 'tarjetas de pase sanitario'.

Posteriormente, passamos no guichê da Guatemala, para carimbar a saída do país, e depois no guichê de Honduras, para carimbar no passaporte a entrada.

Na imigração de Honduras, eles tiram uma foto sua e paga-se a taxa de entrada em Honduras 'tasa por servicios migratorios': 80 lempiras ou 30 quetzales (= U$ 3) por pessoa. 

A Receita Federal deles revistou o porta-malas do nosso carro, e o policial que nos parou depois só perguntou nossas nacionalidades e para onde íamos. Não pediram para ver a carta-poder para atravessarmos a fronteira com o carro alugado. 

Depois de passar pelo posto de fronteira, são apenas 12Km até a cidade de Copán Ruinas. 

Tudo muito tranquilo e todos super simpáticos!

Na volta, quando pegamos a estrada para El Salvador, passamos novamente pelo mesmo posto integrado de fronteira de El Florido. Desta 2ª vez levamos menos de 5min para sair de Honduras e reentrar na Guatemala.

Honduras
na fronteira entre Honduras e Guatemala em El Florido, a 1ª providência é passar no guichê da vigilância sanitária

Honduras
no guichê da vigilância sanitária, a médica de plantão, depois de ver nossas carteiras de vacinação contra a febre amarela, emitiu 3 'tarjetas de pase sanitario' 

Honduras
depois passamos no guichê da Guatemala, para carimbar a saída do país

Honduras
no guichê de Honduras, paga-se uma taxa de entrada no país de U$ 3 por pessoa - 'tasa por servicios migratorios'

Honduras
posto de controle fronteiriço de El Florido, entre Honduras e Guatemala

Honduras
atravessando a fronteira terrestre entre Honduras e Guatemala no posto de fronteira da Aduana El Florido

Fronteira entre Honduras e El Salvador

Para ir de Honduras para El Salvador e vice-versa, dependendo de onde você estiver, é mais fácil ir pela Guatemala do que ir direto de um país pro outro, por incrível que pareça, pois existem poucos postos de fronteira entre os 2 países, apesar da grande extensão de fronteira terrestre limitando Honduras e El Salvador!

Como estávamos em Copán Ruínas, em Honduras, pertinho da fronteira com a Guatemala, era mais recomendável voltar à Guatemala e, de lá, ir para El Salvador pela fronteira de Anguiatú, na Aduana La Ermita.

Se você estiver em Santa Ana, em El Salvador, por exemplo, o melhor caminho para ir para Honduras será por este trajeto, atravessando parte da Guatemala.
Nós entramos em El Salvador pela fronteira de Anguiatú, na Aduana La Ermita, como já mencionei.
Primeiro você tem que estacionar e dar a saída na Guatemala, carimbando seu passaporte e, depois, segue de carro até o prédio da imigração de El Salvador, uns 150m adiante. 

Tem que pagar U$ 12 para entrar em El Salvador, e menores de 18 anos não pagam. 

Não pediram para ver a carta-poder do carro alugado nesta fronteira - só pediram o número da placa do veículo em que estávamos, para preencher um formulário. 

Também não pediram para ver as nossas carteiras de vacina contra a febre amarela nesta aduana, mas, no Aeroporto Internacional de San Salvador, capital de El Salvador, quando fizemos conexão aérea lá, pediram para ver as carteiras de vacinação e é fundamental ter esta vacina para viajar por esta região, como explico mais abaixo. 

Só tivemos que apresentar passaportes ali. Todo mundo nos atendeu com simpatia e só perguntaram aonde íamos em El Salvador.

Veja também:
Honduras
fronteira de Anguiatú, entre El Salvador e Guatemala, na Aduana La Ermita

Acordo de controle de fronteiras da América Central

Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua fazem parte do Acordo de Controle de Fronteiras da América Central (CA-4). 

Nos termos desse acordo, os turistas podem viajar dentro de qualquer um destes 4 países por um período de até 90 dias, sendo que este período de 90 dias começa a contar no 1° ponto de entrada em qualquer um dos países CA-4. 

Multas são aplicadas aos viajantes que ultrapassam o limite de 90 dias, embora o pedido de prorrogação possa ser feito por até 30 dias adicionais, mediante o pagamento de uma taxa antes que o limite expire. 

Você também pode contornar essa regra dos 90 dias viajando para fora dos países CA-4 (como por exemplo para o México ou Belize), e depois entrando novamente. 

Se você for expulso de qualquer um dos 4 países, também será excluído de toda a região CA-4.
A permanência é de 90 dias para toda a zona do CA-4: Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala. Mesmo fazendo imigração para passar de um país para outro, o tempo de permanência não é estendido, a menos que você saia desta zona e retorne depois. 

Li em algum lugar que, estando dentro da zona CA-4, os turistas poderiam viajar durante os 90 dias sem cumprir as formalidades de entrada e saída nos postos de fronteira e imigração, e sem pagar taxas de entrada. Mas não acredito que isso seja verdade, porque, pelo menos no nosso caso, essa regra não se confirmou: viajamos entre Guatemala, El Salvador e Honduras, os 3 países integrantes do CA-4 e, a cada vez que cruzávamos as fronteiras entre esses países, tínhamos que cumprir as formalidades imigratórias, carimbar passaportes e pagar as respectivas taxas, como contei acima. 

Acredito que esse acordo funciona mais como no Mercosul, isentando os turistas de vistos e tal, e autorizando uma permanência total de 90 dias entre os 4 países integrantes do acordo, mas definitivamente não funciona como um "passe-livre" entre fronteiras - não se engane, que você pode acabar se metendo numa fria bem grande se não tiver todos os carimbos certinhos no seu passaporte!

Honduras
carimbo de entrada em Honduras

Precisa visto para visitar Honduras?

Não há exigência de visto para brasileiros para uma estadia de até 90 dias em Honduras. 

Para visitar Honduras, você deverá: 
  • Ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de saída do país e com uma página em branco
  • Para entrar em Honduras por terra, terá que pagar uma taxa de U$ 3 - não se paga nada para sair
  • Ter comprovação dos voos de ida e volta
  • Ter comprovação de hospedagem
  • Ter comprovação de renda suficiente relacionada à duração da sua estadia em Honduras
Na entrada no país, eles te entregam um Tourist Card, que é um papel que supostamente deverá ser retornado na saída do país, ou carimbado caso você decida extender a sua estadia em Honduras. No nosso caso, ninguém nos pediu o papelzinho na saída do país. 

Para visitar Honduras, também é necessário ter a vacina contra a febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação.


Em Honduras, assim como em quase todos os destinos tropicais, com muito mato, tem que ter cuidado com as picadas de mosquitos - previna-se usando um repelente bom, de preferência com DEET.

Leve também os demais itens fundamentais em qualquer viagem à América Central e ao Caribe: óculos de sol, boné e muito protetor solar.

honduras
declaração a ser preenchida pelos viajantes que chegam ou saem de Honduras pelos aeroportos - na fronteira terrestre não nos foi solicitada

Honduras
em Honduras tem que ter bastante cuidado com as picadas de mosquitos

repelente
previna-se das picadas de mosquitos usando um repelente bom, de preferência com DEET

Vacina contra a febre amarela
para visitar Honduras, é necessário ter a vacina contra a febre amarela no seu Certificado Internacional de Vacinação

Melhor época para ir a Honduras

A melhor época para ir a Honduras é de dezembro a abril, ou seja, na estação seca.

Nós fomos em janeiro de 2024 e foi perfeito - calor e céu muito azul!!

A estação chuvosa vai de maio a novembro, com muitas chuvas em junho e julho e possibilidade de furacões a partir de agosto. Evite este período.

Honduras
o mês de janeiro é excelente para visitar Honduras

Honduras
tivemos dias de bastante calor e céu muito azul em Honduras em janeiro de 2024

Atrações turísticas de Honduras

Não é a 1ª vez que planejo uma viagem para Honduras, então já estou 'por dentro' das principais atrações turísticas do país kkkk...


Vou deixar uma listinha aqui com todos os lugares que eu gostaria de conhecer em Honduras, de acordo com as minhas pesquisas - priorize as atividades que forem mais do seu interesse, é claro, e depois me conte o que achou:
  • Copán Ruínas (sítio arqueológico Maia)
  • Roatán, Utila, Guanaja e Cayos Cochinos em Bay Islands (ilhas caribenhas que são o paraíso dos mergulhadores, cheias de tubarões-baleia entre maio e setembro)
  • Tegucigalpa (a capital)
  • La Mosquitia (vilarejos Garífuna)
  • Lago de Yojoa (avistamento de 400 espécies de pássaros, cavernas e cachoeiras)
  • Gracias (antiga cidade colonial, perto do Parque Nacional Celaque)
  • San Juan Intibucá (artesanato)
  • La Esperanza (mercado de fim de semana)
  • Choluteca (cidade colonial)
Se tivéssemos mais tempo para viajar em Honduras, certamente o outro destino que teríamos escolhido seriam as Bay Islands, que fiquei bem chateada de não ter tempo para conhecer!

Adoraria ter ficado pelo menos 2 dias em Utila, que é mais barata, e 2 dias em Roatán, que também tem acomodações voltadas para mochileiros. 

Guanaja tem uma vibe mais voltada aos viajantes de luxo. 

Uma das coisas mais legais que você pode fazer nas Bay Islands em Honduras é um curso de mergulho. Eu fiz curso de scuba diving quando morei nos EUA, décadas atrás, e adoraria mergulhar com mais frequência. 

Honduras é conhecido por ser um dos lugares mais baratos do mundo para você se certificar!

honduras
mapa de Honduras

Copan Ruinas Honduras
nossa viagem a Honduras foi focada no sítio arqueológico maia de Copán

Ruínas de Copán

Claro que vou contar aqui mais detalhes da nossa visita ao sítio arqueológico de Copán - afinal, foi este o local que escolhemos como prioridade total para explorar na nossa viagem a Honduras.

Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste de Honduras, perto da fronteira com a Guatemala. É o maior sítio arqueológico do Período Clássico da civilização Maia e as ruínas de Copán são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para preservar as ruínas, foi criada uma zona arqueológica protegida, onde existe também um centro de visitantes e lojas de souvenirs.

A zona arqueológica é um parque natural, cheio de animais, como araras, papagaios e veados, que tornam o passeio ainda mais divertido. É mais fácil encontrá-los bem no começo da manhã, ou no fim da tarde, quando o calor já diminuiu. 

O sítio arqueológico fica situado a uma caminhada de uns 15min de distância do centro da cidade de Copán Ruínas, mas também é possível chegar lá de tuk-tuk (ou de carro, óbvio). Tem estacionamento no local. 

O horário de entrada no sítio arqueológico é das 8 às 16hs, todos os dias. Nós fomos de manhã e não tinha filas. Visite no começo da manhã ou no fim da tarde, para fugir do horário de sol mais forte. 

Vá com sapato bem confortável e leve água, boné, óculos de sol, protetor solar e repelente. Muito repelente.

Os horários de entrada nos museus (de esculturas e de arqueologia) são das 9 às 17hs, diariamente. 

Os ingressos têm preços variados de acordo com o que você quiser visitar. 

Os custos para extrangeiros maiores de 6 anos em janeiro de 2024 eram os seguintes:
  • Parque Arqueológico e Sepulturas: U$ 20
  • Museu de Esculturas Maias (Templo Rosalila): U$ 10
  • Museu Regional de Arqueologia: U$ 5
  • Túneis subterrâneos: U$ 15
Crianças menores de 6 anos entram grátis. Idosos e estudantes estrangeiros não têm desconto.

A contratação de guias é opcional e paga por fora. Não deixe de barganhar os valores cobrados pelos guias.

Copan Ruinas Honduras
custos para extrangeiros maiores de 6 anos em janeiro de 2024 no sítio arqueológico de Copán

Copan Ruinas Honduras
o sítio arqueológico fica situado a uma caminhada de uns 15min de distância do centro da cidade de Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
é possível chegar na zona arqueológica de Copán de tuk-tuk

Copan Ruinas Honduras
há um ponto de tuk-tuks numa das esquinas da praça principal de Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
chegando ao sítio arqueológico de Copán, onde há um grande estacionamento

Copan Ruinas Honduras
centro de visitantes do sítio arqueológico de Copán

Copan Ruinas Honduras
maquete das ruínas de Copán no centro de visitantes do sítio arqueológico

Copan Ruinas Honduras
lojas de souvenirs no sítio arqueológico maia de Copán

Copan Ruinas Honduras
no centro de visitantes do sítio arqueológico de Copán existem algumas esculturas

Copan Ruinas Honduras
estela em exibição no centro de visitantes do sítio arqueológico de Copán

Copan Ruinas Honduras
pássaros que você poderá encontrar no sítio maia de Copán

Copan Ruinas Honduras
a zona arqueológica de Copán é um parque natural cheio de animais

Copan Ruinas Honduras
as araras são um símbolo de Copán

Copan Ruinas Honduras
é mais fácil ver as araras em Copán no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o calor é menor

Copan Ruinas Honduras
as ruínas maias de Copán são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Copan Ruinas Honduras
entrada de um dos túneis subterrâneos de Copán 

Copan Ruinas Honduras
os ingressos para entrar nos túneis subterrâneos de Copán são pagos separadamente dos ingressos gerais para visitar o parque

Copan Ruinas Honduras
nesta foto é possível ver uma das entradas para os túneis subterrâneos de Copán, cujos ingressos são caros e pagos à parte - como sou um pouco claustrofóbica, os ingressos caros foram uma boa desculpa para não entrar nos túneis!

Os principais pontos de interesse para visitar nas ruínas de Copán são: 
  • as estelas (explico mais abaixo)
  • as pirâmides (em algumas delas é possível subir)
  • a grande escadaria de cerca de 100m, com 72 degraus cobertos de hieróglifos, formando o maior texto Maia de que se tem notícia, fator determinante para a inscrição de Copán como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
  • os túneis subterrâneos (pagos separadamente - achamos muito caro e não visitamos) - são escavações feitas pelos pesquisadores para estudar os hieróglifos talhados nas pedras que estavam sob o solo de algumas das estruturas de Copán
Levamos cerca de 2h30min para percorrer as ruínas principais e, para conhecer a região das Sepulturas (incluída na entrada do parque arqueológico), precisa de mais uns 30min.

Seguem algumas dicas do pequeno viajante:

Cemitério: apesar do nome, era uma área residencial de Copán - os pesquisadores a batizaram assim porque encontraram restos humanos enterrados na região, já que era costume dessa civilização enterrar os familiares nos pátios das casas. 

Campo de Pelota: campo usado para a prática do esporte preferido dos Maias, que provavelmente inspirou o nosso futebol atual. Nesse jogo, os jogadores usavam apenas quadris, glúteos e joelhos para dominar a bola, e o mais impressionante é que, pelo que eles contam, o time vencedor é que era sacrificado, e não o perdedor! Simmm, era uma honra para os guerreiros serem sacrificados em nome dos deuses, então eles jogavam disputando pelo "direito" de serem sacrificados 😝

Sepulturas: localizadas a uns 2Km de distância das ruínas principais. Assim como no “cemitério”, as “sepulturas” também são uma zona residencial - onde vivia a classe mais alta, os nobres de Copán - e receberam esse nome por causa do costume Maia de enterrar os parentes nos pátios das casas. 

mapa das ruínas de Copán
mapa das ruínas de Copán

mapa das ruínas de Copán
mapa das ruínas de Copán

Copan Ruinas Honduras
uma das famosas estelas maias de Copán

Copan Ruinas Honduras
detalhes de uma das estelas maias de Copán

Copan Ruinas Honduras
as estelas maias são alguns dos principais pontos de interesse para se visitar nas ruínas de Copán em Honduras

Copan Ruinas Honduras
as estelas de Copán estão situadas na praça central da cidade maia, ao lado da acrópole, juntamente com esculturas entalhadas com hieróglifos

Copan Ruinas Honduras
a grande escadaria de Copán, com cerca de 100m e 72 degraus cobertos de hieróglifos

Copan Ruinas Honduras
a famosa escadaria de Copán forma o maior texto maia conhecido

Copan Ruinas Honduras
hoje em dia, a famosa escadaria de Copán está coberta por um toldo, para melhor preservá-la

Copan Ruinas Honduras
'Campo de Pelota' de Copán em Honduras

Copan Ruinas Honduras
'Campo de Pelota' era o campo usado para a prática do esporte preferido dos maias, que provavelmente inspirou nosso futebol atual

Copan Ruinas Honduras
no jogo de 'pelota' dos maias, os jogadores usavam apenas quadris, glúteos e joelhos para dominar a bola, e o time vencedor era sacrificado

Copan Ruinas Honduras
era uma honra para os guerreiros maias serem sacrificados em nome dos seus deuses, então eles jogavam 'pelota' disputando o 'direito' de serem sacrificados 

Copan Ruinas Honduras
no alto de uma das pirâmides de Copán em que é possível subir

Copan Ruinas Honduras
subir até o ponto mais alto das pirâmides maias nem sempre é uma tarefa fácil

Copan Ruinas Honduras
o 'Cemitério' de Copán, apesar do nome, era uma área residencial

Copan Ruinas Honduras
 os pesquisadores batizaram a zona residencial de Copán de 'Cemitério' porque encontraram restos humanos enterrados na região

Copan Ruinas Honduras
era costume da civilização maia enterrar os familiares nos pátios das casas 

Copan Ruinas Honduras
em Copán, a zona residencial é chamada de 'Cemitério'

Copan Ruinas Honduras
área residencial de Copán

Copan Ruinas Honduras
os túneis subterrâneos de Copán têm ingressos que são cobrados separadamente

Copan Ruinas Honduras
os túneis subterrâneos de Copán são escavações feitas pelos pesquisadores para estudar os hieróglifos talhados nas pedras que estavam sob o solo de algumas das estruturas de Copán
A Civilização Maia surgiu a partir do ano 1800AC. Por volta do ano 200DC, os Maias já haviam se desenvolvido em áreas que compreendem atualmente o México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Fizeram contribuições importantes para diversas áreas do conhecimento, notadamente a matemática, desenvolveram a escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia altamente sofisticados, além da construção de pirâmides. Eles foram os responsáveis pela construção de grandes cidades-estado, como Chichen Itzá e Tikal. Os Maias, em seu apogeu, chegaram a alcançar 2 milhões de habitantes, tendo sido muito importantes na formação cultural dos países da América Central.
Na região de Copán, Honduras, os Maias chegaram por volta do ano 1000AC, e a construção da cidade ceremonial de Copán começou no ano 100DC. 

O vale fértil do Rio Copán sempre foi um local de população agrícola, e um reino se estabeleceu em Copán em 159DC, progredindo até se tornar um dos locais mais importantes da civilização Maia. Foram erguidos monumentos, com registros hieroglíficos datados de 435 até 822.

A cidade-estado de Copán, antigamente chamada Xukpi, floresceu do século 5 até o século 9.

O seu nome original - Oxwitik - se refere à sua posição geográfica, no extremo leste e sul do território Maia.

A cidade de Copán é famosa por ter produzido a melhor série de 38 estelas retratando a maioria dos eventos ocorridos ao longo da sua história, instaladas seqüencialmente na praça central da cidade, ao lado da acrópole, onde ficava situado um grande complexo de pirâmides, praças e palácios. 

As estelas, inscrições e relevos decorativos de Copán são o que sobreviveu de mais refinado da arte antiga da América Central, ou Meso-America
A palavra Estela vem do termo grego "stela", que significa "pedra erguida", e é usada comumente na arquitetura e na arqueologia para designar objetos feitos de uma única pedra (estruturas monolíticas), nos quais eram criadas esculturas em relevo ou textos. A função essencial da 'Estela' era transmitir um determinado significado simbólico, fosse esse funerário, mágico-religioso, territorial, político ou propagandístico. 
Grande parte da história da civilização Maia foi resgatada pelos arqueólogos através da decodificação de várias estelas que eles deixaram, já que os Maias costumavam erguer, a cada período de 20 anos, uma estela comemorativa, na qual inscreviam os principais eventos do período.

Normalmente as estelas maias são quadradas ou retangulares, e raramente ultrapassam 3m.

Nos textos de uma das estelas de Copán, está inscrito que a cidade de Xukpi era a cidade Maia mais poderosa da região, embora tenha sofrido uma derrota catastrófica nas mãos do Reino de Quirigua no ano de 738. Este fato pode ter sido o fator determinante do abandono de Copán por volta do ano 900DC, quando a civilização Maia colapsou.

Copan Ruinas Honduras
Copán é famosa por possuir a melhor série de 38 estelas retratando a maioria dos eventos ocorridos ao longo da sua história

Copan Ruinas Honduras
as estelas, inscrições e relevos decorativos de Copán são o que sobreviveu de mais refinado da arte antiga da América Central

Copan Ruinas Honduras
a palavra 'Estela' vem do termo grego 'stela', que significa pedra erguida

Copan Ruinas Honduras
a expressão 'estela' é usada na arqueologia para designar objetos feitos de uma única pedra

Copan Ruinas Honduras
estelas são estruturas monolíticas nas quais eram criadas esculturas em relevo ou textos

Copan Ruinas Honduras
para preservar as ruínas e estelas de Copán, foi criada uma zona arqueológica protegida

Copan Ruinas Honduras
a função essencial de uma estela era transmitir um determinado significado simbólico, que poderia ser funerário, mágico-religioso, territorial, político ou propagandístico

Copan Ruinas Honduras
o sítio arqueológico de Copán foi o local que escolhemos como prioridade para explorar na nossa viagem a Honduras

Copan Ruinas Honduras
algumas das estelas de Copán são tão bem preservadas que ainda é possível ver traços de suas cores originais

Copan Ruinas Honduras
as estelas maias são normalmente quadradas ou retangulares, e raramente ultrapassam 3m

Copan Ruinas Honduras
Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste de Honduras, perto da fronteira com a Guatemala

Copan Ruinas Honduras
as estelas de Copán estão instaladas seqüencialmente na praça central da cidade, ao lado da acrópole, onde ficava situado um grande complexo de pirâmides, praças e palácios

Copan Ruinas Honduras
Copán é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia

Copan Ruinas Honduras
mapa das ruínas de Copán

Copan Ruinas Honduras
mapa das ruínas de Copán

Copan Ruinas Honduras
os arqueológos só conseguiram resgatar grande parte da história da civilização maia através da decodificação de várias estelas

Copan Ruinas Honduras
os Maias costumavam erguer, a cada período de 20 anos, uma estela comemorativa, na qual inscreviam os principais eventos do período

Copan Ruinas Honduras
 as ruínas de Copán são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Copán também tem um grande estádio de jogo de bola meso-americano.

No ápice do Período Clássico, Copán tinha uma grande quantidade de nobres, escriturários e artesãos, alguns dos quais construíram para si próprios casas em pedra decorada (privilégio que era reservado apenas aos nobres e sacerdotes na maioria das outras cidades), e em algumas fizeram inscrições hieroglíficas entalhadas na pedra.

Vocês já devem ter ouvido falar nos hieróglifos egípcios, mas sabiam que os Maias também usavam essa forma de escrita com sinais?
Hieróglifos são um modelo extinto de escrita pictográfica, utilizado principalmente pela antiga sociedade egípcia e também por alguns grupos indígenas americanos, como os Maias e os Astecas. A linguagem hieroglífica é considerada enigmática e de difícil compreensão, por existirem aproximadamente 7 mil tipos de sinais diferentes.
Aliás, você sabia que foi só na década de 1960 que os arqueologistas começaram a decifrar os hieróglifos de Copán?? Foi só então que eles perceberam que os textos contavam a história das cidades Maias e suas dinastias. 

A área continuou a ser ocupada depois dos últimos centros cerimoniais e monumentos reais serem erguidos. Por volta do ano 760, a população de Copán chegou a 28 mil habitantes - maior densidade populacional urbana em toda a região Maia - mas posteriormente declinou no século 9 provavelmente para menos de 5 mil habitantes.

A civilização Maia colapsou por volta do ano 900DC, e Copán foi abandonada.

As construções de Copán sofreram bastante a força da natureza nos muitos séculos em que estiveram abandonadas, até a sua redescoberta. Ocorreram vários terremotos e nenhum dos tetos sobreviveu intacto. A principal escadaria que continha inscrições estava desmoronada quando foi redescoberta. 

O Rio Copán mudou o seu curso e inundou um pedaço da cidade, destruindo parte da acrópole e vários grupos arquitetônicos. 

Além dos terremotos e inundações, as edificações também foram completamente invadidas pela selva tropical, que de tempos em tempos se incendiava, causando grandes danos às pedras calcárias das construções.

Copan Ruinas Honduras
a linguagem hieroglífica é considerada enigmática e de difícil compreensão, por existirem aproximadamente 7 mil tipos de sinais diferentes

Copan Ruinas Honduras
os maias fizeram inscrições hieroglíficas entalhadas na pedra

Copan Ruinas Honduras
não apenas os egípcios, mas os maias também usavam essa forma de escrita com sinais

Copan Ruinas Honduras
foi só na década de 60 que os arqueologistas começaram a decifrar os hieróglifos de Copán

Copan Ruinas Honduras
os arqueologistas perceberam que os textos e esculturas maias contavam a história das cidades e suas dinastias

Copan Ruinas Honduras
a escadaria de Copán, com 72 degraus cobertos de hieróglifos, forma o maior texto maia conhecido no mundo

Copan Ruinas Honduras
a principal escadaria de Copán que continha inscrições maias estava totalmente desmoronada quando foi redescoberta pelos exploradores

Copan Ruinas Honduras
explorando as esculturas e hieróglifos de Copán em Honduras

Copan Ruinas Honduras
a civilização maia colapsou no século 9DC e Copán foi completamente abandonada

Copan Ruinas Honduras
as construções de Copán sofreram bastante a força da natureza nos muitos séculos em que estiveram abandonadas, até a sua redescoberta

Copan Ruinas Honduras
muitas árvores 'invadiram' a antiga cidade maia de Copán

Copan Ruinas Honduras
além dos terremotos e inundações, as edificações também foram completamente invadidas pela selva tropical que, de tempos em tempos, incendiava, causando grandes danos às pedras calcárias das construções

Copan Ruinas Honduras
vários terremotos ocorreram nos séculos depois que a cidade maia de Copán foi abandonada, e nenhum dos tetos das edificações sobreviveu intacto

Copan Ruinas Honduras
árvore que invadiu uma das pirâmides maias de Copán

Copan Ruinas Honduras
o Rio Copán mudou o seu curso e inundou um pedaço da cidade

Copan Ruinas Honduras
parte da acrópole de Copán foi destruída, junto com vários grupos arquitetônicos

Copan Ruinas Honduras
acrópole de Copán

Copan Ruinas Honduras
ruínas de Copán em Honduras

O centro cerimonial estava há muito tempo abandonado, e nos arredores do vale só havia uns poucos povoados agrícolas quando os espanhóis chegaram no século 16. 

As ruínas foram redescobertas em 1576 por Don Diego García de Palacios, um oficial da corte espanhola, mas, na época em que a Espanha conquistou Honduras, Copán havia sido invadida pela floresta tropical. 

Embora arruinada, a cidade de Copán sempre foi conhecida dos locais, desde os tempos coloniais até quando foi visitada por uma série de exploradores no início do século 19. 

Juan Galindo escreveu uma descrição das ruínas em 1834, a qual motivou o explorador e escritor americano John Lloyd Stephens, que era embaixador dos EUA em Honduras, a comprar a área das ruínas em 1839. 

O arquiteto e desenhista inglês Frederick Catherwood ilustrou então um livro descrevendo Copán, juntamente com Stephens, o que ajudou a alavancar o interesse geral e acadêmico pelas antiguidades meso-americanas.

Nesse período, Copán virou um ímã para arqueologistas. 
estela de Copán desenhada pelo ilustrador inglês Frederick Catherwood
estela de Copán desenhada pelo ilustrador inglês Frederick Catherwood

O sítio arqueológico de Copán foi objeto de uma das 1ªs escavações arqueológicas conduzidas pelo Peabody Museum e pela Universidade de Harvard em 1891.

Muitas das estruturas de Copán foram restauradas por vários arqueólogos, que estudam o lugar até hoje.

Dá para imaginar que algumas estruturas importantes, como o Templo de Rosalila, por exemplo, só foram encontradas em 1989?! Ele estava enterrado debaixo do Templo 16. Outros templos e tumbas foram descobertos ainda mais recentemente, em 1998! 

Para ver o roteiro completinho que nós fizemos em Copán, basta clicar nos links do meu Wikiloc ou do Strava.

Copan Ruinas Honduras
nossa caminhada na zona arqueológica de Copán no Strava

Copan Ruinas Honduras
nossa caminhada na zona arqueológica de Copán no Wikiloc

Copan Ruinas Honduras
durante o tempo em que ficou abandonada, Copán foi completamente invadida pela floresta tropical

Copan Ruinas Honduras
as estruturas de Copán foram restauradas por vários arqueólogos, que estudam o lugar até hoje

Copan Ruinas Honduras
algumas estruturas importantes em Copán, como o Templo de Rosalila, só foram encontradas em 1989

Copan Ruinas Honduras
o Templo de Rosalila estava enterrado debaixo do Templo 16

Copan Ruinas Honduras
entrada para o túnel subterrâneo Rosalila em Copán

Copan Ruinas Honduras
alguns templos e tumbas de Copán só foram descobertos recentemente, em 1998

Copan Ruinas Honduras
os túneis subterrâneos de Copán foram escavados por pesquisadores, para que eles pudessem estudar os hieróglifos talhados nas pedras que estavam debaixo de algumas das estruturas de Copán

Copan Ruinas Honduras
difícil imaginar que todos esses templos e tumbas de Copán estão debaixo de outras estruturas

Copan Ruinas Honduras
nesta foto é possível ver a entrada de um dos túneis subterrâneos de Copán

Copan Ruinas Honduras
uma incrível escultura monolítica em Copán, Honduras

A cidade de Copán Ruínas

Como comentei antes, o sítio arqueológico fica situado a poucos minutos de caminhada da cidade de Copán Ruínas - também conhecida apenas como 'Copán' - localizada no oeste de Honduras, muito próxima da fronteira com a Guatemala.

Copán Ruínas é uma cidadezinha bem pequena e simples, que serve como base para explorar o sítio arqueológico, com alguns hotéis aconchegantes, restaurantes e agências voltados aos turistas, com pátios centrais floridos e sombreados.

Charmosinha, Copán tem uma praça central e prédios históricos com arquitetura colonial espanhola nas suas ladeiras e ruas estreitas, por onde circulam montes de tuk-tuks, que são um meio de transporte barato e muito comum na América Central.

O clima de cidade colonial do interior, super tranquila e agradável, é muito diferente do que a gente imagina quando vemos a Honduras violenta mostrada na mídia. Realmente não dá para acreditar cegamente no que se vê na televisão.

As ruínas de Copán são certamente a principal atração turística da região, mas a pequena cidadezinha tem mais a oferecer, como o Parque Central, a igreja branca em estilo barroco, o Museu Regional de Arqueologia, a Municipalidad (Prefeitura), que oferece exibições de fotos, o mercado de artesanato, etc. 

Nos arredores da cidade de Copán Ruínas, você ainda encontra outras atrações, como a Enchanted Wings Butterfly House, o Macaw Mountain Bird Park, as Luna Jaguar Hot Springs, etc.

copan ruinas
mapa da cidadezinha de Copán Ruínas em Honduras

Copan Ruinas Honduras
Parque Central de Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
igreja branca na praça principal de Copán Ruínas  

Copan Ruinas Honduras
escultura de araras na praça de Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
Museu de Copán

Copan Ruinas Honduras
street art em Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
pelas ruas floridas de Copán Ruínas em Honduras

Copan Ruinas Honduras
no Macaw Mountain Bird Park, nos arredores de Copán Ruínas, você encontrará inúmeras araras 

Diário de bordo de Honduras

No dia em que fomos para Honduras, começamos a manhã em Poptún, um pequeno vilarejo de beira de estrada na Guatemala, aonde havíamos pernoitado depois de voltar de Belize, seguimos para Río Dulce e, finalmente, depois de muitas horas de estrada e vários congestionamentos, finalmente chegamos à fronteira entre a Guatemala e Honduras.

Fizemos check-in no nosso hotel previamente reservado - La Casa de Cafe Bed and Breakfast - e passeamos pelo centrinho de Copán Ruínas, uma cidadezinha simpática, com calçamento de pedra, ladeiras e muitos restaurantes, lojas de souvenirs e serviços para turistas.

Jantamos em Copán Ruínas na Cervejaria Alemã e Restaurante Sol de Copán.

No dia seguinte, de manhã, depois de um bom café da manhã no hotel, visitamos as ruínas de Copán

Após a visita ao sítio arqueológico, fomos procurar a exposição de fotos Memorias Frágiles, sobre a qual tínhamos ouvido falar (contei mais abaixo). 

Depois de um bom almoço no Restaurante Via Via, por volta das 13hs, pegamos a estrada para seguir viagem para El Salvador.

Copan Ruinas Honduras
sítio arqueológico de Copán

Exposição de fotos Memorias Frágiles

Ouvimos falar que havia uma incrível exposição de fotos no prédio da Prefeitura de Copán Ruínas, e fomos lá descobrir se conseguíamos vê-la.

Perguntamos para 2 funcionários da Prefeitura, que, aparentemente, não tinham nem ideia de que havia uma exposição de fotos no edifício, até que um 3º funcionário soube nos mostrar o caminho, por dentro do prédio da Prefeitura, até um grande salão fechado onde estavam as fotos expostas. 

A mostra se chama Memorias Frágiles, e a entrada é grátis. São fotografias históricas raras das primeiras expedições arqueológicas que exploraram as ruínas de Copán na virada do século 20.

Simplesmente imperdível!

Copan Ruinas Honduras
a Municipalidad de Copán - Prefeitura - tem uma incrível exibição de fotos das ruínas sobre a qual nem mesmo os locais sabem!

Copan Ruinas Honduras
a mostra fotográfica se chama Memorias Frágiles

Copan Ruinas Honduras
fotografias históricas raras das primeiras expedições arqueológicas que exploraram as ruínas de Copán na virada do século 20

Copan Ruinas Honduras
exposição de fotos raras no prédio da Prefeitura de Copán Ruínas

Copan Ruinas Honduras
não são fantásticas essas fotografias?!

Copan Ruinas Honduras

Copan Ruinas Honduras

Onde comer em Copán Ruínas

Eu tinha uma lista de lugares bons para comer em Copán Ruínas no meu guia de viagem Lonely Planet e estivemos em 3 restaurantes lá: 
  1. Restaurante Via Via: o nosso almoço lá foi muito gostoso e pagamos U$ 24 para 3 pessoas (590 lempiras).
  2. Cervejaria Alemã e Restaurante Sol de Copán: a cerveja artesanal e as salsichas alemãs estavam ótimas. Ele não aceita cartões de crédito e nem de débito, mas aceita pagamento em U$, € e também em quetzales (o troco é em Lempiras). 
  3. La Casa de Todo: além de restaurante, também funciona como bar e mercado em Copán Ruínas.
honduras

honduras
Cervejaria Alemã e Restaurante Sol de Copán

honduras
cerveja artesanal na Cervejaria Sol de Copán

honduras

honduras
Restaurante Via Via

honduras

honduras
um curry tailandês no Restaurante Via Via

honduras
almoço para 3 no Restaurante Via Via

honduras
La Casa de Todo, além de restaurante, também funciona como bar e mercado em Copán Ruínas

Onde ficar hospedado perto das Ruínas de Copán

Todos estes hotéis, albergues e pousadas são bem avaliados pelos hóspedes, com café da manhã, ar condicionado e localização ótima no centro da cidadezinha de Copán Ruínas. Só o que varia é o preço

Dê uma conferida: 


Estes não têm ar condicionado (não sentimos falta em janeiro):


Estes são um pouco mais caros, mas a qualidade/beleza também é maior:


Todos eles me pareceram ótimas opções de hospedagem - se você for a Copán Ruínas e se hospedar em algum deles, depois me conte o que achou!

Nós escolhemos o La Casa de Cafe Bed and Breakfast, pois tinha a melhor relação custo-benefício, e realmente foi muito bom! 

Ele fica situado na calle Independencia, 5 quadras a oeste da praça central em Copan Ruínas. Para quem não tem o seu próprio meio de transporte, a única desvantagem dessa pousada é que ela fica localizada um pouco mais distante do Parque Centro América, que é a praça central de Copán Ruínas, bem ao lado do albergue Iguana Azul, que é uma ótima opção para quem viaja sozinho ou tem um orçamento mais apertado. 

Nosso quarto triplo com banheiro no La Casa de Cafe era muito bom, tinha vaga para estacionar na frente, vista do lindo jardim, café da manhã incluído muito bom e café, água e chá de cortesia o dia todo.
 
Pagamos 2.170 Lempiras e foram cobrados U$ 88 no cartão Nomad (U$ 74 pela diária + U$ 14 de impostos).

Se nosso orçamento fosse um pouco maior, eu teria escolhido o Terramaya Boutique Hotel.
 
Hostel Iguana Azul
Hostel Iguana Azul

honduras
Hotel Plaza Yat B'alam

honduras
Hotel Camino Maya

honduras
Hotel Via Via

La Casa de Cafe Bed and Breakfast

La Casa de Cafe Bed and Breakfast
La Casa de Cafe Bed and Breakfast 

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras
lindo jardim do B&B La Casa de Cafe 

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras
nosso quarto triplo no La Casa de Cafe Bed and Breakfast 

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras
banheiro do nosso quarto no La Casa de Cafe Bed and Breakfast  

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras

La Casa de Cafe Bed and Breakfast Honduras
o café da manhã era incluído no La Casa de Cafe

Curiosidades de Honduras

Honduras tem pouco mais de 10 milhões de pessoas, e a maioria da população (quase 90%) é mestiça - eles dizem "ladino": uma mistura de espanhol com povos indígenas.

O restante da população é composto de minorias étnicas, como os Maya Chorti no departamento de Copán; os Lenca, com suas vestimentas tradicionais, nos arredores de Santa Rosa de Copán, e os Miskitos, em La Mosquitia. 

A palavra Honduras vem do espanhol e significa profundezas (no singular, 'hondura'), em referência às águas profundas no litoral sul do país.
A palavra Catracho significa "Hondurenho", e pode ser usada para tudo o que tenha origem em Honduras, tanto para pessoas, como para coisas - café Catracho, por exemplo, é o café hondurenho. A gíria é usada de uma maneira positiva, e serve para demonstrar a identidade e o orgulho nacional. 
A coisa mais legal que você pode comprar como souvenir de sua viagem a Honduras são estas camisetas que eles vendem:

Catracho Forever
Catracho Forever (para sempre Hondurenho)

Honduras
outro produto típico à venda em lojas de souvenirs em Honduras são os charutos locais

Honduras
loja de souvenirs em Honduras 

Honduras
fazendo amigas em Honduras

Honduras
a maioria da população de Honduras é 'mestiça' - uma mistura de espanhóis com povos indígenas

Honduras é um dos países mais pobres, desiguais e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante da economia, empregando quase 2/3 da mão de obra.

Mas...o país está abandonando as áreas rurais para ir viver nas cidades: 48% da população de Honduras vive atualmente em cidades - foi o processo de urbanização mais rápido da América Central. 

Os principais produtos de exportações são o café, a banana e o camarão.

Honduras é, e sempre foi, muito alinhado com os EUA - cerca de 300 mil hondurenhos vivem na América do Norte.

O orçamento militar de Honduras triplicou desde o golpe de Estado de 2009. Os EUA também prestam assistência militar a Honduras.

A roupa típica de Honduras sempre inclui o onipresente chapelão branco. Na praça central da cidadezinha de Copán Ruínas, a quantidade de chapéus típicos hondurenhos nas cabeças dos locais é impressionante!

Manuel Zelaya
quem lembra das fotos do presidente hondurenho deposto em 2009, Manuel Zelaya, eternamente usando o chapelão branco?? 

roupa típica de Honduras
roupas típicas de Honduras

Honduras
a quantidade de chapéus típicos hondurenhos nas cabeças dos locais é impressionante

Honduras
não havia local por onde andássemos em Honduras que não víssemos o onipresente chapelão branco 

Honduras
fosse nas esquinas dos vilarejos hondurenhos

Honduras
fosse no posto de fronteira...

Honduras
o chapelão branco está por todos os lados em Honduras

Honduras é o país mais montanhoso da América Central, mas, ao mesmo tempo, é o único país da América Central continental que não tem vulcões ativos.

Religião: 47% da população de Honduras se identifica como católicos, 36% como evangélicos protestantes e 17% consideram-se de outras religiões.

esporte mais popular nas Honduras é o futebol, e o maior feito do país foi conseguir classificação para as Copas do Mundo de Futebol de 1982, 2010 e 2014.

Mais de 130 ativistas ambientais foram assassinados entre 2009 e 2019, fazendo de Honduras um dos países mais perigosos para os ativistas ambientais.

Para ler: El Gran Hotel, de Guillermo Yuscarán, um dos mais famosos escritores hondurenhos, ou A Guerra do Futebol, de Ryszard Kapucinski, sobre a bizarra guerra de 100 horas entre Honduras e El Salvador (explico melhor abaixo sobre este episódio da história de Honduras).

Para ouvir: a banda Garífuna Los Menudos - não confundir com o grupo musical 'Menudo' de Porto Rico kkkkkk...não tem NADA a ver!

Para assistir: Sin Nombre (Nameless), de Cary Fukugana, sobre violência de gangues e emigração para os EUA, ou El espíritu de mi mama (Spirit of my mother), de Ali Allie, sobre uma mulher Garífuna que retorna à sua terra natal - Honduras - para abraçar suas raízes culturais.

Sin Nombre (Nameless), de Cary Fukugana
um filme de Honduras sobre violência de gangues e emigração para os EUA

Honduras
Honduras é o país mais montanhoso da América Central, mas é o único país da América Central continental que não possui vulcões ativos

As tomadas de Honduras são do tipo com 2 furos chatos paralelos e 3 pinos. Leve um adaptador universal para não passar perrengue. 

Eu sempre levo um T: se o quarto do hotel tem apenas uma tomada, a gente conecta o T no adaptador e podemos usar as 3 entradas dele para carregar os nossos equipamentos. Desse jeito, preciso ter e carregar apenas um adaptador. 

 


Expressões em espanhol e gírias hondurenhas que serão muito úteis para você saber se for viajar por Honduras:
  • Buenos días (bom dia)
  • Con mucho gusto (quando conhece alguém)
  • !que le vaya bien! (quando se despede de alguém)
  • Todo cheque (tudo certo)
  • Bola (dólar)
  • Birria (cerveja)
  • Macizo (legal)
  • Ando hule (estou quebrado, sem dinheiro)
Esta é a bandeira de Honduras:

bandeira de Honduras
bandeira de Honduras

O que comer e beber em Honduras

gastronomia hondurenha é uma fusão da culinária indígena Lenca, espanhola, caribenha e africana, além de pratos do povo Garífuna. 
Garífunas são um grupo étnico estabelecido principalmente na costa de Belize e Honduras, formado pela miscigenação de escravos africanos com indígenas do Caribe e Aruaques.
Coco e leite de coco estão sempre presentes, tanto em pratos doces quanto salgados. O pão de coco é bem típico!

Pratos populares em Honduras, que você encontra nos almuerzos de todos os comedores
  • carne assada com chismol ou chirmol
  • sopa de caracol
  • guisado (ensopado de frango apimentado)
  • frango com arroz e milho
  • peixe frito com cebola em conserva e jalapeños 
  • montucas ou tamales de milho
  • tortillas recheadas chamadas baleadas (em El Salvador eles têm as 'pupusas', no México são os 'tacos', e em Honduras eles têm as 'baleadas hondureñas')
  • puré de judías (purê de feijão, um recheio comum nas baleadas)
  • tamales envoltos em folhas de bananeira
  • casabe (pão de mandioca crocante)
  • anafre (tipo um fondue de queijo, feijão ou carne)
  • tapado (ensopado de vegetais)
Também são muito comuns em Honduras os típicos restaurantes de redes de fast food americanos.

Para beber: as cervejas hondurenhas Port Royal ou Salva Vida (amei o nome!).

No café da manhã em Honduras, são muito comuns as batidas/vitaminas de frutas com leite, chamadas licuados ou batidos

água das torneiras não é segura para beber, prefira garrafas de água mineral, e sempre confira se o lacre está intacto.

Honduras

Honduras
cerveja hondurenha Port Royal
cerveja hondurenha Port Royal
cerveja hondurenha Salva Vida
cerveja hondurenha Salva Vida

Drone em Honduras

Honduras têm o uso de drones recreativos regulamentado e não é necessária autorização prévia para voar um drone.


Honduras
por causa dos muitos pássaros que habitam a região, o uso de drones é proibido na zona arqueológica de Copán

Honduras
a única forma de se ter uma visão mais ampla das ruínas de Copán é encarando as subidas até o alto das pirâmides maias

Um pouco da história de Honduras

Os Maias chegaram à região por volta do ano 1000AC, e a construção de Copán começou no ano 100DC.

A civilização Maia colapsou por volta do ano 900DC, e Copán foi abandonada.

Os europeus chegaram ao território onde hoje se encontra Honduras em 1502, somente na última viagem de Cristóvão Colombo

Colombo encontrou um território onde já havia uma avançada civilização Maia, e só depois de um período de guerra contra os indígenas, até 1539, é que os Espanhóis finalmente conseguiram estabelecer uma colônia. 

A partir de 1570, o território que hoje é Honduras passou a ser administrado pela Guatemala, que também era uma colônia espanhola.

A independência da Espanha veio em 1821, mas Honduras foi anexada pelo México, e a total independência de Honduras só foi proclamada em 1838, e então uma sucessão de caudilhos dominou o país no resto do século 19.
Caudilhos eram líderes conservadores na América Latina que assumiam o poder por meio de golpes de Estado e implantavam ditaduras personalistas. Em geral, caudilhos eram lideranças políticas carismáticas ligadas a setores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros - latifundiários).
Em 1969 acontece a Guerra do Futebol na fronteira entre Honduras e El Salvador, um dos conflitos mais bizarros da história da América Latina, causado em função do resultado de um jogo de futebol das eliminatórias da Copa do Mundo de 1970: mais de 2 mil pessoas morreram 😖

Durante mais de uma década, Honduras foi governada pelos militares. A influência dos EUA era forte, e nos anos 80 o governo Reagan usou Honduras como base para sua guerra contra o governo sandinista na Nicarágua e a guerrilha de esquerda em El Salvador e na Guatemala. 

Em 1998, o Furacão Mitch matou mais de 7 mil pessoas em Honduras, destruindo grande parte da infraestrutura do país.

Em 2009, o Presidente Manuel Zelaya foi destituído pela Suprema Corte e exilado pelo Exército hondurenho, porque o então presidente queria reformar a Constituição para aprovar reeleições - um golpe militar que mostrou que a política em Honduras ainda tem um longo caminho a percorrer.
 
Honduras
desde os tempos pre-Colombianos que Honduras já sofria com os fenômenos climáticos

Honduras
a herança deixada pela civilização maia conta parte importante da história de Honduras

Chip de celular para usar em Honduras

Publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o melhor chip de celular para usar numa viagem pela América Central e num cruzeiro de navio pelo Caribe, então não vou repetir tudo aqui - confere lá que a dica é boa: 


Foi esse simcard que usamos em Honduras, e funcionou perfeitamente!

OMeuChip
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Está planejando uma viagem para Honduras? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve em Honduras? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!

Leia mais sobre o Caribe e a América Central aqui no blog:


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: