Menu

Vistos Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul

Vistos para Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul: descubra quais destes países exigem vistos de brasileiros e como providenciá-los

Vistos Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul

Vistos para Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul: descubra quais destes países exigem vistos de brasileiros e como providenciá-los

Estamos quase embarcando para uma viagem pela EtiópiaUgandaRuanda África do Sul e, com tudo o que está acontecendo no RS neste momento, esqueci completamente que tinha que providenciar os vistos necessários para esta viagem. 

Quando lembrei deste pequeno 'detalhe', fui correndo pesquisar quais destes países exigem vistos de brasileiros, reunir os documentos necessários, preencher formulários online, fazer pagamentos e rezar que os vistos chegassem logo!

Demorou mais do que eu gostaria, mas os nossos vistos para Etiópia, Uganda e Ruanda já estão em mãos, e agora vou contar aqui neste post tudo o que vocês precisam saber para providenciar vistos para viajar para a África Oriental (Uganda e Ruanda) e a Etiópia.

Está planejando uma viagem para a África? Quer saber como conseguir vistos para Etiópia, Ruanda e Uganda? Vem comigo!

Observação: quando voltar de viagem, faço um update aqui pra contar se tudo funcionou direitinho!🙏

Leia também:


Vistos Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul
meninos na África do Sul

Documentos necessários para viajar para a África do Sul

Cidadãos brasileiros não necessitam de vistos até 90 dias (turismo e/ou negócios) para ingressar na África do Sul.

Precisa apresentar apenas:
  1. Passaporte com validade de até 1 mês (da data de retorno ao Brasil), com pelo menos 1 página em branco
  2. Certificado Internacional da Vacina contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque
  3. Passagens aéreas de ida e volta
  4. Declaração do viajante preenchida neste site
  5. Permissão Internacional para Dirigir, caso você vá alugar um carro
Outros países que visitamos na África sem precisar de vistos foram o Marrocos e a Namíbia!

Até onde sei - sempre tem que se informar antes de viajar, pois essas informações mudam com frequência - alguns países africanos que também não exigem vistos são:
  • África do Sul - 90 dias
  • Botsuana - 90 dias
  • Ilhas Seychelles - 30 dias
  • Marrocos - 90 dias
  • Namíbia - 90 dias
  • Senegal - 30 dias
  • Tunísia - 90 dias
Publiquei um post aqui no blog específico sobre os vistos para Tanzânia e Quênia: Vistos para Tanzânia e Quênia: tudo o que você precisa saber

Leia mais:


Vacina contra a febre amarela
para viajar pela África em geral, é necessário ter a vacina contra a febre amarela no seu Certificado Internacional de Vacinação

Visto para Etiópia

Em razão do encerramento, em setembro de 2021, das atividades da Embaixada da Etiópia em Brasília, a obtenção de visto de turista para a Etiópia pode se dar unicamente online

Antes da data da sua viagem, solicite o visto eletrônico (E-visa) da Etiópia, por meio da página oficial deles.

Quando o pedido for enviado com os dados completos, pago e aprovado, você receberá um email com a autorização de viagem da Etiópia, que deve ser apresentada junto à companhia aérea já no momento do embarque rumo a Adis Abeba. 

O processo se completa ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bole, em Adis Abeba, onde o visto será então impresso e colado no passaporte do viajante. 

Somente vistos de turista da Etiópia, que permitem uma única entrada, são emitidos dessa forma.

Não é possível usar essa modalidade de visto online para ingressar no território etíope por outros pontos de entrada (terrestres).

Para informações atualizadas e esclarecimento de dúvidas sobre vistos etíopes, contate o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MoFA) da Etiópia com antecedência da data da sua viagem.

👉Preenchi o formulário online, paguei com cartão (dá para pagar com cartão de crédito ou de débito) e em seguida recebi por email a confirmação de pagamento dos vistos etíopes.

No total, para 2 vistos da Etiópia (meu e do Peg), gastamos U$ 164 (Tourist Visa Single Entry 30 Days).
Importante: antes de começar a preencher o formulário do visto para a Etiópia (que é individual para cada pessoa), tenha preparados um print da folha principal com os dados do seu passaporte uma foto de passaporte (fiz uma selfie com o meu celular mesmo!). Ah, e você precisa ter todos os dados do seu voo, o nome, endereço e telefone do hotel em que pretende ficar hospedado na Etiópia também!

Se demorar mais de 3 dias para receber por email a sua autorização de viagem para a Etiópia, você pode checar o status do seu visto neste link ou mandar um email para support@evisa.gov.et.

Eu fiz tudo numa sexta-feira e as nossas autorizações de viagem para a Etiópia chegaram por email na segunda-feira, foi bem rápido.

Tendo em mãos a carta de aprovação do e-Visa, você não precisa ficar na fila do visa on-arrival quando chegar ao Aeroporto Internacional de Bole em Addis Ababa - vá direto para a fila da imigração dedicada aos portadores de e-Visa.

Visto para Etiópia
este é o site oficial para fazer o visto da Etiópia online

Visto para Etiópia
depois de preencher o formulário, você faz o pagamento online

Vistos Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul
esta é a carta de pre-aprovação do visto para a Etiópia

Brasileiros precisam de visto para fazer conexão no aeroporto de Adis Abeba?

Cidadãos brasileiros em trânsito no Aeroporto Internacional de Bole, em Adis Abeba, não precisam de visto etíope, desde que não saiam da área de trânsito internacional do aeroporto. 

Caso você queira visitar a cidade de Adis Abeba ou simplesmente passar pela imigração, ainda que por algumas horas, é necessário obter o visto da Etiópia, conforme as orientações acima.

Vistos para Uganda e Ruanda

Quer saber como funcionam os vistos para Uganda e Ruanda para brasileiros? Confira abaixo como conseguir os vistos para Uganda e Ruanda.

Cidadãos brasileiros precisam de vistos de turismo para entrar em Uganda e Ruanda. É necessário solicitar vistos de entrada antes de viajar para Uganda e para Ruanda, e isso pode ser feito online.

Uganda e Ruanda já instituíram o sistema de vistos eletrônicos há algum tempo e, com isso, os governos destes países buscam incentivar o turismo na região - poderiam cobrar um precinho mais estimulador também, né?!

Se você estiver buscando um visto para visitar apenas Uganda, por exemplo, o link é este: visto eletrônico para Uganda.

O que eles chamam Uganda Ordinary/Tourist Visa para uma entrada única custa U$ 50 + 3% de taxas.

Mas se, assim como nós, você pretende viajar pela região e conhecer outros países, você pode pedir o East Africa Tourist Visa, que custa U$ 100 + 3% de taxas
Foi este o visto que nós pedimos, pois o East Africa Tourist Visa permite que você viaje por Uganda, Ruanda e Quênia - é um "combo" de 3 vistos em 1!

East Africa Tourist Visa

East Africa Tourist Visa é um visto para turistas com direito a múltiplas entradas nos 3 países que integram o combo durante um período de 90 dias, enquanto você não sair dos 3 países - Uganda, Ruanda e Quênia.

Se, dentro deste período de 90 dias, você sair da região para ir até a Tanzânia, por exemplo, perde o direito de voltar aos países do combo, entendeu?

Importante: não faça o seu East Africa Tourist Visa com muita antecedência, pois ele é válido pelo prazo de 3 meses, mas a validade máxima da carta de aprovação que você recebe online é de 6 meses, que começam a correr na data em que ela é feita. 

E outro detalhe importante: todos os 3 países que integram o bloco podem fazer este visto, mas você precisa fazer o seu junto à imigração do 1º país onde você pretende entrar

Por exemplo: se você vai começar o seu roteiro na região pelo Quênia, tem que fazer o seu East Africa Tourist Visa junto à imigração do Quênia.

No nosso caso, íamos começar a nossa viagem por Uganda, e depois seguir para Ruanda, então tínhamos que pedir os nossos East Africa Tourist Visas junto à imigração de Uganda, e foi o que fizemos, neste link: Immigration portal.

No total, para 2 vistos turísticos da África Oriental (meu e do Peg), gastamos salgados U$ 206

Antes de começar a preencher os formulários online, que são individuais, tenha em mãos todos os documentos necessários, que você vai precisar para fazer upload no site.

Documentos básicos para conseguir o East Africa Tourist Visa:
  • Formulário totalmente preenchido online
  • Cópia da página principal do passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Foto tipo passaporte (fiz uma selfie com o meu celular)
  • Certificado Internacional da Vacina contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque
  • Passagens aéreas de ida e volta
  • Roteiro detalhado da sua viagem em inglês
  • Pagamento das taxas de U$ 100 + 3% de taxas
Depois que você terminar de preencher o formulário online e der upload em todos os documentos, vai aparecer um número que é o seu "application ID". 

Se quiser, você também pode vincular o seu pedido de visto ao de outra pessoa, e aí você vai obter um "group code" (eu vinculei meu pedido de visto ao do Peg). 
Muito importante: anote esses números do "application ID", para que depois você possa pesquisar online o status da sua solicitação de visto. 
Se demorar mais de 3 dias para receber por email o seu visto, você pode checar o status neste link.

As cartas de aprovação para os nossos East Africa Tourist Visas nunca chegaram por email, então, passados 6 dias, pedi ao Sedrick, da agência que nos levará para o safari em Uganda e Ruanda, se ele teria como verificar junto aos "internal affairs" de Uganda se havia algum problema com os nossos vistos. Imagina como eu já estava nervosa a estas alturas, a uma semana da viagem começar, com as passagens aéreas e o safari pagos!

Mas, no dia seguinte, acordei com um email do Sedrick avisando que eu checasse no site, pois nossos vistos haviam sido aprovados. Se houve alguma interferência dele ou se foi pura coincidência, eu não sei, mas a verdade é que foi muito bom ter uma pessoa lá que pudesse interceder por nós neste momento! 🙏

👉Quando você chegar ao 1º país do bloco que vai visitar, apresente-se na imigração para a captura biométrica com todos os documentos que foram solicitados para fazer o visto originais e impressos (lista acima), os recibos de pagamento, uma foto de passaporte recente (impressa), a carta de aprovação e o seu passaporte (original e uma cópia da folha principal).
 
Tendo em mãos a carta de aprovação, você não vai precisar preencher nenhum formulário na chegada ao aeroporto (aqueles 'arrival declaration card') - pode ir direto para a fila da imigração. 

E tenha em mente que estes "vistos" que você recebe online são sempre equivalentes apenas a uma "carta de pre-aprovação" - a aprovação final é sempre feita nas estações de captura biométrica, quando você de fato chega ao aeroporto ou a uma fronteira terrestre.

Se você pretende viajar também para o Quênia e a Tanzânia, além de Uganda, leia mais sobre os vistos de entrada única para Quênia, Tanzânia e Uganda! 

Estes países da África Oriental também possuem um acordo, pelo qual os turistas que viajam de um país para outro e desejam retornar ao 1º país podem fazer isso usando o seu visto de entrada única, e não precisam solicitar um novo visto para retornar ao 1º país visitado na viagem. 


Vistos para Uganda e Ruanda
todos os documentos e informações que você precisa ter em mãos antes de começar a preencher o formulário do East Africa Tourist Visa

Vistos para Uganda e Ruanda
tive problema para pagar pelo East Africa Tourist Visa com o meu cartão de crédito, mas aí tentamos com o cartão do Peg, que passou na 1ª tentativa

Vistos para Uganda e Ruanda
depois de enviado o formulário completo e feito o pagamento, você pode checar o status do seu East Africa Tourist Visa online 

Vistos Etiópia, Uganda, Ruanda e África do Sul
esta é a carta de pre-aprovação do East Africa Tourist Visa

Está planejando uma viagem para a África? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve na África? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens na #LipenaAfrica!


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #LipenaAfrica e Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: