30 de maio de 2017

Suazilândia de motorhome em meio a uma roadtrip pela África do Sul - a estratégia perfeita da Mirtes e família

Durante a nossa viagem de carro pela África do Sul, estivemos rapidamente na Suazilândia, e ficou uma grande vontade de voltar para conhecer de fato o país.

Quando a Mirtes foi para lá, de motorhome, fiquei ansiosíssima para saber mais sobre o país e sobre a viagem da família dela. A Mirtes é uma excelente escritora, e narra as viagens da família no blog de viagens dela - Juntos na Estrada - bem do jeito que eu gosto, com muitas fotografias e detalhes.

Vocês podem imaginar, então, a faceirice que eu fiquei quando ela topou contar, aqui no blog, sobre as aventuras de motorhome da família nesta incrível jornada pela África do Sul e Suazilândia!

Neste primeiro post, a Mirtes conta como foram os dias que passaram na Suazilândia, e nos próximos dias teremos tudo sobre a África do Sul de motorhome por aqui, fiquem de olho!

Leia também:

Roteiro de viagem pela África do Sul em 30 dias de motorhome

Detalhe: o território da Suazilândia faz fronteira com a África do Sul e Moçambique, e é perto do Kruger Park, sendo uma ótima estratégia aproveitar, como eu e a Mirtes fizemos, para passear pelo país em meio a uma viagem de carro ou de motorhome pela África do Sul 😏

Duas viagens pelo preço de uma, veja:

mapa do guia de viagens Lonely Planet

Sem mais delongas, com vocês, Mirtes Aquino:

Para ter uma ideia de tamanho, a Suazilândia é menor que o parque Kruger, ou seja, o país inteiro cabe dentro do estado de Sergipe com folga, o que o torna muito fácil de visitar

Chegamos lá vindos do Kruger Park, e ficamos aproximadamente o mesmo tempo que ficamos no parque, dormindo duas noites em parques nacionais.

A Suazilândia possui 3 parques nacionais, e eu imaginava que eles eram administrados pelo governo, como acontece com os da África do Sul. Mas não, é uma empresa privada quem os administra.

Além destes, há outros parques e reservas particulares. Os parques são pequenos, mas muito interessantes.

Hlane Royal National Park

Depois da imigração (feita no posto de fronteira Mananga), seguimos direto para o Hlane Royal National Park, onde passamos a primeira noite.

Lá descobrimos que não é possível percorrer a área onde estão os animais de grande porte em veículo próprio, e por isso resolvemos fechar um game para aquele fim de tarde, e um passeio para conhecer uma aldeia suazi na manhã seguinte.

Hlane é um parque bem pequeno, mas muito especial. Não há energia elétrica, e então toda a iluminação é feita por candeeiros, o que ajuda a dar um clima mais rústico e deixa seu céu estrelado como poucos.

O restaurante, também à luz de candeeiro, é excelente. Acho que é imperdível um jantar lá – agradável, delicioso e muito barato (pedimos três pratos com impala, e adoramos).

Mas o que mais gostamos foi da pequena lagoa que fica em frente à área do restaurante, separada por uma cerca de arame, e repleta de hipopótamos! Eles colocam várias cadeiras perfiladas em frente à cerca para que observemos os animais na lagoa.

Tomamos uma cerveja suazi no fim de tarde assistindo às brincadeiras dos hippos, e no dia seguinte levamos nosso café da manhã para tomar lá enquanto assistíamos vários rhinos tomarem um banho de lama na nossa frente.

Depois dos maravilhosos dias no Kruger, e da imensidão e exuberância daquele parque, confesso que não ficamos lá tão entusiasmados com o safári no Hlane, mas mesmo assim curtimos muito.

Tivemos sorte de termos o jeep só para nós três, e isso nos deu um pouco mais de mobilidade e nos deixou mais à vontade.

Vimos um grupo de leões jovens, muitos elefantes, girafas, zebras, antílopes, rinocerontes e muitos pássaros.

Visita à aldeia suazi

A visita à aldeia suazi foi feita com o nosso próprio motorhome, e o guia foi conosco até lá.

Na aldeia, que ficava há uns 15min do parque, fomos recebidos por 3 mulheres que nos mostraram a estrutura da aldeia, explicaram seu funcionamento, forma de organização, alguns costumes e cerimônias. Foi muito interessante, muito diferente do que estamos acostumados. Eles formam uma sociedade extremamente machista e hierarquizada, mas muito alegre e trabalhadora.

Deixamos o Hlane logo depois da visita à aldeia, e nossa intensão era conhecer um pouco mais do país.

Museu Nacional da Suazilândia

A Suazilândia é uma monarquia, e possui duas capitais: Mbabane (a capital administrativa) e Lobamba (a capital legislativa), separadas por cerca de 16km.

Pelas nossas pesquisas, Mbabane é maior e mais cosmopolita, enquanto Lobamba é mais tradicional e histórica. Assim, privilegiamos a tradição e história e seguimos para Lobamba, interessados principalmente em conhecer o Museu Nacional da Suazilândia

O museu é pequeno e simples, mas a história que ele conta é das mais interessantes!

A Suazilândia é uma das últimas monarquias africanas, e o rei Mswati III é último monarca soberano da África.

Na entrada do prédio, há uma réplica de uma aldeia suazi, e foi muito bom perceber, tanto lá quanto nas informações do museu, que o que vimos e ouvimos na visita à aldeia pela manhã era realmente verdade, e não uma mera encenação “pega turista” (eu fiquei realmente com medo disso).

Memorial Parque King Sobhuza II

Em frente ao museu está o Memorial Parque King Sobhuza II, construído em homenagem ao antecessor e pai do atual rei, e notoriamente o monarca mais querido e venerado pelo povo suazi.

O guia que nos recebeu lá foi ótimo e nos explicou muita coisa sobre a vida do rei Sobhuza II e sobre como ocorrem as sucessões de monarcas nesse reino onde o rei (e qualquer de seus súditos) pode se casar com várias mulheres – o atual rei tem 14 esposas, mas seu pai tinha exatas 120 esposas!

Mlilwane Wildlife Sanctuary

Dormimos essa segunda noite no Mlilwane Wildlife Sanctuary, e embora bem diferente do Hlane, esse parque também foi muito especial.

É um parque maior, com energia elétrica, e melhor estrutura.

Uma coisa que me chamou a atenção foi os chalés no formato das ocas das aldeias suazi – fiquei morrendo de vontade de conhecer um por dentro.

Outro diferencial dele é o fato de vários animais transitarem pelo rest camp, como impalas, zebras e javalis – esses últimos são símbolos do parque.

Claro que é recomendado guardar uma distância desses animais, mas é muito legal vê-los tão próximos.

Sobre o restaurante do Mlilwane, nós esperávamos repetir a mesma experiência do Hlane, mas eles estavam recebendo um grupo grande da Europa, e o restaurante estava trabalhando apenas com buffet... e estava lotado.

Fiquei bem chateada, principalmente por pagar mais caro que no Hlane para comer uma comida bem comum e num ambiente cheio! Mas a recompensa veio na saída do restaurante: o tal grupo da Europa tinha contratado uma apresentação de dança suazi que aconteceu no gramado externo ao restaurante, e nós assistimos tudinho de gaiatos 😏

Na manhã seguinte, fizemos um rápido passeio pelo parque e começamos a nos despedir da Suazilândia, seguindo nosso caminho em direção a Durban – nossa viagem estava terminando.

Você já foi à Suazilândia? Tem alguma dica legal? Conte pra gente, deixe as suas dicas nos comentários!

Mirtes, muito obrigada pelo post, está sensacional, te quero pra sócia!!

Veja o 2º post da série da Mirtes aqui: Viajando de motorhome pela África do Sul e Suazilândia - a experiência da família da Mirtes rodando 7082Km pelos 2 países.

E o 3º post aqui: Roteiro de viagem pela África do Sul em 30 dias de motorhome.

Para ler mais sobre a África do Sul, não perca este post incrível sobre o país da Zani Raphaelli, contando da viagem da família com filhas gêmeas de 3 anos em slow travel e muitos esportes radicais

A minha viagem de 6 dias e 1534km rodados pela África do Sul está aqui.

Para ler mais sobre a África do Sul, não deixe de visitar o blog de viagens em família da Mirtes Juntos na Estrada.

Nosso snapchat é @pequenoviajante

Veja fotografias e dicas das nossas viagens nInstagram.