Menu

Europa de motorhome no inverno: roteiro de 30 dias da Família Pistoresi

Europa de motorhome no inverno: roteiro de 30 dias, passando pela Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein e Áustria

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno: roteiro de 30 dias da Família Pistoresi, passando pela Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein e Áustria

* Por Renata Pistoresi

Olá, eu sou a Renata e, junto com meu marido Rodrigo e nossos pequenos Mateus (7 anos) e Isadora (5 anos), embarcamos em uma Eurotrip de motorhome!

Essa viagem era para ter sido em 2021, mas, devido ao aumento da Covid no final de 2021 na Europa, achamos mais prudente adiar (mas fizemos uma roadtrip pela Argentina que está publicada aqui no blog também) e em 2022 não deixaríamos passar a realização desse sonho!

Leia também:

Ushuaia de carro: roteiro de 35 dias de viagem em família desde Foz do Iguaçu

Como é e quanto custa viajar de motorhome pela Europa: McRent Frankfurt

Nossas passagens aéreas eram para Frankfurt, então locamos o motorhome na McRent de lá. Tanto as passagens para lá como o aluguel do motorhome tinham preços melhores do que em outros países, como por exemplo na França. Foi a nossa 1ª vez na Europa e já foi incrível.

Foram 32 dias entre sair e voltar ao Brasil, mais de 4 mil km, 8 países (Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein e Áustria), e mais de 30 cidades e vilarejos.

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Amamos viajar de motorhome! 

A facilidade de estar com sua casa junto o tempo todo é ótima. Nada de ficar carregando, fazendo e desfazendo malas. Poucas vezes cozinhamos, tomávamos café da manhã todos os dias no motorhome, e sempre comprava snacks, bolachas, e refeições rápidas nos mercados para quando estávamos mais cansados, mas almoço era sempre por onde estivéssemos passeando.

Nas cidades maiores é realmente mais difícil para estacionar, mas não é impossível, tem que ter paciência. O blog e o app park4night são ótimos aliados e usamos eles o tempo todo.

Nosso roteiro foi baseado no roteiro que a Claudia realizou com o marido e filho - utilizei o roteiro dela e fui alterando conforme os lugares que queríamos conhecer, sempre indo no blog ler as dicas de free camping e tudo mais. 

Veja aqui: Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa

Aliás, desde que conheci o Pequeno Viajante, eu sempre leio o blog para montar nossos roteiros, inclusive já estamos na elaboração de um roteiro para o final desse ano.

Amo poder viajar com minha família - eu e meu marido também viajamos só em casal, mas poder mostrar o mundo para nossos pequenos não tem preço!

Obrigada Claudia, você é sempre super querida em me ajudar com minhas dúvidas! Suas dicas são as melhores e muito mastigadas!

Eu fui escrevendo um diário durante a viagem, e segue ele abaixo para inspirar mais famílias a fazerem o mesmo:

Europa de motorhome no inverno

Roteiro de viagem de motorhome pela Europa

Dia 1: 21/12 - Embarcamos em Guarulhos com destino a Frankfurt.

Dia 2: 22/12 - Chegamos às 15hs no horário local (fuso +4h) e fomos para o hotel em Bad Nauheim que já estava reservado - fomos de transfer já previamente reservado também - pois normalmente as pessoas vão para Frankfurt, mas queríamos ficar já próximos da McRent, onde iríamos retirar o motorhome no dia seguinte. Jantamos no hotel mesmo e dormimos cedo para descansarmos. 

Dia 3: 23/12 - Acordamos cedo, tomamos um café da manhã delicioso no hotel e em seguida fomos de táxi até a McRent retirar nosso motorhome. 

Após trâmites burocráticos, aprendemos o básico de como utilizar o motorhome (abastecimento de água, limpeza do cassette, descarte de água suja, aquecimento, dentre outras coisas) e então seguimos para o supermercado Lidl. Após, almoçamos em um McDonald’s próximo e debaixo de muita chuva! Íamos conhecer Bad Nauheim, mas não tinha como, então seguimos viagem para Colônia

Paramos em um estacionamento e fomos na feira de Natal ao lado da catedral, e ficamos até encerrar. Tomei vinho quente, as crianças comeram fondue de queijo das barraquinhas (maravilhoso!), meu marido comeu salsicha alemã, e compramos bolachinhas de Natal deliciosas! 

Fizemos free camping próximo à Kenedy - Ufir, era próximo da linha do trem e incomodou um pouco, mas eu dormi, já meu marido acordou várias vezes com conversas na rua, carros passando e porque estava com receio da nossa 1ª noite na rua.

Dia 4: 24/12 - Dormimos até mais tarde, não quis acordar as crianças, então tomamos café e o primeiro banho de todos no motorhome, pensei que seria mais difícil, mas deu tudo certo no final. Tivemos problema com a água quente quando eu estava no banho, e só depois entendemos que a água quente não daria para nós 4 tomarmos banhos seguidamente. 

Saímos tarde para passear, mas foi uma delícia, caminhamos pela ponte Hohenzollernbrücke até o outro lado, onde fica a Catedral, ficamos observando por fora e visitamos por dentro, e ficamos impressionados - muito grande e muito linda! Ainda mais quando pensamos na época em que foi construída. Almoçamos próximo ao rio, e ficamos até o anoitecer (17hs!), então voltamos caminhando pela ponte! Paramos num café para a sobremesa e chocolate quente e ficamos admirando a vista do lado de cá do Reno! Voltamos para o motorhome e seguimos para um camping. Mas o camping que havíamos visto pelo aplicativo park4night não era mais camping, e a mulher alemã que nos atendeu só nos mandava sair de lá! 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Seguimos para Aachen e lá encontramos um camping ótimo, que, no final da viagem, tivemos certeza de que foi o melhor e mais limpo em que ficamos. 

Dia 5: 25/12 - Acordamos tarde novamente, estávamos todos cansados e caía uma chuva! O camping era ótimo, uma ótima estrutura, com máquina de limpeza do cassette automática, banheiros muito limpos, máquinas de lavar e secar roupas, enfim, muito agradável de ficar. 

Fomos passear e conhecer a catedral de Aachen, a Rathaus (Prefeitura), que é um prédio lindo, onde fica também a fonte de Carlos Magno. As crianças encontraram a fonte dos bonecos, onde ficaram brincando! Eles são de ferro e bronze e articuláveis, então as crianças brincaram bastante movimentando os bonecos. Fizemos um almo-janta em um café - não tínhamos opções, pois tudo fecha nos dias 25 e 26 (feriado na Alemanha), mas foi gostoso, tomei uma sopa deliciosa de queijo, as crianças comeram lasanha, milkshake, sorvete, e o Rô comeu algo que parecia um PF alemão. Começou a chover, então voltamos para o motorhome e resolvemos pernoitar novamente no mesmo camping, aproveitei para lavar e secar as roupas e dormimos mais cedo. 

Dia 6: 26/12 - Acordamos cedo, tomei banho no banheiro do camping, e foi ótimo, mais limpo do que muitos hotéis! Acordamos as crianças e após toda organização do motorhome saímos, queria comprar um ímã de Aachen e as famosas bolachinhas, mas não tinha absolutamente nada aberto! 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Pegamos estrada sentido Amsterdam, 242km até lá. Chegamos ainda de dia, então paramos em um estacionamento em Amsterdam e fomos bater perna! Fiquei encantada, que cidade linda, com seus canais, construções e ruas belíssimas. Fomos no mercado das flores e caminhamos até a Praça Dam e caminhamos pelo Red Light District e fomos voltando em direção ao motorhome. Eu li que não poderia parar dentro da zona de restrição de carros a diesel, mas meu marido leu relatos de motorhome que haviam parado e então assim fizemos, até no mesmo estacionamento da indicação! Já de noite fomos para um camping próximo à cidade, pois precisávamos fazer a limpeza e reabastecer a água. Antes passamos em um mercado e seguimos para o wild camping onde dormimos.

Dia 7: 27/12 - Schamos melhor estacionar o motorhome fora da zona não permitida, mas ainda assim com parquímetro. Local cheio de vagas, próximo de um grande hospital e transporte público. Pegamos um ônibus em direção ao Vondelpark, onde iniciamos nosso passeio, e fomos andando pelo parque e depois ao longo dos canais! Queríamos fazer o passeio de barco, mas só conseguimos ingressos para o dia seguinte. 

Passamos pela Casa da Anne Frank (uma vontade minha desde que li o Diário dela) mas não fomos ao museu, pois só se consegue comprar ingressos com 2 meses de antecedência e, como viajamos sem ter certeza dos dias em cada lugar, não comprei nada que precisasse de muita antecedência como esse museu. Andamos nos bondes sobre trilhos e voltamos de metrô até o motorhome já de noite. Até pensamos em fazer free camping para facilitar para o dia seguinte, mas li que não é bem-visto na Holanda, então voltamos ao camping - essas 2 últimas noites foram incômodas, porque ventou muito e balançava o motorhome. 

Dia 8: 28/12 - Logo cedo seguimos de volta para estacionar o motorhome, mas dessa vez mais próximo ao metrô e fomos até a estação central, pois de lá sairíamos no passeio de barco - mesmo com chuva achei lindo o passeio! Aliás pegamos muita chuva, garoa na maior parte, e passeávamos mesmo assim.

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno 

Voltamos até o motorhome e seguimos viagem para Kinderdjik, onde tem mais de 30 Moinhos de Vento, Patrimônio Mundial da Unesco, mas chegamos lá já quase 16hs, e não tinha ninguém para pagarmos o estacionamento (9,50 euros), então fomos andar porque estava chovendo e logo escureceria e tínhamos que continuar seguindo viagem! 

Mesmo com chuva, foi lindo ver os moinhos, as crianças ficaram encantadas! Pena que meu marido não pode voar o drone por causa da chuva que estava um pouco forte. Mas caminhamos bastante, e só não andamos tudo porque a chuva começou a intensificar. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

De lá seguimos até Bruxelas, aonde chegamos e já vimos o Atomium gigante! Mas fomos dormir mais para frente, pois precisávamos fazer reabastecimento e vimos que nesse local tinha serviços gratuitos. Dormimos lá, mas ventou muito também nessa noite. Assim que chegamos, acabou nosso gás, mas rapidamente meu marido fez a troca.

Dia 9: 29/12 - Seguimos para o centro de Bruxelas pela manhã e estacionamos em frente ao Parc de Bruxelas e ao Palácio Real, com parquímetro. Saímos a andar e conhecer a cidade! Chovia e parava o tempo todo, às vezes pouco e outras vezes mais forte! 

Fomos até a Gran Place, vimos o Manneken Pis, que é a estátua do menininho fazendo xixi, a Galeria Real St Hubert e voltamos ao motorhome alimentar o parquímetro. Mudamos de vaga, na mesma rua, e tinha uma van de waffles onde as crianças comeram e então fomos de novo até a Gran Place para assistir ao show de luzes de Natal - fomos por outro caminho, onde vimos uma decoração linda de Natal toda iluminada. O show de luzes acontece de hora em hora, e dura uns 8/10’ e é lindíssimo! Fiquei emocionada quanto tocou uma música brasileira - estar ali tão longe de casa e ouvir música do nosso país foi lindo! Seguimos de volta ao motorhome e fomos fazer free camping em frente ao Atomium, pois não compramos ingressos antecipados e queríamos estar lá já na abertura.

Dia 10: 30/12 - Meu marido comprou ticket do parquímetro às 9hs (durante a noite até as 9am não é preciso pagar) e antes das 10hs fomos ao Atomium comprar ingressos - logo que abriu já compramos e entramos. Tem uma exposição permanente sobre a construção do Atomium, e outras que mudam, nada que achamos muito interessante, mas as crianças amaram! A bola mais alta é mirante e restaurante, depois desce novamente e sobe em outros andares que têm exposições, nas escadas rolantes tem show de luzes bem legal, principalmente para as crianças! Aliás, ir ao Atomium foi um pedido deles! E valeu a pena porque eles amaram, e nós também, mas mais pelo Atomium em si do que pelas exposições. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Saindo de lá procuramos uma lavanderia próxima, onde deixamos as roupas lavando, e fomos almoçar para aproveitar o tempo. Roupas lavadas e secas (seca em 8’, minha secadora demora 3 horas!!! - nem acreditei!). 

Seguimos em direção a Bourscheid em Luxemburgo, onde faríamos pernoite para visitar o castelo no dia seguinte. Precisávamos fazer os serviços do motorhome, e encontramos um local pelo app park4night, mas, chegando lá, não tinha água, então fizemos a limpeza do cassette e esvaziamento de água. Em todo lugar que pedíamos água nos negavam! Nossa, eu fiquei chocada, como eles negam água! Cansados, paramos para jantar e resolvemos tentar mais um posto! Era de uma portuguesa, que foi muito simpática e abriu a porta do car wash e nos cedeu a mangueira para enchermos o tanque! Ela nos disse que o patrão tira a parte de cima de torneira para ninguém usar! E depois entendemos que fazem isso porque a água congela, mas nem estava em temperatura de congelamento no momento. Enfim, subimos ao estacionamento do castelo, que estava iluminado, e paramos para pernoitar - sorte nossa, porque assim que ajeitamos a rampinha no pneu do motorhome para deixá-lo plano, as luzes apagaram! Eram 22hs em ponto, e ficou muito escuro lá fora rsrs. Fomos dormir!

Dia 11: 31/12 - Fizemos o tour pelo castelo, as crianças, ao mesmo tempo que se encantavam, ficavam com medo de alguns locais, por serem mais escuros, e imaginando histórias! 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

De lá descemos para Luxemburgo - fomos por um caminho onde tinha estação para limpeza e reabastecimento, não queria passar perrengue de noite novamente. E que caminho! Estradas lindíssimas, parecia cena de filme! 

Em Luxemburgo estacionamos próximo ao elevador e o parquímetro era free naquele dia! Isso é ótimo, porque os parquímetros variam no preço, chegamos a pagar 8 euros a hora! Começamos nosso passeio por essa cidade encantada e, como disse a Claudia, parece ter saído de um conto de fadas! Chegando na cidade alta, fomos conhecer o Palácio Gran Ducal, a praça Guillaume II (mas uma pena, porque ela estava em reforma, toda cercada), então fomos para a Catedral de Notre Dame, onde meu marido fez um voo de drone! 

Fomos à Place D’Arms - eu queria ir num restaurante, mas, chegando lá, estava tendo Mercado de Natal ainda, e não resistimos às barraquinhas, onde comemos várias comidas típicas (bratwurst, que é um pão com linguiça, fondue, kneddelen que é uma comida típica alemã que a avó do meu marido fazia e ele amava, e doces para as crianças!), e brincadeiras, as crianças fizeram uma pescaria de patinhos e ganharam um brinquedinho cada um!

Almoçados, fomos caminhando e atravessamos a Ponte Adolphe, fomos e voltamos por ela e seguimos para a Place de La Constitution, onde tinha mais um Mercado de Natal e um parque temático natalino! Começamos indo nós 4 na roda-gigante e vendo a cidade lá de cima, lindo demais! Depois Mateus escolheu ir no bungge jump infantil e a Isadora nas renas voadoras! Mas tinha também carrossel, bolas de Natal que giravam na árvore! Eu achei incrível ter um parque temático de Natal, nunca tinha visto nada igual! Lá tomamos vinho quente também, delicioso! Tomei em Colônia, Bruxelas e Luxemburgo e o que mais gostei foi o de Bruxelas. 

Voltamos no outro mercado porque eu queria comer founde novamente e de lá fomos para nossa casinha ligar para os familiares e amigos e descansar! Paramos na cidade alta em frente a uma praça, mas o segurança do banco em frente veio bater na porta do motorhome com uma conversa que os guardas poderiam ir lá porque não pode pernoitar, que se precisasse poderia chamar ele. Brasileiros que somos, ficamos cismados, e assim que ele entrou saímos de lá, já com as crianças dormindo! Seguimos a dica da Claudia e pernoitamos na Rue St Quirin. Está em reforma em frente e pegamos a última vaga e foi tranquilo. Meia-noite teve alguns fogos, mas logo parou e dormimos tranquilamente. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 12: 01/01 - Deixei todos acordarem mais tarde rsrs...tomamos café e, banhos tomados, seguimos rumo à França. Chuva novamente na estrada. 

Fomos até Reims, onde conseguimos comprar um gás reserva, pois eu já estava com medo do nosso acabar pela madrugada e não ter um de reserva, pois o motorhome vem com 2 garrafas, para sempre ter, mas cada país tem seu modelo de garrafa e não pode trocar em outro país, então tivemos que comprar, mas preferi assim do que correr o risco de ficar sem aquecimento dormindo. Gás comprado fiquei tranquila! O medo também era por ser domingo, 1 de janeiro, quando quase tudo está fechado! 

Seguimos para uma praça cheia de restaurantes, onde almo-jantamos no Édito Brasserie, com comida muito gostosa! Vimos pelo app que tinha uma estação de limpeza e já passamos por ela, pois reservamos um camping em Paris entre os dias 2 e 5/1, então provavelmente faríamos free camping nessa noite e queríamos fazer uma surpresa para Isa passando em frente à Torre Eiffel ainda nessa noite, porque o sonho dela era ver a Torre. Chegamos e ela ficou muito feliz e emocionada quando viu! Estacionamos em um lugar bem perto, onde tinha alguns motorhomes, e fomos lá ver a Torre tão linda e iluminada! Passeamos em volta dela um pouco e resolvemos pernoitar ali mesmo, pois era parquímetro free durante a noite e ainda dormir na frente da Torre Eiffel! Vista melhor do que hotel 5 estrelas!

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 13: 02/01 - Acordamos cedo, pagamos o parking - porque a partir das 9hs já começa a cobrar, e fomos tentar comprar ingressos para o topo da torre, pois a Isa queria ir lá, e para o topo já não tinha mais online, somente na bilheteria, e se esgotam rápido. Mas nós conseguimos e fomos até o alto, onde tem uma vista espetacular de toda Paris! Depois descemos ao 2º andar também para observar as vistas! Fomos até o térreo, onde comemos um lanche em um quiosque dentro da área da torre mesmo. Para quem não sabe, ela é fechada em volta, esse acesso não é pago, mas você tem que passar pela segurança, e para acessar o 2º andar ou topo, deve comprar ingressos. Sugiro comprar antes, pois as filas ficam grandes durante o dia. Não compramos nada antes nessa viagem para termos a possibilidade de mudarmos a rota, mas com isso sempre temos o risco de não ir em determinados lugares! 

O Louvre mesmo eu consegui apenas para nosso último dia em Paris, às 16hs! Mas pelo menos consegui, porque meus filhos queriam ir! Eu e meu marido não somos muito de ir em museus, mas nesse eu também queria! Após a manhã toda de passeios pela torre fomos para o camping deixar o motorhome. Achei ótimo ter esse camping em uma cidade como Paris, mas não gostei dele, pois estava chovendo e então era um lameiro só! Ele é muito grande, e nos colocaram lá no fim. Você pode escolher sua vaga pagando um adicional que eu não achei que valesse! No outro dia fui usar a lavanderia e, quando encontrei ela, achei um horror o local e ainda estava fechada! Enfim, não usei nada desse camping, somente para parar mesmo e passear em Paris! Vi que eles estão com projeto grande de melhorias para as Olimpíadas de 2024. 

Pedimos um Uber até a estação mais próxima de metrô e fomos até perto da Catedral de Notre Dame e de lá fomos andando e vendo as construções, o rio, as pontes, atravessamos toda a Champs-Elysées, jantamos em um restaurante delicioso, o L’Alsace, e depois comemos macarons na famosa Ladurée e já de noite chegamos no Arco do Triunfo e lá pedimos um Uber de volta ao camping. 

Dia 14: 03/03 - Saímos de Uber até a estação mais próxima e pegamos metrô sentido Jardim de Luxemburgo. Chegando fomos primeiro tomar um café no tradicional Le Deux Magots, depois no parque caminhamos pelo jardim e fomos no playground incrível que tem lá dentro! É pago (3€ para crianças e 1€ para adultos), mas super valeu, porque as crianças amaram!! Fomos conhecer as Galerias Lafayette, jantamos em um japonês da galeria gourmet e fomos de metrô até próximo da torre, pois tínhamos comprado um passeio de barco pelo Rio Sena de noite, e foi muito bonito, mas começou a chover e isso foi ruim, porque aglomerou muita gente que estava lá fora para dentro. Quando descemos, fomos tirar fotos de outro ângulo com a torre ao fundo e depois pedimos um Uber de volta ao camping!

Europa de motorhome no inverno

Sobre os Ubers, nós andamos de Tesla, de Corolla elétrico, e isso que pedíamos Uber econômico! Meu marido e meu filho amam carros, então essas saídas de Uber para eles era diversão, foi nossa 1ª vez andando em carro elétrico. 

Dia 15: 04/01 - Acordamos sem roteiro, porque iríamos no Louvre somente de tarde. Quando olhei o gás, estava piscando, sinal de que acabou! Meu marido foi trocar, e não deu certo porque compramos gás na França e nosso motorhome é alemão - apesar de a rosca ser igual, era como se faltasse 1 volta para encaixar. Apesar de já ter conversado com a Claudia sobre não ser possível, meu marido leu e entendeu que era possível usar garrafa francesa na instalação alemã! No camping informaram que era só comprar um adaptador, então fomos atrás, mas não era simples assim, é mais complicado! 

Estávamos a 500km da Alemanha e sem gás, e no dia seguinte tínhamos ingressos para a Disney e já havíamos perdido muito tempo com isso. Resolvemos ficar num hotel próximo à Disney, então, após passearmos no Louvre, seguimos para lá, onde dormimos muito bem, no Radisson Hotel. A cama do motorhome é muito boa, mas a do hotel foi melhor rsrs - pelo menos desse! Mas o melhor é o banho sem economia! Eu fiquei nervosa nesse dia, mas como meu marido sempre diz, tudo tem seu lado bom, e tinha que ser assim! Conversamos com pessoas que trazem até 3 garrafas de gás quando vem da Alemanha para França (estávamos com 2, e cada uma dura em média 6 dias). 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 16: 05/01 - Não fomos tão cedo para a Disney porque no dia anterior as crianças foram dormir muito tarde e estavam cansadas, e eu queria ficar no parque até as 22hs para assistir ao show! Fomos de motorhome mesmo, porque não tinha onde estacionar ele na cidade - os parkings só permitiam estacionamento até 2 horas e, nos estacionamentos fechados, ele não entrava por causa da altura. 

Chegamos e aproveitamos para comer um cachorro-quente que as crianças e marido amam! E partimos brincar e assistir espetáculos! Mesmo com garoa, aproveitamos bem o parque - bem, o quanto é possível com 2 crianças! Mesmo sendo menor que Orlando, não conseguimos ir em tudo o que queríamos por conta das filas. Ficamos até o fim e fomos embora todos exaustos! Meus filhos não reclamam de andar, eles são ótimos companheiros de bater perna! Foram quase 11 horas de parque e só indo embora mesmo que minha filha pediu colo, porque não aguentava mais tadinha! Essa noite estar no hotel foi ótimo mesmo!

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 17: 06/01 - Acordamos mais tarde, tomamos café da manhã e seguimos para nossa casinha sobre rodas! Paramos na lavanderia, tentamos resolver a devolução do gás francês que não pudemos usar, mas não teve como, ficamos no prejuízo mesmo. Minha dica sobre o gás é comprar mais uma garrafa no país de origem do motorhome, isso a depender de quantos dias passarão fora do país de origem, da proximidade, e contar mais ou menos 6 dias (no nosso caso) para cada garrafa. 

Então fomos no outlet La Vallée Village! Almoçamos no shopping que tem junto do complexo, ótimo restaurante de carnes, chamado Hippopotamus (as crianças queriam carne!), e ainda ganharam um kit com lápis de cor, um joguinho de cartas e livrinho com joguinhos! Achei demais, porque foi o primeiro restaurante da viagem que tinha um kit assim para crianças, e ainda tinha uma mesinha com jogos eletrônicos que eles amaram! 

Após o almoço, fomos no outlet, porque eu e meu marido também amamos umas comprinhas e essa viagem estava sendo só passeios! Achamos ótimo esse outlet, porque em Paris não dá para comprar nada - quando convertemos sai mais caro do que no Brasil algumas coisas. Saímos de lá quase 18hs e seguimos viagem para Strasbourg na fronteira com a Alemanha, para podermos comprar gás alemão ainda para essa noite, mas, chegando lá, não foi simples encontrar gás em posto de combustível, então dormimos em um hotel novinho em Kehl, na Alemanha, para comprarmos gás no dia seguinte.

Dia 18: 07/01 - Logo de manhã, quando saímos do hotel para comprar gás, vimos que estávamos praticamente no mercado Lidl, então já abastecemos nossa casinha e fomos atrás do gás!! Não encontramos em postos, indicaram uma casa de ferragem, mas também não tinha. Então fomos pela dica da Claudia no OBI em Offenburg e lá encontramos gás! Ufa!! Compramos 2 garrafas e deixamos o francês lá, porque não tínhamos o que fazer com ele e já estava incomodada de andar com aquela garrafa.

Voltamos para Strasbourg e saímos a passear. Que cidade encantadora! Esse dia fez um sol lindo, foi uma delícia se perder por aquelas ruas! Chegando encontramos um restaurante árabe, Döner Kebab, e paramos para o almoço, estávamos com vontade de comer o kebab, que, na verdade, é a yufka. As crianças pediram pide, e tudo estava uma delícia! Passeamos bastante, encontramos um playground superbacana próximo da Barrage Vauban e ficamos lá um bom tempo! Continuamos passeando para ver a cidade iluminada. Em vários restaurantes eu lia Tarte Flambeé e fiquei com vontade de comer, paramos em um restaurante super charmoso para jantar essa pizza francesa, e amei! Uma massa superfina deliciosa. Meu marido voltou ao motorhome para colocar mais parquímetro para passearmos mais um pouco! De volta para a casinha, demos banho nas crianças e, de pijama, cada um na sua cadeirinha e assento, fomos até Colmar pernoitar lá. As crianças já chegaram dormindo. Encontramos um camping e foi ótimo. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 19: 08/01 - Pela manhã já fomos passear por Colmar, mais uma cidade encantadora da região da Alsácia na França. Estávamos em família, mas essa região é a cara de uma Lua de Mel, muitas cidadezinhas apaixonantes! Aos domingos, as cidades ficam muito vazias, são poucos turistas que encontramos, e até poucos restaurantes abertos. Uma ou outra loja de souvenires, ainda bem! Temos coleção de ímãs e fico muito chateada quando não encontro! De Aachen mesmo não conseguimos comprar, mas faremos um com alguma foto! 

Andamos sem rumo pelas ruazinhas com suas construções lindas! Entramos em uma igreja, o que fizemos em t-o-d-a-s as cidades, mas nessa foi especial porque estava tendo missa. Apesar de ser o final, estavam cantando, e foi uma benção, é lindo ouvir e ver a comunidade local lá. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Almoçamos em um dos poucos restaurantes que estavam abertos, depois meu marido voou o drone por lá e saímos rumo a Basel na Suíça, mas lembrei de uma cidadezinha medieval que li no blog da Claudia e resolvemos passar lá antes - Eguisheim, que encanto de lugar! Me transportei para a idade média! Mas, se Colmar já estava vazio por ser domingo, lá parecia cidade fantasma, cidade da Idade Média e fantasma rsrs...andamos pelas ruas da cidadezinha circular, meu marido voou o drone e pegamos a estrada. Lá nem café aberto não tinha. 

Chegamos em Basel na Suíça debaixo de muita chuva, e nossa internet não funcionava - tínhamos um problema em fronteiras com a internet, e resolvemos atravessar de volta para a França em Sant Louis para ter internet e procurar onde pernoitar. Dormimos lá mesmo, no estacionamento de um posto, de frente para um mercado grande chamado Casino Supermarché. Choveu muito essa noite, a ponto de eu não conseguir dormir pelo barulho da chuva caindo sobre o motorhome - aquele negócio de que é bom dormir com barulho de chuva, no motorhome foi péssimo.

A internet é essencial, porque meu marido trabalha online quando viajamos, e neste dia ele precisava muito, e ainda dependemos dela para encontrar tudo - camping, rotas - não podemos ficar sem.

Dia 20: 09/01 - Já havíamos mudado nosso roteiro e resolvido ir para Lauterbrunnen na Suíça. Íamos passear em Basel, mas foi bem difícil estacionar lá, então seguimos para Berna, que não estava no roteiro, mas incluímos quando resolvemos ir para Lauterbrunnen. E foi muito melhor do que se tivéssemos ficado em Basel. 

Berna é a capital da Suíça, mas foi super fácil estacionar lá e sair caminhando! Uma cidade linda, repleta de fontes, com seu relógio astronômico de 1530 e, mesmo com chuva, foi possível passear por lá. Há uma rua que tem a calçada coberta de fora a fora como se fosse uma galeria, ótima para dias chuvosos. 

Almoçamos fondue de queijo maravilhoso no Restaurant Harmonie, 2 fondues foram suficientes para nós 4! Nos perdemos por mais alguns lugares e seguimos de volta para o motorhome, pois queríamos chegar em Lauterbrunnen ainda de dia, porque imaginava que teria neve...mas, chegando lá, surpresaaa: zero neve! Cidade com seus campos verdinhos. Fiquei frustrada, pois fomos lá nesse dia porque a previsão era de nevar!

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Ficamos no Camping Jungfrau, dica da Sheila no blog da Claudia! 

Leia mais aqui: Viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca: relato da Sheila, com todas as dicas, custos e perrengues

Um camping com ótima infraestrutura, tão ótima que resolvemos ficar em uma cabana, que foi nossa casa pelas 3 noites seguintes, mas nossa casinha ficou paradinha ali ao lado. Nos acomodamos, jantamos uma raclete improvisada por mim, as crianças já estavam de pijama quando vimos que estava começando a nevar, e nevar muito, foi lindo demais! Eles colocaram casacos e botas e foram ver a neve cair - eles nunca tinham visto, e ficaram extasiados, de boca aberta tentando comer a neve, nos divertimos, fiquei muito feliz em ver a alegria deles vendo a neve cair pela primeira vez, e nevou a noite i-n-t-e-i-r-a!

Dia 21: 10/01 - Acordamos e estava tudo branquinho! Lindo demais! E foi lindo ver a paisagem mudar assim de um dia para outro! Só agradeci a Deus pela oportunidade! 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Fomos de ônibus até a estação do teleférico e subimos até o Piz da Glória, onde passeamos, vimos muita neve, as crianças não se aguentavam com aquela neve, queriam pular, jogar, comer! Vimos também o museu do filme 007 - a serviço secreto da sua majestade, de 1969, que foi filmado lá, e almoçamos no restaurante giratório, que foi novidade para as crianças! 

Após a vista dos Alpes de tirar o fôlego, muitas fotos, descemos para Birg, onde tivemos vistas lindas dos Alpes nevados também, e do Jungfrau, o topo da Europa, com seus 4.158m. Descemos novamente de teleférico até Mürren, um vilarejo encantador coberto pela neve das montanhas. Lá tentamos alugar roupas de neve para as crianças, mas não alugam para pequenos, somente adultos, e para comprar eu achei o valor alto demais. 

Alugamos trenós e eles brincaram muito, subiam e desciam ladeira de neve abaixo, até eu desci! Voltamos já de noite para Lauterbrunnen e fomos procurar pelo menos calças impermeáveis para as crianças, e encontrei por um preço mais justo. Fomos para nossa cabana, e fiz fondue de janta, muito gostoso. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 22: 11/01 - Acordamos bem cedo, as crianças queriam aprender a esquiar, e no dia anterior já havíamos nos informado que teria que ser pela manhã. Pegamos o ônibus dentro do camping, que nos leva até a estação do teleférico, e esse ônibus não tem custo para quem está hospedado pela cidade, e ele é absolutamente pontual! Coisas que só a Suíça tem! 

Subimos novamente até Mürren, e fomos na escola de ski, e em seguida nos equiparmos, e decidimos que não iríamos praticar, que ajudaríamos as crianças a aprenderem! Não que sabemos tanto rsrs, mas no ano passado só eu e meu marido fomos para o Vale Nevado no Chile aprender e amamos, desde então eu queria levar as crianças também para terem essa experiência. Os 2 de botas, capacetes e esquis, foram se encontrar com o professor, fizeram aula, mas eu e meu marido ficamos junto o tempo todo ajudando-os, porque também não falam inglês e não conseguiam entender muito bem, mas no fim deu certo - em 2 horas de aula eles pegaram uma boa noção com o professor, que foi superlegal e simpático. 

Não foi simples, as crianças ficaram bravas, quiseram desistir, mas seguiram em frente! Esquiar é uma experiência e tanto, ainda mais para nós que não temos neve e, portanto, não faz parte da nossa cultura, é algo muito diferente, é uma parafernália carregar tudo, a bota aperta no início, dói músculos que nem sabíamos existir, mas é gostoso, e com as crianças foi a mesma coisa! 

Após a aula, almoçamos no restaurante em frente à pista de aula mesmo e voltamos lá para ajudar eles, subiam a esteira e desciam, caíam, levantavam-se e iam de novo. Mateus pegou o jeito mais rápido, Isa não queria mais, mas depois mudou de idéia e tentou até que conseguiu ir sozinha e não cair. Foi lindo ajudar e ver eles aprenderem! Aproveitaram de baixo de muita neve caindo, até a pista fechar! Conheceram um amiguinho brasileiro no meio da tarde e juntos fizemos um boneco de neve que eles queriam muito. É lindo ver boneco de neve em filmes, mas fazê-lo é difícil rsrs. 

De volta a Lauterbrunnen, jantamos fondue novamente na nossa cabana, pois não perderíamos a oportunidade de comer algo que gostamos tanto na Suíça o tanto quanto fosse possível!

Dia 23: 12/01 - Dia de voltar para nossa casinha e seguir viagem! Fomos passear em Grindelwald, um vilarejo nas montanhas, com um centrinho gostoso de caminhar e observar os Alpes. Compramos uma pizza quadrada e fomos almoçar no motorhome com vista para os Alpes!

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Seguimos viagem até Lucerna, aonde chegamos ainda de dia, estacionamos e fomos passear, atravessamos a Kapellbrücke, uma ponte de madeira coberta, linda, com pinturas, de 1333. Estar em uma cidade com lago e vista dos Alpes é espetacular! 

Fomos caminhando e seguimos para ver o Leão Esculpido nas Pedras, que é uma homenagem aos suíços mortos em uma revolução nos anos 1800, e continuamos caminhando pelo centro histórico. Voltamos ao motorhome e fomos procurar lugar para pernoitar, algo que é difícil em cidades maiores! Mas conseguimos um local onde é permitido ônibus das 22 até as 6hs, e lá dormirmos! 

Dia 24: 13/01 - Às 6 horas, saímos do estacionamento e fomos até o fim da rua ao lado, que fica em frente ao lago, e colocamos $$ no parquímetro. Após o café da manhã, saímos para andar vendo a cidade pelo lado de cá do lago, as crianças jogaram pão para os patos e gaivotas no lago e foi a maior festa! Meu marido voou o drone por lá. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Depois seguimos para Zurique, e foi bem difícil estacionar. Na dica da Claudia, próximo ao Hotel Sheraton, não foi possível estacionar, porque estava em reforma debaixo do viaduto, e não encontramos nada lá por perto, então o jeito foi voltar e parar próximo de uma ponte que atravessa para o centro histórico. 

Lá tinha várias vagas, a localização era ótima, mas poderíamos utilizar por apenas 2 horas, então fomos aproveitar nosso tempo, caminhando pelas ruas charmosas, igreja, relógio, pontes, beira do rio, até a estação onde tinha a arena Winter com comidas típicas - não era muito bom, mas acabamos comendo lá mesmo, porque meus filhos não podem ver um hot dog que eles querem! 

Voltamos ao motorhome e estava começando a chover de novo, então resolvemos ir na fábrica da Lindt - confesso que não era algo que eu queria, mas, na falta de opção do que fazer, lembrei e lá fomos nós. Foi fácil parar o motorhome e pegamos o último tour do dia. O tour é legal, mas o melhor são os chocolates - as crianças (e nós!) nos esbaldamos em provar as cascatas de chocolate, barras de diversos sabores, e quando chegamos no final, que tinha os bombons, o jeito foi levar, porque não tínhamos mais vontade de comer! A fábrica é linda, super interativa, o museu é bem legal, tem audio-guide, mas não em português (pegamos em espanhol), mas as crianças não têm paciência para ouvir tudo e vão só andando. Tiramos muitas fotos e fomos jantar na nossa casinha. 

Aproveitei para ir em uma lavanderia e fomos procurar lugar para dormir - nenhum camping perto, mas encontramos um estacionamento perto da saída para a rodovia que pegaríamos no dia seguinte, e pernoitamos lá: pagamos 1 franco por 12 horas. Era barulhento, muitos carros passando, mas eu estava tão cansada que dormi e não ouvi mais nada. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 25: 14/01 - De manhã, pegamos estrada sentido Liechtenstein

Estava um dia bem bonito, tempo mais aberto, eu até dirigi um pouco. Não faço questão e meu marido ama dirigir, então não brigamos por isso rsrs. 

Estrada muito linda, casinhas nas montanhas, picos nevados, rios, paisagem de filme! Apesar de ser difícil escolher, as estradas que eu achei mais lindas foram essa e em Luxemburgo. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Chegamos em Vaduz e fomos direto para o Castelo, que só pode ser visto de fora, porque a família real mora lá. Ele fica no alto e tem uma vista linda da cidade! Achei um encanto a cidade, cheia de vinhedos no meio dela! Lá em cima tem placa proibindo voo de drone, mas embaixo meu marido voou e fez lindos vídeos. 

Descemos e estacionamos no Park Stadion - lá agora tem uma estação de serviço para motorhome, mas a água estava desligada - muitos lugares fazem isso no inverno para não congelar no cano da torneira, o que é bem ruim para nós, que precisamos abastecer nossa casinha diariamente. O tanque de água dura 1 dia para nós, entre banhos, banheiro e louça, então todos os dias precisamos esvaziar águas cinzas e encher de água potável. 

Saímos caminhando pela cidade, que, apesar de ser a capital, é bem pequena. Andamos pelo calçadão que, mesmo sendo sábado, ainda estava bem vazio! Lá é tudo mais caro do que na Suíça, e acabamos encontrando um pequeno restaurante italiano, onde conhecemos um carioca que vive lá há mais de 30 anos e se sentou na nossa mesa e ficou conversando conosco pelo tempo do nosso almoço, nos contando sobre a cidade, o país e a vida dele lá. Voltando ao estacionamento, saímos para procurar abastecimento de água e conseguimos em um posto que tinha torneira, pois a maioria não tem nem torneira - uma senhora muito simpática permitiu que abastecêssemos. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Quando vimos que a Áustria estava ali tão pertinho, a cidade de Feldkirch, e que tem um castelo, resolvemos esticar até lá, passeamos pelo centro histórico vazio, pois já era sábado de noite, e fizemos free camping no estacionamento de um mercado, o Billa, que fica aberto. Eu iria ao mercado, vimos que estava aberto e, quando voltamos, já tinha fechado. Vimos que o estacionamento permanecia aberto e não pensamos duas vezes. Eu sempre durmo bem, posso dizer que apago, mas meu marido escuta as pessoas conversando, disse que jovens fizeram bagunça por perto, mas nada de vandalismo, só barulhos mesmo. 

Dia 26: 15/01 - Acordamos e fomos passear no centro histórico novamente para ver de dia e nadinha aberto, afinal, era domingo. Na volta encontramos uma Bäckerei (padaria) e fomos tomar um café da manhã novamente, de padaria, bem gostoso! 

Subimos até o Castelo, que funciona a partir das 11hs, e fizemos o tour. Um castelo medieval, achei um pouco assombrado, e as crianças também, mas foi legal porque tem muita coisa da época. Primeiro conhecemos um castelo em ruínas, agora um medieval, eu disse para as crianças que estávamos evoluindo nos castelos, porque no dia seguinte iríamos conhecer os castelos da região da Baviera, que são muito lindos e imponentes, então eles iriam ver castelos de todos os jeitos! Após o passeio no castelo, pegamos estrada sentido Füssen, voltando para a Alemanha. 

No caminho, encontramos um restaurante e resolvemos almoçar - era super típico alemão, foi um achado delicioso, só tinha moradores da região, almoçamos o típico Schnitzel, um empanado de carne de porco, e de sobremesa um bolinho de maçã frito com açúcar, canela e sorvete. O ambiente foi muito gostoso por ser bem típico - o local existe desde 1400!! Já passou por guerras e revoluções, e hoje é uma pousada e restaurante, se chama Gasthof Adler, e fica no caminho entre Feldkirch e Füssen. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Saindo de lá, estava começando a nevar, e as crianças já ficaram eufóricas! No caminho a neve foi aumentando e a paisagem foi mudando, ver a paisagem mudar assim é muito lindo, é divino! Chegamos em Füssen ainda de dia, e fomos lá ver os castelos só do estacionamento, pois tinha comprado ingresso para o Castelo de Neuschwanstein para o 1º horário do dia seguinte.

Fomos para o Camper’s Stop (Wohnmobilplatz-Füssen). Tentamos ver o castelo iluminado, mas não estão mais acendendo, porque não conseguimos ver de ponto nenhum da cidade. Aproveitei que chegamos cedo e já lavei roupa na lavanderia do camping! A essa altura, já fiquei craque nas lavanderias da Europa, pois já apanhei de algumas máquinas para conseguir usar. Fiz janta na casinha e fomos descansar.

Europa de motorhome no inverno

Dia 27: 16/01 - Após tomarmos café e nos arrumarmos, seguimos para o estacionamento dos castelos. Como dica da Claudia, chegamos cedo, mas, para nossa alegria, era uma segunda-feira, e foi muito tranquilo! Pegamos o ônibus praticamente vazio. Não subimos de carruagem porque não concordo em usar os animais dessa forma, e eu não contribuo para isso. O ônibus deixa a uma certa altura e seguimos caminhando, primeiro para a ponte de onde tem a vista mais linda do Castelo e estava vaziaaa, tiramos lindas fotos e caminhamos até o castelo, éramos do 1º horário e tem audio-guide em português. 

Após muitas fotos externas, entramos para nosso tour, e lá dentro não é permitido tirar fotos, somente as lembranças da nossa memória! É lindo, uma riqueza de detalhes e pinturas nas paredes e tetos inimagináveis! O Rei Ludwig foi quem mandou construir esse castelo, mas morreu antes que pudesse morar em sua obra-prima. Ele era excêntrico, considerado louco por alguns, mas muito culto, e podemos ver isso pelo castelo que nunca foi terminado, nem habitado. Foi esse castelo que Walt Disney visitou e se inspirou para criar o Castelo da Cinderela! 

Saindo de lá, descemos caminhando até o ponto baixo onde tem lojas, restaurantes, estacionamento e, após comermos hot dog pedido pelas crianças, fomos conhecer o Castelo Hogenschwangau, conhecido como castelo amarelo. Esse foi restaurado pelo Rei Maximiliano da Baviera e foi onde o Rei Ludwig passou sua infância. Para chegar lá, fomos caminhando e subindo escadas, menos de 10 minutos. Não é tão imponente quanto o outro, mas é um lindo Castelo, e eu gostei mais de conhecer esse por dentro, porque são os aposentos reais, mobiliários, louças, quadros, presentes, tudo real, que foi utilizado pela última família real da Baviera, então achei super interessante esse tour também com audio-guide em português, onde passamos por 11 aposentos. As crianças amaram, e foram super curiosas querendo saber o porquê de cada coisa. 

Depois de uma manhã inteira de castelos, voltamos ao camping para abastecer nosso motorhome, e já fomos aos mercados que ficam bem ao lado! Acho mercado um programa também, porque amo ficar vendo e procurando coisas diferentes! Meus filhos estavam apaixonados pelos salames e salsichas em forma de snacks da Alemanha. Depois estacionamos em um parking no centro histórico e passeamos por lá! Fizemos um almo-janta em um restaurante de comida típica deliciosa, chamado Restaurante Ludwig

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Íamos seguir caminho até Dachau, então já demos banho nas crianças, vestiram pijamas e, no início do caminho, já estavam dormindo. Quando chegamos, encontramos um estacionamento onde é permitido pernoitar motorhome, só colocamos as crianças na cama e dormiram até o dia seguinte.

Não é permitido nem seguro viajar dormindo nas camas, então, quando estavam de pijama, eles iam na cadeirinha e assento com cobertas e já dormiam no caminho.

Europa de motorhome no inverno

Dia 28: 17/01 - Acordei e vi que o gás estava piscando, mas tínhamos trocado há 4 dias, e a média era durar 6! Ainda bem que era de manhã e, no 1º posto, já encontramos. Após o café da manhã, fomos visitar o Memorial Camp de Dachau, o 1º campo de concentração construído pelo ser a quem prefiro nem mencionar o nome. Chegando lá, tinha vários ônibus de excursões de escolas, estava cheio de adolescentes. Não é indicado ir com crianças, a recomendação é para maiores de 13 anos. Nos entregaram um folder explicativo para quem vai com crianças, com sugestões do que não deve ser visitado. 

Meus filhos sabem que foi um campo de concentração utilizado na 2ª guerra, mas eles não têm idade para saber o que foi que aconteceu, e como eles não leem alemão nem inglês, não iriam ler nada lá, e passamos direto por algumas fotos, então para eles foi só mais um museu. Mas eu queria muito conhecer, e quando vi que Dachau era possível, coloquei em nosso roteiro. É triste, é de chorar, é arrepiante saber tudo o que houve lá! Eu não imaginava como os alemães falavam sobre tudo o que houve, mas eles realmente mostram todo o horror que seus antepassados fizeram, para que nunca mais ocorra aquilo, e entendi isso ainda mais com todos aqueles estudantes que estavam lá. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Almoçamos no próprio café do memorial, que tinha uma comida rápida, e foi ótimo! De lá seguimos para Stuttgart, e chegamos já de tarde, indo direto para o Museu da Porsche, pois meu marido e filho são fãs e queiram muito conhecer. 

Foi super legal para as crianças e para nós também, para dar leveza a tudo que tínhamos visto pela manhã. Recomendo muito esse museu - além de lindo, é interativo, e meus filhos se divertiram com simuladores, aceleradores, fotos, e claro, muitas Porsches. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Encontramos um camping e fomos pernoitar. Chegando lá, já estava fechado o atendimento, mas mesmo assim tentamos abastecer a água, e todas as torneiras estavam sem água! Saímos e em um posto conseguimos água! Jantamos por lá mesmo um fondue delicioso que eu preparei, e tinha começado a nevar! Seguimos para um parking em Ludwigsburg, onde tinha vagas exclusivas para motorhomes, e lá pernoitamos.

Dia 29: 18/01 - De manhã estava tudo branquinho, cheio de neve e as crianças fizeram a festa. Um parking ótimo, pagamos apenas € 4, e o valor dos serviços, que tinha tudo! Melhor do que muitos campings. 

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Seguimos sentido Frankfurt, parando em um outlet no caminho. Almoçamos por lá e tinha uma pista falsa de patinação no gelo - era uma pista de polipropileno, eu nunca tinha visto, e era cortesia do outlet, e as crianças se divertiram patinando! A 1ª e última tentativa deles em 2019 em NY não tinha sido nada boa, mas desta vez que eles já sabem andar de patins, e foi super divertido. Chegamos em Frankfurt já de noite e, após dar uma passeada de motorhome, seguimos a dica da Claudia de pernoite em uma rua residencial tranquila e dormirmos lá.

Dia 30: 19/01 - Pela manhã, a idéia era deixar o motorhome perto de uma estação e seguir de trem para o centro, mas não encontramos uma vaga que coubesse nossa casinha! Após conseguir abastecer a água em um posto, seguimos de volta para o local que fizemos free camping na noite anterior, e estacionamos lá mesmo, pegamos ônibus e trem e chegamos ao centro para passear debaixo de um pouco de chuva. Chegando já paramos no Café Hauptwache, que está em funcionamento desde 1904 e foi bem gostoso. Fomos passeando pelos principais pontos, pontes e pela Römerberg, até chegamos no Calçadão Zeil, onde tem inúmeras lojas, pois precisava comprar uma mala. Pegamos trem e ônibus de volta para nossa casinha e pernoitamos no mesmo lugar.

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno

Dia 31: 20/01 - A devolução do motorhome seria amanhã, mas antecipamos para hoje de tarde e pegamos um hotel para a última noite - achamos melhor assim e foi mesmo. Organizamos todas as malas, levamos para o hotel e seguimos para Friedberg, onde fica a McRent, próximo a Frankfurt. Temos que devolver o motorhome limpo, sem lixo, com cassette limpo, mas quem disse que encontrávamos lugar para fazer a limpeza do cassette?! Nada! Paramos em um parking e, enquanto as crianças corriam lá fora, eu dei uma limpeza geral, varrendo e tirando um pó. Seguimos para a McRent e lá tem esgoto para limpeza do cassette, o que foi ótimo (mas não nos avisaram na entrega!), porque se não entregássemos limpo, pagaríamos uma multa. Vistoria e devolução ok, nos despedimos da nossa casinha e seguimos a pé para a estação de trem, assim conhecemos um pouco da cidade, que é uma graça! Almoçamos bem tarde já em um kebab e logo chegamos na estação. Pegamos nosso trem sentido centro e chegamos confortavelmente em 45’ - os trens são ótimos e super pontuais. 

Queríamos ir à Galerie, uma loja de departamentos que achei super bacana e, quando saímos da loja, estava nevando e muito, foi alegria total para as crianças! De volta ao trem, sentido aeroporto, que era próximo do nosso apart hotel - Staycity Aparthotels Frankfurt Airport - e que eu recomendo, pois é confortável, com um pequeno, mas divertido espaço kids, lavanderia por app que usei e, mesmo sendo próximo ao aeroporto, era silencioso. Caminhamos debaixo de muita neve caindo da estação até o hotel! São Pedro foi generoso em mandar a neve ao invés da chuva de despedida para nós!

Dia 32: 21/01 - Dia de partir! Tomamos café no hotel e, após o checkout 11hs, seguimos para o aeroporto. A intenção era tentar despachar as malas, receber nosso tax free e seguir de trem para o centro novamente, mas a Latam só abre o despacho de bagagens umas 4 horas antes do voo, então decidimos ficar por lá mesmo, almoçamos tranquilo e a hora até que passou rápido. 

Depois que entendemos o tax free, foi super tranquilo e rápido, e vou receber no cartão de crédito cadastrado na compra. Achei a checagem no raio-x super minuciosa, me senti no programa 'Aeroporto'. Até minha filha revistaram de cima abaixo, se não fosse com todos ali iria ficar constrangida, mas todos estavam sendo revistados da mesma forma. Seguimos para um playground que tem lá mais próximo do nosso embarque para as crianças gastarem as energias! Pesquisando sobre o playground, eu li que tem 9 plays dentro desse aeroporto. 

E assim chegou ao fim nossa viagem, que será inesquecível! Foram 31 dias incríveis! Que venham as próximas com meu marido e com nossos super companheirinhos de aventuras!

Europa de motorhome no inverno

Europa de motorhome no inverno


Alemanha


Holanda

Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato
Zaanse Schans, Holanda: o melhor bate e volta de Amsterdam
Como é se hospedar em uma casa-barco em Amsterdam
4 dias em Amsterdam com criança

Bélgica


Luxemburgo


França


Suíça


Liechtenstein



Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Europa? 

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:


Europa de motorhome

Europa de motorhome


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: