Menu

Utrecht, porque a Holanda não se resume a Amsterdam

Este post é sobre Utrecht, uma das cidades mais charmosas que visitamos na nossa viagem de motorhome pelo interior da Holanda - você vai encontrar aqui dicas de roteiros, passeios, pontos turísticos, o que ver, onde estacionar, quais cuidados deve ter e até bons lugares para pernoitar de graça com um motorhome perto do centro histórico.
utrecht holandaEste post é sobre Utrecht, uma das cidades mais charmosas que visitamos na nossa viagem de motorhome pelo interior da Holanda e que nos encantou - você vai encontrar aqui dicas de roteiros, passeios, pontos turísticos, o que ver, onde estacionar, quais cuidados deve ter e até bons lugares para pernoitar de graça com um motorhome perto do centro histórico.

Vínhamos de Aachen, uma outra cidadezinha mágica no interior da Alemanha, e cruzamos a fronteira holandesa sem nem perceber!

Veja ainda:

Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos
Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem
Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato


Na fronteira entre Alemanha e Holanda, apenas uma placa de sinalização de trânsito. Nem um único policial, nada de controle de passaportes...nada!

Seguimos Holanda adentro por pouco mais de 200Km até Utrecht, uma linda cidade universitária. 

Utrecht Holanda o que fazer
fomos da Alemanha para a Holanda e depois seguimos para a Bélgica, sempre de motorhome

você só percebe que cruzou a fronteira olhando no GPS!

Na chegada, no entorno da universidade, havia bastante engarrafamento. A maior universidade holandesa fica lá (com mais de 40 mil estudantes). Na verdade, vi diferentes estatísticas sobre o número de estudantes: uma delas dizia que, dos 330 mil habitantes de Utrecht, mais de 70 mil são estudantes. 

Utrecht é a cidade mais antiga da Holanda, e uma das mais bonitas, com um incrível quarteirão medieval e muitos elementos góticos que dão um toque artístico aos pontos turísticos. 

É a quarta maior cidade da Holanda e é também o centro religioso do país desde o século 18. 

Utrecht, na Holanda

na praça central de Utrecht, na Holanda

a famosa torre gótica de Utrecht, na Holanda

Utrecht Holanda
sim, o verão e a primavera são incríveis, mas o inverno europeu tem o seu charme!

O que ver em Utrecht

Não deixe de visitar a Domtoren, na maior igreja em estilo gótico da Holanda, construída entre 1284 e 1520, com uma torre de 112m de altura, e os jardins do convento. 

Outra importante atração turística em Utrecht é a catedral gótica de Saint Martin, um feito arquitetônico que começou a ser construído em 1254 e só foi concluído mais de 200 anos depois. 

A arquitetura de Utrecht deixa claro que se trata de uma cidade medieval com uma história muito rica, e com um impressionante sistema de canais criados para que o Rio Reno não invadisse o centro da cidade. 

Esse sistema de canais tem cais nas portas das adegas e porões - que são extensões das casas da rua de cima - e ficam no nível da água. 

O complexo foi projetado na Idade Média para que as mercadorias vindas pelo Rio Reno abastecessem a cidade, e hoje em dia esses porões formam um incrível conjunto arquitetônico que abriga lojas, bares e restaurantes.

A cidade é sim um pouco parecida com Amsterdam pelos canais, pela arquitetura e pelas milhares de bicicletas, mas os próprios canais de Utrecht são bem diferentes dos de Amsterdam, como falei acima, inclusive com moradias bem abaixo do nível das calçadas. 

E os locais não gostam nada, nada da comparação com a prima mais famosa Amsterdam. Costumam deixar bem claro que Utrecht "não é só aquela cidadezinha perto de Amsterdam" 😏

Sobre Amsterdam, leia:


Utrecht Holanda
olha os cais no nível de baixo - os barcos param nas portas das casas!

Utrecht Holanda
no verão os cais ficam tomados por bares e restaurantes

Utrecht Holanda
Utrecht, uma das cidades mais charmosas da Holanda

aqui não havia nem cais - da porta de casa direto para o barco!

quem conhece Amsterdam consegue perceber a diferença na arquitetura dos canais?

Utrecht Holanda o que fazer
Utrecht, na Holanda

Utrecht, para mim, é mais "cidade", e menos "cenário" do que Amsterdam. 

Entusiastas de museus e arquitetura não podem perder a visita à Casa Rietveld Schroder (Patrimônio da Humanidade) e o Museu Speelklok, que tem uma incrível coleção de relógios, caixas de música e instrumentos musicais.

É uma ótima cidade para passear a pé ou, no verão, de bicicleta

a cidade tem mais bicicletas do que pessoas

Onde estacionar e pernoitar no motorhome em Utrecht

Estacionamos o nosso motorhome alugado na margem do canal que contorna o centro histórico da cidade.

Nestas pequenas cidades europeias, tenha sempre muito cuidado para não entrar, nem de carro e muito menos de motorhome, nos centros históricos das cidades, que muitas vezes são cercados por grandes canais - na Holanda isso é quase uma regra - e bem delimitados. 

Utrecht Holanda motorhome
nossa "casinha" bem estacionada em vaga VIP em Utrecht, na Holanda

consegue ver a nossa casinha estacionada lá do lado de fora do canal?

Na maioria das vezes, os centros históricos têm trânsito proibido para quem não mora ali e, circulando de carro ou de motorhome, você se arrisca a tomar uma bela multa. Isso para não falar que são sempre ruas bem estreitinhas, construídas há vários séculos, apenas para pedestres e, no máximo, para carruagens e cavalos - falo isso com conhecimento de causa, porque nos metemos em várias enrascadas com o motorhome até aprendermos!

Olhando o mapa da cidade onde você está entrando no Google Maps, é sempre bem fácil detectar esse "miolo" de cada cidade, de onde seu veículo deve manter distância. 



no dia seguinte, a casinha continuou estacionada lá, no mesmo lugar

Fizemos free camping na rua Maliesingel, na frente do Park Lepelenburg (veja o local direitinho nos prints de mapas acima). 

Das 11 da noite às 9 da manhã não precisa pagar parquímetro. Entre 9am e 11pm, custa € 3,50 por hora! Caro...estávamos a menos de 10 minutos de caminhada da praça principal da cidade, mas sim, é bem caro!

Um outro bom lugar para passar a noite em free camping, mais distante um pouco do centro histórico, é ao redor do Parque Majoor Bosshardt Plantsoen

Estacionamos ali por algumas horas e o parquímetro é um pouco mais barato (por não ser tão perto do centro histórico e, por isso, as vagas são menos disputadas). Procure a rua Ingehouszstraat

pagando parquímetro holandês em Utrecht, na Holanda

todas as informações em inglês

você paga o estacionamento com cartão de crédito

  
não esqueça de colocar o recibo bem à vista no para-brisa!

Roteiro em Utrecht

Bem estacionados, saímos para um passeio noturno pelos canais do século 13 de Utrecht até a Domtoren (Torre da Catedral) e a catedral gótica, na Domplein

A torre tem 112m de altura, como falei, e 465 degraus. 

A vista lá de cima deve ser impressionante, mas eu não estava a fim de arrastar o Lipe 465 degraus acima! Dizem que o tour guiado é muito bom!

Foi um passeio lindo. A torre iluminada à noite é ainda mais bonita do que de dia.

Inventamos uma aventura de caçar fantasmas e zumbis pelas ruas mal-assombradas e o Lipe se divertiu! 

Ficamos muito tempo na praça - Domplein - entre a torre e a catedral, observando a lua cheia que iluminava a noite, tirando fotos e fazendo vídeos. 

Veja algumas imagens neste vídeo que gravamos lá:



Utrecht Holanda o que fazer
a famosa torre de Utrecht, na Holanda

Utrecht Holanda o que fazer
Catedral de Utrecht, na Holanda

Utrecht Holanda o que fazer
selfie com filhote em Utrecht, na Holanda

muita arquitetura gótica nessa beleza de cidade medieval

Utrecht Holanda o que fazer
Utrecht, na Holanda

Utrecht Holanda o que fazer
Catedral de Utrecht, na Holanda

os lindos vitrais da Catedral de Utrecht, na Holanda

uma linda noite de lua cheia em Utrecht, perfeita para caçar zumbis holandeses!

Que coisa boa poder passear tranquilamente pelas ruas da cidade a 1 da manhã com o Lipe! Que segurança! Em que cidade brasileira é possível passear a pé de madrugada com o seu filho??

O único cuidado que você realmente precisa ter em Utrecht é não se envolver num acidente com uma bicicleta

As bikes, na Holanda, têm total preferência no trânsito sempre, inclusive sobre pedestres! Aliás, nenhuma outra cidade holandesa tem tantas bicicletas quanto Utrecht - são, em média, 1,3 bicis para cada um de seus habitantes, ou seja, tem mais magrelas do que gente lá!

bicicletas grátis - essa palavrinha holandesa todo mundo entende, não é?

estava difícil ficarmos imóveis para sairmos bem na foto!

as luzinhas de Natal deixavam Utrecht ainda mais charmosa

Passeio diurno em Utrecht

Na manhã seguinte, passeamos a pé pela cidade velha (deixamos o motorhome estacionado com parquímetro no mesmo local do free camping da noite anterior). 

Uma dica que recebemos de holandeses: quando um parquímetro não estiver funcionando, e não houver outro por perto, normalmente aparece um aviso na tela com algo do tipo "out of order" escrito. Neste caso, tire uma foto do monitor e do número do parquímetro - caso você seja multado por estar sem o ticket, fica mais fácil se defender alegando que o parquímetro estava quebrado. 

Fomos até o Hoog Catharijne Shopping Centre, que é um shopping imenso no meio da cidade, uma coisa meio nada a ver com o resto da cidade velha. 

passeio matinal pelo parque de Utrecht, na Holanda

na praça da Catedral de Utrecht, na Holanda

Catedral de Utrecht, na Holanda

centro histórico de Utrecht, na Holanda

passeando pelos lindos canais de Utrecht, na Holanda

sinalização turística em Utrecht, na Holanda

mapa turístico de Utrecht, na Holanda

Molen Rijn en Zon

Antes de ir embora de Utrecht, ainda fomos de motorhome conhecer o imperdível moinho de 1913 que fica no meio da cidade, uma visão incrível. 

Como não é tão perto do centro histórico, recomendo usar algum meio de transporte para ir até lá - uma bike é uma grande ideia! 

Estacionamos o motorhome a menos de 300m do imenso moinho na Adelaarstraat pagando € 3,50 por 1h no parquímetro. O nome do local é Molen Rijn en Zon

Eu não tinha lido sobre esse moinho em nenhum guia ou blog de viagens - descobri ele fuçando no Google Maps! Sim, o aplicativo, que funciona super bem como GPS, também mostra pontos turísticos! Descubro muita coisa inédita ali! 

O Peg até voou o drone lá - foi emocionante ver o nosso primeiro moinho holandês em família! 

Assista neste vídeo abaixo as imagens aéreas do Molen Rijn en Zon - selecione a opção para assistir em alta definição, as imagens ficam muito melhores!

E se quiser saber mais sobre as nossas estratégias para voar o drone durante a viagem pela Europa, dê uma espiada neste post sobre a Rota Romântica na Alemanha, onde expliquei tudo!


local onde estacionamos o motorhome em Utrecht, bem pertinho do moinho

com paciência, sempre encontramos uma vaga para a casinha!

não é uma cena surreal avistar este enorme moinho no meio da cidade de Utrecht???

Molen Rijn en Zon, o moinho de Utrecht
Molen Rijn en Zon, o moinho de Utrecht

Molen Rijn en Zon, o moinho de Utrecht
deu até para fazer uma selfie com o Molen Rijn en Zon kkk

Molen Rijn en Zon, o moinho de Utrecht

utrecht aerial view
curioso para saber como é uma vizinhança holandesa vista de cima?
Saiba também que Utrecht fica na linha de trens entre Amsterdam e Colônia, e é bem fácil viajar de trem entre essas cidades. 

Conhecer Amsterdam é muito legal, mas recomendo muito, especialmente numa roadtrip pela Europa, que você tente encaixar no seu roteiro algumas outras cidadezinhas - se você se encantou com a capital "turística", vai babar pelo interior do país! 

PS. Amsterdam não é a capital administrativa da Holanda, sabia?

Utrecht, porque a Holanda não se resume a Amsterdam
vá a Utrecht, porque a Holanda não se resume a Amsterdam

Viajando de motorhome pela Holanda

Se você ficou curioso sobre o motorhome que alugamos para esta viagem pela Europa, basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações:

de motorhome na europa

Como regra, é muito fácil se comunicar em inglês na Holanda - mesmo os holandeses que não falam inglês muito bem conseguem compreender a língua. 

Além disso, a sinalização de trânsito é universal, não tem nenhuma especificidade na Holanda, a não ser o já mencionado respeito pelos ciclistas

Costumam sempre me perguntar quais documentos são necessários para dirigir um motorhome na Holanda (e na Europa em geral): o único documento necessário é a nossa CNH comum para dirigir carros no Brasil. 

Para ajudar, segue um pequeno dicionário de holandês 😏

Brug: ponte
Gracht: canal 
Huis: casa 
Plein: praça 
Straat: rua
Norte: noord
Sul: zuid
Leste: oost
Oeste: west

Veja também estes outros posts já publicados aqui no blog sobre a Holanda:
Você já viajou pela Holanda? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Sobre a Espanha
* Sobre o Marrocos
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Posts sobre as nossas viagens de motorhome


Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante. 

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: